Uso do SEI para estudantes da pós graduação

O que é o SEI?


O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos da administração pública.
O uso do SEI está amparado pelo DECRETO Nº 8.539, de 08 de outubro de 2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Na UNIFESP, o uso do SEI foi instituído pela Portaria nº 4340 de 31 de outubro de 2017.


O que tudo isto significa?
Isso quer dizer que os documentos produzidos e assinados eletronicamente por meio do SEI têm validade legal idêntica aos documentos assinados fisicamente.


Para quê serve o SEI?


O sistema permite iniciar processos, criar e editar documentos, anexar documentos externos e tramitar processos para múltiplas unidades. O uso do SEI tornou a tramitação de processos mais célere, pois agora todas as etapas independem do transporte da documentação e da assinatura física.

Além disso, o SEI garante e integridade e a segurança de seus dados por meio digital, permitindo que você faça pedidos válidos de qualquer lugar, sem a necessidade de se deslocar ao seu campus ou Unidade Acadêmica. A sua autoria será certificada por assinatura eletrônica, e você receberá cópia do processo e informações do andamento.


O estudante da UNIFESP pode utilizar o SEI para fazer requerimentos e abrir processos?

SIM! Desde em fevereiro de 2021 o módulo de Peticionamento Eletrônico do SEI entrou em funcionamento para os estudantes da UNIFESP!

Por meio do Peticionamento Eletrônico, o estudante cadastrado como Usuário Externo do SEI pode iniciar processos, preencher os formulários necessários, anexar documentos comprobatórios e acompanhar toda a tramitação de seu processo junto às instâncias de sua Unidade Acadêmica.

Os tipos de processos disponíveis para peticionar são:

- DEPÓSITO DE TESE OU DISSERTAÇÃO

- TRANCAMENTO

- CANCELAMENTO DE MATRICULA

- MUDANÇA DE ORIENTADOR(A)

 Saiba mais sobre a finalidade de cada tipo de processo no menu Tipos de Processos e Formulários.

 

Como acessar o Peticionamento Eletrônico do SEI para submeter um requerimento?

Acessar o Peticionamento Eletrônico do SEI para fazer requerimentos diversos é muito fácil!

Primeiro, o estudante da UNIFESP deve realizar seu cadastro como usuário externo do SEI, neste link. (Atenção: estudantes da UNIFESP não precisam encaminhar documentos comprobatórios para a liberação do cadastro)

Depois, basta entrar em contato por e-mail com o setor responsável pela liberação do cadastro de Usuário Externo do SEI em seu campus/Unidade Acadêmica e pedir a liberação do cadastro de Usuário Externo. É importante informar seus dados estudantis nesta mensagem, como nome completo, n.º de matrícula e curso, para confirmação de seu vínculo institucional.

Com o cadastro liberado, é só acessar o sistema e iniciar o processo desejado. Lembre-se que o cadastro de Usuário Externo só precisa ser feito uma vez. Então, para as próximas solicitações, é só acessar o sistema com usuário e senha.

Após o acesso, a abertura de processos costuma ser simples! Mas, caso você tenha dúvidas sobre como acessar e usar o sistema, basta acessar o tutorial aqui

 

Devo encaminhar formulários por e-mail para o campus?

Com o Peticionamento Eletrônico, o estudante não precisa mais encaminhar documentos por e-mail. A criação do processo, preenchimento de formulários e a junção de documentos comprobatórios são feitos pelo estudante pelo sistema de Peticionamento Eletrônico.