Uso do SEI para estudantes da pós-graduação

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O que é o SEI?

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos da administração pública.
O uso do SEI está amparado pelo Decreto nº 8.539, de 08 de outubro de 2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Na UNIFESP, o uso do SEI foi instituído pela Portaria nº 4340 de 31 de outubro de 2017.


O que tudo isto significa?

Isso quer dizer que os documentos produzidos e assinados eletronicamente por meio do SEI têm validade legal idêntica aos documentos assinados fisicamente.

 


Para quê serve o SEI?

O sistema permite iniciar processos, criar e editar documentos, anexar documentos externos e tramitar processos para múltiplas unidades. O uso do SEI tornou a tramitação de processos mais célere, pois agora todas as etapas independem do transporte da documentação e da assinatura física.

Além disso, o SEI garante e integridade e a segurança de seus dados por meio digital, permitindo que você faça pedidos válidos de qualquer lugar, sem a necessidade de se deslocar ao seu campus ou Unidade Acadêmica. A sua autoria será certificada por assinatura eletrônica, e você receberá cópia do processo e informações do andamento.

 


O(a) estudante da UNIFESP pode utilizar o SEI para fazer requerimentos e abrir processos?

SIM! Desde em fevereiro de 2021 o módulo de Peticionamento Eletrônico do SEI entrou em funcionamento para os(as) estudantes da UNIFESP!

Por meio do Peticionamento Eletrônico, o(a) estudante cadastrado(a) pode iniciar processos, preencher e assinar formulários, anexar documentos comprobatórios e acompanhar toda a tramitação de seu processo junto às instâncias de sua Unidade Acadêmica.

Saiba mais sobre a finalidade de cada tipo de processo no menu lateral à esquerda Tipos de processos.

 


Como acessar o Peticionamento Eletrônico do SEI para submeter um requerimento?

Acessar o Peticionamento Eletrônico do SEI para fazer requerimentos diversos é muito fácil!

Primeiro, o(a) estudante da UNIFESP deve realizar seu cadastro como usuário(a) externo(a) do SEI. Atenção: estudantes da UNIFESP não precisam encaminhar documentos comprobatórios para a liberação do cadastro.

Depois, basta encaminhar um e-mail para a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da sua unidade universitária para solicitar a aprovação do seu cadastro. É importante informar seus dados nesta mensagem: nome completo, matrícula, curso, ano de ingresso e e-mail utilizado para cadastro.

Com o cadastro liberado, é só acessar o SEI e iniciar o processo desejado. Lembre-se que o cadastro de Usuário(a) Externo(a) precisa ser realizado apenas uma vez. Assim, para as próximas solicitações é só acessar o sistema com usuário e senha informados no cadastro.

A abertura de processos costuma ser simples! Mas, caso você tenha dúvidas sobre como acessar e usar o sistema, basta acessar o tutorial aqui!

 


Devo encaminhar formulários por e-mail para o campus?

Com o Peticionamento Eletrônico, o(a) estudante não precisa mais encaminhar documentos por e-mail. A criação do processo, preenchimento de formulários e a junção de documentos comprobatórios são realizados pelo(a) estudante exclusivamente no SEI.