Apresentação

A Pró-Reitoria de Planejamento (ProPlan) tem como objetivo central o fornecimento de subsídios que permitam aos agentes e gestores públicos a tomada de decisão qualificada e adequada à missão institucional. Nesse contexto, propõe critérios e cria indicadores para o acompanhamento das atividades e avaliação do desempenho institucional, além de contribuir para a organização dos dados produzidos nas diversas instâncias da Unifesp.
Entre suas múltiplas atribuições, compete à Proplan promover análises estratégicas, definir prioridades e elaborar cenários futuros, de modo a possibilitar a construção conjunta da universidade.
No âmbito específico do planejamento, cabe à Proplan integrar e alinhar as propostas oriundas de unidades acadêmicas e pró-reitorias, visando ao estabelecimento de planos institucionais coerentes. Cabe-lhe ainda ampliar o planejamento participativo para a definição das políticas universitárias em sua relação com a sociedade, mediante a criação de instrumentos e métodos adequados.
Em relação aos espaços físicos, a ProPlan contrata e implementa os planos diretores de infraestrutura e projetos – urbanísticos e de obras –, definindo as diretrizes arquitetônicas, de acessibilidade e de sustentabilidade socioambiental. Além disso, apoia tecnicamente as divisões de infraestrutura dos campi nas questões de arquitetura e engenharia para o correto atendimento às demandas locais. De forma geral, é responsável pela formulação da política de gestão de imóveis na Unifesp, mantendo o cadastro atualizado das edificações, com as respectivas avaliações, condições de adequação e ações de regularização.
Por fim, elabora a proposta orçamentária anual e plurianual, em cooperação com a Pró-Reitoria de Administração e com a comunidade acadêmica.

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse