Mestrado e Doutorado em Cotutela

A fim de propiciar o intercâmbio acadêmico, bem como de estabelecer e fortalecer relações com universidades estrangeiras, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unifesp podem promover a realização de mestrado e doutorado em regime de cotutela. O objetivo é permitir a orientação conjunta de teses e dissertações, que resulta em dupla titulação para alunos brasileiros e estrangeiros.

Importante: Por ora, trabalhamos somente com a opção de cotutela em doutorado, mas em breve estará aberta a possibilidade para os cursos de mestrado. Aguardem novas informações.

1. Documentação necessária para abertura de processo de solicitação de Convênio e de Cotutela Doutoral (clique aqui para baixar o check list e explicações procedimentais).
2. Minutas dos Acordos Gerais de Cooperação com a previsão de Cotutelas:

Modelo de Convenção Português - Francês
Modelo de Convenção Português - Inglês
Modelo de Convenção Português - Espanhol

3. Minuta do Termo de Compromisso de cada candidato a Cotutela Doutoral (disponibilizaremos modelo em breve).

Para que um acordo de cooperação seja firmado, o processo de solicitação tramitará pelas seguintes instâncias da univesidade:

Secretaria de Relações Internacionais - para a abertura do processo
Coordenadoria de Convênios
Pró-reitoria envolvida - para emissão de parecer
Procuradoria Jurídica
Gabinete do Reitor - para assinatura pela Mga. Reitora
Instituição estrangeira - para assinatura
Publicação

Caso o convênio envolva questões atinentes à Propriedade intelectual, o processo também tramitará no NIT para emissão de seu parecer. Procure as Recomendações do Núcleo de Inovação e tecnologia - NIT.

Para obter mais informações sobre convênios, por favor, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Unidades Acadêmicas

Links de Interesse