Para os candidatos para a Austrália

Fonte: Resposta recebida por e-mail do CNPq - Departamento: Asia e Ocenia, em 13/03/14. www.cnpq.br/ - 0800 61 96 97.

1. Sistema de Avaliação do Desempenho Acadêmico do Estudante na UNIFESP (Evaluation system of the University).

Até 2013 as Instituições Australianas solicitavam Sistema de Avaliação do Desempenho Acadêmico do Estudante (CR).

Este documento foi traduzido e disponibilizado (clique aqui para baixar o documento) bastando juntar a primeira página do Histórico Escolar com este documento e, eventualmente uma declaração emitida pela Secretaria de Graduação do Curso do aluno, em papel timbrado, nestes termos:

"Informamos que o(a) estudante ......., portador(a) do CPF n° ...... é aluno(a) da Universidade Federal de São Paulo, matriculado(a) no curso de ..................., matrícula n° ...... e, nesta data, conforme aferido no seu Histórico Escolar, seu Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CR) é de ........"

2. Caso a instituição australiana venha solicitar o Sistema de Notas do Curso, a Média, Freqüência, Ementas, etc., o lugar para obter estes documentos é diretamente na Secretaria Acadêmica do seu Curso.

3. A SRI não faz traduções.

Só podemos reconhecer folhas de tradução se a tradução for feita por um tradutor juramentado (isso é uma orientação da Procuradoria Geral da União). Se a tradução for feita por um tradutor juramentado, poderemos carimbar as folhas, caso contrário não. Portanto, tradução realizada pelo aluno não pode ser carimbada. O aluno deve procurar um tradutor legalmente habilitado para sua documentação. Esta orientação consta no texto do Edital e da Chamada Pública CNPq/CAPES.

4. Os dados do Coordenador do CsF na UNIFESP são:

Coordenador do CsF na UNIFESP : Profa.Dra. Mirian Jasiuliones
    phone.: 55-11-33854112
    Adress: Av.Sena Madureira 1500, 4 andar, CEP 04021-001, Sao Paulo-SP, Brazil

5. Sobre a escolha das disciplinas serem cursadas, o CNPq emitiu a seguinte nota de atenção para os alunos da Chamada 153:

"  Sobre a escolha das disciplinas:   Vocês devem escolher 4 disciplinas a cursar na universidade australiana e as mesmas devem ser relacionadas diretamente á área de estudos de vocês. Muitos tem escolhido matérias de línguas, como japonês, francês, ou matérias de business/administração que não está relacionado à área de estudos do aluno, entre outras; O CNPq não autoriza a escolha dessas disciplinas; Qualquer dúvida, contatar a Instituição Parceira ou o CNPq diretamente.  "

********************************************

Palestra doempresário brasileiro Wilson Casado sobre  "Mercado de Trabalho: Como Chegar Lá" para os bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras na Austrália: https://www.youtube.com/watch?v=Xif9WUiWTKc

Unidades Acadêmicas

Links de Interesse