Plano de Estudos e Learning Agreement-Amendement

O Bolsista deve preparar o "Plano de Estudos modelo UNIFESP"

e o "Learning Agreement/Amendement" tanto para o primeiro como para o segundo semestre letivo na Instituição estrangeira. Nestes dois documentos deverão constar quais são as disciplinas (e suas cargas horárias) que o bolsista se compromete a cursar na IES estrangeira.

Os originais deverão ser guardados pelo bolsista e durante toda a vigência da Bolsa e suas cópias deverão ser enviados por e-mail, em formato PDF, para a SRI ( no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) independentemente se a bolsa for gerida pela CAPES ou pelo CNPq.

O "Plano de Estudos modelo UNIFESP", deve ser preparado  junto com seu Professor Coordenador de Curso na UNIFESP. A escolha das disciplinas a serem cursadas é uma questão acadêmica. O professor Coordenador é quem tem a competência  para orientar o aluno na sua escolha da grade a ser cursada.

O Plano de estudos deve ser enviado para a SRI antes do início da mobilidade, porém, caso o bolsista tenha sido contemplado com curso de idioma, deverá apresentar um Plano de Estudos informando a realização do curso de Idioma e, tão logo comecem as aulas acadêmicas na Universidade estrangeira, enviar outro Plano de Estudos com as diciplinas que irá cursar. Nesse caso o aluno deverá contatar por e-mai lo  Prof. Coordenador para prepararem juntos o Plano de Estudos. Tão logo o Plano estiver completo e assinado, deverá ser enviado para a SRI.

Já o  "Learning Agreement/Amendement" deve ser assinado pelos professores estrangeiros responsáveis pela mobilidade na Instituição de Ensino Estrangeira.

Atenção: aquilo que estiver no Plano Estudos deve bater com o que estiver no Learning Agreement que, por sua vez, deve bater com o Histórico da Instituição Estrangeira (Transcript). Caso o Plano de Estudos sofra modificações, o bolsista deverá formalizar por e-mail as modificações junto ao Professor Coordenador do Curso na UNIFESP e enviar novo "PLano de Estudos" e o "Amendement", em cópia PDF, para a SRI.

O CNPq/CAPES estabeceram um prazo de trinta dias depois de iniciadas as atividades acadêmicas na Instituição de ensino estrangeira para o bolsista preparar o "Learning Agreemente", cuja cópia em formato PDF também deverá ser enviada para a SRI.

É importante lembrar que esta é uma exigência que consta na Chamada Pública do PCsF, e que o CNPq/CAPES poderão requisitar o "Learning Agreement" ao bolsista ou junto à UNIFESP a qualquer momento e caso este documento não seja apresentado, o bolsista poderá sofrer sanções pelo PCsF

" Plano de Estudos modelo UNIFESP" (clique aqui para baixar)

"Learning Agreement/Amendement" (clique aqui para baixar)Learning Agreement/Amendement" (clique aqui para baixar)

Ao fazer sua inscrição no PCsF e assinar seu Termo de Compromisso, o bolsista tem que estar ciente que está assumindo responsabilidades, bem como que assumirá as consequências que porventura venham a acontecer na sua situação acadêmica, quer perante a Prograd e/ou ao Programa CsF.

Unidades Acadêmicas

Links de Interesse