Prorrogação da Bolsa CsF e Retorno antecipado

Os processos de prorrogação ou retorno antecipado do PCsF não são automáticos.

O Bolsista precisa se manifestar junto ao Programa (CAPES/CNPq) e comunicar  a SRI da UNIFESP. Veja as orientações abaixo:

O PCsF limita o papel de interveniente da universidade de origem do bolsista,  desta forma,  é o próprio bolsista quem deve contatar o Programa pedindo a prorrogação ou retorno antecipado.

A concessão da bolsa é um contrato entre o bolsista e o fomentador da bolsa (CNPq/CAPES), com obrigações de ambos os lados, assim, existem procedimentos a serem seguidos para não caracterizar a quebra desse contrato, quer por parte do bolsista, quer  do fomentador da Bolsa.

Qualquer situação que modifique os termos de concessão da Bolsa CsF, por exemplo

• Alteração do plano de estudos;
  • Prorrogação da bolsa;
  • realização de estágio;
  • Retorno antecipado;
  • Desistência;
  • Modificação do cumprimento do período de interstício obrigatório (o prazo que  o aluno tem que permanecer  no Brasil após retornar);

é necessário que o bolsista contate o Programa CsF (CNPq ou CAPES) informando a situação e solicitando uma autorização.

Após a manifestação do bolsista o Programa CsF solicitará alguns documentos para analisar a solicitação para autorizar (ou não) o pedido.

Dentre os documentos que poderão ser solicitados podem estar:

• Termo ou carta de Anuência da UNIFESP;
  • Carta de concordância da instituição de ensino anfitriã;
  • Carta Convite da Empresa ou Laboratório;
  • Relatório das atividades a serem desenvolvidas;

O bolsista também deverá contatar seu Prof. Coordenador do Curso na UNIFESP, lhe apresentar as justificativas da prorrogação ou retorno e lhe pedir sua anuência.

A competência para emitir esta concordância dos motivos de retorno antecipado do aluno é do Professor Coordenador do Curso do aluno.

O Prof. Coordenador do Curso  é quem verificará a carga horária/créditos, as questões de aproveitamento, de prazos regimentais, eventuais  impactos que o retorno antecipado ouprorrogação podem causar ao planejamento do curso... por isso ele precisa estar ciente de tudo que acontecer na mobilidade do aluno do seu curso.

A concordância do Prof. Coordenador do Curso deverá ser encaminha por e-mail para a Secretaria de Relações Internacionais da UNIFESP (SRI).

Somente após o recebimento dessa concordância a SRI emitirá o Termo de Anuência da UNIFESP.