Procedimentos e Documentação a ser apresentada quando o candidato retornar da mobilidade pelo PCsF

Tão logo o bolsista retornar da sua mobilidade pelo PCsF, independente se voltar no início, no meio ou no final do semestre letivo na UNIFESP, ele deverá procurar seu Professor Coordenador de Curso para comunicar seu retorno à UNIFESP.

O aluno que retornar de mobilidade no meio do seu semestre letivo deverá atender às orientações da Portaria Prograd n° 01/2015 (clique aqui), ou seja, a rematrícula deverá ser feita via coordenação do curso, quando de seu retorno ao país, quando será observado os limites de faltas e presenças previsto em regimento.

Aconselhamos o bolsista que estiver em vias de retornar, que contate por e-mail o seu Prof. Coordenador do Curso e informe-o do seu seu retorno à UNIFESP para verifique com ele o que ambos acertaram antes do aluno sair para mobilidade.

Na semana que o aluno retornar do intercâmbio (no prazo de 5 dias após o data de retorno ao Brasil) o aluno deverá enviar a seguinte documentação, em PDF, por e-mail, para a Secretaria de Relações Internacionais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com cópia para conhecimento para seu Professor Coordenador de Curso:

1. Formulário de Comunicação de Retorno (clique aqui);
  2. Cópia do Plano de Estudos que foi acertado antes de sair em mobilidade;
  3. Cópia do Learning Agreement (clique aqui);
  4. Histórico Escolar emitido pela instituição de ensino estrangeira;
  5. Ementas das Disciplinas que foram cursadas na instituição de ensino estrangeira (na ordem que aparecem no Histórico e , preferencialmente, carimbadas pela Instituição estrangeira);
  6. Relatório de Aproveitamento Acadêmico redigido pelo aluno conforme orientações mais abaixo.

Enviar preferencialmente os documentos no mesmo e-mail, para evitar problemas de recebimento ou juntada de documentos.

Colocar no assunto/subject do email: "Ref. documentos de retorno de mobilidade CsF - nome do aluno”.

Quando a SRI receber o e-mail com esta documentação, comunicará à ProGrad solicitando que a matrícula do aluno seja reativada no sistema.

Para a SRI bastará enviar apenas as cópias em PDF para a tramitação interna. Para a Secretaria de Graduação do curso, o aluno precisará apresentar os documentos originais e solicitar o aproveitamento e registro no seu Histórico Escolar. No Histórico constarão todas as disciplinas cursadas pelo aluno no exterior, porém,  sua utilização como aproveitamento de estudos caberá a Comissão do Curso do aluno avaliar.

O Formulário de Comunicação de Retorno deve ter a data de retorno ao curso na UNIFESP e ser assinado pelo aluno.

O Plano de Estudos e o Learning Agreement são os documento onde constam as disciplinas que o aluno originalmente se prontificou em cursar na instituição estrangeira, devidamente assinados pelo aluno e Professores responsáveis.

O Histórico Escolar da IE estrangeira,  é o Transcript. Documento que precisa ser fornecido pela Universidade estrangeira, contendo a relação de disciplinas cursadas, notas e as freqüências.

As Ementas (ou Syllabus) são os documentos fornecidos pela Universidade estrangeira que trazem os resumos e tópicos abordados pelas disciplinas, cargas horárias, bibliografias e formas de avaliação. Preferencialmente devem estar em papel oficial da Universidade estrangeira ou, pelo menos, com as folhas carimbadas pela Universidade.

O Relatório de Aproveitamento Acadêmico trata-se de um relatório, em português, onde o aluno deve relatar tudo que realizou durante o intercâmbio, informando tudo o que foi desenvolvido na universidade estrangeira, bem como, se realizou estágio ou atividade extracurricular, contando como foi e o que realizou no estágio ou na atividade. Deverá comentar sobre seu desempenho acadêmico e avaliar o que foi diferente e válido, o que não foi, o que é que poderia ser adotado na UNIFESP e o porquê, bem como o que temos de igual, melhor ou pior. O relatório deve ser concluido com observações críticas e uma avaliação da experiência internacional, que tanto do ponto de vista para a sua formação profissional como do seu desenvolvimento pessoal. Poderá conter fotos, tabelas e Cronograma, nos moldes de um Relatório de Pesquisa.

O aluno deverá manter sob sua guarda esta documentação original para o caso de a Comissão do seu Curso, a ProGrad ou o Programa Ciência sem Fronteiras vir a solicitá-la.

Unidades Acadêmicas

Links de Interesse