BOURSES DE RECHERCHE DOCTORALES ET POSTDOCTORALES

APPEL A CANDIDATURES 2017-2018

Le musée du quai Branly – Jacques Chirac propose chaque année des bourses doctorales et postdoctorales destinées à aider des doctorants et de jeunes docteurs à mener à bien des projets de recherche originaux et innovants.
Les disciplines concernées sont : l’anthropologie, l’ethnomusicologie, l’histoire de l’art, l’histoire, l’archéologie (à partir du néolithique), la sociologie, les arts du spectacle.

Study in Europe Road Show 2017

Em mais uma edição, o Road Show leva a oito cidades brasileiras informações sobre oportunidades de estudo e pesquisa na Europa. Entre 27 de março e 7 de abril de 2017, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Campus France e Neso Brazil promovem uma série de feiras e palestras gratuitas em instituições de ensino brasileiras.

Mestrado em Estudos Africanos - U. Porto

O 2º Ciclo em Estudos em Estudos Africanos é um curso conjunto da FLUP e da FPCEUP e conta com a colaboração ativa de várias Faculdades da Universidade do Porto, em ordem a promover a interdisciplinaridade. A estrutura curricular oferece uma formação teórica e metodológica de base, e um leque de opções alargado, de especialidade.

Mestrado em Ciclo Urbano da Água - Universidade do Algarve

Este Mestrado tem como objetivos principais, habilitar profissionais com formações de base distintas, para intervirem em equipa, de forma transversal e multidisciplinar, para darem resposta de base científica aos novos desafios no domínio do ciclo urbano da água; qualificar os estudantes de forma a poderem desenvolver conhecimentos especializados nos domínios das infraestruturas urbanas da água, da gestão sustentável da água (origens, qualidade, usos e reutilização) e da governança da água (economia, políticas e regulamentação); e dirigir esta formação avançada para dar resposta às diferentes necessidades societárias, à escala local, nacional e internacional, num cenário de alterações globais.

SPRINT abre primeira chamada em 2017

A FAPESP anuncia a primeira chamada em 2017 do programa SPRINT – São Paulo Researchers in International Collaboration.
A chamada visa promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições no Estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior para avançarem qualitativamente em projetos em andamento e trabalharem cooperativamente visando a elaboração de projetos conjuntos de médio e longo prazo.

Programa de auxílio para doutorandos na Alemanha

Se você é estudante de doutorado e já possui uma bolsa de agência brasileira para pesquisa no país, pode solicitar junto ao DAAD um auxílio para uma estadia acadêmica na Alemanha. Em cooperação com a Capes, o CNPq, a FAPEMIG e a FAPESP, o DAAD mantém um programa de auxílio para doutorandos como complemento à bolsa concedida pela agência brasileira.

Chamada com BE-Basic tem prazo prorrogado

A FAPESP e o Consórcio BE-Basic prorrogaram o prazo para submissão de projetos de pesquisas colaborativos na quarta chamada de propostas lançada em conjunto pelas instituições.
A consulta de elegibilidade pode ser feita até 7 de abril e a nova data limite para submissão é 28 de abril de 2017. A oportunidade de financiamento está aberta a pesquisadores associados ao BE-Basic, na Holanda, e a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo.

FAPESP e FCT-Portugal lançam chamada de propostas

A FAPESP e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT) anunciam nova chamada de propostas de pesquisas. Serão selecionados e apoiados projetos em qualquer área do conhecimento. É a segunda chamada de propostas entre FAPESP e FCT. A primeira foi muito bem recebida e resultou na seleção de dez projetos de pesquisa que foram financiados pelas instituições. Nesta nova chamada, os projetos colaborativos financiados poderão ser mais longos, com até 36 meses de duração. 

Summer School 2017 - University of Pisa

For the fifth year running, the University of Pisa is going to welcome international students during the summer period. Given the great success of the previous editions, with an ever increasing number of participants, the famous Tuscan university updates its summer offer, thus making it wider and more varied with over 25 courses spread over six disciplinary areas.

Pró-Reitorias

Campi

Unidades Acadêmicas

Links de Interesse