Anexo 3 Card Guarulhos 1

 

ARQUIVO NACIONAL PROMOVE ETAPA DO CIRCUITO 10º FESTIVAL ARQUIVO EM CARTAZ EM GUARULHOS

Evento tem a parceria da UNIFESP Campus Guarulhos, através do curso de História.

 

O Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Cinema de Arquivo chega a sua 10ª Edição, com o desafio de ampliar sua realização no território nacional com ações nas cinco regiões do Brasil, constituindo assim um grandioso Circuito com o patrocínio da Dataprev e a co-realização da FLACSO Brasil!

Conectando questões globais às realidades dos arquivos no mundo, a 10ª Edição apresenta como tema “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo”.

Desde os anos 2000, o Arquivo Nacional realiza atividades de difusão, preservação de acervos audiovisuais e sonoros, bem como ações educacionais a partir desses acervos. Inicialmente como REcine e, a partir de 2015, como Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. O Arquivo em Cartaz coloca o Arquivo Nacional em uma posição destacada dentro de uma rede global de instituições, que trabalham para preservar e democratizar o acesso a coleções audiovisuais e sonoras e proporciona à sociedade uma
programação de alta qualidade.

O Circuito do 10º Arquivo em Cartaz leva para as 5 regiões do Brasil exibições de filmes e constrói diálogos qualificados, que são expressão das parcerias que o Arquivo Nacional estabelece com instituições federais e arquivos públicos, privados e comunitários, mas também com instituições voltadas à difusão e ao debate sobre preservação audiovisual. Guarulhos/SP através da UNIFESP é
parte desta história!

Em Guarulhos/SP, o evento ocorre nos dias 02 e 03 de junho de 2025, a partir das 14 horas, no Auditório  Carlos Bello da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. A programação contará com a mesa "Arquivos e cinema: da preservação à pesquisa"; Exibições de filmes com debates entre professores, servidores do Arquivo Nacional e diretores das obras exibidas e ainda uma oficina de preservação audiovisual com servidor do Arquivo Nacional. Confira a programação abaixo e saiba mais sobre o tema do 10º Arquivo em Cartaz.

Sobre o tema do 10º Festival Arquivo em Cartaz:

O tema desta edição “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo” vai ao encontro de grandes debates globais, permitindo reflexões profundas sobre as vivências e as interações com o planeta Terra e o meio ambiente e convoca a repensar sobre valores, adotando uma postura de respeito e cuidado com o meio ambiente e de reconhecimento da sabedoria de povos e Comunidades Tradicionais, indígenas e quilombolas. Fazendo da 10ª Edição do Festival a renovação de um compromisso com a Terra e com as memórias de todos os seres que nela habitaram e habitam.

Onde Acontece:
Local: Auditório Carlos Bello, EFLCH, Unifesp guarulhos;
Endereço: UNIFESP. Estr. do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade,
Guarulhos - SP.

Programação:
02/06/2025 - Segunda-feira -Primeira parte


14h – Abertura
Mesa: Arquivos e cinema: da preservação à pesquisa.
Participantes: Bruno Roma (Unifesp), Mariana Villaça (Unifesp) e Eduardo
Toledo (Arquivo Nacional).

15h – Exibição do filme “Félix, o herói da Barra”
Filme: Felix, o herói da barra (2015)
Duração: 1h12min
Classificação:Livre
Sinopse: Personagem presente na memória coletiva da comunidade de Barra de Aroeira, Tocantis, Félix José, um ex-escravo que lutou na guerra do Paraguai, teria recebido do imperador D. Pedro II uma grande extensão de terra como recompensa. Após sua morte, a perda do documento original gerou um conflito de posse da terra, o que leva seus descendentes a lutar pelo patrimônio por mais de 50 anos, desejando recuperar o território que hoje é ocupado por fazendas e duas cidades.


16h10 – Discussão sobre o filme com Mariana Villaça, Bruno Roma, Luis Ferla e Leonardo Novo.


16h40 – Exibição do curta “O Rio só quer passar: tragédia climática no Rio Grande do Sul (2024)” e conversa com os diretores e repórteres Murilo Pajolla e Vitor Shimomura.
Filme: O rio só quer passar: tragédia climática no Rio Grande do Sul (2024)

Duração: 27 min

Classificação:Livre
Sinopse: Documentário do Brasil de Fato, que retrata o impacto social das
cheias extremas no RS para moradores de áreas urbanas, assentados da
reforma agrária, além de indígenas e quilombolas. Durante uma semana, o BdF
percorreu as regiões mais devastadas do estado, Porto Alegre e o Vale do
Taquari. Os relatos duros evidenciam que os moradores não são meramente
atingidos. Mesmo quem perdeu tudo tem muito a dizer sobre a relação do
problema com as mudanças climáticas, as desigualdades sociais e as soluções
para os prejuízos.

17h30 – Intervalo.

Segunda parte

19h – Exibição do filme “Taego Ãwa”
Filme: Taego Ãwa (2017)
Duração: 75 min
Classificação: 10 anos
Sinopse: Cinco fitas VHS encontradas no armário de uma faculdade disparam o desejo desse filme. Anos depois, munidos de mais registros, vamos ao encontro dos Ãwa na Ilha do Bananal. Levamos conosco a memória do desterro ao qual foi exposto o povo Tupi que mais resistiu à colonização no Brasil Central. As imagens foram vistas, sentidas e mais imagens surgiram desse encontro em meio à luta por Taego Ãwa.
Direção: Henrique Borela e Marcela Borela
Roteiro: Henrique Borela e Marcela Borela
Produção Executiva: Marcela Borela e Belém de Oliveira
Fotografia: Vinícius Berger


20h15 – Discussão sobre o filme com Mariana Villaça, Bruno Roma, Leonardo Novo e Luis Ferla.

20h45 – Exibição do curta “Povos: território, identidade e tradição” e conversa com o diretor Felipe Scapino.
Filme: Povos - Territórios, identidade e tradição (2021)
Duração: 33 min
Classificação:Livre

Sinopse: O Documentário revela papel da cartografia social para defesa de territórios tradicionais de RJ e SP. Imaginem um território cheio de diversidade, desafios, lutas histórias e reivindicações que mobilizam povos e comunidades tradicionais em busca de garantir a continuidade de suas vidas e culturas. Nesse lugar, localizado no litoral entre o Rio de Janeiro e o Estado de São Paulo, o movimento do Fórum de Comunidades Tradicionais realiza uma grande cartografia social chamada de Projeto Povos. O documentário foi feito
por diversas mãos durante os percursos que fizeram com que a cartografia social fosse realizada nos primeiros anos de projeto e narra parte dessa trajetória junto aos povos caiçaras, indígenas e quilombolas de Paraty e Ubatuba. Reivindicação histórica do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), a realização do Projeto Povos é uma medida de mitigação, exigida pelo IBAMA, no âmbito do licenciamento ambiental federal da atividade de produção de petróleo e gás da Petrobras no Polo Pré-Sal. Quem executa é o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parceria entre o FCT e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Participam também a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), a Comissão Guarani Yvyrupá (CGY) e a Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC), que completam o conselho do projeto com a missão de garantir que todos os direitos das comunidades sejam respeitados.

21h45 – Encerramento.

03/06/2025 - terça-feira
14h – 16h - Oficina de preservação audiovisual com Eduardo Toledo

 

Início da descrição

Cartaz de divulgação do CIRCUITO 10º FESTIVAL ARQUIVO EM CARTAZ EM GUARULHOS Evento tem a parceria da UNIFESP Campus Guarulhos, através do curso de História.

fim da Descrição