NOTÍCIAS

Divulgação das candidaturas das eleições para Chefia de Departamento de Letras (2023)

Prezada comunidade acadêmica,
 
Em conformidade com o edital de convocação de eleições para Chefia do Departamento de Letras - 2023
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Eleições para Coordenador, Vie-Coordenador e Comissão de Curso de Graduação do Departamento de História da Arte

Estão abertas as inscrições de CHAPAS para os cargos de Coordenação, Vice-Coordenação e Membros da Comissão de Curso do Departamento de História da Arte - EFLCH.

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Edital de Monitoria na UC Leitura e Produção de Textos I

O Departamento de Letras informa que está aberta a seleção de 4 monitores/as voluntários/as para o 1º semestre de 2023 para a UC "Leitura e Produção de Textos I".

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Central de Atendimento ao Aluno de Graduação

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Eleições para Chefia do Departamento de Letras (2023)

Prezada comunidade acadêmica,

A Comissão Eleitoral do Departamento de Letras informa que estão abertas as eleições para Chefia do Departamento de Letras. Para maiores informações sobre o processo eleitoral, acesse o edital clicando aqui.

Eleições de representantes discentes de graduação e pós-graduação no Conselho do Departamento de Filosofia e na Comissão de Curso de Filosofia da Unifesp

As inscrições para candidatos a representação discente de graduação e pós-graduação junto ao Conselho do Departamento de Filosofia e representação discente de graduação junto à Comissão de Curso de Filosofia da UNIFESP estarão abertas entre os dias 01 a 31 de março de 2023. Para maiores informações, clique aqui.

Quadros Semanais e Orientações de Rematrícula 1° sem 2023

Clique aqui para acessar os Quadros Semanais
Clique aqui para acessar as Orientações de Rematrícula

Participe do Plantão de Dúvidas Online (clique aqui)

Lista de Formandos 2° semestre 2022

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Unifesp fará pesquisa na maior ocupação artística da América Latina

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Professor do departamento de Ciências Sociais é agraciado com o prêmio de excelência em pesquisa da Unifesp

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INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

Edital para seleção um bolsista TT-1

Projeto Fapesp – Processo 2021/11390-0 –
Mudanças Curriculares e Melhoria do Ensino Público. Coordenadora do Projeto: Profa. Dra. Márcia Aparecida Jacomini

Alteração no atendimento presencial dia 16/03 - Direção Acadêmica

Informe à comunidade EFLCH,

A Direção Acadêmica comunica que no dia 16/03/2023, excepcionalmente, não haverá atendimento presencial na Secretaria da Direção Acadêmica, em razão de capacitação dos servidores da equipe durante todo o expediente.

O atendimento virtual, via e-mail e chat, permanecerá sem alterações.

 

Discentes interessados em participar na Comissão Organizadora do IX Congresso

Consultamos os(as) Estudantes do Campus Guarulhos quanto ao interesse em representar a EFLCH na Comissão Organizadora do IX Congresso Acadêmico UNIFESP.

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ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTES NO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA – 2023

Convocação de eleições para representantes no Departamento de História

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Edital Seleção Bolsa Monitoria

Edital de seleção de monitores para o 1º semestre de 2023 História Moderna I

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Deliberações da Congregação de Março/2023

Para acessar o arquivo, clique aqui.

SELEÇÃO DE 4 MONITORES Voluntários para o 1º. Semestre de 2023 para monitoria na UC Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão II

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Calendário Acadêmico 2023 (atualizado)

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Deliberações da Congregação de Fevereiro/2023

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Resultado Eleição Chefia de Departamento de História

A Comissão Eleitoral do Departamento de História divulga o resultado da eleição:
Total de votos: 30 Chapa única: 29 votos
Nulo: 01 voto

Estão eleitos os docentes:
Prof. Dr Maximiliano Mac Mez - Chefe de Departamento e;
Profa. Dra Rosângela Ferreira Leite - Vice Chefe de Departamento

EVENTOS

Ciclo de Conferências 2023 - Cátedra Edward Saïd

conferência

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LAPEAEE EM REDE: IMERSÃO DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NA EFLCH

cartaz imersão LAPEAEE

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IV EnACE - ENCONTRO DA ANÁLISE DA CONVERSA ETNOMETODOLÓGICA

IV ENACE cartaz

De 22 a 24 de março de 2023, UNIFESP, Campus Guarulhos;

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E-book “As Áfricas e suas Diásporas”

as Áfricas

É com imensa satisfação que divulgamos o link de acesso ao E-book “As Áfricas e suas Diásporas”. 

O acesso é gratuito e deve ser realizado pela plataforma da Unifesp 

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Impacto da pandemia na juventude é estudado pela Unifesp

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Pesquisa analisa o impacto da covid-19 em estudantes a partir da relação com a escola e saúde mental

Por Tamires Tavares

O papel da escola no contexto da pandemia e as vulnerabilidades dos estudantes moradores de periferias são temas de pesquisa realizada por docentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o Coletivo Brigadas Pela Vida. O projeto Juventude Sem Máscara discute a vivência de alunos(as) entre 13 a 18 anos, matriculados(as) no 9.º ano do ensino fundamental e no ensino médio em escolas públicas das cidades de Guarulhos e São Paulo.

A equipe de pesquisadores(as) multidisciplinares – professores(as) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos e Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo e professores(as) da educação básica – reuniu dados da parcela de estudantes que passam por experiências de mudanças que expandem seus ambientes de sociabilidade, como ingresso no ensino médio e ensino superior, e que impactam a renda familiar, como busca pelo primeiro emprego.

"Jovens passam por fenômeno que é multidimensional, envolvendo formas de inserção no mercado de trabalho, no que diz respeito à renda, mas não só isso; também trata-se do acesso a políticas públicas, questões de saúde mental, desvantagens em termos educacionais, etc. Podemos pensar, aqui, até mesmo em ‘vulnerabilidades’, no plural", elucida Andrea Slemian, docente do Departamento de História da EFLCH/Unifesp e uma das responsáveis pelo projeto.

Os dados, que demonstram as desigualdades no sistema educacional, serão utilizados em discussão de questões pertinentes ao momento, como a evasão escolar, e servirão de base para preparação de material político-pedagógico para os núcleos participantes da pesquisa.

O projeto também se propõe a dar visibilidade ao papel social dos profissionais da Educação durante a quarentena. Em sua página no Facebook são divulgados relatos de educadores(as) das escolas parceiras. "A escola é local dos professores e gestores, que muito trabalharam e planejaram esse processo, apesar da falta de escuta pelas autoridades nos momentos mais importantes", afirma Slemian.