No sábado 17 de maio de 2025, como parte da disciplina Educação Patrimonial e Ensino de História, a professora Lucília S. Siqueira coordenou uma visita técnica à Fazenda do Pinhal, patrimônio nacional, estadual e municipal, localizada em São Carlos/SP. Juntamente com os mestrandos e doutorandos do ProfHistória, estiveram estudantes matriculados no Programa de Pós-Graduação em História e alguns da graduação, que atuam no Centro de Memória e Pesquisa Histórica do Departamento de História.
Como uma propriedade cafeeira do século XIX, a Fazenda do Pinhal foi apresentada aos visitantes, durante muito tempo, como o lugar que atestava a riqueza da família senhorial, emanando mesmo uma boa nostalgia do tempo do Império.
Há alguns anos, sob um Plano Diretor de Gestão Patrimonial da autoria do professor Paulo Garcez Marins (Museu Paulista/USP), a fazenda tem passado por uma ampla e complexa renovação, que consiste substancialmente em inserir os trabalhadores em sua paisagem e no seu passado, o que implica em enfrentar a temática da escravidão e suas permanências na realidade brasileira.
A visita técnica possibilita, então, no contato com os educadores da Fazenda do Pinhal, que são também pesquisadores, ver como se reconstrói a memória e como se fazem novas pesquisas para reorientar as narrativas museográficas. Acima de tudo, é possível, em cada canto ou atividade da visita, refletir sobre como ensinar História fora da sala de aula e como enfrentar as diferentes visões sobre o passado, sobretudo aquelas que teimam em ocultar o racismo e a desigualdade racial.
Artigo Original disponivel em : https://ppg-profhistoria.unifesp.br/noticias-e-informes/visita-tecnica-a-fazenda-do-pinhal