Aprenda Metodologia de Pesquisa: Métodos, Quantitativos, Qualitativos e Mistos e Estatística de um modo fácil e divertido!

capa2 João Arantes

O professor João Arantes, do Departamento Multidisciplinar, publicou o livro "Pesquisa em Educação: uma abordagem prática".

O livro será usado como material de apoio a cursos EAD multicampi a serem ministrados na Unifesp e já está sendo usado no programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da USP.

O livro apresenta os principais conceitos relacionados ao delineamento da pesquisa, desenhos de pesquisa quantitativos, qualitativos e mistos.  

Aborda formas de coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos.  No entanto, para entender métodos quantitativos é preciso ter noções de Estatística. 

Neste livro o autor apresenta também uma breve introdução à Estatística, descrevendo conceitos básicos de Estatística Descritiva e Estatística Inferencial. Em Estatística Descritiva faz uma rápida revisão de medidas de tendência central e medidas de dispersão. 

Já em Estatística Inferencial apresenta de uma forma bastante sucinta os tipos de testes mais comuns. O foco do livro não é explicar os algoritmos e as fórmulas envolvidos em cada um dos testes estatísticos. 

O objetivo é fazer com que os leitores saibam qual teste é aplicável à pesquisa que pretendem realizar. Mais que isso, que tenham capacidade de realizar os testes, usando ferramentas computacionais (tais como o R e o Minitab). 

Para cada exemplo dos capítulos relacionados à Estatística, o autor criou videoaulas cujo objetivo é facilitar a aprendizagem sobre o uso de ferramentas computacionais.

Nos capítulos finais, o autor faz  considerações sobre os processos de escrita e publicação de artigos científicos.

Todos os programas criados em R e Minitab estão disponíveis também no website de apoio. Os programas fazem uso da plataforma trinket.io, podendo ser acessados e modificados.

A versão impressa do livro e digital do livro estão disponíveis  pela Amazon.