Curso Práticas Inclusivas em Saúde

A Unifesp em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência/ Diretoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria Municipal de Saúde de Santos vai oferecer 320 vagas para o curso “Práticas Inclusivas”, sendo 160 vagas em março/abril e 160 vagas em maio/junho.

O curso tem como objetivo proporcionar uma formação em  práticas inclusivas junto a pessoas com deficiência para servidores públicos municipais da Saúde e Assistência Social, lideranças de Direitos Humanos e estudantes de pós-graduação da Residência em Saúde de Santos, principalmente, mas com reserva de algumas vagas para os demais municípios da Baixada Santista. Os participantes serão indicados pela Secretaria Municipal da Saúde de Santos (Escola da Saúde)  e todos os participantes serão certificados pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unifesp.

Trata -se de uma formação que promoverá  espaços de reflexão, problematização e mudanças de atitudes e de práticas em consonância com o arcabouço legal atual acerca da deficiência baseado na concepção biopsicossocial, interseccional e baseada em direitos humanos, que desvele as invisibilidades e apagamentos promovidos pelo capacitismo estrutural e que prepare as equipes para receber em futuro próximo a habilitação para realização da avaliação biopsicossocial unificada da deficiência e para atuação na Política Nacional de Cuidados que foi publicada em dezembro de 2024.

O curso terá uma carga horária total de 40 horas, onde 8 horas serão para o desenvolvimento de um projeto de intervenção no território sob supervisão docente. Os 320 participantes serão divididos em oito  turmas, sendo quatro turmas em março e abril e quatro turmas em maio e junho. A primeira turma está agendada para início das atividades dia 07/03/2025.

Espera-se uma sensibilização e atualização acerca do conceito contemporâneo da deficiência na sociedade brasileira, o debate sobre a Política Nacional de Cuidados e o conhecimento acerca do Instrumento de Funcionalidade Brasileiro Modificado. Espera-se também que os participantes saiam de  sua zona de conforto e problematizem como lidam com as pessoas com deficiência e suas questões em seus espaços de atuação, e que se alinhem aos paradigmas anticapacitistas e de uma sociedade que não discrimine pessoas com deficiência. 

Serão contemplados com vagas para o curso “Práticas Inclusivas”  as Secretarias e Departamentos listados abaixo:  

Desenvolvimento Social - Seção de Capacitação dos Funcionários da Rede Socioassistencial (SECAFUR)

Coordenadoria de Defesa De Políticas Para Pessoas Com Deficiência (CODEP) + Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Com Deficiência de Santos (CONDEFI)

Saúde - Departamento de Saúde Mental (DESMEN)

Saúde - Departamento de Atenção Primária à Saúde (DEAPS)

Saúde - Departamento de Média e Alta Complexidade (DEMAC) - Coordenadoria de Unidades Especializadas (COUNES) - Reabilitação

Saúde - Departamento de Vigilância em Saúde (DEVIG) -  Saúde do Trabalhador

Saúde - Residências Multiprofissional em APS e em Medicina de Família e Comunidade

UNIFESP BS - Residências Multiprofissional em Rede de Atenção Psicossocial e em Ortopedia e Traumatologia

Representantes dos municípios da Baixada Santista - via DRS-IV

Coordenadoria de Medicina do Trabalho

 

Coordenação do Curso: Stella Maris Nicolau

 

Contato Escola da Saúde: escoladasaude@santos.sp.gov.br 

Contato Equipe do Curso: praticasinclusivas.unifesp@gmail.com