Matrícula - Mestrado

MATRÍCULA: APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR  

A matrícula no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da UNIFESP é realizada em três etapas: Manifestação de interesse para matrícula, Pré-Matrícula e Matrícula.

 
1ª PARTE - Manifestação de interesse para matrícula

Comunique à secretaria que realizará matrícula (copiar o orientador no email) até o último dia útil do mês anterior a matrícula.

 
2ª PARTE - PRÉ-MATRÍCULA (preenchimento de formulário on-line)

No período de matrícula, realizada no 2º dia até o 5º útil do mês escolhido para a matrícula, proceda as seguintes etapas:

1 - Acesse a página web (clique no link)
2-  Fazer o login utilizando seu CPF e data de nascimento
3 - Preencher o formulário com os dados completos conforme solicitado
4 - Após preenchimento, clicar no ícone "CONFERIR" (parte superior)
5 - Gerar a ficha de matrícula, clicando no botão "IMPRIMIR/ENVIAR"
6 - Assinar a ficha impressa e colher a assinatura do orientador(a)

Após o preenchimento, antes de solicitar a impressão, verifique se os dados estão corretos. Após solicitar a impressão, o formulário não poderá mais ser alterado. É necessário que o computador esteja conectado a uma impressora ou que ao imprimir salve o documento em formato pdf. O envio do formulário só acontece quando se clica no botão imprimir.


3ª PARTE -  MATRÍCULA

O envio da documentação deve ser realizado até o 6º dia útil do mês escolhido para a matrícula.

Documentos obrigatórios para matrícula
Ficha de pré-matrícula preenchida e assinada (inclusive pelo orientador);
Diploma de Graduação reconhecido pelo MEC ou Certificado de Conclusão de Curso da graduação;
Histórico Escolar Completo de Formado (Conclusão do Curso);
Certidão de Nascimento ou de Casamento;
C.P.F;
Cédula de Identidade (R.G.) - deve estar em bom estado de conservação e ter sido expedido há menos de 10 anos;
Título de Eleitor, se estrangeiro, RNE (Registro Nacional de Estrangeiro);
Certificado Militar (caso seja do sexo masculino);
Curriculum Vitae, no formato Lattes: http://lattes.cnpq.br (impresso)
02 (Duas) fotos 3x4 (em cores) e recentes;
Comprovante de submissão no comitê de ética*;
Comprovante de envio do formulário de ingresso da pós-graduação UNIFESP.

A qualquer momento a secretaria poderá convocá-los para conferir os documentos enviados com os seus originais.
 
 
*  Pesquisa que envolvem seres humanos - https://cep.unifesp.br/
    Pesquisa que envolvem animais - https://sirpp.unifesp.br/
    Pesquisa que não envolvem nem animais e nem seres humanos - Declaração de responsabilidade_Projetos de Pesquisa sem Envolvimentos de Humanos/Vertebrados (providenciado pelo orientador via SEI).
 

 

Procedimentos pós-defesa (mestrado e doutorado)

Para a finalização do mestrado/doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde é necessário que:

1. O(a) discente deposite a versão final de sua dissertação ou tese no Repositório Institucional; 

2. Cadastrar-se como usuário externo no SEI* (Sistema Eletrônico de Informações) - acesse o link e clique "Me cadastrar como usuário externo"

3. Preencha o formulário (clique aqui);

Importante!

Documentos que deverão ser anexados no formulário:


4. Informe a secretaria por email o envio do formulário.

 

ATENÇÃO!

A HOMOLOGAÇÃO DO TÍTULO SÓ SERÁ REALIZADA A PARTIR DA REALIZAÇÃO DOS TRÂMITES E ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO SUPRACITADA.

O PRAZO PARA FINALIZAÇÃO É DE 30 DIAS APÓS A DATA DA DEFESA.

 

 

Procedimentos para defesa (mestrado e doutorado)

Para a defesa é necessário o preenchimento do Formulário para Solicitação de Banca de Defesa


Calendário para envio da solicitação de banca:

1º semestre de 2025

 Data do envio do formulário   Período para realização da banca 
31/01/2025 14 de fevereiro a 13 de março de 2025
28/02/2025 14 de março a 10 de abril de 2025
31/03/2025 11 de abril  a 15 de maio de 2025
30/04/2025 16 de maio a 12 de junho de 2025
30/05/2025 13 de junho a 10 de julho de 2025
30/06/2025 11 de julho a 15 de agosto de 2025

2º semestre de 2024

 Data do envio do formulário   Período para realização da banca 
31/07/2024 09 de agosto a 12 de setembro de 2024
30/08/2024   13 de setembro a 10 de outubro de 2024
30/09/2024  11 de outubro a 14 de novembro de 2024
 31/10/2024    15 de novembro a 12 de dezembro de 2024
 29/11/2024   13 de dezembro a 13 de fevereiro de 2025

                   
                          

Requisitos para defender:

1. Ter qualificado;

2. Ter concluído os créditos (25 mestrado e 40 doutorado) - anexar histórico (https://siiu.unifesp.br/login);

3. Ter o parecer definitivo do comitê de ética do trabalho a ser apresentado;

4. Ter o relatório de similaridade do trabalho a ser apresentado (solicitar ao orientador);

5. No caso do doutorado – Ter publicado ou estar em status de revisão - artigo como primeiro autor em revista qualis B1 (Inserir primeira página do artigo).

6. Preencher o formulário sobre OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) - OBRIGATÓRIO - MESTRADO E DOUTORADO - o não preenchimento acarretará pela reprovação da banca pela CAPGPq - clique aqui

7. Inserir comprovante de preenchimento do formulário "Diagnóstico do PPGICS - Aluno concluinte", disponível em https://docs.google.com/forms/d/1loGbUYJBpOJzmTjjvMPfLajvuxY6tWcQLRb1Y8h-tV4/edit


Composição da banca:

Mestrado

- Obrigatoriamente um membro titular deve ser externo à UNIFESP;
- O membro suplente deve ser externo a UNIFESP;
- Se houver um segundo membro titular externo, o suplente pode ser interno à UNIFESP.;
- A banca não pode ser composta por dois membros do programa.

Doutorado

- Obrigatoriamente dois membros titulares devem ser externos à UNIFESP;
- Um membro suplente deve ser externo à UNIFESP;
- Se houver um terceiro membro titular externo, os suplentes podem ser internos à UNIFESP;
- A banca não pode ser composta por dois membros do programa.


Dados necessário de todos os membros da banca (titulares e suplentes):

Nome completo
CPF
RG
Data de nascimento
E-mail
Nacionalidade
Instituição
Departamento

LEMBRE-SE DE COMUNICAR A SECRETARIA SOBRE O ENVIO DO FORMULÁRIO.

 

Estágio de Docência

Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD)

Para o passo a passo para os docentes inscrevam suas UCs no PAD acesse AQUI

Informações gerais

O que é o PAD?
É o programa de estágio à docência institucional no qual o aluno de pós-graduação estagia auxiliando o docente no planejamento das atividades didáticas de uma unidade curricular na graduação.  Este estágio deve contribuir para a sua formação como futuro docente universitário, levando-o a desenvolver competências na prática docente.

Sou obrigado a cumprir o PAD?
Bolsistas de doutorado da CAPES que usufruírem ao menos um mês de bolsa devem realizar ao menos dois semestres antes da qualificação. Para os demais, é opcional. Entretanto, o PPGICS incentiva todos os alunos de mestrado e doutorado a participarem pelo menos de um semestre do Programa PAD.

Para se inscrever no PAD:
As inscrições nas unidades curriculares de toda Unifesp que oferecem o PAD, bem como as regras e cronograma ficam a cargo da Comissão do PAD da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp: Link AQUI ( https://site.unifesp.br/pad/)

O aluno interessado deve estar atento que as inscrições ocorrem no semestre anterior ao oferecimento da unidade curricular.

Quando são divulgadas as UCs disponíveis para a realização do PAD?
São divulgadas sempre na página institucional do PAD dentro da Pró-Reitoria de Gradução: Link AQUI ( https://site.unifesp.br/pad/)

Dicas importantes obre a inscrição ao PAD:
O aluno que deseja realizar o PAD deve estar atento ao cronograma institucional uma vez que é uma responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp. No final do semestre letivo, são informadas AQUI as unidades curriculares (disciplinas) da graduação de toda a Unifesp (todos os campi) disponíveis para o aluno se inscrever no PAD no semestre seguinte. O aluno deve fazer a aplicação para o estágio seguindo as instruções informadas em QUALQUER disciplina oferecida pela Unifesp. Sugere-se que escolha uma disciplina que lhe vá contribuir para a sua formação acadêmica.

Alternativamente, o aluno pode previamente entrar em contato com o docente (orientador ou não) que ministra disciplinas na graduação e demonstrar interesse no estágio, e solicitar a este docente em se inscrever no PAD no semestre anterior ao oferecimento da disciplina. Ambos (docente e aluno) precisam ficar atentos às regras e cronogramas divulgados pela Pró-Reitoria de Graduação.

Inscrevi-me no PAD e fui aceito. Como serão minhas atividades?

Converse com o docente responsável pela unidade curricular. Ele desenvolverá um plano que tenha pertinência com a filosofia do programa em auxiliar o pós-graduando na sua formação como docente universitário.

Terminei meu estágio PAD. Como obter certificados e oficializar junto ao programa o seu cumprimento?
Após o estágio PAD, o docente responsável pela UC, deve preencher uma declaração de conclusão de do estágio PAD para o aluno segundo o modelo informado no site da Pró-Reitoria de Graduação. Este documento, com assinatura do docente responsável (somente assinatura digital - assinaturas digitalizadas não serão aceitas) e do coordenador do Programa não deve informar a nota (indicar no campo correspondente "não se aplica") e sempre indicar 2 créditos. Após isso, o aluno deve encaminhar a declaração à Comissão do PAD, que emitirá o certificado de conclusão.  

O certificado de conclusão emitido pela Comissão Universitária do PAD deve ser então enviado para a Secretaria para inserção dos créditos no histórico.  

Mais detalhes dos regramentos oficiais do PAD perante CAPES, Unifesp e PPGQ-CTS:
Conforme Artigo 18 da portaria CAPES no 76/2010, o estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas CAPES (em nível de doutorado) do Programa de Demanda Social, obedecendo aos seguintes critérios no PPGQ-CTS vigentes desde janeiro/2014:

1. Para mestrandos, a participação no estágio de docência é opcional, mas fortemente incentiva pelo PPGICS.

2. O número mínimo de estágios de docência exigidos pelo bolsista CAPES de doutorado é de dois semestres.

3. O docente de ensino superior que comprovar tais atividades ficará dispensado do estágio de docência.

4. O aluno poderá cumprir o estágio docência em qualquer outra instituição de ensino superior credenciada pelo MEC.

5. A carga horária do estágio deve ser de no máximo 4 h/semana, e no mínimo de 30 horas totais por estágio.

6. O estágio docência é opcional para alunos que não tenham usufruído de bolsa CAPES.

7. Todo aluno que cursar o estágio docência receberá 2 créditos/semestre de estágio cumprido (mesmo que cumprido mais que 30 horas). Não haverá atribuição de conceitos (A a D). Somente "cumprido".

8. Para o doutorado, o número máximo de estágios com direito a créditos é de 3 semestres, e para o mestrado de dois semestres (mesmo que a participação seja opcional). Estágios excedentes a estes limites são permitidos, mas não receberão créditos adicionais.

Obs: Eventuais PADs cumpridos no mestrado não serão aproveitados no doutorado como dispensa tampouco contando como créditos, segundo normativa aprovada na CEPG-QCTS em 5 de agosto de 2022.

Se o aluno recebeu bolsa de outra instituição que concede bolsas à parte, sem responsabilidade do programa (por exemplo, CNPq), o aluno deve entrar em contato com a instituição perguntando sobre a obrigatoriedade de estágio docência.