Exame de qualificação

Apresentação de banca de qualificação de mestrado/doutorado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde.


LEMBRE-SE DE COMUNICAR A SECRETARIA SOBRE O ENVIO DO FORMULÁRIO. Clique aqui para acessar o formulário

O formulário deve ser enviado até 15 dias antes da ocorrência da banca.

O exame de qualificação será solicitado, respeitando-se o período máximo de 18 (dezoito) meses e 24 (vinte e quatro) meses, após a matrícula para o Mestrado e Doutorado, respectivamente.

A entrega dos exemplares de uma versão preliminar da dissertação ou tese para os membros da banca será de responsabilidade do(a) discente.

Para a banca de qualificação, serão convidados 2 (dois) examinadores (no máximo um interno ao programa) e 3 (três) examinadores (no máximo um interno ao programa) para Mestrado e Doutorado, respectivamente, e um suplente externo ao programa para ambos os níveis, os quais serão sugeridos pelo orientador para avaliação e aprovados pela CEPG.

O(A) orientador(a) é presidente e membro nato.

O(A) coorientador(a) não poderá fazer parte da banca examinadora.

Os(as) examinadores(as) deverão ter pelo menos título de Doutor.

A banca examinadora apreciará o conteúdo, forma de apresentação e relevância dos resultados preliminares, caso sejam apresentados, assim como domínio do tema e capacidade de argumentação e defesa do(a) candidato(a).

O exame de qualificação será realizado em sessão pública.

O(A) candidato(a) terá 20 (vinte) a 30 (trinta) minutos para apresentação oral da dissertação preliminar, após a qual iniciará a arguição. Cada examinador(a) terá direito a 30 (trinta) minutos de arguição e o(a) candidato(a) a tempo equivalente para suas respostas.

Dados dos titulares e suplente que são solicitados no formulário:
Nome completo
Cargo
Departamento
Instituição
Email

 

Informações Complementares, Portarias e Regimentos

Regimento do Programa
Acesse aqui

Regimento da Pós-Graduação da Unifesp
Aprovado pelo Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp em 25/03/2021

Regimento Interno da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa - CaPGPq-ISS
Acesse aqui

Programa de Aperfeiçoamento Didático
Acesse o PAD - Programa de Aperfeiçoamento Didático

Comitê de Ética em Pesquisa
Acesse a página do Comitê de Ética para Pesquisa em Animais de Experimentação
Acesse a página do Comitê de Ética para Pesquisa em Seres Humanos/Plataforma Brasil
Pesquisa que não envolvem nem animais e nem seres humanos - Declaração de responsabilidade_Projetos de Pesquisa sem Envolvimentos de Humanos/Vertebrados (providenciado pelo orientador via SEI)

Instruções Normativas
IN PPGICS_1/2023, DE 05 DE SETEMBRO DE 2023 - Procedimentos para realização dos exames de proficiência 
IN PPGICS_2/2023, DE 09 DE OUTUBRO DE 2023 - Normas de credenciamento e recredenciamento de professores(as) no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde 
IN PPGICS_3/2023, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2023 - Acúmulo de bolsas CAPES com atividade remunerada ou outros rendimentos no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde.

Manual de de normalização de trabalhos acadêmicos
Acesse a página do Manual de de normalização de trabalhos acadêmicos 

Manual Estudantes estrangeiros 
Agora nossos estudantes estrangeiros poderão contar com um guia bem completo, o qual está disponível aqui.

 

 

 

 

 

 

 

Prova de Língua Inglesa para ingresso no Mestrado

Para se candidatar ao Mestrado do PPGICS, é necessário que o candidato apresente um Certificado ou Comprovante de Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês) reconhecido internacionalmente, que comprove o conhecimento em, pelo menos, nível básico. Essa documentação será avaliada pela coordenação do PPGICS.

Alternativamente, o candidato pode optar pela Prova de Língua Inglesa oferecida pelo próprio PPGICS. Maiores informações, consulte edital (clique aqui)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matrícula - Doutorado

MATRÍCULA: APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO ALUNO REGULAR

A matrícula no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da UNIFESP é realizada em três etapas: Manifestação de interesse para matrícula, Pré-Matrícula e Matrícula.


1ª PARTE - Manifestação de interesse para matrícula

Comunique à secretaria que realizará matrícula (copiar o orientador no email) até o último dia útil do mês anterior a matrícula.

Informe o nome completo, CPF e data de Nascimento.
 
 
2ª PARTE - PRÉ-MATRÍCULA (preenchimento de formulário on-line)

No período de matrícula, realizada no 2º dia até o 5º útil do mês escolhido para a matrícula, proceda as seguintes etapas:

1 - Acesse a página web (clique no link)
2-  Fazer o login utilizando seu CPF e data de nascimento
3 - Preencher o formulário com os dados completos conforme solicitado
4 - Após preenchimento, clicar no ícone "CONFERIR" (parte superior)
5 - Gerar a ficha de matrícula, clicando no botão "IMPRIMIR/ENVIAR"
6 - Assinar a ficha impressa e colher a assinatura do orientador(a)

Após o preenchimento, antes de solicitar a impressão, verifique se os dados estão corretos. Após solicitar a impressão, o formulário não poderá mais ser alterado. É necessário que o computador esteja conectado a uma impressora ou que ao imprimir salve o documento em formato pdf. O envio do formulário só acontece quando se clica no botão imprimir.


3ª PARTE -  MATRÍCULA

O envio da documentação deve ser realizado até o 6º dia útil do mês escolhido para a matrícula.

 
Documentos obrigatórios para matrícula
 
Ficha de pré-matrícula preenchida e assinada (inclusive pelo orientador);
Diploma de Graduação reconhecido pelo MEC ou Certificado de Conclusão de Curso da graduação;
Histórico Escolar Completo de Formado (Conclusão do Curso);
Certidão de Nascimento ou de Casamento;
C.P.F;
Cédula de Identidade (R.G.) - deve estar em bom estado de conservação e ter sido expedido há menos de 10 anos;
Título de Eleitor, se estrangeiro, RNE (Registro Nacional de Estrangeiro);
Certificado Militar (caso seja do sexo masculino);
Curriculum Vitae, no formato Lattes: http://lattes.cnpq.br (impresso)
02 (Duas) fotos 3x4 (em cores) e recentes;
Comprovante de submissão no comitê de ética*;
Comprovante de envio do formulário de ingresso da pós-graduação UNIFESP.


A qualquer momento a secretaria poderá convocá-los para conferir os documentos enviados com os seus originais.
  
*  Pesquisa que envolvem seres humanos - https://cep.unifesp.br/
    Pesquisa que envolvem animais - https://sirpp.unifesp.br/
    Pesquisa que não envolvem nem animais e nem seres humanos - Declaração de responsabilidade_Projetos de Pesquisa sem Envolvimentos de Humanos/Vertebrados (providenciado pelo orientador via SEI).