Câmara Técnica de Comunicação da Unifesp inicia trabalhos

Servidores de todos campi e das pró-reitorias se reunirão mensalmente para discutir temas ligado à área e contribuirão com a elaboração da política de comunicação 

Por José Luiz Guerra

 A chefe de gabinete da Unifesp, Andrea Rabinovici, falando durante a abertura da Câmara Técnica de Comunicação. À sua direita,  o diretor do DCI/Unifesp, Walter Lima

A chefe de gabinete da Unifesp, Andrea Rabinovici, falando durante a abertura da Câmara Técnica de Comunicação. À sua direita, o diretor do DCI/Unifesp, Walter Lima (Foto: Alex Reipert)

Na manhã do dia 10 de abril, foram iniciados os trabalhos da Câmara Técnica de Comunicação (CTCom) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O grupo, composto por membros do Departamento de Comunicação Institucional (DCI) e por servidores de todos os campi e das pró-reitorias, se reunirá mensalmente para discutir temas ligado à área e contribuir com a elaboração da Política de Comunicação da universidade.

A chefe de Gabinete da Unifesp, Andrea Rabinovici, que participou da abertura da reunião, parabenizou o DCI pelo trabalho realizado em prol da divulgação da marca da universidade entre os seus diversos públicos. "Somos uma universidade grande e é fundamental que tenhamos pessoas responsáveis por comunicação em todos os campi. Temos desafios enormes e precisamos de apoio nesse processo". Ela afirmou ainda que a sociedade, na sua maioria, reconhece a importância da universidade pública, mas não tem a dimensão da sua produção acadêmica e impacto social.

Walter Lima, diretor do DCI, agradeceu Rabinovici pelo apoio da administração central da Unifesp. "A gestão entende que a comunicação é estratégica para a instituição e para a sociedade e a confiança que vocês depositam em nossa equipe está sendo fundamental. A Unifesp merece, por toda a sua história e importância, estar no lugar de destaque como uma das melhores universidades públicas do pais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão", afirmou.

A palavra dos integrantes da CTCom

A servidora Paula Garcia, lotada na Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (ProPessoas), avaliou positivamente a ação. "É um grupo que fala a mesma linguagem, com os mesmos objetivos dentro da Instituição. Teremos muito trabalho em equipe, troca de conhecimento e a efetivação da Política de Comunicação". Jornalista de formação, ela acredita que pode contribuir com seus conhecimentos na área de comunicação e por já desenvolver esse trabalho junto aos servidores. Paula acredita que a câmara é um primeiro passo para se criar uma "Rede oficial de colaboradores do DCI", afim de ter as diferentes unidades e áreas da Unifesp sempre envolvidas em prol de uma comunicação eficaz.

"A primeira impressão foi boa, com várias experiências diferentes e um grupo interessado em desenvolver o trabalho para melhorar a comunicação institucional e com a sociedade", comentou Ana Carolina Silva, servidora da coordenadoria de Eventos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Ela entende que, com o avanço dos trabalhos da comissão, será possível envolver mais pessoas dos campi para se apropriem do processo e compartilhem suas experiências. "Especificamente para a próxima reunião, espero que possamos retirar uma ação prática para a proposta de audiências públicas", completou. Ela também agradeceu pela oportunidade de participar dos trabalhos. "Tenho certeza que será uma experiência que agregará na minha formação profissional", concluiu.