Saudação à Semana Empresarial

 

Aprendi com o brilhante professor Brito Cruz, atual diretor científico da Fapesp, e que foi meu professor de laboratório de física 3 na Unicamp em 1995, quando ele era diretor do IFGW-Unicamp, a seguinte citação de uma entrevista do ex-pró-reitor de pesquisa da Universidade de Stanford e ex-presidente do Conselho de Ciência e Tecnologia da Califórnia, prof. Robert Byer, à revista Photonics Spectra:

 “Qual o papel da Universidade de Stanford no boom do Silicon Valley?”

Existe o mito de que a tecnologia de Stanford fez o sucesso do Silicon Valley. Entretanto, uma pesquisa em três mil pequenas empresas no Vale concluiu que apenas uma em cada vinte delas usou tecnologia de Stanford, direta ou indiretamente. A contribuição de Stanford para o Silicon Valley foi educar estudantes muito talentosos.”

Gosto muito dessa citação, pois ela é didática: a contribuição em escala que a universidade pode e deve dar à sociedade é a formação de jovens talentosos, com conhecimento e criatividade. É isso que temos buscado no ICT-Unifesp a cada dia por meio do desenvolvimento de dezenas de projetos de pesquisa de ponta, diversos projetos de extensão, seis cursos de pós-graduação, sendo quatro doutorados, e sete cursos de graduação com projetos pedagógicos que permitem ao estudante, com base em sua vontade e aptidão, formar sua matriz curricular ancorada na interdisciplinaridade e na convergência de saberes. Não por acaso o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia é um dos pilares do ICT.

Outro pilar do campus é a relação universidade-setor produtivo, principalmente por propiciar ao estudante o contato e a vivência com a inovação tecnológica e o empreendedorismo. A parceria universidade-empresa é para o estudante de ciência e tecnologia/engenharia o que um hospital universitário é para os estudantes de medicina e enfermagem.( veja também https://www.unifesp.br/campus/sjc/palavra-do-diretor/1091-o-nit-e-a-formacao-de-jovens-inovadores.html)

São por esses motivos que saúdo a Semana Empresarial que está sendo organizada pela empresa júnior ECTM Jr. dos estudantes do ICT-Unifesp. Vale a pena conhecer e participar: http://bit.ly/1M6cbV1

Termino com uma frase que sempre falo, quando tenho oportunidade, ao empresários da região: contratem nossos talentosos estudantes, vocês não se arrependerão!

 

Leduíno

30 de outubro de 2015