Dívidas do ICT serão quitadas hoje segundo a reitoria

Recebemos hoje, 08/06/2015, a seguinte informação da reitoria da Unifesp: as dívidas do campus São José dos Campos serão quitadas ainda hoje.Agradecemos e esperamos, solidariamente, que as dívidas dos demais campi da Unifesp também sejam zeradas.

 

Apesar desse importante alívio, permanece a dúvida: o governo repassará o restante do orçamento de custeio até o final do ano? Continuaremos atentos e em movimento por:

 

1. Um imediato financiamento para manutenção mínima das atividades-fim da universidade nesse ano;

 

2. Estabelecimento de uma política de financiamento das universidades federais que as tornem autônomas de fato. Hoje, infelizmente, entre os papéis de um reitor ou reitora está o de ir à Brasília solicitar recursos extras ao ministério da educação. E “extras” apenas para pagar as contas. Isso é comumente chamado de “balcão”. Contudo, ter autonomia é uma condição necessária para uma universidade ser de classe mundial, ou seja, de excelência. Um reitor ou reitora deve sim buscar recursos extras, mas para o desenvolvimento de projetos especiais da sua comunidade, não para pagar contas de água e luz.

 

A Unifesp possui diversos talentos em sua comunidade e por isso já contribui muito com o país e com a humanidade em geral. Com autonomia, essa contribuição seria muito maior. O povo brasileiro pode e merece.