MEC corta 47% dos recursos de capital e 10% do custeio

Segundo uma nota da Andifes publicada no dia 15 de junho de 2015, o MEC vai efetuar um corte de 47% nos recursos de capital e 10% no custeio das universidades federais:

"Na pauta sobre orçamento, o secretário executivo apresentou a proposta do MEC em relação aos limites de recursos para as universidades em 2015, assim como descreveu o que ficará assegurado com repasse integral. De acordo com Luiz Cláudio Costa, o repasse do custei terá uma redução de 10% em relação à Lei Orçamentária (LOA) de 2015 e equivalente ao montante executado em 2014, porém o corte na verba de capital será mais amplo, ficando em cerca de 47%"

Essa nova informação traz uma grande preocupação para nós, pois o ICT-Unifesp ainda está em processo de montagem dos laboratórios dos cursos de graduação e estava prevista a aquisição de diversos equipamentos essenciais para esses labs. Além disso, é urgente adquirir diversos livros para os cursos de graduação. Essa é a demanda mínima para a boa formação dos nossos estudantes, mas também é preciso a construção de novos laboratórios, de um reagentário, além de uma creche, centro de convivência e moradia estudantil.

Vamos buscar mais informações sobre esses novos cortes e o que pode ser feito.