Bolsistas do Observatório do ICT recebem formação em tecnologia social da memória

Os bolsistas que compõem a equipe do Observatório do ICT acabaram de finalizar o curso Histórias, Estórias e Memórias, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unifesp. Foram quatro encontros virtuais, totalizando 18 horas de atividades, ministrados pelos multiplicadores Unifesp com participação da professora Sônia Helena Dória London, do Museu da Pessoa. A proposta era promover aprendizagens sobre o conceito da Tecnologia Social da Memória (TSM) para a produção compartilhada de conhecimento.
            Durante os encontros, cada um dos 10 Observatórios Institucionais tiveram a oportunidade de voltar o olhar para a sua trajetória e história do seu campus. Nesse processo foram sistematizados metodologias como a roda de histórias, a linha do tempo coletiva e o diagrama de sentido.
            A proposta é que essas habilidades possam ser incorporadas pelos bolsistas na condução das entrevistas e relatos sobre o campus de São José dos Campos e na construção constante de uma linha do tempo marcada por fatos interessantes do ICT. Também fica claro o objetivo de estimular a criação e o compartilhamento de memórias, a sistematização de experiências e a identificação de sentidos comuns entre os relatos que serão coletados nas próximas ações do Observatório.
            O projeto de formação em tecnologia social da memória para os bolsistas dos Observatórios Institucionais nasceu da experiência dos Multiplicadores Unifesp durante o curso de verão sobre Pesquisa Participativa oferecido pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade do Novo México. A ideia é continuar com essas formações, estimulando novas competências e desenvolvendo ainda mais a capacidade dos bolsistas e profissionais envolvidos nos Observatórios.
            O bolsista Emanuel Galdino, do Observatório do ICT, fez parte da equipe de multiplicadores e, além de fazer a mediação durante os encontros do curso Histórias, Estórias e Memórias, também ficou responsável pela elaboração gráfica dos materiais de apoio e produção do produto final do curso, um vídeo com a síntese dessa trajetória de conhecimento. “Foi interessante observar a evolução do entendimento da turma e até nossa do grupo de multiplicadores sobre a condução de entrevistas e o desenvolvimento de narrativas que façam sentido para analisar a perspectiva histórica e social dos campus da Unifesp”, declara Galdino.

 

 Curso.png

Encontro remoto NAI SJC com professores sobre o Transtorno do Especto Autista TEA

Em nome do NAI convido os docentes da Unifesp para o nosso encontro remoto sobre o Transtorno do Especto Autista TEA com a Psicóloga especialista em neuropsicologia Ana Maria Silva. O objetivo do encontro é discutir aspectos relacionados com ensino, aprendizagem e avaliação de alunos com TEA. Por favor convidem também os seus alunos. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3hxEYYR  
encontro será realizado pelo meet e o link será enviado para os incritos.

 

evento_nai.png

Semana do Ingressante - Eventos locais

 

05/05 - 15h: Boas vindas Direção Acadêmica, Coordenação BCT, Sub-Comissão Própria de Avaliação (SCPA)

05/05 - 16h: Encontro com professores do 1º semestre

 Acompanhe pelo YouTube as atividades locais do dia 05/05

Link para os Eventos

 

 Acompanhe toda a programação do evento 

Encontro com professores do 1º semestre

Link para os Eventos

 

Palestra: Mulheres e o Mercado de Trabalho - 08/03

Convidamos a todos para participarem de uma sessão de palestras sobre mulheres e o mercado de trabalho. 

* Transmissão no canal do Youtube (dia 08/03 das 17:00 as 20:30): LINK  
 
* Para receber certificado se inscreva no link:  LINK  
 
Parabéns a todas as docentes e funcionárias do ICT!!

 

 

Banner2.png