ICT/Unifesp sedia a Exposição “Plataforma Zebrafish: a construção de uma rede”

Zebrafish.jpg

O Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp), Campus São José dos Campos, inaugura, em 17 de outubro, às 10h, a exposição itinerante “Plataforma Zebrafish: a construção de uma rede”. Realizada pela Plataforma Zebrafish do Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS) do Instituto Butantan.

Desenhos, fotografias, projeto gráfico e comunicação visual integram a mostra, que retrata formas de uso do também conhecido como “peixe paulistinha” como modelo de pesquisa, além de curiosidades sobre o animal, como a explicação de suas cores e tamanhos.

Por ser um animal de pequeno porte e com alta taxa reprodutiva, similar à dos mamíferos, o zebrafish pode substituir ou complementar os estudos nesses animais. Com um desenvolvimento rápido, o ovo do zebrafish evolui para larva em um período de 48 a 72 horas e aos três meses de vida já pode ser considerado adulto. Além disso, a transparência que os embriões apresentam em estágio de larva facilita a avaliação detalhada de estruturas e sistemas orgânicos

“A plataforma criada no Instituto Butantan, referência na área, tem capacidade para milhares de peixes. O zebrafish pode ser modelo de estudo em diversas áreas, e o ICT/Unifesp deu início a parceria com testes de toxicidade de peptídeos bioativos e nanopartículas”, explica Katia da Conceição, professora do ICT/Unifesp e representante da rede.

A exposição itinerante, coordenada por Mônica Lopes-Ferreira, percorrerá 21 instituições brasileiras. De 17 a 27 de outubro, a “casa” da Exposição será o ICT/Unifesp. O evento é gratuito e aberto a estudantes de todos os níveis e durante a Semana de C&T participará como atividade no “ICT de Portas Abertas”.
Interessados poderão também efetuar a inscrição na página da Pró-Reitoria de Extensão e obter certificado de participação.

Serviço:
Plataforma Zebrafish: a construção de uma rede
Data: 17/10 a 27/10/2017
Horário: 8h às 17h30
Local: ICT/Unifesp - Unidade Parque Tecnológico (Avenida Cesare Mansueto Giulio Lattes, n° 1201 - Eugênio de Mello, São José dos Campos/SP)
Mais informações e inscrição