Quarta, 13 Outubro 2021 08:14

Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação seleciona nove projetos de pesquisa

Objetivo é contribuir com o aumento da capacidade inovadora das empresas e o desenvolvimento científico e tecnológico no país

O Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação da Universidade Federal de São Paulo (MAI/DAI Unifesp) selecionou nove projetos de pesquisa, sendo cinco de mestrado e quatro de doutorado, para as seguintes áreas temáticas: Análise Ambiental Integrada; Biologia Química; Bioprodutos e Bioprocessos; Ciência da Computação; Engenharia e Ciência de Materiais; Pesquisa Operacional; e Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade.

"O Programa MAI/DAI viabiliza e busca fortalecer a pesquisa e a inovação nas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial e, além disso, ajuda a consolidar uma cultura de inovação e empreendedorismo junto aos programas de pós-graduação da universidade. Com essa iniciativa, a Unifesp busca apoiar a celebração de novas redes de parcerias com a indústria; incentivar publicações oriundas de projetos de pesquisa aplicada; e formalizar a propriedade intelectual resultante dos projetos e o licenciamento de tecnologias", declara a coordenadora do Programa MAI/DAI Unifesp, professora Débora Cristina Hipólide.

Confira a relação final dos(as) candidatos(as) classificados(as), bem como os respectivos programas de pós-graduação e as empresas participantes:

• Andréia Seixas Leal (PPG em Ciência da Computação/Embraer S.A. - DAI)
  • Guilherme Gonçalves Guerini (PPG em Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade/Termomecânica S.A. - MAI)
  • Isis Cristina Garcia Saraiva (PPG em Análise Ambiental Integrada/Indústrias Celta Brasil Ltda. - MAI)
  • Juliana Lisita de Souza Mattos (PPG em Análise Ambiental Integrada/Indústrias Celta Brasil Ltda. - MAI)
  • Letícia Borges Margonari (PPG Engenharia e Ciência de Materiais/Metalzilo Industrial Ltda. - MAI)
  • Mateus Seixas de Melo Frigerio Paulo (PPG em Bioprodutos e Bioprocessos/Biomovement Ambiental Eireli - MAI)
  • Roberval Gonçalves Moreira Filho (PPG em Pesquisa Operacional/AGEVAP - DAI)
  • Vitor Gonçalves Vital (PPG em Biologia Química/Termomecânica S.A. - DAI)
  • Victor Ulisses Pugliese (PPG em Ciência da Computação/Embraer S.A. - DAI)

Ainda segundo a coordenadora, os projetos aprovados no Programa MAI/DAI Unifesp apresentam aderência às Áreas de Tecnologias Prioritárias, em temas como Tecnologias Habilitadoras, Tecnologias de Produção, Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável & Qualidade de Vida. "Acreditamos que os projetos aprovados nessas áreas estão alinhados com os temas estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) no tocante ao compromisso social e à vocação para a produção de conhecimento e proposições em diálogo com a sociedade e empresas", reconhece Hipólide.

As bolsas estão sendo implementadas conforme a celebração dos Acordos Unifesp-Empresas Participantes. Saiba mais sobre esse programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), clicando aqui.

Lido 2767 vezes Última modificação em Quinta, 23 Novembro 2023 13:38