Vanessa Dias Moretti nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Educação

E-Mail: vanessa.moretti@unifesp.br


130
22
Pular gráfico
De 2020 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Vanessa Dias Moretti é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na linha Ensino de Ciências e Matemática, com pós-doutorado em Educação Matemática pela Laurentian University (Canadá). Licenciada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Professora Visitante na Laurentian University (2019-2020). Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e professora credenciada do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-Unifesp) no qual orienta mestrados e doutorados. Foi Coordenadora Geral do Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP entre 2017 e 2019. Atualmente coordena o GT07 - Formação de Professores que Ensinam Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), tendo sido coordenadora adjunta do mesmo GT na gestão (2018-2021). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica- GEPAPe/USP - e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico Cultural - GEPPEDH na Unifesp. Desenvolve pesquisas em Educação Matemática focando especialmente a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, aprendizagem da docência, atividade de ensino, teoria histórico-cultural e teoria da objetivação.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

MORETTI, Vanessa Dias;MORETTI, V. D.;Moretti, Vanessa Dias;MORETTI, VANESSA;DIAS MORETTI, VANESSA;MORETTI, V.


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Espanhol

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Inglês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve bem


Formação

  • Doutorado em Educação

    Professores de Matemática em Atividade de Ensino. Uma perspectiva histórico-cultural para a formação docente

    Ensino-Aprendizagem

    Orientação: Manoel Oriosvaldo de Moura

    Universidade de São Paulo

      Desde 2007

  • Mestrado em Educação

    O Conceitro de função: os conhecimentos prévios e as interações sociais como desencadearores da aprendizagem

    Educação Matemática

    Ensino-Aprendizagem

    Orientação: Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura

    Universidade de São Paulo

    1995 a 1998

  • Graduação em Matemática - Licenciatura

    Universidade de São Paulo

    1990 a 1994

  • Produção


    2023


    • DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA,

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernanda Cristina Ferreira Santos; Vanessa Dias Moretti

      2023

      Fonte: Anais do XV EPEM

    • Educação Matemática Na Licenciatura Em Pedagogia: Síntese Do Gd01 Do Viii Fórum Paulista De Formação De Professores Que Ensinam Matemática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Adair Mendes Nacarato; Priscila Bernardo Martins

      2023

      Fonte: Anais do VIII FPMat

    • ?FORMAS DE GENERALIZAÇÃO MANIFESTADAS POR PROFESSORES ENVOLVENDO ELEMENTOS DO CONHECIMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS

      Trabalhos em eventos

      Autores: Iraji de Oliveira Romeiro; Vanessa Dias Moretti

      2023

      Fonte: Anais do VII Colóquio Gepape Em Rede

    • O SENTIDO ATRIBUÍDO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA COMPREENSÃO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

      Trabalhos em eventos

      Autores: Viviane Rocha Costa Cardim; Vanessa Dias Moretti

      2023

      Fonte: Anais do VII Colóquio Gepape Em Rede

    • O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ATIVIDADE DE ENSINO

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernanda Cristina Ferreira Santos; Vanessa Dias Moretti

      2023

      Fonte: Anais do VII Colóquio Gepape Em Rede

    • LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO MEDIADOR EM HISTÓRIAS VIRTUAIS NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luciellen Eufrásio de Carvalho Ferreira; Vanessa Dias Moretti

      2023

      Fonte: Anais do VII Colóquio Gepape Em Rede

    • TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luana Cristina da Silva Santos; Vanessa Dias Moretti

      2023

      Fonte: Anais do VII Colóquio Gepape Em Rede

    • ?CLUBE DA MATEMÁTICA COMO O ESPAÇO PARA DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Crislaine Pereira Ponciano Trindad; Vanessa Dias Moretti

      2023

      Fonte: Anais do VII Colóquio Gepape Em Rede

    • ?ATRIBUIÇÕES DE SENTIDOS PESSOAIS DA LUDICIDADE EM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CLUBE DE MATEMÁTIC

      Trabalhos em eventos

      Autores: Sonia Aparecida de Brito Franco; Vanessa Dias Moretti

      2023

      Fonte: Anais do VII Colóquio Gepape Em Rede

    • ATIVIDADE DE ENSINO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO CONCEITO DE NÚMEROS A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO?',

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcia Maria Staquecini; Vanessa Dias Moretti

      2023

      Fonte: Anais do VII Colóquio Gepape Em Rede

    • EXPLORANDO O CONCEITO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA POR MEIO DA LUDICIDADE: UM EXPERIMENTO NO CLUBE DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Crislaine Pereira Ponciano Trindad; Sonia Aparecida de Brito Franco; Vanessa Dias Moretti

      2023

      Fonte: Anais do VI Encontro Nacional de Formação de Professores

    • Ações mediadoras de desenvolvimento do pensamento teórico em uma formação continuada remota e síncrona de professores do Ensino Fundamental I

      Artigo publicado

      Autores: SMITH ANGELO, ALEX GARCIA; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: DIALOGIA , v. 1 , p. e24036

    • Abordagem histórico-dialética dos conceitos na organização do ensino da matemática

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; RADFORD, LUIS

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 49 , p. 1

    • MATERIAL DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NA ATIVIDADE DE ENSINO DO CONCEITO DE FRAÇÃO

      Artigo publicado

      Autores: ROMEIRO, IRAJI DE OLIVEIRA; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 11 , p. 1

    • GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 11 , p. 1

    • Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia

      Artigo publicado

      Autores: MARTINS, PRISCILA BERNARDO; NACARATO, ADAIR MENDES; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: Revista de Educação Matemática , v. 20 , p. e023089

    • Atividade coletiva, atividade em comum, labor conjunto: Aproximações ao conceito de coletividade

      Artigo publicado

      Autores: ZEFERINO, Lidiane Chaves; ROMEIRO, IRAJI OLIVEIRA; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: Revista Venezolana de Investigación en Educación Matemática , v. 3 , p. e202317

    • Significação do conceito de problema na matemática escolar: De exercício e aplicação até o problema desencadeador de aprendizagem

      Artigo publicado

      Autores: VIRGENS, WELLINGTON PEREIRA DAS; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 25 , p. 455

    • Apresentação do Dossiê Formação de professores que ensinam matemática

      Artigo publicado

      Autores: Jonei Cerqueira Barbosa; Samira Zaidan; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 17 , p. e6618082

    • Análise multimodal de vídeos: contribuições da Teoria da Objetivação para a pesquisa sobre formação de professores que ensinam Matemática

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Luis Radford

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 17 , p. e6236101

    • Aportes de la Teoría de la Objetivación y laTeoría Histórico-Cultural a la Investigaciónen Educación Matemática

      Artigo publicado

      Autores: Rodolfo Vergel; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2023

      Fonte: Revista Venezolana de Investigación en Educación Matemática , v. 3 , p. 1

    • A matemática na formação do professor da Educação Infantil e Anos Iniciais: uma análise a partir de trabalhos publicados em eventos do campo da Educação Matemática

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Adair Mendes Nacarato; Elaine Sampaio Araújo; Neusa Maria Marques de Souza; Vanessa Dias Moretti

      2023

      Fonte:

    • A matemática na formação inicial do pedagogo para a docência: o que revelam os trabalhos em eventos da área

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Neusa Maria Marques de Souza; Wellington Pereira das Virgens; Lidiane Chaves Zeferino

      2023

      Fonte: < Voltar A matemática na formação do professor da Educação Infantil e Anos Iniciais: uma análise a partir de trabalhos publicados em eventos do campo da Educação Matemática , p. 29

    • Considerações sobre a pesquisa: limites, convergências, posicionamentos e perspectivas futuras

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Reginaldo Fernando Carneiro; Priscila Bernardo Martins; Adair Mendes Nacarato

      2023

      Fonte: A matemática na formação do professor da Educação Infantil e Anos Iniciais: uma análise a partir de trabalhos publicados em eventos do campo da Educação Matemática , p. 150


    2022


    • Relações Etnico-Raciais na Licenciatura em Matemática: contribuições da Teoria Histórico-Cultural

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Luana Cristina da Silva Santos

      2022

      Fonte: Anais do XXI Endipe

    • Contribuições da Teoria da Objetivação para pesquisa sobre o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Lidiane Chaves Zeferino; Iraji de Oliveira Romeiro

      2022

      Fonte: Anais do XIV ENEM

    • Caderno Digital como Recurso Metodológico de Pesquisa em Educação Matemática na Perspectiva Histórico- Cultural

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alex Garcia Smith Angelo; Vanessa Dias Moretti

      2022

      Fonte: Anais do IX CIBEM

    • Desdobramento da atividade orientadora de ensino: princípios para pesquisas educacionais

      Trabalhos em eventos

      Autores: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes; Wellington Lima Cedro; Vanessa Dias Moretti

      2022

      Fonte: Anais I CONFERENCIA INTERNACIONAL DESARROLLO HUMANO Y ENFOQUE HISTÓRICO CULTURAL

    • Relações entre significados de Problema em documentos curriculares e compreensões sobre seu papel no ensino de matemática

      Artigo publicado

      Autores: Wellington Pereira das Virgens; Vanessa Dias Moretti

      2022

      Fonte: REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM) , v. 12 , p. 181

    • A ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, APRENDIZAGEM E VULNERABILIDADE SOCIAL

      Artigo publicado

      Autores: Maria Vanúsia de Oliveira Silva; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 10 , p. 1

    • Generalização no Desenvolvimento do Pensamento Teórico: análise de um Problema Desencadeador de Aprendizagem de Frações Equivalentes como Tarefa de Estudo

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Iraji de Oliveira Romeiro; Lidiane Zeferino

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: EDUCATIVA (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 25 , p. 1

    • PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO

      Artigo publicado

      Autores: SANTOS, FERNANDA CRISTINA FERREIRA; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2022

      Fonte: PARADIGMA (MARACAY) , v. 43 , p. 92

    • Linguagem e Significados: o Problema do Problema na Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Wellington Pereira das Virgens; Vanessa Dias Moretti

      2022

      Fonte: As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da educ , p. 107

    • Ludicidade e Educação Matemática: o Movimento dos Sentidos de Professoras da Educação Infantil

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Juliana Ribeiro Andrade; Vanessa Dias Moretti

      2022

      Fonte: Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento , p. 69


    2021


    • Contribuições da Teoria da Objetivação para a Análise Multimodal de Vídeos na Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Luis Radford

      2021

      Fonte: Anais do VIII Sipem

    • O Movimento do Pensamento Teórico de Professores sobre o Conceito de Fração e o Sentido Atribuído aos Materiais Didáticos: Um Exemplo de Multiplicação com Frações

      Artigo publicado

      Autores: Iraji de Oliveira Romeiro; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 23 , p. 1

    • Partes, medidas e frações equivalentes: o movimento do pensamento teórico de professores que ensinam matemática

      Artigo publicado

      Autores: Iraji de Oliveira Romeiro; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica , v. 5(2) , p. 458

    • MOVIMENTO DOS SENTIDOS DE PROFESSORAS SOBRE O LÚDICO: IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

      Artigo publicado

      Autores: ANDRADE, JULIANA; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 6 , p. 107

    • A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: ROMPENDO A DICOTOMIA TEORIA/PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Vanessa Dias Moretti

      2021

      Fonte: HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 8 , p. 23

    • O ensino e a aprendizagem do mapa a partir das contribuições da Teoria da Objetivação.

      Artigo publicado

      Autores: Raquel Camalionte Castilho; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: Revista de Matemática, Ensino e Cultura , v. 16 , p. 39

    • Teoría histórico-cultural y educación matemática: diálogos posibles en la formación de profesores

      Artigo publicado

      Autores: DIAS DE SOUZA, FLAVIA; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: Revista Venezolana de Investigación en Educación Matemática , v. 1 , p. e20210

    • Generalização Teórica e o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: contribuições para a formação de professores dos Anos Iniciais

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; VIRGENS, WELLINGTON PEREIRA DAS; ROMEIRO, IRAJI DE OLIVEIRA

      Conteúdo completo

      2021

      Fonte: Boletim de Educação Matemática. BOLEMA , v. 35 , p. 1457

    • Pensamento algébrico nos anos iniciais: diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Luis Radford

      2021

      Fonte:

    • Introdução: Pensamento algébrico nos anos iniciais

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Luis Radford; Vanessa Dias Moretti

      2021

      Fonte: Pensamento algébrico nos anos iniciais: diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural , p. 21

    • O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação de professores dos anos iniciais: contribuições da teoria da objetivação

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Iraji de Oliveira Romeiro; Vanessa Dias Moretti

      2021

      Fonte: Pensamento algébrico nos anos iniciais: diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural , p. 105

    • O pensamento algébrico de professores dos anos iniciais: Desenvolvimento do pensamento teórico com a mediação de conceitos da algebra

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Fernanda Cristina Ferreira Santos; Vanessa Dias Moretti

      2021

      Fonte: Pensamento algébrico nos anos iniciais: diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural , p. 245


    2020


    • A formação docente voltada ao desenvolvimento do pensamento algébrico em perspectiva histórico-cultural

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Wellington Pereira das Virgens; Iraji de Oliveira Romeiro

      2020

      Fonte: Anais do XX Endipe

    • Desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais no contexto da Formação Continuada

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernanda Cristina Ferreira Santos; Vanessa Dias Moretti

      2020

      Fonte: Anais do XX Endipe

    • Desenvolvimento do Pensamento Teórico de Professores dos Anos Iniciais sobre Frações

      Artigo publicado

      Autores: Lidiane Chaves Zeferino; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: Educação Matemática Pesquisa , v. 22 , p. 425

    • O encontro com o mapa: aprendendo a pensar sobre o espaço por meio do sistema semiótico cartográfico

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Raquel Camalionte Castilho; Vanessa Dias Moretti

      2020

      Fonte: Fundamentos e Aplicações para o Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática , p. 175

    • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO SOBRE FRAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

      Capítulo de livro publicado

      Autores: ZEFERINO, Lidiane Chaves; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: diálogos com a pesquisa em movimento , p. 81

    • ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

      Capítulo de livro publicado

      Autores: MARTINS, Edna; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2020

      Fonte: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONFIGURAÇÕES E ANÁLISES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES , p. 140


    2019


    • Os Problemas Desencadeadores de aprendizagem e os estudos sobre a História da MatemáticaATEMÁTICA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Wellington Pereira das Virgens; Vanessa Dias Moretti

      2019

      Fonte: Anais do XIII ENEM ? Encontro Nacional de Educação Matemática

    • O desenvolvimento do pensamento teórico sobre conceitos algébricos de professores dos anos iniciais

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernanda Cristina Ferreira Santos; Vanessa Dias Moretti

      2019

      Fonte: Anais Quarto Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação-IFSP

    • NOÇÕES GEOMÉTRICAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA: A PRODUÇÃO DE ARTEFATO LÚDICO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

      Trabalhos em eventos

      Autores: Alex Garcia Smith Angelo; Vanessa Dias Moretti

      2019

      Fonte: Anais do XIII ENEM ? Encontro Nacional de Educação Matemática

    • Desdobramentos da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino e para a investigação sobre a atividade pedagógica

      Artigo publicado

      Autores: Wellington Lima Cedro; Vanessa Dias Moretti; Silvia Pereira Gonzaga de Moraes

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 24 , p. 402

    • Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática

      Artigo publicado

      Autores: ARRUDA, FABIO PINTO DE; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2019

      Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 45 , p. 1


    2018


    • O clube de matemática na escola: construindo um espaço de significação sobre formação e aprendizagem no ensino de matemática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Juliana Ribeiro Andrade; Vanessa Dias Moretti

      2018

      Fonte: Anais co Colóquio Gepape 2018

    • Aspectos da teoria e da prática na proposta de formação humana do estudante-trabalhador

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fabio Pinto de Arruda; Vanessa Dias Moretti

      2018

      Fonte: Anais do Colóquio Gepape 2018

    • Situações desencadeadoras sobre o conceito de mapa

      Trabalhos em eventos

      Autores: Raquel Camalionte Castilho; Vanessa Dias Moretti

      2018

      Fonte: Anais do Colóquio Gepape 2018

    • Atribuição de Sentidos Pessoais e Desenvolvimento do Pensamento Teórico sobre Conceitos Algébricos com Professores dos Anos Iniciais

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fernanda Cristina Ferreira Santos; Vanessa Dias Moretti

      2018

      Fonte: Anais do Colóquio Gepape 2018

    • A formação de professores de matemática para a organização da atividade pedagógica envolvendo alunos em situação de vulnerabilidade social

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Vanúsia de Oliveira Silva; Vanessa Dias Moretti

      2018

      Fonte: Anais do Colóquio Gepape 2018

    • Estudo da história dos conceitos matemáticos na organização da Atividade Pedagógica

      Trabalhos em eventos

      Autores: Wellington Pereira das Virgens; Vanessa Dias Moretti

      2018

      Fonte: Anais do Colóquio Gepape 2018

    • O papel do Problema na organização da atividade pedagógica em perspectiva histórico-cultural

      Trabalhos em eventos

      Autores: Wellington Pereira das Virgens; Fabio Pinto de Arruda; Vanessa Dias Moretti

      2018

      Fonte: Anais do IV Colóquio Internacional de Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov

    • As contribuições da Teoria do Ensino Desenvolvimental para o desenvolvimento do pensamento teórico de professores sobre o conceito de fração

      Trabalhos em eventos

      Autores: Iraji de Oliveira Romeiro; Lidiane Zeferino; Vanessa Dias Moretti

      2018

      Fonte: Anais do IV Colóquio Internacional de Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov

    • O movimento do pensamento teórico de professores sobre o conceito de fração

      Trabalhos em eventos

      Autores: Iraji de Oliveira Romeiro; Vanessa Dias Moretti

      2018

      Fonte: Anais do V Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática

    • Sentidos sobre Problemas na Formação Inicial de Professores de Matemática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Wellington Pereira das Virgens; Vanessa Dias Moretti

      2018

      Fonte: Anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática

    • O CONHECIMENTO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE FRAÇÃO: implicações para o ensino

      Artigo publicado

      Autores: Lidiane Zeferino; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2018

      Fonte: CADERNOS DE PESQUISA , v. 24 , p. 36

    • Entrevista a Luis Radford

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Maria Lucia Panossian; Luis Radford

      Conteúdo completo

      2018

      Fonte: Revista Obutchénie , v. 2 , p. 251

    • Matemática na Educação Infantil e ressignificação da prática docente em Formação Continuada

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Gisele Mendes Amorim; Vanessa Dias Moretti

      2018

      Fonte: Formação de Professores na Educação Infantil: conquistas e realidades , p. 55


    2017


    • GEPPEDH-MAT: A pesquisa em Educação Matemática ancorada na perspectiva Histórico-Cultural

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Iraji de Oliveira Romeiro; Lidiane Chaves Zeferino; Wellington Pereira das Virgens

      2017

      Fonte: anais do IV Fórum de discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil

    • A Questão Do Método No Enfoque Histórico-Cultural: Contribuições Para A Pesquisa Em Educação

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins

      2017

      Fonte: Anais do IV fórum ISCAR-Brasil

    • A organização do Ensino de Frações e o Desenvolvimento do Pensamento Teórico do Professor

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lidiane Chaves Zeferino; Vanessa Dias Moretti

      2017

      Fonte: Anais do XIII Encontro Paulista de Educação Matemática

    • A Organização Do Ensino De Frações E O Desenvolvimento Do Pensamento Teórico Do Professor

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lidiane Chaves Zeferino; Vanessa Dias Moretti

      2017

      Fonte: Anais do XIII EPEM

    • Matemática Na Educação Infantil: Contribuições Da Atividade Orientadora de Ensino para a (Re)Organização da Prática Docente

      Artigo publicado

      Autores: Gisele Mendes Amorim; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2017

      Fonte: INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 42 , p. 194

    • A atividade orientadora de ensino como pressuposto teórico-metodológico de pesquisas

      Artigo publicado

      Autores: Maria Lúcia Panossian; Fabiana Fiorezi de Marco; Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes; Flávia Dias de souza; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2017

      Fonte: Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 25 , p. 279

    • Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: um Olhar sobre as Pesquisas

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Wellington Lima Cedro

      2017

      Fonte:

    • Aprendizagem da docência e Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Lidiane Chaves Zeferino

      2017

      Fonte: Desafios da formação Inicial docente no Contexto do Pibid , p. 71

    • Método Histórico-Dialético, Teoria Histórico-Cultural e Educação: Algumas apropriações em pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins; Flávia Dias de souza

      2017

      Fonte: Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: um Olhar sobre as Pesquisas , p. 25

    • Relações entre Movimento Histórico e Lógico de um Conceito, Desenvolvimento do Pensamento Teórico e Conteúdo Escolar

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Maria Lúcia Panossian; Vanessa Dias Moretti; Flávia Dias Ribeiro

      2017

      Fonte: Educação Escolar e Pesquisa na Teoria Histórico-cultural , p. 88


    2016


    • Towards a Culturally Meaningful History of Concepts and the Organization of Mathematics Teaching Activity

      Trabalhos em eventos

      Autores: Luis Radford; Vanessa Dias Moretti

      2016

      Fonte: Proceedings of the 2016 ICME Satellite Meeting of the International Study Group on the Relations Between the History and Pedagogy of Mathematics , p. 503

    • Pensamento Teórico sobre o Número Racional e sua Representação Fracionária: implicações para a Formação docente

      Trabalhos em eventos

      Autores: Iraji de Oliveira Romeiro; Vanessa Dias Moretti

      2016

      Fonte: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática

    • Dialectical and Historical Method, Cultural-Historical Theory and Education: Some Appropriation in Research on Education Of Teachers Who Teach Mathematics

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins; Flávia Dias de souza

      2016

      Fonte: REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM) , v. 6 , p. 54

    • Editorial: Mathematics Education and Cultural-Historical Theory

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Wellington Lima Cedro

      2016

      Fonte: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM) , v. 6 , p. 2

    • Sobre o Processo de Humanização

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Algacir José Rigon; Flávia da Silva Ferreira Asbahr; Vanessa Dias Moretti

      2016

      Fonte: A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural , p. 15

    • O Desenvolvimento Psíquico e o Processo Educativo

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Algacir José Rigon; Vanessa Dias Moretti; Wellington Lima Cedro; Maria Eliza Mattosinho Bernardes

      2016

      Fonte: A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural , p. 51

    • A Atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Manoel Oriosvaldo de Moura; Elaine Sampaio Araújo; Flávia Dias de souza; Maria Lúcia Panossian; Vanessa Dias Moretti

      2016

      Fonte: A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural , p. 93


    2015


    • As Contribuições da Teoria da Atividade no ensino de Frações

      Trabalhos em eventos

      Autores: Lidiane Chaves Zeferino; Iraji de Oliveira Romeiro; Vanessa Dias Moretti

      2015

      Fonte: Anais do XII Educere

    • História do Conceito culturalmente significada e a Organização da Atividade de Ensino de Matemática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Luis Radford

      2015

      Fonte: Anais do VI Sipem

    • Educação, educação matemática e teoria cultural da objetivação: uma conversa com Luis Radford

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; PANOSSIAN, MARIA LÚCIA; Manoel Oriosvaldo de Moura

      Conteúdo completo

      2015

      Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 41 , p. 243

    • ATIVIDADE DE ENSINO, MEDIAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins

      Conteúdo completo

      2015

      Fonte: Contrapontos (Online) , v. 15 , p. 394

    • Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas pedagógicas

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Neusa Maria Marques de Souza

      2015

      Fonte:

    • Sobre a Prática na Formação de Professores de Matemática no Brasil:das Diretrizes Legais à essência do Conceito

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flávia Dias de souza; Vanessa Dias Moretti

      2015

      Fonte: Educação Matemática: Pesquisas e Possibilidades , p. 27


    2014


    • O PROBLEMA LÓGICO-HISTÓRICO, APRENDIZAGEM CONCEITUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2014

      Fonte: POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul) , v. 8 , p. 29

    • Aprendizagem da docência em atividade de ensino no clube de matemática

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2014

      Fonte: Revista Psicologia Escolar e Edcuacional , v. 18 , p. 511


    2013


    • Ludicidade e Aprendizagem no Clube de Matemática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Laís Porto Pezzuto; Mayara Fervorini; Vanessa Dias Moretti

      2013

      Fonte: Anais do XI ENEM

    • Educação Matemática no Primeiro Ano do ensino fundamental: onde está o brincar?

      Trabalhos em eventos

      Autores: Kamila Gélio; Vanessa Dias Moretti

      2013

      Fonte: Anais do XI ENEM

    • A aprendizagem da docência em Matemática: o professor supervisor do Pibid em atividade de ensino

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Magali Silvestre; Denise Sousa Llata; Lidiane Zeferino

      2013

      Fonte: Anais do XI ENEM

    • Teoria Histórico-cultural na produção acadêmica sobre formação de professores que ensinam matemática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Flávia Dias Ribeiro; Maria Lúcia Panossian

      2013

      Fonte: Anais da 36ª Reunião Nacional da ANPEd - 2013


    2012


    • A Atividade de Ensino, Mediação e Aprendizagem da docência na Residência Pedagógica: uma análise a partir da Teoria Histórico-Cultural

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins

      2012

      Fonte: Anais do I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-cultural

    • A Aprendizagem Da Docência Em Atividade: O Clube De Matemática Da Unifesp

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2012

      Fonte: Anais do XVI Endipe

    • Resenha do livro Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Uma leitura filosófica e epistemológica, de Janette Friedrich

      Artigo publicado

      Autores: Edna Martins; Vanessa Dias Moretti

      2012

      Fonte: Psicologia. Teoria e Prática , v. 14 , p. 189


    2011


    • Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Manoel Oriosvaldo de Moura

      Conteúdo completo

      2011

      Fonte: Ciência e Educação (UNESP. Impresso) , v. 17 , p. 435

    • A Articulação entre a Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática: o Caso da Residência Pedagógica da UNIFESP

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2011

      Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE) , v. 34 , p. 385

    • O humano no homem: os pressupostos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Asbahr, Flávia da Silva Ferreira; Rigon, Algacir José

      Conteúdo completo

      2011

      Fonte: Psicologia & Sociedade , v. 23 , p. 477

    • Números e Operações: elementos lógico-históricos para atividade de ensino

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marisa da Silva Dias; Vanessa Dias Moretti

      2011

      Fonte:

    • Residência Pedagógica e Oficina Pedagógica de Matemática da Unifesp: articulando a Formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam Matemática

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2011

      Fonte: Formação de Professores em Diferentes Espaços e Contextos , p. 89


    2010


    • O Problema Lógico-histórico na formação de professores de Matemática em Atividade de Ensino

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2010

      Fonte: PBL 2010 - Congresso Internacional

    • A Residência Pedagógica na UNIFESP: um olhar para a formação do professor que ensina Matemática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2010

      Fonte: Anais do XV ENDIPE

    • ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: UNIDADE ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM

      Artigo publicado

      Autores: Manoel Oriosvaldo de Moura; Elaine Sampaio Araújo; Vanessa Dias Moretti; Maria Lúcia Panossian; Flávia Dias Ribeiro

      Conteúdo completo

      2010

      Fonte: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. 10 , p. 205

    • O Sentido em Movimento na Formação de Professores de Matemática

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Manoel Oriosvaldo de Moura

      Conteúdo completo

      2010

      Fonte: ZETETIKE (UNICAMP) , v. 18 , p. 155

    • A Formação Docente na Perspectiva Histórico-Cultural: em Busca da Superação da Competência Individual

      Artigo publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Manoel Oriosvaldo de Moura

      2010

      Fonte: Revista Psicologia Política , v. 10 , p. 327

    • O Desenvolvimento do Pensamento Teórico na Organização do Ensino

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Algacir José Rigon; Maria Eliza Mattozinho Bernardes; Vanessa Dias Moretti; Wellington Lima Cedro

      2010

      Fonte: A Atividade Pedagógica na teoria histórico-cultural , p. 67

    • Atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e aprendizagem

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Manoel Oriosvaldo de Moura; Elaine Sampaio Araújo; Vanessa Dias Moretti; Maria Lúcia Panossian; Flávia Dias Ribeiro

      2010

      Fonte: A Atividade Pedagógica na teoria histórico-cultural , p. 81

    • Sobre o processo de humanização

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Algacir José Rigon; Flávia da Silva Ferreira Asbahr; Vanessa Dias Moretti

      2010

      Fonte: A Atividade Pedagógica na teoria histórico-cultural. , p. 13


    2009


    • O Sentido e o Motivo na Formação de Professores em Atividade de Ensino

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Manoel Oriosvaldo de Moura

      2009

      Fonte: ABRAPEE

    • O Sentido em Movimento na Formação de Professores de Matemática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2009

      Fonte: Anais do IV SIPEM

    • Formação de Professores em Atividade de Ensino: Uma articulação entre formação e trabalho docente

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Manoel Oriosvaldo de Moura

      2009

      Fonte: Anais do IV Encontro Iberoamericano de Educação


    2008


    • Professores em Atividade de Ensino: Contribuições da perspectiva histórico-cultural para a compreensão do processo de formação docente

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Manoel Oriosvaldo de Moura

      2008

      Fonte: Anais do XIV Endipe

    • Professores de Matemática em Atividade de ensino: contribuições da perspectiva históric-cultural para a formação docente

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Manoel Oriosvaldo de Moura

      2008

      Fonte: Anais da 31ª Reunião da Anped


    2007


    • Contribuições da Perspectiva histórico-cultural para a compreensão do processo de formação docente

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Manoel Oriosvaldo de Moura

      2007

      Fonte: Anais do III Congresso Internacional de Psicologia

    • PROFESSORES EM ATIVIDADES DE ENSINO: A FORMAÇÃO CONTÍNUA NA PRÁXIS PEDAGÓGICA

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2007

      Fonte: Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste

    • FORMAÇÃO CONTÍNUA NA PRÁXIS PEDAGÓGICA: PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DE ENSINO

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2007

      Fonte: Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática


    2006


    • A atividade Orientadora de ensino e a formação de professores

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2006

      Fonte: Anais do XIII Endipe

    • A atividade de ensino e o trabalho do professor: A formação contínua na práxis pedagógica

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2006

      Fonte: Anais da IV semana de Educação da Fe/USP

    • A teoria do valor em Marx e a educação: um olhar sobre a pedagogia das competências

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2006

      Fonte: A Teoria do Valor em Marx e a Educação , p. 179


    2005


    • A Atividade de Ensino na formação Contínua de Professoresde Matemática

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2005

      Fonte: Anais da III Semana de Educação da FE/USP

    • Formação Contínua de Professores de Matemática em Situação Coletiva

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2005

      Fonte: Pesquisa em Educação Matemática e Transformação Social: Perspectivas e Interfaces


    2003


    • Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais

      Artigo publicado

      Autores: Manoel Oriosvaldo de Moura; Vanessa Dias Moretti

      Conteúdo completo

      2003

      Fonte: Ciência e Educação (UNESP. Impresso) , v. 9 , n. 1 , p. 67


    2000


    • O Conceito de Função: os conhecimentos prévios e as interações sociais como desencadeadores da aprendizagem

      Trabalhos em eventos

      Autores: Vanessa Dias Moretti; Manoel Oriosvaldo de Moura

      2000

      Fonte: LIVRO DE RESUMOS do I Sipem , p. 111

    Atuações

    Escola Vera Cruz

    • Professor

      1997 a 2007

    • Orientadora

      Celeitista

      2000 a 2001

    • Professora

      1998 a 2001

    Universidade de Santo Amaro

    • Professor Auxiliar de Ensino

      1999 a 1999

    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

    • Doutoranda

      Doutoranda

      2005 a 2005

    • Educador Superior I, Nível A

      Celetista formal

      1995 a 1995

    • Estudante

      Estágio de Docência

      2006 a 2006

    • Livre

      Pesquisador colaborador

      Desde 2002

    Fundação Carlos Alberto Vanzolini

    • Livre

      Autônomo

      2006 a 2006

    • Livre

      Autônomo

      2007 a 2008

    Fundação Biblioteca Nacional

    • Livre

      Parecerista Ciências Exatas

      2007 a 2007

    Escola da Vila

    • Professor

      2007 a 2007

    Colégio Equipe

    • Professora

      Celetista formal

      2008 a 2008

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professora Adjunta

      2009 a 2017

    • Professora Associada

      Desde 2017

    Universidade Estadual de Campinas

    • Livre

      Autônomo

      2005 a 2006

    Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP

    • Livre

      Autônomo

      2003 a 2003

    • Livre

      Autônomo

      2005 a 2005

    Funda Universidade Estadual de Alagoas

    • Livre

      Livre

      1998 a 1998

    Zetetike (UNICAMP)

    • Revisor de periódico

      Desde 2011

    Psicologia Escolar e Educacional (Impresso)

    • Revisor de periódico

      Desde 2012

    Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

    • Revisor de periódico

      Desde 2012

    Revista Olhares

    • Revisor de periódico

      Desde 2012

    Revista Perspectivas da Educação Matemática

    • Revisor de periódico

      Desde 2013

    Revista de Educação Pública

    • Revisor de periódico

      Desde 2014

    Educação em Revista (UFMG. Impresso)

    • Revisor de periódico

      Desde 2014

    Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)

    • Revisor de periódico

      Desde 2014

    Laurentian University of Sudbury

    • Visiting Professor

      Visiting Professor

      2014 a 2015

    • Visiting Professor

      Visiting Professor

      2019 a 2020

    Revista Portuguesa de Educação

    • Revisor de periódico

      Desde 2015

    Revista Paranaense de Educação Matemática

    • Revisor de periódico

      Desde 2015

    Cadernos de Educação (UFPel)

    • Revisor de periódico

      Desde 2015

    Teoria e Prática da Educação

    • Revisor de periódico

      Desde 2015

    Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM)

    • Membro de corpo editorial

      2016 a 2016

    Universidade de São Paulo

    • Orientadora de Doutorado - PPGE - FE/USP

      2016 a 2019

    Obutchénie. Revista de didática e psicologia pedagógica

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2016

    Boletim de Educação Matemática. BOLEMA

    • Revisor de periódico

      Desde 2018

    Ensino Em Re-Vista

    • Revisor de periódico

      Desde 2017

    ALEXANDRIA (UFSC)

    • Revisor de periódico

      Desde 2018

    Sociedade Brasileira de Educação Matemática

    • Pesquisadora

      Colaboradora

      Desde 2000

    • Coord. Adjunta do GT07 -Formação de Professor

      2018 a 2021

    • Coordenadora do GT07 -Formação de Professor

      Desde 2021

    EDUCAÇÃO E PESQUISA

    • Revisor de periódico

      Desde 2021

    GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS

    • Revisor de periódico

      Desde 2022

    SISYPHUS - JOURNAL OF EDUCATION

    • Revisor de periódico

      Desde 2021

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Ana Luiza de Araujo Ribeiro

      Clube de Matemática na escola como espaço de aprendizagem discente e de formação docente

      Educação (33009015083P7)

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Fernanda Cristina Ferreira Santos

      A unidade entre atividade de ensino e aprendizagem no desenvolvimento do pensamento algébrico: Contribuições da teoria da objetivação e da Atividade orientadora de ensino

      Educação (33009015083P7)

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Viviane Rocha Costa Cardim

      Pensamento Computacional e Educação Matemática

      Educação (33009015083P7)

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Lidiane Chaves Zeferino

      A organização do ensino para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais: contribuições da THC e a Teoria Cultural da Objetivação

      Educação (33009015083P7)

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2020

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Crislaine Pereira Ponciano Trindad

      Desenvolvimento Do Pensamento Estocástico De Professores Dos Anos Iniciais Em Atividade De Ensino

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Sonia Aparecida de Brito Franco

      Ensino e práticas docentes na educação básica: brincando e Aprendendo

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Luciellen Eufrásio de Carvalho Ferreira

      Literatura Infantil Como Instrumento Mediador Em Histórias Virtuais Para O Desenvolvimento Do Pensamento Algébrico

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Márcia Maria Staquecini

      A organização do ensino para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais no Clube de Matemática na escola

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Gilmar Alves De Fonte

      O movimento de formação de conceitos algébricos por estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental

      Educação (33009015083P7)

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Tese de doutorado concluídas

    • Iraji de Oliveira Romeiro

      Formas de generalização no processo formativo de professores envolvendo elementos do conhecimento algébrico nos anos iniciais

      Educação (33009015083P7)

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Wellington Pereira das Virgens

      Problemas Desencadeadores de Aprendizagem na organização do Ensino: sentidos em movimento na formação de professores de matemática

      Educação

      Universidade de São Paulo

      Concluído em 2019

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Luana Cristina da Silva Santos

      Sentidos sobre as Relações Étnico-raciais na Educação Matemática: formação inicial de professores na perspectiva histórico-cultural decolonial

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Alex Garcia Smith Angelo

      O Desenvolvimento do Pensamento Teórico de Professores em um Contexto de Jogos Digitais e das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics)

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Maria Vanusia de Oliveira Silva

      A organização da Atividade de Ensino dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais para promover a aprendizagem dos alunos em situação de vulnerabilidade social

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Fernanda Cristina Ferreira Santos

      Desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais em atividade de ensino: o pensamento teórico mediado por conceitos algébricos

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Juliana Ribeiro Andrade

      Práticas Lúdicas e a Organização do Ensino da Matemática: Movimento dos Sentidos na Formação Docente

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Raquel Camalionte Castilho

      O 'encontro' com o Mapa e a Geografia no sexto ano do ensino fundamental na escola: contribuições da Teoria Cultural da Objetivação

      Educação (33009015083P7)

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Adriane Romero Branco

      A atividade de ensino do professor de matemática do sexto ano: sentidos da prática docente

      Educação

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Iraji de Oliveira Romeiro

      O movimento do pensamento teórico de professores sobre o conceito de fração e o sentido atribuído aos materiais didáticos na atividade de ensino

      Educação (33009015083P7)

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • Lidiane Chaves Zeferino

      Aprender a ensinar Frações a partir do conceito de Atividade Orientadora de Ensino: um estudo com professores de quartos e quintos anos do ensino fundamental

      Educação (33009015083P7)

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Fábio Pinto de Arruda

      Aprendizagem de projetos no ensino técnico: contribuições da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes

      Educação (33009015083P7)

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Gisele Mendes Amorim

      Matemática na Educação Infantil? Contribuições da Atividade Orientadora de Ensino para a (re)organização da prática docente

      Educação (33009015083P7)

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2015

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenadora do SubProjeto Pedagogia PIBID/Unifesp 2012

      Departamento de Educação

        Desde 2013

    • Coordenadora Geral do Programa de Residência Pedagógica do Departamento de Educação

      Departamento de Educação

        Desde 2019

    • Coordenadora da Residência Pedagógica no Ensino Fundamental - RPEF

      Departamento de Educação

        Desde 2015

    Pesquisa

    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

    • Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino

      O projeto tem por investigar as relações entre o desempenho escolar dos alunos, representado pelos dados do INEP e a organização curricular de matemática nos Anos Iniciais de Ensino Fundamental. A presente proposta apresenta-se como núcleo em rede. Nesse sentido, contará com quatro núcleos: USP (São Paulo); USP (Ribeirão Preto), UFG e UFSM. Serão utilizados os bancos de dados do INEP (IDEB, Censo Escolar, SAEB e Prova Brasil) e cada Núcleo terá a participação de professores da Educação Superior, estudantes da graduação, professores, supervisores e/ou coordenadores da Educação Básica, conformando um grupo colaborativo, na dimensão de uma pesquisa formativa. Com o desenvolvimento deste projeto objetivamos ampliar a produção de conhecimentos no campo educacional que possam subsidiar tanto a elaboração de políticas públicas em educação bem como a organização e desenvolvimento de ações escolares voltadas a Educação matemática, particularmente espera-se produzir, coletivamente, uma proposta curricular de alfabetização matemática que possa ser adotada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

      2011 a 2014

    • Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica

      Investigações sobre a atividade pedagógica, atividade de ensino e atividade de aprendizagem a partir da fundamentações da Teoria da Atividade proposta por Leontiev.

      Autores: Vanessa Dias Moretti, Manoel Oriosvaldo de Moura, Elaine Sampaio Araújo, Wellington Lima Cedro, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

      Desde 2002

    • Professores de Matemática em Atividade de Ensino: uma perspectiva histórico-cultural para aformação docente

      a pesquisa teve como objetivo investigar, a partir dos referenciais teóricos da teoria histórico-cultural, o processo de formação de professores em atividades de ensino, ao elaborarem coletivamente situações desencadeadoras de aprendizagem.

      Autores: Vanessa Dias Moretti, Manoel Oriosvaldo de Moura

      2003 a 2007

    Universidade Federal de São Paulo

    • O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico de Estudantes Do Ensino Fundamental no Contexto do Clube de Matemática: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural

      A pesquisa tem por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes, do ciclo de alfabetização e ciclo intermediário, desencadeado a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto do Clube de Matemática, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural e, em particular, no conceito de Atividade Orientadora de Ensino e nas contribuições da Teoria da Objetivação.

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      Desde 2023

    • Processos educativos e perspectiva histórico-cultural: aproximações entre a Teoria da Objetivação e a AOE

      O projeto envolve pesquisas acerca dos processos educativos a partir dos referenciais teórico e metodológicos da perspectiva Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade. Fundamentando-se nas produções de Vigotski e seus colaboradores, Davidov, Moura e Radford busca compreender os processos de ensino e de aprendizagem, tanto na educação básica quanto na formação inicial e continuada de professores. Em particular, busca-se compreender os processos de subjetivação e objetivação por meio da contribuições da Teoria da Objetivação e da AOE.

      Autores: Vanessa Dias Moretti, Manoel Oriosvaldo de Moura, Maria Lúcia Panossian, Luis Radford, Lidiane Chaves Zeferino, Iraji de Oliveira Romeiro, Wellington Pereira das Virgens, Fernanda Cristina Ferreira Santos, Flávia Dias de Souza

      Desde 2017

    • O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico voltado aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: contribuições da Teoria da Objetivação

      A pesquisa assume como problemática o desenvolvimento do pensamento algébrico nos e para os anos Iniciais do Ensino Fundamental e, nesse contexto, essa pesquisa se propõe a investigar a possibilidade de desenvolvimento do pensamento algébrico de professores nos anos iniciais de matemática e qual a implicação desse movimento para a organização do ensino da matemática e, mais especialmente, para a elaboração de situações desencadeadoras de ensino de noções algébricas para os anos iniciais.

      Autores: Vanessa Dias Moretti, Lidiane Chaves Zeferino, Iraji de Oliveira Romeiro, Wellington Pereira das Virgens, Raquel Camalionte Castilho, Alex Garcia Smith Angelo

      Desde 2018

    • O movimento do pensamento teórico de professores sobre o conceito de fração a partir de uma abordagem histórico-cultural

      O projeto teve por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento teórico de professores do Ensino Fundamental sobre o conceito de número racional em sua representação fracionária a partir do estudo da relação lógico-histórica do conceito e da proposição de situações desencadeadoras de aprendizagem.

      Autores: Vanessa Dias Moretti, Lidiane Zeferino, Iraji de Oliveira Romeiro, Wellington Pereira das Virgens, Fabio Pinto de Arruda, Fernanda Cristina Ferreira Santos

      2014 a 2017

    • Projeto Clube de Matemática

      Autores: Vanessa Dias Moretti, Lidiane Chaves Zeferino, Iraji de Oliveira Romeiro

      Desde 2015

    • Programa de Extensão Educação Matemática em Atividade

      Desde 2015

    • Desenvolvimento conceitual e a formação de professores que ensinam matemática: um estudo a partir da teoria histórico-cultural

      Partindo de uma perspectiva histórica e cultural, que compreende os conceitos matemáticos como produções humanas que objetivam respostas às necessidades dos sujeitos em um determinado lugar e tempo histórico, a pesquisa proposta tem por objetivo analisar a contribuição da Teoria Cultural da Objetivação (Radford) para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, assim como sua contribuição na organização de propostas para o ensino da Matemática.

      2014 a 2015

    • Aprendizagem da docência em Matemática: contribuições da Teoria Histórico-Cultural

      A partir da contribuições teóricas da perspectiva Histórico-cultural, em especial, Vigotski, Leontiev e Davidov, busca-se compreender os processo de aprendizagem da docência em Matemática em atividade de ensino. Investiga-se tanto a formação inicial quanto a continuada de professores em situação de traballho docente caracterizado pela necessidade de organização do ensino, tendo como referencial para essa organização a prática docente.

      Autores: Vanessa Dias Moretti, Luis Radford

      Desde 2012

    • Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural - GEPPEDH

      O GEPPEDH desenvolve estudos e pesquisas acerca dos processos educativos, formais e não formais no campo da infância, adolescência e família em suas múltiplas determinações a partir dos referenciais teórico metodológicos da perspectiva Histórico Cultural e da Teoria da Atividade. Fundamentando nas produções de Vigotski e seus colaboradores, busca-se compreender os processos de ensino e de aprendizagem, tanto na educação básica quanto na formação inicial e continuada de professores.

      Autores: Vanessa Dias Moretti, Edna Martins, Lidiane Chaves Zeferino, Iraji de Oliveira Romeiro, Wellington Pereira das Virgens, Fabio Pinto de Arruda, Juliana Ribeiro Andrade, Raquel Camalionte Castilho, Fernanda Cristina Ferreira Santos, Maria Vanúsia de Oliveira Silva, ARRUDA, FABIO PINTO DE, Alex Garcia Smith Angelo

      Desde 2012

    • Números e Operações: elementos lógico-históricos para atividade de ensino

      O projeto tem por objetivo investigar tanto a história da produção quanto a própria história do conhecimento dos conceitos de número e operações por diferentes civilizações. Focalizando tais conceitos matemáticos, frequentemente tratados de maneira unicamente formal, buscam-se contextualizações históricas e problemáticas que efetivamente tenha colocado ao homem a necessidade de tais conhecimentos. Tal movimento tem por objetivo a evidenciação de elementos lógico-históricos que possam orientar a organização do trabalho do professor que ensina matemática no sentido da elaboração de atividades de ensino desencadeadoras de aprendizagem, bem como subsidiar uma formação docente na qual a apropriação de conceitos matemáticos se dê de forma mediada por uma perspectiva histórica e cultural, viabilizando ao futuro professor a compreensão d a Matemática não como uma ciência acabada, imutável, mas como um processo de construção humana.

      2009 a 2010

    • Pró-docência - Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica

      O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores

      Autores: Vanessa Dias Moretti

      2010 a 2013

    • Professores em Atividade de Ensino: o Laboratório de Ensino de Matemática como espaço de formação docente

      Tomando como problema a necessária articulação entre a teoria e a prática na formação de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental, esta pesquisa tem por objetivo investigar o processo de aprendizagem de professores que ensinam Matemática, em atividade de ensino, em um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), entendido como espaço de aprendizagem, inicial e continuada, de docência da Matemática.

      Autores: Vanessa Dias Moretti, Célia Maria Benedicto Giglio, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, Marcia Aparecida Jacomini, Marineide de Oliveira Gomes, Magali Aparecida Silvestre, Claudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Clecio dos Santos Bunzen Júnior, Daniel Revah, Antonio Carlos Pinheiro, Márcia Cristina Romero Lopes, Izilda Cristina Johanson, Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, Verilda Speridião Kluth, Maria Rita Toledo, Henrique Parra, Lucila Pesce, Maria Rita Tarcia, Maria Angélica Pedra Minhoto

      2009 a 2011

    Laurentian University of Sudbury

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2023-12

    Processado em 2024-03-02