Vanessa Dias Moretti
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: vanessa.moretti@unifesp.br
Resumo
Vanessa Dias Moretti é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na linha Ensino de Ciências e Matemática, com pós-doutorado em Educação Matemática pela Laurentian University (Canadá). Licenciada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Professora Visitante na Laurentian University (2019-2020). Professora Associada IV da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e professora credenciada do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-Unifesp) no qual orienta mestrados e doutorados. Foi Coordenadora Geral do Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP entre 2017 e 2019. Atualmente coordena o GT07 - Formação de Professores que Ensinam Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), tendo sido coordenadora adjunta do mesmo GT na gestão (2018-2021). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica- GEPAPe/USP - e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico Cultural - GEPPEDH na Unifesp. Desenvolve pesquisas em Educação Matemática focando especialmente a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, aprendizagem da docência, atividade de ensino, teoria histórico-cultural e teoria da objetivação.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
MORETTI, Vanessa Dias;MORETTI, V. D.;Moretti, Vanessa Dias;MORETTI, VANESSA;DIAS MORETTI, VANESSA;MORETTI, V.
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Formação
Doutorado em Educação
Professores de Matemática em Atividade de Ensino. Uma perspectiva histórico-cultural para a formação docente
Ensino-Aprendizagem
Orientação: Manoel Oriosvaldo de Moura
Universidade de São Paulo
Mestrado em Educação
O Conceitro de função: os conhecimentos prévios e as interações sociais como desencadearores da aprendizagem
Educação Matemática
Ensino-Aprendizagem
Orientação: Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Universidade de São Paulo
1995 a 1998
Graduação em Matemática - Licenciatura
Universidade de São Paulo
1990 a 1994
Produção
2023
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EXPLORANDO O CONCEITO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA POR MEIO DA LUDICIDADE: UM EXPERIMENTO NO CLUBE DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Crislaine Pereira Ponciano Trindad; Sonia Aparecida de Brito Franco; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Anais do VI Encontro Nacional de Formação de Professores
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Ações mediadoras de desenvolvimento do pensamento teórico em uma formação continuada remota e síncrona de professores do Ensino Fundamental I (2023)
Artigo publicado
Autores: SMITH ANGELO, ALEX GARCIA; Vanessa Dias Moretti
Fonte: DIALOGIA , v. 1 , p. e24036 - Extrato QUALIS: A4
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Abordagem histórico-dialética dos conceitos na organização do ensino da matemática (2023)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; RADFORD, LUIS
Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 49 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
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MATERIAL DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NA ATIVIDADE DE ENSINO DO CONCEITO DE FRAÇÃO (2023)
Artigo publicado
Autores: ROMEIRO, IRAJI DE OLIVEIRA; Vanessa Dias Moretti
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 11 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
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GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural (2023)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins; Vanessa Dias Moretti
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 11 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
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Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia (2023)
Artigo publicado
Autores: MARTINS, PRISCILA BERNARDO; NACARATO, ADAIR MENDES; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Revista de Educação Matemática , v. 20 , p. e023089 - Extrato QUALIS: A3
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Atividade coletiva, atividade em comum, labor conjunto: Aproximações ao conceito de coletividade (2023)
Artigo publicado
Autores: ZEFERINO, Lidiane Chaves; ROMEIRO, IRAJI OLIVEIRA; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Revista Venezolana de Investigación en Educación Matemática , v. 3 , p. e202317
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Significação do conceito de problema na matemática escolar: De exercício e aplicação até o problema desencadeador de aprendizagem (2023)
Artigo publicado
Autores: VIRGENS, WELLINGTON PEREIRA DAS; Vanessa Dias Moretti
Fonte: REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 25 , p. 455 - Extrato QUALIS: A2
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Apresentação do Dossiê Formação de professores que ensinam matemática (2023)
Artigo publicado
Autores: Jonei Cerqueira Barbosa; Samira Zaidan; Vanessa Dias Moretti
Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 17 , p. e6618082 - Extrato QUALIS: A2
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Análise multimodal de vídeos: contribuições da Teoria da Objetivação para a pesquisa sobre formação de professores que ensinam Matemática (2023)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Luis Radford
Fonte: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 17 , p. e6236101 - Extrato QUALIS: A2
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Aportes de la Teoría de la Objetivación y laTeoría Histórico-Cultural a la Investigaciónen Educación Matemática (2023)
Artigo publicado
Autores: Rodolfo Vergel; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Revista Venezolana de Investigación en Educación Matemática , v. 3 , p. 1
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A matemática na formação do professor da Educação Infantil e Anos Iniciais: uma análise a partir de trabalhos publicados em eventos do campo da Educação Matemática (2023)
Livro publicado ou organizado
Autores: Adair Mendes Nacarato; Elaine Sampaio Araújo; Neusa Maria Marques de Souza; Vanessa Dias Moretti
Fonte:
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A matemática na formação inicial do pedagogo para a docência: o que revelam os trabalhos em eventos da área (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Neusa Maria Marques de Souza; Wellington Pereira das Virgens; Lidiane Chaves Zeferino
Fonte: < Voltar A matemática na formação do professor da Educação Infantil e Anos Iniciais: uma análise a partir de trabalhos publicados em eventos do campo da Educação Matemática , p. 29
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Considerações sobre a pesquisa: limites, convergências, posicionamentos e perspectivas futuras (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Reginaldo Fernando Carneiro; Priscila Bernardo Martins; Adair Mendes Nacarato
Fonte: A matemática na formação do professor da Educação Infantil e Anos Iniciais: uma análise a partir de trabalhos publicados em eventos do campo da Educação Matemática , p. 150
2022
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Relações entre significados de Problema em documentos curriculares e compreensões sobre seu papel no ensino de matemática (2022)
Artigo publicado
Autores: Wellington Pereira das Virgens; Vanessa Dias Moretti
Fonte: REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM) , v. 12 , p. 181 - Extrato QUALIS: A1
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A ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, APRENDIZAGEM E VULNERABILIDADE SOCIAL (2022)
Artigo publicado
Autores: Maria Vanúsia de Oliveira Silva; Vanessa Dias Moretti
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 10 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
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Generalização no Desenvolvimento do Pensamento Teórico: análise de um Problema Desencadeador de Aprendizagem de Frações Equivalentes como Tarefa de Estudo (2022)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Iraji de Oliveira Romeiro; Lidiane Zeferino
Fonte: EDUCATIVA (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 25 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
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PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS VOLTADAS AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO (2022)
Artigo publicado
Autores: SANTOS, FERNANDA CRISTINA FERREIRA; Vanessa Dias Moretti
Fonte: PARADIGMA (MARACAY) , v. 43 , p. 92 - Extrato QUALIS: A1
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Linguagem e Significados: o Problema do Problema na Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Wellington Pereira das Virgens; Vanessa Dias Moretti
Fonte: As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da educ , p. 107
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Ludicidade e Educação Matemática: o Movimento dos Sentidos de Professoras da Educação Infantil (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Juliana Ribeiro Andrade; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento , p. 69
2021
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O Movimento do Pensamento Teórico de Professores sobre o Conceito de Fração e o Sentido Atribuído aos Materiais Didáticos: Um Exemplo de Multiplicação com Frações (2021)
Artigo publicado
Autores: Iraji de Oliveira Romeiro; Vanessa Dias Moretti
Fonte: REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 23 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
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Partes, medidas e frações equivalentes: o movimento do pensamento teórico de professores que ensinam matemática (2021)
Artigo publicado
Autores: Iraji de Oliveira Romeiro; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica , v. 5(2) , p. 458 - Extrato QUALIS: A4
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MOVIMENTO DOS SENTIDOS DE PROFESSORAS SOBRE O LÚDICO: IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2021)
Artigo publicado
Autores: ANDRADE, JULIANA; Vanessa Dias Moretti
Fonte: REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 6 , p. 107 - Extrato QUALIS: A4
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O ensino e a aprendizagem do mapa a partir das contribuições da Teoria da Objetivação. (2021)
Artigo publicado
Autores: Raquel Camalionte Castilho; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Revista de Matemática, Ensino e Cultura , v. 16 , p. 39 - Extrato QUALIS: A4
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Teoría histórico-cultural y educación matemática: diálogos posibles en la formación de profesores (2021)
Artigo publicado
Autores: DIAS DE SOUZA, FLAVIA; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Revista Venezolana de Investigación en Educación Matemática , v. 1 , p. e20210
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Generalização Teórica e o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: contribuições para a formação de professores dos Anos Iniciais (2021)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; VIRGENS, WELLINGTON PEREIRA DAS; ROMEIRO, IRAJI DE OLIVEIRA
Fonte: Boletim de Educação Matemática. BOLEMA , v. 35 , p. 1457 - Extrato QUALIS: A1
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O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação de professores dos anos iniciais: contribuições da teoria da objetivação (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Iraji de Oliveira Romeiro; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Pensamento algébrico nos anos iniciais: diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural , p. 105
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O pensamento algébrico de professores dos anos iniciais: Desenvolvimento do pensamento teórico com a mediação de conceitos da algebra (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Fernanda Cristina Ferreira Santos; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Pensamento algébrico nos anos iniciais: diálogos e complementaridades entre a teoria da objetivação e a teoria histórico-cultural , p. 245
2020
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Desenvolvimento do Pensamento Teórico de Professores dos Anos Iniciais sobre Frações (2020)
Artigo publicado
Autores: Lidiane Chaves Zeferino; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Educação Matemática Pesquisa , v. 22 , p. 425 - Extrato QUALIS: A1
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO SOBRE FRAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: ZEFERINO, Lidiane Chaves; Vanessa Dias Moretti
Fonte: TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: diálogos com a pesquisa em movimento , p. 81
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (2020)
Capítulo de livro publicado
Autores: MARTINS, Edna; Vanessa Dias Moretti
Fonte: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONFIGURAÇÕES E ANÁLISES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES , p. 140
2019
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Desdobramentos da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino e para a investigação sobre a atividade pedagógica (2019)
Artigo publicado
Autores: Wellington Lima Cedro; Vanessa Dias Moretti; Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
Fonte: LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 24 , p. 402 - Extrato QUALIS: A2
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Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática (2019)
Artigo publicado
Autores: ARRUDA, FABIO PINTO DE; Vanessa Dias Moretti
Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 45 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
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2018
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O CONHECIMENTO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE FRAÇÃO: implicações para o ensino (2018)
Artigo publicado
Autores: Lidiane Zeferino; Vanessa Dias Moretti
Fonte: CADERNOS DE PESQUISA , v. 24 , p. 36 - Extrato QUALIS: A3
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Entrevista a Luis Radford (2018)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Maria Lucia Panossian; Luis Radford
Fonte: Revista Obutchénie , v. 2 , p. 251 - Extrato QUALIS: A4
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As contribuições da Teoria do Ensino Desenvolvimental para o desenvolvimento do pensamento teórico de professores sobre o conceito de fração (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Iraji de Oliveira Romeiro; Lidiane Zeferino; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Anais do IV Colóquio Internacional de Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov
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2017
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Matemática Na Educação Infantil: Contribuições Da Atividade Orientadora de Ensino para a (Re)Organização da Prática Docente (2017)
Artigo publicado
Autores: Gisele Mendes Amorim; Vanessa Dias Moretti
Fonte: INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 42 , p. 194 - Extrato QUALIS: A2
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A atividade orientadora de ensino como pressuposto teórico-metodológico de pesquisas (2017)
Artigo publicado
Autores: Maria Lúcia Panossian; Fabiana Fiorezi de Marco; Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes; Flávia Dias de souza; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 25 , p. 279 - Extrato QUALIS: A3
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GEPPEDH-MAT: A pesquisa em Educação Matemática ancorada na perspectiva Histórico-Cultural (2017)
Trabalhos em eventos
Autores: Vanessa Dias Moretti; Iraji de Oliveira Romeiro; Lidiane Chaves Zeferino; Wellington Pereira das Virgens
Fonte: anais do IV Fórum de discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil
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Método Histórico-Dialético, Teoria Histórico-Cultural e Educação: Algumas apropriações em pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins; Flávia Dias de souza
Fonte: Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: um Olhar sobre as Pesquisas , p. 25
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2016
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Dialectical and Historical Method, Cultural-Historical Theory and Education: Some Appropriation in Research on Education Of Teachers Who Teach Mathematics (2016)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins; Flávia Dias de souza
Fonte: REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM) , v. 6 , p. 54 - Extrato QUALIS: A1
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A Atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem (2016)
Capítulo de livro publicado
Autores: Manoel Oriosvaldo de Moura; Elaine Sampaio Araújo; Flávia Dias de souza; Maria Lúcia Panossian; Vanessa Dias Moretti
Fonte: A Atividade Pedagógica na Teoria Histórico-Cultural , p. 93
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Towards a Culturally Meaningful History of Concepts and the Organization of Mathematics Teaching Activity (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Luis Radford; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Proceedings of the 2016 ICME Satellite Meeting of the International Study Group on the Relations Between the History and Pedagogy of Mathematics , p. 503
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2015
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Educação, educação matemática e teoria cultural da objetivação: uma conversa com Luis Radford (2015)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; PANOSSIAN, MARIA LÚCIA; Manoel Oriosvaldo de Moura
Fonte: Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 41 , p. 243 - Extrato QUALIS: A1
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ATIVIDADE DE ENSINO, MEDIAÇÃO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL (2015)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Edna Martins
Fonte: Contrapontos (Online) , v. 15 , p. 394 - Extrato QUALIS: A3
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2014
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O PROBLEMA LÓGICO-HISTÓRICO, APRENDIZAGEM CONCEITUAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA (2014)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti
Fonte: POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul) , v. 8 , p. 29 - Extrato QUALIS: A4
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2013
2012
2011
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Professores de matemática em atividade de ensino: contribuições da perspectiva histórico-cultural para a formação docente (2011)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Manoel Oriosvaldo de Moura
Fonte: Ciência e Educação (UNESP. Impresso) , v. 17 , p. 435 - Extrato QUALIS: A1
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O humano no homem: os pressupostos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural (2011)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Asbahr, Flávia da Silva Ferreira; Rigon, Algacir José
Fonte: Psicologia & Sociedade , v. 23 , p. 477 - Extrato QUALIS: A2
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2010
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ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: UNIDADE ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM (2010)
Artigo publicado
Autores: Manoel Oriosvaldo de Moura; Elaine Sampaio Araújo; Vanessa Dias Moretti; Maria Lúcia Panossian; Flávia Dias Ribeiro
Fonte: REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. 10 , p. 205 - Extrato QUALIS: A1
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O Sentido em Movimento na Formação de Professores de Matemática (2010)
Artigo publicado
Autores: Vanessa Dias Moretti; Manoel Oriosvaldo de Moura
Fonte: ZETETIKE (UNICAMP) , v. 18 , p. 155 - Extrato QUALIS: A2
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-
-
-
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-
2009
2008
2007
2006
2005
2003
-
Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais (2003)
Artigo publicado
Autores: Manoel Oriosvaldo de Moura; Vanessa Dias Moretti
Fonte: Ciência e Educação (UNESP. Impresso) , v. 9 , n. 1 , p. 67 - Extrato QUALIS: A1
2000
Atuações
Escola Vera Cruz
-
Professor
1997 a 2007
-
Orientadora
Celeitista
2000 a 2001
-
Professora
1998 a 2001
Universidade de Santo Amaro
-
Professor Auxiliar de Ensino
1999 a 1999
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
-
Doutoranda
Doutoranda
2005 a 2005
-
Educador Superior I, Nível A
Celetista formal
1995 a 1995
-
Estudante
Estágio de Docência
2006 a 2006
-
Livre
Pesquisador colaborador
Desde 2002
Fundação Carlos Alberto Vanzolini
-
Livre
Autônomo
2006 a 2006
-
Livre
Autônomo
2007 a 2008
Fundação Biblioteca Nacional
-
Livre
Parecerista Ciências Exatas
2007 a 2007
Escola da Vila
-
Professor
2007 a 2007
Colégio Equipe
-
Professora
Celetista formal
2008 a 2008
Universidade Federal de São Paulo
-
Professora Adjunta
2009 a 2017
-
Professora Associada
Desde 2017
Universidade Estadual de Campinas
-
Livre
Autônomo
2005 a 2006
Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP
-
Livre
Autônomo
2003 a 2003
-
Livre
Autônomo
2005 a 2005
Funda Universidade Estadual de Alagoas
-
Livre
Livre
1998 a 1998
Zetetike (UNICAMP)
-
Revisor de periódico
Desde 2011
Psicologia Escolar e Educacional (Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Revista Olhares
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Revista Perspectivas da Educação Matemática
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Revista de Educação Pública
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Educação em Revista (UFMG. Impresso)
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Revista Eletrônica de Educação (São Carlos)
-
Revisor de periódico
Desde 2014
Laurentian University of Sudbury
-
Visiting Professor
Visiting Professor
2014 a 2015
-
Visiting Professor
Visiting Professor
2019 a 2020
Revista Portuguesa de Educação
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Revista Paranaense de Educação Matemática
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Cadernos de Educação (UFPel)
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Teoria e Prática da Educação
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM)
-
Membro de corpo editorial
2016 a 2016
Universidade de São Paulo
-
Orientadora de Doutorado - PPGE - FE/USP
2016 a 2019
Obutchénie. Revista de didática e psicologia pedagógica
-
Membro de corpo editorial
Desde 2016
Boletim de Educação Matemática. BOLEMA
-
Revisor de periódico
Desde 2018
Ensino Em Re-Vista
-
Revisor de periódico
Desde 2017
ALEXANDRIA (UFSC)
-
Revisor de periódico
Desde 2018
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
-
Pesquisadora
Colaboradora
Desde 2000
-
Coord. Adjunta do GT07 -Formação de Professor
2018 a 2021
-
Coordenadora do GT07 -Formação de Professor
Desde 2021
EDUCAÇÃO E PESQUISA
-
Revisor de periódico
Desde 2021
GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS
-
Revisor de periódico
Desde 2022
SISYPHUS - JOURNAL OF EDUCATION
-
Revisor de periódico
Desde 2021
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Clube de Matemática na escola como espaço de aprendizagem discente e de formação docente
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Fernanda Cristina Ferreira Santos
A unidade entre atividade de ensino e aprendizagem no desenvolvimento do pensamento algébrico: Contribuições da teoria da objetivação e da Atividade orientadora de ensino
Educação (33009015083P7)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Pensamento Computacional e Educação Matemática
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
A organização do ensino para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais: contribuições da THC e a Teoria Cultural da Objetivação
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2020
Dissertação de mestrado em andamento
-
Crislaine Pereira Ponciano Trindad
Desenvolvimento Do Pensamento Estocástico De Professores Dos Anos Iniciais Em Atividade De Ensino
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Sonia Aparecida de Brito Franco
Ensino e práticas docentes na educação básica: brincando e Aprendendo
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Luciellen Eufrásio de Carvalho Ferreira
Literatura Infantil Como Instrumento Mediador Em Histórias Virtuais Para O Desenvolvimento Do Pensamento Algébrico
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
A organização do ensino para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais no Clube de Matemática na escola
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
O movimento de formação de conceitos algébricos por estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Tese de doutorado concluídas
-
Formas de generalização no processo formativo de professores envolvendo elementos do conhecimento algébrico nos anos iniciais
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Wellington Pereira das Virgens
Problemas Desencadeadores de Aprendizagem na organização do Ensino: sentidos em movimento na formação de professores de matemática
Educação
Universidade de São Paulo
Concluído em 2019
Dissertação de mestrado concluídas
-
Luana Cristina da Silva Santos
Sentidos sobre as Relações Étnico-raciais na Educação Matemática: formação inicial de professores na perspectiva histórico-cultural decolonial
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
O Desenvolvimento do Pensamento Teórico de Professores em um Contexto de Jogos Digitais e das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Maria Vanusia de Oliveira Silva
A organização da Atividade de Ensino dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais para promover a aprendizagem dos alunos em situação de vulnerabilidade social
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Fernanda Cristina Ferreira Santos
Desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais em atividade de ensino: o pensamento teórico mediado por conceitos algébricos
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Práticas Lúdicas e a Organização do Ensino da Matemática: Movimento dos Sentidos na Formação Docente
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
O 'encontro' com o Mapa e a Geografia no sexto ano do ensino fundamental na escola: contribuições da Teoria Cultural da Objetivação
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
A atividade de ensino do professor de matemática do sexto ano: sentidos da prática docente
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
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O movimento do pensamento teórico de professores sobre o conceito de fração e o sentido atribuído aos materiais didáticos na atividade de ensino
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
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Aprender a ensinar Frações a partir do conceito de Atividade Orientadora de Ensino: um estudo com professores de quartos e quintos anos do ensino fundamental
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
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Aprendizagem de projetos no ensino técnico: contribuições da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
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Matemática na Educação Infantil? Contribuições da Atividade Orientadora de Ensino para a (re)organização da prática docente
Educação (33009015083P7)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
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Coordenadora da Residência Pedagógica no Ensino Fundamental - RPEF
Departamento de Educação
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Coordenadora Geral do Programa de Residência Pedagógica do Departamento de Educação
Departamento de Educação
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Coordenadora do SubProjeto Pedagogia PIBID/Unifesp 2012
Departamento de Educação
Pesquisa
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
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Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino
O projeto tem por investigar as relações entre o desempenho escolar dos alunos, representado pelos dados do INEP e a organização curricular de matemática nos Anos Iniciais de Ensino Fundamental. A presente proposta apresenta-se como núcleo em rede. Nesse sentido, contará com quatro núcleos: USP (São Paulo); USP (Ribeirão Preto), UFG e UFSM. Serão utilizados os bancos de dados do INEP (IDEB, Censo Escolar, SAEB e Prova Brasil) e cada Núcleo terá a participação de professores da Educação Superior, estudantes da graduação, professores, supervisores e/ou coordenadores da Educação Básica, conformando um grupo colaborativo, na dimensão de uma pesquisa formativa. Com o desenvolvimento deste projeto objetivamos ampliar a produção de conhecimentos no campo educacional que possam subsidiar tanto a elaboração de políticas públicas em educação bem como a organização e desenvolvimento de ações escolares voltadas a Educação matemática, particularmente espera-se produzir, coletivamente, uma proposta curricular de alfabetização matemática que possa ser adotada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
2011 a 2014
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Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica
Investigações sobre a atividade pedagógica, atividade de ensino e atividade de aprendizagem a partir da fundamentações da Teoria da Atividade proposta por Leontiev.
Autores: Vanessa Dias Moretti, Manoel Oriosvaldo de Moura, Elaine Sampaio Araújo, Wellington Lima Cedro, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
Desde 2002
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Professores de Matemática em Atividade de Ensino: uma perspectiva histórico-cultural para aformação docente
a pesquisa teve como objetivo investigar, a partir dos referenciais teóricos da teoria histórico-cultural, o processo de formação de professores em atividades de ensino, ao elaborarem coletivamente situações desencadeadoras de aprendizagem.
Autores: Vanessa Dias Moretti, Manoel Oriosvaldo de Moura
2003 a 2007
Universidade Federal de São Paulo
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O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico de Estudantes Do Ensino Fundamental no Contexto do Clube de Matemática: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural
A pesquisa tem por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes, do ciclo de alfabetização e ciclo intermediário, desencadeado a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto do Clube de Matemática, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural e, em particular, no conceito de Atividade Orientadora de Ensino e nas contribuições da Teoria da Objetivação.
Autores: Vanessa Dias Moretti
Desde 2023
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Processos educativos e perspectiva histórico-cultural: aproximações entre a Teoria da Objetivação e a AOE
O projeto envolve pesquisas acerca dos processos educativos a partir dos referenciais teórico e metodológicos da perspectiva Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade. Fundamentando-se nas produções de Vigotski e seus colaboradores, Davidov, Moura e Radford busca compreender os processos de ensino e de aprendizagem, tanto na educação básica quanto na formação inicial e continuada de professores. Em particular, busca-se compreender os processos de subjetivação e objetivação por meio da contribuições da Teoria da Objetivação e da AOE.
Autores: Vanessa Dias Moretti, Manoel Oriosvaldo de Moura, Maria Lúcia Panossian, Luis Radford, Lidiane Chaves Zeferino, Iraji de Oliveira Romeiro, Wellington Pereira das Virgens, Fernanda Cristina Ferreira Santos, Flávia Dias de Souza
Desde 2017
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O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico voltado aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: contribuições da Teoria da Objetivação
A pesquisa assume como problemática o desenvolvimento do pensamento algébrico nos e para os anos Iniciais do Ensino Fundamental e, nesse contexto, essa pesquisa se propõe a investigar a possibilidade de desenvolvimento do pensamento algébrico de professores nos anos iniciais de matemática e qual a implicação desse movimento para a organização do ensino da matemática e, mais especialmente, para a elaboração de situações desencadeadoras de ensino de noções algébricas para os anos iniciais.
Autores: Vanessa Dias Moretti, Lidiane Chaves Zeferino, Iraji de Oliveira Romeiro, Wellington Pereira das Virgens, Raquel Camalionte Castilho, Alex Garcia Smith Angelo
Desde 2018
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O movimento do pensamento teórico de professores sobre o conceito de fração a partir de uma abordagem histórico-cultural
O projeto teve por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento teórico de professores do Ensino Fundamental sobre o conceito de número racional em sua representação fracionária a partir do estudo da relação lógico-histórica do conceito e da proposição de situações desencadeadoras de aprendizagem.
Autores: Vanessa Dias Moretti, Lidiane Zeferino, Iraji de Oliveira Romeiro, Wellington Pereira das Virgens, Fabio Pinto de Arruda, Fernanda Cristina Ferreira Santos
2014 a 2017
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Programa de Extensão Educação Matemática em Atividade
Autores: Vanessa Dias Moretti, Lidiane Chaves Zeferino, Iraji de Oliveira Romeiro
Desde 2015
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Projeto Clube de Matemática
Desde 2015
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Desenvolvimento conceitual e a formação de professores que ensinam matemática: um estudo a partir da teoria histórico-cultural
Partindo de uma perspectiva histórica e cultural, que compreende os conceitos matemáticos como produções humanas que objetivam respostas às necessidades dos sujeitos em um determinado lugar e tempo histórico, a pesquisa proposta tem por objetivo analisar a contribuição da Teoria Cultural da Objetivação (Radford) para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, assim como sua contribuição na organização de propostas para o ensino da Matemática.
2014 a 2015
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Aprendizagem da docência em Matemática: contribuições da Teoria Histórico-Cultural
A partir da contribuições teóricas da perspectiva Histórico-cultural, em especial, Vigotski, Leontiev e Davidov, busca-se compreender os processo de aprendizagem da docência em Matemática em atividade de ensino. Investiga-se tanto a formação inicial quanto a continuada de professores em situação de traballho docente caracterizado pela necessidade de organização do ensino, tendo como referencial para essa organização a prática docente.
Autores: Vanessa Dias Moretti, Luis Radford
Desde 2012
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Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural - GEPPEDH
O GEPPEDH desenvolve estudos e pesquisas acerca dos processos educativos, formais e não formais no campo da infância, adolescência e família em suas múltiplas determinações a partir dos referenciais teórico metodológicos da perspectiva Histórico Cultural e da Teoria da Atividade. Fundamentando nas produções de Vigotski e seus colaboradores, busca-se compreender os processos de ensino e de aprendizagem, tanto na educação básica quanto na formação inicial e continuada de professores.
Autores: Vanessa Dias Moretti, Edna Martins, Lidiane Chaves Zeferino, Iraji de Oliveira Romeiro, Wellington Pereira das Virgens, Fabio Pinto de Arruda, Juliana Ribeiro Andrade, Raquel Camalionte Castilho, Fernanda Cristina Ferreira Santos, Maria Vanúsia de Oliveira Silva, ARRUDA, FABIO PINTO DE, Alex Garcia Smith Angelo
Desde 2012
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Números e Operações: elementos lógico-históricos para atividade de ensino
O projeto tem por objetivo investigar tanto a história da produção quanto a própria história do conhecimento dos conceitos de número e operações por diferentes civilizações. Focalizando tais conceitos matemáticos, frequentemente tratados de maneira unicamente formal, buscam-se contextualizações históricas e problemáticas que efetivamente tenha colocado ao homem a necessidade de tais conhecimentos. Tal movimento tem por objetivo a evidenciação de elementos lógico-históricos que possam orientar a organização do trabalho do professor que ensina matemática no sentido da elaboração de atividades de ensino desencadeadoras de aprendizagem, bem como subsidiar uma formação docente na qual a apropriação de conceitos matemáticos se dê de forma mediada por uma perspectiva histórica e cultural, viabilizando ao futuro professor a compreensão d a Matemática não como uma ciência acabada, imutável, mas como um processo de construção humana.
2009 a 2010
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Pró-docência - Diálogos Pertinentes: proposições para um projeto institucional de formação de professores da Educação Básica
O projeto, financiado pela Capes (edital 028/2010), reúne seis cursos de Licenciatura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). O Curso de Pedagogia participa do projeto na condição de continuidade, pois já havia participado do edital de 2008, desenvolvendo pesquisa das condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica como alternativa aos estágios curriculares obrigatórios. O projeto atual tem como objetivo agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica, no Curso de Pedagogia, e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores
Autores: Vanessa Dias Moretti
2010 a 2013
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Professores em Atividade de Ensino: o Laboratório de Ensino de Matemática como espaço de formação docente
Tomando como problema a necessária articulação entre a teoria e a prática na formação de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental, esta pesquisa tem por objetivo investigar o processo de aprendizagem de professores que ensinam Matemática, em atividade de ensino, em um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), entendido como espaço de aprendizagem, inicial e continuada, de docência da Matemática.
Autores: Vanessa Dias Moretti, Célia Maria Benedicto Giglio, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Umberto de Andrade Pinto, Marcia Aparecida Jacomini, Marineide de Oliveira Gomes, Magali Aparecida Silvestre, Claudia Lemos Vóvio, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Clecio dos Santos Bunzen Júnior, Daniel Revah, Antonio Carlos Pinheiro, Márcia Cristina Romero Lopes, Izilda Cristina Johanson, Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, Verilda Speridião Kluth, Maria Rita Toledo, Henrique Parra, Lucila Pesce, Maria Rita Tarcia, Maria Angélica Pedra Minhoto
2009 a 2011
Laurentian University of Sudbury
Atualização Lattes em 2024-04
Processado em 2024-07-22