Maria Eugenia Batista
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: mebatista@unifesp.br
Resumo
Possui doutorado (2012) e mestrado (1998) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela PUC-SP. É professora adjunta, coordenou o curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês (2021-2023) na UNIFESP e atua no Programa de Pós-graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos, linha de pesquisa: Linguagem em Novos Contextos. Membro do GT Linguística Sistêmico-Funcional da ANPOLL e do Grupo de Pesquisa SAL. Foi professora adjunta (setembro-2013 a março-2020) e coordenadora adjunta do curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês (junho-2016 a março-2020) do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras (UFLA) . Coordenou em 2017-2018 o Programa Institucional de Iniciação à Docência - Subprojeto Letras-Inglês na UFLA. Foi coordenadora pedagógica do NucLi - Núcleo de Línguas - do Projeto Inglês sem Fronteiras na UFLA, de janeiro/2014 a maio/2016. Lecionou no curso de pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura da UNIP. Na FECAP, Universidade Anhembi-Morumbi e Unifai (Centro Universitário Assunção) atuou nos cursos de Secretariado, Relações Internacionais, Letras, Engenharia e Ciências da Computação. Tem como áreas de interesse: Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Educacional, Análise do Discurso, Formação inicial e continuada de professores de língua inglesa e ensino de inglês para fins específicos (ESP).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
BATISTA, M. E.;Batista, Maria Eugenia;BATISTA, Maria Eugenia;BATISTA, ME
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende nao_informado, Fala nao_informado, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado
Espanhol
Compreende razoavelmente, Fala nao_informado, Lê nao_informado, Escreve nao_informado
Alemão
Compreende pouco, Fala pouco, Lê pouco, Escreve pouco
Chinês
Compreende nao_informado, Fala pouco, Lê nao_informado, Escreve nao_informado
Formação
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem
Implicações Socioeducacionais do Ensino de Inglês em Escolas Públicas: Linguística Sistêmico-Funcional e Representação da Prática Pedagógica
Lingüística Aplicada
Orientação: Leila Barbara
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem
E-mails na Comunicação Interna de Uma Multinacional: O Gênero e as Escolhas Lexico-Gramaticais
Orientação: Leila Barbara
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1995 a 1998
Graduação em Língua e Literatura Inglesas
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1983 a 1987
Produção
2023
-
Formação Contínua de Professores de Inglês e Ensino de Inglês para Fins Acadêmicos: Curricularização de Atividades de Extensão de modo remoto (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria Eugenia Batista; Sueli Salles Fidalgo
Fonte: Extensão Universitária experiências na integração Universidade-Sociedade , p. 349
2022
-
-
O HUMOR NO TEXTO MULTIMODAL PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: DO RISO AO PENSAMENTO CRÍTICO (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: JOYCE DOS SANTOS HONORIO; Maria Eugenia Batista; Tania Regina de Souza Romero
Fonte: O TRABALHO COM A LÍNGUA INGLESA NA VOZ DOS ESPECIALISTAS DO VALE DO PARAÍBA , p. 110
2021
-
LEITURA E ESCRITA EM UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOB O PRISMA DA PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DE TEXTO DA ESCOLA DE SYDNEY (2021)
Artigo publicado
Autores: Daniela da Silva CARDOSO; Maria Beatriz de Azevedo Ramos; Maria Eugenia Batista
Fonte: CBTeCLE , v. 2 , p. 184 - Extrato QUALIS: B1
2019
-
REPRESENTAÇÃO DE AÇÕES E ATORES SOCIAIS: OPORTUNIDADES SOCIOEDUCACIONAIS NA SEÇÃO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA DE UM LIVRO DIDÁTICO (2019)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Beatriz de Azevedo Ramos; Maria Eugenia Batista
Fonte: Anais da Conferência Internacional de Estudos de Linguagem [Recurso Eletrônico] / Conferência Internacional de Estudos da Linguagem, , p. 237
-
2018
-
A PRODUÇÃO ORAL NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO LIVRO DIDÁTICO (2018)
Trabalhos em eventos
Autores: Agatha Katherine Gonzaga de Carvalho; Luana Nayara Pena; Maria Eugenia Batista
Fonte: Anais do II Simpósio de Pesquisa em Educação - SiPEd : educação básica : desafios e possibilidades na contemporaneidade , p. 100
-
-
-
2015
2014
-
A Representação dos Conteúdos e Recursos Pedagógicos no Discurso de Professores de Inglês da Rede Pública: Legitimação e Deslegitimação de Ações Sociais (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista
Fonte: La Lingüística Sistémico-Funcional y la Educación em Lengua(s): Nuevas aplicaciones a la Educación em Lenguas de lineas de desarrollo tradicionales y recientes em la LSF , p. 32
2013
2010
2009
-
Representation and Evaluation of Social Actors in Teaching and Learning English in State Schools (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista
Fonte: Challenges to Systemic Functional Linguistics: Theory to Practice - ISFC Beijing July 2009 = 36th International Systemic Functional Congress , p. 75
-
O assistir a aulas e o assistir a aulas de inglês: dois fenômenos e o confronto de interpretações individuais, à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: D'ESPOSITO, M. E. W.; NEVES, Rogério da Costa; Gisele de Oliveira; Maria Eugenia Batista
Fonte: Caderno de Resumos - 17o InPLA - Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada , p. 136
-
Professores de Inglês e suas experiências como aprendizes da língua que ensinam: uma análise dos elementos avaliativos sob a perspectivas da LSF (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista
Fonte: Caderno de Resumos - 17o InPLA - Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada , p. 174
2008
2007
2005
2002
2000
1999
1998
1996
Atuações
Centro Universitário Assunção
-
Professora Mestre
2007 a 2008
Universidade Anhembi Morumbi
-
Professora
2004 a 2005
Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo
-
Professora Assistente Mestre
2000 a 2001
Asea Brown Boveri
-
Secretária de Diretoria
1986 a 1995
Associação Cultura Inglesa São Paulo
-
Professora
1995 a 2006
Instituto Administração Financeira da Prev. e Assistência Social
-
Agente Administrativo
1984 a 1986
The Especialist
-
Membro de corpo editorial
1995 a 1998
Instituto de Idiomas Yázigi
-
Professora de inglês
Celetista formal
1990 a 1992
-
Professora de inglês
Celetista formal
1995 a 1996
Universidade Paulista
-
Professor Convidado
Professor Convidado
2011 a 2012
Prefeitura Municipal de São Paulo
-
Professora de Inglês
2012 a 2013
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Professor Visitante
2003 a 2003
Universidade Federal de Lavras
-
Professor Adjunto
2013 a 2020
DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
-
Membro de corpo editorial
Desde 2016
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto C II
2020 a 2020
-
Professor Adjunto C III
2020 a 2022
-
Professor Adjunto C IV
Desde 2022
BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO
-
Membro de corpo editorial
Desde 2020
Universidade Federal de Santa Maria
-
Desde 2017
Revista Intercâmbio
-
Membro de corpo editorial
Desde 2019
THE ESPECIALIST (PUCSP)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2016
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
MULTIMODALIDADE NO GÊNERO CRÔNICA: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Uma Análise Multimodal de Memes: Uma Perspectiva Sistêmico-Funcional Para o Ensino de Língua Inglesa
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado concluídas
-
MARIA BEATRIZ DE AZEVEDO RAMOS
Infográficos em livros didáticos para o ensino de leitura em língua inglesa: uma análise multimodal e sistêmico-funcional
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Representações de professores da educação básica pública sobre o ensino de leitura e escrita: um estudo de caso sistêmico-funcional
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
Gestão
Universidade Federal de Lavras
-
Coordenadora Adjunta do Curso de Letras Protuguês/Inglês Presencial
Departamento de Estudos da Linguagem
-
Membro do Colegiado do Curso de Letras Português/Inglês - Presencial
Departamento de Estudos da Linguagem
-
Coordenadora de Estágios Supervisionados do Curso de Letras Português/Inglês Presencial
Departamento de Estudos da Linguagem
Universidade Federal de São Paulo
-
Vice-Coordenadora do Bacharelado Português-Inglês
Campus Guarulhos
-
Coordenadora da Licenciatura Português-Inglês
Campus Guarulhos
Pesquisa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Universidade Federal de Lavras
-
Identidade do Docente de Línguas
Discutir e refletir sobre a identidade do docente de línguas, apoiando-se no percurso sócio-histórico do professor em formação inicial ou continuada, com foco nas significações construídas por meio da linguagem, formatadas em narrativas diversas, tais como (auto)biografias profissionais, diários, entrevistas, depoimentos sobre a prática didática e outras formas de expressão mono ou multimodais. Informam teoricamente a pesquisa o enquadre sociocultural, especificamente elaborações vygotskianas de desenvolvimento humano, perspectivas interculturais, bem como fundamentos de análise discursiva da linguística sistêmico-funcional hallydayana e da gramática do desenho visual. Visando conscientização e transformação de práticas do docente de línguas em seu agir no contexto escolar, o foco recai sobre a compreensão de processos de aprendizagem pessoal, escolarizada e profissional que, aliados a saberes, vivências e práticas, possam conduzir a reflexões consubstanciadas, autonomia e criatividade
Desde 2018
-
PIBLIC - O EMPODERAMENTO LÍNGUISTICO POR MEIO DA LINGUA INGLESA: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS NA ESCOLA PÚBLICA
Visando dar continuidade às atividades que vinham sendo desenvolvidas no âmbito do PIBID-Letras-Inglês, este projeto propõe o conjunto de atividades descritas abaixo a fim de fazer a manutenção do vínculo entre a universidade (UFLA) e as escolas públicas. Considerando que o contexto em questão carece de formação continuada dos profissionais que atuam no ensino de língua inglesa na rede pública, o projeto iniciado em 2014 (edital CAPES PIBID 062/2013) trouxe oportunidades de se (re)pensar as práticas pedagógicas para a sala de aula de língua inglesa e para a formação inicial e continuada de professores. Oportunidades estas que devem ter sua continuidade de modo a criar espaços para desenvolver o empoderamento, autonomia e protagonismo de nossos discentes junto aos professores de língua inglesa na escola pública.
Autores: Maria Eugenia Batista, Tania Regina de Souza Romero, JOYCE DOS SANTOS HONORIO, NATHAN FERNANDES SILVA
2018 a 2018
-
PIBID - LETRAS - INGLÊS
Autores: Maria Eugenia Batista, GREGORY DE CARVALHO MORARA BIANCONI, ANA CAROLINA GAMA GOUVEIA, MARCELA OLIVEIRA REZENDE CARVALHO, MILENA ALVES AMARANTE REIS, STEFANIA KOZLAKOWSKI
2017 a 2018
-
Discursos, Representações e Avaliações
Este projeto de pesquisa visa investigar discursos em diferentes contextos e suportes por meio do aporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004), da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003; VAN LEEUWEN, 2008), do Sistema de Avaliatividade (MARTIN 7 ROSE, 2003; MARTIN & WHITE, 2005), da Multimodalidade (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010) e da Teoria dos Códigos de Legitimação (MATON, 2015; MATON & DORAN, 2017). Busca-se, por meio desta proposta, melhor compreender como ações/reações e atores sociais são representados, avaliados e legitimados por meio do discurso materializado em diferentes gêneros textuais.
Autores: Maria Eugenia Batista
2018 a 2019
-
Linguagem na Constituição do Educador
Investigar, discutir e refletir sobre significações impressas na linguagem do professor e educador em formação inicial e/ou continuada em discursos diversos relacionados a educação.
Autores: Maria Eugenia Batista, Maria Beatriz de Azevedo Ramos, JOYCE DOS SANTOS HONORIO, NATHAN FERNANDES SILVA
2010 a 2016
-
Representação de Ações e Atores Sociais no Discurso Pedagógico de Livros Didáticos
Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar por meio do aporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004) e da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003; VAN LEEUWEN, 2008) a representação de ações e atores sociais no discurso pedagógico instrucional (BERNSTEIN, 1971, 1990, 2000) de livros didáticos (livro do aluno e manual do professor) para o ensino de língua inglesa na escola pública. Busca-se, por meio deste estudo, melhor compreender como as relações de poder encontram-se representadas e o quanto este poder é visível ou invisível no discurso pedagógico dos livros didáticos em questão, com o propósito de desenvolver durante a formação inicial do professor a análise crítica da representação das ações e atores sociais e suas implicações socioeducacionais.
Autores: Maria Eugenia Batista, Tania Regina de Souza Romero
2014 a 2017
Universidade Federal de São Paulo
-
REPRESENTAÇÃO, AVALIAÇÃO E LEGITIMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUAS: PERSPECTIVAS SISTÊMICO FUNCIONAIS
O objetivo deste projeto é investigar a manifestação linguística dos discursos nos mais diversos contextos sociais, com ênfase em ambientes e recursos educacionais contemporâneos, como ambientes virtuais de aprendizagem, mídias sociais e mídia digital no âmbito do ensino de línguas e dos discursos sobre o ensino de línguas. Práticas sociais, ações e atores sociais são legitimados por meio de diversos gêneros e do uso da linguagem que constituem cada contexto. Fundamentado na Linguística Sistêmico-Funcional e nos estudos sobre Representação, Avaliatividade, Multimodalidade e na Teoria dos Códigos de Legitimação, este projeto busca investigar o papel da linguagem na mediação das interações e/ou na construção de conhecimento nos diversos contextos, em especial em contextos educacionais.
Autores: Maria Eugenia Batista, Maria Beatriz de Azevedo Ramos, MAYARA CARVALHO SILVA, YELE MESQUITA DA SILVA
Desde 2021
-
Formação Linguístico-Didática Contínua de Professores
Programa que, desde 2011 vem sendo desenvolvido em ou com escolas das redes públicas de ensino de Guarulhos, São Paulo e Alto Tietê, tendo sido cadastrado anteriormente, em 2012 e em 2016 na Proec. Trata-se de programa de formação de professores que engloba diversas ações de formação de professores em-serviço e pré-serviço, tais como cursos e palestras, ações de intervenção e tem, em diferentes momentos, sido desenvolvido em parceria com outros professores e com alunos de IC, TCC, APP, Mestrado e Doutorado.
Autores: Maria Eugenia Batista, Maria Beatriz de Azevedo Ramos, Daniela da Silva CARDOSO, Gislandia Martins dos Santos, Daniela Ramos de Almeida, Clara Cardoso Rodriguez
Desde 2018
Universidade Federal de Santa Maria
Atualização Lattes em 2023-10
Processado em 2024-07-22