Maria Eugenia Batista
Universidade Federal de São Paulo
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
Programa de Pós-Graduação: Letras
Resumo
Possui doutorado (2012) e mestrado (1998) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela PUC-SP. É professora adjunta e coordenadora do curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês (2021-2023) na UNIFESP e atua no Programa de Pós-graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos. Membro do GT Linguística Sistêmico-Funcional e do Grupo de Pesquisa SAL. Foi professora adjunta (setembro-2013 a março-2020) e coordenadora adjunta do curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês (junho-2016 a março-2020) do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras (UFLA) . Coordenou em 2017-2018 o Programa Institucional de Iniciação à Docência - Subprojeto Letras-Inglês na UFLA. Foi coordenadora pedagógica do NucLi - Núcleo de Línguas - do Projeto Inglês sem Fronteiras na UFLA, de janeiro/2014 a maio/2016. Lecionou no curso de pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura da UNIP. Na FECAP, Universidade Anhembi-Morumbi e Unifai (Centro Universitário Assunção) atuou nos cursos de Secretariado, Relações Internacionais, Letras, Engenharia e Ciências da Computação. Tem como áreas de interesse: Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Educacional, Análise do Discurso, Formação inicial e continuada de professores de língua inglesa e ensino de inglês para fins específicos (ESP).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
BATISTA, M. E.;Batista, Maria Eugenia;BATISTA, Maria Eugenia;BATISTA, ME
Perfis na web
Tags mais usadas
Idiomas
Inglês
Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem
Francês
Compreende nao_informado , Fala nao_informado , Lê razoavelmente , Escreve nao_informado
Espanhol
Compreende razoavelmente , Fala nao_informado , Lê nao_informado , Escreve nao_informado
Alemão
Compreende pouco , Fala pouco , Lê pouco , Escreve pouco
Chinês
Compreende nao_informado , Fala pouco , Lê nao_informado , Escreve nao_informado
Formação
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem — 2007 - 2012
Implicações Socioeducacionais do Ensino de Inglês em Escolas Públicas: Linguística Sistêmico-Funcional e Representação da Prática Pedagógica
Lingüística Aplicada
Orientador(a): Leila Barbara, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem — 1995 - 1998
E-mails na Comunicação Interna de Uma Multinacional: O Gênero e as Escolhas Lexico-Gramaticais
Orientador(a): Leila Barbara, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Graduação em Língua e Literatura Inglesas — 1983 - 1987
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Produção Intelecual
2021
LEITURA E ESCRITA EM UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOB O PRISMA DA PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DE TEXTO DA ESCOLA DE SYDNEY — Artigo publicado
Autores: Daniela da Silva CARDOSO; Maria Beatriz de Azevedo Ramos; Maria Eugenia Batista
Fonte: CBTeCLE, v.2, p.184
2019
REPRESENTAÇÃO DE AÇÕES E ATORES SOCIAIS: OPORTUNIDADES SOCIOEDUCACIONAIS NA SEÇÃO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA DE UM LIVRO DIDÁTICO — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Beatriz de Azevedo Ramos; Maria Eugenia Batista
Fonte: Anais da Conferência Internacional de Estudos de Linguagem [Recurso Eletrônico] / Conferência Internacional de Estudos da Linguagem,, p.237
Unveiling the representation of the pedagogic practice through material processes — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Beatriz de Azevedo Ramos; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista
Fonte: ISFC2019: 46TH INTERNATIONAL SYSTEMIC FUNCTIONAL CONGRESS - PROGRAM
2018
A PRODUÇÃO ORAL NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO LIVRO DIDÁTICO — Trabalhos em eventos
Autores: Agatha Katherine Gonzaga de Carvalho; Luana Nayara Pena; Maria Eugenia Batista
Fonte: Anais do II Simpósio de Pesquisa em Educação - SiPEd : educação básica : desafios e possibilidades na contemporaneidade, p.100
Revisitando a Estrutura Potencial de Mensagens via E-Mail — Trabalhos em eventos
Autores: Agatha Katherine Gonzaga de Carvalho; Luana Nayara Pena; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista
Fonte: Livro de resumos / Book of abstracts - 21o InPLA Intercàmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada 2018, p.517
Caminhos e olhares sistêmico-funcionais: uma homenagem à professora Leila Barbara — Livro publicado ou organizado
Autores: Agatha Katherine Gonzaga de Carvalho; Luana Nayara Pena; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista; João Paulo Soares
Fonte:
REVISITANDO A ESTRUTURA POTENCIAL DE MENSAGENS VIA E-MAIL — Capítulo de livro publicado
Autores: Agatha Katherine Gonzaga de Carvalho; Luana Nayara Pena; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista; João Paulo Soares; Maria Eugenia Batista
Fonte: Caminhos e olhares sistêmico-funcionais: uma homenagem à professora Leila Barbara, p.23
2015
Representação Da Formação Inicial E Continuada No Discurso De Professores De Inglês Da Rede Pública: Um Olhar Sistêmico Funcional — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista
Fonte: Caderno de Resumos, p.330
A Escrita Acadêmica em Língua Inglesa e a Internacionalização das Universidades Federais: Os Gêneros Academic Essay e Abstracts — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista; Moisés Inácio de Lima; Allysson Augusto Silva Casais
Fonte: Caderno de Resumos, p.195
2014
A Representação dos Conteúdos e Recursos Pedagógicos no Discurso de Professores de Inglês da Rede Pública: Legitimação e Deslegitimação de Ações Sociais — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista
Fonte: La Lingüística Sistémico-Funcional y la Educación em Lengua(s): Nuevas aplicaciones a la Educación em Lenguas de lineas de desarrollo tradicionales y recientes em la LSF, p.32
2013
ENSINO DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 EM ESCOLAS PÚBLICAS: REPRESENTAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista
Fonte: Livro de Resumos, p.121
Aprender inglês na escola pública: a linguística sistêmico-funcional norteando a análise do discurso de alunos da rede pública — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista
Fonte: Programação e Caderno de Resumos, p.83
Os processos materiais no discurso de professoras de inglês para crianças da rede pública: A representação da prática pedagógica e suas implicações socioeducacionais — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista
Fonte: Gramática, Discurso y Alfabetización, p.88
2010
O BRIC NA MÍDIA INTERNACIONAL: O DISCURSO JORNALÍSTICO E AS ESOCLHAS LÉXICO-GRMATICAIS AVALIATIVAS — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista
Fonte: III Colóquio ALED Brasil - Discurso e Práticas Sociais - Resumos, p.330
O BRIC E A EDUCAÇÃO NO BRASIL NA MÍDIA INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista
Fonte: Livro de Resumos, p.144
2009
Representation and Evaluation of Social Actors in Teaching and Learning English in State Schools — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista
Fonte: Challenges to Systemic Functional Linguistics: Theory to Practice - ISFC Beijing July 2009 = 36th International Systemic Functional Congress, p.75
O assistir a aulas e o assistir a aulas de inglês: dois fenômenos e o confronto de interpretações individuais, à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista; D'ESPOSITO, M. E. W.; NEVES, Rogério da Costa; Gisele de Oliveira; Maria Eugenia Batista
Fonte: Caderno de Resumos - 17o InPLA - Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada, p.136
Professores de Inglês e suas experiências como aprendizes da língua que ensinam: uma análise dos elementos avaliativos sob a perspectivas da LSF — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista; D'ESPOSITO, M. E. W.; NEVES, Rogério da Costa; Gisele de Oliveira; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista
Fonte: Caderno de Resumos - 17o InPLA - Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada, p.174
2008
The Description and Evaluation of English Learning and Teaching in State Schools: A Pilot Analysis via SFL — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista
Fonte: Caderno de Resumos - 4o ALSFAL, p.53
2007
Conteúdos para um material didático: uma avaliação colaborativa — Capítulo de livro publicado
Autores: Maria Eugenia Batista; Maria Cristina Damianovic
Fonte: Material Didático: Elaboração e Avaliação, p.387
2005
Desvendando Necessidades: analisando visões de mercado, da instituição,das professoras e dos alunos de RI — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista; Inês Teixeira Barrancos
Fonte: Caderno de Resumos - XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental, p.38
Inglês Oral para Professores da Rede Pública: Uma Experiência em Abordagem Instrumental — Artigo publicado
Autores: Maria Eugenia Batista; Inês Teixeira Barrancos; Betina von Staa; Maria Cristina Damianovic; Maria Eugenia Batista
Fonte: The Especialist (PUCSP), v.26, p.1
2002
'Quero Saber Falar Tudo!!! Que Currículo Atende a Essas Necessidades' — Trabalhos em eventos
Autores: Betina von Staa; Maria Cristina Damianovic; Maria Eugenia Batista
Fonte: Caderno de Resumos - XVI Seminário Nacional de Inglês Instrumental, p.38
2000
Inglês Oral para Professores da Rede Pública: Uma Experiência em Abordagem Instrumental — Trabalhos em eventos
Autores: Betina von Staa; Maria Cristina Damianovic; Maria Eugenia Batista
Fonte: Caderno de Resumos - 10o InPLA - As Faces da Linguística Aplicada: Evolução e Transformações, p.42
1999
E-mails e suas palavras-chave: a linguística de corpus mediando fatos e especulações — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista
Fonte: Caderno de Resumos - 9o InPLA, p.35
Aprendendo através da reflexão — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista
Fonte: Caderno de Resumos - 9o InPLA, p.99
1998
Mudança de papéis: aluno e professor na era da globalização — Artigo publicado
Autores: Orlando Vian Junior; Maria Eugênia Batista
Fonte: Claritas (PUCSP), v.1, p.61
1996
A Língua Inglesa na Comunicação Interna, via e-mail, de uma Empresa Multinacional. Que Discurso é Esse? — Trabalhos em eventos
Autores: Maria Eugenia Batista
Fonte: 48o Reunião Anual da SBPC - Anais - Volume II - Comunicações, p.432
Atuações profissionais
Centro Universitário Assunção
Professora Mestre — 2007 - 2008
Universidade Anhembi Morumbi
Professora — 2004 - 2005
Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo
Professora Assistente Mestre — 2000 - 2001
Asea Brown Boveri
Secretária de Diretoria — 1986 - 1995
Associação Cultura Inglesa São Paulo
Professora — 1995 - 2006
Instituto Administração Financeira da Prev. e Assistência Social
Agente Administrativo — 1984 - 1986
The Especialist
Membro de corpo editorial — 1995 - 1998
Instituto de Idiomas Yázigi
Professora de inglês Celetista formal 1990 - 1992
Professora de inglês Celetista formal 1995 - 1996
Universidade Paulista
Professor Convidado Professor Convidado — 2011 - 2012
Prefeitura Municipal de São Paulo
Professora de Inglês — 2012 - 2013
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Professor Visitante — 2003 - 2003
Universidade Federal de Lavras
Professor Adjunto — 2013 - 2020
DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Membro de corpo editorial — 2016 -
Universidade Federal de São Paulo
Professor Adjunto C II 2020 - 2020
Professor Adjunto C III 2020 -
BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO
Membro de corpo editorial — 2020 -
Universidade Federal de Santa Maria
— 2017 -
Revista Intercâmbio
Membro de corpo editorial — 2019 -
THE ESPECIALIST (PUCSP)
Membro de corpo editorial — 2016 -
Ensino
Aqui vão as atividades de ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
LUCAS ARAUJO SILVA — 2021 - Em andamento
Figurinhas do whatsapp: recursos cinésicos e acoplamento intermodal
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
DANIELA DA SILVA CARDOSO — 2021 - Em andamento
O ensino-aprendizagem da norma culta da língua portuguesa como forma de ampliar o universo linguístico e social do aluno na educação básica (Título Provisório)
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
MARIA BEATRIZ DE AZEVEDO RAMOS — 2021 - Em andamento
O DISCURSO MEDIADOR DA LEITURA E DA ESCRITA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL (Título Provisório)
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Atividades de gestão
Universidade Federal de Lavras
Coordenadora de Estágios Supervisionados do Curso de Letras Português/Inglês Presencial — 2019 - 2020
Departamento de Estudos da Linguagem
Membro do Colegiado do Curso de Letras Português/Inglês - Presencial — 2016 - 2020
Departamento de Estudos da Linguagem
Coordenadora Adjunta do Curso de Letras Protuguês/Inglês Presencial — 2016 - 2020
Departamento de Estudos da Linguagem
Universidade Federal de São Paulo
Vice-Coordenadora do Bacharelado Português-Inglês — 2021 -
Campus Guarulhos
Coordenadora da Licenciatura Português-Inglês — 2021 -
Campus Guarulhos
Vice-Coordenadora do Bacharelado Português-Inglês — 2021 -
Campus Guarulhos
Coordenadora da Licenciatura Português-Inglês — 2021 -
Campus Guarulhos
Projetos de pesquisa
Representação de Ações e Atores Sociais no Discurso Pedagógico de Livros Didáticos — 2014 - 2017
Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar por meio do aporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004) e da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003; VAN LEEUWEN, 2008) a representação de ações e atores sociais no discurso pedagógico instrucional (BERNSTEIN, 1971, 1990, 2000) de livros didáticos (livro do aluno e manual do professor) para o ensino de língua inglesa na escola pública. Busca-se, por meio deste estudo, melhor compreender como as relações de poder encontram-se representadas e o quanto este poder é visível ou invisível no discurso pedagógico dos livros didáticos em questão, com o propósito de desenvolver durante a formação inicial do professor a análise crítica da representação das ações e atores sociais e suas implicações socioeducacionais.
Linguagem na Constituição do Educador — 2010 - 2016
Investigar, discutir e refletir sobre significações impressas na linguagem do professor e educador em formação inicial e/ou continuada em discursos diversos relacionados a educação.
Integrantes: Maria Eugenia Batista, Maria Beatriz de Azevedo Ramos, MAYARA CARVALHO SILVA, YELE MESQUITA DA SILVA
PIBID - LETRAS - INGLÊS — 2017 - 2018
Integrantes: Maria Eugenia Batista, Tania Regina de Souza Romero
PIBLIC - O EMPODERAMENTO LÍNGUISTICO POR MEIO DA LINGUA INGLESA: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS NA ESCOLA PÚBLICA — 2018 - 2018
Visando dar continuidade às atividades que vinham sendo desenvolvidas no âmbito do PIBID-Letras-Inglês, este projeto propõe o conjunto de atividades descritas abaixo a fim de fazer a manutenção do vínculo entre a universidade (UFLA) e as escolas públicas. Considerando que o contexto em questão carece de formação continuada dos profissionais que atuam no ensino de língua inglesa na rede pública, o projeto iniciado em 2014 (edital CAPES PIBID 062/2013) trouxe oportunidades de se (re)pensar as práticas pedagógicas para a sala de aula de língua inglesa e para a formação inicial e continuada de professores. Oportunidades estas que devem ter sua continuidade de modo a criar espaços para desenvolver o empoderamento, autonomia e protagonismo de nossos discentes junto aos professores de língua inglesa na escola pública.
Integrantes: Maria Eugenia Batista
Identidade do Docente de Línguas — 2018 -
Discutir e refletir sobre a identidade do docente de línguas, apoiando-se no percurso sócio-histórico do professor em formação inicial ou continuada, com foco nas significações construídas por meio da linguagem, formatadas em narrativas diversas, tais como (auto)biografias profissionais, diários, entrevistas, depoimentos sobre a prática didática e outras formas de expressão mono ou multimodais. Informam teoricamente a pesquisa o enquadre sociocultural, especificamente elaborações vygotskianas de desenvolvimento humano, perspectivas interculturais, bem como fundamentos de análise discursiva da linguística sistêmico-funcional hallydayana e da gramática do desenho visual. Visando conscientização e transformação de práticas do docente de línguas em seu agir no contexto escolar, o foco recai sobre a compreensão de processos de aprendizagem pessoal, escolarizada e profissional que, aliados a saberes, vivências e práticas, possam conduzir a reflexões consubstanciadas, autonomia e criatividade
Integrantes: Maria Eugenia Batista, GREGORY DE CARVALHO MORARA BIANCONI, ANA CAROLINA GAMA GOUVEIA, MARCELA OLIVEIRA REZENDE CARVALHO, MILENA ALVES AMARANTE REIS, STEFANIA KOZLAKOWSKI
Discursos, Representações e Avaliações — 2018 - 2019
Este projeto de pesquisa visa investigar discursos em diferentes contextos e suportes por meio do aporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004), da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003; VAN LEEUWEN, 2008), do Sistema de Avaliatividade (MARTIN 7 ROSE, 2003; MARTIN & WHITE, 2005), da Multimodalidade (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010) e da Teoria dos Códigos de Legitimação (MATON, 2015; MATON & DORAN, 2017). Busca-se, por meio desta proposta, melhor compreender como ações/reações e atores sociais são representados, avaliados e legitimados por meio do discurso materializado em diferentes gêneros textuais.
Integrantes: Maria Eugenia Batista, Tania Regina de Souza Romero, JOYCE DOS SANTOS HONORIO, NATHAN FERNANDES SILVA
Outras atividades técnico científicas
Atuações profissionais
Centro Universitário Assunção
Professora Mestre — 2007 - 2008
Universidade Anhembi Morumbi
Professora — 2004 - 2005
Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo
Professora Assistente Mestre — 2000 - 2001
Asea Brown Boveri
Secretária de Diretoria — 1986 - 1995
Associação Cultura Inglesa São Paulo
Professora — 1995 - 2006
Instituto Administração Financeira da Prev. e Assistência Social
Agente Administrativo — 1984 - 1986
The Especialist
Membro de corpo editorial — 1995 - 1998
Instituto de Idiomas Yázigi
Professora de inglês Celetista formal — 1990 - 1992
Professora de inglês Celetista formal — 1995 - 1996
Universidade Paulista
Professor Convidado Professor Convidado — 2011 - 2012
Prefeitura Municipal de São Paulo
Professora de Inglês — 2012 - 2013
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Professor Visitante — 2003 - 2003
Universidade Federal de Lavras
Professor Adjunto — 2013 - 2020
DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Membro de corpo editorial — 2016 -
Universidade Federal de São Paulo
Professor Adjunto C II — 2020 - 2020
Atividades de gestão
Vice-Coordenadora do Bacharelado Português-Inglês — 2021 -
Órgão: Campus Guarulhos
Coordenadora da Licenciatura Português-Inglês — 2021 -
Órgão: Campus Guarulhos
Professor Adjunto C III — 2020 -
Atividades de gestão
Vice-Coordenadora do Bacharelado Português-Inglês — 2021 -
Órgão: Campus Guarulhos
Coordenadora da Licenciatura Português-Inglês — 2021 -
Órgão: Campus Guarulhos
BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO
Membro de corpo editorial — 2020 -
Universidade Federal de Santa Maria
— 2017 -
Revista Intercâmbio
Membro de corpo editorial — 2019 -
THE ESPECIALIST (PUCSP)
Membro de corpo editorial — 2016 -
Atualização Lattes em 2022-01
Processado em 2022-06-16