Maria Eugenia Batista nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Letras

E-Mail: mebatista@unifesp.br


31
4
Pular gráfico
De 2016 a 2025
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Possui doutorado (2012) e mestrado (1998) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela PUC-SP. É professora adjunta, coordenou o curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês (2021-2023) na UNIFESP e atua no Programa de Pós-graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos, linha de pesquisa: Linguagem em Novos Contextos. Membro do GT Linguística Sistêmico-Funcional da ANPOLL e do Grupo de Pesquisa SAL. Foi professora adjunta (setembro-2013 a março-2020) e coordenadora adjunta do curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês (junho-2016 a março-2020) do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras (UFLA) . Coordenou em 2017-2018 o Programa Institucional de Iniciação à Docência - Subprojeto Letras-Inglês na UFLA. Foi coordenadora pedagógica do NucLi - Núcleo de Línguas - do Projeto Inglês sem Fronteiras na UFLA, de janeiro/2014 a maio/2016. Lecionou no curso de pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura da UNIP. Na FECAP, Universidade Anhembi-Morumbi e Unifai (Centro Universitário Assunção) atuou nos cursos de Secretariado, Relações Internacionais, Letras, Engenharia e Ciências da Computação. Tem como áreas de interesse: Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Educacional, Análise do Discurso, Formação inicial e continuada de professores de língua inglesa e ensino de inglês para fins específicos (ESP).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

BATISTA, M. E.;Batista, Maria Eugenia;BATISTA, Maria Eugenia;BATISTA, ME


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Francês

Compreende nao_informado, Fala nao_informado, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado

Espanhol

Compreende razoavelmente, Fala nao_informado, Lê nao_informado, Escreve nao_informado

Alemão

Compreende pouco, Fala pouco, Lê pouco, Escreve pouco

Chinês

Compreende nao_informado, Fala pouco, Lê nao_informado, Escreve nao_informado


Formação

  • Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

    Implicações Socioeducacionais do Ensino de Inglês em Escolas Públicas: Linguística Sistêmico-Funcional e Representação da Prática Pedagógica

    Lingüística Aplicada

    Orientação: Leila Barbara

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Desde 2012

  • Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

    E-mails na Comunicação Interna de Uma Multinacional: O Gênero e as Escolhas Lexico-Gramaticais

    Orientação: Leila Barbara

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1995 a 1998

  • Graduação em Língua e Literatura Inglesas

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    1983 a 1987

  • Produção


    2023


    • Formação Contínua de Professores de Inglês e Ensino de Inglês para Fins Acadêmicos: Curricularização de Atividades de Extensão de modo remoto (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Maria Eugenia Batista; Sueli Salles Fidalgo

      Fonte: Extensão Universitária experiências na integração Universidade-Sociedade , p. 349


    2022


    • Atores, ações sociais e avaliação da experiência de au pair na formação cultural e linguística de uma professora de línguas (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: O Professor de línguas no mundo e o mundo no professor , p. 261

    • O HUMOR NO TEXTO MULTIMODAL PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: DO RISO AO PENSAMENTO CRÍTICO (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: JOYCE DOS SANTOS HONORIO; Maria Eugenia Batista; Tania Regina de Souza Romero

      Fonte: O TRABALHO COM A LÍNGUA INGLESA NA VOZ DOS ESPECIALISTAS DO VALE DO PARAÍBA , p. 110


    2021


    • LEITURA E ESCRITA EM UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOB O PRISMA DA PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DE TEXTO DA ESCOLA DE SYDNEY (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Daniela da Silva CARDOSO; Maria Beatriz de Azevedo Ramos; Maria Eugenia Batista

      Fonte: CBTeCLE , v. 2 , p. 184 - Extrato QUALIS: B1


    2019


    • REPRESENTAÇÃO DE AÇÕES E ATORES SOCIAIS: OPORTUNIDADES SOCIOEDUCACIONAIS NA SEÇÃO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA DE UM LIVRO DIDÁTICO (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Beatriz de Azevedo Ramos; Maria Eugenia Batista

      Fonte: Anais da Conferência Internacional de Estudos de Linguagem [Recurso Eletrônico] / Conferência Internacional de Estudos da Linguagem, , p. 237

    • Unveiling the representation of the pedagogic practice through material processes (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: ISFC2019: 46TH INTERNATIONAL SYSTEMIC FUNCTIONAL CONGRESS - PROGRAM


    2018


    • A PRODUÇÃO ORAL NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO LIVRO DIDÁTICO (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Agatha Katherine Gonzaga de Carvalho; Luana Nayara Pena; Maria Eugenia Batista

      Fonte: Anais do II Simpósio de Pesquisa em Educação - SiPEd : educação básica : desafios e possibilidades na contemporaneidade , p. 100

    • Revisitando a Estrutura Potencial de Mensagens via E-Mail (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: Livro de resumos / Book of abstracts - 21o InPLA Intercàmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada 2018 , p. 517

    • Caminhos e olhares sistêmico-funcionais: uma homenagem à professora Leila Barbara (2018)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Maria Eugenia Batista; João Paulo Soares

      Fonte:

    • REVISITANDO A ESTRUTURA POTENCIAL DE MENSAGENS VIA E-MAIL (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: Caminhos e olhares sistêmico-funcionais: uma homenagem à professora Leila Barbara , p. 23


    2015


    • Representação Da Formação Inicial E Continuada No Discurso De Professores De Inglês Da Rede Pública: Um Olhar Sistêmico Funcional (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 330

    • A Escrita Acadêmica em Língua Inglesa e a Internacionalização das Universidades Federais: Os Gêneros Academic Essay e Abstracts (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista; Moisés Inácio de Lima; Allysson Augusto Silva Casais

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 195


    2014


    • A Representação dos Conteúdos e Recursos Pedagógicos no Discurso de Professores de Inglês da Rede Pública: Legitimação e Deslegitimação de Ações Sociais (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: La Lingüística Sistémico-Funcional y la Educación em Lengua(s): Nuevas aplicaciones a la Educación em Lenguas de lineas de desarrollo tradicionales y recientes em la LSF , p. 32


    2013


    • ENSINO DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 EM ESCOLAS PÚBLICAS: REPRESENTAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: Livro de Resumos , p. 121

    • Aprender inglês na escola pública: a linguística sistêmico-funcional norteando a análise do discurso de alunos da rede pública (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: Programação e Caderno de Resumos , p. 83

    • Os processos materiais no discurso de professoras de inglês para crianças da rede pública: A representação da prática pedagógica e suas implicações socioeducacionais (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: Gramática, Discurso y Alfabetización , p. 88


    2010


    • O BRIC NA MÍDIA INTERNACIONAL: O DISCURSO JORNALÍSTICO E AS ESOCLHAS LÉXICO-GRMATICAIS AVALIATIVAS (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: III Colóquio ALED Brasil - Discurso e Práticas Sociais - Resumos , p. 330

    • O BRIC E A EDUCAÇÃO NO BRASIL NA MÍDIA INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: Livro de Resumos , p. 144


    2009


    • Representation and Evaluation of Social Actors in Teaching and Learning English in State Schools (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: Challenges to Systemic Functional Linguistics: Theory to Practice - ISFC Beijing July 2009 = 36th International Systemic Functional Congress , p. 75

    • O assistir a aulas e o assistir a aulas de inglês: dois fenômenos e o confronto de interpretações individuais, à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: D'ESPOSITO, M. E. W.; NEVES, Rogério da Costa; Gisele de Oliveira; Maria Eugenia Batista

      Fonte: Caderno de Resumos - 17o InPLA - Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada , p. 136

    • Professores de Inglês e suas experiências como aprendizes da língua que ensinam: uma análise dos elementos avaliativos sob a perspectivas da LSF (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: Caderno de Resumos - 17o InPLA - Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada , p. 174


    2008


    • The Description and Evaluation of English Learning and Teaching in State Schools: A Pilot Analysis via SFL (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: Caderno de Resumos - 4o ALSFAL , p. 53


    2007


    • Conteúdos para um material didático: uma avaliação colaborativa (2007)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Maria Eugenia Batista; Maria Cristina Damianovic

      Fonte: Material Didático: Elaboração e Avaliação , p. 387


    2005


    • Desvendando Necessidades: analisando visões de mercado, da instituição,das professoras e dos alunos de RI (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista; Inês Teixeira Barrancos

      Fonte: Caderno de Resumos - XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental , p. 38

    • Inglês Oral para Professores da Rede Pública: Uma Experiência em Abordagem Instrumental (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Betina von Staa; Maria Cristina Damianovic; Maria Eugenia Batista

      Fonte: The Especialist (PUCSP) , v. 26 , p. 1 - Extrato QUALIS: A3


    2002


    • Quero Saber Falar Tudo!!! Que Currículo Atende a Essas Necessidades (2002)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Betina von Staa; Maria Cristina Damianovic; Maria Eugenia Batista

      Fonte: Caderno de Resumos - XVI Seminário Nacional de Inglês Instrumental , p. 38


    2000


    • Inglês Oral para Professores da Rede Pública: Uma Experiência em Abordagem Instrumental (2000)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Betina von Staa; Maria Cristina Damianovic; Maria Eugenia Batista

      Fonte: Caderno de Resumos - 10o InPLA - As Faces da Linguística Aplicada: Evolução e Transformações , p. 42


    1999


    • E-mails e suas palavras-chave: a linguística de corpus mediando fatos e especulações (1999)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: Caderno de Resumos - 9o InPLA , p. 35

    • Aprendendo através da reflexão (1999)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: Caderno de Resumos - 9o InPLA , p. 99


    1998


    • Mudanças de papéis: aluno e professor na era da globalização (1998)

      Artigo publicado

      Autores: Orlando Vian Jr.; Maria Eugenia Batista

      Fonte: Claritas (PUCSP) , v. 4 , p. 61


    1996


    • A Língua Inglesa na Comunicação Interna, via e-mail, de uma Empresa Multinacional. Que Discurso é Esse? (1996)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Maria Eugenia Batista

      Fonte: 48o Reunião Anual da SBPC - Anais - Volume II - Comunicações , p. 432

    Atuações

    Centro Universitário Assunção

    • Professora Mestre

      2007 a 2008

    Universidade Anhembi Morumbi

    • Professora

      2004 a 2005

    Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo

    • Professora Assistente Mestre

      2000 a 2001

    Asea Brown Boveri

    • Secretária de Diretoria

      1986 a 1995

    Associação Cultura Inglesa São Paulo

    • Professora

      1995 a 2006

    Instituto Administração Financeira da Prev. e Assistência Social

    • Agente Administrativo

      1984 a 1986

    The Especialist

    • Membro de corpo editorial

      1995 a 1998

    Instituto de Idiomas Yázigi

    • Professora de inglês

      Celetista formal

      1990 a 1992

    • Professora de inglês

      Celetista formal

      1995 a 1996

    Universidade Paulista

    • Professor Convidado

      Professor Convidado

      2011 a 2012

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    • Professora de Inglês

      2012 a 2013

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Professor Visitante

      2003 a 2003

    Universidade Federal de Lavras

    • Professor Adjunto

      2013 a 2020

    DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2016

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto C II

      2020 a 2020

    • Professor Adjunto C III

      2020 a 2022

    • Professor Adjunto C IV

      Desde 2022

    BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2020

    Universidade Federal de Santa Maria

    • Desde 2017

    Revista Intercâmbio

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2019

    THE ESPECIALIST (PUCSP)

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2016

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • DANIELA RAMOS DE ALMEIDA

      MULTIMODALIDADE NO GÊNERO CRÔNICA: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • GISLANDIA MARTINS DOS SANTOS

      Uma Análise Multimodal de Memes: Uma Perspectiva Sistêmico-Funcional Para o Ensino de Língua Inglesa

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    Dissertação de mestrado concluídas

    • MARIA BEATRIZ DE AZEVEDO RAMOS

      Infográficos em livros didáticos para o ensino de leitura em língua inglesa: uma análise multimodal e sistêmico-funcional

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • DANIELA DA SILVA CARDOSO

      Representações de professores da educação básica pública sobre o ensino de leitura e escrita: um estudo de caso sistêmico-funcional

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    Gestão

    Universidade Federal de Lavras

    • Coordenadora Adjunta do Curso de Letras Protuguês/Inglês Presencial

      Departamento de Estudos da Linguagem

        Desde 2020

    • Membro do Colegiado do Curso de Letras Português/Inglês - Presencial

      Departamento de Estudos da Linguagem

        Desde 2020

    • Coordenadora de Estágios Supervisionados do Curso de Letras Português/Inglês Presencial

      Departamento de Estudos da Linguagem

        Desde 2020

    Universidade Federal de São Paulo

    • Vice-Coordenadora do Bacharelado Português-Inglês

      Campus Guarulhos

        Desde 2023

    • Coordenadora da Licenciatura Português-Inglês

      Campus Guarulhos

        Desde 2023

    Pesquisa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Universidade Federal de Lavras

    • Identidade do Docente de Línguas

      Discutir e refletir sobre a identidade do docente de línguas, apoiando-se no percurso sócio-histórico do professor em formação inicial ou continuada, com foco nas significações construídas por meio da linguagem, formatadas em narrativas diversas, tais como (auto)biografias profissionais, diários, entrevistas, depoimentos sobre a prática didática e outras formas de expressão mono ou multimodais. Informam teoricamente a pesquisa o enquadre sociocultural, especificamente elaborações vygotskianas de desenvolvimento humano, perspectivas interculturais, bem como fundamentos de análise discursiva da linguística sistêmico-funcional hallydayana e da gramática do desenho visual. Visando conscientização e transformação de práticas do docente de línguas em seu agir no contexto escolar, o foco recai sobre a compreensão de processos de aprendizagem pessoal, escolarizada e profissional que, aliados a saberes, vivências e práticas, possam conduzir a reflexões consubstanciadas, autonomia e criatividade

      Desde 2018

    • PIBLIC - O EMPODERAMENTO LÍNGUISTICO POR MEIO DA LINGUA INGLESA: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS NA ESCOLA PÚBLICA

      Visando dar continuidade às atividades que vinham sendo desenvolvidas no âmbito do PIBID-Letras-Inglês, este projeto propõe o conjunto de atividades descritas abaixo a fim de fazer a manutenção do vínculo entre a universidade (UFLA) e as escolas públicas. Considerando que o contexto em questão carece de formação continuada dos profissionais que atuam no ensino de língua inglesa na rede pública, o projeto iniciado em 2014 (edital CAPES PIBID 062/2013) trouxe oportunidades de se (re)pensar as práticas pedagógicas para a sala de aula de língua inglesa e para a formação inicial e continuada de professores. Oportunidades estas que devem ter sua continuidade de modo a criar espaços para desenvolver o empoderamento, autonomia e protagonismo de nossos discentes junto aos professores de língua inglesa na escola pública.

      Autores: Maria Eugenia Batista, Tania Regina de Souza Romero, JOYCE DOS SANTOS HONORIO, NATHAN FERNANDES SILVA

      2018 a 2018

    • PIBID - LETRAS - INGLÊS

      Autores: Maria Eugenia Batista, GREGORY DE CARVALHO MORARA BIANCONI, ANA CAROLINA GAMA GOUVEIA, MARCELA OLIVEIRA REZENDE CARVALHO, MILENA ALVES AMARANTE REIS, STEFANIA KOZLAKOWSKI

      2017 a 2018

    • Discursos, Representações e Avaliações

      Este projeto de pesquisa visa investigar discursos em diferentes contextos e suportes por meio do aporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004), da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003; VAN LEEUWEN, 2008), do Sistema de Avaliatividade (MARTIN 7 ROSE, 2003; MARTIN & WHITE, 2005), da Multimodalidade (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010) e da Teoria dos Códigos de Legitimação (MATON, 2015; MATON & DORAN, 2017). Busca-se, por meio desta proposta, melhor compreender como ações/reações e atores sociais são representados, avaliados e legitimados por meio do discurso materializado em diferentes gêneros textuais.

      Autores: Maria Eugenia Batista

      2018 a 2019

    • Linguagem na Constituição do Educador

      Investigar, discutir e refletir sobre significações impressas na linguagem do professor e educador em formação inicial e/ou continuada em discursos diversos relacionados a educação.

      Autores: Maria Eugenia Batista, Maria Beatriz de Azevedo Ramos, JOYCE DOS SANTOS HONORIO, NATHAN FERNANDES SILVA

      2010 a 2016

    • Representação de Ações e Atores Sociais no Discurso Pedagógico de Livros Didáticos

      Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar por meio do aporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004) e da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003; VAN LEEUWEN, 2008) a representação de ações e atores sociais no discurso pedagógico instrucional (BERNSTEIN, 1971, 1990, 2000) de livros didáticos (livro do aluno e manual do professor) para o ensino de língua inglesa na escola pública. Busca-se, por meio deste estudo, melhor compreender como as relações de poder encontram-se representadas e o quanto este poder é visível ou invisível no discurso pedagógico dos livros didáticos em questão, com o propósito de desenvolver durante a formação inicial do professor a análise crítica da representação das ações e atores sociais e suas implicações socioeducacionais.

      Autores: Maria Eugenia Batista, Tania Regina de Souza Romero

      2014 a 2017

    Universidade Federal de São Paulo

    • REPRESENTAÇÃO, AVALIAÇÃO E LEGITIMAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUAS: PERSPECTIVAS SISTÊMICO FUNCIONAIS

      O objetivo deste projeto é investigar a manifestação linguística dos discursos nos mais diversos contextos sociais, com ênfase em ambientes e recursos educacionais contemporâneos, como ambientes virtuais de aprendizagem, mídias sociais e mídia digital no âmbito do ensino de línguas e dos discursos sobre o ensino de línguas. Práticas sociais, ações e atores sociais são legitimados por meio de diversos gêneros e do uso da linguagem que constituem cada contexto. Fundamentado na Linguística Sistêmico-Funcional e nos estudos sobre Representação, Avaliatividade, Multimodalidade e na Teoria dos Códigos de Legitimação, este projeto busca investigar o papel da linguagem na mediação das interações e/ou na construção de conhecimento nos diversos contextos, em especial em contextos educacionais.

      Autores: Maria Eugenia Batista, Maria Beatriz de Azevedo Ramos, MAYARA CARVALHO SILVA, YELE MESQUITA DA SILVA

      Desde 2021

    • Formação Linguístico-Didática Contínua de Professores

      Programa que, desde 2011 vem sendo desenvolvido em ou com escolas das redes públicas de ensino de Guarulhos, São Paulo e Alto Tietê, tendo sido cadastrado anteriormente, em 2012 e em 2016 na Proec. Trata-se de programa de formação de professores que engloba diversas ações de formação de professores em-serviço e pré-serviço, tais como cursos e palestras, ações de intervenção e tem, em diferentes momentos, sido desenvolvido em parceria com outros professores e com alunos de IC, TCC, APP, Mestrado e Doutorado.

      Autores: Maria Eugenia Batista, Maria Beatriz de Azevedo Ramos, Daniela da Silva CARDOSO, Gislandia Martins dos Santos, Daniela Ramos de Almeida, Clara Cardoso Rodriguez

      Desde 2018

    Universidade Federal de Santa Maria

    Atualização Lattes em 2023-10

    Processado em 2024-07-22