Maria Eugenia Batista nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA

DEPARTAMENTO DE LETRAS

Programa de Pós-Graduação: Letras


Trabalhos publicados 28 Orientações 3

Resumo

Possui doutorado (2012) e mestrado (1998) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela PUC-SP. É professora adjunta e coordenadora do curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês (2021-2023) na UNIFESP e atua no Programa de Pós-graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos. Membro do GT Linguística Sistêmico-Funcional e do Grupo de Pesquisa SAL. Foi professora adjunta (setembro-2013 a março-2020) e coordenadora adjunta do curso de Letras Licenciatura em Português/Inglês (junho-2016 a março-2020) do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras (UFLA) . Coordenou em 2017-2018 o Programa Institucional de Iniciação à Docência - Subprojeto Letras-Inglês na UFLA. Foi coordenadora pedagógica do NucLi - Núcleo de Línguas - do Projeto Inglês sem Fronteiras na UFLA, de janeiro/2014 a maio/2016. Lecionou no curso de pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura da UNIP. Na FECAP, Universidade Anhembi-Morumbi e Unifai (Centro Universitário Assunção) atuou nos cursos de Secretariado, Relações Internacionais, Letras, Engenharia e Ciências da Computação. Tem como áreas de interesse: Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Educacional, Análise do Discurso, Formação inicial e continuada de professores de língua inglesa e ensino de inglês para fins específicos (ESP).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

BATISTA, M. E.;Batista, Maria Eugenia;BATISTA, Maria Eugenia;BATISTA, ME


Perfis na web


Tags mais usadas


Idiomas

Inglês

Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem

Francês

Compreende nao_informado , Fala nao_informado , Lê razoavelmente , Escreve nao_informado

Espanhol

Compreende razoavelmente , Fala nao_informado , Lê nao_informado , Escreve nao_informado

Alemão

Compreende pouco , Fala pouco , Lê pouco , Escreve pouco

Chinês

Compreende nao_informado , Fala pouco , Lê nao_informado , Escreve nao_informado


Formação

Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem — 2007 - 2012

Implicações Socioeducacionais do Ensino de Inglês em Escolas Públicas: Linguística Sistêmico-Funcional e Representação da Prática Pedagógica

Lingüística Aplicada

Orientador(a): Leila Barbara, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem — 1995 - 1998

E-mails na Comunicação Interna de Uma Multinacional: O Gênero e as Escolhas Lexico-Gramaticais

Orientador(a): Leila Barbara, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Língua e Literatura Inglesas — 1983 - 1987

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Produção Intelecual


2021


LEITURA E ESCRITA EM UM MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR SOB O PRISMA DA PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DE TEXTO DA ESCOLA DE SYDNEY — Artigo publicado

Autores: Daniela da Silva CARDOSO; Maria Beatriz de Azevedo Ramos; Maria Eugenia Batista

Fonte: CBTeCLE, v.2, p.184


2019


REPRESENTAÇÃO DE AÇÕES E ATORES SOCIAIS: OPORTUNIDADES SOCIOEDUCACIONAIS NA SEÇÃO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA DE UM LIVRO DIDÁTICO — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Beatriz de Azevedo Ramos; Maria Eugenia Batista

Fonte: Anais da Conferência Internacional de Estudos de Linguagem [Recurso Eletrônico] / Conferência Internacional de Estudos da Linguagem,, p.237

Unveiling the representation of the pedagogic practice through material processes — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Beatriz de Azevedo Ramos; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista

Fonte: ISFC2019: 46TH INTERNATIONAL SYSTEMIC FUNCTIONAL CONGRESS - PROGRAM


2018


A PRODUÇÃO ORAL NA AULA DE LÍNGUA INGLESA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO LIVRO DIDÁTICO — Trabalhos em eventos

Autores: Agatha Katherine Gonzaga de Carvalho; Luana Nayara Pena; Maria Eugenia Batista

Fonte: Anais do II Simpósio de Pesquisa em Educação - SiPEd : educação básica : desafios e possibilidades na contemporaneidade, p.100

Revisitando a Estrutura Potencial de Mensagens via E-Mail — Trabalhos em eventos

Autores: Agatha Katherine Gonzaga de Carvalho; Luana Nayara Pena; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista

Fonte: Livro de resumos / Book of abstracts - 21o InPLA Intercàmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada 2018, p.517

Caminhos e olhares sistêmico-funcionais: uma homenagem à professora Leila Barbara — Livro publicado ou organizado

Autores: Agatha Katherine Gonzaga de Carvalho; Luana Nayara Pena; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista; João Paulo Soares

Fonte:

REVISITANDO A ESTRUTURA POTENCIAL DE MENSAGENS VIA E-MAIL — Capítulo de livro publicado

Autores: Agatha Katherine Gonzaga de Carvalho; Luana Nayara Pena; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista; João Paulo Soares; Maria Eugenia Batista

Fonte: Caminhos e olhares sistêmico-funcionais: uma homenagem à professora Leila Barbara, p.23


2015


Representação Da Formação Inicial E Continuada No Discurso De Professores De Inglês Da Rede Pública: Um Olhar Sistêmico Funcional — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista

Fonte: Caderno de Resumos, p.330

A Escrita Acadêmica em Língua Inglesa e a Internacionalização das Universidades Federais: Os Gêneros Academic Essay e Abstracts — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista; Moisés Inácio de Lima; Allysson Augusto Silva Casais

Fonte: Caderno de Resumos, p.195


2014


A Representação dos Conteúdos e Recursos Pedagógicos no Discurso de Professores de Inglês da Rede Pública: Legitimação e Deslegitimação de Ações Sociais — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista

Fonte: La Lingüística Sistémico-Funcional y la Educación em Lengua(s): Nuevas aplicaciones a la Educación em Lenguas de lineas de desarrollo tradicionales y recientes em la LSF, p.32


2013


ENSINO DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 EM ESCOLAS PÚBLICAS: REPRESENTAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista

Fonte: Livro de Resumos, p.121

Aprender inglês na escola pública: a linguística sistêmico-funcional norteando a análise do discurso de alunos da rede pública — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista

Fonte: Programação e Caderno de Resumos, p.83

Os processos materiais no discurso de professoras de inglês para crianças da rede pública: A representação da prática pedagógica e suas implicações socioeducacionais — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista

Fonte: Gramática, Discurso y Alfabetización, p.88


2010


O BRIC NA MÍDIA INTERNACIONAL: O DISCURSO JORNALÍSTICO E AS ESOCLHAS LÉXICO-GRMATICAIS AVALIATIVAS — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista

Fonte: III Colóquio ALED Brasil - Discurso e Práticas Sociais - Resumos, p.330

O BRIC E A EDUCAÇÃO NO BRASIL NA MÍDIA INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista

Fonte: Livro de Resumos, p.144


2009


Representation and Evaluation of Social Actors in Teaching and Learning English in State Schools — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista

Fonte: Challenges to Systemic Functional Linguistics: Theory to Practice - ISFC Beijing July 2009 = 36th International Systemic Functional Congress, p.75

O assistir a aulas e o assistir a aulas de inglês: dois fenômenos e o confronto de interpretações individuais, à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista; D'ESPOSITO, M. E. W.; NEVES, Rogério da Costa; Gisele de Oliveira; Maria Eugenia Batista

Fonte: Caderno de Resumos - 17o InPLA - Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada, p.136

Professores de Inglês e suas experiências como aprendizes da língua que ensinam: uma análise dos elementos avaliativos sob a perspectivas da LSF — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista; D'ESPOSITO, M. E. W.; NEVES, Rogério da Costa; Gisele de Oliveira; Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista

Fonte: Caderno de Resumos - 17o InPLA - Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada, p.174


2008


The Description and Evaluation of English Learning and Teaching in State Schools: A Pilot Analysis via SFL — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista

Fonte: Caderno de Resumos - 4o ALSFAL, p.53


2007


Conteúdos para um material didático: uma avaliação colaborativa — Capítulo de livro publicado

Autores: Maria Eugenia Batista; Maria Cristina Damianovic

Fonte: Material Didático: Elaboração e Avaliação, p.387


2005


Desvendando Necessidades: analisando visões de mercado, da instituição,das professoras e dos alunos de RI — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista; Inês Teixeira Barrancos

Fonte: Caderno de Resumos - XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental, p.38

Inglês Oral para Professores da Rede Pública: Uma Experiência em Abordagem Instrumental — Artigo publicado

Autores: Maria Eugenia Batista; Inês Teixeira Barrancos; Betina von Staa; Maria Cristina Damianovic; Maria Eugenia Batista

Fonte: The Especialist (PUCSP), v.26, p.1


2002


'Quero Saber Falar Tudo!!! Que Currículo Atende a Essas Necessidades' — Trabalhos em eventos

Autores: Betina von Staa; Maria Cristina Damianovic; Maria Eugenia Batista

Fonte: Caderno de Resumos - XVI Seminário Nacional de Inglês Instrumental, p.38


2000


Inglês Oral para Professores da Rede Pública: Uma Experiência em Abordagem Instrumental — Trabalhos em eventos

Autores: Betina von Staa; Maria Cristina Damianovic; Maria Eugenia Batista

Fonte: Caderno de Resumos - 10o InPLA - As Faces da Linguística Aplicada: Evolução e Transformações, p.42


1999


E-mails e suas palavras-chave: a linguística de corpus mediando fatos e especulações — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista

Fonte: Caderno de Resumos - 9o InPLA, p.35

Aprendendo através da reflexão — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista; Maria Eugenia Batista

Fonte: Caderno de Resumos - 9o InPLA, p.99


1998


Mudança de papéis: aluno e professor na era da globalização — Artigo publicado

Autores: Orlando Vian Junior; Maria Eugênia Batista

Fonte: Claritas (PUCSP), v.1, p.61


1996


A Língua Inglesa na Comunicação Interna, via e-mail, de uma Empresa Multinacional. Que Discurso é Esse? — Trabalhos em eventos

Autores: Maria Eugenia Batista

Fonte: 48o Reunião Anual da SBPC - Anais - Volume II - Comunicações, p.432

Atuações profissionais

Centro Universitário Assunção

Professora Mestre — 2007 - 2008


Universidade Anhembi Morumbi

Professora — 2004 - 2005


Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo

Professora Assistente Mestre — 2000 - 2001


Asea Brown Boveri

Secretária de Diretoria — 1986 - 1995


Associação Cultura Inglesa São Paulo

Professora — 1995 - 2006


Instituto Administração Financeira da Prev. e Assistência Social

Agente Administrativo — 1984 - 1986


The Especialist

Membro de corpo editorial — 1995 - 1998


Instituto de Idiomas Yázigi

Professora de inglês Celetista formal 1990 - 1992

Professora de inglês Celetista formal 1995 - 1996


Universidade Paulista

Professor Convidado Professor Convidado — 2011 - 2012


Prefeitura Municipal de São Paulo

Professora de Inglês — 2012 - 2013


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Visitante — 2003 - 2003


Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto — 2013 - 2020


DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

Membro de corpo editorial — 2016 -


Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto C II 2020 - 2020

Professor Adjunto C III 2020 -


BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO

Membro de corpo editorial — 2020 -


Universidade Federal de Santa Maria

— 2017 -


Revista Intercâmbio

Membro de corpo editorial — 2019 -


THE ESPECIALIST (PUCSP)

Membro de corpo editorial — 2016 -


Ensino

Aqui vão as atividades de ensino

Orientações e supervisões

Dissertação de mestrado em andamento

  • LUCAS ARAUJO SILVA — 2021 - Em andamento

    Figurinhas do whatsapp: recursos cinésicos e acoplamento intermodal

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • DANIELA DA SILVA CARDOSO — 2021 - Em andamento

    O ensino-aprendizagem da norma culta da língua portuguesa como forma de ampliar o universo linguístico e social do aluno na educação básica (Título Provisório)

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • MARIA BEATRIZ DE AZEVEDO RAMOS — 2021 - Em andamento

    O DISCURSO MEDIADOR DA LEITURA E DA ESCRITA EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL (Título Provisório)

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

Atividades de gestão

Universidade Federal de Lavras

Coordenadora de Estágios Supervisionados do Curso de Letras Português/Inglês Presencial — 2019 - 2020

Departamento de Estudos da Linguagem

Membro do Colegiado do Curso de Letras Português/Inglês - Presencial — 2016 - 2020

Departamento de Estudos da Linguagem

Coordenadora Adjunta do Curso de Letras Protuguês/Inglês Presencial — 2016 - 2020

Departamento de Estudos da Linguagem

Universidade Federal de São Paulo

Vice-Coordenadora do Bacharelado Português-Inglês — 2021 -

Campus Guarulhos

Coordenadora da Licenciatura Português-Inglês — 2021 -

Campus Guarulhos

Vice-Coordenadora do Bacharelado Português-Inglês — 2021 -

Campus Guarulhos

Coordenadora da Licenciatura Português-Inglês — 2021 -

Campus Guarulhos

Projetos de pesquisa

Representação de Ações e Atores Sociais no Discurso Pedagógico de Livros Didáticos — 2014 - 2017

Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar por meio do aporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004) e da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003; VAN LEEUWEN, 2008) a representação de ações e atores sociais no discurso pedagógico instrucional (BERNSTEIN, 1971, 1990, 2000) de livros didáticos (livro do aluno e manual do professor) para o ensino de língua inglesa na escola pública. Busca-se, por meio deste estudo, melhor compreender como as relações de poder encontram-se representadas e o quanto este poder é visível ou invisível no discurso pedagógico dos livros didáticos em questão, com o propósito de desenvolver durante a formação inicial do professor a análise crítica da representação das ações e atores sociais e suas implicações socioeducacionais.

Linguagem na Constituição do Educador — 2010 - 2016

Investigar, discutir e refletir sobre significações impressas na linguagem do professor e educador em formação inicial e/ou continuada em discursos diversos relacionados a educação.

Integrantes: Maria Eugenia Batista, Maria Beatriz de Azevedo Ramos, MAYARA CARVALHO SILVA, YELE MESQUITA DA SILVA

PIBID - LETRAS - INGLÊS — 2017 - 2018

Integrantes: Maria Eugenia Batista, Tania Regina de Souza Romero

PIBLIC - O EMPODERAMENTO LÍNGUISTICO POR MEIO DA LINGUA INGLESA: RESSIGNIFICANDO PRÁTICAS NA ESCOLA PÚBLICA — 2018 - 2018

Visando dar continuidade às atividades que vinham sendo desenvolvidas no âmbito do PIBID-Letras-Inglês, este projeto propõe o conjunto de atividades descritas abaixo a fim de fazer a manutenção do vínculo entre a universidade (UFLA) e as escolas públicas. Considerando que o contexto em questão carece de formação continuada dos profissionais que atuam no ensino de língua inglesa na rede pública, o projeto iniciado em 2014 (edital CAPES PIBID 062/2013) trouxe oportunidades de se (re)pensar as práticas pedagógicas para a sala de aula de língua inglesa e para a formação inicial e continuada de professores. Oportunidades estas que devem ter sua continuidade de modo a criar espaços para desenvolver o empoderamento, autonomia e protagonismo de nossos discentes junto aos professores de língua inglesa na escola pública.

Integrantes: Maria Eugenia Batista

Identidade do Docente de Línguas — 2018 -

Discutir e refletir sobre a identidade do docente de línguas, apoiando-se no percurso sócio-histórico do professor em formação inicial ou continuada, com foco nas significações construídas por meio da linguagem, formatadas em narrativas diversas, tais como (auto)biografias profissionais, diários, entrevistas, depoimentos sobre a prática didática e outras formas de expressão mono ou multimodais. Informam teoricamente a pesquisa o enquadre sociocultural, especificamente elaborações vygotskianas de desenvolvimento humano, perspectivas interculturais, bem como fundamentos de análise discursiva da linguística sistêmico-funcional hallydayana e da gramática do desenho visual. Visando conscientização e transformação de práticas do docente de línguas em seu agir no contexto escolar, o foco recai sobre a compreensão de processos de aprendizagem pessoal, escolarizada e profissional que, aliados a saberes, vivências e práticas, possam conduzir a reflexões consubstanciadas, autonomia e criatividade

Integrantes: Maria Eugenia Batista, GREGORY DE CARVALHO MORARA BIANCONI, ANA CAROLINA GAMA GOUVEIA, MARCELA OLIVEIRA REZENDE CARVALHO, MILENA ALVES AMARANTE REIS, STEFANIA KOZLAKOWSKI

Discursos, Representações e Avaliações — 2018 - 2019

Este projeto de pesquisa visa investigar discursos em diferentes contextos e suportes por meio do aporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004), da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003; VAN LEEUWEN, 2008), do Sistema de Avaliatividade (MARTIN 7 ROSE, 2003; MARTIN & WHITE, 2005), da Multimodalidade (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010) e da Teoria dos Códigos de Legitimação (MATON, 2015; MATON & DORAN, 2017). Busca-se, por meio desta proposta, melhor compreender como ações/reações e atores sociais são representados, avaliados e legitimados por meio do discurso materializado em diferentes gêneros textuais.

Integrantes: Maria Eugenia Batista, Tania Regina de Souza Romero, JOYCE DOS SANTOS HONORIO, NATHAN FERNANDES SILVA

Outras atividades técnico científicas

Atuações profissionais

Centro Universitário Assunção

Professora Mestre — 2007 - 2008

Universidade Anhembi Morumbi

Professora — 2004 - 2005

Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo

Professora Assistente Mestre — 2000 - 2001

Asea Brown Boveri

Secretária de Diretoria — 1986 - 1995

Associação Cultura Inglesa São Paulo

Professora — 1995 - 2006

Instituto Administração Financeira da Prev. e Assistência Social

Agente Administrativo — 1984 - 1986

The Especialist

Membro de corpo editorial — 1995 - 1998

Instituto de Idiomas Yázigi

Professora de inglês Celetista formal — 1990 - 1992

Professora de inglês Celetista formal — 1995 - 1996

Universidade Paulista

Professor Convidado Professor Convidado — 2011 - 2012

Prefeitura Municipal de São Paulo

Professora de Inglês — 2012 - 2013

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Visitante — 2003 - 2003

Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto — 2013 - 2020

DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

Membro de corpo editorial — 2016 -

Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto C II — 2020 - 2020

Atividades de gestão

Vice-Coordenadora do Bacharelado Português-Inglês — 2021 -

Órgão: Campus Guarulhos

Coordenadora da Licenciatura Português-Inglês — 2021 -

Órgão: Campus Guarulhos

Professor Adjunto C III — 2020 -

Atividades de gestão

Vice-Coordenadora do Bacharelado Português-Inglês — 2021 -

Órgão: Campus Guarulhos

Coordenadora da Licenciatura Português-Inglês — 2021 -

Órgão: Campus Guarulhos

BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO

Membro de corpo editorial — 2020 -

Universidade Federal de Santa Maria

— 2017 -

Revista Intercâmbio

Membro de corpo editorial — 2019 -

THE ESPECIALIST (PUCSP)

Membro de corpo editorial — 2016 -

Atualização Lattes em 2022-01

Processado em 2022-06-16