Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita
Instituto de Ciência e Tecnologia
Programa de Pós-Graduação: Matemática Pura e Aplicada
Programa de Pós-Graduação: Matemática em Rede Nacional (Profmat-SJC)
E-Mail: caas.mesquita@unifesp.br
Resumo
Licenciada e mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA, doutora pelo programa de Pós-graduação em Matemática do IMECC/UNICAMP. Possui um pós-doutorado pela mesma instituição. Sua área de interesse em pesquisa é o estudo analítico de Equações Diferenciais Parciais (EDPs) e Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs). É professora adjunta no Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT - da UNIFESP campus São José dos Campos, onde além de atuar nos cursos de graduação também colabora com dois programas de pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Matemática pura e aplicada - PPGMat - e com o Mestrado Profissional em Matemática em Rede - PROFMAT. Faz parte do Núcleo de Acessibilidade e inclusão do campus, e enquanto pesquisadora negra e mãe atípica, busca também colaborar em discussões sobre a visibilidade de cientistas negras, impactos da maternidade na carreira acadêmica e neurodiversidade nas instituições de ensino superior.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
MESQUITA, C. A. S.;MESQUITA, CLAUDIA A.A.S.
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende pouco, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Matemática
Existência e propriedades qualitativas para dois tipos de EDP's com potenciais singulares
Orientação: Lucas Catão de Freitas Ferreira
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Matemática e Estatística
O Método de Galerkin aplicado à uma classe de Problemas Elípticos
Orientação: Giovany de Jesus Malcher Figueiredo
Universidade Federal do Pará
2008 a 2009
Graduação em Matemática Licenciatura
Universidade Federal do Pará
2003 a 2007
Produção
2015
-
An approach without using Hardy inequality for the linear heat equation with singular potential (2015)
Artigo publicado
Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita; Lucas Catão de Freitas Ferreira
Fonte: COMMUNICATIONS IN CONTEMPORARY MATHEMATICS , v. 17 , p. 1550041 - Extrato QUALIS: A2
2013
-
Existence and symmetries for elliptic equations with multipolar potentials and polyharmonic operators (2013)
Artigo publicado
Autores: FERREIRA, LUCAS C.F.; Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita
Fonte: INDIANA UNIVERSITY MATHEMATICS JOURNAL , v. 62 , p. 1955 - Extrato QUALIS: A1
2007
Atuações
Universidade Estadual de Campinas
-
Programa de estágio docente - PED C
Bolsista
2011 a 2011
-
Programa de estágio docente - PED B
Bolsista
2012 a 2012
-
Programa de estágio docente - PED B
Bolsista
2012 a 2012
-
Pesquisadora do Programa de Pós-doutorado
Bolsista
2014 a 2014
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto A1
2014 a 2017
-
Professor Adjunto C1
2017 a 2019
-
Professora adjunta C2
2019 a 2021
-
Professora adjunta C3
Desde 2022
Universidade de São Paulo
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado concluídas
-
Olimpíadas do conhecimento: uma proposta inovadora para um momento novo
Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional - PROFMAT
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
UM ESTUDO SOBRE PROPER ORTHOGONAL DECOMPOSITION: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Mestrado em Matemática Aplicada
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Ismael Soares Madureira Júnior
Uma abordagem das funções trigonométricas por meio do estudo das vibrações
Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional - PROFMAT
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
ALBERTO ENRIQUE RODRIGUEZ CASTILLA
ÓRBITAS NAS VIZINHANÇAS DA INCLINAÇÃO CRÍTICA
Programa de pós-graduação em Matemática Pura e aplicada
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
O uso da lousa interativa como recurso para o ensino de construções geométricas
Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional - PROFMAT
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
REDUÇÃO DO NÚMERO DE GRAUS DE LIBERDADE DE SISTEMAS HAMILTONIANOS: APLICAÇÕES A PROBLEMAS DE MECÂNICA CELESTE
Mestrado em Matemática Aplicada
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Uma introdução sobre EDOs e suas contribuições no ensino de tópicos de Ciências Exatas no Ensino Médio
Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional - PROFMAT
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Membro da congregação (representante do NAE)
Campus São José dos Campos
-
Coordenadora do Núcleo de Apoio ao estudante - NAE - São José dos Campos
Campus São José dos Campos
Pesquisa
Universidade Federal de São Paulo
-
CRISTHAAL Ciência para o Reencontro Interdisciplinar da Sociedade com a Tecnologia, a História, o Ambiente, a Arte nas suas diferentes Linguagens
Resumo: Um desafio muito importante para as escolas do Brasil é estimular os alunos nas áreas de ciências. Neste sentido, propomos que a UNIFESP cumpra um papel fundamental em apoiar a transferência de conhecimentos científicos desenvolvidos na universidade na área de cristalografia, e assim capacite melhor professores e alunos para o entendimento, desenvolvimento e aplicação do pensar crítico e científico de forma autônoma e independente. O estudo dos cristais e a Cristalografia, presente nas áreas de biologia, química e física, permite o aprofundamento detalhado a nível atómico/molecular de qualquer material cristalino seja de origem orgânico, inorgânico ou biológico. O projeto tem como objetivo ensinar aos alunos das escolas públicas de ensino médio em regime integral em São Jose dos Campos a conhecer e experimentar a ciência a través do estudo dos cristais, da cristalografia e suas aplicações, a partir do compartilhamento das informações sobre esta área, realização dos experimentos de cristalizações e desenvolvimento de projetos nas disciplinas eletivas.
Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita, Ana Maria do Espirito Santo Slapnik, Hugo de Campos Braga, Silvia Lucia Cuffini
Desde 2023
-
REDUÇÃO DO NÚMERO DE GRAUS DE LIBERDADE DE SISTEMAS HAMILTONIANOS: APLICAÇÕES A PROBLEMAS DE MECÂNICA CELESTE
Frequentemente, sistemas dinâmicos oriundos da Mecânica Celeste, envolvendo tanto o movimento translacional quanto o rotacional - ou ambos simultaneamente - são tratados usando formulação Hamiltoniana. Nestes problemas, são consideradas perturbações por forças que derivam de um potencial. As equações diferenciais envolvidas são em geral não lineares, para as quais, a não ser em alguns casos particulares, não é possível obter solução analítica em forma fechada. No presente trabalho, usaremos teoremas clássicos, para estudar alguns destes sistemas, procurando integrais primeiras que possam reduzir o número de graus de liberdade do mesmo. Aplicaremos os estudos feitos para o problema do movimento orbital de um satélite artificial ao redor de um corpo central. Neste consideraremos, além do problema de dois corpos, perturbações devidas tanto a não distribuição de massa do corpo central, quanto a atração gravitacional por um terceiro corpo.
Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita, RODOLPHO VILHENA DE MORAES, Daniela Cortes Ospina
2017 a 2019
-
Monitorias nas UCs básicas da Matemática
Projeto de ensino que tem por objetivo promover ações que auxiliem os estudantes de graduação, matriculados em disciplinas básicas da área da matemática, como Cálculo em Uma Variável, Cálculo em Várias Variáveis, Geometria Analítica, entre outras. Neste temos um grupo de monitores bolsistas e voluntários atendendo aos estudantes destas disciplinas. Bolsas:4 bolsas por semestre
Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita, Grasiele Cristiane Jorge
2022 a 2023
-
Órbitas nas vizinhanças da inclinação crítica
ste trabalho consiste em analisar a estabilidade das órbitas de satélites espaciais orbitando satélites planetários nas vizinhanças de inclinações críticas. Tal análise envolve principalmente o estudo do problema dos dois corpos, das Equações Planetárias de Lagrange, do potencial gravitacional de um planeta, das equações de movimento na forma Hamiltoniana e da estabilidade de Lyapunov. Veremos alguns resultados sobre o comportamento das órbitas nas vizinhanças de uma inclinação crítica e a importância do coeciente C₂₂ ao estudar a estabilidade de Lyapunov da solução do sistema de equações de movimento, na forma Hamiltoniana, com condições iniciais especícas, quando C₂₂=0 e quando C₂₂≠0.
Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita, RODOLPHO VILHENA DE MORAES, Alberto Enrique Rodríguez Castilla
2018 a 2020
-
Monitorias nas UCs básicas de matemática
Projeto de ensino que tem por objetivo promover ações que auxiliem os estudantes de graduação, matriculados em disciplinas básicas da área da matemática, como Cálculo em Uma Variável, Cálculo em Várias Variáveis, Geometria Analítica, entre outras. Neste temos um grupo de monitores bolsistas e voluntários atendendo aos estudantes destas disciplinas. Bolsas:4 bolsas por semestre
Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita, Luis Felipe Cesar da Rocha Bueno
2017 a 2020
-
PAPMEM
O PAPMEM (Programa de aperfeiçoamento para professores de Matemática do ensino médio) tem por objetivo oferecer uma capacitação para professores de Matemática do Ensino Médio. O programa é oferecido pelo Departamento de Ciência e tecnologia da UNIFESP, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, Rio de Janeiro). Ele é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. O curso é gratuito, e os participantes frequentes recebem um certificado de Curso de Atualização emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP. O curso vem sendo oferecido duas vezes ao ano, nos meses de janeiro e julho, durante uma semana em horário integral (manhã e tarde). As atividades de cada dia consistem de aulas teóricas pela parte da manhã, ministradas no IMPA e transmitidas em tempo real para a UNIFESP pelo sistema de teleconferência, e na parte da tarde de aulas práticas.
Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita, Thadeu Alves Senne, Rodolpho Vilhena de Moraes
2015 a 2015
Universidade de São Paulo
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22