Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita nacionalidade brasileira

Instituto de Ciência e Tecnologia

Programa de Pós-Graduação: Matemática Pura e Aplicada

Programa de Pós-Graduação: Matemática em Rede Nacional (Profmat-SJC)

E-Mail: caas.mesquita@unifesp.br


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De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Licenciada e mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA, doutora pelo programa de Pós-graduação em Matemática do IMECC/UNICAMP. Possui um pós-doutorado pela mesma instituição. Sua área de interesse em pesquisa é o estudo analítico de Equações Diferenciais Parciais (EDPs) e Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs). É professora adjunta no Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT - da UNIFESP campus São José dos Campos, onde além de atuar nos cursos de graduação também colabora com dois programas de pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Matemática pura e aplicada - PPGMat - e com o Mestrado Profissional em Matemática em Rede - PROFMAT. Faz parte do Núcleo de Acessibilidade e inclusão do campus, e enquanto pesquisadora negra e mãe atípica, busca também colaborar em discussões sobre a visibilidade de cientistas negras, impactos da maternidade na carreira acadêmica e neurodiversidade nas instituições de ensino superior.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

MESQUITA, C. A. S.;MESQUITA, CLAUDIA A.A.S.


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Inglês

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente

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Compreende pouco, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Matemática

    Existência e propriedades qualitativas para dois tipos de EDP's com potenciais singulares

    Orientação: Lucas Catão de Freitas Ferreira

    Universidade Estadual de Campinas

      Desde 2013

  • Mestrado em Matemática e Estatística

    O Método de Galerkin aplicado à uma classe de Problemas Elípticos

    Orientação: Giovany de Jesus Malcher Figueiredo

    Universidade Federal do Pará

    2008 a 2009

  • Graduação em Matemática Licenciatura

    Universidade Federal do Pará

    2003 a 2007

  • Produção


    2015


    • An approach without using Hardy inequality for the linear heat equation with singular potential (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita; Lucas Catão de Freitas Ferreira

      Conteúdo completo

      Fonte: COMMUNICATIONS IN CONTEMPORARY MATHEMATICS , v. 17 , p. 1550041 - Extrato QUALIS: A2


    2013


    • Existence and symmetries for elliptic equations with multipolar potentials and polyharmonic operators (2013)

      Artigo publicado

      Autores: FERREIRA, LUCAS C.F.; Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita

      Conteúdo completo

      Fonte: INDIANA UNIVERSITY MATHEMATICS JOURNAL , v. 62 , p. 1955 - Extrato QUALIS: A1


    2007


    • Equações Diferenciais para pequenas Oscilações de uma corda e de uma Membrana e para Tranferência de calor (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita

      Fonte: Livro de resumos , p. 46

    Atuações

    Universidade Estadual de Campinas

    • Programa de estágio docente - PED C

      Bolsista

      2011 a 2011

    • Programa de estágio docente - PED B

      Bolsista

      2012 a 2012

    • Programa de estágio docente - PED B

      Bolsista

      2012 a 2012

    • Pesquisadora do Programa de Pós-doutorado

      Bolsista

      2014 a 2014

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto A1

      2014 a 2017

    • Professor Adjunto C1

      2017 a 2019

    • Professora adjunta C2

      2019 a 2021

    • Professora adjunta C3

      Desde 2022

    Universidade de São Paulo

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado concluídas

    • José Lucivaldo Leite da Silva

      Olimpíadas do conhecimento: uma proposta inovadora para um momento novo

      Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional - PROFMAT

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Daniel Ammirante da Cunha

      UM ESTUDO SOBRE PROPER ORTHOGONAL DECOMPOSITION: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

      Mestrado em Matemática Aplicada

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Ismael Soares Madureira Júnior

      Uma abordagem das funções trigonométricas por meio do estudo das vibrações

      Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional - PROFMAT

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • ALBERTO ENRIQUE RODRIGUEZ CASTILLA

      ÓRBITAS NAS VIZINHANÇAS DA INCLINAÇÃO CRÍTICA

      Programa de pós-graduação em Matemática Pura e aplicada

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Leonardo Romancini Leite

      O uso da lousa interativa como recurso para o ensino de construções geométricas

      Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional - PROFMAT

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Daniela Cortés Ospina

      REDUÇÃO DO NÚMERO DE GRAUS DE LIBERDADE DE SISTEMAS HAMILTONIANOS: APLICAÇÕES A PROBLEMAS DE MECÂNICA CELESTE

      Mestrado em Matemática Aplicada

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Rodrigo de Sene Maciel Silva

      Uma introdução sobre EDOs e suas contribuições no ensino de tópicos de Ciências Exatas no Ensino Médio

      Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional - PROFMAT

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Membro da congregação (representante do NAE)

      Campus São José dos Campos

        Desde 2023

    • Coordenadora do Núcleo de Apoio ao estudante - NAE - São José dos Campos

      Campus São José dos Campos

        Desde 2023

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Paulo

    • CRISTHAAL Ciência para o Reencontro Interdisciplinar da Sociedade com a Tecnologia, a História, o Ambiente, a Arte nas suas diferentes Linguagens

      Resumo: Um desafio muito importante para as escolas do Brasil é estimular os alunos nas áreas de ciências. Neste sentido, propomos que a UNIFESP cumpra um papel fundamental em apoiar a transferência de conhecimentos científicos desenvolvidos na universidade na área de cristalografia, e assim capacite melhor professores e alunos para o entendimento, desenvolvimento e aplicação do pensar crítico e científico de forma autônoma e independente. O estudo dos cristais e a Cristalografia, presente nas áreas de biologia, química e física, permite o aprofundamento detalhado a nível atómico/molecular de qualquer material cristalino seja de origem orgânico, inorgânico ou biológico. O projeto tem como objetivo ensinar aos alunos das escolas públicas de ensino médio em regime integral em São Jose dos Campos a conhecer e experimentar a ciência a través do estudo dos cristais, da cristalografia e suas aplicações, a partir do compartilhamento das informações sobre esta área, realização dos experimentos de cristalizações e desenvolvimento de projetos nas disciplinas eletivas.

      Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita, Ana Maria do Espirito Santo Slapnik, Hugo de Campos Braga, Silvia Lucia Cuffini

      Desde 2023

    • REDUÇÃO DO NÚMERO DE GRAUS DE LIBERDADE DE SISTEMAS HAMILTONIANOS: APLICAÇÕES A PROBLEMAS DE MECÂNICA CELESTE

      Frequentemente, sistemas dinâmicos oriundos da Mecânica Celeste, envolvendo tanto o movimento translacional quanto o rotacional - ou ambos simultaneamente - são tratados usando formulação Hamiltoniana. Nestes problemas, são consideradas perturbações por forças que derivam de um potencial. As equações diferenciais envolvidas são em geral não lineares, para as quais, a não ser em alguns casos particulares, não é possível obter solução analítica em forma fechada. No presente trabalho, usaremos teoremas clássicos, para estudar alguns destes sistemas, procurando integrais primeiras que possam reduzir o número de graus de liberdade do mesmo. Aplicaremos os estudos feitos para o problema do movimento orbital de um satélite artificial ao redor de um corpo central. Neste consideraremos, além do problema de dois corpos, perturbações devidas tanto a não distribuição de massa do corpo central, quanto a atração gravitacional por um terceiro corpo.

      Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita, RODOLPHO VILHENA DE MORAES, Daniela Cortes Ospina

      2017 a 2019

    • Monitorias nas UCs básicas da Matemática

      Projeto de ensino que tem por objetivo promover ações que auxiliem os estudantes de graduação, matriculados em disciplinas básicas da área da matemática, como Cálculo em Uma Variável, Cálculo em Várias Variáveis, Geometria Analítica, entre outras. Neste temos um grupo de monitores bolsistas e voluntários atendendo aos estudantes destas disciplinas. Bolsas:4 bolsas por semestre

      Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita, Grasiele Cristiane Jorge

      2022 a 2023

    • Órbitas nas vizinhanças da inclinação crítica

      ste trabalho consiste em analisar a estabilidade das órbitas de satélites espaciais orbitando satélites planetários nas vizinhanças de inclinações críticas. Tal análise envolve principalmente o estudo do problema dos dois corpos, das Equações Planetárias de Lagrange, do potencial gravitacional de um planeta, das equações de movimento na forma Hamiltoniana e da estabilidade de Lyapunov. Veremos alguns resultados sobre o comportamento das órbitas nas vizinhanças de uma inclinação crítica e a importância do coeciente C₂₂ ao estudar a estabilidade de Lyapunov da solução do sistema de equações de movimento, na forma Hamiltoniana, com condições iniciais especícas, quando C₂₂=0 e quando C₂₂≠0.

      Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita, RODOLPHO VILHENA DE MORAES, Alberto Enrique Rodríguez Castilla

      2018 a 2020

    • Monitorias nas UCs básicas de matemática

      Projeto de ensino que tem por objetivo promover ações que auxiliem os estudantes de graduação, matriculados em disciplinas básicas da área da matemática, como Cálculo em Uma Variável, Cálculo em Várias Variáveis, Geometria Analítica, entre outras. Neste temos um grupo de monitores bolsistas e voluntários atendendo aos estudantes destas disciplinas. Bolsas:4 bolsas por semestre

      Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita, Luis Felipe Cesar da Rocha Bueno

      2017 a 2020

    • PAPMEM

      O PAPMEM (Programa de aperfeiçoamento para professores de Matemática do ensino médio) tem por objetivo oferecer uma capacitação para professores de Matemática do Ensino Médio. O programa é oferecido pelo Departamento de Ciência e tecnologia da UNIFESP, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, Rio de Janeiro). Ele é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. O curso é gratuito, e os participantes frequentes recebem um certificado de Curso de Atualização emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP. O curso vem sendo oferecido duas vezes ao ano, nos meses de janeiro e julho, durante uma semana em horário integral (manhã e tarde). As atividades de cada dia consistem de aulas teóricas pela parte da manhã, ministradas no IMPA e transmitidas em tempo real para a UNIFESP pelo sistema de teleconferência, e na parte da tarde de aulas práticas.

      Autores: Cláudia Aline Azevedo dos Santos Mesquita, Thadeu Alves Senne, Rodolpho Vilhena de Moraes

      2015 a 2015

    Universidade de São Paulo

    Atualização Lattes em 2024-06

    Processado em 2024-07-22