Indaiá de Santana Bassani
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: indaia.bassani@unifesp.br
Resumo
Indaiá de Santana Bassani possui doutorado (2009-2013) pela Universidade de São Paulo, com estágio Sanduíche na Universidade da Pensilvânia (UPENN, 2012) e desenvolveu estágio de pós-doutoramento na Universidade de Nova Iorque (NYU, 2022). Desenvolveu, também na USP, mestrado em linguística (2009), bacharelado em letras (português e linguística - 2002-2006) e licenciatura em português (2006-2007). Atua principalmente na área de morfologia e suas interfaces com a sintaxe (estrutura argumental), semântica verbal e fonologia. Interessa-se também pela interface Morfologia-Psicolinguística, sobretudo na aquisição de morfologia e processamento de palavras. É professora adjunta no curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atua na graduação e pós-graduação, e é membro do Laboratório de Linguagem e Cognição da Unifesp (LabLinC) https://www.lablincunifesp.com/
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
BASSANI, I. S.;BASSANI, INDAIÁ;BASSANI, Indaiá de Santana
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Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Espanhol
Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Lingüística
Uma abordagem localista para morfologia e estrutura argumental dos verbos complexos (parassintéticos) do português brasileiro
Morfologia
Teoria e Análise Lingüística
Orientação: Ana Paula Scher
Universidade de São Paulo
Mestrado em Lingüística
Formação e Interpretação dos Verbos Denominais no Português do Brasil
Orientação: Ana Paula Scher
Universidade de São Paulo
2007 a 2009
Graduação em Letras (Português - Lingüística)
Universidade de São Paulo
2002 a 2006
Produção
2024
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Indicativos linguísticos para aferir composicionalidade semântica em palavras complexas (2024)
Artigo publicado
Autores: Indaiá de Santana Bassani; Marcela Nunes Costa
Fonte: Revista do GEL , v. 21 , p. 11 - Extrato QUALIS: A2
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O termo diversidade e seu deslocamento em portais de notícias: do discurso didático ao polêmico (2024)
Artigo publicado
Autores: João Marcos Mateus Kogawa; Débora Kogawa; Indaiá de Santana Bassani
Fonte: BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 19 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
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The Term Diversidade (en. Diversity) and Its Displacement on News Portals: from Didactic to Polemical Discourse (2024)
Artigo publicado
Autores: KOGAWA, JOÃO; KOGAWA, DÉBORA; Indaiá de Santana Bassani
Fonte: BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 19 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
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2023
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Né, minha filha?: efeitos de um vocativo no discurso cômico (2023)
Artigo publicado
Autores: João Marcos Mateus Kogawa; Marta Alves de Leon; Indaiá de Santana Bassani
Fonte: Revista do GELNE , v. 25 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
2022
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Levantamento bibliográfico de estudos em aquisição de linguagem em revistas de linguística brasileiras: um enfoque para a morfologia / Bibliographic survey of studies on language acquisition in Brazilian linguistic journals: a focus on morphology (2022)
Artigo publicado
Autores: Indaiá de Santana Bassani; Fernanda Soares
Fonte: Revista de Estudos da Linguagem , v. 30 , p. 425 - Extrato QUALIS: A1
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Domínios de localidade na forma fonológica (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Indaiá de Santana Bassani
Fonte: Manual de Morfologia Distribuída , p. 292
2021
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Analyticization in Brazilian Portuguese inflection and derivation (2021)
Artigo publicado
Autores: Janayna Carvalho; Indaiá de Santana Bassani
Fonte: REVISTA LETRAS , v. 103 , p. 54 - Extrato QUALIS: A3
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2020
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Inversão da posse: interface entre língua e discurso no Português Brasileiro (2020)
Artigo publicado
Autores: João Marcos Mateus Kogawa; Indaiá Bassani
Fonte: LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE) , v. 1 , p. 109 - Extrato QUALIS: A1
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Morfologia interna e externa na emergência de raízes prefixadas durante a aquisição de português brasileiro (2020)
Artigo publicado
Autores: Indaiá de Santana Bassani; Julia Svazati Assine
Fonte: Revista do GELNE , v. 22 , p. 235 - Extrato QUALIS: A2
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Sobre o conteúdo fonológico das raízes: raízes supletivas, fonologias genéricas e erros de fala (2020)
Artigo publicado
Autores: Indaiá de Santana Bassani; Rafael Dias Minussi
Fonte: Revista do GELNE , v. 22 , p. 256 - Extrato QUALIS: A2
2019
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Prefix allomorphy in complex verbs of Brazilian Portuguese / Alomorfia prefixal em verbos complexos do português brasileiro (2019)
Artigo publicado
Autores: Indaiá de Santana Bassani
Fonte: Revista de Estudos da Linguagem , v. 27 , p. 967 - Extrato QUALIS: A1
-
Estrutura sintática e morfofonológica da posse na língua Aweti (2019)
Artigo publicado
Autores: SILVA, GUSTAVO; Indaiá de Santana Bassani
Fonte: Cadernos de Estudos Lingüísticos , v. 61 , p. 1 - Extrato QUALIS: A2
2018
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A ideia por trás do Colóquio Brasileiro de Morfologia (CBM) e os trabalhos do III CBM publicados neste volume (2018)
Artigo publicado
Autores: Ana Paula Scher; Indaiá de Santana Bassani; Paula Armelin
Fonte: DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 34 , p. 475 - Extrato QUALIS: A1
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2017
2016
2015
2013
2012
2011
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Revisitando a flexão verbal do português à luz da morfologia distribuída: um estudo do presente, pretérito perfeito e pretérito imperfeito no indicativo (2011)
Artigo publicado
Autores: Indaiá de Santana Bassani; Marcus Vinicius Lunguinho
Fonte: Revista Virtual de Estudos da Linguagem , v. 9 , p. 199 - Extrato QUALIS: A2
2010
2009
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-
São Paulo Megacity Mental Health Survey ? A Population-Based Epidemiological Study of Psychiatric Morbidity in the São Paulo Metropolitan Area: Aims, Design and Field Implementation (2009)
Artigo publicado
Autores: Maria Carmen Viana; Marlene Galativicis Teixeira; Fidel Beraldi; Indaiá de Santana Bassani; Laura Andrade
Fonte: Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo) , v. 31 , p. 375 - Extrato QUALIS: B1
2008
2007
2006
2005
2004
2003
Atuações
Universidade de São Paulo
-
Iniciação Científica
Bolsista
2004 a 2005
-
Mestrado
Aluna de Mestrado
2007 a 2009
-
Doutorado
Bolsista
2009 a 2013
See Saw Panamby Bilingual Education
-
Professora Assistente
Estágio
2005 a 2007
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
-
Assistente de Pesquisa
Prestador de Serviço
2004 a 2006
LL Journal
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Grupo Educacional UNINTER
-
Professor
Prestador de serviço
2011 a 2011
Revista LinguíStica
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Journal of Languages and Culture
-
Revisor de periódico
Desde 2013
Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas Usp
-
Auxiliar de Informática
1999 a 2001
Colégio I.L. Peretz
-
Corretor de redação da disciplina de LP
Prestador de Serviço autônomo
2008 a 2010
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto A-2
2016 a 2017
-
Professor Adjunto C-1
2017 a 2019
-
Professor Adjunto A-1
2014 a 2016
-
Professor Adjunto C-2
2019 a 2021
-
Professor Adjunto C-3
2022 a 2023
-
Professor Adjunto C-4
Desde 2024
Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem
-
Revisor de periódico
Desde 2015
Revista do GEL
-
Revisor de periódico
Desde 2016
Estudos Linguísticos e Literários
-
Revisor de periódico
Desde 2016
CADERNO DE SQUIBS: TEMAS EM ESTUDOS FORMAIS DA LINGUAGEM
-
Membro de corpo editorial
Desde 2017
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2021
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Utilização do coh-metrix para análise da complexidade linguística de diferentes amostras de linguagem infantil
Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
As propriedades e o acesso à lista 3 na Morfologia Distribuída
Pós-graduação em Semiótica e Lingüística Geral
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade de São Paulo
Desde 2023
Dissertação de mestrado em andamento
-
Inovações lexicais na fala infantil: uma análise de compostos e blends à luz da morfologia distribuída
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2025
-
Vitoria Júlia Bandeira Sudário
Emergência de adjetivos na fala infantil: um estudo de caso
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2025
-
A incongruência de gênero na fala infantil
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
Dissertação de mestrado concluídas
-
Marcelo Gercino da Silva Conceição
Análise da realização das oclusivas alveolares por aprendizes paulistas do espanhol como língua estrangeira
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
Processamento e represetação do ditongo nasal do português brasileiro
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Aquisição de linguagem de crianças institucionalizadas e não-institucionalizadas.
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
AQUISIÇÃO DE MORFOLOGIA AVALIATIVA: O ESTATUTO DE ?INH E -ZINH NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
A EMERGÊNCIA DE PREFIXOS NA PRODUÇÃO DE CRIANÇAS DURANTE A AQUISIÇÃO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO
Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Presidente da Câmara de Graduação
Campus Guarulhos
-
Coordenadora do Curso Letras - Português Bacharelado
Campus Guarulhos
-
Presidente pro-tempore da Câmara de Graduação
Campus Guarulhos
-
Vice-coordenadora do Curso Letras - Português Licenciatura
Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade de São Paulo
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Universidade Federal de São Paulo
-
Projeto de Monitoria em Morfologia e Fonética e Fonologia
Autores: Indaiá de Santana Bassani, Giovanna Costa Perregil, Luiz Vieira Campos Junior, Talita Yurika Hatayama Tagusagawa, Giovanna Saduvetti Calderan, José Renan Ferreira da Silva, Esther Dorta Fonseca
Desde 2024
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Projeto de Monitoria em Morfologia e Fonética e Fonologia
Autores: Indaiá de Santana Bassani, Vitoria Julia Bandeira Sudário, Stefanny Paes Vilela Antonio, Camila Cristiane Fernandes Moura, Isabella Schneider Apendino Conceição, Lorrane Santos Aragão Martins, Isabela Barbosa Brito, Talita Yurika Hatayama Tagusagawa
2023 a 2024
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Projeto de Monitoria em Fonética e Fonologia
Autores: Indaiá de Santana Bassani, Caroline Augusto Castro de Oliveira, Vitoria Julia Bandeira Sudário, Barbara Fernandes Balula, Bruna Rodrigues Palhano de Oliveira
2023 a 2023
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Projeto de Monitoiria em Fonética e Fonologia e Sintaxe
Autores: Indaiá de Santana Bassani, Rafael Dias Minussi, Fernanda Miranda da Cruz
2022 a 2022
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Projeto de Formação do Banco de Dados de Linguagem Infantil para o estudo da morfologia e do léxico e integração ao Consórcio de Dados de Fala Infantil
O objetivo geral deste projeto de pesquisa é a organização de um banco de dados Palavreando um banco de dados de fala naturalística e longitudinal monolíngue do português brasileiro, visando viabilizar e fomentar estudos sobre o desenvolvimento da morfologia e do léxico inicial infantil em crianças falantes de português brasileiro. A partir disto, espera-se: i. produzir estudos descritivos e teóricos sobre a aquisição e o desenvolvimento de diversos fenômenos lexicais e/ou morfológicos de crianças falantes de português brasileiro; ii. produzir transcrições ortográficas no formato CHAT para o Corpus Santos por meio do software CLAN; iii. produzir transcrições da linha morfológica no formato MOR para o Corpus Santos por meio do software CLAN e, finalmente, iv. fomentar por meio de dados de desempenho - os dados de aquisição de linguagem - as discussões acerca da realidade psicológica de modelos teóricos para o léxico e para a morfologia dentro de um projeto maior do Laboratório de Linguagem e Cognição da UNIFESP (LabLinC) de explorar dados de desempenho frente a teorias linguísticas. Mais especificamente, no âmbito descritivo-teórico, este projeto toma como norte as seguintes questões de pesquisa: i. Como os dados de produção do léxico inicial infantil referentes a diversos fenômenos empíricos podem corroborar ou refutar as propostas de análise construcionista do modelo de arquitetura da gramática da Morfologia Distribuída? ii. Como esse modelo pode lançar luz sobre os fenômenos morfológicos e morfossintáticos presentes no léxico inicial infantil? Para viabilizar estes trabalhos, o projeto integra parceria com o LEAL (Laboratório de Estudos em Aquisição de Linguagem) da Universidade de São Paulo e visa contribuir para a construção de um Consórcio de Dados de Linguagem Infantil do Estado de São Paulo (USP/Unifesp/UniSantos) sob coordenação da Profa. Dra. Raquel Santana Santos.
Autores: Indaiá de Santana Bassani, Rafael Dias Minussi, Fernanda Miranda da Cruz, Indaiá de Santana Bassani, Fernanda Miranda da Cruz, Karina Bertolino, Raquel Santana Santos
2022 a 2024
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Laboratório de Linguagem e Cognição da Unifesp
No LabLinC, abrigamos um conjunto de ações de pesquisa, extensão e formação continuada conduzidos por seus integrantes (doutores, mestrandos e graduandos) que integram a linha de pesquisa Linguagem e Cognição do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFESP, e por pesquisadores parceiros do LabLinC, alocados em universidades nacionais e internacionais. As linhas de pesquisa norteadoras dessas ações desenvolvidas são as seguintes: Estudos em Aquisição da linguagem, Estudos em Funcionamento e Processamento da Linguagem, Estudos em Metacognição e Aprendizagem, Estudos em Multimodalidade, interação e cognição. Por sua vez, o laboratório tem grande preocupação com as ações extensionistas, o que se caracteriza, entre outras atividades, pelo projeto de extensão 19207 (Cadastro SIEX 2021), que recebe como título o nome do Laboratório e visa a reunir ações de extensão promovidas para o biênio 2021-2022. O encontro entre a formação em estudos da linguagem e as atuações profissionais e sociais envolvendo a dimensão linguística é muito rica e se torna um ambiente propício para o desenvolvimento de um projeto contínuo e permanente de extensão universitária que mobiliza as questões e ações em torno da linguagem em nossa sociedade atual.
Autores: Indaiá de Santana Bassani, Rafael Dias Minussi, Fernanda Miranda da Cruz
Desde 2021
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Projeto de Monitoria em Fonética e Fonologia
Autores: Indaiá de Santana Bassani, Fabiana Cunha Bloedom, Carolina Monteiro Rodrigues, Vanessa Victoria do Nascimento Vicente, Daniele Maria Taveira de Lima
2021 a 2021
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Ao Mínimo Gesto: estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) em interações envolvendo crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
Esta pesquisa visa a investigar e sistematizar, descritiva e analiticamente, as relações entre língua, corpo e mundo material constitutivas de nossas interações humanas. Essas relações serão exploradas em um contexto empírico particular: interações cotidianas de co-presença entre crianças com diagnóstico de TEA (Transtornos do Espectro Autista) e interlocutores variados. Os TEA correspondem a um grupo relativamente heterogêneo de condições que afetam o desenvolvimento neurocognitivo e comprometem o desenvolvimento da linguagem e a interação social. Trabalharemos com base em um corpus audiovisual, Corpus Pandorga (Comitê de Ética 1172/2016), composto, no momento, por um total 20 horas. Os registros foram realizados em uma instituição de convivência de crianças diagnosticadas como TEA. Os registros referem-se às interações que acontecem cotidianamente nessa instituição entre 12 crianças autistas e 05 educadoras. Os objetivos são: 1) análise de interações cotidianas que tenham a presença/participação de sujeitos com diagnóstico de TEA fundamentada por uma perspectiva corporificada da interação; 2) estudo em torno do estatuto e do papel dos gestos, do corpo e do mundo material na construção e constituição da interação humana e sua relação com os processos linguístico-cognitivos; 3) aprofundamento das questões relativas ao campo da videoanálise, tais como: procedimentos de registros de interações em ambientes complexos (envolvendo muitos participantes, recurso a objetos e movimentação corporal); a própria construção de corpora audiovisuais para pesquisas linguístico-interacionais; o convite a uma mentalidade analítica visual das interações sociais humanas envolvendo não apenas os aspectos verbais que a constituem, mas também o espaço físico, o corpo e o mundo material.
Autores: Indaiá de Santana Bassani, Rafael Dias Minussi, Fernanda Miranda da Cruz, Caroline Paola Cots, Ana Carina Tamanaha, Ana Caroline Lopes, Natalia Zanoni Andreatto, Larissa Gabriela Tavares Meira, Pamela Biazon Cardoso dos Santos
2018 a 2021
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Projeto de Monitoria em Fonética e Fonologia.
Projeto de Monitoria da Unidade Curricular Fonética e Fonologia.
Autores: Indaiá de Santana Bassani, Verônica de Luca Teles, Ingrid Costa
2020 a 2020
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Estudos da Gramática
A linha de pesquisa Linguagem e Cognição do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo se identifica pelo interesse na gramática das línguas naturais. Tendo em vista que as relações entre a linguagem e a cognição humanas também podem subsidiar estudos do texto e do discurso, o enfoque em tais relações, destacado no projeto de criação da linha, precisa ser complementado por um projeto de pesquisa que represente o há de comum entre os projetos de cada docente, filiados à Linguística Gerativa, à Linguística Cognitiva ou à Linguística de Corpus. A própria identificação do objeto gramática abriga questões que exigem um projeto geral para serem discutidas. Uma delas é a relação entre a gramática e o léxico, que, na Linguística Gerativa, propicia o cotejo entre modelos lexicalistas e não lexicalistas, enquanto, na Linguística Cognitiva e na Linguística de Corpus, se apresenta como fundamento segundo o qual gramática e léxico são componentes integrados, o que exclui a possibilidade de modelos não lexicalistas. Tal questão, por sua vez, torna cooperações entre a Linguística Gerativa e a Linguística de Corpus distintas de cooperações entre a Linguística Cognitiva e a Linguística de Corpus. Enquanto a Linguística de Corpus supre estudos filiados à Linguística Gerativa de métodos empíricos de tratamento de dados, há entre a Linguística de Corpus e a Linguística Cognitiva a afinidade como modelos baseados no uso, do que se conclui que cooperações entre estas extrapolam o terreno metodológico. Se, verticalmente, são essas as teorias presentes na linha de pesquisa, há, horizontalmente, fenômenos que interessam a diferentes projetos, concernentes à fonologia, à morfologia, à sintaxe e à semântica das línguas naturais. Um fenômeno morfológico que, no âmbito de um projeto, seja explorado com base na Morfologia Distribuída (modelo da Linguística Gerativa) pode ser explorado, no âmbito de outro projeto, com base na Gramática Cognitiva (modelo da Linguística Cognitiva), com ou sem o aporte da Linguística de Corpus, seja por diferentes orientandos em momentos diferentes, seja pelo mesmo orientando como parte de um projeto transversal. Outro fenômeno com forte potencial a explorações horizontais é a aquisição da linguagem. Os projetos atuais enfocam o inglês como L2, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como L1 ou L2 e mesmo o português brasileiro como L1. A aquisição de L2 pode ser mediada pelo ensino formal ou constituir a história de qualquer língua natural em que se verifique o contato com outras línguas naturais (como o português brasileiro), razão por que a aquisição é tomada como fenômeno cognitivo, independente dos meios (ensino ou outro) ou dos resultados (letramento ou outros), que resulta numa gramática. As teorias representadas neste projeto oferecem diferentes arquiteturas da gramática tanto intrateóricas (diferentes modelos da mesma teoria) quanto interteóricas (diferentes modelos de diferentes teorias), o que, por si só, pode ser explorado e só tem lugar neste projeto de pesquisa, que tanto se alimenta das especificidades dos projetos filiados a uma das teorias representadas quanto lhes empresta parâmetros de generalidade ou especificidade.
Autores: Indaiá de Santana Bassani, Rafael Dias Minussi, Marcello Marcelino, Janderson Lemos de Souza, Marcia Veirano, Julia Svazati Assine, Maria Lucia Leitão de Almeida, ELVIRLEY FREIRES RODRIGUES DE OLIVEIRA, ELVIS LIMA DE ARAUJO
2018 a 2021
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Estudos em morfologia: descrição, teoria, processamento e aquisição
Este projeto se insere na área de Estudos da Linguagem e na linha de pesquisa em Linguagem e Cognição. O seu foco principal é o estudo de fenômenos relacionados com a morfologia das línguas naturais em geral e, de modo específico, a morfologia do português. Divide-se em três eixos fundamentais, produzindo estudos descritivos, teóricos e experimentais e de aquisição de linguagem. Tentando unir o conhecimento teórico já acumulado pelos estudos em morfologia durante décadas e buscando avanços teóricos por meio da Morfologia Distribuída, este projeto tem como objetivo descrever e analisar fenômenos morfológicos, tais como: derivação, prefixação, composição, blending, truncamento etc., tanto de um ponto de vista teórico quanto de um ponto de vista experimental, a fim de entender como se organiza o conhecimento gramatical do falante e como ocorre o processamento morfológico dessas formações. Ainda, em uma de suas vertentes, este projeto insere-se nos estudos em Aquisição de Linguagem que buscam responder à segunda de três questões direcionadoras dentro do paradigma Gerativista: ii. como o conhecimento da linguagem é adquirido? Dentro de uma perspectiva racionalista e inatista de língua, além da pesquisa teórica e experimental, o projeto contempla, de modo especial, a aquisição de morfologia.
Autores: Indaiá de Santana Bassani, Rafael Dias Minussi, Julia Svazati Assine
Desde 2019
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Sobre o estatuto sincrônico e a realidade psicológica de verbos morfologicamente complexos no português brasileiro: um estudo teórico e experimental
Este projeto tem como objetivo gerala investigação do estatuto decomposicional sincrônico de verbos morfologicamente complexos do português brasileiro. Para tal,é organizado em dois eixos: no eixo teórico,propomosque a descrição e a criação de hipóteses sejam baseadas nos pressupostos da Morfologia Distribuída, uma teoria linguística gerativistae, no eixo experimental, propomosque a verificação empírica da realidade psicológica de tais descrições e hipótesesseja obtida por meio da metodologia daPsicolinguística Experimental, nos moldes de Maia, Lemle e França (2007), França et al (2009), Garcia (2009) e Maia e Ribeiro (2015). O corpus inicial, constituído de380 verbos,é proveniente de Bassani (2013) e conta comformações verbais com os prefixos a-, eN-e eS-, tais como em alisar,engordare esfriar, respectivamente,que acabam por incluir algumas ocorrências dos sufixos -e-/-ej-(esfaquear/apedrejar)e -ec-(amadurecer) e formações originalmente complexas, mas duvidosas quanto ao fato de serem derivadas sincronicamente(atrair, ingressare exalar). Partimos da proposta teórica sugerida em Bassani (2013), que divide o conjunto de dados em cinco classes por critérios gerais de transparência e composicionalidade. A hipótese central desteprojetoconsiste na ideia de que quanto mais complexa a estrutura internasugeridaao verbo, mais custoso é o seu acesso e processamento para os falantes. Se, de fato, o grau decomplexidade aumenta dentre as classes propostascom base em evidências linguísticas, espera-se que os testes experimentais corroborem tal hipótese. Como resultado geral, espera-se contribuirpara a discussão sobre como se dá o acesso e armazenamento lexical de palavras complexas, se por decomposição morfológica prévia ou acesso direto e, em última instância, contribuirpara as investigações sobrea organização do léxico mental em teoria gerativa. Além disso, espera-se que o projeto colabore para o desenvolvimento do Laboratório de Psicolinguística Experimental, vinculado ao grupo de pesquisa Investigações Formais e informais em Linguagem e Cognição da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.
Autores: Indaiá de Santana Bassani
2015 a 2020
-
Um retorno à morfofonologia
O presente projeto tem como objetivo principal pesquisar processos fonológicos que são sensíveis a fronteiras morfológicas e que são limitados a estes contextos em português brasileiro, em um primeiro momento, e posteriormente em diferentes famílias linguísticas, a fim de discutir como esses fenômenos corroboram ou desafiam o modelo de gramática proposto pela Morfologia Distribuída (Halle & Marantz, 1993; Embick, 2010).As pesquisas desenvolvidos dentro do quadro teórico da Morfologia Distribuída têm se voltado majoritariamente para os fenômenos sintáticos, morfossintáticos e puramente morfológicos com vistas a, sobretudo, comprovar a tese de que palavras e sentenças são construídas pelos mesmos mecanismos de formação. Essa tese dispensa um léxico gerativo e estruturado em níveis como previsto em teorias morfológicas lexicalistas para formação de palavras (Aronoff, 1976, Kiparsky 1982b). Dado tal interesse empírico, as pesquisas em fonologia dentro do quadro da Morfologia Distribuída são ainda bastante tímidas.Segundo Shwayder (2013), uma das principais questões nesse âmbito se refere a qual o estatuto da palavra fonológica e como ela é calculada dado que a palavra morfossintática não é considerada uma unidade primitiva neste modelo.Aparentemente, não se pode equiparar a noção de fase cíclica sintática à noção de ciclo na fonologia (Embick, 2013) e, além disso, não é possível definir os domínios de aplicação de regras fonológicas em termos de concatenação interna ou externa na formação de palavras, como tem sidofeito para tratar os fenômenos de alomorfia e alossemia (Shwayder, 2013).
Autores: Indaiá de Santana Bassani
2016 a 2021
-
Projeto de Monitoria em Fonética e Fonologia
Projeto de Monitoria da Unidade Curricular Fonética e Fonologia.
Autores: Indaiá de Santana Bassani, Marcela Nunes Costa, Verônica de Luca Teles
2017 a 2018
-
Políticas Linguísticas para Educação Escolar Indígena
Objetivo: Entre os objetivos do curso, estão promover a formação teórica para a abordagem informada sobre as realidades contemporâneas dos Povos Indígenas no Brasil nas propostas pedagógicas das escolas e oferecer formação para apropriação de referenciais conceituais para conhecimento e valorização das línguas indígenas e definição de políticas linguísticas no âmbito escolar.
Autores: Indaiá de Santana Bassani, Alvaro Antonio Caretta, Rafael Dias Minussi, Sandro Luis da Silva, Juliana Silva Loyola, Júlio de Souza Valle Neto, Hosana dos Santos Silva, Priscilla Ribeiro
2015 a 2015
Atualização Lattes em 2025-03
Processado em 2025-03-08