Rita Jover-Faleiros
Universidade Federal de São Paulo
PRO-REITORIA DE GRADUACAO - PROGRAD
Programa de Pós-Graduação: Letras
Resumo
Professora associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na área de Língua Francesa e respectivas Literaturas, é orientadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Unifesp na linha Linguagem em Novos Contextos. Desenvolve pesquisa na área de ensino da leitura e do ensino da leitura literária. Bacharel em Letras pela FFLCH-USP, fez mestrado e doutorado na mesma instituição. Realizou estágio pós-doutoral em didática da literatura na Universidade de Montréal. É líder do grupo de pesquisa "A leitura como jogo: ensaios sobre a literatura". Em sua atuação na pesquisa, além de sua contribuição na formação didática na área da leitura literária em língua estrangeira e língua portuguesa, é uma das organizadoras das Jornadas de Literatura e Educação.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
JOVER-FALEIROS, R.
Perfis na web
Tags mais usadas
Idiomas
Francês
Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem
Espanhol
Compreende bem , Fala pouco , Lê bem , Escreve pouco
Inglês
Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem
Formação
Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) — 2007 - 2010
Didática da leitura literária na formação em FLE: em busca dos leitores.
Orientador(a): Cristina Moerbeck Casadei Pietraróia, Universidade de São Paulo
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) — 2003 - 2006
A experiência da leitura literária em um curso de Francês Instrumental
Orientador(a): Cristina Moerbeck Casadei Pietraróia, Universidade de São Paulo
Graduação em Letras — 1997 - 2002
Universidade de São Paulo
Produção Intelecual
2021
Das possíveis articulações entre o ensino de uma língua e de suas literaturas em contexto uniersitário: leitura Literária para quê? — Capítulo de livro publicado
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte: Ensino da literatura em contexto contemporâneo, p.269
Leitores que perdemos pelo caminho: os perfis do leitor de literatura, do aluno-leitor ao professor-leitor — Capítulo de livro publicado
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: Retratos da leitura no Brasil 5, p.66
Quais índices de progressão na competência literária em situação de leitura entre pares de uma mesma obra integral: síntese — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte:
2019
Sujeito lírico e ironia — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Francine Weiss Ricieri
Fonte:
O que se ensina quando se ensina literatura? Considerações sobre a constituição de um objeto. — Artigo publicado
Autores: Rita Jover-Faleiros; Francine Weiss Ricieri; Rita Jover-Faleiros
Fonte: ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, v.57, p.1
Sujeito lírico e ironia — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Francine Weiss Ricieri; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Francine Fernandes Weiss Ricieri
Fonte:
2018
Retratos da leitura, retratos do leitor: gestos, espaços e hábitos — Artigo publicado
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte: ÁGUA VIVA (UNB), v.3, p.10
2017
Clivagens entre língua e literatura na formação em Letras/Francês: um espaço para reflexão — Artigo publicado
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte: Revista Letras Raras, v.6, p.55
2015
Que projetos para os leitores em Francês Língua Estrangeira? — Capítulo de livro publicado
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte: Estudos Em linguagEns, discurso E tradução, p.1
2014
Problemas de leitura e problemas com a leitura: noções para a abordagem da leitura em contexto de ensino-aprendizagem de FLE — Capítulo de livro publicado
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte: Leitura(s) em francês língua estrangeira, p.71
2013
Leitura de literatura na escola — Livro publicado ou organizado
Autores: Maria Amélia Dalvi; Neide Luzia de Rezende; Rita Jover-Faleiros
Fonte:
O 'on' entre nós e os outros: uma aula de Mario Laranjeira — Capítulo de livro publicado
Autores: Maria Amélia Dalvi; Neide Luzia de Rezende; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: Mario Laranjeira: poeta da tradução, p.95
Sobre o prazer e o dever ler: figurações de leitores e modelos de ensino da literatura — Capítulo de livro publicado
Autores: Maria Amélia Dalvi; Neide Luzia de Rezende; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: Leitura de literatura na esciola, p.113
2012
Prefácio e Leitor(es)-Modelo(s): instruções para uma máquina preguiçosa — Artigo publicado
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte: Alea: Estudos Neolatinos (Impresso), v.14, p.217
Redação de denúncias de violência contra a criança e o adolescente — Livro publicado ou organizado
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte:
O sujeito leitor, autor da singularidade da obra — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte:
2011
Paratextos em diálogo com o leitor: o prefácio como construção dos parâmetros de recepção do texto — Trabalhos em eventos
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte: Anais do IV Seminário Internacional de Linguística: Discurso, Gênero e Memória, p.940
Où que tu sois, mon fils: problema de leitura em uma narrativa de Tahar Ben Jelloun em contexto de ensino-aprendizagem do FLE — Artigo publicado
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: GRAPHOS (JOÃO PESSOA), v.13, p.1-11
Dez anos e nove meses — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Heitor Ferraz Mello; Camila Nassif
Fonte:
2009
Literatura e ensino do francês língua estrangeira: um "monumento" fadado ao abandono? — Trabalhos em eventos
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte: Caderno de resumos, p.44
Leitura literária em Francês Língua Estrangeira: o texto do leitor — Trabalhos em eventos
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: Caderno de resumos
Leitura Literária e Ensino do Francês Língua Estrangeira: consenso teórico, ausência na prática? — Artigo publicado
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: Fragmentos (UFSC), v.1, p.163
Arte Românica — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte:
Tantã — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte:
2008
La lecture littéraire pour les niveaux débutants en classe de FLE ? — Trabalhos em eventos
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte: Le texte du lecteur
Leitores, leituras, escola: a literatura em perigo? — Trabalhos em eventos
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: Caderno de resumos 56º SEMINÁRIO DO GEL
A narrativa cinematográfica — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Adalberto Müller Jr.; Rita Jover-Faleiros; Ciro Inácio Marcondes
Fonte:
Do nomadismo — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Adalberto Müller Jr.; Rita Jover-Faleiros; Ciro Inácio Marcondes; Rita Jover-Faleiros
Fonte:
2007
Label France - Revista da Atualidade Francesa — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte:
Armadilhas da leitura instrumental no ensino do francês língua estrangeira — Trabalhos em eventos
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: Caderno de atividades - resumos, p.181
La difficulté lexicale et la lecture littéraire dans un cours de Français Instrumental — Trabalhos em eventos
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: Programme - Résumés
Francês Instrumental ou Ensino de Leitura em 'língua estrangeira — Artigo publicado
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: Horizontes (UnB), v.1, p.42
Les représentations du littéraire dans la méthode Reflets 1 — Trabalhos em eventos
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: Le manuel scolaire
Label France Revista de atualidade francesa — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte:
Label France revista de atualidade francesa — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte:
2006
Label France Revista da Atualidade Francesa — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte:
Francês Instrumental: por uma precisão terminológica — Trabalhos em eventos
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: Plurilingüismo e identidade cultural: actes du XV Congrès brésilien des professeurs de français
Label France Revista de Atualidade Francesa — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte:
"O ministério público diante das jurisdições administrativas na França" — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte:
2005
Label France Revista da atualidade francesa — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte:
Label France Revista de atualidade francesa — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte:
O texto literário no ensino do francês: sacralização, abandono e resgate — Trabalhos em eventos
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: II Encontro de Lingüística Aplicada da Região Centro-Oeste
O francês instrumental: a necessidade de uma definição terminológica — Trabalhos em eventos
Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros
Fonte: XV Congresso Brasileiro dos Professores de Francês
2003
A leitura e o ensino do Francês Língua Estrangeira — Trabalhos em eventos
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte: 51 GEL
2002
Carnets indiens: avec les indiens Urubus-Kaapor, Brésil — Tradução
Autores: Rita Jover-Faleiros
Fonte:
Atuações profissionais
Universidade de Brasília
contrato temporário Professor 2004 - 2006
Professor Adjunto 2011 - 2013
Aliança Francesa
professora — 1999 - 2003
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Professor Prestador de serviço — 2004 - 2004
Universidade de São Paulo
Professor Monitor bolsista — 2000 - 2004
Colégio Santa Cruz
Professor Celetista formal — 2009 - 2011
Revista Letras Raras
Membro de corpo editorial — 2012 -
Universidade Federal de São Paulo
Professor adjunto 2013 -
Professor Adjunto II 2015 -
Professor adjunto III 2017 -
Professor adjunto IV 2019 -
Professora Associada 2021 -
Non Plus
Membro de corpo editorial — 2015 -
ÁGUA VIVA (UNB)
Membro de corpo editorial — 2010 -
Fundação universitária para o vestibular
Colaborador — 1999 - 2009
BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO
Membro de corpo editorial — 2020 -
Ensino
Aqui vão as atividades de ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Thalita de Freitas — 2022 - Em andamento
Ensino da Literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob a perspectiva da BNCC
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Dahlin Pereira Penha Lucas — 2022 - Em andamento
Lire et apprécier les romans en salle: A abordagem transacional e o ensino explícito de estratégias
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Érica Raquel Marchesine dos Santos — 2022 - Em andamento
Fanfics sob o olhar do gênero do discurso
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Atividades de gestão
Universidade de São Paulo
— -
Universidade Federal de São Paulo
Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017
Campus Guarulhos
Presidência — 2020 - 2021
Comissão Permanente de Pessoal Docente
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022
Pró-Reitoria de Graduação
Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017
Campus Guarulhos
Presidência — 2020 - 2021
Comissão Permanente de Pessoal Docente
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022
Pró-Reitoria de Graduação
Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017
Campus Guarulhos
Presidência — 2020 - 2021
Comissão Permanente de Pessoal Docente
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022
Pró-Reitoria de Graduação
Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017
Campus Guarulhos
Presidência — 2020 - 2021
Comissão Permanente de Pessoal Docente
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022
Pró-Reitoria de Graduação
Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017
Campus Guarulhos
Presidência — 2020 - 2021
Comissão Permanente de Pessoal Docente
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022
Pró-Reitoria de Graduação
Projetos de pesquisa
Leitura em língua estrangeira: experiência e reflexão — 2011 - 2013
Os objetivos desta pesquisa são estabeler parâmetros curriculares específicos para a formação do leitor em língua estrangeira no âmbito da formação em nível superior em Letras/Francês e desenvolver material didático com essa finalidade.
Tradução e Didática de Línguas: um estudo crítico-comparativo dos Dicionários Cuq/Galisson — 2010 - 2012
O projeto propõe a tradução dos verbetes presentes nos dois dicionários, além de um estudo comparativo-histórico dos conceitos de didática de línguas.
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Karina Fares, Thayse Cardoso
Leitura em língua estrangeira: experiência e reflexão — 2011 - 2013
Os objetivos desta pesquisa são estabeler parâmetros curriculares específicos para a formação do leitor em língua estrangeira no âmbito da formação em nível superior em Letras/Francês e desenvolver material didático com essa finalidade.
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Maria da Glória Magalhães dos Reis, Alice Maria de Araújo Ferreira, Adriana Santos Corrêa
Tradução e Didática de Línguas: um estudo crítico-comparativo dos Dicionários Cuq/Galisson — 2010 - 2012
O projeto propõe a tradução dos verbetes presentes nos dois dicionários, além de um estudo comparativo-histórico dos conceitos de didática de línguas.
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Karina Fares, Thayse Cardoso
PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020
O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Maria da Glória Magalhães dos Reis, Alice Maria de Araújo Ferreira, Adriana Santos Corrêa
A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos
PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020
O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz
A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos
PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020
O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz
A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos
PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020
O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz
A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos
PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020
O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz
A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos
Outras atividades técnico científicas
Atuações profissionais
Universidade de Brasília
contrato temporário Professor — 2004 - 2006
Projetos de pesquisa
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução — 2011 - 2013
Leitura em língua estrangeira: experiência e reflexão — 2011 - 2013
Os objetivos desta pesquisa são estabeler parâmetros curriculares específicos para a formação do leitor em língua estrangeira no âmbito da formação em nível superior em Letras/Francês e desenvolver material didático com essa finalidade.
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução — 2010 - 2012
Tradução e Didática de Línguas: um estudo crítico-comparativo dos Dicionários Cuq/Galisson — 2010 - 2012
O projeto propõe a tradução dos verbetes presentes nos dois dicionários, além de um estudo comparativo-histórico dos conceitos de didática de línguas.
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Karina Fares, Thayse Cardoso
Professor Adjunto — 2011 - 2013
Projetos de pesquisa
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução — 2011 - 2013
Leitura em língua estrangeira: experiência e reflexão — 2011 - 2013
Os objetivos desta pesquisa são estabeler parâmetros curriculares específicos para a formação do leitor em língua estrangeira no âmbito da formação em nível superior em Letras/Francês e desenvolver material didático com essa finalidade.
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Maria da Glória Magalhães dos Reis, Alice Maria de Araújo Ferreira, Adriana Santos Corrêa
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução — 2010 - 2012
Tradução e Didática de Línguas: um estudo crítico-comparativo dos Dicionários Cuq/Galisson — 2010 - 2012
O projeto propõe a tradução dos verbetes presentes nos dois dicionários, além de um estudo comparativo-histórico dos conceitos de didática de línguas.
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Karina Fares, Thayse Cardoso
Aliança Francesa
professora — 1999 - 2003
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Professor Prestador de serviço — 2004 - 2004
Universidade de São Paulo
Professor Monitor bolsista — 2000 - 2004
Colégio Santa Cruz
Professor Celetista formal — 2009 - 2011
Revista Letras Raras
Membro de corpo editorial — 2012 -
Universidade Federal de São Paulo
Professor adjunto — 2013 -
Atividades de gestão
Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017
Órgão: Campus Guarulhos
Presidência — 2020 - 2021
Órgão: Comissão Permanente de Pessoal Docente
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022
Órgão: Pró-Reitoria de Graduação
Projetos de pesquisa
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2016 - 2020
PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020
O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Maria da Glória Magalhães dos Reis, Alice Maria de Araújo Ferreira, Adriana Santos Corrêa
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2022 -
A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos
Professor Adjunto II — 2015 -
Atividades de gestão
Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017
Órgão: Campus Guarulhos
Presidência — 2020 - 2021
Órgão: Comissão Permanente de Pessoal Docente
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022
Órgão: Pró-Reitoria de Graduação
Projetos de pesquisa
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2016 - 2020
PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020
O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2022 -
A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos
Professor adjunto III — 2017 -
Atividades de gestão
Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017
Órgão: Campus Guarulhos
Presidência — 2020 - 2021
Órgão: Comissão Permanente de Pessoal Docente
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022
Órgão: Pró-Reitoria de Graduação
Projetos de pesquisa
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2016 - 2020
PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020
O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2022 -
A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos
Professor adjunto IV — 2019 -
Atividades de gestão
Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017
Órgão: Campus Guarulhos
Presidência — 2020 - 2021
Órgão: Comissão Permanente de Pessoal Docente
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022
Órgão: Pró-Reitoria de Graduação
Projetos de pesquisa
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2016 - 2020
PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020
O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2022 -
A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos
Professora Associada — 2021 -
Atividades de gestão
Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017
Órgão: Campus Guarulhos
Presidência — 2020 - 2021
Órgão: Comissão Permanente de Pessoal Docente
Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022
Órgão: Pró-Reitoria de Graduação
Projetos de pesquisa
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2016 - 2020
PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020
O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2022 -
A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -
Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos
Non Plus
Membro de corpo editorial — 2015 -
ÁGUA VIVA (UNB)
Membro de corpo editorial — 2010 -
Fundação universitária para o vestibular
Colaborador — 1999 - 2009
BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO
Membro de corpo editorial — 2020 -
Atualização Lattes em 2022-05
Processado em 2022-06-16