Rita Jover-Faleiros nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

PRO-REITORIA DE GRADUACAO - PROGRAD

Programa de Pós-Graduação: Letras


Trabalhos publicados 45 Orientações 3

Resumo

Professora associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na área de Língua Francesa e respectivas Literaturas, é orientadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Unifesp na linha Linguagem em Novos Contextos. Desenvolve pesquisa na área de ensino da leitura e do ensino da leitura literária. Bacharel em Letras pela FFLCH-USP, fez mestrado e doutorado na mesma instituição. Realizou estágio pós-doutoral em didática da literatura na Universidade de Montréal. É líder do grupo de pesquisa "A leitura como jogo: ensaios sobre a literatura". Em sua atuação na pesquisa, além de sua contribuição na formação didática na área da leitura literária em língua estrangeira e língua portuguesa, é uma das organizadoras das Jornadas de Literatura e Educação.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

JOVER-FALEIROS, R.


Perfis na web


Tags mais usadas


Idiomas

Francês

Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem

Espanhol

Compreende bem , Fala pouco , Lê bem , Escreve pouco

Inglês

Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem


Formação

Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) — 2007 - 2010

Didática da leitura literária na formação em FLE: em busca dos leitores.

Orientador(a): Cristina Moerbeck Casadei Pietraróia, Universidade de São Paulo

Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) — 2003 - 2006

A experiência da leitura literária em um curso de Francês Instrumental

Orientador(a): Cristina Moerbeck Casadei Pietraróia, Universidade de São Paulo

Graduação em Letras — 1997 - 2002

Universidade de São Paulo

Produção Intelecual


2021


Das possíveis articulações entre o ensino de uma língua e de suas literaturas em contexto uniersitário: leitura Literária para quê? — Capítulo de livro publicado

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte: Ensino da literatura em contexto contemporâneo, p.269

Leitores que perdemos pelo caminho: os perfis do leitor de literatura, do aluno-leitor ao professor-leitor — Capítulo de livro publicado

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: Retratos da leitura no Brasil 5, p.66

Quais índices de progressão na competência literária em situação de leitura entre pares de uma mesma obra integral: síntese — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte:


2019


Sujeito lírico e ironia — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Francine Weiss Ricieri

Fonte:

O que se ensina quando se ensina literatura? Considerações sobre a constituição de um objeto. — Artigo publicado

Autores: Rita Jover-Faleiros; Francine Weiss Ricieri; Rita Jover-Faleiros

Fonte: ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, v.57, p.1

Sujeito lírico e ironia — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Francine Weiss Ricieri; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Francine Fernandes Weiss Ricieri

Fonte:


2018


Retratos da leitura, retratos do leitor: gestos, espaços e hábitos — Artigo publicado

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte: ÁGUA VIVA (UNB), v.3, p.10


2017


Clivagens entre língua e literatura na formação em Letras/Francês: um espaço para reflexão — Artigo publicado

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte: Revista Letras Raras, v.6, p.55


2015


Que projetos para os leitores em Francês Língua Estrangeira? — Capítulo de livro publicado

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte: Estudos Em linguagEns, discurso E tradução, p.1


2014


Problemas de leitura e problemas com a leitura: noções para a abordagem da leitura em contexto de ensino-aprendizagem de FLE — Capítulo de livro publicado

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte: Leitura(s) em francês língua estrangeira, p.71


2013


Leitura de literatura na escola — Livro publicado ou organizado

Autores: Maria Amélia Dalvi; Neide Luzia de Rezende; Rita Jover-Faleiros

Fonte:

O 'on' entre nós e os outros: uma aula de Mario Laranjeira — Capítulo de livro publicado

Autores: Maria Amélia Dalvi; Neide Luzia de Rezende; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: Mario Laranjeira: poeta da tradução, p.95

Sobre o prazer e o dever ler: figurações de leitores e modelos de ensino da literatura — Capítulo de livro publicado

Autores: Maria Amélia Dalvi; Neide Luzia de Rezende; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: Leitura de literatura na esciola, p.113


2012


Prefácio e Leitor(es)-Modelo(s): instruções para uma máquina preguiçosa — Artigo publicado

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte: Alea: Estudos Neolatinos (Impresso), v.14, p.217

Redação de denúncias de violência contra a criança e o adolescente — Livro publicado ou organizado

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte:

O sujeito leitor, autor da singularidade da obra — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte:


2011


Paratextos em diálogo com o leitor: o prefácio como construção dos parâmetros de recepção do texto — Trabalhos em eventos

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte: Anais do IV Seminário Internacional de Linguística: Discurso, Gênero e Memória, p.940

Où que tu sois, mon fils: problema de leitura em uma narrativa de Tahar Ben Jelloun em contexto de ensino-aprendizagem do FLE — Artigo publicado

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: GRAPHOS (JOÃO PESSOA), v.13, p.1-11

Dez anos e nove meses — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Heitor Ferraz Mello; Camila Nassif

Fonte:


2009


Literatura e ensino do francês língua estrangeira: um "monumento" fadado ao abandono? — Trabalhos em eventos

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte: Caderno de resumos, p.44

Leitura literária em Francês Língua Estrangeira: o texto do leitor — Trabalhos em eventos

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: Caderno de resumos

Leitura Literária e Ensino do Francês Língua Estrangeira: consenso teórico, ausência na prática? — Artigo publicado

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: Fragmentos (UFSC), v.1, p.163

Arte Românica — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte:

Tantã — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte:


2008


La lecture littéraire pour les niveaux débutants en classe de FLE ? — Trabalhos em eventos

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte: Le texte du lecteur

Leitores, leituras, escola: a literatura em perigo? — Trabalhos em eventos

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: Caderno de resumos 56º SEMINÁRIO DO GEL

A narrativa cinematográfica — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Adalberto Müller Jr.; Rita Jover-Faleiros; Ciro Inácio Marcondes

Fonte:

Do nomadismo — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Adalberto Müller Jr.; Rita Jover-Faleiros; Ciro Inácio Marcondes; Rita Jover-Faleiros

Fonte:


2007


Label France - Revista da Atualidade Francesa — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte:

Armadilhas da leitura instrumental no ensino do francês língua estrangeira — Trabalhos em eventos

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: Caderno de atividades - resumos, p.181

La difficulté lexicale et la lecture littéraire dans un cours de Français Instrumental — Trabalhos em eventos

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: Programme - Résumés

Francês Instrumental ou Ensino de Leitura em 'língua estrangeira — Artigo publicado

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: Horizontes (UnB), v.1, p.42

Les représentations du littéraire dans la méthode Reflets 1 — Trabalhos em eventos

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: Le manuel scolaire

Label France Revista de atualidade francesa — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte:

Label France revista de atualidade francesa — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte:


2006


Label France Revista da Atualidade Francesa — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte:

Francês Instrumental: por uma precisão terminológica — Trabalhos em eventos

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: Plurilingüismo e identidade cultural: actes du XV Congrès brésilien des professeurs de français

Label France Revista de Atualidade Francesa — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte:

"O ministério público diante das jurisdições administrativas na França" — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte:


2005


Label France Revista da atualidade francesa — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte:

Label France Revista de atualidade francesa — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte:

O texto literário no ensino do francês: sacralização, abandono e resgate — Trabalhos em eventos

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: II Encontro de Lingüística Aplicada da Região Centro-Oeste

O francês instrumental: a necessidade de uma definição terminológica — Trabalhos em eventos

Autores: Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros; Rita Jover-Faleiros

Fonte: XV Congresso Brasileiro dos Professores de Francês


2003


A leitura e o ensino do Francês Língua Estrangeira — Trabalhos em eventos

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte: 51 GEL


2002


Carnets indiens: avec les indiens Urubus-Kaapor, Brésil — Tradução

Autores: Rita Jover-Faleiros

Fonte:

Atuações profissionais

Universidade de Brasília

contrato temporário Professor 2004 - 2006

Professor Adjunto 2011 - 2013


Aliança Francesa

professora — 1999 - 2003


Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Professor Prestador de serviço — 2004 - 2004


Universidade de São Paulo

Professor Monitor bolsista — 2000 - 2004


Colégio Santa Cruz

Professor Celetista formal — 2009 - 2011


Revista Letras Raras

Membro de corpo editorial — 2012 -


Universidade Federal de São Paulo

Professor adjunto 2013 -

Professor Adjunto II 2015 -

Professor adjunto III 2017 -

Professor adjunto IV 2019 -

Professora Associada 2021 -


Non Plus

Membro de corpo editorial — 2015 -


ÁGUA VIVA (UNB)

Membro de corpo editorial — 2010 -


Fundação universitária para o vestibular

Colaborador — 1999 - 2009


BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO

Membro de corpo editorial — 2020 -


Ensino

Aqui vão as atividades de ensino

Orientações e supervisões

Dissertação de mestrado em andamento

  • Thalita de Freitas — 2022 - Em andamento

    Ensino da Literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob a perspectiva da BNCC

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Dahlin Pereira Penha Lucas — 2022 - Em andamento

    Lire et apprécier les romans en salle: A abordagem transacional e o ensino explícito de estratégias

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Érica Raquel Marchesine dos Santos — 2022 - Em andamento

    Fanfics sob o olhar do gênero do discurso

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

Atividades de gestão

Universidade de São Paulo

— -

Universidade Federal de São Paulo

Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017

Campus Guarulhos

Presidência — 2020 - 2021

Comissão Permanente de Pessoal Docente

Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022

Pró-Reitoria de Graduação

Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017

Campus Guarulhos

Presidência — 2020 - 2021

Comissão Permanente de Pessoal Docente

Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022

Pró-Reitoria de Graduação

Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017

Campus Guarulhos

Presidência — 2020 - 2021

Comissão Permanente de Pessoal Docente

Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022

Pró-Reitoria de Graduação

Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017

Campus Guarulhos

Presidência — 2020 - 2021

Comissão Permanente de Pessoal Docente

Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022

Pró-Reitoria de Graduação

Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017

Campus Guarulhos

Presidência — 2020 - 2021

Comissão Permanente de Pessoal Docente

Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022

Pró-Reitoria de Graduação

Projetos de pesquisa

Leitura em língua estrangeira: experiência e reflexão — 2011 - 2013

Os objetivos desta pesquisa são estabeler parâmetros curriculares específicos para a formação do leitor em língua estrangeira no âmbito da formação em nível superior em Letras/Francês e desenvolver material didático com essa finalidade.

Tradução e Didática de Línguas: um estudo crítico-comparativo dos Dicionários Cuq/Galisson — 2010 - 2012

O projeto propõe a tradução dos verbetes presentes nos dois dicionários, além de um estudo comparativo-histórico dos conceitos de didática de línguas.

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Karina Fares, Thayse Cardoso

Leitura em língua estrangeira: experiência e reflexão — 2011 - 2013

Os objetivos desta pesquisa são estabeler parâmetros curriculares específicos para a formação do leitor em língua estrangeira no âmbito da formação em nível superior em Letras/Francês e desenvolver material didático com essa finalidade.

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Maria da Glória Magalhães dos Reis, Alice Maria de Araújo Ferreira, Adriana Santos Corrêa

Tradução e Didática de Línguas: um estudo crítico-comparativo dos Dicionários Cuq/Galisson — 2010 - 2012

O projeto propõe a tradução dos verbetes presentes nos dois dicionários, além de um estudo comparativo-histórico dos conceitos de didática de línguas.

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Karina Fares, Thayse Cardoso

PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020

O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Maria da Glória Magalhães dos Reis, Alice Maria de Araújo Ferreira, Adriana Santos Corrêa

A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos

PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020

O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz

A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos

PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020

O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz

A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos

PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020

O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz

A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos

PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020

O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz

A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos

Outras atividades técnico científicas

Atuações profissionais

Universidade de Brasília

contrato temporário Professor — 2004 - 2006

Projetos de pesquisa

Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução — 2011 - 2013

Leitura em língua estrangeira: experiência e reflexão — 2011 - 2013

Os objetivos desta pesquisa são estabeler parâmetros curriculares específicos para a formação do leitor em língua estrangeira no âmbito da formação em nível superior em Letras/Francês e desenvolver material didático com essa finalidade.

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz

Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução — 2010 - 2012

Tradução e Didática de Línguas: um estudo crítico-comparativo dos Dicionários Cuq/Galisson — 2010 - 2012

O projeto propõe a tradução dos verbetes presentes nos dois dicionários, além de um estudo comparativo-histórico dos conceitos de didática de línguas.

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Karina Fares, Thayse Cardoso

Professor Adjunto — 2011 - 2013

Projetos de pesquisa

Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução — 2011 - 2013

Leitura em língua estrangeira: experiência e reflexão — 2011 - 2013

Os objetivos desta pesquisa são estabeler parâmetros curriculares específicos para a formação do leitor em língua estrangeira no âmbito da formação em nível superior em Letras/Francês e desenvolver material didático com essa finalidade.

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Maria da Glória Magalhães dos Reis, Alice Maria de Araújo Ferreira, Adriana Santos Corrêa

Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução — 2010 - 2012

Tradução e Didática de Línguas: um estudo crítico-comparativo dos Dicionários Cuq/Galisson — 2010 - 2012

O projeto propõe a tradução dos verbetes presentes nos dois dicionários, além de um estudo comparativo-histórico dos conceitos de didática de línguas.

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Karina Fares, Thayse Cardoso

Aliança Francesa

professora — 1999 - 2003

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Professor Prestador de serviço — 2004 - 2004

Universidade de São Paulo

Professor Monitor bolsista — 2000 - 2004

Colégio Santa Cruz

Professor Celetista formal — 2009 - 2011

Revista Letras Raras

Membro de corpo editorial — 2012 -

Universidade Federal de São Paulo

Professor adjunto — 2013 -

Atividades de gestão

Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017

Órgão: Campus Guarulhos

Presidência — 2020 - 2021

Órgão: Comissão Permanente de Pessoal Docente

Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022

Órgão: Pró-Reitoria de Graduação

Projetos de pesquisa

Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2016 - 2020

PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020

O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Maria da Glória Magalhães dos Reis, Alice Maria de Araújo Ferreira, Adriana Santos Corrêa

Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2022 -

A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos

Professor Adjunto II — 2015 -

Atividades de gestão

Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017

Órgão: Campus Guarulhos

Presidência — 2020 - 2021

Órgão: Comissão Permanente de Pessoal Docente

Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022

Órgão: Pró-Reitoria de Graduação

Projetos de pesquisa

Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2016 - 2020

PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020

O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz

Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2022 -

A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos

Professor adjunto III — 2017 -

Atividades de gestão

Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017

Órgão: Campus Guarulhos

Presidência — 2020 - 2021

Órgão: Comissão Permanente de Pessoal Docente

Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022

Órgão: Pró-Reitoria de Graduação

Projetos de pesquisa

Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2016 - 2020

PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020

O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz

Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2022 -

A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos

Professor adjunto IV — 2019 -

Atividades de gestão

Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017

Órgão: Campus Guarulhos

Presidência — 2020 - 2021

Órgão: Comissão Permanente de Pessoal Docente

Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022

Órgão: Pró-Reitoria de Graduação

Projetos de pesquisa

Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2016 - 2020

PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020

O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz

Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2022 -

A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos

Professora Associada — 2021 -

Atividades de gestão

Chefe do Departamento de Letras — 2014 - 2017

Órgão: Campus Guarulhos

Presidência — 2020 - 2021

Órgão: Comissão Permanente de Pessoal Docente

Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional Docente — 2020 - 2022

Órgão: Pró-Reitoria de Graduação

Projetos de pesquisa

Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2016 - 2020

PAPEL - Programa de Ações e Pesquisas para Ensino de Leitura — 2016 - 2020

O programa PAPEL dedica-se à promoção de ações e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à consecução de dois objetivos centrais: 1) contribuir com a qualificação e a capacitação de professores de ensino básico no que diz respeito ao trabalho com a leitura; 2) contribuir com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas voltadas para bibliotecas e arquivos, em contexto escolar, contemplando-se ações que se dediquem à formação, utilização e otimização de acervos e bibliotecas existentes ou novos. O programa prevê a integração de escolas e professores de escolas públicas aos trabalhos do grupo, bem como de alunos de graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Gabriela Rodela de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz

Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2022 -

A leitura como jogo: ensaios sobre literatura — 2022 -

Integrantes: Rita Jover-Faleiros, Francine Weiss Ricieri, Juliana Loyola, Luís Fernando Prado telles, Sandro Luís da Silva, Pedro Marques Neto, Ana Cristina Carmelino, Paulo Eduardo Ramos

Non Plus

Membro de corpo editorial — 2015 -

ÁGUA VIVA (UNB)

Membro de corpo editorial — 2010 -

Fundação universitária para o vestibular

Colaborador — 1999 - 2009

BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO

Membro de corpo editorial — 2020 -

Atualização Lattes em 2022-05

Processado em 2022-06-16