Ana Maria Pimenta Hoffmann
Universidade Federal de São Paulo
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA
DEPARTAMENTO DE HISTORIA DA ARTE
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
Resumo
Possui bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte abstrata - brasil, bienal de são paulo, arte e história - brasil, crítica de arte e museu de arte moderna de são paulo.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
HOFFMANN, Ana Maria Pimenta;HOFFMANN, ANA MARIA PIMENTA
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Formação
Doutorado em Artes
Crítica de arte e Bienais: as contribuições de Geraldo Ferraz
Orientação: Elza Maria Ajzenberg
Universidade de São Paulo
Mestrado em História
A arte brasileira na II Bienal São Paulo
História do Brasil República
História do Brasil
Orientação: Nelson Alfredo Aguilar
Universidade Estadual de Campinas
1996 a 2002
Graduação em Bacharel em História
Lasar Segall
Orientação: Jorge Sydney Coli
Universidade Estadual de Campinas
1990 a 1995
Produção
2017
-
A Arte Moderna no Brasil e o seu processo de institucionalização
Artigo publicado
Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann
Fonte: RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura , v. 25 , p. 29
-
2016
2015
2014
2013
2011
-
-
-
Geraldo Ferraz, el periodismo cultural, la crítica literaria, la crítica del arte y de la literatura
Trabalhos em eventos
Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann
Fonte: Congreso Internacional de Crítica de Arte Latinoamericana - Del indigenismo a la interculturalidad: balance del debate identitario en la arte latinoamericana
-
2007
2005
2004
2003
Atuações
Museu de Arte Contempôranea
-
Técnico de Museu
2004 a 2009
Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação
-
Professora
2002 a 2004
-
Professora
2009 a 2009
Faculdades Campo Real
-
2002 a 2002
Universidade Anhembi Morumbi
-
2000 a 2001
Universidade Estadual de Campinas
-
Auxiliar de pesquisa
1990 a 1990
Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto
-
Assessor cultural
1994 a 1994
Fundação Bienal de São Paulo
-
Técnico em pesquisa
1994 a 1995
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
Desde 2010
Universidade de São Paulo
-
Pesquisador
2003 a 2009
Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2010
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Dionizio, Daniela Calvo Rodrigues
Das minas e das ruas para os muros: Pinturas murais de Miguel Alandia Pantoja em La Paz, Bolívia. Uma janela para o processo pós-revolucionário de 1952
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2016
-
A PRESENÇA DAS ARTES AFRICANAS NA BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2017
-
Araújo, Paula Vaz Guimarães de
Artistas ou Alienados - O embate crítico entre Quirino Campofiorito e Mário Pedrosa sobre Pinturas dos Alienados do Centro Psiquiátrico Nacional e Os Nove Artistas de Engenho de Dentro do Rio de Janeiro
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2015
Dissertação de mestrado concluídas
-
Lacerda, Mariana Duarte de Garcia de
Abstracionismo informal em São Paulo: a produção de Zita Viana de Barros
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Artistas ou Alienados: repercussões criticas das primeiras esposos com obras de internos do Centro Nacional Psiquiátrico
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Modernismos Africanos nas Bienais de São Paulo (1951-1961)
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Daniela Calvo Rodrigues Dionizio
Denúncia e resistência nas cores de Miguel Alandia Pamtoja: a luta do povo por sua libertação
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Mariana Duarte Garcia de Lacerda
Os alunos do Estudio Gravura: a produção gráfica sobre a influência de Livio Abramo
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2013
Gestão
Pesquisa
Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação
Universidade Federal de São Paulo
-
BANCO DE DADOS EM HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA SÉCULO XX
Este projeto propõe a formação de um Banco de Dados de documentos primários da História da Arte Brasileira no período de 1900 a 1960. O projeto tem como principal objetivo a disponibilização dos documentos e das resenhas das principais fontes primárias sobre Artes Plásticas presentes nos acervos documentais brasileiros, em especial, os localizados na cidade de São Paulo, como forma de estímulo para o trabalho de ensino e de pesquisa na sala de aula junto à Unidade Curricular (UC) História da Arte Ocidental II Século XX e junto a Iniciações Científicas (ICs) sobre História da Arte Brasileira. O projeto se desenvolverá em três etapas: o levantamento dos documentos em arquivos; a catalogação, digitalização e resenha das unidades documentais; e a análise do conjunto da documentação e sua disponibilização digital. O resultado final esperado será a criação de uma plataforma para a análise crítica da bibliografia sobre o período, a partir de um novo enfoque dos acervos documentais existentes, no sentido de dar suporte para o trabalho da referida UC. Este projeto faz parte da linha de pesquisa Conexões em História da Arte
Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann
2011 a 2013
-
Procultura Estudantil
Edital de fomento a projetos culturas na Unifesp.
Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann
Desde 2012
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A delegações latino-americanas nas Bienais do Museu de Arte Moderna de São Paulo (1951-1961)
Nesta pesquisa se debruça sobre a relação entre o desenvolvimento da crítica de arte e as seis primeiras Bienais de São Paulo (1951-1961), e o contexto da organização das delegações latino americanas nestas edições da mostra. Estas primeiras Bienais foram marcadas pelo caráter inovador, pela integração com as atividades do Museu de Arte Moderna de São Paulo e por uma notável produção da crítica de arte. As delegações estrangeiras, muitas vezes, eram organizadas por críticos e, com o advento das Salas Especiais na II Bienal (1953), foram realizadas mostras retrospectivas de algum artista ou tema, organizadas por historiadores. A história das Bienais constitui capítulo importante do desenvolvimento da crítica de arte e do processo de avaliação do modernismo. Pretendemos, então, investigar como as narrativas apresentadas nas delegações latino-americanas, estabeleceu uma rede de diálogos entre artistas, críticos e instituições artísticas. A mostra foi, deste sua primeira edição, vista pelos latino americanos com oportunidade de desenvolvimento de hipóteses sobre a tradição modernista e identidade da arte contemporânea de seu pais. Neste sentido, a organização destas delegações oferece instrumento para pensar-se a história da arte latino-americana, e as relações com a história da arte brasileira. Em todo o mundo ocidental, os anos de 1950 se caracterizaram por este processo de reavaliação da tradição modernista. Um olhar atento aos processos de organização e de recepção das delegações das Bienais de São Paulo, deixam claro a semelhança entre os contextos latino-americanos na sua urgência em avaliar o significado da ruptura modernista em cada produção nacional. Desta forma, a critica de arte, e sua manifestação nesta instituição denominada moderna, o MAM SP, apresenta o debate historiográfico e estético emergente naquele momento do surgimento das neo-vanguardas da segunda metade do século XX.
Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann
Desde 2014
-
Arte Moderna e Vanguardas, crítica e historiografia artística: 1922 a 1960
O projeto de pesquisa investiga as fontes primárias da critica de arte e da historiografia artística, percorrendo autores como Graça Arranha, Mario de Andrade, Luis Martins, Sergio Milliet, Lourival Gomes Machado, Mario Pedros, entre outros.
Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann
Desde 2016
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Unifesp Mostra a sua Arte no CCBB SP
Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann, Gonçalvez, Renata
Desde 2013
Universidade de São Paulo
Outras atividades técnico científicas
Atualização Lattes em 2020-10
Processado em 2023-03-10