Ana Maria Pimenta Hoffmann nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA

DEPARTAMENTO DE HISTORIA DA ARTE

Programa de Pós-Graduação: História da Arte


18
8
Pular gráfico
De 2019 a 2023
Trabalhos publicados

Resumo

Possui bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte abstrata - brasil, bienal de são paulo, arte e história - brasil, crítica de arte e museu de arte moderna de são paulo.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

HOFFMANN, Ana Maria Pimenta;HOFFMANN, ANA MARIA PIMENTA


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve bem

Espanhol

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente

Italiano

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco

Francês

Compreende nao_informado, Fala nao_informado, Lê pouco, Escreve nao_informado


Formação

  • Doutorado em Artes

    Crítica de arte e Bienais: as contribuições de Geraldo Ferraz

    Orientação: Elza Maria Ajzenberg

    Universidade de São Paulo

      Desde 2007

  • Mestrado em História

    A arte brasileira na II Bienal São Paulo

    História do Brasil República

    História do Brasil

    Orientação: Nelson Alfredo Aguilar

    Universidade Estadual de Campinas

    1996 a 2002

  • Graduação em Bacharel em História

    Lasar Segall

    Orientação: Jorge Sydney Coli

    Universidade Estadual de Campinas

    1990 a 1995

  • Produção


    2017


    • A Arte Moderna no Brasil e o seu processo de institucionalização

      Artigo publicado

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: RESGATE - Revista Interdisciplinar de Cultura , v. 25 , p. 29

    • A Coleção Ema Klabin

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Paulo de Freitas Costa; Ana Maria Pimenta Hoffmann


    2016


    • História da arte: coleções, arquivos e narrativas

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann; Brandão, Angela; Guzman, Fernando; Carrozza, Macarena


    2015


    • História da arte: coleções, arquivos e narrativas

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann; Brandão, Angela; Guzman, Fernando; Carrozza, Macarena


    2014


    • A arte latino-americana nas Bienais do MAM SP (1951-1961)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte TERRITÓRIOS DA HISTÓRIA DA ARTE , p. 282

    • A Bienal de São Paulo e as representações chilenas (1951-1961)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: El Sistema de Las Artes , p. 99


    2013


    • Aldemir Martins

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

    • Arte Contemporânea e as Instituições de Arte: impasses históricos

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: HISTORIA DE LAS colecciones, Historia de los Museos. Serie de Investigaiones Iberoamaricanas de Museuoligia , p. 165


    2011


    • Geraldo Ferraz; jornalismo cultural, crítica literária, critica de arte e literatura

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: XXX Colóquio do Comitê Brasilero de História da Arte

    • A Bienal de 1961: a atuação de Mario Pedrosa

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: VII Encontro de História da Arte

    • Geraldo Ferraz, el periodismo cultural, la crítica literaria, la crítica del arte y de la literatura

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: Congreso Internacional de Crítica de Arte Latinoamericana - Del indigenismo a la interculturalidad: balance del debate identitario en la arte latinoamericana

    • Arte Contemporânea e as Instituições de Arte: impasses históricos

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: III Seminario Iberoamericano de Investicação Museologica


    2007


    • A Institucionalização da Arte Contemporânea: a situação no final dos anos de 1950 na visão crítica de Geraldo Ferraz

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: Caminhos da Arte para o século XXI


    2005


    • A VI Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo

      Artigo publicado

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: V Semana dos Museus da Universidade de São Paulo


    2004


    • Crítica de arte e premiação na II Bienal de São Paulo

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: II Congresso em Estética e História da Arte

    • Crítica de arte e premiação na II Bienal de São Paulo

      Artigo publicado

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: Estética USP 70 anos. Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte


    2003


    • MAM-SP como propulsor da arte abstrata no Brasil

      Trabalhos em eventos

      Autores: AJZENBERG, E. M.; Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: I Congresso em Estética e História da Arte - Metáforas Urbanas

    • MAM-SP como propulsor da arte abstrata no Brasil

      Artigo publicado

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Fonte: Urbanas – uma investigação de conteúdos. Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte

    Atuações

    Museu de Arte Contempôranea

    • Técnico de Museu

      2004 a 2009

    Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação

    • Professora

      2002 a 2004

    • Professora

      2009 a 2009

    Faculdades Campo Real

    • 2002 a 2002

    Universidade Anhembi Morumbi

    • 2000 a 2001

    Universidade Estadual de Campinas

    • Auxiliar de pesquisa

      1990 a 1990

    Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto

    • Assessor cultural

      1994 a 1994

    Fundação Bienal de São Paulo

    • Técnico em pesquisa

      1994 a 1995

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto

      Desde 2010

    Universidade de São Paulo

    • Pesquisador

      2003 a 2009

    Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2010

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Dionizio, Daniela Calvo Rodrigues

      Das minas e das ruas para os muros: Pinturas murais de Miguel Alandia Pantoja em La Paz, Bolívia. Uma janela para o processo pós-revolucionário de 1952

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2016

    • RIBEIRO, Luciara

      A PRESENÇA DAS ARTES AFRICANAS NA BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2017

    • Araújo, Paula Vaz Guimarães de

      Artistas ou Alienados - O embate crítico entre Quirino Campofiorito e Mário Pedrosa sobre Pinturas dos Alienados do Centro Psiquiátrico Nacional e Os Nove Artistas de Engenho de Dentro do Rio de Janeiro

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2015

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Lacerda, Mariana Duarte de Garcia de

      Abstracionismo informal em São Paulo: a produção de Zita Viana de Barros

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Paula Vaz

      Artistas ou Alienados: repercussões criticas das primeiras esposos com obras de internos do Centro Nacional Psiquiátrico

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • luciara ribeiro

      Modernismos Africanos nas Bienais de São Paulo (1951-1961)

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Daniela Calvo Rodrigues Dionizio

      Denúncia e resistência nas cores de Miguel Alandia Pamtoja: a luta do povo por sua libertação

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • Mariana Duarte Garcia de Lacerda

      Os alunos do Estudio Gravura: a produção gráfica sobre a influência de Livio Abramo

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2013

    Gestão

    Pesquisa

    Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação

    Universidade Federal de São Paulo

    • BANCO DE DADOS EM HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA SÉCULO XX

      Este projeto propõe a formação de um Banco de Dados de documentos primários da História da Arte Brasileira no período de 1900 a 1960. O projeto tem como principal objetivo a disponibilização dos documentos e das resenhas das principais fontes primárias sobre Artes Plásticas presentes nos acervos documentais brasileiros, em especial, os localizados na cidade de São Paulo, como forma de estímulo para o trabalho de ensino e de pesquisa na sala de aula junto à Unidade Curricular (UC) “História da Arte Ocidental II – Século XX” e junto a Iniciações Científicas (ICs) sobre História da Arte Brasileira. O projeto se desenvolverá em três etapas: o levantamento dos documentos em arquivos; a catalogação, digitalização e resenha das unidades documentais; e a análise do conjunto da documentação e sua disponibilização digital. O resultado final esperado será a criação de uma plataforma para a análise crítica da bibliografia sobre o período, a partir de um novo enfoque dos acervos documentais existentes, no sentido de dar suporte para o trabalho da referida UC.
Este projeto faz parte da linha de pesquisa Conexões em História da Arte

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      2011 a 2013

    • Procultura Estudantil

      Edital de fomento a projetos culturas na Unifesp.

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Desde 2012

    • A delegações latino-americanas nas Bienais do Museu de Arte Moderna de São Paulo (1951-1961)

      Nesta pesquisa se debruça sobre a relação entre o desenvolvimento da crítica de arte e as seis primeiras Bienais de São Paulo (1951-1961), e o contexto da organização das delegações latino americanas nestas edições da mostra. Estas primeiras Bienais foram marcadas pelo caráter inovador, pela integração com as atividades do Museu de Arte Moderna de São Paulo e por uma notável produção da crítica de arte. As delegações estrangeiras, muitas vezes, eram organizadas por críticos e, com o advento das Salas Especiais na II Bienal (1953), foram realizadas mostras retrospectivas de algum artista ou tema, organizadas por historiadores.
A história das Bienais constitui capítulo importante do desenvolvimento da crítica de arte e do processo de avaliação do modernismo. Pretendemos, então, investigar como as narrativas apresentadas nas delegações latino-americanas, estabeleceu uma rede de diálogos entre artistas, críticos e instituições artísticas. A mostra foi, deste sua primeira edição, vista pelos latino americanos com oportunidade de desenvolvimento de hipóteses sobre a tradição modernista e identidade da arte contemporânea de seu pais.
Neste sentido, a organização destas delegações oferece instrumento para pensar-se a história da arte latino-americana, e as relações com a história da arte brasileira. Em todo o mundo ocidental, os anos de 1950 se caracterizaram por este processo de reavaliação da tradição modernista. Um olhar atento aos processos de organização e de recepção das delegações das Bienais de São Paulo, deixam claro a semelhança entre os contextos latino-americanos na sua urgência em avaliar o significado da ruptura modernista em cada produção nacional. Desta forma, a critica de arte, e sua manifestação nesta instituição denominada “moderna”, o MAM SP, apresenta o debate historiográfico e estético emergente naquele momento do surgimento das neo-vanguardas da segunda metade do século XX.

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Desde 2014

    • Arte Moderna e Vanguardas, crítica e historiografia artística: 1922 a 1960

      O projeto de pesquisa investiga as fontes primárias da critica de arte e da historiografia artística, percorrendo autores como Graça Arranha, Mario de Andrade, Luis Martins, Sergio Milliet, Lourival Gomes Machado, Mario Pedros, entre outros.

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann

      Desde 2016

    • Unifesp Mostra a sua Arte no CCBB SP

      Autores: Ana Maria Pimenta Hoffmann, Gonçalvez, Renata

      Desde 2013

    Universidade de São Paulo

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2020-10

    Processado em 2023-03-10