Antonieta Megale nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Letras

E-Mail: megale@unifesp.br


40
1
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados

Resumo

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2008), graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente é diretora acadêmica da Maple Bear Brasil e professora colaboradora da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue, bilinguismo, bilíngue, educação bilíngue, interculturalidade, bilinguismo e multiletramentos.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

MEGALE, A. H.;MEGALE, ANTONIETA HEYDEN


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Alemão

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve bem

Inglês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Português

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Espanhol

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Francês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Italiano

Compreende bem, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em Lingüística Aplicada

    MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE PROFESSORES DE ESCOLAS BILÍNGUES BRASILEIRAS

    Orientação: Terezinha de Jesus Maher

    Universidade Estadual de Campinas

      Desde 2017

  • Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

    ?Eu sou, eu era, não sou mais?: Relatos de sujeitos fal(t)antes em suas vidas entre línguas

    Lingüística Aplicada

    Orientação: Maria Antonieta Alba Celani

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    2010 a 2012

  • Graduação em Pedagogia

    Alfabetização em contextos bilíngues

    Orientação: Flávia Tavares

    Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

    2006 a 2008

  • Graduação em Comunicação Social

    Universidade Metodista de São Paulo

    1997 a 2000

  • Produção


    2023


    • Translinguagem e seus atravessamentos: da história, dos entendimentos e das possibilidades para decolonizar a educação linguística contemporânea (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Claudia Hilsdorf Rocha; Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale

      Conteúdo completo

      Fonte: DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 39 , p. 1

    • Escola bilíngue: (trans)formando saberes na educação de professores (2023)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale; Michele El Kadri

      Fonte:


    2022


    • Por uma educação bi/multilíngue insurgente (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: LIBERALI, F. C.; Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale; Daniela Vieira

      Fonte:

    • Por uma educação bilíngue intercultural comprometida com a promoção de justiça social (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale

      Fonte: Educação de professores para contexto bi/multilíngue: perspectivas e práticas , p. 59

    • For a politically engaged and socioculturally just language education through Critical Multimodal Literacy in Brazilian contexts (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Hilsdorf Rocha; Fernanda Liberali; Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale

      Fonte: Multimodal Literacies in Young Emergent Bilinguals: Beyond Print-Centric Practices , p. 86

    • Interview with Antonieta Megale by Troika (2022)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale; Isabela Villas Boas

      Fonte: New routes , p. 6

    • A Formação em Diálogo (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale; Simone Alves Magalhâes

      Fonte:


    2021


    • Educação Bilíngue: como fazer? (2021)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale

      Fonte:

    • Como implementar a multiculturalidade (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale; Fernanda Liberali

      Fonte: Educação Bilíngue: como fazer? , p. 15

    • Por uma educação bi/multilíngue intercultural e decolonial (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: LIBERALI, F. C.; Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale; Marisol Patricia Saucedo Revollo Lage; Luciana Modesto-Sarra; Marina Tiso

      Fonte: Por uma educação bi/multilíngue insurgente , p. 21

    • Bilinguismo e translinguagem na educação linguística para crianças (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Hilsdorf Rocha; LIBERALI, F. C.; Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale

      Fonte: Ensinar e aprender língua estrangeira/adicional nas diferentes idades: reflexões para professores e formadores , p. 25


    2020


    • AS IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE PATRIMÔNIO VIVENCIAL COMO UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO MULTILÍNGUE (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale; LIBERALI, FERNANDA COELHO

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA X , v. 15 , p. 55

    • Desafios e práticas na educação bilíngue (2020)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte:

    • Saberes necessários para a docência em escolas bilíngues no Brasil (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale

      Fonte: Desafios e práricas para Educação Bilíngue no Brasil , p. 15

    • Aprendendo a ler e escrever em contexto bilíngue: a interdependência no processo de pluriletramento (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Mercy Calmet; Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale

      Fonte: Práticas reflexivas na educação bilíngue , p. 172

    • O trabalho com o gênero debate: uma proposta de ensino remoto (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonieta Megale; Alexandre Nunes

      Fonte: Educação em Tempos de Pandemia: brincando com um mundo possível , p. 171


    2019


    • Educação Bilíngue no Brasil (2019)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte:

    • Alfabetização, letramento e multiletramentos em tempos de resistência (2019)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Antonieta Megale; Fernanda Liberali

      Fonte:

    • Por uma Educação Bilíngue inter/multicultural. (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale

      Fonte: Educação Bilíngue no Brasil , p. 75

    • Alfabetização, letramento e multiletramentos em tempos de resistência: por que importa? (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale; Fernanda Liberali

      Fonte: Alfabetização, letramento e multiletramentos em tempos de resistência , p. 59

    • Eu sou mesmo bilíngue? Representações, repertórios e a fabricação de identidades de professores de escolas bilíngue (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale

      Fonte: . Formação de professores de línguas: lições aprendidas com Antonieta Celani , p. 15

    • Educação Bilíngue no Brasil: o que está acontecendo afinal? (2019)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte: Educatrix , p. 46

    • Bilinguismo e Educação Bilíngue (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Antonieta Heyden Megale; Antonieta Megale

      Fonte: Educação Bilíngue no Brasil , p. 15


    2018


    • El retrato linguístico de una profesora entre-lenguas (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte: REVISTA COLOMBIANA DE EDUCACIÓN , v. 75 , p. 287

    • Educação bilíngue de línguas de prestígio no brasil: uma análise dos documentos oficiais (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte: THE ESPECIALIST , v. 39 , p. 1


    2017


    • Do biletramento aos pluriletramentos: alguns avanços conceituais na compreensão dos processos de sistematização da leitura e da escrita por crianças multi/bilíngues (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte: Revista intercâmbio , v. xxxv , p. 1


    2016


    • Elite bilingual education in Brazil: an applied linguist?s perspective (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Antonieta Megale; Fernanda Liberali

      Fonte: Colombian Applied Linguistics Journal , v. 18 , p. 95

    • Caminhos da educação bilíngue no Brasil: perspectivas da linguística aplicada (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Antonieta Megale; LIBERALI, F. C.

      Fonte: RAÍDO (ONLINE) , v. 10 , p. 9

    • Aprendizagem expansiva (2016)

      Tradução

      Autores: LIBERALI, F. C.; Maria Cecília Magalhães; Maria Cristina Meaney; Monica Lemos; Rosemary H. Schettini; Simone Magalhães; Antonieta Megale; Airton Petrini; Bruna Cabbabe; Camila Santiago; Daniele Gazzotti; Eduardo Gonçalves; Giselle Magnossão; Marcos Queirol

      Fonte:


    2015


    • Práticas translíngues: o repertório linguístico do sujeito bilíngue no século XXI (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Antonieta Megale; Helena Camargo

      Fonte: TABULEIRO DE LETRAS , v. v.9 , p. 36


    2014


    • Sujeitos bilíngues e suas relações com o português como língua materna: O Desejo da Completude e a Falta Constitutiva (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte: ENTRETEXTOS (UEL) , v. 14 , p. 79

    • Bilinguismo e Formação Docente (2014)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte: Pátio Educação Infantil , p. 12


    2013


    • Bilíngue, eu? Representações de sujeitos bilíngues falantes de português e inglês (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte: REVISTA X , v. 3 , p. 243


    2012


    • PARA ALÉM DA LINHA DO TREM: HISTÓRIAS SOBRE LÍNGUAS E ESTIGMA (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade DILEMAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE

    • O Impróprio do nome próprio na Roliúde brasileira (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte: Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU , v. 3 , p. 15

    • Bilingualism and Literacy - Interactions among Languages (2012)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte: New Routes in ELT , p. 30


    2011


    • Uma Língua de Vantagem (2011)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Fernanda Liberali; Antonieta Megale

      Fonte: Carta Fundamental , p. 58


    2010


    • Alfabetização de indivíduos bilíngues (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte: Língua & Educação , v. 2 , p. 1


    2009


    • Duas línguas, duas culturas? Aconstrução da identidade cultural de indivíduos bilíngues (2009)

      Artigo publicado

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte: Veredas (UFJF. Online) , v. 2/09 , p. 90


    2005


    • Bilinguismo e Educação Bilíngues: discutindo conceitos (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Antonieta Megale

      Fonte: REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 3 , p. 1

    Atuações

    Escola Brasileira Israelita Chaim Nachman Bialik

    • Coordenador

      2010 a 2015

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Professora

      Professor vistante

      2011 a 2020

    Instituto Superior de Educação de São Paulo

    • Coordenador geral pós-graduação e extensão

      2016 a 2017

    • Coodenador pós-graduação em Educação Bilíngue

      2012 a 2015

    • Coordenador extensão

      2017 a 2021

    • Coordenadora pós-graduação Educação Bilíngue

      2017 a 2022

    • 2018 a 2022

    • Professor pós-graduação

      2012 a 2022

    • Coordenador geral de Formação Continuada

      2022 a 2022

    Escola Antonietta e Leon Feffer

    • coordenador da área de língua inglesa

      2016 a 2018

    Instituição Evangélica de Novo Hamburgo

    • Professora

      2017 a 2021

    Universidade Estadual de Campinas

    • 2013 a 2017

    Colégio Santa Cruz

    • Assessora

      Assessora

      Desde 2019

    THE ESPECIALIST

    • Revisor de periódico

      Desde 2019

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professora Colaboradora

      Professora Colaboradora

      Desde 2021

    Cultura Inglesa - São Paulo

    • Diretora executiva acadêmica

      Desde 2023

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Dissertação de mestrado concluídas

    • CINTIA CRISTINA CAMARGO

      OS MULTILETRAMENTOS E O CONTEXTO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE LÍNGUAS DE PRESTÍGIO: UM ESTUDO DE CASO

      Letras

      Universidade Presbiteriana Mackenzie

      Concluído em 2021

    Gestão

    Pesquisa

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Instituto Superior de Educação de São Paulo

    Universidade Estadual de Campinas

    Universidade Federal de São Paulo

    Atualização Lattes em 2023-11

    Processado em 2024-04-27