Fernanda Miranda da Cruz nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA

DEPARTAMENTO DE LETRAS

Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência


Trabalhos publicados 66 Orientações 13

Resumo

Professora Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos-SP e Bolsista Produtividade do CNPq (PQ2). Possui graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2001), onde também obteve seu titulo de mestre e doutora. Doutora em Lingüística pela UNICAMP (2008) e em Sciences du Langage (2008) pela École Normale Supérieur en Lettres et Sciences Humaines (ENS-LSH), Lyon, França. Pós-doutorado pela UNISINOS-RS em Linguistica Aplicada (2017). Coordenadora do NUCCA- Núcleo de Cultura, Corpo e Arte (2009-atual). Interessa-se pelas relações entre corpo, gestos, linguagem. Tem compartilhado de problemáticas do campo dos estudos multidisciplinares em interação corporificada. Tem atuado em terrenos de fronteiras, tais como a normalidade e a patologia (autismo, Alzheimer).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

CRUZ, F. M.;CRUZ, FERNANDA MIRANDA;CRUZ, FERNANDA MIRANDA DA


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Idiomas

Francês

Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem

Espanhol

Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem

Inglês

Compreende bem , Fala razoavelmente , Lê bem , Escreve razoavelmente


Formação

Doutorado em Lingüística — 2004 - 2008

Linguagem, Interaçao e Cogniçao na Doença de Alzheimer

Neurolingüística

Orientador(a): Edwiges Maria Morato, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Sciences du Langage — 2005 - 2008

Langage, Interaction et Cognition dans la maladie d'Alzheimer

Orientador(a): Lorenza Mondada, École Normale Supérieure de Lettres et Science Hum

Mestrado em Lingüística — 2002 - 2004

O metadiscurso clínico sobre a memória e o discurso da memória: implicações para a Neurolingüística

Teoria e Análise Lingüística , Neurolingüística

Orientador(a): Edwiges Maria Morato, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Lingüística — 1998 - 2001

Universidade Estadual de Campinas

A concepção de linguagem e de memória subjacentes aos testes clásicos de memória:implicações para Neurolingüística

Orientador(a): Edwiges Maria Morato

Produção Intelecual


2022


Linguagens, Interação Social e Autismo — Livro publicado ou organizado

Autores: Ana Carina Tamanaha; Jacy Perissinoto; Rosana Kelly Baldan; Vitória Sellito de Melo; Caroline Paola Cots; Noely Alves Mendes Lima; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte:


2021


PRÁTICAS CORPORIFICADAS DE CONSTRUÇÃO DA ATENÇÃO CONJUNTA EM INTERAÇÕES DE UMA CRIANÇA DIAGNOSTICADA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Caroline Paola Cots

Fonte: Revista intercâmbio, v.XLVII, p.112

Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Caroline Paola Cots; Fernanda Miranda da Cruz; TAMANAHA, ANA CARINA

Fonte: Calidoscópio, v.19, p.209

Ações corporificadas e construção de turnos em uma interação entre terapeuta e criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Caroline Paola Cots; Fernanda Miranda da Cruz; TAMANAHA, ANA CARINA; Fernanda Miranda da Cruz; GUERRA, ANA CAROLINE LOPES GOMES; TAMANAHA, ANA CARINA; PERISSINOTO, JACY

Fonte: ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978), v.50, p.126


2020


O NARRAR JUNTO: A MEMÓRIA COMPARTILHADA ENTRE ACOMPANHANTE E PACIENTE EM CONSULTAS CLÍNICAS DE PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM DOENÇA DE ALZHEIMER — Artigo publicado

Autores: Simone Alencar Fronza; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: SINERGIA (IFSP. ONLINE), v.21, p.27

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE REPETIÇÕES EM INTERAÇÕES DE DUAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO — Artigo publicado

Autores: Simone Alencar Fronza; Fernanda Miranda da Cruz; Larissa Gabriela Tavares Meira; Fernanda Miranda da Cruz; Jacy Perissinoto; Ana Carina Tamanaha

Fonte: MIGUILIM - REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI, v.9, p.1073

Um estudo exploratório da notação de gestos em interações com crianças autistas — Artigo publicado

Autores: Simone Alencar Fronza; Fernanda Miranda da Cruz; Larissa Gabriela Tavares Meira; Fernanda Miranda da Cruz; Jacy Perissinoto; Ana Carina Tamanaha; Fernanda Miranda da Cruz; Natalia Zanoni Andreatto

Fonte: REVISTA PAPEIS, v.24, p.81-102

O ?querer ir para casa? no Alzheimer: traços de identidade e subjetividade em uma narrativa emergente durante a aplicação de um teste neuropsicológico — Artigo publicado

Autores: Simone Alencar Fronza; Fernanda Miranda da Cruz; Larissa Gabriela Tavares Meira; Fernanda Miranda da Cruz; Jacy Perissinoto; Ana Carina Tamanaha; Fernanda Miranda da Cruz; Natalia Zanoni Andreatto; Simone Alencar Fronza; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Revista intercâmbio, v.44, p.108-126

As contribuições de uma análise sociointeracional dos recursos corporais e verbais para a compreensão das formas de interagir de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) — Artigo publicado

Autores: Simone Alencar Fronza; Fernanda Miranda da Cruz; Larissa Gabriela Tavares Meira; Fernanda Miranda da Cruz; Jacy Perissinoto; Ana Carina Tamanaha; Fernanda Miranda da Cruz; Natalia Zanoni Andreatto; Simone Alencar Fronza; Fernanda Miranda da Cruz; Caroline Paola Cots; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: CALETROSCÓPIO, v.8, p.81-102


2019


O trabalho técnico-metodológico e analítico com dados interacionais audiovisuais: a disponibilidade de recursos multimodais nas interações — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Ana Cristina Ostermann; Daniela Negraes Pinheiro Andrade; Minéia Frezza

Fonte: DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v.35, p.1/ e20193504041

Corpos cotidianos: matéria, movimento e ornamento — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Ana Cristina Ostermann; Daniela Negraes Pinheiro Andrade; Minéia Frezza; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Trabalhos Completos Apresentados nos Seminários Temáticos da VI Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia, p.25


2018


Fragmentos de uma encruzilhada — Livro publicado ou organizado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Anelise Mayumi; Douglas Iesus

Fonte:

O Furo — Capítulo de livro publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Anelise Mayumi; Douglas Iesus; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Fragmentos de uma encruzilhada, p.48

O adeus de Augusto as interações entre crianças autistas e a emergência de uma pesquisadora-artista em estado de presença próxima — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Anelise Mayumi; Douglas Iesus; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v.22, p.130

Documentação multimodal de interações com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: corpo, língua e mundo material — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Anelise Mayumi; Douglas Iesus; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Calidoscópio, v.16, p.179


2017


INTERAÇÃO CORPORIFICADA: MULTIMODALIDADE, CORPO E COGNIÇÃO EXPLORADOS NA ANÁLISE DE CONVERSAS ENVOLVENDO SUJEITOS COM ALZHEIMER — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE), v.61, p.55

Elementos para uma análise multimodal da interação: um exemplo de correlação linguístico-gestual no autismo — Capítulo de livro publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Texto, discurso e multimodalidade: perspectivas atuais, p.158

A LINGUAGEM EM MICRO-ACONTECIMENTOS: O CORPO, GESTOS E FALA EXPLORADOS EM UMA ANÁLISE MULTIMODAL DE INTERAÇOES ENVOLVENDO UMA CRIANÇA AUTISTA — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Caroline Paola Cots; Reuel Luiz Alves de Oliveira

Fonte: INTERCÂMBIO (PUCSP), v.34, p.34


2015


A busca de um comum e o tempo em que nada acontece — Artigo publicado

Autores: Edson Luis de Almeida Teles; Henrique Zopi Parra; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Cadernos de Subjetividade (PUCSP), v.13, p.1

Beyond Neurological Structures: Signs of Alzheimer's and Other Possible Cartographies — Artigo publicado

Autores: Edson Luis de Almeida Teles; Henrique Zopi Parra; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Pragmatics and Society, v.6, p.240


2014


Categorizations of patients diagnosed with Alzheimer?s: alternative membership categorization devices displayed by participants in talk-in-interaction — Capítulo de livro publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Identités en interaction, p.1

Fluidos, tendões, carnes e tensões: o avesso negro do corpo — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Revista Escrita (PUCRJ. Online), v.18, p.1


2013


A construção social da categoria Alzheimer: uma abordagem praxeológica das categorias identitária na interação social — Capítulo de livro publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Actualizationes en Comunicacion Social, p.410


2012


O perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da Universidade Federal de São Paulo — Livro publicado ou organizado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Juliana Cespedes

Fonte:


2010


Diagnose, discurso e interação: uma abordagem sociocultural da prática diagnóstica — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP)

Verbal repetitions and echolalia in Alzheimer?s discourse — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Clinical Linguistics & Phonetics, v.24, p.848


2008


Algumas reflexões sobre a Doença de Alzheimer (DA) e sobre o sujeito diagnosticado como portador de DA — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Intersecções (Jundiaí), v.1, p.1


2006


L'analyse de la compétence dans les conversations entre aphasiques et non-aphasiques: une approche interactionnelle — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Bulletin suisse de linguistique appliqué, v.84, p.67


2005


A construção da referência em uma situação interlocutiva entre afásicos e não-afásicos — Capítulo de livro publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Referenciação e discurso, p.293

A construção da referência em uma situação interlocutiva entre sujeitos afásicos e não-afásicos. — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Discurso e Referenciação, v.1

Os embates da memória. — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Revista Horizontes. Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco-SP., v.1

Os embates da memoria — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Edwiges Maria Morato

Fonte: Horizontes (EDUSF), v.23, p.29

Os embates da memória — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Edwiges Maria Morato; Edwiges Maria Morato; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Revista Horizontes, v.23, p.29


2004


As inter-relaçoes entre linguagem e memoria: analise de quadros interativos de sujeitos com Demência de Alzheimer — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Cadernos do Linguistica e Cogniçao

Algumas relaçoes entre linguagem e memoria a partir de estudo de processos referenciais em sujeitos com alteraçoes cognitivas — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Caderno resumo Celsul

Da relação entre linguagem e memória: implicações para a neurolingüística — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v.XXXIII, p.601

Propriedades das relações entre linguagem e memória — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais do Gel

As inter-relações entre linguagem e memória: análise de quadros interativos de sujeitos com Demência de Alzheimer — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Veredas

Propriedades das relaçoes entre linguagem e memoria — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais do Gel


2003


Memória e Linguagem — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais da Abralin

Linguagem e memória: o discurso sobre as perdas — Textos em jornais de notícias/revistas

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Rodrigo Cunha

Fonte: Comciência-Revista Eletrônica de Jornalismo Científico

Memória, Linguagem e as práticas signitificativas — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Rodrigo Cunha; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Actas II, v.2, p.365

O estudo da memória sob uma abordagem neurolingüística: as inte-relações entre linguagem e memória — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Rodrigo Cunha; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), v.45, p.49

Memoria e Linguagem — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Rodrigo Cunha; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais da Abralin

Linguística e memória: uma questão epistemológica — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Rodrigo Cunha; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Caderno de Resumos da I Conferencia Linguística e Cognição

Das relações entre linguagem e memória: implicações para a Neurolinguística — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Rodrigo Cunha; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais do 51 Gel

Da relaçao entre linguagem e memoria: implicaçoes para a neurolinguistica — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Rodrigo Cunha; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Revista dos Estudos Linguisticas XXXIII, p.601

"Linguistica e memoria: uma questao epistemologica — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Rodrigo Cunha; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Caderno resumo "Linguistica e Cogniçao"


2002


A investigação da memória atrávés de testes-padrão avaliativos — Artigo publicado

Autores: Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Sínteses (UNICAMP), v.II, p.61

O metadiscurso clínico sobre a memória e discurso da memória — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais do Gel

A concepção de linguagem subjacente aos testes de memória: implicações do discurso clínico para a neurolingüística — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais do Gelne

A concepção de linguagem subjacente aos testes de memória: implicações do discurso clínico para a neurolingüística — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais do 50 Seminario do Grupo de Estudos Linguisticos do Estado de Sao Paulo

Memoria, Linguagem e Praticas Significativas — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Caderno de Resumos

O saber-de-cor e o saber-de-cabeça — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais 51 GEL, p.1

Linguagem, memória e práticas significativas — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Memória e práticas significativas

O metadiscurso clínico sobre a memória e o discurso da memória: implicações para a Neurolingüística — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais do Gelne

Memória, Linguagem e práticas significativas — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: VIII Semonário de Teses em Andamento


2000


A concepção de linguagem subjacente aos testes clássicos de memória: implicações do discurso clínico para a Neurolingüística — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais do VIII Congresso Interno de Iniciação Científica

A concepção de linguagem subjacente aos testes de memória: implicações do discurso clínico para a neurolingüística — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais do XLVII Seminario do Grupos de Estudos Linguisticos do Estado de Sao Paulo

A concepção de linguagem subjacente aos testes de memória: implicações do discurso clínico para a neurolingüística — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Caderno de Resumos do VI Seminario de Teses em Andamento

A concepção de linguagem subjacente aos testes de memória: implicações do discurso clínico para a neurolingüística — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais do CELSUL

A concepção de linguagem subjacente aos testes de memória: implicações do discurso clínico para a neurolingüística — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Carderno de Resumo do VIII Congresso Interno de Iniciaçao Cientifica

A investigação da memória através de testes-padrão avaliativos — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais do CELSUL

A concepção de linguagem e de memória em testes padrão avaliativos — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Anais do GEl


1999


A concepção de linguagem subjacente aos testes clássicos de memória — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Cadernos de Resumos do SETA

A concepção de linguagem subjacente aos testes clássicos de memória : implicações do discurso clínicos para a neurolinguistica — Trabalhos em eventos

Autores: Fernanda Miranda da Cruz; Fernanda Miranda da Cruz

Fonte: Carderno de Resumos do V Seminaios de Teses em Andamento

Atuações profissionais

Association France Alzheimer

bolsista Pesquisador — 2005 - 2006


Ministério da Educação

contrato corretor ENEM corretor ENEM — 2004 - 2004


Fondation Méderic Alzheimer

Bolsista Bolsista — 2006 - 2009


Laboratoire Incorporation, Corpus, Aprentissages, Representation

Doutoranda Pesquisador convidado — 2005 - 2008


Laboratório de Fonética, Psicolingüística e Neurolingüística

pesquisadora pesquisador — 2000 - 2008


Universidade Estadual de Campinas- Instituto de Estudos da Linguagem

pesquisador Pesquisador — 1998 - 2008


Université Lumière Lyon2

livre-professor convidado livre — 2007 - 2008


Universidade São Francisco

livre livre — 2002 - 2002


Universidade Estadual de Campinas

Participante — 1999 - 2001


Universidade de São Paulo

Convidado Mini curso de Curta Duraçao — 2010 - 2010


Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada Departamento de Letras 2009 -

Professora Adjunta 2009 - 2018


Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pós-doutorado Pós-doutorado — 2016 - 2017


UNIFESP

Membro de comitê assessor — 2018 -


Estúdio Oito Nova Dança

— 2019 -


Resistência e Transversão - As Artes da Cena num Mundo em Transição

Membro de corpo editorial — 2021 -


LIVRO-EPISTOLAR - CARTAS PARA ONTEM SOBRE O AMANHÃ

Membro de corpo editorial — 2021 -


Centro Editorial e Gráfico - Cegraf- UFG

Membro de corpo editorial — 2021 -


Revista Trabalhos em Linguística Aplicada

Membro de corpo editorial — 2021 - 2022


International Society for Gesture Studies 2022 Conference

Membro de comitê assessor — 2022 -


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Membro de comitê assessor 2022 - 2022

Revisor de projeto de fomento 2022 -


Ensino

Aqui vão as atividades de ensino

Orientações e supervisões

Tese de doutorado em andamento

  • Caroline PAola Cots — 2019 - Em andamento

    Interações mediadas pelo corpo: uma análise linguístico-interacional das práticas (in)excludentes entre estudantes com e sem TEA

    Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Universidade Federal de São Paulo

  • Andreia Alice Rodrigues Costa — 2020 - Em andamento

    Implementação das Políticas Públicas de Inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais no Instituto Federal de São Paulo: organização e reflexos na prática docente.

    Educação e Saúde na Infância e Adolescência

    Universidade Federal de São Paulo

  • Mayara Lybia Silva Muniz — 2020 - Em andamento

    APRENDIZAGEM ESCOLAR DE JOVENS NO ESPECTRO DO AUTISMO: UMA PESQUISA CRÍTICO COLABORATIVA NO ENSINO MÉDIO

    Programa de Pós-Graduação em Saúde e Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Universidade Federal de São Paulo

  • Gisella Paola Novo Hiche — 2020 - Em andamento

    Práticas Experimentais e Produção de si: Escutas, Corpo e Adolescências?

    Educação e Saúde na Infância e Adolescência

    Universidade Federal de São Paulo

Dissertação de mestrado em andamento

  • Noely Alves Mendes Lima — 2022 - Em andamento

    Experiência com linguagem sob a perspectiva de autistas pouco ou não verbais

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Rosana Kelly Baldan — 2020 - Em andamento

    AEE em tempos de Pandemia Estudo de interações de uma estudante com TEA e professora em formato remoto

    Educação e Saúde na Infância e Adolescência

    Universidade Federal de São Paulo

  • Ana Caroline Lopes Gomes Guerra — 2020 - Em andamento

    Ana Caroline Lopes Gomes Guerra

    Programa de Pós-Graduação em Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Joe Bruno dos Santos — 2020 - Em andamento

    Interação e linguagem em estudantes com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) em contextos de sala de aula

    Programa de Pós-Graduação em Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Taís Casonato Vianna — 2022 - Em andamento

    Os gestos das mãos e o desenvolvimento da linguagem: investigação e análise dos gestos no desenvolvimento da linguagem infantil.

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

Dissertação de mestrado concluídas

  • Caroline Paola Cots — 2018

    Recursos interacionais multimodais mobilizados por uma criança com TEA durante situações de brincadeiras espontânea

    Letras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Universidade Federal de São Paulo

  • Douglas Vidal Santiago — 2018

    GESTALT MULTIMODAL: análise da coordenação de gestos e língua nas interações de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)

    Letras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Universidade Federal de São Paulo

  • Cleder Zvonzik. — 2020

    CORPOS (IN)VISÍVEIS: A produção do cotidiano linguístico de pessoas em situação de rua no espaço público urbano

    Programa de Pós-Graduação em Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Simone Fronza Alencar — 2020

    As práticas narrativas de sujeitos com Alzheimer presentes em interações cotidianas em ambientes clínico-institucionais.

    Programa de Pós-Graduação em Letras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Universidade Federal de São Paulo

Atividades de gestão

Universidade Federal de São Paulo

Coordenadora de Açoes Afirmativas e Politicas de Permanência Estudantil — 2010 - 2013

Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis

Coordenadora do Nucleo de Apoio ao Estudante- NAE- Campus Guarulhos — 2010 - 2014

Campus Guarulhos

Coordenadora de Açoes Afirmativas e Politicas de Permanência Estudantil — 2010 - 2013

Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis

Coordenadora do Nucleo de Apoio ao Estudante- NAE- Campus Guarulhos — 2010 - 2014

Campus Guarulhos

Projetos de pesquisa

Competência e metalinguagem no contexto de práticas interativas de afásicos e não afásicos - (Fapesp proc. 06/52950-9) — 2006 - 2008

Texto elaborado pela Profa. Dra. Edwiges Maria Morato (coordenadora do projeto) e platoforma lattes http://lattes.cnpq.br/6794591756569605. ?Considerando em especial os resultados a que chegamos em nossa pesquisa recentemente finalizada (com apoio da Fapesp) sobre competência relativamente à linguagem na afasias, pretende-se agora focalizar a natureza lingüístico-pragmática de processos meta exibidos na linguagem de afásicos e não afásicos que freqüentam o Centro de Convivência de Afásicos (CCA), que funciona nas dependências o Instituto de Estudos da Linguagem (Universidade Estadual de Campinas). Nosso objetivo é, pois, relacionar em termos teóricos e metodológicos, com base em uma perspectiva sócio-cognitiva, duas noções cruciais para o campo lingüístico - competência e metalinguagem - de forma a perscrutar melhor a realidade lingüístico-cognitivo das afasias e suas implicações teóricas e práticas para a Neurolingüística, em particular, e para a Lingüística, em geral. Para tanto, a partir de um domínio empírico constituído de um corpus lingüístico-interacional de afásicos e não afásicos extraído de práticas discursivas e situações interativas, analisaremos aspectos concernentes à emergência e à mobilização de diversos processos predicados como meta no funcionamento a linguagem (metalingüísticos, metapragmáticos, meta-enunciativos, metaformulativos, metadiscursivos). Nossa hipótese é que esses fenômenos sócio-cognitivos tomados interativamente, enunciativamente; podem, a partir dessa concepção, fornecer ganhos heurísticos par o entendimento das relações entre linguagem e cognição no contexto patológico, bem como permitem rediscutir - no terreno dos estudos lingüísticos - o próprio conceito de afasia (em geral amparado no domínio empírico por baterias de testes-padrão, de maneira praticamente caricatural em relação às propriedades e funções da linguagem e de outros processos cognitivos)?.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Edwiges Maria Morato, Ana Lucia Tubero, Camila Polon Donzeli, Heloísa de Oliveira Macedo, Patrik Aparecido Vezali, Rita de Cássia Silva, Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato

Dinâmicas interativas, práticas discursivas e modos de participação social em contextos institucionais — 2006 - 2009

Texto extraido da plataforma lattes de Morato, E. M. (http://lattes.cnpq.br/6794591756569605 ). "O projeto em tela visa a consolidar parcerias já existentes entre 3 grupos de pesquisa de que participam docentes e alunos da Faculdade de Educação, do Instituto de Estudos da Linguagem e da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Trabalhando na intersecção de áreas como a Psicologia Social, a Lingüística e a Sociologia, as pesquisas desenvolvidas por esses grupos têm se pautado pela análise de dinâmicas interativas envolvendo sujeitos afásicos, crianças com deficiência sensorial e cognitiva e alunos de uma escola pública de Campinas (SP). A partir de uma perspectiva sócio-cultural da cognição humana, salienta-se nessa pesquisa aspectos que fazem dessas dinâmicas um fator de participação social. O foco de investigação está centrado no caráter sócio-cognitivo das práticas sociais organziadas, nos aspectos pragmático-discursivos da interação e nos processos de conhecimento"

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Edwiges Maria Morato, Heloísa de Oliveira Macedo, ana luiza smolka, Adriana Lia Frizman de Laplane, Luci Leite banks, Caio Mira

Tratamento de dados multimodais em práticas interativas de pessoas afásicas e não-afásicas registradas em áudio e vídeo no Centro de Convivência de Afásicos (Laboratório de Neurolingüistica-IEL/UNICAMP)/Aphasiacervus - CNPq (Edital 032) — 2005 - 2006

O projeto em tela visa a elaboração - a partir da análise dos sistemas de notação que integra dados multimodais (orais, gestuais, corporais, contextuais, etc.) relativos a interações entre afásicos e não-afásicos - de um banco de dados de práticas conversacionais

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Edwiges Maria Morato, Heloísa de Oliveira Macedo, Rosana do Carmo Novaes Pinto, ria Marjorie S. Reisdorfe, Marta Maria de Morais

Análise da competência pragmático-discursiva de sujeitos afásicos que freqüentam o Centro de Convivência de Afásicos (CCA/IEL-Unicamp) - FAPESP — 2003 - 2005

Em uma pesquisa anterior (Fapesp-2000-2002),que tomava como foco de análise a dinâmica do Centro de Convivência de Afásicos, um espaço de interação entre pessoas afásicas e não-afásicas, chegamos a esboçar dois movimentos reflexivos: o primeiro definia o Centro como uma prática discursiva em dois sentidos: um que o toma como objeto de análise e outro que o toma como cenário de possibilidade de uma nova relação dos sujeitos afásicos com a linguagem; o segundo movimento - em função da rede de significações e das propriedades interativas do Centro - o compreendia como uma comunidade discursiva (isto é, de práticas e de fala, a um só tempo). Na pesquisa em tela estamos analisando as várias competências relativamente à linguagem em meio às práticas discursivas desenvolvidas no CCA, destacando o papel do Centro como provocador de uma competência de ordem pragmático-discursiva dos sujeitos. (Texto extraido da plataforma lattes da prof. dra. Edwiges Maria Morato, coodenadora do projeto)

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Edwiges Maria Morato, Camila Polon Donzeli, Heloísa de Oliveira Macedo, Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato, Rosana do Carmo Novaes Pinto, ria Marjorie S. Reisdorfe, Ana Paula de Oliveira Santana, Eliana da Silva Tavares, Benito Damasceno, Elisangela Bassi, Juliana Pablos Caligaris

Significação, interação, cognição: a dimensão multimodal de práticas lingüístico-interacionais envolvendo afásicos e não-afásicos — 2007 - 2009

O projeto tem por objetivo analisar os processos de significação observados nas interações desenvolvidas no Centro de Convivência de Afásicos (CCA). Nosso corpus será, pois, constituído de interações entre pessoas afásicas e não afásicas que freqüentam este Centro, que funciona nas dependências do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nestas interações, mais especificamente, pretendemos focalizar processos verbais e não-verbais aspectos lingüísticos, gestuais, posturais - envolvidos na construção das práticas lingüísticointeracionais. Dito de outra forma, a partir da articulação teórico-metodológica relativa à coleta, ao tratamento e à exploração do corpus, este projeto tem como objetivo tratar da dimensão multimodal das práticas lingüístico-interacionais, de modo a estreitar, dentro de uma perspectiva interacionista, de inspiração vygotskiana, as relações entre linguagem e cognição no contexto de práticas sociais. Chamada também em linhas gerais de sóciocognitiva, essa perspectiva incorpora aspectos sócio-culturais e lingüístico-interacionais à compreensão da problemática cognitiva, investindo no domínio empírico com base na hipótese de que nossos processos cognitivos se constituem em sociedade e no decurso das interações e práticas sociais. Com o apoio de diversos organismos de pesquisa (CNPq, Fapesp, FAEPEX), contamos atualmente com um acervo de dados lingüístico-interacionais de interações relativas aos encontros do CCA, constituído de 120 encontros semanais de duas horas cada registrados em vídeo, realizados ao longo de cinco anos (2003 a 2006). Os dados deste acervo encontram-se hoje transcritos e digitalizados, apresentando-se assim como um rico material áudio-visual do qual se pode extrair um corpus representativo de distintas interações (afásicos e não-afásicos, afásicos e afásicos, não-afásicos e não-afásicos) relativas a distintas práticas sociais e discursivas desenvolvidas no CCA. (texto extraido da pla

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Edwiges Maria Morato, Camila Polon Donzeli, Heloísa de Oliveira Macedo, Sandra Elisabete de Oliveira Cazelato, Ingedore Grunfeld Villaça Koch, Marta Maria de Moraes, Janaisa Viscardi

Nucca Nucleo de Cultura Corpo e Arte — 2010 -

NUCCA (Núcleo de Cultura, Corpo e Arte) situa-se no Campus Guarulhos, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e tem procurado nuclear um conjunto de atividades de pesquisa artística e acadêmica, tendo como objeto comum o corpo em sua dimensão física, artística, simbólica e histórico-cultural. O objetivo deste núcleo é explorar, do ponto de vista prático, artístico e teórico, as múltiplas significações e formas de ser do corpo na sociedade urbana contemporânea. Para isto, tentamos possibilitar espaços atividades a partir das quais é possível pensar e sentir o corpo e suas formas nas relações entre arte, cultura, corpo e contemporaneidade.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Debora Gepp, Viviane Jorge Santos, Priscila Mimoto, Rafael Teodoro Nascimento, Luciara Ribeiro

Corpo, pathos e mente — 2010 - 2015

Este trabalho de pesquisa volta-se para o problema das relações entre linguagem e cognição humanas organizado a partir de quatro eixos temáticos relacionados: I) corpo e sociedade; II) a produção dos saberes; III) as relações entre normalidade e patologia; IV) o estudo da interação social e linguagem na Doença de Alzheimer. Estas reflexões acabam convocando várias áreas do conhecimento, que, a partir de uma perspectiva biossocial, lançam-se no clássico debate (e em suas implicações contemporâneas) entre o biológico e o social.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Mariana de Menezes, Tamiris Marostica, Camila Aparecida Berzuini, Debora Klemens Oliveira, Valéria Bezerra, Tamires Feitosa Costa, Simone Alencar Fronza

PERSPECTIVA MÓVEL: ARTES CORPORAIS, DANÇAS E CAPOEIRA COMO MATRIZES PARA UMA FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL EM CONTEXTOS DE FRAGILIDADE SOCIAL — 2012 -

O projeto 'PERSPECTIVA MÓVEL' visa a criar espaços de vivências, de formação artística e cultural e de pesquisa através da dança e da capoeira em um contexto muito particular: a região dos Pimentas, na cidade de Guarulhos - São Paulo. O foco das ações desenvolvidas no corpo deste projeto organizam-se em torno de quatro eixos principais: 1. processos de sensibilização artística através de vivências artístico-culturais; 2. criação de um pólo de atividades culturais num campus universitário recém instituído; 3. criação artística; e 4. construção de elementos para uma reflexão sobre o corpo e o sujeito na cultura contemporânea. Esse elementos serão o vetor das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos na graduação. Para isso, inspiramo-nos em trabalhos sobre linguagem da dança e artes do corpo e em reflexões sobre subjetividade que elegem o corpo como um lugar importante para a construção de uma estética da existência e de uma prática de autonomia. Pretendemos neste projeto promover, através da arte e da pesquisa em cultura e corpo na sociedade contemporânea, um trabalho de sensibilização artística, de pesquisa e ampliação de repertório cultural a jovens e crianças moradores da região do Pimentas e a estudantes universitários em processo formativo. Esta proposta tem ainda um caráter artístico, social e de formação de público para as várias formas de manifestação artística. As propostas aqui descritas concentram-se nos trabalhos que temos desenvolvido junto ao NUCCA- Núcleo de Cultura, Corpo e Arte da Unifesp- Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Debora Gepp, Viviane Jorge Santos, Rafael Teodoro Nascimento, Anelise Mayumi, Douglas Iesus

Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da UNIFESP — 2010 - 2013

Trabalho de pesquisa realizado no âmbito da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis- Universidade Federal de São Paulo. Na tentativa de conduzir políticas educacionais e ações institucionais que atendam as demandas realmente existentes, as autoras procuram deixar aqui uma pequena parcela de contribuição enquanto docentes e gestores de uma universidade federal: saber quem, do ponto de vista socioeconômico e cultural, foram os estudantes que ingressaram na Unifesp em 2011. Este tipo de trabalho nos traz dados de um momento particular da Universidade Federal de São Paulo, o da expansão das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Podemos arriscar em dizer que esta pesquisa foi conduzida justamente no período de transição e de mudanças propostas em âmbito nacional para a educação superior. No entanto o impacto e o resultado desta política já podem ser sentidos, ora positivamente, ora negativamente. No contexto da UNIFESP, a expansão não traz apenas novos cursos e áreas do conhecimento, mas certamente impacta, como temos visto, o perfil do estudante ingressante, levando-nos a refletir nas questões relacionadas ao acesso à universidade e aos locais de produção do conhecimento para além da entrada ou ingresso pelo vestibular. O que se destaca com este trabalho é a importância de uma ampla divulgação dos métodos e dos resultados deste estudo junto aos setores acadêmicos, tais como diretores acadêmicos, chefias de departamento, coordenadores de curso da UNIFESP e de outras instituições de ensino superior com vistas a sensibilizar os atores do cenário da educação brasileira para a necessidade e importância de elaborarmos localmente ações e políticas que levem em consideração o perfil dos estudantes matriculados.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Juliana Cespedes

Gestos mínimos (Cruz & Cots) — 2015 - 2018

"Gestos mínimos" faz referência ao bonito trabalho de Fernand Deligny sobre os modos de existência de crianças autistas. Mas também, gestos mínimos é um convite a própria prática investigativa das interações humanas. Os pesquisadores desse projeto estão interessados no mínimo, minimamente descrito. Assim, este projeto de pesquisa visa estudar os modos de inter-agir de sujeitos com autismo. Esse estudo é feito com base na constituição de corpo audiovisuais de sujeitos em ambientes naturais (institucionais ou não). Na interação humana, as ações nem sempre são organizadas por um único meio, como a fala, por exemplo, mas construídas através do uso simultâneo de múltiplos recursos semióticos com propriedades muito distintas. Nosso movimento analítico implica então em reconhecer a diversidade de recursos semióticos utilizados pelos participantes na interação e analisar como esses recursos interagem entre si para construir localmente uma ação. No escopo do projeto estão ainda os desafios com as notações de transcrição multimodal e o empreendimento de micro-videoanálises.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Letícia Santana, Caroline Paola Cots, Reuel Luiz Alves de Oliveira, Douglas Vidal Santiago

ESTUDO E OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO, DOS GESTOS E DO ESPAÇO, ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO NA INSTITUIÇÃO PANDORGA- São Leopoldo- RS — 2016 - 2018

O interesse central das pesquisas que tenho conduzido está naquilo que poderia ser considerado uma outra sociabilidade possível, aquela que existe entre autistas e o meio social (humano e material) e que, no entanto, não parece ser facilmente apreendida ou entendida pelas categorias descritivas e analíticas que se aplicariam mais tradicionalmente a uma sociabilidade considerada mais padrão ou típica. Pesquisadores como Elinor Ochs, Olga Solomon, Laura Sterponi , para citar alguns, têm proposto pensarmos em termos de sociabilidade autista . Pensar em uma sociabilidade autista parece nos obrigar a rever um conjunto de concepções a respeito do que entendemos por sociabilidade humana, por autismo, por linguagem no autismo e por outras formas de sociabilidades possíveis. Esse tipo de reflexão me impulsionou a entender, por meio da observação e da descrição de ambientes onde vivem e convivem as pessoas com autismo, a forma como as interações acontecem. Para isso, interessa-me ver as formas de interação que nem sempre são evidentes nessas interações, nas quais a presença da linguagem verbal e dos padrões de interação sociais mais conhecidos não estão necessariamente presentes. Na pista das reflexões do pensador Fernand Deligny, estamos interessados em uma existência apoiada no corpo e nos gestos. Como empreendimento, nos inscrevemos no campo das pesquisas em embodied interacion e multimodalidade na interação social. Nosso trabalho de pesquisa realiza-se em parceria com a Associação Mantenedora Pandorga, localizada em São Leopoldo, RS.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Caroline Paola Cots, Douglas Vidal Santiago

Ao Mínimo Gesto: estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) em interações envolvendo crianças com Transtorno do Espectro do Autismo — 2018 - 2021

Esta pesquisa visa a investigar e sistematizar, descritiva e analiticamente, as relações entre língua, corpo e mundo material constitutivas de nossas interações humanas. Essas relações serão exploradas em um contexto empírico particular: interações cotidianas de co-presença entre crianças com diagnóstico de TEA (Transtornos do Espectro Autista) e interlocutores variados. Os TEA correspondem a um grupo relativamente heterogêneo de condições que afetam o desenvolvimento neurocognitivo e comprometem o desenvolvimento da linguagem e a interação social. Trabalharemos com base em um corpus audiovisual, Corpus Pandorga (Comitê de Ética 1172/2016), composto, no momento, por um total 20 horas. Os registros foram realizados em uma instituição de convivência de crianças diagnosticadas como TEA. Os registros referem-se às interações que acontecem cotidianamente nessa instituição entre 12 crianças autistas e 05 educadoras. Os objetivos são: 1) análise de interações cotidianas que tenham a presença/participação de sujeitos com diagnóstico de TEA fundamentada por uma perspectiva corporificada da interação; 2) estudo em torno do estatuto e do papel dos gestos, do corpo e do mundo material na construção e constituição da interação humana e sua relação com os processos linguístico-cognitivos; 3) aprofundamento das questões relativas ao campo da videoanálise, tais como: procedimentos de registros de interações em ambientes complexos (envolvendo muitos participantes, recurso a objetos e movimentação corporal); a própria construção de corpora audiovisuais para pesquisas linguístico-interacionais; o convite a uma mentalidade analítica visual das interações sociais humanas envolvendo não apenas os aspectos verbais que a constituem, mas também o espaço físico, o corpo e o mundo material.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Caroline Paola Cots, Ana Carina Tamanaha, Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Natalia Zanoni Andreatto, Larissa Gabriela Tavares Meira, Pamela Biazon Cardoso dos Santos

Estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) em interações envolvendo crianças com Transtorno do Espectro Autista — 2019 -

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Caroline Paola Cots, Ana Carina Tamanaha, Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Natalia Zanoni Andreatto, Larissa Gabriela Tavares Meira, Pamela Biazon Cardoso dos Santos

ESTUDO E OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO, DOS GESTOS E DO ESPAÇO, ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO NA INSTITUIÇÃO PANDORGA- São Leopoldo- RS — 2017 -

No escopo do projeto de pesquisa ESTUDO E OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO, DOS GESTOS E DO ESPAÇO, ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO NA INSTITUIÇÃO PANDORGA- São Leopoldo- RS, desenvolvemos um conjunto de praticas formativas voltadas para as educadoras da Instituição de Convivência de Crianças autistas, Pandorga. Essas praticas formativas são feitas no formato de encontros durante os Grupos de Estudos da Pandorga.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Heide Kirst

Performance narrativa: práticas corporificadas de construção de narrativas em conversas cotidianas — 2019 - 2021

Este projeto investiga as práticas corporificadas de construção de narrativas em contextos variados. As narrativas, produzidas em conversas cotidianas, espontâneas ou solicitadas pelo pesquisador, são registradas em vídeo. As análises contemplam os aspectos multimodais (verbais, corporais e materiais) mobilizados pelos sujeitos na construção destas narrativas.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Simone Alencar Fronza, Beatriz dos Reis Silva, Cleder Zvonvizk

Reconhecimento de padrão pré-verbal e verbal para predizer a necessidade de implementação do Picture Exchange Communication System ? PECS em crianças autistas — 2019 -

Este estudo, coordenado pela profa. Dra. Ana Carina Tamanaha (UNIFESP, Departamento de Fonoaudiologia), propõe investigar os padrões de comportamento pré-verbal e verbal no Transtorno do Espectro Autista (TEA), com intuito de reconhecermos um coeficiente que seja capaz de predizer mais facilmente a necessidade de implantação do Picture Exchange Communication System ? PECS em crianças autistas que estejam iniciando a intervenção terapêutica fonoaudiológica na primeira infância.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Ana Carina Tamanaha, Jacy Perissinoto, Sheila Caetano, Marcia Mateleto, Daniela Bordini, Jair de Jesus Mari, Cristiane Silvestre de Paula

Linguagem, Interação e Corpo: LiCor — 2015 - 2018

Este grupo de pesquisa procura reunir estudos em torno da análise de interações sociais envolvendo sujeitos com patologias que afetam aspectos linguísticos, cognitivos e interacionais, tais como demências e autismo, por exemplo. Como pano de fundo estamos interessados em nos movimentarmos entre os limites estabelecidos entre a normalidade e a patologia, discutidos a partir da descrição de padrões interacionais encontrados nos dados. As análises são inspiradas no campo de estudos interacionais, mais especificamente nos Estudos da Análise da Conversa Etnometodológica e seus desdobramentos mais recentes, como os estudos multimodais, voltados para a compreensão de uma ecologia de gestos, direcionamento do olhar, fala, corpo e espaço envolvidos na organização das atividades da vida social. No interior deste grupo, dedicamo-nos ainda a explorar as ferramentas metodológicas de constituição de corpora audiovisual e transcrição de dados em interação. Vinculam-se ao grupo o NUCCA e o InFoLinC.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Anelise Mayumi, Debora Klemens Oliveira, Simone Alencar Fronza, Caroline Paola Cots, Reuel Luiz Alves de Oliveira, Douglas Vidal Santiago

Nucca Nucleo de Cultura Corpo e Arte — 2010 -

NUCCA (Núcleo de Cultura, Corpo e Arte) situa-se no Campus Guarulhos, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e tem procurado nuclear um conjunto de atividades de pesquisa artística e acadêmica, tendo como objeto comum o corpo em sua dimensão física, artística, simbólica e histórico-cultural. O objetivo deste núcleo é explorar, do ponto de vista prático, artístico e teórico, as múltiplas significações e formas de ser do corpo na sociedade urbana contemporânea. Para isto, tentamos possibilitar espaços atividades a partir das quais é possível pensar e sentir o corpo e suas formas nas relações entre arte, cultura, corpo e contemporaneidade.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Debora Gepp, Viviane Jorge Santos, Priscila Mimoto, Rafael Teodoro Nascimento, Luciara Ribeiro

Corpo, pathos e mente — 2010 - 2015

Este trabalho de pesquisa volta-se para o problema das relações entre linguagem e cognição humanas organizado a partir de quatro eixos temáticos relacionados: I) corpo e sociedade; II) a produção dos saberes; III) as relações entre normalidade e patologia; IV) o estudo da interação social e linguagem na Doença de Alzheimer. Estas reflexões acabam convocando várias áreas do conhecimento, que, a partir de uma perspectiva biossocial, lançam-se no clássico debate (e em suas implicações contemporâneas) entre o biológico e o social.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Mariana de Menezes, Tamiris Marostica, Camila Aparecida Berzuini, Debora Klemens Oliveira, Valéria Bezerra, Tamires Feitosa Costa, Simone Alencar Fronza

PERSPECTIVA MÓVEL: ARTES CORPORAIS, DANÇAS E CAPOEIRA COMO MATRIZES PARA UMA FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL EM CONTEXTOS DE FRAGILIDADE SOCIAL — 2012 -

O projeto 'PERSPECTIVA MÓVEL' visa a criar espaços de vivências, de formação artística e cultural e de pesquisa através da dança e da capoeira em um contexto muito particular: a região dos Pimentas, na cidade de Guarulhos - São Paulo. O foco das ações desenvolvidas no corpo deste projeto organizam-se em torno de quatro eixos principais: 1. processos de sensibilização artística através de vivências artístico-culturais; 2. criação de um pólo de atividades culturais num campus universitário recém instituído; 3. criação artística; e 4. construção de elementos para uma reflexão sobre o corpo e o sujeito na cultura contemporânea. Esse elementos serão o vetor das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos na graduação. Para isso, inspiramo-nos em trabalhos sobre linguagem da dança e artes do corpo e em reflexões sobre subjetividade que elegem o corpo como um lugar importante para a construção de uma estética da existência e de uma prática de autonomia. Pretendemos neste projeto promover, através da arte e da pesquisa em cultura e corpo na sociedade contemporânea, um trabalho de sensibilização artística, de pesquisa e ampliação de repertório cultural a jovens e crianças moradores da região do Pimentas e a estudantes universitários em processo formativo. Esta proposta tem ainda um caráter artístico, social e de formação de público para as várias formas de manifestação artística. As propostas aqui descritas concentram-se nos trabalhos que temos desenvolvido junto ao NUCCA- Núcleo de Cultura, Corpo e Arte da Unifesp- Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Debora Gepp, Viviane Jorge Santos, Rafael Teodoro Nascimento, Anelise Mayumi, Douglas Iesus

Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da UNIFESP — 2010 - 2013

Trabalho de pesquisa realizado no âmbito da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis- Universidade Federal de São Paulo. Na tentativa de conduzir políticas educacionais e ações institucionais que atendam as demandas realmente existentes, as autoras procuram deixar aqui uma pequena parcela de contribuição enquanto docentes e gestores de uma universidade federal: saber quem, do ponto de vista socioeconômico e cultural, foram os estudantes que ingressaram na Unifesp em 2011. Este tipo de trabalho nos traz dados de um momento particular da Universidade Federal de São Paulo, o da expansão das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Podemos arriscar em dizer que esta pesquisa foi conduzida justamente no período de transição e de mudanças propostas em âmbito nacional para a educação superior. No entanto o impacto e o resultado desta política já podem ser sentidos, ora positivamente, ora negativamente. No contexto da UNIFESP, a expansão não traz apenas novos cursos e áreas do conhecimento, mas certamente impacta, como temos visto, o perfil do estudante ingressante, levando-nos a refletir nas questões relacionadas ao acesso à universidade e aos locais de produção do conhecimento para além da entrada ou ingresso pelo vestibular. O que se destaca com este trabalho é a importância de uma ampla divulgação dos métodos e dos resultados deste estudo junto aos setores acadêmicos, tais como diretores acadêmicos, chefias de departamento, coordenadores de curso da UNIFESP e de outras instituições de ensino superior com vistas a sensibilizar os atores do cenário da educação brasileira para a necessidade e importância de elaborarmos localmente ações e políticas que levem em consideração o perfil dos estudantes matriculados.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Juliana Cespedes

Gestos mínimos (Cruz & Cots) — 2015 - 2018

"Gestos mínimos" faz referência ao bonito trabalho de Fernand Deligny sobre os modos de existência de crianças autistas. Mas também, gestos mínimos é um convite a própria prática investigativa das interações humanas. Os pesquisadores desse projeto estão interessados no mínimo, minimamente descrito. Assim, este projeto de pesquisa visa estudar os modos de inter-agir de sujeitos com autismo. Esse estudo é feito com base na constituição de corpo audiovisuais de sujeitos em ambientes naturais (institucionais ou não). Na interação humana, as ações nem sempre são organizadas por um único meio, como a fala, por exemplo, mas construídas através do uso simultâneo de múltiplos recursos semióticos com propriedades muito distintas. Nosso movimento analítico implica então em reconhecer a diversidade de recursos semióticos utilizados pelos participantes na interação e analisar como esses recursos interagem entre si para construir localmente uma ação. No escopo do projeto estão ainda os desafios com as notações de transcrição multimodal e o empreendimento de micro-videoanálises.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Letícia Santana, Caroline Paola Cots, Reuel Luiz Alves de Oliveira, Douglas Vidal Santiago

ESTUDO E OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO, DOS GESTOS E DO ESPAÇO, ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO NA INSTITUIÇÃO PANDORGA- São Leopoldo- RS — 2016 - 2018

O interesse central das pesquisas que tenho conduzido está naquilo que poderia ser considerado uma outra sociabilidade possível, aquela que existe entre autistas e o meio social (humano e material) e que, no entanto, não parece ser facilmente apreendida ou entendida pelas categorias descritivas e analíticas que se aplicariam mais tradicionalmente a uma sociabilidade considerada mais padrão ou típica. Pesquisadores como Elinor Ochs, Olga Solomon, Laura Sterponi , para citar alguns, têm proposto pensarmos em termos de sociabilidade autista . Pensar em uma sociabilidade autista parece nos obrigar a rever um conjunto de concepções a respeito do que entendemos por sociabilidade humana, por autismo, por linguagem no autismo e por outras formas de sociabilidades possíveis. Esse tipo de reflexão me impulsionou a entender, por meio da observação e da descrição de ambientes onde vivem e convivem as pessoas com autismo, a forma como as interações acontecem. Para isso, interessa-me ver as formas de interação que nem sempre são evidentes nessas interações, nas quais a presença da linguagem verbal e dos padrões de interação sociais mais conhecidos não estão necessariamente presentes. Na pista das reflexões do pensador Fernand Deligny, estamos interessados em uma existência apoiada no corpo e nos gestos. Como empreendimento, nos inscrevemos no campo das pesquisas em embodied interacion e multimodalidade na interação social. Nosso trabalho de pesquisa realiza-se em parceria com a Associação Mantenedora Pandorga, localizada em São Leopoldo, RS.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Caroline Paola Cots, Douglas Vidal Santiago

Ao Mínimo Gesto: estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) em interações envolvendo crianças com Transtorno do Espectro do Autismo — 2018 - 2021

Esta pesquisa visa a investigar e sistematizar, descritiva e analiticamente, as relações entre língua, corpo e mundo material constitutivas de nossas interações humanas. Essas relações serão exploradas em um contexto empírico particular: interações cotidianas de co-presença entre crianças com diagnóstico de TEA (Transtornos do Espectro Autista) e interlocutores variados. Os TEA correspondem a um grupo relativamente heterogêneo de condições que afetam o desenvolvimento neurocognitivo e comprometem o desenvolvimento da linguagem e a interação social. Trabalharemos com base em um corpus audiovisual, Corpus Pandorga (Comitê de Ética 1172/2016), composto, no momento, por um total 20 horas. Os registros foram realizados em uma instituição de convivência de crianças diagnosticadas como TEA. Os registros referem-se às interações que acontecem cotidianamente nessa instituição entre 12 crianças autistas e 05 educadoras. Os objetivos são: 1) análise de interações cotidianas que tenham a presença/participação de sujeitos com diagnóstico de TEA fundamentada por uma perspectiva corporificada da interação; 2) estudo em torno do estatuto e do papel dos gestos, do corpo e do mundo material na construção e constituição da interação humana e sua relação com os processos linguístico-cognitivos; 3) aprofundamento das questões relativas ao campo da videoanálise, tais como: procedimentos de registros de interações em ambientes complexos (envolvendo muitos participantes, recurso a objetos e movimentação corporal); a própria construção de corpora audiovisuais para pesquisas linguístico-interacionais; o convite a uma mentalidade analítica visual das interações sociais humanas envolvendo não apenas os aspectos verbais que a constituem, mas também o espaço físico, o corpo e o mundo material.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Caroline Paola Cots, Ana Carina Tamanaha, Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Natalia Zanoni Andreatto, Larissa Gabriela Tavares Meira, Pamela Biazon Cardoso dos Santos

Estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) em interações envolvendo crianças com Transtorno do Espectro Autista — 2019 -

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Caroline Paola Cots, Ana Carina Tamanaha, Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Natalia Zanoni Andreatto, Larissa Gabriela Tavares Meira, Pamela Biazon Cardoso dos Santos

ESTUDO E OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO, DOS GESTOS E DO ESPAÇO, ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO NA INSTITUIÇÃO PANDORGA- São Leopoldo- RS — 2017 -

No escopo do projeto de pesquisa ESTUDO E OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO, DOS GESTOS E DO ESPAÇO, ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO NA INSTITUIÇÃO PANDORGA- São Leopoldo- RS, desenvolvemos um conjunto de praticas formativas voltadas para as educadoras da Instituição de Convivência de Crianças autistas, Pandorga. Essas praticas formativas são feitas no formato de encontros durante os Grupos de Estudos da Pandorga.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Heide Kirst

Performance narrativa: práticas corporificadas de construção de narrativas em conversas cotidianas — 2019 - 2021

Este projeto investiga as práticas corporificadas de construção de narrativas em contextos variados. As narrativas, produzidas em conversas cotidianas, espontâneas ou solicitadas pelo pesquisador, são registradas em vídeo. As análises contemplam os aspectos multimodais (verbais, corporais e materiais) mobilizados pelos sujeitos na construção destas narrativas.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Simone Alencar Fronza, Beatriz dos Reis Silva, Cleder Zvonvizk

Reconhecimento de padrão pré-verbal e verbal para predizer a necessidade de implementação do Picture Exchange Communication System ? PECS em crianças autistas — 2019 -

Este estudo, coordenado pela profa. Dra. Ana Carina Tamanaha (UNIFESP, Departamento de Fonoaudiologia), propõe investigar os padrões de comportamento pré-verbal e verbal no Transtorno do Espectro Autista (TEA), com intuito de reconhecermos um coeficiente que seja capaz de predizer mais facilmente a necessidade de implantação do Picture Exchange Communication System ? PECS em crianças autistas que estejam iniciando a intervenção terapêutica fonoaudiológica na primeira infância.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Ana Carina Tamanaha, Jacy Perissinoto, Sheila Caetano, Marcia Mateleto, Daniela Bordini, Jair de Jesus Mari, Cristiane Silvestre de Paula

Linguagem, Interação e Corpo: LiCor — 2015 - 2018

Este grupo de pesquisa procura reunir estudos em torno da análise de interações sociais envolvendo sujeitos com patologias que afetam aspectos linguísticos, cognitivos e interacionais, tais como demências e autismo, por exemplo. Como pano de fundo estamos interessados em nos movimentarmos entre os limites estabelecidos entre a normalidade e a patologia, discutidos a partir da descrição de padrões interacionais encontrados nos dados. As análises são inspiradas no campo de estudos interacionais, mais especificamente nos Estudos da Análise da Conversa Etnometodológica e seus desdobramentos mais recentes, como os estudos multimodais, voltados para a compreensão de uma ecologia de gestos, direcionamento do olhar, fala, corpo e espaço envolvidos na organização das atividades da vida social. No interior deste grupo, dedicamo-nos ainda a explorar as ferramentas metodológicas de constituição de corpora audiovisual e transcrição de dados em interação. Vinculam-se ao grupo o NUCCA e o InFoLinC.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Anelise Mayumi, Debora Klemens Oliveira, Simone Alencar Fronza, Caroline Paola Cots, Reuel Luiz Alves de Oliveira, Douglas Vidal Santiago

TEIA Territórios de Encontros Artísticos Intensivos — 2019 -

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Lu Favoretto, Monica de Almeida Prado Montenegro, Silvana Nascimento

Estudos Práticos da Coordenação Motora- T.E.I.A - Territorios de Encontros Intensivos Artísticos — 2019 - 2020

Como estar em estado de presença hoje? O projeto EPCM em TEIA 2019 tem o objetivo de reunir artistas e interessados em processos criativos em um território de intensa pesquisa, formação e criação. A proposta estrutura-se em três eixos centrais: a coordenação motora, as relações entre som e movimento e repertórios individuais no encontro com o outro. A edição EPCM em TEIA 2019, nos rastros de Fernand Deligny e outros artistas-pensadores, tem objetivo de criar e proporcionar experimentações nas brechas e no entre das linguagens artísticas, das presenças e dos encontros. Os encontros serão mensais e intercalados, ora em São Paulo, ora no litoral e nos lançaremos a construir uma rede, no sentido deligniano, inscrita no espaço, que convoca a presença, o alcance da vista, o corpo, o encontro cego e atemporal entre passado, presente e futuro. Coordenação e Concepção: Lu Favoreto. Orientaçã de Pesquisa: Andrea Drigo,; Cristiane Paoli-Quito; Fernanda Cruz; Lu Favoreto

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Lu Favoretto, Monica de Almeida Prado Montenegro, Silvana Nascimento, Cristiane Paoli-Quito, Andreia Fraga, Fernanda Hauke, Adriana Londono, Cibele Forjaz Simões, Clarissa Moraes Martins Morgenroth, Camila Prado, Deise Miranda, Leticia Carneiro, Renata Carvalho, Renata Melo, Sandra Bitar

Estudos Práticos da Coordenação Motora- T.E.I.A - Territorios de Encontros Intensivos Artísticos — 2021 - 2021

.E.I.A - Território de Encontros Intensivos Artísticos 🔸 O coletivo CORPOemTEIA convida para a Comunicação de pesquisa do trabalho técnico corporal e criativo que realizamos juntos em 2021, NAS BRECHAS. Apostamos nas possibilidades e potências criativas da condição improvável que atravessamos juntos no nosso tempo histórico, tendo como realidade o limite da comunicação imposto pelo distanciamento social. Atravessamos juntos, compartilhando e testemunhando o processo criativo individual e coletivo, pelo meio virtual, via plataforma zoom. Cada um em seu lugar/casa foi convidado a redimensionar seu espaço/tempo de acolhimento, como terreno fértil para a expressão de nossa "imensidão íntima", nossas fendas, nossas brechas... Buscamos juntos uma trama de sentido comum, num diálogo exposto: nascimento-morte-renascimento, transformação, linhas de errância, águas e fluidos corporais, deslize entre linguagens na improvisação coletiva e no instante da comunicação. A comunicação de pesquisa criativa também se dá pela fruição virtual com o testemunhar do público à distância, convidando-o a atravessar camadas do espaço e do tempo no aqui/agora conosco. Investiga modos de construir o comum a partir de lacunas e brechas que potencializam a criação de novas experiências.  Fundamentado na coordenação motora, no movimento consciente, e no estudo das relações entre som e movimento, o coletivo de pesquisa e criação é orientado por Lu Favoreto e conta com artistas-colaboradores, como Andrea Drigo (som) , Cristiane Paoli Quito (improvisação) e Fernanda Cruz (linguagem), que este ano trouxe Daniela Feriani como colaboradora de conteúdo (grafia demente). Em 2021 compõe o CORPOemTEIA Augusto Trainotti, Adriana Londoño, Cibele Forjaz, Fabiano Gonçalves, Fernanda Haucke, Fernanda Gusso, Gabriela Leirias, Letícia Carneiro, Lu Favoreto, Mônica Montenegro e Shaya Lambert. Nos dias 04.12 (sábado) e 05.12 (domingo) às 17h30, fizemos a Comunicação de pesquisa do CORPOemTEIA/2021. Momento importante para nossa investigação! Apresentamos via zoom.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Daniela Moreno Feriani, Lu Favoretto, Andrea Drigo, Cristiane Paoli-Quito, Cibele Forjaz Simões

Outras atividades técnico científicas

Atuações profissionais

Association France Alzheimer

bolsista Pesquisador — 2005 - 2006

Ministério da Educação

contrato corretor ENEM corretor ENEM — 2004 - 2004

Fondation Méderic Alzheimer

Bolsista Bolsista — 2006 - 2009

Laboratoire Incorporation, Corpus, Aprentissages, Representation

Doutoranda Pesquisador convidado — 2005 - 2008

Laboratório de Fonética, Psicolingüística e Neurolingüística

pesquisadora pesquisador — 2000 - 2008

Universidade Estadual de Campinas- Instituto de Estudos da Linguagem

pesquisador Pesquisador — 1998 - 2008

Université Lumière Lyon2

livre-professor convidado livre — 2007 - 2008

Universidade São Francisco

livre livre — 2002 - 2002

Universidade Estadual de Campinas

Participante — 1999 - 2001

Universidade de São Paulo

Convidado Mini curso de Curta Duraçao — 2010 - 2010

Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada Departamento de Letras — 2009 -

Atividades de gestão

Coordenadora de Açoes Afirmativas e Politicas de Permanência Estudantil — 2010 - 2013

Órgão: Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis

Coordenadora do Nucleo de Apoio ao Estudante- NAE- Campus Guarulhos — 2010 - 2014

Órgão: Campus Guarulhos

Projetos de pesquisa

Campus Guarulhos — 2010 -

Nucca Nucleo de Cultura Corpo e Arte — 2010 -

NUCCA (Núcleo de Cultura, Corpo e Arte) situa-se no Campus Guarulhos, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e tem procurado nuclear um conjunto de atividades de pesquisa artística e acadêmica, tendo como objeto comum o corpo em sua dimensão física, artística, simbólica e histórico-cultural. O objetivo deste núcleo é explorar, do ponto de vista prático, artístico e teórico, as múltiplas significações e formas de ser do corpo na sociedade urbana contemporânea. Para isto, tentamos possibilitar espaços atividades a partir das quais é possível pensar e sentir o corpo e suas formas nas relações entre arte, cultura, corpo e contemporaneidade.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Debora Gepp, Viviane Jorge Santos, Priscila Mimoto, Rafael Teodoro Nascimento, Luciara Ribeiro

Campus Guarulhos — Letras — 2010 - 2015

Corpo, pathos e mente — 2010 - 2015

Este trabalho de pesquisa volta-se para o problema das relações entre linguagem e cognição humanas organizado a partir de quatro eixos temáticos relacionados: I) corpo e sociedade; II) a produção dos saberes; III) as relações entre normalidade e patologia; IV) o estudo da interação social e linguagem na Doença de Alzheimer. Estas reflexões acabam convocando várias áreas do conhecimento, que, a partir de uma perspectiva biossocial, lançam-se no clássico debate (e em suas implicações contemporâneas) entre o biológico e o social.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Mariana de Menezes, Tamiris Marostica, Camila Aparecida Berzuini, Debora Klemens Oliveira, Valéria Bezerra, Tamires Feitosa Costa, Simone Alencar Fronza

Campus Guarulhos — 2012 -

PERSPECTIVA MÓVEL: ARTES CORPORAIS, DANÇAS E CAPOEIRA COMO MATRIZES PARA UMA FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL EM CONTEXTOS DE FRAGILIDADE SOCIAL — 2012 -

O projeto 'PERSPECTIVA MÓVEL' visa a criar espaços de vivências, de formação artística e cultural e de pesquisa através da dança e da capoeira em um contexto muito particular: a região dos Pimentas, na cidade de Guarulhos - São Paulo. O foco das ações desenvolvidas no corpo deste projeto organizam-se em torno de quatro eixos principais: 1. processos de sensibilização artística através de vivências artístico-culturais; 2. criação de um pólo de atividades culturais num campus universitário recém instituído; 3. criação artística; e 4. construção de elementos para uma reflexão sobre o corpo e o sujeito na cultura contemporânea. Esse elementos serão o vetor das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos na graduação. Para isso, inspiramo-nos em trabalhos sobre linguagem da dança e artes do corpo e em reflexões sobre subjetividade que elegem o corpo como um lugar importante para a construção de uma estética da existência e de uma prática de autonomia. Pretendemos neste projeto promover, através da arte e da pesquisa em cultura e corpo na sociedade contemporânea, um trabalho de sensibilização artística, de pesquisa e ampliação de repertório cultural a jovens e crianças moradores da região do Pimentas e a estudantes universitários em processo formativo. Esta proposta tem ainda um caráter artístico, social e de formação de público para as várias formas de manifestação artística. As propostas aqui descritas concentram-se nos trabalhos que temos desenvolvido junto ao NUCCA- Núcleo de Cultura, Corpo e Arte da Unifesp- Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Debora Gepp, Viviane Jorge Santos, Rafael Teodoro Nascimento, Anelise Mayumi, Douglas Iesus

Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis — 2010 - 2013

Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da UNIFESP — 2010 - 2013

Trabalho de pesquisa realizado no âmbito da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis- Universidade Federal de São Paulo. Na tentativa de conduzir políticas educacionais e ações institucionais que atendam as demandas realmente existentes, as autoras procuram deixar aqui uma pequena parcela de contribuição enquanto docentes e gestores de uma universidade federal: saber quem, do ponto de vista socioeconômico e cultural, foram os estudantes que ingressaram na Unifesp em 2011. Este tipo de trabalho nos traz dados de um momento particular da Universidade Federal de São Paulo, o da expansão das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Podemos arriscar em dizer que esta pesquisa foi conduzida justamente no período de transição e de mudanças propostas em âmbito nacional para a educação superior. No entanto o impacto e o resultado desta política já podem ser sentidos, ora positivamente, ora negativamente. No contexto da UNIFESP, a expansão não traz apenas novos cursos e áreas do conhecimento, mas certamente impacta, como temos visto, o perfil do estudante ingressante, levando-nos a refletir nas questões relacionadas ao acesso à universidade e aos locais de produção do conhecimento para além da entrada ou ingresso pelo vestibular. O que se destaca com este trabalho é a importância de uma ampla divulgação dos métodos e dos resultados deste estudo junto aos setores acadêmicos, tais como diretores acadêmicos, chefias de departamento, coordenadores de curso da UNIFESP e de outras instituições de ensino superior com vistas a sensibilizar os atores do cenário da educação brasileira para a necessidade e importância de elaborarmos localmente ações e políticas que levem em consideração o perfil dos estudantes matriculados.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Juliana Cespedes

Departamento de Letras — 2015 - 2018

Gestos mínimos (Cruz & Cots) — 2015 - 2018

"Gestos mínimos" faz referência ao bonito trabalho de Fernand Deligny sobre os modos de existência de crianças autistas. Mas também, gestos mínimos é um convite a própria prática investigativa das interações humanas. Os pesquisadores desse projeto estão interessados no mínimo, minimamente descrito. Assim, este projeto de pesquisa visa estudar os modos de inter-agir de sujeitos com autismo. Esse estudo é feito com base na constituição de corpo audiovisuais de sujeitos em ambientes naturais (institucionais ou não). Na interação humana, as ações nem sempre são organizadas por um único meio, como a fala, por exemplo, mas construídas através do uso simultâneo de múltiplos recursos semióticos com propriedades muito distintas. Nosso movimento analítico implica então em reconhecer a diversidade de recursos semióticos utilizados pelos participantes na interação e analisar como esses recursos interagem entre si para construir localmente uma ação. No escopo do projeto estão ainda os desafios com as notações de transcrição multimodal e o empreendimento de micro-videoanálises.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Letícia Santana, Caroline Paola Cots, Reuel Luiz Alves de Oliveira, Douglas Vidal Santiago

Campus Guarulhos — 2016 - 2018

ESTUDO E OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO, DOS GESTOS E DO ESPAÇO, ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO NA INSTITUIÇÃO PANDORGA- São Leopoldo- RS — 2016 - 2018

O interesse central das pesquisas que tenho conduzido está naquilo que poderia ser considerado uma outra sociabilidade possível, aquela que existe entre autistas e o meio social (humano e material) e que, no entanto, não parece ser facilmente apreendida ou entendida pelas categorias descritivas e analíticas que se aplicariam mais tradicionalmente a uma sociabilidade considerada mais padrão ou típica. Pesquisadores como Elinor Ochs, Olga Solomon, Laura Sterponi , para citar alguns, têm proposto pensarmos em termos de sociabilidade autista . Pensar em uma sociabilidade autista parece nos obrigar a rever um conjunto de concepções a respeito do que entendemos por sociabilidade humana, por autismo, por linguagem no autismo e por outras formas de sociabilidades possíveis. Esse tipo de reflexão me impulsionou a entender, por meio da observação e da descrição de ambientes onde vivem e convivem as pessoas com autismo, a forma como as interações acontecem. Para isso, interessa-me ver as formas de interação que nem sempre são evidentes nessas interações, nas quais a presença da linguagem verbal e dos padrões de interação sociais mais conhecidos não estão necessariamente presentes. Na pista das reflexões do pensador Fernand Deligny, estamos interessados em uma existência apoiada no corpo e nos gestos. Como empreendimento, nos inscrevemos no campo das pesquisas em embodied interacion e multimodalidade na interação social. Nosso trabalho de pesquisa realiza-se em parceria com a Associação Mantenedora Pandorga, localizada em São Leopoldo, RS.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Caroline Paola Cots, Douglas Vidal Santiago

Campus Guarulhos — Letras — 2018 - 2021

Ao Mínimo Gesto: estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) em interações envolvendo crianças com Transtorno do Espectro do Autismo — 2018 - 2021

Esta pesquisa visa a investigar e sistematizar, descritiva e analiticamente, as relações entre língua, corpo e mundo material constitutivas de nossas interações humanas. Essas relações serão exploradas em um contexto empírico particular: interações cotidianas de co-presença entre crianças com diagnóstico de TEA (Transtornos do Espectro Autista) e interlocutores variados. Os TEA correspondem a um grupo relativamente heterogêneo de condições que afetam o desenvolvimento neurocognitivo e comprometem o desenvolvimento da linguagem e a interação social. Trabalharemos com base em um corpus audiovisual, Corpus Pandorga (Comitê de Ética 1172/2016), composto, no momento, por um total 20 horas. Os registros foram realizados em uma instituição de convivência de crianças diagnosticadas como TEA. Os registros referem-se às interações que acontecem cotidianamente nessa instituição entre 12 crianças autistas e 05 educadoras. Os objetivos são: 1) análise de interações cotidianas que tenham a presença/participação de sujeitos com diagnóstico de TEA fundamentada por uma perspectiva corporificada da interação; 2) estudo em torno do estatuto e do papel dos gestos, do corpo e do mundo material na construção e constituição da interação humana e sua relação com os processos linguístico-cognitivos; 3) aprofundamento das questões relativas ao campo da videoanálise, tais como: procedimentos de registros de interações em ambientes complexos (envolvendo muitos participantes, recurso a objetos e movimentação corporal); a própria construção de corpora audiovisuais para pesquisas linguístico-interacionais; o convite a uma mentalidade analítica visual das interações sociais humanas envolvendo não apenas os aspectos verbais que a constituem, mas também o espaço físico, o corpo e o mundo material.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Caroline Paola Cots, Ana Carina Tamanaha, Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Natalia Zanoni Andreatto, Larissa Gabriela Tavares Meira, Pamela Biazon Cardoso dos Santos

Programa de Pos-Graduacao: Mestrado em Letras — 2019 -

Estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) em interações envolvendo crianças com Transtorno do Espectro Autista — 2019 -

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Caroline Paola Cots, Ana Carina Tamanaha, Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Natalia Zanoni Andreatto, Larissa Gabriela Tavares Meira, Pamela Biazon Cardoso dos Santos

Programa de Pos-Graduacao: Mestrado em Letras — 2017 -

ESTUDO E OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO, DOS GESTOS E DO ESPAÇO, ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO NA INSTITUIÇÃO PANDORGA- São Leopoldo- RS — 2017 -

No escopo do projeto de pesquisa ESTUDO E OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO, DOS GESTOS E DO ESPAÇO, ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO NA INSTITUIÇÃO PANDORGA- São Leopoldo- RS, desenvolvemos um conjunto de praticas formativas voltadas para as educadoras da Instituição de Convivência de Crianças autistas, Pandorga. Essas praticas formativas são feitas no formato de encontros durante os Grupos de Estudos da Pandorga.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Heide Kirst

Laboratório de Investigação em Linguagem e Cognição LabLinc — 2019 - 2021

Performance narrativa: práticas corporificadas de construção de narrativas em conversas cotidianas — 2019 - 2021

Este projeto investiga as práticas corporificadas de construção de narrativas em contextos variados. As narrativas, produzidas em conversas cotidianas, espontâneas ou solicitadas pelo pesquisador, são registradas em vídeo. As análises contemplam os aspectos multimodais (verbais, corporais e materiais) mobilizados pelos sujeitos na construção destas narrativas.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Simone Alencar Fronza, Beatriz dos Reis Silva, Cleder Zvonvizk

Departamento de Fonoaudiologia — 2019 -

Reconhecimento de padrão pré-verbal e verbal para predizer a necessidade de implementação do Picture Exchange Communication System ? PECS em crianças autistas — 2019 -

Este estudo, coordenado pela profa. Dra. Ana Carina Tamanaha (UNIFESP, Departamento de Fonoaudiologia), propõe investigar os padrões de comportamento pré-verbal e verbal no Transtorno do Espectro Autista (TEA), com intuito de reconhecermos um coeficiente que seja capaz de predizer mais facilmente a necessidade de implantação do Picture Exchange Communication System ? PECS em crianças autistas que estejam iniciando a intervenção terapêutica fonoaudiológica na primeira infância.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Ana Carina Tamanaha, Jacy Perissinoto, Sheila Caetano, Marcia Mateleto, Daniela Bordini, Jair de Jesus Mari, Cristiane Silvestre de Paula

Campus Guarulhos — Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas — 2015 - 2018

Linguagem, Interação e Corpo: LiCor — 2015 - 2018

Este grupo de pesquisa procura reunir estudos em torno da análise de interações sociais envolvendo sujeitos com patologias que afetam aspectos linguísticos, cognitivos e interacionais, tais como demências e autismo, por exemplo. Como pano de fundo estamos interessados em nos movimentarmos entre os limites estabelecidos entre a normalidade e a patologia, discutidos a partir da descrição de padrões interacionais encontrados nos dados. As análises são inspiradas no campo de estudos interacionais, mais especificamente nos Estudos da Análise da Conversa Etnometodológica e seus desdobramentos mais recentes, como os estudos multimodais, voltados para a compreensão de uma ecologia de gestos, direcionamento do olhar, fala, corpo e espaço envolvidos na organização das atividades da vida social. No interior deste grupo, dedicamo-nos ainda a explorar as ferramentas metodológicas de constituição de corpora audiovisual e transcrição de dados em interação. Vinculam-se ao grupo o NUCCA e o InFoLinC.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Anelise Mayumi, Debora Klemens Oliveira, Simone Alencar Fronza, Caroline Paola Cots, Reuel Luiz Alves de Oliveira, Douglas Vidal Santiago

Professora Adjunta — 2009 - 2018

Atividades de gestão

Coordenadora de Açoes Afirmativas e Politicas de Permanência Estudantil — 2010 - 2013

Órgão: Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis

Coordenadora do Nucleo de Apoio ao Estudante- NAE- Campus Guarulhos — 2010 - 2014

Órgão: Campus Guarulhos

Projetos de pesquisa

Campus Guarulhos — 2010 -

Nucca Nucleo de Cultura Corpo e Arte — 2010 -

NUCCA (Núcleo de Cultura, Corpo e Arte) situa-se no Campus Guarulhos, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e tem procurado nuclear um conjunto de atividades de pesquisa artística e acadêmica, tendo como objeto comum o corpo em sua dimensão física, artística, simbólica e histórico-cultural. O objetivo deste núcleo é explorar, do ponto de vista prático, artístico e teórico, as múltiplas significações e formas de ser do corpo na sociedade urbana contemporânea. Para isto, tentamos possibilitar espaços atividades a partir das quais é possível pensar e sentir o corpo e suas formas nas relações entre arte, cultura, corpo e contemporaneidade.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Debora Gepp, Viviane Jorge Santos, Priscila Mimoto, Rafael Teodoro Nascimento, Luciara Ribeiro

Campus Guarulhos — Letras — 2010 - 2015

Corpo, pathos e mente — 2010 - 2015

Este trabalho de pesquisa volta-se para o problema das relações entre linguagem e cognição humanas organizado a partir de quatro eixos temáticos relacionados: I) corpo e sociedade; II) a produção dos saberes; III) as relações entre normalidade e patologia; IV) o estudo da interação social e linguagem na Doença de Alzheimer. Estas reflexões acabam convocando várias áreas do conhecimento, que, a partir de uma perspectiva biossocial, lançam-se no clássico debate (e em suas implicações contemporâneas) entre o biológico e o social.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Mariana de Menezes, Tamiris Marostica, Camila Aparecida Berzuini, Debora Klemens Oliveira, Valéria Bezerra, Tamires Feitosa Costa, Simone Alencar Fronza

Campus Guarulhos — 2012 -

PERSPECTIVA MÓVEL: ARTES CORPORAIS, DANÇAS E CAPOEIRA COMO MATRIZES PARA UMA FORMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL EM CONTEXTOS DE FRAGILIDADE SOCIAL — 2012 -

O projeto 'PERSPECTIVA MÓVEL' visa a criar espaços de vivências, de formação artística e cultural e de pesquisa através da dança e da capoeira em um contexto muito particular: a região dos Pimentas, na cidade de Guarulhos - São Paulo. O foco das ações desenvolvidas no corpo deste projeto organizam-se em torno de quatro eixos principais: 1. processos de sensibilização artística através de vivências artístico-culturais; 2. criação de um pólo de atividades culturais num campus universitário recém instituído; 3. criação artística; e 4. construção de elementos para uma reflexão sobre o corpo e o sujeito na cultura contemporânea. Esse elementos serão o vetor das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos na graduação. Para isso, inspiramo-nos em trabalhos sobre linguagem da dança e artes do corpo e em reflexões sobre subjetividade que elegem o corpo como um lugar importante para a construção de uma estética da existência e de uma prática de autonomia. Pretendemos neste projeto promover, através da arte e da pesquisa em cultura e corpo na sociedade contemporânea, um trabalho de sensibilização artística, de pesquisa e ampliação de repertório cultural a jovens e crianças moradores da região do Pimentas e a estudantes universitários em processo formativo. Esta proposta tem ainda um caráter artístico, social e de formação de público para as várias formas de manifestação artística. As propostas aqui descritas concentram-se nos trabalhos que temos desenvolvido junto ao NUCCA- Núcleo de Cultura, Corpo e Arte da Unifesp- Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Debora Gepp, Viviane Jorge Santos, Rafael Teodoro Nascimento, Anelise Mayumi, Douglas Iesus

Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis — 2010 - 2013

Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da UNIFESP — 2010 - 2013

Trabalho de pesquisa realizado no âmbito da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis- Universidade Federal de São Paulo. Na tentativa de conduzir políticas educacionais e ações institucionais que atendam as demandas realmente existentes, as autoras procuram deixar aqui uma pequena parcela de contribuição enquanto docentes e gestores de uma universidade federal: saber quem, do ponto de vista socioeconômico e cultural, foram os estudantes que ingressaram na Unifesp em 2011. Este tipo de trabalho nos traz dados de um momento particular da Universidade Federal de São Paulo, o da expansão das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Podemos arriscar em dizer que esta pesquisa foi conduzida justamente no período de transição e de mudanças propostas em âmbito nacional para a educação superior. No entanto o impacto e o resultado desta política já podem ser sentidos, ora positivamente, ora negativamente. No contexto da UNIFESP, a expansão não traz apenas novos cursos e áreas do conhecimento, mas certamente impacta, como temos visto, o perfil do estudante ingressante, levando-nos a refletir nas questões relacionadas ao acesso à universidade e aos locais de produção do conhecimento para além da entrada ou ingresso pelo vestibular. O que se destaca com este trabalho é a importância de uma ampla divulgação dos métodos e dos resultados deste estudo junto aos setores acadêmicos, tais como diretores acadêmicos, chefias de departamento, coordenadores de curso da UNIFESP e de outras instituições de ensino superior com vistas a sensibilizar os atores do cenário da educação brasileira para a necessidade e importância de elaborarmos localmente ações e políticas que levem em consideração o perfil dos estudantes matriculados.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Juliana Cespedes

Departamento de Letras — 2015 - 2018

Gestos mínimos (Cruz & Cots) — 2015 - 2018

"Gestos mínimos" faz referência ao bonito trabalho de Fernand Deligny sobre os modos de existência de crianças autistas. Mas também, gestos mínimos é um convite a própria prática investigativa das interações humanas. Os pesquisadores desse projeto estão interessados no mínimo, minimamente descrito. Assim, este projeto de pesquisa visa estudar os modos de inter-agir de sujeitos com autismo. Esse estudo é feito com base na constituição de corpo audiovisuais de sujeitos em ambientes naturais (institucionais ou não). Na interação humana, as ações nem sempre são organizadas por um único meio, como a fala, por exemplo, mas construídas através do uso simultâneo de múltiplos recursos semióticos com propriedades muito distintas. Nosso movimento analítico implica então em reconhecer a diversidade de recursos semióticos utilizados pelos participantes na interação e analisar como esses recursos interagem entre si para construir localmente uma ação. No escopo do projeto estão ainda os desafios com as notações de transcrição multimodal e o empreendimento de micro-videoanálises.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Letícia Santana, Caroline Paola Cots, Reuel Luiz Alves de Oliveira, Douglas Vidal Santiago

Campus Guarulhos — 2016 - 2018

ESTUDO E OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO, DOS GESTOS E DO ESPAÇO, ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO NA INSTITUIÇÃO PANDORGA- São Leopoldo- RS — 2016 - 2018

O interesse central das pesquisas que tenho conduzido está naquilo que poderia ser considerado uma outra sociabilidade possível, aquela que existe entre autistas e o meio social (humano e material) e que, no entanto, não parece ser facilmente apreendida ou entendida pelas categorias descritivas e analíticas que se aplicariam mais tradicionalmente a uma sociabilidade considerada mais padrão ou típica. Pesquisadores como Elinor Ochs, Olga Solomon, Laura Sterponi , para citar alguns, têm proposto pensarmos em termos de sociabilidade autista . Pensar em uma sociabilidade autista parece nos obrigar a rever um conjunto de concepções a respeito do que entendemos por sociabilidade humana, por autismo, por linguagem no autismo e por outras formas de sociabilidades possíveis. Esse tipo de reflexão me impulsionou a entender, por meio da observação e da descrição de ambientes onde vivem e convivem as pessoas com autismo, a forma como as interações acontecem. Para isso, interessa-me ver as formas de interação que nem sempre são evidentes nessas interações, nas quais a presença da linguagem verbal e dos padrões de interação sociais mais conhecidos não estão necessariamente presentes. Na pista das reflexões do pensador Fernand Deligny, estamos interessados em uma existência apoiada no corpo e nos gestos. Como empreendimento, nos inscrevemos no campo das pesquisas em embodied interacion e multimodalidade na interação social. Nosso trabalho de pesquisa realiza-se em parceria com a Associação Mantenedora Pandorga, localizada em São Leopoldo, RS.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Caroline Paola Cots, Douglas Vidal Santiago

Campus Guarulhos — Letras — 2018 - 2021

Ao Mínimo Gesto: estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) em interações envolvendo crianças com Transtorno do Espectro do Autismo — 2018 - 2021

Esta pesquisa visa a investigar e sistematizar, descritiva e analiticamente, as relações entre língua, corpo e mundo material constitutivas de nossas interações humanas. Essas relações serão exploradas em um contexto empírico particular: interações cotidianas de co-presença entre crianças com diagnóstico de TEA (Transtornos do Espectro Autista) e interlocutores variados. Os TEA correspondem a um grupo relativamente heterogêneo de condições que afetam o desenvolvimento neurocognitivo e comprometem o desenvolvimento da linguagem e a interação social. Trabalharemos com base em um corpus audiovisual, Corpus Pandorga (Comitê de Ética 1172/2016), composto, no momento, por um total 20 horas. Os registros foram realizados em uma instituição de convivência de crianças diagnosticadas como TEA. Os registros referem-se às interações que acontecem cotidianamente nessa instituição entre 12 crianças autistas e 05 educadoras. Os objetivos são: 1) análise de interações cotidianas que tenham a presença/participação de sujeitos com diagnóstico de TEA fundamentada por uma perspectiva corporificada da interação; 2) estudo em torno do estatuto e do papel dos gestos, do corpo e do mundo material na construção e constituição da interação humana e sua relação com os processos linguístico-cognitivos; 3) aprofundamento das questões relativas ao campo da videoanálise, tais como: procedimentos de registros de interações em ambientes complexos (envolvendo muitos participantes, recurso a objetos e movimentação corporal); a própria construção de corpora audiovisuais para pesquisas linguístico-interacionais; o convite a uma mentalidade analítica visual das interações sociais humanas envolvendo não apenas os aspectos verbais que a constituem, mas também o espaço físico, o corpo e o mundo material.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Caroline Paola Cots, Ana Carina Tamanaha, Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Natalia Zanoni Andreatto, Larissa Gabriela Tavares Meira, Pamela Biazon Cardoso dos Santos

Programa de Pos-Graduacao: Mestrado em Letras — 2019 -

Estudo dos recursos multimodais (aspectos verbais, gestos, corpo e mundo material) em interações envolvendo crianças com Transtorno do Espectro Autista — 2019 -

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Caroline Paola Cots, Ana Carina Tamanaha, Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Natalia Zanoni Andreatto, Larissa Gabriela Tavares Meira, Pamela Biazon Cardoso dos Santos

Programa de Pos-Graduacao: Mestrado em Letras — 2017 -

ESTUDO E OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO, DOS GESTOS E DO ESPAÇO, ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO NA INSTITUIÇÃO PANDORGA- São Leopoldo- RS — 2017 -

No escopo do projeto de pesquisa ESTUDO E OBSERVAÇÃO DA INTERAÇÃO, DOS GESTOS E DO ESPAÇO, ENVOLVENDO CRIANÇAS COM AUTISMO NA INSTITUIÇÃO PANDORGA- São Leopoldo- RS, desenvolvemos um conjunto de praticas formativas voltadas para as educadoras da Instituição de Convivência de Crianças autistas, Pandorga. Essas praticas formativas são feitas no formato de encontros durante os Grupos de Estudos da Pandorga.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Heide Kirst

Laboratório de Investigação em Linguagem e Cognição LabLinc — 2019 - 2021

Performance narrativa: práticas corporificadas de construção de narrativas em conversas cotidianas — 2019 - 2021

Este projeto investiga as práticas corporificadas de construção de narrativas em contextos variados. As narrativas, produzidas em conversas cotidianas, espontâneas ou solicitadas pelo pesquisador, são registradas em vídeo. As análises contemplam os aspectos multimodais (verbais, corporais e materiais) mobilizados pelos sujeitos na construção destas narrativas.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Simone Alencar Fronza, Beatriz dos Reis Silva, Cleder Zvonvizk

Departamento de Fonoaudiologia — 2019 -

Reconhecimento de padrão pré-verbal e verbal para predizer a necessidade de implementação do Picture Exchange Communication System ? PECS em crianças autistas — 2019 -

Este estudo, coordenado pela profa. Dra. Ana Carina Tamanaha (UNIFESP, Departamento de Fonoaudiologia), propõe investigar os padrões de comportamento pré-verbal e verbal no Transtorno do Espectro Autista (TEA), com intuito de reconhecermos um coeficiente que seja capaz de predizer mais facilmente a necessidade de implantação do Picture Exchange Communication System ? PECS em crianças autistas que estejam iniciando a intervenção terapêutica fonoaudiológica na primeira infância.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Ana Carina Tamanaha, Jacy Perissinoto, Sheila Caetano, Marcia Mateleto, Daniela Bordini, Jair de Jesus Mari, Cristiane Silvestre de Paula

Campus Guarulhos — Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas — 2015 - 2018

Linguagem, Interação e Corpo: LiCor — 2015 - 2018

Este grupo de pesquisa procura reunir estudos em torno da análise de interações sociais envolvendo sujeitos com patologias que afetam aspectos linguísticos, cognitivos e interacionais, tais como demências e autismo, por exemplo. Como pano de fundo estamos interessados em nos movimentarmos entre os limites estabelecidos entre a normalidade e a patologia, discutidos a partir da descrição de padrões interacionais encontrados nos dados. As análises são inspiradas no campo de estudos interacionais, mais especificamente nos Estudos da Análise da Conversa Etnometodológica e seus desdobramentos mais recentes, como os estudos multimodais, voltados para a compreensão de uma ecologia de gestos, direcionamento do olhar, fala, corpo e espaço envolvidos na organização das atividades da vida social. No interior deste grupo, dedicamo-nos ainda a explorar as ferramentas metodológicas de constituição de corpora audiovisual e transcrição de dados em interação. Vinculam-se ao grupo o NUCCA e o InFoLinC.

Integrantes: Fernanda Miranda da Cruz, Anelise Mayumi, Debora Klemens Oliveira, Simone Alencar Fronza, Caroline Paola Cots, Reuel Luiz Alves de Oliveira, Douglas Vidal Santiago

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pós-doutorado Pós-doutorado — 2016 - 2017

UNIFESP

Membro de comitê assessor — 2018 -

Estúdio Oito Nova Dança

— 2019 -

Resistência e Transversão - As Artes da Cena num Mundo em Transição

Membro de corpo editorial — 2021 -

LIVRO-EPISTOLAR - CARTAS PARA ONTEM SOBRE O AMANHÃ

Membro de corpo editorial — 2021 -

Centro Editorial e Gráfico - Cegraf- UFG

Membro de corpo editorial — 2021 -

Revista Trabalhos em Linguística Aplicada

Membro de corpo editorial — 2021 - 2022

International Society for Gesture Studies 2022 Conference

Membro de comitê assessor — 2022 -

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Membro de comitê assessor — 2022 - 2022

Revisor de projeto de fomento — 2022 -

Atualização Lattes em 2022-06

Processado em 2022-06-16