Grasiele Cristiane Jorge
Instituto de Ciência e Tecnologia
Programa de Pós-Graduação: Matemática Pura e Aplicada
Programa de Pós-Graduação: Matemática em Rede Nacional (Profmat-SJC)
E-Mail: grasiele.jorge@unifesp.br
Resumo
É graduada em Bacharelado em Matemática com ênfase em Matemática Pura e mestre em Matemática pela UNESP de São José do Rio Preto. É doutora em Matemática pelo IMECC-UNICAMP. Desde 2013 é professora no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Sua pesquisa concentra tópicos de Teoria Algébrica dos Números, Reticulados e Códigos Corretores de Erros. Em 2013 recebeu menção honrosa no prêmio Capes de teses de doutorado na área Matemática/Probabilidade e Estatística. Já foi coordenadora do curso de graduação Bacharelado em Matemática Computacional da UNIFESP e atualmente é coordenadora institucional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Atua também no programa de pós-graduação Mestrado em Matemática Pura e Aplicada da UNIFESP.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
JORGE, G. C.;Jorge, G.C.;Jorge, Grasiele C.;JORGE, GRASIELE CRISTIANE
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Formação
Doutorado em Matemática
Reticulados q-ários e algébricos
Orientação: Sueli Irene Rodrigues Costa
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Matemática
Reticulados ideais via corpos abelianos - http://www.dcce.ibilce.unesp.br/pos/webfacil/index.php?pg=84&Id_aluno=456
Orientação: Antonio Aparecido de Andrade
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
2006 a 2008
Graduação em Bacharelado em Matemática
Orientação: Antonio Aparecido de Andrade
Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas
2002 a 2005
Produção
2023
2021
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Algebraic constructions of rotated unimodular lattices and direct sum of Barnes-Wall lattices (2021)
Artigo publicado
Autores: STRAPASSON, JOÃO ELOIR; FERRARI, AGNALDO JOSÉ; Grasiele Cristiane Jorge; COSTA, SUELI IRENE RODRIGUES
Fonte: Journal Of Algebra And Its Applications , v. 20 , p. 2150029
2020
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Constructions of full diversity $D_n$-lattices for all $n$ (2020)
Artigo publicado
Autores: Robson Ricardo de Araujo; Grasiele Cristiane Jorge
Fonte: ROCKY MOUNTAIN JOURNAL OF MATHEMATICS , v. 50 , p. 1137 - Extrato QUALIS: B2
2018
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Quasi-perfect codes in the l_p metric (2018)
Artigo publicado
Autores: STRAPASSON, JOÃO E.; Grasiele Cristiane Jorge; CAMPELLO, ANTONIO; COSTA, SUELI I. R.
Fonte: COMPUTATIONAL & APPLIED MATHEMATICS , v. 37 , p. 852 - Extrato QUALIS: A4
2016
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Perfect codes in the (2016)
Artigo publicado
Autores: CAMPELLO, ANTONIO; Grasiele Cristiane Jorge; STRAPASSON, JOÃO E.; COSTA, SUELI I.R.
Fonte: EUROPEAN JOURNAL OF COMBINATORICS , v. 53 , p. 72 - Extrato QUALIS: A3
2015
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Algebraic constructions of densest lattices (2015)
Artigo publicado
Autores: Grasiele Cristiane Jorge; Antonio Aparecido Andrade; Sueli I. R. Costa; João Eloir Strapasson
Fonte: Journal of Algebra (Print) , v. 429 , p. 218 - Extrato QUALIS: A2
2014
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Codes and lattices in the lp metric (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: COSTA, SUELI I. R.; CAMPELLO, ANTONIO; Grasiele Cristiane Jorge; STRAPASSON, JOAO E.; QURESHI, CLAUDIO
Fonte: 2014 Information Theory and Applications Workshop (ITA) , p. 1
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2013
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On rotated D n -lattices constructed via totally real number fields (2013)
Artigo publicado
Autores: Sueli Irene Rodrigues Costa; Grasiele Cristiane Jorge
Fonte: Archiv der Mathematik (Printed ed.) , v. 100 , p. 323 - Extrato QUALIS: B1
2012
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Rotated -lattices (2012)
Artigo publicado
Autores: Grasiele Cristiane Jorge; Agnaldo José Ferrari; Sueli I. R. Costa
Fonte: Journal of Number Theory (Print) , v. 132 , p. 2397 - Extrato QUALIS: A3
2011
2010
2009
2007
2005
2004
2003
Atuações
IMEEC-UNICAMP
-
Pós doutoranda
Bolsista
2012 a 2013
-
Estagiária Docente
Bolsista
2009 a 2009
-
Estagiária Bolsista
Bolsista
2009 a 2009
Universidade Federal de São Paulo
-
Adjunto
Desde 2013
Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas
-
Estagiária Docente
Livre
2007 a 2007
Tema - Tendências em Matemática Aplicada e Computacional
-
Membro de corpo editorial
2019 a 2020
Tema - Tendências em Matemática Aplicada e Computacional
-
Revisor de periódico
Desde 2019
Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional
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Coordenadora da Regional 8 da SBMAC
Desde 2020
-
Tesoureira da SBMAC na gestão 2022-2023
Desde 2022
-
Comitê Temático de Mulheres da SBMAC
Desde 2021
C. Q. D. Revista Eletrônica Paulista de Matemática
-
Revisor de periódico
2020 a 2020
UNESP - Rio Claro
-
Desde 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
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Reticulados bem arredondados via corpos quadráticos
Mestrado em Matemática Pura e Aplicada
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Instituto de Ciência e Tecnologia - Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
Dissertação de mestrado concluídas
-
Explorando Códigos Corretores de Erros e Criptografia como Ferramentas Didáticas no Ensino Básico
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Instituto de Ciência e Tecnologia - Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
Lucas Eduardo Nogueira Gonçalves
Reticulados q-ários
Mestrado em Matemática Pura e Aplicada
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Instituto de Ciência e Tecnologia - Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2024
-
Roberta Alves do Nascimento Ribeiro
Ladrilhamentos reticulados de Z^n por esferas de Lee
Mestrado em Matemática Pura e Aplicada
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Instituto de Ciência e Tecnologia - Unifesp
Concluído em 2024
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Physical Layer Security in Wireless Communication - Coorientação: Maiara F. Bollauf
Mestrado em Matemática Pura e Aplicada
Instituto de Ciência e Tecnologia - Unifesp
Concluído em 2023
-
Geisa Feltrin Santana de Alvarenga
Critérios de Divisibilidade: uma abordagem de acordo com a BNCC
PROFMAT
Instituto de Ciência e Tecnologia - Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
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Aritmética para o Ensino Fundamental II: Um estudo sobre os números quadrados perfeitos
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Instituto de Ciência e Tecnologia - Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
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Ana Flávia Cesario Machado Alckmin Nogueira
Construções do reticulado E8 via corpos de números
Mestrado em Matemática Pura e Aplicada
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Instituto de Ciência e Tecnologia - Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
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Ladrilhamentos no plano e pentaminós: uma proposta para o ensino da Geometria no Ensino Médio
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Instituto de Ciência e Tecnologia - Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
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Raízes Primitivas e Aplicações em Criptografia
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Instituto de Ciência e Tecnologia - Unifesp
Concluído em 2018
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George Absalão Pandino de Morais
Códigos perfeitos na métrica de Lee e a conjectura de Golomb-Welch
Mestrado em Matemática Aplicada
CNPq
Instituto de Ciência e Tecnologia - Unifesp
Concluído em 2017
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Decifrando a Aritmética para o Ensino Fundamental
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Instituto de Ciência e Tecnologia - Unifesp
Concluído em 2017
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
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Coordenadora do curso de Bacharelado em Matemática Computacional
Campus São José dos Campos
-
Coordenadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Campus São José dos Campos
Departamento de Ciência e Tecnologia
-
Coordenadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Campus São José dos Campos
Departamento de Ciência e Tecnologia
Pesquisa
IMEEC-UNICAMP
Universidade Federal de São Paulo
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Monitoria em Fundamentos de Matemática Elementar
Este projeto tem como principal objetivo dar suporte à UC Laboratório de Matemática, que foi concebida para ser um apoio para o Cálculo em Uma Variável. A monitoria ajudará a preencher lacunas na formação de Matemática Básica dos alunos.
Autores: Grasiele Cristiane Jorge, Cláudia Aline A. S. Mesquita
2021 a 2022
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Números Primos e Criptografia
O objetivo deste projeto é fazer divulgação científica. Para isso, criamos o perfil no Instagram "Números Primos e Criptografia" (@numerosprimos_cripto), em que serão feitas publicações periódicas sobre tópicos de Teoria dos Números e Criptografia. Além das publicações, agendaremos visitas virtuais a escolas de ensino básico para apresentar algumas publicações do perfil pré-selecionadas pelos professores e colocar os alunos do ensino básico em contato com pesquisadores e alunos de ensino superior.
Autores: Grasiele Cristiane Jorge, Agnaldo José Ferrari, Edson Donizete de Carvalho, Robson da Silva, Angelo Calil Bianchi, Cleber Fernando Colle, Sara Díaz Cardell, Patrícia Borges dos Santos, Tatiana Miguel Rodrigues de Souza, Eduardo Rogério Fávaro, Leandro Bezerra de Lima
Desde 2021
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Monitorias nas UCs básicas de Matemática do campus São José dos Campos
Este projeto tem como principal objetivo auxiliar o processo de ensino-aprendizagem das unidades curriculares básicas da área de Matemática (Cálculo em Uma Variável, Cálculo em Várias Variáveis, Séries e Equações Diferenciais Ordinárias, Geometria Analítica, Matemática Discreta e Álgebra Linear), constantes na matriz curricular dos cursos oferecidos no Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp. Tais UCs possuem reconhecidamente baixas taxas de aprovação. Visamos melhorar estas taxas por meio de uma ação coordenada e uniforme dos monitores e docentes das diferentes áreas da Matemática.
Autores: Grasiele Cristiane Jorge, Cláudia Aline A. S. Mesquita
2021 a 2022
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Monitoria nas UCs básicas de Matemática do Campus São José dos Campos
Este projeto tem como principal objetivo auxiliar o processo de ensino-aprendizagem das unidades curriculares básicas da área de Matemática (Laboratório de Matemática, Cálculo em Uma Variável, Cálculo em Várias Variáveis, Séries e Equações Diferenciais Ordinárias, Geometria Analítica, Matemática Discreta e Álgebra Linear), constantes na matriz curricular dos cursos oferecidos no Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp. Tais UCs possuem reconhecidamente baixas taxas de aprovação. Visamos melhorar estas taxas por meio de uma ação coordenada e uniforme dos monitores e docentes das diferentes áreas da Matemática.
Autores: Grasiele Cristiane Jorge, Cláudia Aline A. S. Mesquita
2019 a 2020
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Monitoria nas UCs básicas de Matemática do Campus São José dos Campos
Este projeto tem como principal objetivo auxiliar o processo de ensino-aprendizagem das unidades curriculares básicas da área de Matemática (Laboratório de Matemática, Cálculo em Uma Variável, Cálculo em Várias Variáveis, Séries e Equações Diferenciais Ordinárias, Geometria Analítica, Matemática Discreta e Álgebra Linear), constantes na matriz curricular dos cursos oferecidos no Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp. Tais UCs possuem reconhecidamente baixas taxas de aprovação. Visamos melhorar estas taxas por meio de uma ação coordenada e uniforme dos monitores e docentes das diferentes áreas da Matemática.
Autores: Grasiele Cristiane Jorge, Cláudia Aline A. S. Mesquita
2020 a 2021
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II Encontro Caravana da Ciência:
O evento tem como objetivo promover um momento de interação entre a universidade e a comunidade envolvendo as escolas da região do Vale do Paraíba, a partir da participação dos professores e alunos, tendo a Ciência como elemento mediador. O EnCaCi tem como proposta adotar o tema da SNCT, que geralmente são temas interdisciplinares e de caráter integrador, permitindo que a população esteja cada vez mais próxima do conhecimento científico e da importância da ciência para a sociedade. Neste sentido, a universidade como centro de ensino, pesquisa e extensão pode atuar como um provedor de divulgação científica. Para tal finalidade, a organização do II EnCaCi irá promover um evento com o tema norteador "A Matemática está em Tudo". A proposta do evento é incentivar a iniciação científica junior nas escolas, onde os alunos interessados irão desenvolver pequenos projetos relacionados ao tema da SNCT, sob orientação dos seus respectivos professores de matemática e/ou ciências. Os trabalhos desenvolvidos pelas escolas serão apresentados na forma de painel, apresentação oral ou na forma de experimentos durante o II EnCaCi. O evento terá formato de um congresso científico e os trabalhos serão avaliados por uma equipe de professores e alunos do ICT/UNIFESP. O evento também contará com palestras sobre o tema para os participantes, incluindo uma palestra sobre a participação das mulheres na matemática, e visitas ao museu de ciências da universidade, sendo também aberto a comunidade.
Autores: Grasiele Cristiane Jorge, Vanessa Gonçalves Paschoa, Zuleika Stefânia Sabino Roque, Elias de Barros Santos, Luciane Portas Capelo, Ana Carolina Lorena, Llohann Dallagnol Sperança
2017 a 2017
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Códigos e reticulados
O uso de códigos q-ários e reticulados vem sendo cada vez mais explorado em teoria da informação e criptografia pós-quântica. A teoria dos códigos corretores de erros propriamente dita tem como um marco inicial o trabalho de C. E. Shannon de 1948. A partir de então, muito se tem estudado para construir códigos corretores de erros que otimizem a eficiência da transmissão de sinais em canais de transmissão com características específicas. O estudo de reticulados por sua vez ganhou destaque quando o problema do empacotamento de esferas foi colocado na seleta lista de 23 preciosos problemas escolhidos por Hilbert em 1900. Este projeto de pesquisa tem como proposta o uso de teoria dos números e teoria algébrica dos números para construção de códigos e reticulados que sejam eficientes para serem utilizados como suporte para transmissão de sinais.
Autores: Grasiele Cristiane Jorge, Antonio Aparecido Andrade, Agnaldo José Ferrari, João Eloir Strapasson, CAMPELLO, ANTONIO
2017 a 2022
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Caravana da Ciência - Curso Pré Vestibular Revisão Turbinada
A Revisão Turbinada para o ENEM, é uma ação prevista dentro do projeto de Extensão denominado Caravana da Ciência, que tem como objetivo trabalhar os principais conceitos cobrados nos últimos Exames Nacionais do Ensino Médio, utilizando como ponto de partida experimentos (prática) para posteriormente desenvolver para revisar e/ou permitir com que os alunos se apropriem dos conceitos, de forma dinâmica e interdisciplinar. O público-alvo desta ação são jovens do município de Monteiro Lobato que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Serão oferecidas 100 vagas para alunos matriculados e ex-alunos que vislumbram ingresso no Ensino Superior. Utilizar-se-á a infraestrutura da Escola Estadual Maria Ferreira Sonnewend que é a única que oferece Ensino Médio e a avaliação dos resultados se dará através de vários indicadores, tais como: número de inscritos no ENEM, número de alunos que efetivamente farão a prova, apoio dos alunos em inscrições de programas como o SISU e PROUNI.
Autores: Grasiele Cristiane Jorge, Zuleika Stefânia Sabino Roque, Elias de Barros Santos
2016 a 2016
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Reticulados algébricos via corpos de números abelianos
Um reticulado é um subgrupo aditivo discreto de R^n. Constelações de sinais tendo estrutura de reticulado têm sido utilizadas como suporte para transmissão de sinais sobre os canais gaussiano e com desvanecimento do tipo Rayleigh. Usualmente, o problema de encontrar boas constelações de sinais para um canal gaussiano está associado à pesquisa por reticulados com alta densidade de empacotamento. Por outro lado, para um canal com desvanecimento do tipo Rayleigh a eficiência, medida pela probabilidade de erros na transmissão, está relacionada à diversidade do reticulado e sua distância produto mínima. Um reticulado em R^n é dito algébrico se ele pode ser obtido como a imagem de um homomorfismos canônico ou torcido aplicado a um Z-módulo livre de posto n contido em um corpo de números de grau n. Construções de reticulados algébricos podem ser utilizadas para calcular alguns parâmetros dos reticulados, como densidade de empacotamento e distância produto mínima, que são parâmetros difíceis de serem calculados em reticulados gerais em R^n. Neste projeto de pesquisa, fazendo uso de teoria algébrica dos números, propomos a construção de famílias de reticulados em R^n como reticulados algébricos. É de grande interesse investigar em quais corpos de números versões rotacionadas dos reticulados A_n, D_n, Z^n, E_6, E_7, E_8, K_{12}, \Lambda_{16}, \Lambda_{24} e somas diretas dos mesmos podem ser obtidas via os homomorfismos canônico ou torcido aplicados a ideais fracionários. Em alguns casos, nosso foco será sobre corpos de números totalmente reais, uma vez que os reticulados obtidos a partir destes são reticulados com diversidade máxima.
Autores: Grasiele Cristiane Jorge
2015 a 2017
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II Jornada da Informação
As Jornadas da Informação são encontros semestrais de dois dias organizados pelos integrantes do Projeto Temático Fapesp - Segurança e Confiabilidade da Informação 2013/25977-7. Tal evento é constituído por tutoriais e palestras sobre tópicos atuais de pesquisa envolvendo os integrantes do grupo e/ou convidados. A II Jornada da Informação foi realizada na unidade do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo que está localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos na Avenida Cesare Mansueto Giulio Lattes, 1201, Eugênio de Mello, São José dos Campos, São Paulo.
Autores: Grasiele Cristiane Jorge, Manish Sharma, Marcelo da Silva Pinho
2015 a 2015
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Café Matemático
Com o objetivo de ver coisas legais e interessantes em Matemática, que vão além dos conteúdos da sala de aula, e para tornar a Matemática ainda mais atraente e divertida, foi criado um grupo por alguns professores do ICT visando integrar alunos (de quaisquer cursos) que tenham alguma curiosidade ou interesse pela Matemática em qualquer de seus aspectos. A ideia é que nesses encontros, de maneira informal e flexível, possamos (alunos e professores) trocar ideias, estudar, aprender e pesquisar coisas legais, bonitas e interessantes em Matemática. Esses encontros, em geral tem o formato de um pequeno seminário, seguido de discussão conjunta de problemas.
Autores: Grasiele Cristiane Jorge, Manish Sharma, Marcelo da Silva Pinho, Grasiele Cristiane Jorge, Renato Alessandro Martins, Vanessa Gonçalves Paschoa, Thiago Castilho de Mello, Tiago Rodrigues Macedo, Pedro Levit Kaufmann, Robson da Silva, Luis Felipe Cesar da Rocha Bueno, Camila Bertini Martins, Flavia Cristina Martins Queiroz Mariano, Angelo Calil Bianchi
2014 a 2016
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Curso Preparatório Gratuito para Alunos do Ensino Fundamental
O principal desafio na educação do ensino fundamental brasileiro não se situa mais no acesso de estudantes à escola, mas sim, na oferta de um ensino que atenda a padrões mínimos de qualidade, que promova a aprendizagem do estudante e lhe assegure condições para seu sucesso escolar e profissional. Um destaque de sucesso está na EMEF Profa. Rosa Tomita, situada no município de São José dos Campos/SP, que desde 2005 promove atividades pedagógicas extracurriculares e de leitura, além de ações de aproximação entre pais, alunos e professores. Os bons resultados refletem o desempenho da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que passou de 3,9 em 2005 para 6,2 em 2011, considerando os anos iniciais do ensino fundamental. Embora os resultados positivos sejam evidentes, desafios sociais permanecem na comunidade onde a escola está inserida. A região é, atualmente, considerada a mais violenta do município e seus moradores são frequentemente vítimas dessa violência local. A implantação, portanto, por projetos educacionais que beneficiem os jovens moradores do bairro é de fundamental relevância, no que se refere à minimização das discrepâncias e desigualdades sociais na quais estão inseridos. Neste contexto, a presente ação visa o oferecimento de um curso preparatório gratuito para alunos do 9° ano da EMEF Profa. Rosa Tomita, com o objetivo de complementar a formação básica desses estudantes, promovendo-lhes a democratização ao acesso em escolas de ensino médio de referência na região.
Autores: Grasiele Cristiane Jorge, Aline Capella de Oliveira, Maraísa Gonçalves, Raquel Aparecida Domingues, Renato Alessandro Martins, Matheus Cardoso Moraes, Vanessa Gonçalves Paschoa
2014 a 2016
UNESP - Rio Claro
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22