Ana Luiza Ramazzina Ghirardi nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA

DEPARTAMENTO DE LETRAS

Programa de Pós-Graduação: Letras


Trabalhos publicados 82 Orientações 11

Resumo

Professora Associada na área de língua e literatura francesas do departamento de letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, possui mestrado e doutorado em Língua e Literatura francesa pela Universidade de São Paulo. Possui dois pós-doutorado: um com pesquisa sobre a transposição de obras literárias para HQ sob uma perspectiva que associa análise do discurso e semiótica, sob supervisão de Dominique Maingueneau, Paris-Sorbonne IV e outro com pesquisa em estudos da tradução (em sua relação com o ensino), sob supervisão de Viviane Veras, Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), UNICAMP. É líder do grupo de pesquisa Língua e Literatura: interdisciplinaridade e docência (CNPq). E membro do grupo de pesquisa ANPOLL - Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídia. Atua na área de Letras, com ênfase no ensino de FLE, e nas estratégias de construção da linguagem literária. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFESP - campus Guarulhos. Sua pesquisa mais recente tem se voltado sobretudo ao impacto dos conceitos de intermidialidade e multimodalidade sobre noções tradicionais de língua, linguagem e literatura. É autora do livro: Intermidialidade: uma introdução (Contexto, 2022).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L.


Perfis na web


Tags mais usadas


Idiomas

Francês

Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem

Inglês

Compreende razoavelmente , Fala razoavelmente , Lê razoavelmente , Escreve razoavelmente

Italiano

Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve razoavelmente


Formação

Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) — 2004 - 2008

La Terre: parodoxos de uma recepção crítica

LETRAS

Orientador(a): Gloria Carneiro do Amaral, Universidade de São Paulo

Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) — 1994 - 1999

Germinal: um momento de reflexão na crítica de Araripe Jr.

LETRAS

Orientador(a): Gloria Carneiro do Amaral, Universidade de São Paulo

Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Francês e Port — 1980 - 1984

Universidade Presbiteriana Mackenzie

não se aplica

Produção Intelecual


2022


Intermidialidade: uma introdução — Livro publicado ou organizado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte:

Intermidialidade e intericonicidade: um diálogo possível? — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; João Kogawa; Renato Nunes dos Santos

Fonte: BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, v.17, p.98


2021


Do Ocidente ao Oriente - Intermidialidade e representações imagéticas em Os miseráveis de Takahiro Arai — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Caderno de resumos Eneimagem 2021, p.252

Barba Azul, transposição midiática e formação docente - do conto (Perrault, 1697) ao cinema mudo (Méliès, 1901) — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Maristela Gonçalves de Sousa Machado

Fonte: Formação de Professores de Línguas em Tempos de Crises Sociais - Construindo Reexistência, p.421

24 Horas em São Paulo: Inovações pedagógicas e novas mídias — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Maristela Gonçalves de Sousa Machado; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Letras & Letras (UFU), v.37, p.335

Revisitando o Barba Azul (1697) através de imagens silenciosas de Georges Méliès — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Maristela Gonçalves de Sousa Machado; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Maristela Gonçalves de Sousa Machado; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Palimpsesto, v.20, p.342

Linguagem mangá e linguagem literária - novas configurações, novos produtos midiáticos — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Maristela Gonçalves de Sousa Machado; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Maristela Gonçalves de Sousa Machado; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: SCRIPTA UNIANDRADE, v.19, p.1


2020


Le Petit Prince e multimodalidade: linguagem literária, quadrinhos, novos leitores — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Egirlandia Mendes Pinheiro

Fonte: Building the Way, v.10 nº 1, p.1

Intermidialidade e Referências Intermidiáticas: uma introdução — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Egirlandia Mendes Pinheiro; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Irina Rajewsky; Thaïs Flores Nogueira Diniz

Fonte: Revista Letras Raras, v.9, p.11

Diálogos Intermidiais: Emma Bovary em Mangá — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Egirlandia Mendes Pinheiro; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Irina Rajewsky; Thaïs Flores Nogueira Diniz; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Lettres Françaises, v.21 (1), p.11

Quem renovou essa rivalidade ancestral? Tensões e convergências entre texto visual e texto escrito na transposição midiática de Romeu e Julieta — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Egirlandia Mendes Pinheiro; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Irina Rajewsky; Thaïs Flores Nogueira Diniz; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; José Garcez Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: REVISTA VIS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE, v.19, p.44

Reinventando conceitos: paratextos multimodais — Capítulo de livro publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Egirlandia Mendes Pinheiro; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Irina Rajewsky; Thaïs Flores Nogueira Diniz; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; José Garcez Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Escrita, som, imagem: novas travessias, p.85

O termo intermidialidade em ebulição: 25 anos de debate — Tradução

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Egirlandia Mendes Pinheiro; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Irina Rajewsky; Thaïs Flores Nogueira Diniz; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; José Garcez Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte:


2019


Reinventando conceitos: paratextos multimodais — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Escrita, som, imagem - II Colóquio internacional, p.11

Adaptação e Intermidialidade: Novos Parâmetros para o Conceito de Citação — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: 3ª JOTA - Jornada de Tradução e Adaptação, p.65

Citação visual: cruzando fronteiras intermidiais em O diário de Anne Frank — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Revista Letras Raras, v.8, p.108

A transposição transmodal e midiática da linguagem queneliana para o cinema — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Gabriela Sant'Anna Santos; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: REVISTA DE LETRA EM LETRA, v.6, p.9


2018


Quand le visuel taille l'écrit: la Petite Tailleuse chinoise en version BD — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: "Enseignement du français en Amérique Latine: du repli au renouveau", p.33

Intermidialidade e transdisciplinaridade na formação de um leitor proficiente — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), v.20, p.80

L'étranger e a transposição midiática Killing an Arab — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Victoria Elizabeth dos Santos; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Signo, v.43, p.33

Do conto à quadrinização: impactos narrativos da transposição multimodal de La Belle et la Bête — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Victoria Elizabeth dos Santos; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Danielle Alves da Rocha; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Revista Letras Raras, v.7.2, p.154

Lire et écrire des productions multimodales — Capítulo de livro publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Victoria Elizabeth dos Santos; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Danielle Alves da Rocha; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: L' enseignement de la littérature avec le numérique, p.97


2017


Do fantástico aos quadrinhos: transposição midiática HQ de Le Horla, de Maupassant — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Travessias V Congresso Internacional da ABES, p.79

Transmodalização Intermodal: um novo figurino para Dom Juan de Molière — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: LETTRES FRANCAISES (UNESP ARARAQUARA), v.17, p.301

O Insólito Recriado: Le Horla de Maupassant em linguagem HQ — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: REVISTA DE LETRAS (UNESP. IMPRESSO), v.55, p.13

Un peaufinage pour 'Le Horla': la transposition médiatique BD — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: BRUMAL: REVISTA DE INVESTIGACIÓN SOBRE LO FANTÁSTICO, v.V, p.149

Letramento literário multimodal e intermidiático: a construção do leitor/scriptor de uma nova mídia — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Revista Linha D´Água, v.30, p.51

Turbilhão de palavras: reavaliando o uso da língua materna no ensino de língua estrangeira — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: LINGUAGEM & ENSINO (UCPEL. IMPRESSO), v.20, p.189


2016


Flânerie dans l'invisible — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: XXXIV Bain Linguistique de L'APFESP: le français aujourd'hui et demain, p.2

Lingua/Literatura em diálogo: intermidialidade e translação entre mídias — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Paulo Massaro

Fonte: IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, p.79

Un peaufinage pour le fantastique : la relecture BD — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Paulo Massaro; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: XXI Congress of the ICLA, p.46

As calhas fantasmas na transposição midiática HQ: além do texto escrito — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Paulo Massaro; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, p.339

O encanto da teoria: literariedade como recurso para a análise estrutural de La Belle et la Bête — Capítulo de livro publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Paulo Massaro; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Danielle Alves da Rocha

Fonte: Cadernos de linguistica: pesquisa em movimento - Discurso, estilo, ensino: diferentes práticas de linguagem, p.11


2015


Main dans la main: polysémie littéraire et multimodalité — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: XVIe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo: Le français, avec plaisir!, p.9

À la recherche du sens perdu — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: XXXIII Bain Linguistique de l'APFESP - L'amour en français, p.3

A chacun sa madeleine - de la lecture à l'écriture en classe de FLE — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: XVIe Rencontres des Chercheurs en Didactique de la littérature, p.38

Dom Juan et le neuvième art: entre classique et multimodalité — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Unis dans la diversité: Le Français langue Frontière, p.138

Transmodalização Intermodal: uma perspectiva para textos literários em ensino-aprendizagem em LFE — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: InPLA 2015: 20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada: As múltiplas faces da Linguagem PUCSP, p.37

O coração da neve: criação literária, escolhas linguísticas, ensino — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), v.17, p.37

Foie de canard et c?ur de femme - Multimodalidade no cinema quebequense — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Mariane Alves Carvalho; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Revista Letras Raras, v.4, p.173


2014


Multimodalidade a serviço de O estrangeiro — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos - adaptações literárias, p.15

Gêneros textuais e gêneros literários: entre multimodalidade e intermidialidade — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Josiane Teixeira Martinez

Fonte: Resumos dos Simpósios: Estudos Linguísticos, p.28

Um texto cigano: Carmen e a multimodalidade a serviço da literatura — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Josiane Teixeira Martinez; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Resumos dos Trabalhos Aprovados, p.818

Uma nova perspectiva para Carmen: Literatura e Língua de mãos dadas — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Josiane Teixeira Martinez; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Revista Enlije, p.187

Traduction et enseignement/apprentissage dans le cours de FLE: réflexion sur un thème controversé — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Josiane Teixeira Martinez; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: XVI SEDIFRALE;le français naturellement, p.38

Multimodalidade e novas perspectivas da leitura: Ferrandez e a reconstrução HQ de L?étranger — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Josiane Teixeira Martinez; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Desenredo, v.10, p.433

La Terre - paradoxos de uma recepção crítica — Livro publicado ou organizado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Josiane Teixeira Martinez; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte:


2013


Le retour à la vie d'une morte — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Le comparatisme comme approche critique?

Une façon singulière d'anticiper Zola — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Le comparatisme comme approche critique?

Neige autrement: langue et création littéraire — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Le Français pour l'avenir, p.126

O coração da neve: Criação literária, escolhas linguísticas e ensino — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ - Línguas Literaturas Diálogos, p.13

Art e FLE — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Cadernos de Letras da UFF, v.1, p.393

Textos literários e cursos de língua estrangeira — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Lettres Francaises (UNESP Araraquara), v.14, p.149

Proust como leitor e a sala de aula — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Pensares em Revista, v.1, p.24

Formação linguístico-didática contínua de professores de línguas: um programa de extensão e parceria — Capítulo de livro publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; FIDALGO, S. S.

Fonte: Cadernos de Licenciatura em Letras - Diálogos, Lingu(agem) e Ensino em Práticas Sociais, p.29


2012


Tradução e gênero: escolhas, hierarquias — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Faces da Tradução - XXXII Semana do Tradutor - UNESP, p.25

La Terre e a construção de leitores múltiplos — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: VI Elfe, p.81

O diabo não foi convidado: conto fantástico e tradição quebequense — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), v.17, p.26

Brito Broca: comparatismo à francesa — Textos em jornais de notícias/revistas

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Non plus, p.88


2011


Textos literários e documentos autênticos em uma aula de FLE: Carmen, um exemplo de introdução ao texto integral — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Revista Interfaces (UFRJ), v.2/2011, p.128/15

Um parcours em 19 segundos — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Leia Escola (UFPB), v.11, p.13

Subjetividade e Narrativa literária em aula de FLE: leituras naturalistas, leituras políticas — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: III Colóquio de Humanas da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP

A multiplicidade da Escritura de Zola: La Terre — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Colóquio UNIFESP de Literatura Francesa. Perspectivas sobre o Oitocentos e o Novecentos, p.1

Texte Littéraire et formation en FLE — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: II Forum Mondial Heracles, p.1

"Art" & FLE — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: (In)Former pour transformer - Le Français pour tous: défis politiques et didactiques


2010


La Terre: naturalismo, política e lirismo — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Lettres Francaises (UNESP Araraquara), v.11, p.1

Comer - Franceses, Europeus e Americanos face à alimentação — Tradução

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte:

Un critique brésilien joue du Naturalisme de Zola — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Actas de las XV Sesiones para docentes e Investigadores de Francés Lengua Extranjera


2009


Entre vitrinas: distribuição e visual merchandising na moda — Tradução

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Carrara, Regina

Fonte:

Eveiller le goût du texte littéraire — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Carrara, Regina; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Karina Pedreira de Freitas Ceribelli; Claudia Ozon; Maria Lúcia Claro Cristovão

Fonte: XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês


2008


Mulheres Livres — Tradução

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte:


2007


Le sujet et la narrative littéraire en classe de FLE: lectures naturalistes, lecteurs politiques — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: La langue française, lieu de rencontres et d'échanges, p.164

Memórias do Assassino de Sissi — Tradução

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte:


2006


La grammaire: un obstacle ou un outil? — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: SEDIFRALE XIV, p.121


2005


La littérature dans les classes de FLE : des élèves brésiliens lisent Gautier. — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Rencontres (PUCSP), v.10, p.199

La séquence didactique: un moyen d'intégrer différents supports — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Luciano Magnoni Tocaia; Claudia Ozon; Karina Pedreira de Freitas Ceribelli; Eliane Lousada

Fonte: XV Congrès Brésilien des Professeurs de Français, p.58

Le dispositif de formation de professeurs de l'Alliance Française de SP: une réponse à une situation complexe — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Luciano Magnoni Tocaia; Claudia Ozon; Karina Pedreira de Freitas Ceribelli; Eliane Lousada; Hervé Salaün; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Eliane Lousada; Karina Pedreira de Freitas Ceribelli

Fonte: XV Congrès Brésilien des Professeurs de Français, p.62


2004


Textes Littéraires et documents authentiques dans une classe de FLE:introduction du texte intégral — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Congrès Mondial des Professeurs de Français, p.81


2003


La littérature dans les classes de FLE : des élèves brésiliens lisent Gautier. — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Anais do XIV Congresso Brasileiro dos Professores de Francês

Proust como leitor e a sala de aula — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: II Congresso Internacional TODAS AS LETRAS:Linguagens, p.47


2002


Germinal: un moment de réflexion dans la critique d'Araripe Jr. — Artigo publicado

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: Synergies Brésil, v.3, p.103


2001


Germinal: un moment de réflexion dans la critique de Araripe Jr. — Trabalhos em eventos

Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

Fonte: SEDIFRALE XII, p.162

Atuações profissionais

Casa da Cultura Francesa - Aliança Francesa

Professora de francês Professora — 1995 - 2009


FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Professora — 2004 - 2010


Universidade Presbiteriana Mackenzie

professora — 1984 - 1984


Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social

professora clt — 1986 - 2002


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor substituto de Francês CLT — 2008 - 2009


Fundação Getulio Vargas - SP

professora de francês - atividade de extensão Outro (especifique) — 2006 - 2010


Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Professora Associada — 2010 -


Claritas (PUCSP)

Revisor de periódico — 2012 -


Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, UNIFESP


De Letra em Letra

Membro de corpo editorial — 2013 -


Synergies Brésil

Membro de corpo editorial — 2015 -


BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO

Membro de corpo editorial — 2020 -


Ensino

Aqui vão as atividades de ensino

Orientações e supervisões

Supervisão de pós-doutorado em andamento

Dissertação de mestrado em andamento

  • Ana Lúcia dos Santos Joaquim — 2022 - Em andamento

    Adaptação e Intermidialidade: novas perspectivas

    Programa de Pós-Graduação em Letras

    Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

  • Melissa Marangoni Leme — 2021 - Em andamento

    Edmond: os caminhos para a construção de um clássico sob um olhar intermidiático

    Programa de Pós-Graduação em Letras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

  • Pedro Klein Garcia — 2021 - Em andamento

    Relações intermidiáticas em Hakuoki: apropriação de uma narrativa histórica alternativa pelo videogame e a não-representação do imperador Meiji

    Programa de Pós-Graduação em Letras

    Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

  • Nara Luiza de Paula Socci — 2021 - Em andamento

    Narrativa transmídia e a representação da mulher brasileira na série Coisa Mais Linda

    Programa de Pós-Graduação em Letras

    Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Dissertação de mestrado concluídas

  • Simone Paula Marques Tinti — 2018

    Dois Irmãos, de Milton Hatoum: Aspectos da Transposição Multimodal para HQ

    Programa de Pós-Graduação em Letras

    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, UNIFESP

  • Karla Angélica Fernandes Gomes — 2019

    O caminho para Persepolis: intermidialidade, quadrinhos e cinema

    Programa de Pós-Graduação em Letras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, UNIFESP

  • Marinete Tavares Caputo Silva — 2020

    A recepção leitora nas diversas linguagens de "O caçador de pipas": do romance à HQ e ao filme

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

  • Danielle Alves da Rocha — 2022

    A construção imagética de Jean Valjean: una análise da transmidiação do romance Les Misérables para a adaptação mangá

    Programa de Pós-Graduação em Letras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (campus Guarulhos)

  • Carolina Soares Moreira — 2021

    Multimodalidade e intermidialidade no ensino de línguas estrangeiras: uma análise crítica de métodos e materiais

    Letras

    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - UNIFESP

  • Victória Elisabeth dos Santos — 2021

    Relações intermidiáticas entre o romance The Hobbit de J.R.R. Tolkien e a canção Misty Mountain Hop de Led Zeppelin

    Programa de Pós-Graduação em Letras

    Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Atividades de gestão

Casa da Cultura Francesa - Aliança Francesa

— -

Projetos de pesquisa

Língua e Literatura: interdisciplinaridade e docência — 2012 -

Esta pesquisa busca examinar o impacto da natureza polissêmica do texto literário para o estabelecimento de estratégias de apropriação da língua francesa e apontar caminhos para a formulação de práticas de ensino-aprendizagem que ajudem o aluno a se construir como sujeito crítico nos jogos discursivos construídos a partir dos diferentes usos da língua francesa. A natureza polissêmica que constitui o cerne da obra literária, permite ao aluno experimentar não só a coexistência de interpretações possíveis para um mesmo objeto, mas também sua lógica individual de construção de um ou outro sentido. O processo de aprendizagem por meio dos textos literários possibilita, também, que da reflexão sobre a pluralidade da língua e de seus sentidos se passe a discutir a pluralidade do mundo e dos seus sujeitos, suas culturas e seus modos de existir e de expressar-se. Conquanto possível em textos veiculares, este diálogo em sala de aula sobre múltiplos níveis de sentido tem na literatura objeto privilegiado e fornece ao processo ensino-aprendizagem estratégias e possibilidades únicas de configuração. .

Integrantes: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Ligia Ferreira, Josilene Pinheiro-Mariz, Rita Jover-Falleiros, Paulo Massaro, Andrea Rodrigues, José Hamilton Maruxo Jr., Margarida da Silveira Corsi, Maria Ellen Souza Maciel, Naelza de Araújo Wanderley

Formação Linguístico-Didática Contínua de Professores — 2012 -

Programa de extensão que enfoca a formação de professores de línguas em-serviço e pre-serviço. as línguas enfocadas são inglês, português, espanhol, francês e libras. Os professores de educação básica envolvidos fazem cursos ministrados por professores de línguas da Unifesp e participam de atividades de reflexão acerca das práticas docentes, das leis, políticas públicas e didática de ensino de línguas. O programa conta também com a participação de alunos de licenciatura em Letras que estão desenvolvendo pesquisas de conclusão de curso ou de iniciação científica

Integrantes: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Philippov, Renata, FIDALGO, S. S., Ligia Ferreira, Daniela Akie, Alvaro Caretta, Graciela Flogia, Ivan Martin, Neide Elias, Rosangela Dantas de Oliveira, Silvia Etel Bottaro, Sandra Campos, Simone Nacaguma

Projeto de Bolsa Acadêmica de Monitoria para as unidades curriculares de Língua Francesa — 2012 - 2013

Projeto que visa apoiar alunos da UNIFESP do campus Guarulhos que cursam Unidades Curriculares ligadas à língua e literatura francesas para que desenvolvam habilidades oral e escrita em língua francesa bem como esclarecer possíveis dificuldades decorrentes do aprendizado em sala de aula. Além disso, desenvolve-se junto aos monitores trabalho para a expansão de seus conhecimentos prévios em língua francesa e orientação para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a docência.

Integrantes: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Ligia Ferreira, Fernanda do Nascimento Santos, Priscila Mara Guerra Machado

Monitoria em Língua Francesa — 2011 - 2012

Esse projeto tem como objetivo apoiar alunos do Campus Guarulhos que cursam Unidades Curriculares ligadas à língua francesa para que desenvolvam habilidades oral e escrita em língua francesa bem como esclarecer possíveis dificuldades decorrentes do aprendizado em sala de aula. Além disso, trabalhar junto aos monitores para a expansão de seus conhecimentos prévios em língua francesa e orientá-los a desenvolver habilidades necessárias para a docência.

Integrantes: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Ligia Ferreira, Fernanda do Nascimento Santos, Priscila Mara Guerra Machado

Projeto de Bolsa Acadêmica de Monitoria de Língua Francesa — 2013 - 2014

O projeto tem como objetivo atuar junto aos alunos da UNIFESP do campus Guarulhos que cursam Unidades Curriculares ligadas à língua e literatura francesas para que desenvolvam habilidades oral e escrita em língua francesa e consolidem seus conhecimentos. Além disso, desenvolve-se junto aos monitores trabalho para a expansão de seus conhecimentos prévios em língua francesa e orientação para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a docência e autonomia nessa área.

Integrantes: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Marcia Regina de Araujo, Regina Cibelle

Estruturas linguísticas, gêneros textuais e cultura: produções textuais e novas modalidades de veiculação e significação — 2014 - 2020

O projeto de pesquisa busca examinar o impacto, sobre textos narrativos, das novas formas de produção, veiculação e significação textuais, focando particularmente no aspecto multimodal que tem caracterizado a linguagem das novas mídias. A hipótese que norteia essa investigação é a de que a emergência dessas novas formas desestabiliza entendimentos tradicionais da relação texto/leitor ? que se amplia e se torna mais complexa ? e promove mudanças significativas em estratégias tradicionais de leitura. Este processo se dá em concomitância ao surgimento de um novo público, composto por multileitores: leitores cujo repertório de estratégias de abordagem textual é reconfigurado a partir de sua familiaridade simultânea com mídias tradicionais e novas mídias. Ao adotar por tema central as novas formas textuais e os novos multileitores, a presente investigação implica forçosamente a discussão das questões ligadas à noção de gênero e os limites de categorizações tradicionais frente ao novo contexto de veiculação e produção midiática.

Integrantes: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Marcia Regina de Araujo, Ligia Ferreira, Mariane Alves Carvalho

Intermidialidade, linguagem e novos horizontes midiáticos — 2021 -

O presente projeto de pesquisa busca examinar como os conceitos de intermidialidade e de mídia têm evoluído e se transformado, em um processo que expande e consolida os estudos intermidiais como campo de saber. Busca-se ainda compreender como esse campo formula e analisa, criticamente, 1) os processos de constituição interna de produtos midiáticos e 2) os fenômenos externos ao qual esses produtos se submetem para tecer e concretizar novos produtos cuja dinâmica de funcionamento instaura uma complexa rede de sentidos. A hipótese que norteia essa investigação é a de que, no campo dos estudos da intermidialidade, reconfigurações do conceito de mídia têm se traduzido em uma transformação substantiva das perspectivas de compreensão da relação texto (em sentindo amplo)/receptor. O novo repertório conceitual, e as dissonâncias teóricas que ele incorpora, renovam e tornam mais densas as estratégias tradicionais de análise de diferentes objetos textuais e de sua recepção. Este processo de refundação teórica, ligado à transformação contemporâneas das mídias, ocorre em paralelo ao surgimento de uma sociedade que se renova e em que a figura tradicional do leitor/receptor vai se transmutando em multireceptor: um receptor cujo repertório de estratégias de abordagem é reconfigurado a partir de sua familiaridade simultânea com mídias tradicionais, formação de novas mídias e transformações derivadas de processos intermidiáticos. Ao adotar por tema central a intermidialidade e eleger esse conceito como categoria analítica básica para a compreensão das novas formas de mídia e de novas dinâmicas de recepção, a presente investigação implica forçosamente a discussão das questões ligadas à noção de ?texto? e os limites de categorizações tradicionais frente ao novo contexto de veiculação e produção midiática.

Integrantes: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Danielle Alves da Rocha, Carolina Soares Moreira, Victoria Elizabeth dos Santos, Marinete Tavares Caputo Silva, Gabriela Sant'Anna Santos, Egirlandia Mendes Pinheiro, Maristela Gonçalves de Sousa Machado, Melissa Marangoni Leme, Nara Luiza de Paula Socci, Pedro Klein Garcia

Leitura, tradução, adaptação: novas perspectivas, novos percursos — 2021 -

Os estudos e as práticas sobre leitura, tradução e adaptação têm ganhado cada vez mais espaço e fôlego entre os mais variados públicos. O projeto busca difundir essa prática à comunidade em geral e também propagá-la entre pesquisadores em formação da UNIFESP (graduandos e pós-graduandos) e pesquisadores de outras instituições de ensino em âmbito nacional e internacional. Assim, a tônica dos trabalhos orbitam em reflexões e práticas sobre essa tríade, leitura, tradução e adaptação, que dialogam e constroem novas perspectivas levando em consideração o público receptor, fundamental nesses processos.

Integrantes: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Rita Jover-Falleiros, Maria Lúcia Dias Mendes, Sabrina Morais de Andrade, Alejandra de Oliveira Moreira, José Alberto dos Santos Júnior, Raphaela Pereira Vidic Belisario

Estruturas linguísticas, gêneros textuais e cultura: a apropriação da língua francesa por meio da literatura — 2012 - 2014

Esta pesquisa busca examinar o impacto da natureza polissêmica do texto literário para o estabelecimento de estratégias de apropriação da língua francesa e apontar caminhos para a formulação de práticas de ensino-aprendizagem que ajudem o aluno a se construir como sujeito crítico nos jogos discursivos construídos a partir dos diferentes usos da língua francesa. A natureza polissêmica que constitui o cerne da obra literária, permite ao aluno experimentar não só a coexistência de interpretações possíveis para um mesmo objeto, mas também sua lógica individual de construção de um ou outro sentido. O processo de aprendizagem por meio dos textos literários possibilita, também, que da reflexão sobre a pluralidade da língua e de seus sentidos se passe a discutir a pluralidade do mundo e dos seus sujeitos, suas culturas e seus modos de existir e de expressar-se. Conquanto possível em textos veiculares, este diálogo em sala de aula sobre múltiplos níveis de sentido tem na literatura objeto privilegiado e fornece ao processo ensino-aprendizagem estratégias e possibilidades únicas de configuração.

Integrantes: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Rita Jover-Falleiros, Maria Lúcia Dias Mendes, Sabrina Morais de Andrade, Alejandra de Oliveira Moreira, José Alberto dos Santos Júnior, Raphaela Pereira Vidic Belisario

Outras atividades técnico científicas

Atuações profissionais

Casa da Cultura Francesa - Aliança Francesa

Professora de francês Professora — 1995 - 2009

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Professora — 2004 - 2010

Universidade Presbiteriana Mackenzie

professora — 1984 - 1984

Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social

professora clt — 1986 - 2002

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor substituto de Francês CLT — 2008 - 2009

Fundação Getulio Vargas - SP

professora de francês - atividade de extensão Outro (especifique) — 2006 - 2010

Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

Professora Associada — 2010 -

Claritas (PUCSP)

Revisor de periódico — 2012 -

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, UNIFESP

De Letra em Letra

Membro de corpo editorial — 2013 -

Synergies Brésil

Membro de corpo editorial — 2015 -

BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO

Membro de corpo editorial — 2020 -

Atualização Lattes em 2022-06

Processado em 2022-06-16