Ana Luiza Ramazzina Ghirardi nacionalidade brasileira

Escola de Filosofia

Programa de Pós-Graduação: Letras

E-Mail: ramazzina@unifesp.br


98
12
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Professora Associada na área de língua e literatura francesas do departamento de letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, possui mestrado e doutorado em Língua e Literatura francesa pela Universidade de São Paulo. Possui dois pós-doutorado: um com pesquisa sobre a transposição de obras literárias para HQ sob uma perspectiva que associa análise do discurso e semiótica, sob supervisão de Dominique Maingueneau, Paris-Sorbonne IV e outro com pesquisa em estudos da tradução (em sua relação com o ensino), sob supervisão de Viviane Veras, Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), UNICAMP. É líder do grupo de pesquisa Língua e Literatura: interdisciplinaridade e docência (CNPq). E membro do grupo de pesquisa ANPOLL - Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídia. Atua na área de Letras, com ênfase no ensino de FLE, e nas estratégias de construção da linguagem literária. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFESP - campus Guarulhos. Sua pesquisa mais recente tem se voltado sobretudo ao impacto dos conceitos de intermidialidade e multimodalidade sobre noções tradicionais de língua, linguagem e literatura. É autora do livro: Intermidialidade: uma introdução (Contexto, 2022).

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

RAMAZZINA-GHIRARDI, A. L.


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Francês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Inglês

Compreende razoavelmente, Fala razoavelmente, Lê razoavelmente, Escreve razoavelmente

Italiano

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve razoavelmente


Formação

  • Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)

    La Terre: parodoxos de uma recepção crítica

    LETRAS

    Orientação: Gloria Carneiro do Amaral

    Universidade de São Paulo

      Desde 2008

  • Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)

    Germinal: um momento de reflexão na crítica de Araripe Jr.

    LETRAS

    Orientação: Gloria Carneiro do Amaral

    Universidade de São Paulo

    1994 a 1999

  • Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Francês e Port

    não se aplica

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    1980 a 1984

  • Produção


    2024


    • Intermidialidade - Cinema e adaptação - Palavra e imagem - Transmídia(lidade) (2024)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Camila Augusta Pires de Figueiredo; Thaïs Flores Nogueira Diniz

      Fonte:

    • Uma mídia sempre nasce duas vezes... (2024)

      Tradução

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte:

    • A neoinstitucionalização do cinema como uma nova mídia (2024)

      Tradução

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; José Garcez Ghirardi

      Fonte:

    • A leitura literária entre teorias e práticas: intermidialidades e subjetividade no campo do ensino da escola primária à universidade (2024)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Margarida da Silveira Corsi; Rosiane Xypas

      Fonte: CIELLI - Simpósios de estudos linguísticos e literários , p. 1

    • Deslocamentos Intermídia - O corcunda de Notre-Dame no Nordeste Brasileiro (2024)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Bruna Alves de Oliveira Ambrosio

      Fonte: 1o Congresso Literatura em Campo Expandido , p. 164


    2023


    • Adaptação narrativa e intermidialidade: Ligações perigosas (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Maristela Gonçalves de Sousa Machado

      Conteúdo completo

      Fonte: ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA , v. 33 , p. 172

    • Monstruosidade na Representação da catedral em Notre-Dame de Paris: écfrases arquitetônicas (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Bruna Alves de Oliveira Ambrosio; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: RIZOMA , v. 12 , p. 87

    • No Ordinary Love: O papel do receptor na midialidade (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Signo , v. 49 , p. 23

    • Reciclando As ligações perigosas: linguagem fílmica, transmidiação e repetição da narrativa literária (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Maristela Gonçalves de Sousa Machado

      Fonte: Sedimentação: por uma arqueologia da palavra e da imagem - XIII Congresso Internacional IAWIS/AIERTI , p. 12


    2022


    • Intermidialidade e representações imagéticas em Os miseráveis de Takahiro Arai (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Conteúdo completo

      Fonte: Revista de Estudos de Identidade e Intermidialidade , v. 4 , p. 15

    • Les misérables: a expressividade visual como recurso semiótico de significação na mídia mangá (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Danielle Alves da Rocha

      Fonte: Lettres Françaises , v. 1 , p. 47

    • Intermidialidade: uma introdução (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte:

    • ?As flores do ano 24?: shôjo mangá, intermidialidade e a representação romântica da natureza em Madame Bovary de Yumiko Igarashi (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Escrita, Som, Imagem: natureza em foco, vol. 3 , p. 181

    • Quando a imagem talha o escrito: letramento visual em curso de língua estrangeira (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Saberes e conexão na universidade: Língua, Literatura e Cultura , p. 231

    • Citação Visual em HQ e processos intermidiáticos (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Conteúdo completo

      Fonte: Estudos de Intermidialidade: teorias, práticas, expansões , p. 93

    • Intermidialidade e intericonicidade: um diálogo possível? (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; João Kogawa; Renato Nunes dos Santos

      Conteúdo completo

      Fonte: BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 17 , p. 98


    2021


    • 24 Horas em São Paulo: Inovações pedagógicas e novas mídias (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Letras & Letras (UFU) , v. 37 , p. 335

    • Revisitando o Barba Azul (1697) através de imagens silenciosas de Georges Méliès (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Maristela Gonçalves de Sousa Machado; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Palimpsesto , v. 20 , p. 342

    • Linguagem mangá e linguagem literária - novas configurações, novos produtos midiáticos (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: SCRIPTA UNIANDRADE , v. 19 , p. 1

    • Do Ocidente ao Oriente - Intermidialidade e representações imagéticas em Os miseráveis de Takahiro Arai (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Caderno de resumos Eneimagem 2021 , p. 252

    • Barba Azul, transposição midiática e formação docente - do conto (Perrault, 1697) ao cinema mudo (Méliès, 1901) (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Maristela Gonçalves de Sousa Machado

      Fonte: Formação de Professores de Línguas em Tempos de Crises Sociais - Construindo Reexistência , p. 421

    • As flores do ano 24: Mangá shôjo, intermidialidade e a representação romântica da natureza (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Escrita, som, imagem - III colóquio internacional - Natureza em foco , p. 54


    2020


    • Le Petit Prince e multimodalidade: linguagem literária, quadrinhos, novos leitores (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Egirlandia Mendes Pinheiro

      Fonte: Building the Way , v. 10 nº 1 , p. 1

    • Quem renovou essa rivalidade ancestral? Tensões e convergências entre texto visual e texto escrito na transposição midiática de Romeu e Julieta (2020)

      Artigo publicado

      Autores: José Garcez Ghirardi; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: REVISTA VIS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE , v. 19 , p. 44

    • Intermidialidade e Referências Intermidiáticas: uma introdução (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Irina Rajewsky; Thaïs Flores Nogueira Diniz

      Fonte: Revista Letras Raras , v. 9 , p. 11

    • Diálogos Intermidiais: Emma Bovary em Mangá (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Lettres Françaises , v. 21 (1) , p. 11

    • Reinventando conceitos: paratextos multimodais (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Escrita, som, imagem: novas travessias , p. 85

    • O termo intermidialidade em ebulição: 25 anos de debate (2020)

      Tradução

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte:


    2019


    • Citação visual: cruzando fronteiras intermidiais em O diário de Anne Frank (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Revista Letras Raras , v. 8 , p. 108

    • A transposição transmodal e midiática da linguagem queneliana para o cinema (2019)

      Artigo publicado

      Autores: Gabriela Sant'Anna Santos; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: REVISTA DE LETRA EM LETRA , v. 6 , p. 9

    • Application of Mycogenic Nanoparticles Against Neurodegenerative Diseases (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Barbosa, Jhonatas Rodrigues; dos Santos Freitas, Maurício Madson; DA SILVA MARTINS, LUIZA HELENA; Andrea Komesu; Lopes, Alessandra Santos; de Carvalho Junior, Raul Nunes; Rai, Mahendra

      Conteúdo completo

      Fonte: Nanobiotechnology in Neurodegenerative Diseases , p. 139

    • Reinventando conceitos: paratextos multimodais (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Escrita, som, imagem - II Colóquio internacional , p. 11

    • Adaptação e Intermidialidade: Novos Parâmetros para o Conceito de Citação (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: 3ª JOTA - Jornada de Tradução e Adaptação , p. 65


    2018


    • Intermidialidade e transdisciplinaridade na formação de um leitor proficiente (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online) , v. 20 , p. 80

    • Létranger e a transposição midiática Killing an Arab (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Victoria Elizabeth dos Santos; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Signo , v. 43 , p. 33

    • Do conto à quadrinização: impactos narrativos da transposição multimodal de La Belle et la Bête (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Danielle Alves da Rocha; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Revista Letras Raras , v. 7.2 , p. 154

    • Lire et écrire des productions multimodales (2018)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: L' enseignement de la littérature avec le numérique , p. 97

    • Quand le visuel taille lécrit: la Petite Tailleuse chinoise en version BD (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: "Enseignement du français en Amérique Latine: du repli au renouveau" , p. 33


    2017


    • O Insólito Recriado: Le Horla de Maupassant em linguagem HQ (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: REVISTA DE LETRAS (UNESP. IMPRESSO) , v. 55 , p. 13

    • Un peaufinage pour Le Horla: la transposition médiatique BD (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: BRUMAL: REVISTA DE INVESTIGACIÓN SOBRE LO FANTÁSTICO , v. V , p. 149

    • Letramento literário multimodal e intermidiático: a construção do leitor/scriptor de uma nova mídia (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Revista Linha D´Água , v. 30 , p. 51

    • Turbilhão de palavras: reavaliando o uso da língua materna no ensino de língua estrangeira (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: LINGUAGEM & ENSINO (UCPEL. IMPRESSO) , v. 20 , p. 189

    • Transmodalização Intermodal: um novo figurino para Dom Juan de Molière (2017)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: LETTRES FRANCAISES (UNESP ARARAQUARA) , v. 17 , p. 301

    • Do fantástico aos quadrinhos: transposição midiática HQ de Le Horla, de Maupassant (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Travessias V Congresso Internacional da ABES , p. 79


    2016


    • O encanto da teoria: literariedade como recurso para a análise estrutural de La Belle et la Bête (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Danielle Alves da Rocha

      Fonte: Cadernos de linguistica: pesquisa em movimento - Discurso, estilo, ensino: diferentes práticas de linguagem , p. 11

    • Flânerie dans linvisible (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: XXXIV Bain Linguistique de L'APFESP: le français aujourd'hui et demain , p. 2

    • Lingua/Literatura em diálogo: intermidialidade e translação entre mídias (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Paulo Massaro

      Fonte: IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , p. 79

    • Un peaufinage pour le fantastique : la relecture BD (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: XXI Congress of the ICLA , p. 46

    • As calhas fantasmas na transposição midiática HQ: além do texto escrito (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: IV Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , p. 339


    2015


    • O coração da neve: criação literária, escolhas linguísticas, ensino (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online) , v. 17 , p. 37

    • Foie de canard et c?ur de femme - Multimodalidade no cinema quebequense (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Mariane Alves Carvalho; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Revista Letras Raras , v. 4 , p. 173

    • Main dans la main: polysémie littéraire et multimodalité (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: XVIe Colloque Pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo: Le français, avec plaisir! , p. 9

    • À la recherche du sens perdu (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: XXXIII Bain Linguistique de l'APFESP - L'amour en français , p. 3

    • A chacun sa madeleine - de la lecture à lécriture en classe de FLE (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: XVIe Rencontres des Chercheurs en Didactique de la littérature , p. 38

    • Dom Juan et le neuvième art: entre classique et multimodalité (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Unis dans la diversité: Le Français langue Frontière , p. 138

    • Transmodalização Intermodal: uma perspectiva para textos literários em ensino-aprendizagem em LFE (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: InPLA 2015: 20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada: As múltiplas faces da Linguagem PUCSP , p. 37


    2014


    • La Terre - paradoxos de uma recepção crítica (2014)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte:

    • Traduction et enseignement/apprentissage dans le cours de FLE: réflexion sur un thème controversé (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: XVI SEDIFRALE;le français naturellement , p. 38

    • Multimodalidade a serviço de O estrangeiro (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos - adaptações literárias , p. 15

    • Gêneros textuais e gêneros literários: entre multimodalidade e intermidialidade (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Josiane Teixeira Martinez

      Fonte: Resumos dos Simpósios: Estudos Linguísticos , p. 28

    • Um texto cigano: Carmen e a multimodalidade a serviço da literatura (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Resumos dos Trabalhos Aprovados , p. 818

    • Uma nova perspectiva para Carmen: Literatura e Língua de mãos dadas (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Revista Enlije , p. 187

    • Multimodalidade e novas perspectivas da leitura: Ferrandez e a reconstrução HQ de L?étranger (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: DESENREDO , v. 10 , p. 433


    2013


    • Formação linguístico-didática contínua de professores de línguas: um programa de extensão e parceria (2013)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; FIDALGO, S. S.

      Fonte: Cadernos de Licenciatura em Letras - Diálogos, Lingu(agem) e Ensino em Práticas Sociais , p. 29

    • Le retour à la vie dune morte (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Le comparatisme comme approche critique?

    • Une façon singulière danticiper Zola (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Le comparatisme comme approche critique?

    • Neige autrement: langue et création littéraire (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Le Français pour l'avenir , p. 126

    • O coração da neve: Criação literária, escolhas linguísticas e ensino (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ - Línguas Literaturas Diálogos , p. 13

    • Art e FLE (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Cadernos de Letras da UFF , v. 1 , p. 393

    • Textos literários e cursos de língua estrangeira (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 14 , p. 149

    • Proust como leitor e a sala de aula (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Pensares em Revista , v. 1 , p. 24


    2012


    • Brito Broca: comparatismo à francesa (2012)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Non plus , p. 88

    • Tradução e gênero: escolhas, hierarquias (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Faces da Tradução - XXXII Semana do Tradutor - UNESP , p. 25

    • La Terre e a construção de leitores múltiplos (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: VI Elfe , p. 81

    • O diabo não foi convidado: conto fantástico e tradição quebequense (2012)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro) , v. 17 , p. 26


    2011


    • Subjetividade e Narrativa literária em aula de FLE: leituras naturalistas, leituras políticas (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: III Colóquio de Humanas da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP

    • A multiplicidade da Escritura de Zola: La Terre (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Colóquio UNIFESP de Literatura Francesa. Perspectivas sobre o Oitocentos e o Novecentos , p. 1

    • Texte Littéraire et formation en FLE (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: II Forum Mondial Heracles , p. 1

    • "Art" & FLE (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: (In)Former pour transformer - Le Français pour tous: défis politiques et didactiques

    • Textos literários e documentos autênticos em uma aula de FLE: Carmen, um exemplo de introdução ao texto integral (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Revista Interfaces (UFRJ) , v. 2/2011 , p. 128/15

    • Um parcours em 19 segundos (2011)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Leia Escola (UFPB) , v. 11 , p. 13


    2010


    • Comer - Franceses, Europeus e Americanos face à alimentação (2010)

      Tradução

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte:

    • Un critique brésilien joue du Naturalisme de Zola (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Actas de las XV Sesiones para docentes e Investigadores de Francés Lengua Extranjera

    • La Terre: naturalismo, política e lirismo (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 11 , p. 1


    2009


    • Entre vitrinas: distribuição e visual merchandising na moda (2009)

      Tradução

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Carrara, Regina

      Fonte:

    • Eveiller le goût du texte littéraire (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Karina Pedreira de Freitas Ceribelli; Claudia Ozon; Maria Lúcia Claro Cristovão

      Fonte: XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês


    2008


    • Mulheres Livres (2008)

      Tradução

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte:


    2007


    • Memórias do Assassino de Sissi (2007)

      Tradução

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte:

    • Le sujet et la narrative littéraire en classe de FLE: lectures naturalistes, lecteurs politiques (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: La langue française, lieu de rencontres et d'échanges , p. 164


    2006


    • La grammaire: un obstacle ou un outil? (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: SEDIFRALE XIV , p. 121


    2005


    • La littérature dans les classes de FLE : des élèves brésiliens lisent Gautier. (2005)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Rencontres (PUCSP) , v. 10 , p. 199

    • La séquence didactique: un moyen dintégrer différents supports (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Luciano Magnoni Tocaia; Claudia Ozon; Karina Pedreira de Freitas Ceribelli; Eliane Lousada

      Fonte: XV Congrès Brésilien des Professeurs de Français , p. 58

    • Le dispositif de formation de professeurs de lAlliance Française de SP: une réponse à une situation complexe (2005)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Hervé Salaün; Ana Luiza Ramazzina Ghirardi; Eliane Lousada; Karina Pedreira de Freitas Ceribelli

      Fonte: XV Congrès Brésilien des Professeurs de Français , p. 62


    2004


    • Textes Littéraires et documents authentiques dans une classe de FLE:introduction du texte intégral (2004)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Congrès Mondial des Professeurs de Français , p. 81


    2003


    • La littérature dans les classes de FLE : des élèves brésiliens lisent Gautier. (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Anais do XIV Congresso Brasileiro dos Professores de Francês

    • Proust como leitor e a sala de aula (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: II Congresso Internacional TODAS AS LETRAS:Linguagens , p. 47


    2002


    • Germinal: un moment de réflexion dans la critique dAraripe Jr. (2002)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: Synergies Brésil , v. 3 , p. 103


    2001


    • Germinal: un moment de réflexion dans la critique de Araripe Jr. (2001)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi

      Fonte: SEDIFRALE XII , p. 162

    Atuações

    Casa da Cultura Francesa - Aliança Francesa

    • Professora de francês

      Professora

      1995 a 2009

    FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

    • Professora

      2004 a 2010

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    • professora

      1984 a 1984

    Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social

    • professora

      clt

      1986 a 2002

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    • Professor substituto de Francês

      CLT

      2008 a 2009

    Fundação Getulio Vargas - SP

    • professora de francês - atividade de extensão

      Outro (especifique)

      2006 a 2010

    Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

    • Professora Associada

      Desde 2010

    Claritas (PUCSP)

    • Revisor de periódico

      Desde 2012

    Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, UNIFESP

    De Letra em Letra

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2013

    Synergies Brésil

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2015

    BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO

    • Membro de corpo editorial

      2020 a 2023

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Supervisão de pós-doutorado em andamento

    Tese de doutorado em andamento

    • Melissa Marangoni Leme

      A representação da metamorfose em L?homme qui rit: modos de transmidiação e contextos de recepção no surrealismo alemão e no cinema contemporâneo

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - UNIFESP

      Desde 2024

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Bruna Alves de Oliveira Ambrosio

      A intermidialidade na história de Notre Dame: um estudo da relação do monumento e da obra de Victor Hugo

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - UNIFESP

      Desde 2023

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Ana Lúcia dos Santos Joaquim

      Intermidialidade em Younger, de Pamela Redmond Satran e Younger, de Darren Star: transmidiação e etarismo feminino

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

      Concluído em 2024

    • Melissa Marangoni Leme

      De Cyrano de Bergerac para Cyrano mon amour: a transmidiação da "tirada do nariz"

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

      Concluído em 2023

    • Danielle Alves da Rocha

      A construção imagética de Jean Valjean: una análise da transmidiação do romance Les Misérables para a adaptação mangá

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (campus Guarulhos)

      Concluído em 2022

    • Pedro Klein Garcia

      Transmidiação em Hakuoki: da narrativa histórica para o videogame

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

      Concluído em 2022

    • Carolina Soares Moreira

      Multimodalidade e intermidialidade no ensino de línguas estrangeiras: uma análise crítica de métodos e materiais

      Letras

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - UNIFESP

      Concluído em 2021

    • Victória Elisabeth dos Santos

      Relações intermidiáticas entre o romance The Hobbit de J.R.R. Tolkien e a canção Misty Mountain Hop de Led Zeppelin

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

      Concluído em 2021

    • Marinete Tavares Caputo Silva

      A recepção leitora nas diversas linguagens de "O caçador de pipas": do romance à HQ e ao filme

      Letras

      Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

      Concluído em 2020

    • Karla Angélica Fernandes Gomes

      O caminho para Persepolis: intermidialidade, quadrinhos e cinema

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, UNIFESP

      Concluído em 2019

    • Simone Paula Marques Tinti

      Dois Irmãos, de Milton Hatoum: Aspectos da Transposição Multimodal para HQ

      Programa de Pós-Graduação em Letras

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, UNIFESP

      Concluído em 2018

    Gestão

    Casa da Cultura Francesa - Aliança Francesa

    • Assistente de Direção - Unidade Centro

      Aliança Francesa de São Paulo

        Desde 2005

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos

    • Intermidialidade, linguagem e novos horizontes midiáticos

      O presente projeto de pesquisa busca examinar como os conceitos de intermidialidade e de mídia têm evoluído e se transformado, em um processo que expande e consolida os estudos intermidiais como campo de saber. Busca-se ainda compreender como esse campo formula e analisa, criticamente, 1) os processos de constituição interna de produtos midiáticos e 2) os fenômenos externos ao qual esses produtos se submetem para tecer e concretizar novos produtos cuja dinâmica de funcionamento instaura uma complexa rede de sentidos. A hipótese que norteia essa investigação é a de que, no campo dos estudos da intermidialidade, reconfigurações do conceito de mídia têm se traduzido em uma transformação substantiva das perspectivas de compreensão da relação texto (em sentindo amplo)/receptor. O novo repertório conceitual, e as dissonâncias teóricas que ele incorpora, renovam e tornam mais densas as estratégias tradicionais de análise de diferentes objetos textuais e de sua recepção. Este processo de refundação teórica, ligado à transformação contemporâneas das mídias, ocorre em paralelo ao surgimento de uma sociedade que se renova e em que a figura tradicional do leitor/receptor vai se transmutando em multireceptor: um receptor cujo repertório de estratégias de abordagem é reconfigurado a partir de sua familiaridade simultânea com mídias tradicionais, formação de novas mídias e transformações derivadas de processos intermidiáticos. Ao adotar por tema central a intermidialidade e eleger esse conceito como categoria analítica básica para a compreensão das novas formas de mídia e de novas dinâmicas de recepção, a presente investigação implica forçosamente a discussão das questões ligadas à noção de ?texto? e os limites de categorizações tradicionais frente ao novo contexto de veiculação e produção midiática.

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Danielle Alves da Rocha, Carolina Soares Moreira, Victoria Elizabeth dos Santos, Marinete Tavares Caputo Silva, Gabriela Sant'Anna Santos, Egirlandia Mendes Pinheiro, Maristela Gonçalves de Sousa Machado, Melissa Marangoni Leme, Pedro Klein Garcia, Ana Lucia dos Santos Joaquim, Bruna Alves de Oliveira Ambrosio

      Desde 2021

    • Leitura, tradução, adaptação: novas perspectivas, novos percursos

      Os estudos e as práticas sobre leitura, tradução e adaptação têm ganhado cada vez mais espaço e fôlego entre os mais variados públicos. O projeto busca difundir essa prática à comunidade em geral e também propagá-la entre pesquisadores em formação da UNIFESP (graduandos e pós-graduandos) e pesquisadores de outras instituições de ensino em âmbito nacional e internacional. Assim, a tônica dos trabalhos orbitam em reflexões e práticas sobre essa tríade, leitura, tradução e adaptação, que dialogam e constroem novas perspectivas levando em consideração o público receptor, fundamental nesses processos.

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Rita Jover-Falleiros, Maria Lúcia Dias Mendes, Sabrina Morais de Andrade, Alejandra de Oliveira Moreira, José Alberto dos Santos Júnior, Raphaela Pereira Vidic Belisario

      Desde 2021

    • Leitura, Tradução, adaptação: novas perspectivas, novos percursos

      Os estudos e as práticas sobre leitura, tradução e adaptação têm ganhado cada vez mais espaço e fôlego entre os mais variados públicos. O projeto busca difundir essa prática à comunidade em geral e também propagá-la entre pesquisadores em formação da UNIFESP (graduandos e pós-graduandos) e pesquisadores de outras instituições de ensino em âmbito nacional e internacional. Assim, a tônica dos trabalhos orbitam em reflexões e práticas sobre essa tríade, leitura, tradução e adaptação, que dialogam e constroem novas perspectivas levando em consideração o público receptor, fundamental nesses processos.

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Rita Jover-Falleiros, Maria Lúcia Dias Mendes

      Desde 2021

    • Estruturas linguísticas, gêneros textuais e cultura: produções textuais e novas modalidades de veiculação e significação

      O projeto de pesquisa busca examinar o impacto, sobre textos narrativos, das novas formas de produção, veiculação e significação textuais, focando particularmente no aspecto multimodal que tem caracterizado a linguagem das novas mídias. A hipótese que norteia essa investigação é a de que a emergência dessas novas formas desestabiliza entendimentos tradicionais da relação texto/leitor ? que se amplia e se torna mais complexa ? e promove mudanças significativas em estratégias tradicionais de leitura. Este processo se dá em concomitância ao surgimento de um novo público, composto por multileitores: leitores cujo repertório de estratégias de abordagem textual é reconfigurado a partir de sua familiaridade simultânea com mídias tradicionais e novas mídias. Ao adotar por tema central as novas formas textuais e os novos multileitores, a presente investigação implica forçosamente a discussão das questões ligadas à noção de gênero e os limites de categorizações tradicionais frente ao novo contexto de veiculação e produção midiática.

      2014 a 2020

    • Projeto de Bolsa Acadêmica de Monitoria de Língua Francesa

      O projeto tem como objetivo atuar junto aos alunos da UNIFESP do campus Guarulhos que cursam Unidades Curriculares ligadas à língua e literatura francesas para que desenvolvam habilidades oral e escrita em língua francesa e consolidem seus conhecimentos. Além disso, desenvolve-se junto aos monitores trabalho para a expansão de seus conhecimentos prévios em língua francesa e orientação para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a docência e autonomia nessa área.

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Danielle Alves da Rocha, Carolina Soares Moreira, Victoria Elizabeth dos Santos, Simone Paula Marques Tinti, Marinete Tavares Caputo Silva, Gabriela Sant'Anna Santos, Egirlandia Mendes Pinheiro, Melissa Marangoni Leme, Maristela Gonçalves Souza Machado, Nara Luiza de Paula Socci, Pedro Klein Garcia

      2013 a 2014

    • Monitoria em Língua Francesa

      Esse projeto tem como objetivo apoiar alunos do Campus Guarulhos que cursam Unidades Curriculares ligadas à língua francesa para que desenvolvam habilidades oral e escrita em língua francesa bem como esclarecer possíveis dificuldades decorrentes do aprendizado em sala de aula. Além disso, trabalhar junto aos monitores para a expansão de seus conhecimentos prévios em língua francesa e orientá-los a desenvolver habilidades necessárias para a docência.

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Marcia Regina de Araujo, Ligia Ferreira, Mariane Alves Carvalho

      2011 a 2012

    • Estruturas linguísticas, gêneros textuais e cultura: a apropriação da língua francesa por meio da literatura

      Esta pesquisa busca examinar o impacto da natureza polissêmica do texto literário para o estabelecimento de estratégias de apropriação da língua francesa e apontar caminhos para a formulação de práticas de ensino-aprendizagem que ajudem o aluno a se construir como sujeito crítico nos jogos discursivos construídos a partir dos diferentes usos da língua francesa. A natureza polissêmica que constitui o cerne da obra literária, permite ao aluno experimentar não só a coexistência de interpretações possíveis para um mesmo objeto, mas também sua lógica individual de construção de um ou outro sentido. O processo de aprendizagem por meio dos textos literários possibilita, também, que da reflexão sobre a pluralidade da língua e de seus sentidos se passe a discutir a pluralidade do mundo e dos seus sujeitos, suas culturas e seus modos de existir e de expressar-se. Conquanto possível em textos veiculares, este diálogo em sala de aula sobre múltiplos níveis de sentido tem na literatura objeto privilegiado e fornece ao processo ensino-aprendizagem estratégias e possibilidades únicas de configuração.

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Marcia Regina de Araujo, Regina Cibelle

      2012 a 2014

    • Formação Linguístico-Didática Contínua de Professores

      Programa de extensão que enfoca a formação de professores de línguas em-serviço e pre-serviço. as línguas enfocadas são inglês, português, espanhol, francês e libras. Os professores de educação básica envolvidos fazem cursos ministrados por professores de línguas da Unifesp e participam de atividades de reflexão acerca das práticas docentes, das leis, políticas públicas e didática de ensino de línguas. O programa conta também com a participação de alunos de licenciatura em Letras que estão desenvolvendo pesquisas de conclusão de curso ou de iniciação científica

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Philippov, Renata, FIDALGO, S. S., Ligia Ferreira, Daniela Akie, Alvaro Caretta, Graciela Flogia, Ivan Martin, Neide Elias, Rosangela Dantas de Oliveira, Silvia Etel Bottaro, Sandra Campos, Simone Nacaguma

      Desde 2012

    • Projeto de Bolsa Acadêmica de Monitoria para as unidades curriculares de Língua Francesa

      Projeto que visa apoiar alunos da UNIFESP do campus Guarulhos que cursam Unidades Curriculares ligadas à língua e literatura francesas para que desenvolvam habilidades oral e escrita em língua francesa bem como esclarecer possíveis dificuldades decorrentes do aprendizado em sala de aula. Além disso, desenvolve-se junto aos monitores trabalho para a expansão de seus conhecimentos prévios em língua francesa e orientação para o desenvolvimento de habilidades necessárias para a docência.

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Ligia Ferreira, Fernanda do Nascimento Santos, Priscila Mara Guerra Machado

      2012 a 2013

    • Língua e Literatura: interdisciplinaridade e docência

      Esta pesquisa busca examinar o impacto da natureza polissêmica do texto literário para o estabelecimento de estratégias de apropriação da língua francesa e apontar caminhos para a formulação de práticas de ensino-aprendizagem que ajudem o aluno a se construir como sujeito crítico nos jogos discursivos construídos a partir dos diferentes usos da língua francesa. A natureza polissêmica que constitui o cerne da obra literária, permite ao aluno experimentar não só a coexistência de interpretações possíveis para um mesmo objeto, mas também sua lógica individual de construção de um ou outro sentido. O processo de aprendizagem por meio dos textos literários possibilita, também, que da reflexão sobre a pluralidade da língua e de seus sentidos se passe a discutir a pluralidade do mundo e dos seus sujeitos, suas culturas e seus modos de existir e de expressar-se. Conquanto possível em textos veiculares, este diálogo em sala de aula sobre múltiplos níveis de sentido tem na literatura objeto privilegiado e fornece ao processo ensino-aprendizagem estratégias e possibilidades únicas de configuração. .

      Autores: Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, Ligia Ferreira, Josilene Pinheiro-Mariz, Rita Jover-Falleiros, Paulo Massaro, Andrea Rodrigues, José Hamilton Maruxo Jr., Margarida da Silveira Corsi, Maria Ellen Souza Maciel, Naelza de Araújo Wanderley

      Desde 2012

    Atualização Lattes em 2024-06

    Processado em 2024-06-21