Souzana Mizan
Universidade Federal de São Paulo
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
Programa de Pós-Graduação: Letras
Resumo
é professora adjunta de graduação na área de Língua Inglesa e suas Literaturas do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e de pós-graduação no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Possui graduação em Educação e Letras - Grego da Universidade de Tel-Aviv (1992), mestrado (2005), Doutorado (2011) e pós-doutorado (2016) em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Participa do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura eTecnologia, sediado na USP e liderado pelos Professores Doutores Lynn Mario Trindade Menezes de Souza e Walkyria Monte Mór. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação linguística, letramentos (visual, crítico, digital), multimodalidade, pedagogia crítica e epistemologias do Sul Global.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
MIZAN, S.;MIZAN, SOUZANA
Perfis na web
Tags mais usadas
Idiomas
Inglês
Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem
Francês
Compreende razoavelmente , Fala pouco , Lê razoavelmente , Escreve pouco
Português
Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve razoavelmente
Grego
Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem
Hebraico
Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem
Formação
Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês — 2006 - 2011
National Geographic's Visual and Verbal Narratives: Representations of Subaltern Cultures Revisited
Línguas Estrangeiras Modernas
Orientador(a): Lynn Mario Trindade Menezes de Souza, Universidade de São Paulo
Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês — 2001 - 2005
CNN TV News of September 11th: A Representation of Reality or the Reality of Representation
Orientador(a): Lynn Mario Trindade Menezes de Souza, Universidade de São Paulo
Graduação em Letras - Grego — 1988 - 1992
Tel-Aviv University
Graduação em Educação — 1988 - 1992
Tel-Aviv University
Produção Intelecual
2022
Decolonial Practices on the Educational Platform CGScholar: Subjectification, Ecology of Knowledges, and the Design of Rhizomatic Multimodal Texts — Artigo publicado
Autores: ABRANTES DA SILVA, RODRIGO; Souzana Mizan
Fonte: Ubiquitous Learning: an International Journal, v.15, p.19
2021
Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO
Fonte: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.21, p.433
Educando em tempos de pandemia — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL
Fonte: Olhares & Trilhas (UFU. Impresso), v.23, p.284
Práticas decoloniais na plataforma educacional CGScholar: subjetificação, ecologia de saberes e o design de textos rizomáticos multimodais — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL; Rodrigo Abrantes da Silva; Souzana Mizan
Fonte: Revista Gragoatá (UFF), v.26, p.1312
2019
TRANSNATIONAL IMAGINARIES OF EMERGING IDENTITIES IN ENGLISH TEACHER EDUCATION IN A PERIOD OF ACCOMMODATION TO SOCIAL CHANGE IN BRAZILIAN HIGHER EDUCATION — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan
Fonte: TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v.58, p.177
REPENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA COM CONTRIBUIÇÕES DE RICOEUR E MONTE MÓR / Rethinking linguistic education with Ricoeur and Monte Mór?s contributions — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; TAKAKI, NARA HIROKO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan
Fonte: Pensares em revista, v.1, p.22
Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; TAKAKI, NARA HIROKO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan; ALCANTARA, YAN BORGENS
Fonte: Revista Letras Raras, v.8, p.170
THE POSTMODERN TURN IN PROSUMING IMAGES: JUXTAPOSITION, DIALOGISM, AND THE SUPPLEMENT IN CONTEMPORARY VISUAL CULTURE — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; TAKAKI, NARA HIROKO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan; ALCANTARA, YAN BORGENS; Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO
Fonte: REVISTA X, v.14, p.126
Visual Culture Through the Looking Glass: vision and re-vision of representation through genealogy and cultural translation — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; TAKAKI, NARA HIROKO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan; ALCANTARA, YAN BORGENS; Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan
Fonte: TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v.58, p.1375
LÍNGUAS GLOBAIS E DESIGUALMENTE DESTERRITORIALIZADAS: POR UMA FORMAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; TAKAKI, NARA HIROKO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan; ALCANTARA, YAN BORGENS; Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan
Fonte: CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE), v.19, p.274
Entre a semelhança e a dessemelhança: (in)visibilidades e agência nas mídias — Capítulo de livro publicado
Autores: Souzana Mizan; TAKAKI, NARA HIROKO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan; ALCANTARA, YAN BORGENS; Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan; Souzana Mizan
Fonte: Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade., p.186
2018
A linguagem visual e suas contribuições nas perspectivas críticas de educação linguística — Capítulo de livro publicado
Autores: Souzana Mizan
Fonte: Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês, p.225
Práticas de letramento racial na formação de professores de língua inglesa: epistemologias pós-coloniais, pedagogia crítica e estética — Capítulo de livro publicado
Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan
Fonte: Letramentos em prática na formação inicial de Professores de inglês, p.151
2017
Abrindo as possibilidades de identidade de gênero no espaço escolar: perspectivas pedagógicas no uso da literatura — Capítulo de livro publicado
Autores: Souzana Mizan
Fonte: PERSPECTIVAS CRÍTICAS NO ENSINO DE LÍNGUAS: NOVOS SENTIDOS PARA A ESCOLA, p.97
Língua global, identidades e saberes: encontros e fronteiras nas zonas de contato — Capítulo de livro publicado
Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan
Fonte: Cadernos de licenciatura em Letras: memória, prática e pesquisa para a docência, p.85
2015
O estudo de um curso de Inglês On-line: buscando uma formação crítica — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan
Fonte: Revista Scitis, v.1, p.34
CNN?S CONSTRUCTION OF THE REALITY OF SEPTEMBER 11TH: UNVEILING IN THE CLASSROOM THE IDEOLOGY BEHIND WORDS AND IMAGES — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan
Fonte: Revista Diálogos Interdisciplinares, v.1, p.126
2014
NEW TECHNOLOGIES AND LANGUAGE LEARNING: THE PERSISTENCE OF STRUCTURALIST APPROACHES TO LANGUAGE IN ONLINE DISTANCE COURSES — Trabalhos em eventos
Autores: Souzana Mizan
Fonte: ICICTE 2014 Proceedings, p.VIII
Constructing the indigenous subaltern identity in the brazilian media: Ruptures in dominant representations — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan
Fonte: POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v.21, p.68
Letramento Visual na Mídia — Capítulo de livro publicado
Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan; Souzana Mizan
Fonte: Novos Letramentos em Terra de Paulo Freire, p.271
2013
REPRESENTAÇÕES VISUAIS DE GRUPOS INDÍGENAS NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO: EDUCANDO POR MEIO DO LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan
Fonte: Revista X, v.2, p.264
The Enemy Renarrated: Beyond Culture Clash — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan
Fonte: Images: Journal for Visual Studies, v.1, p.1
Anthropological writing and its subjectivity in the interpretation of Other cultures — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan; Souzana Mizan
Fonte: Revista todas as letras (MACKENZIE. Online), v.15, p.159
TRADUÇÃO CULTURAL NA CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM VISUAL — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan; Souzana Mizan; Souzana Mizan
Fonte: Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura, v.19, p.143
2012
The Subaltern Space-Slum — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan
Fonte: LUMEN ET VIRTUS, v.III, p.135
Geography and Travel Writing as Imperial Tools — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan
Fonte: L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v.13, p.150
2007
Visual Representations of September 11th and America's Friends and Enemies on CNN — Artigo publicado
Autores: Souzana Mizan
Fonte: Todas as Letras (São Paulo), v.9, p.161
Atuações profissionais
Universidade de São Paulo
Monitora-bolsista do English on campus Monitora-bolsista 2006 - 2007
Educadora 2000 - 2001
Monitora do curso "Pesquisa em sala de aula" 2001 - 2001
Monitora do curso "Habilidades Orais" 2002 - 2002
Monitora-bolsista do English on Campus 2002 - 2004
MINE School of Languages
Professora de Ingles Idependente — 1995 - 2007
Colegio Peretz
Professora de Hebraico Independente — 1995 - 1995
Escola AKIM
Professora de Educação Especial Estagiaria — 1991 - 1993
Universidade Paulista
Professora de Letras — 2010 - 2010
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Professora de Letras Celetista formal — 2011 - 2014
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Professora Convidada Professora Convidada — 2011 - 2014
Cadernos de Linguagem e Sociedade
Revisor de periódico — 2012 -
Polifonia (UFMT)
Revisor de periódico — 2014 -
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso
Revisor de periódico — 2014 -
Universidade Federal de São Paulo
Adjunto — 2014 -
Revista Scitis
Revisor de periódico — 2014 -
DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Im
Revisor de periódico — 2015 -
Ilha do Desterro (UFSC)
Revisor de periódico — 2015 -
Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP
Revisor de periódico — 2016 -
Todas as Letras (São Paulo. Impresso)
Revisor de periódico 2016 -
Revisor de periódico 2016 -
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Revisor de projeto de fomento — 2017 -
ACTA SCIENTIARUM. LANGUAGE AND CULTURE (IMPRESSO)
Revisor de periódico 2017 -
Revisor de periódico 2017 -
Revisor de periódico 2018 -
Revisor de periódico 2020 -
POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM
Revisor de periódico — 2018 -
PAPÉIS (UFMS)
Revisor de periódico — 2018 -
Travessias Interativas
Revisor de periódico — 2018 -
REVISTA X
Revisor de periódico — 2018 -
Trabalhos em Lingüística Aplicada
Revisor de periódico — 2018 -
Percursos Linguísticos (UFES)
Revisor de periódico — 2020 -
REVISTA OLHARES E TRILHAS
Revisor de periódico — 2021 -
REVISTA OLHARES
Revisor de periódico — 2021 -
REVISTA OLHARES
Membro de corpo editorial — 2021 -
Educational research and reviews
Revisor de periódico — 2021 -
Ensino
Aqui vão as atividades de ensino
Orientações e supervisões
Atividades de gestão
Projetos de pesquisa
Idiomas sem Fronteiras - Inglês — 2014 - 2015
Política Linguística para Internacionalização das Universidades e Institutos Federais
Língua global, identidades e saberes: encontros e fronteiras nas zonas de contato — 2018 -
Este projeto procura criar zonas de contato entre o ensino superior público e o ensino básico com o objetivo de aproximar alunos de graduação e professores de língua (inglesa) de escolas públicas com as quais já temos estabelecido parcerias voltadas para estágio supervisionado. Assim, buscamos contribuir com a formação dos nossos discentes e a educação continuada dos docentes da educação básica e assim, intensificar o contato entre professores antes e durante o exercício da profissão.
Integrantes: Souzana Mizan
Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia — 2015 -
o Projeto Nacional constitui um trabalho colaborativo entre 22 universidades públicas de diferentes regiões do país, tendo como principal objetivo observar os diversos contextos onde o inglês é ensinado, para, então, planejar, implementar e acompanhar novos programas locais que visem ao ensino crítico de língua inglesa. Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo grupo destacam-se: debates sobre políticas públicas de ensino de línguas; revisão nos programas universitários de formação docente; cursos de formação para professores em serviço; funcionamento de uma rede de intercâmbio de estudos e pesquisas; abertura de convênios e intercâmbios internacionais com universidades estrangeiras, com trocas acadêmicas e estágios para pós-graduandos e pós-doutorado. Até o presente momento, o grupo realizou cerca de 60 eventos nacionais e internacionais. Anualmente, os coordenadores de cada núcleo se reúnem no núcleo-sede (USP) para a difusão de pesquisas locais e o necessário redirecionamento de ações..
Integrantes: Souzana Mizan
Outras atividades técnico científicas
Atuações profissionais
Universidade de São Paulo
Monitora-bolsista do English on campus Monitora-bolsista — 2006 - 2007
Projetos de pesquisa
Educadora — 2000 - 2001
Projetos de pesquisa
Monitora do curso "Pesquisa em sala de aula" — 2001 - 2001
Projetos de pesquisa
Monitora do curso "Habilidades Orais" — 2002 - 2002
Projetos de pesquisa
Monitora-bolsista do English on Campus — 2002 - 2004
Projetos de pesquisa
MINE School of Languages
Professora de Ingles Idependente — 1995 - 2007
Colegio Peretz
Professora de Hebraico Independente — 1995 - 1995
Escola AKIM
Professora de Educação Especial Estagiaria — 1991 - 1993
Universidade Paulista
Professora de Letras — 2010 - 2010
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Professora de Letras Celetista formal — 2011 - 2014
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Professora Convidada Professora Convidada — 2011 - 2014
Cadernos de Linguagem e Sociedade
Revisor de periódico — 2012 -
Polifonia (UFMT)
Revisor de periódico — 2014 -
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso
Revisor de periódico — 2014 -
Universidade Federal de São Paulo
Adjunto — 2014 -
Revista Scitis
Revisor de periódico — 2014 -
DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Im
Revisor de periódico — 2015 -
Ilha do Desterro (UFSC)
Revisor de periódico — 2015 -
Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP
Revisor de periódico — 2016 -
Todas as Letras (São Paulo. Impresso)
Revisor de periódico — 2016 -
Revisor de periódico — 2016 -
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Revisor de projeto de fomento — 2017 -
ACTA SCIENTIARUM. LANGUAGE AND CULTURE (IMPRESSO)
Revisor de periódico — 2017 -
Revisor de periódico — 2017 -
Revisor de periódico — 2018 -
Revisor de periódico — 2020 -
POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM
Revisor de periódico — 2018 -
PAPÉIS (UFMS)
Revisor de periódico — 2018 -
Travessias Interativas
Revisor de periódico — 2018 -
REVISTA X
Revisor de periódico — 2018 -
Trabalhos em Lingüística Aplicada
Revisor de periódico — 2018 -
Percursos Linguísticos (UFES)
Revisor de periódico — 2020 -
REVISTA OLHARES E TRILHAS
Revisor de periódico — 2021 -
REVISTA OLHARES
Revisor de periódico — 2021 -
REVISTA OLHARES
Membro de corpo editorial — 2021 -
Educational research and reviews
Revisor de periódico — 2021 -
Atualização Lattes em 2022-02
Processado em 2022-06-16