Souzana Mizan

Universidade Federal de São Paulo

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA

DEPARTAMENTO DE LETRAS

Programa de Pós-Graduação: Letras


Trabalhos publicados 27 Orientações 0

Resumo

é professora adjunta de graduação na área de Língua Inglesa e suas Literaturas do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e de pós-graduação no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Possui graduação em Educação e Letras - Grego da Universidade de Tel-Aviv (1992), mestrado (2005), Doutorado (2011) e pós-doutorado (2016) em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Participa do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura eTecnologia, sediado na USP e liderado pelos Professores Doutores Lynn Mario Trindade Menezes de Souza e Walkyria Monte Mór. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação linguística, letramentos (visual, crítico, digital), multimodalidade, pedagogia crítica e epistemologias do Sul Global.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

MIZAN, S.;MIZAN, SOUZANA


Perfis na web


Tags mais usadas


Idiomas

Inglês

Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem

Francês

Compreende razoavelmente , Fala pouco , Lê razoavelmente , Escreve pouco

Português

Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve razoavelmente

Grego

Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem

Hebraico

Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem


Formação

Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês — 2006 - 2011

National Geographic's Visual and Verbal Narratives: Representations of Subaltern Cultures Revisited

Línguas Estrangeiras Modernas

Orientador(a): Lynn Mario Trindade Menezes de Souza, Universidade de São Paulo

Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês — 2001 - 2005

CNN TV News of September 11th: A Representation of Reality or the Reality of Representation

Orientador(a): Lynn Mario Trindade Menezes de Souza, Universidade de São Paulo

Graduação em Letras - Grego — 1988 - 1992

Tel-Aviv University

Graduação em Educação — 1988 - 1992

Tel-Aviv University

Produção Intelecual


2022


Decolonial Practices on the Educational Platform CGScholar: Subjectification, Ecology of Knowledges, and the Design of Rhizomatic Multimodal Texts — Artigo publicado

Autores: ABRANTES DA SILVA, RODRIGO; Souzana Mizan

Fonte: Ubiquitous Learning: an International Journal, v.15, p.19


2021


Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO

Fonte: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.21, p.433

Educando em tempos de pandemia — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL

Fonte: Olhares & Trilhas (UFU. Impresso), v.23, p.284

Práticas decoloniais na plataforma educacional CGScholar: subjetificação, ecologia de saberes e o design de textos rizomáticos multimodais — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL; Rodrigo Abrantes da Silva; Souzana Mizan

Fonte: Revista Gragoatá (UFF), v.26, p.1312


2019


TRANSNATIONAL IMAGINARIES OF EMERGING IDENTITIES IN ENGLISH TEACHER EDUCATION IN A PERIOD OF ACCOMMODATION TO SOCIAL CHANGE IN BRAZILIAN HIGHER EDUCATION — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan

Fonte: TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v.58, p.177

REPENSANDO A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA COM CONTRIBUIÇÕES DE RICOEUR E MONTE MÓR / Rethinking linguistic education with Ricoeur and Monte Mór?s contributions — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; TAKAKI, NARA HIROKO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan

Fonte: Pensares em revista, v.1, p.22

Ecologia de saberes na formação de professores de língua: o uso das novas tecnologias nas zonas de contato entre ensino básico e superior — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; TAKAKI, NARA HIROKO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan; ALCANTARA, YAN BORGENS

Fonte: Revista Letras Raras, v.8, p.170

THE POSTMODERN TURN IN PROSUMING IMAGES: JUXTAPOSITION, DIALOGISM, AND THE SUPPLEMENT IN CONTEMPORARY VISUAL CULTURE — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; TAKAKI, NARA HIROKO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan; ALCANTARA, YAN BORGENS; Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO

Fonte: REVISTA X, v.14, p.126

Visual Culture Through the Looking Glass: vision and re-vision of representation through genealogy and cultural translation — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; TAKAKI, NARA HIROKO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan; ALCANTARA, YAN BORGENS; Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan

Fonte: TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v.58, p.1375

LÍNGUAS GLOBAIS E DESIGUALMENTE DESTERRITORIALIZADAS: POR UMA FORMAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; TAKAKI, NARA HIROKO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan; ALCANTARA, YAN BORGENS; Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan

Fonte: CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE), v.19, p.274

Entre a semelhança e a dessemelhança: (in)visibilidades e agência nas mídias — Capítulo de livro publicado

Autores: Souzana Mizan; TAKAKI, NARA HIROKO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan; ALCANTARA, YAN BORGENS; Souzana Mizan; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; FERRAZ, DANIEL DE MELLO; Souzana Mizan; Souzana Mizan; Souzana Mizan

Fonte: Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade., p.186


2018


A linguagem visual e suas contribuições nas perspectivas críticas de educação linguística — Capítulo de livro publicado

Autores: Souzana Mizan

Fonte: Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês, p.225

Práticas de letramento racial na formação de professores de língua inglesa: epistemologias pós-coloniais, pedagogia crítica e estética — Capítulo de livro publicado

Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan

Fonte: Letramentos em prática na formação inicial de Professores de inglês, p.151


2017


Abrindo as possibilidades de identidade de gênero no espaço escolar: perspectivas pedagógicas no uso da literatura — Capítulo de livro publicado

Autores: Souzana Mizan

Fonte: PERSPECTIVAS CRÍTICAS NO ENSINO DE LÍNGUAS: NOVOS SENTIDOS PARA A ESCOLA, p.97

Língua global, identidades e saberes: encontros e fronteiras nas zonas de contato — Capítulo de livro publicado

Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan

Fonte: Cadernos de licenciatura em Letras: memória, prática e pesquisa para a docência, p.85


2015


O estudo de um curso de Inglês On-line: buscando uma formação crítica — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan

Fonte: Revista Scitis, v.1, p.34

CNN?S CONSTRUCTION OF THE REALITY OF SEPTEMBER 11TH: UNVEILING IN THE CLASSROOM THE IDEOLOGY BEHIND WORDS AND IMAGES — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan

Fonte: Revista Diálogos Interdisciplinares, v.1, p.126


2014


NEW TECHNOLOGIES AND LANGUAGE LEARNING: THE PERSISTENCE OF STRUCTURALIST APPROACHES TO LANGUAGE IN ONLINE DISTANCE COURSES — Trabalhos em eventos

Autores: Souzana Mizan

Fonte: ICICTE 2014 Proceedings, p.VIII

Constructing the indigenous subaltern identity in the brazilian media: Ruptures in dominant representations — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan

Fonte: POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v.21, p.68

Letramento Visual na Mídia — Capítulo de livro publicado

Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan; Souzana Mizan

Fonte: Novos Letramentos em Terra de Paulo Freire, p.271


2013


REPRESENTAÇÕES VISUAIS DE GRUPOS INDÍGENAS NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO: EDUCANDO POR MEIO DO LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan

Fonte: Revista X, v.2, p.264

The Enemy Renarrated: Beyond Culture Clash — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan

Fonte: Images: Journal for Visual Studies, v.1, p.1

Anthropological writing and its subjectivity in the interpretation of Other cultures — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan; Souzana Mizan

Fonte: Revista todas as letras (MACKENZIE. Online), v.15, p.159

TRADUÇÃO CULTURAL NA CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM VISUAL — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan; Souzana Mizan; Souzana Mizan

Fonte: Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura, v.19, p.143


2012


The Subaltern Space-Slum — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan

Fonte: LUMEN ET VIRTUS, v.III, p.135

Geography and Travel Writing as Imperial Tools — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan; Souzana Mizan

Fonte: L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v.13, p.150


2007


Visual Representations of September 11th and America's Friends and Enemies on CNN — Artigo publicado

Autores: Souzana Mizan

Fonte: Todas as Letras (São Paulo), v.9, p.161

Atuações profissionais

Universidade de São Paulo

Monitora-bolsista do English on campus Monitora-bolsista 2006 - 2007

Educadora 2000 - 2001

Monitora do curso "Pesquisa em sala de aula" 2001 - 2001

Monitora do curso "Habilidades Orais" 2002 - 2002

Monitora-bolsista do English on Campus 2002 - 2004


MINE School of Languages

Professora de Ingles Idependente — 1995 - 2007


Colegio Peretz

Professora de Hebraico Independente — 1995 - 1995


Escola AKIM

Professora de Educação Especial Estagiaria — 1991 - 1993


Universidade Paulista

Professora de Letras — 2010 - 2010


Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Professora de Letras Celetista formal — 2011 - 2014


Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora Convidada Professora Convidada — 2011 - 2014


Cadernos de Linguagem e Sociedade

Revisor de periódico — 2012 -


Polifonia (UFMT)

Revisor de periódico — 2014 -


Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso

Revisor de periódico — 2014 -


Universidade Federal de São Paulo

Adjunto — 2014 -


Revista Scitis

Revisor de periódico — 2014 -


DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Im

Revisor de periódico — 2015 -


Ilha do Desterro (UFSC)

Revisor de periódico — 2015 -


Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP

Revisor de periódico — 2016 -


Todas as Letras (São Paulo. Impresso)

Revisor de periódico 2016 -

Revisor de periódico 2016 -


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Revisor de projeto de fomento — 2017 -


ACTA SCIENTIARUM. LANGUAGE AND CULTURE (IMPRESSO)

Revisor de periódico 2017 -

Revisor de periódico 2017 -

Revisor de periódico 2018 -

Revisor de periódico 2020 -


POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM

Revisor de periódico — 2018 -


PAPÉIS (UFMS)

Revisor de periódico — 2018 -


Travessias Interativas

Revisor de periódico — 2018 -


REVISTA X

Revisor de periódico — 2018 -


Trabalhos em Lingüística Aplicada

Revisor de periódico — 2018 -


Percursos Linguísticos (UFES)

Revisor de periódico — 2020 -


REVISTA OLHARES E TRILHAS

Revisor de periódico — 2021 -


REVISTA OLHARES

Revisor de periódico — 2021 -


REVISTA OLHARES

Membro de corpo editorial — 2021 -


Educational research and reviews

Revisor de periódico — 2021 -


Ensino

Aqui vão as atividades de ensino

Orientações e supervisões

Atividades de gestão

Projetos de pesquisa

Idiomas sem Fronteiras - Inglês — 2014 - 2015

Política Linguística para Internacionalização das Universidades e Institutos Federais

Língua global, identidades e saberes: encontros e fronteiras nas zonas de contato — 2018 -

Este projeto procura criar zonas de contato entre o ensino superior público e o ensino básico com o objetivo de aproximar alunos de graduação e professores de língua (inglesa) de escolas públicas com as quais já temos estabelecido parcerias voltadas para estágio supervisionado. Assim, buscamos contribuir com a formação dos nossos discentes e a educação continuada dos docentes da educação básica e assim, intensificar o contato entre professores antes e durante o exercício da profissão.

Integrantes: Souzana Mizan

Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia — 2015 -

o Projeto Nacional constitui um trabalho colaborativo entre 22 universidades públicas de diferentes regiões do país, tendo como principal objetivo observar os diversos contextos onde o inglês é ensinado, para, então, planejar, implementar e acompanhar novos programas locais que visem ao ensino crítico de língua inglesa. Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo grupo destacam-se: debates sobre políticas públicas de ensino de línguas; revisão nos programas universitários de formação docente; cursos de formação para professores em serviço; funcionamento de uma rede de intercâmbio de estudos e pesquisas; abertura de convênios e intercâmbios internacionais com universidades estrangeiras, com trocas acadêmicas e estágios para pós-graduandos e pós-doutorado. Até o presente momento, o grupo realizou cerca de 60 eventos nacionais e internacionais. Anualmente, os coordenadores de cada núcleo se reúnem no núcleo-sede (USP) para a difusão de pesquisas locais e o necessário redirecionamento de ações..

Integrantes: Souzana Mizan

Outras atividades técnico científicas

Atuações profissionais

Universidade de São Paulo

Monitora-bolsista do English on campus Monitora-bolsista — 2006 - 2007

Projetos de pesquisa

Educadora — 2000 - 2001

Projetos de pesquisa

Monitora do curso "Pesquisa em sala de aula" — 2001 - 2001

Projetos de pesquisa

Monitora do curso "Habilidades Orais" — 2002 - 2002

Projetos de pesquisa

Monitora-bolsista do English on Campus — 2002 - 2004

Projetos de pesquisa

MINE School of Languages

Professora de Ingles Idependente — 1995 - 2007

Colegio Peretz

Professora de Hebraico Independente — 1995 - 1995

Escola AKIM

Professora de Educação Especial Estagiaria — 1991 - 1993

Universidade Paulista

Professora de Letras — 2010 - 2010

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Professora de Letras Celetista formal — 2011 - 2014

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora Convidada Professora Convidada — 2011 - 2014

Cadernos de Linguagem e Sociedade

Revisor de periódico — 2012 -

Polifonia (UFMT)

Revisor de periódico — 2014 -

Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso

Revisor de periódico — 2014 -

Universidade Federal de São Paulo

Adjunto — 2014 -

Revista Scitis

Revisor de periódico — 2014 -

DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Im

Revisor de periódico — 2015 -

Ilha do Desterro (UFSC)

Revisor de periódico — 2015 -

Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP

Revisor de periódico — 2016 -

Todas as Letras (São Paulo. Impresso)

Revisor de periódico — 2016 -

Revisor de periódico — 2016 -

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Revisor de projeto de fomento — 2017 -

ACTA SCIENTIARUM. LANGUAGE AND CULTURE (IMPRESSO)

Revisor de periódico — 2017 -

Revisor de periódico — 2017 -

Revisor de periódico — 2018 -

Revisor de periódico — 2020 -

POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM

Revisor de periódico — 2018 -

PAPÉIS (UFMS)

Revisor de periódico — 2018 -

Travessias Interativas

Revisor de periódico — 2018 -

REVISTA X

Revisor de periódico — 2018 -

Trabalhos em Lingüística Aplicada

Revisor de periódico — 2018 -

Percursos Linguísticos (UFES)

Revisor de periódico — 2020 -

REVISTA OLHARES E TRILHAS

Revisor de periódico — 2021 -

REVISTA OLHARES

Revisor de periódico — 2021 -

REVISTA OLHARES

Membro de corpo editorial — 2021 -

Educational research and reviews

Revisor de periódico — 2021 -

Atualização Lattes em 2022-02

Processado em 2022-06-16