Virginia Gil Araujo nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA

DEPARTAMENTO DE HISTORIA DA ARTE

Programa de Pós-Graduação: História da Arte


62
10
Pular gráfico
De 2019 a 2023
Trabalhos publicados

Resumo

Docente no Programa de Pós-Graduação em História da Arte, atua na Linha de Pesquisa Instituições, Discursos e Alteridades, e no curso de Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Guarulhos. Doutora em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP (2007), Mestre em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995); Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Foi líder do Grupo de Pesquisa Arte & Política do CNPq. Atualmente é organizadora do Simpósio de Arte e Cultura Brasil - América Latina - SIMBRALAC. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história da fotografia, modernidade, políticas da memória, acervos e coleções, antropologia da imagem, micropolíticas da arte, arte fotográfica, filme de artista, ações urbanas e exposições fotográficas.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

ARAUJO, Virgínia Gil


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Francês

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente

Espanhol

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Italiano

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem


Formação

  • Doutorado em Artes

    Uma parada - Antonio Manuel e a imagem fotográfica do corpo. Brasil anos 67/77

    Historia da Arte

    HISTÓRIA DA ARTE

    Orientação: Annateresa Fabris

    Universidade de São Paulo

      Desde 2007

  • Mestrado em História

    Monumentos Públicos: a Escultura de Vasco Prado e Carlos Tenius. RS/Anos 70

    Historia da Arte

    HISTÓRIA DA ARTE

    Orientação: Maria Lúcia Bastos Kern

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    1993 a 1995

  • Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em História

    A escultura de Vasco Prado no período do "milagre brasileiro"

    Orientação: Arnoldo Walter Doberstein

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    1989 a 1992

  • Produção


    2022


    • Corpos em movimento

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Iberê Camargo - um corpo fotográfico , p. 1


    2019


    • Para quem olhamos? Gênero e Alteridade na Fotografia Contemporânea do México

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: ARTE & EROTISMO - PRAZER E TRANSGRESSÃO NA HISTÓRIA DA ARTE , p. 622


    2018


    • A antropologia política da imagem na XVII Bienal de fotografia da Cidade do México

      Artigo publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: MODOS Revista de História da Arte , v. 2 , p. 138


    2016


    • Ampliar a realidade? Diálogos entre o neorealismo italiano e a poética política de Antonio Manuel

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: XV Encontro ABRALIC , p. 1

    • Entre linguagem e história: os retratos nos filmes de Antonio Manuel.

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Em torno da imagem e da memória , p. 1


    2015


    • Censurado - Uma Parada(1977) - Um estudo sobre a atuação de Antonio Manuel durante a última ditadura militar no Brasil.

      Artigo publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: AFUERA. ESTUDIOS DE CRÍTICA CULTURAL (EN LÍNEA) , v. 15 , p. 1


    2014


    • Antonio Manuel e Artur Barrio: um estudo sobre o autorretrato fotográfico e a arte contemporânea no Brasil

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: EUROPA DAS NACIONALIDADES: Imaginários, identidades e metamorfoses políticas , p. 231


    2013


    • Fotografia e alteridade na arte contemporânea do Brasil nos anos 70

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: III CONGRESO INTERNACIONAL CIENCIAS, TECNOLOGIAS Y CULTURAS

    • Antropología de nosotros mismos - las películas del artista Antonio Manuel

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Las Redes del Arte - Intercambios, procesos y trayectos en la circulación de las imágenes , p. 1


    2012


    • Contracomunicação e Contracultura na Arte dos Anos 70 no Brasil

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: XXXII CBHA 2012 - DIREÇÕES E SENTIDOS DA HISTÓRIA DA ARTE

    • Filmes de artista no Brasil dos anos 70- um estudo sobre a atuação de Antonio Manuel

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: CINEMA BRASILEIRO E NOVAS CARTOGRAFIAS DO CINEMA MUNDIAL , p. 5

    • A fotografia como arte informacional

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Imagens, arte e cultura , p. 159


    2011


    • Antonio Manuel e Artur Barrio - um estudo sobre o retrato fotográfico na arte contemporânea do Brasil

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: A Europa das Nacionalidades - Mitos de Origem: discussões na modernidade e pós-modernidade , p. 81

    • Antonio Manuel e Artur Barrio - um estudo sobre o retrato na arte contemporânea

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: A Europa das Nacionalidades - Mitos de Origem: discussões da modernidade e da pós-modernidade , p. 8

    • Antonio Manuel e Artur Barrio - um estudo sobre o retrato fotográfico na arte contemporânea do Brasil

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: A Europa das Nacionalidades - Mitos de Origem: discussões na modernidade e pós-modernidade , p. 1


    2009


    • O Universal na Arte, o eterno em nós mesmos

      Artigo publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Agitprop (São Paulo) , v. 1 , p. 1

    • Interview Transcript - com coletivo Bijari - Temas de Arte - Arte e Espacio Social

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: LatinArt - Journal on line of art and culture , p. 1


    2008


    • UMA PARADA: um estudo das imagens fotográficas do corpo no filme de Antonio Manuel

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: II Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação - II Coneco , p. 64

    • Interview Transcript - com coletivo Bijari - ART ISSUES - ART & SOCIAL SPACE

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: LatinArt , p. 1


    2007


    • Antônio Manuel - a resposta política da Arte Contemporânea no Brasil

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Anais do XVI - Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas , p. 15

    • Uma parada (Brasil/1977): Um estudo das imagens fotográficas do corpo no filme de Antonio Manuel

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: II Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação - II Coneco , p. 64

    • A crise do objeto de Arte e a resposta política da arte contemporânea

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História da Arte da FAAP

    • Hypnorder. TV

      Software

      Autores: Virginia Gil Araujo; Tânia Jungblut; Giancarlo Loreci; Regener Vieira


    2006


    • IMAGENS CENSURADAS: A FOTOGRAFIA COMO ARTE E POLÍTICA EM ANTONIO MANUEL

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: II ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE / IFCH-UNICAMP , p. 28

    • Apropriación de Lugares Olvidados: la artisticidad del proyecto Arte Constructora - Capítulo de Livro

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Cidade Invadida , p. 169

    • Interview Transcript - Topic: Artista presente Antonio Manuel

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: LatinArt.com 0 Journal online of art and culture , p. 1


    2005


    • Artur Barrio e o auto-retrato fotográfico: uma leitura da desconstrução do paradigma normativo da pose

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Caderno de Resumos do I Encontro Nacional de História da Arte , p. 63

    • Regina Silveira e a fotografia: uma leitura do retrato na performance

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Anais do XIV Encontro Cultura visual e desafios da pesquisa em artes , p. 494

    • Ações Urbanas no Brasil dos Anos Setenta

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Anais do Encontro da ABCA , p. 1

    • O auto-retrato fotográfico - um estudo da construção fisionômica como arbitrariedade em Artur Barrio

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Revisão Historiográfica - O Estado da Questão , p. 217

    • Sobreposições Urbanas

      Artigo publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Revista On Line Action Art n 2 de Barcelona , v. 2 , p. 2

    • Interview Transcript - Topic: Artista presente Elaine Tedesco

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: LATINART Jornal on line of art and culture , p. 1

    • Interview Transcript - Topic: Interview with Antonio Manuel

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: LATINART Jornal on line of art and culture

    • Interview Transcript - Topic: Interview with Elaine Tedesco

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: LATINART Jornal on line of art and culture , p. 1


    2004


    • Anna Bella Geiger e a fotografia: um estudo sobre o retrato em Brasil Nativo/Brasil Alienígena (1977)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Arte em pesquisa: especificidades , p. 324

    • O auto-retrato fotográfico: uma leitura da crise do sujeito em Antonio Manuel

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: O auto-retrato fotográficos: uma leitura da crise do sujeito em Antonio Manuel , p. 80

    • Anna Bella Geiger e a fotografia: uma leitura do retrato em Brasil Nativo / Brasil Alienígena (Brasil/1977)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Arte em pesquisa: especificidades , p. 324

    • O auto-retrato fotográfico - uma leitura da crise do sujeito em Antonio Manuel e Artur Barrio

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte

    • Realidades Imaginárias na Fotografia: os artificialismos, os espectros e as ruínas da realidade

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: A Fotografia nos Processos Artísticos Contemporâneos , p. 80

    • Interview Transcript - Topic: Interview with Lia Menna Barreto

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: LatinArt.com - Journal on line od art and culture , p. 1

    • Exhibition Review - Artificial Emotions 2.0

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: LatinArt.com - journal on line of art and culture , p. 1

    • Exposicion Bienale - Artificial Emotions 2.0

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: LatinArt - journal on line of art and culture , p. 1

    • Arte e Sociedade: os lugares do artista - 27ª Semana de Comunicação da FAAP

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo; Daria Jaremtchuk; Ana Paula Simioni; Priscila Rufinoni

      Fonte: Journal online da FAAP , p. 2

    • Art Issues: Institutional and Curatorial Practices - 26ª International Biennial of São Paulo

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: LatinArt - journal online od art and culture , p. 1

    • Temas de Arte: Prácticas Curatoriales e Institucionales

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: LatinArt - journal online of art and culture , p. 1

    • Interview Transcript - Topic: Artista presente Lia Menna Barreto

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: LATINART Jornal on line of art and culture


    2003


    • Arte Contemporânea e Memória: as intervenções urbanas da Arte Construtora

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: HISTÓRIA DA ARTE E SOCIEDADE , p. 459

    • Arte Contemporânea e Memória: as intervenções urbanas do Arte Construtora

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: XXIII - Congresso do Comitê Brasileiro de História da Arte

    • Quando as fotografias se transformam em atitudes

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: III Encontro Nacional de Arte e Tecnologia e XXII Nacional de Encontro a ANPAG

    • As Intervenções Urbanas da Arte Construtora

      Artigo publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Revista ARS , v. 2 , p. 73

    • O cinema expandido nas projeções de Regina Silveira

      Artigo publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: www.cineesquemanovo.org , v. 1 , p. 20

    • Quando as Fotografias se transformam em atitudes. Brasil: anos 60 e 70

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Anais do XXII Encontro Nacional da ANPAP , p. 322


    2002


    • O cenário urbano como representação do progresso: história, leituras e atitudes desencadeadas pelo monumento ao Marechal Castelo Branco - Porto Alegre, anos 70

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Anais do XXII Congresso do Comitê Brasileiro de História da Arte , p. 120


    2000


    • É difícil determinar o que é arte

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Jornal do Vale - Caderno Especial de Cultura - Suplemento Cultural Dominical , p. 9


    1998


    • Arte Pública: a escultura de Vasco Prado e Carlos Tenius, RS - anos 70

      Artigo publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. SEÇÃO 3 (ONLINE) , v. 1 , p. 7


    1997


    • Monumentos Públicos: a relação entre arte, Estado e memória social. RS-anos 70

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: História e Cidadania , p. 289


    1996


    • Seu Nadir: um contador de histórias

      Artigo publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Revista Porto e Vírgula , v. 1 , p. 34

    • Escultura no RS/Anos 70: uma abordagem sobre a formulação teórica da pesquisa em artes

      Artigo publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Revista Expor n 3 do Pós Graduação Em Artes Ila Ufpel , v. 3 , p. 8

    • Monumentos Públicos: a escultura de Vasco Prado e Carlos Tenius. RS/Anos 70

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: ANPAP 10 anos , p. 232


    1995


    • A Escultura pública no Rio Grande do Sul - Anos 70: Uma Mediação ao Estado autoritário?

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Anais das VI Jornadas de Teoria e Historia de las Artes , p. 207

    • Escultura e Espaço Urbano em Porto Alegre, na década de 70

      Trabalhos em eventos

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Anais do V Congresso Brasileiro de História da Arte , p. 256


    1994


    • Simões Lopes em Vasco

      Artigo publicado

      Autores: Virginia Gil Araujo

      Fonte: Revista Porto Vírgula , v. 10 , p. 86

    Atuações

    Fundação Armando Álvares Penteado

    • Professora na Pós-Graduação

      Professor Horista

      2002 a 2009

    Escola Superior de Propaganda e Marketing

    • Professor Adjunto

      Celetista formal

      2004 a 2008

    Escola Superior de Propaganda e Marketing/ Comunicação Social

    • Professora de Ensino Superior

      Celetista formal

      2001 a 2004

    Universidade Feevale

    • Professora do Ensino Superior

      Celetista formal

      1998 a 2001

    FAMECOS - PUC/RS

    • Professor de Graduação

      Professor horista

      1995 a 1995

    Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    • Professor de Graduação em Letras (Lic. Plena)

      Celetista formal

      1997 a 1998

    Prefeitura Municipal de Porto Alegre

    • Estagiária

      Estagiária

      1990 a 1991

    • Estagiária

      Estagiária

      1991 a 1992

    • Instrutor de Artes Plásticas História da Arte

      2000 a 2001

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto

      Desde 2010

    • Professor Adjunto

      Desde 2013

    • Vice-chefe do Departamento História da Arte

      Desde 2019

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2013

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    • Revisor de projeto de fomento

      Desde 2013

    Fundação Ema Klabin

    NUEVO MUNDO MUNDOS NUEVOS (CNRS-EHESS)

    • Revisor de periódico

      2020 a 2020

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Mariany S. G. de Araujo

      O valor do opaco - Como as imagens iluminam uma interpretaçãopossível à arquitetura contemporânea​.

      Programa de Pós-graduação em História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    • Daniela Calvo Rodrigues DIONIZIO

      Entre murais e manifestos, arte e política: conexões entre a América Latina e avanguarda soviética

      Programa de Pós-graduação em História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado concluídas

    • EDY CARLOS DA SILVA LEITE

      Alteridades em debate - a série Parahereges de León Ferrari na Pinacoteca do Estado de São Paulo

      Pós-Graduação em História da Arte

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2016

    • Diego César da Silva

      O grupo de fotógrafos Blow Up no período da ditadura civil-miltar no Brasil

      Pós-Graduação em História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • RENATA CORDEIRO DOS SANTOS

      A IMAGEM FOTOGRÁFICA COMO POÉTICA CRÍTICA NO PERÍODO DE ESTADO DE EXCEÇÃO - SÃO PAULO SÉC.XXI

      História da Arte

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • ADRIANA FELDEN

      As fotomontagens de John Heartfield e Tina Modoti na imprensa

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2018

    • LAURA ESCOREL

      IMAGENS INSURGENTES, mulheres e negros no acervo fotográfico de Antonio Candido e Gilda de Mello e Souza

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2017

    • LAURA ESCOREL

      IMAGENS INSURGENTES, mulheres e negros no acervo fotográfico de Antonio Candido e Gilda de Mello e Souza

      Pós-Graduação em História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • GABRIEL FERREIRA GOMES

      Imagens fotográficas de linchamentos na arte contemporânea

      História da Arte

      Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Diego César da Silva

      GERAÇÃO BLOW UP DE FOTÓGRAFOS NO BRASIL DOS ANOS 60/70

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • VICE-CHEFE DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARTE

      Campus Guarulhos

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Paulo

    • Fotografia e Mitos de Origem - a desconstrução dos motivos edênicos a partir dos anos 70

      Estudar as teorias da fotografia a partir dos retratos fotográficos produzidos nos experimentalismos na arte dos anos 60 e 70 para evidenciar a desconstrução dos motivos edênicos pela arte contemporânea fotográfica e os problemas da construção da imagem como ficção na História da Fotografia (o tableau vivant ou a fotografia encenada).

      2011 a 2015

    • A imagem fotográfica do corpo na arte e na história.

      Estuda a integração entre ARTE E TECNOLOGIA em análises fundamentadas na nova historiografia da arte, cujo eixo encontra-se na fotografia. A pesquisa desenvolve o diálogo com outras pesquisas que estudam, as relações entre arte e documentação como a antropologia e a história, suas discussões epistemológicas sobre a inter-relação entre as áreas de tratamento de documentos e obras, em âmbito artístico, metodológico e teórico. Desde 2014, o projeto foi renovado e entrou na sua segunda fase em que direitos humanos, questões de gênero, biopolíticas e enfermidades serão analisadas a partir da arte fotográfica.

      Autores: Virginia Gil Araujo, Edy Carlos Leite, Rafael Rudolf Chiarelli, Adriana Felden, Diego César da Silva

      2010 a 2014

    • Filme de Artista - a política da arte nos anos 60 e 70

      A pesquisa trata da arte experimental, das relações entre o fotográfico e outras linguagens da expressão visual como a fotografia e o cinema experimental a partir da análise das micro-narrativas nos filmes de artistas e fotógrafos. A pesquisa destaca a política da arte a partir do estudo da fotografia no Dadaísmo e no Surrealismo, bem como a arte entre o fotográfico e o cinematográfico do Segundo Pós-Guerra na vertente autorreferenciada, do cinema militante da Geração de 68; da "antropologia de nós mesmos" nos anos 70; assim como do cinema fantástico e a geração super-oitista no Brasil dos anos 60 e 70. PALAVRAS-CHAVE: Artes Visuais; Fotografia; Imagem em Movimento; Retrato.

      Autores: Virginia Gil Araujo, Alcita Graciano de Carvalho, Amanda Vasconcelos

      2011 a 2016

    • As imagens fotográficas do corpo na Arte e na História

      Estuda a integração entre arte e tecnologia em análises fundamentadas na nova historiografia da arte, cujo eixo encontra-se na fotografia. A pesquisa desenvolve o diálogo com outras pesquisas que estudam, as relações entre arte e documentação como a antropologia e a história, suas discussões epistemológicas sobre a transversalidade entre as áreas de tratamento de documentos e obras, em âmbito artístico, metodológico e teórico. Desde 2015, o projeto aborda os temas atuais para a história da arte, bem como para as curadorias de exposições, em que o corpo, os direitos humanos e gênero são tensionados a partir da imagem fotográfica.

      2015 a 2018

    • As políticas da memória através da poética fotográfica na América Latina

      Estuda as políticas da memória a partir da relação interdisciplinar entre fotografia e literatura. Analisa a palavra fotográfica em trabalhos artísticos e literários presentes nas edições de artistas, nas instituições de arte, nos discursos críticos, bem como em manifestações da alteridade.

      Autores: Virginia Gil Araujo, Joana Rodrigues, Edy Carlos Leite, Renata Cordeiro dos Santos, Diego César da Silva, GABRIEL FERREIRA GOMES

      2015 a 2018

    • A imagem fotográfica do corpo na história da arte

      1- Estuda a integração entre arte e tecnologia em análises fundamentadas na nova historiografia da arte, cujo eixo encontra-se na fotografia. A pesquisa desenvolve o diálogo com outras pesquisas que estudam, as relações entre arte e documentação como a antropologia e a história, suas discussões epistemológicas sobre a transversalidade entre as áreas de tratamento de documentos e obras, em âmbito artístico, metodológico e teórico. Desde 2015, o projeto aborda os temas atuais para a história da arte, bem como para as curadorias de exposições, em que o corpo, os direitos humanos e gênero são tensionados a partir da imagem fotográfica. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado: (3)

      Autores: Virginia Gil Araujo, Adriana Felden, Diego César da Silva, GABRIEL FERREIRA GOMES

      Desde 2018

    • PESQUISAS E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE

      O GRUPO DE PESQUISA E ESTUDO EM POÉTICAS FOTOGRÁFICAS PROMOVE COORDENADO PELA PROFA. DRA. VIRGINIA GIL ARAUJO PRODUZ PALESTRAS JUNTO A PROEC. EVENTO - Palestra da Dra. Daniela Maura, pós-doutoranda no Instituto de Artes da UNESP. TÍTULO: REGINA SILVEIRA E A FOTOGRAFIA: MIDDLE CLASS & CO. AS ANAMORFAS.

      Autores: Virginia Gil Araujo, Ribeiro, Daniela Maura, ANA MARIA PIMENTA HOFFMANN

      2020 a 2020

    • IDENTIDADE E ALTERIDADE NIPO-LATINA

      Evento interdepartamental organizado junto ao Departamento de História da Arte e o Departamento de Letras (Espanhol) com a palestra da Profa. Dra. Michiko Okano.

      Autores: Virginia Gil Araujo, MICHIKO OKANO, JOANA DE FÁTIMA RODRIGUES

      2020 a 2020

    • GRUPO DE ESTUDOS A FOTOGRAFIA NAS POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS

      Desde junho de 2020 o GEFOTO se encontra quinzenalmente para conversas com artistas convidados. Antes dos encontros é enviado ao GE indicação de textos acadêmicos sobre a produção das artistas.

      Autores: Virginia Gil Araujo, GABRIEL FERREIRA GOMES, Isabelle Moura, Bruna Andrade, Nívia Araujo, Giulia Panzetti, Laila Pereira de Siqueira, Laís Xavier, Marcella Batista, Fernanda Suzuki, Kezi Santos de Oliveira, Isabella Monteiro, Isabella Mendes, Leandro Santana

      Desde 2020

    • As políticas da memória através da poética fotográfica na América Latina

      Estuda as políticas da memória a partir da relação interdisciplinar entre a mestiçagem das poéticas visuais com a fotografia. Analisa as combinações entre imagens e textos presentes nas edições de artistas, nas instituições de arte, nos discursos críticos, bem como em manifestações da alteridade.

      Autores: Virginia Gil Araujo, FELDEN, Adriana, Edy Carlos Leite, Renata Cordeiro dos Santos, JOANA DE FÁTIMA RODRIGUES, PALOMA DE ARAUJO OLIVEIRA

      Desde 2019

    • Relações de mão dupla entre arte, filosofia, institucionalidade e diversidade.

      Título Relações de mão dupla entre arte, filosofia, institucionalidade e diversidade. Esta pesquisa coletiva tem como objetivo discutir e analisar imagens, objetos e práticas artísticas modernas e contemporâneas a partir dos conceitos de institucionalidade, discurso e alteridade. Os processos (e as dificuldades) de inserção dos bens e práticas culturais nas instituições revelam hierarquias explícitas ou implícitas entre estilos, épocas, técnicas, autores, posições sociais e visões de mundo e, nesse sentido, permitem análises férteis acerca das relações entre as produções artístico-culturais e seus contextos de circulação e recepção. Os discursos e narrativas que se constroem em torno das obras de arte e das expressões culturais também são partes constitutivas de sua valorização e interpretação. Assim, pensar sobre produções e produtores artístico culturais em relação às instituições que os acolhem (ou não), atravessados e constituídos pelas narrativas que sobre eles se constroem, permite uma compreensão filosófica, social e historicamente ancorada desses fenômenos. Por outro lado, quando se leva em conta que formas e expressões culturais fazem parte de processos de construções identitárias, e que as diferenças e desigualdades da sociedade nelas se refletem, mas também por elas podem ser subvertidas, fica claro que as ideias de identidade e alteridade são chaves analíticas interessantes no estudo da produção simbólica e material. Assim, na contramão das análises pautadas em uma suposta autonomia da obra de arte e em análises exclusivamente formais, aqui são propostas abordagens voltadas à contextualização histórica, social, cultural, étnica, institucional e discursiva das obras e de seus seus criadores. São valorizados também objetos não convencionais e sujeitos subalternizados, numa concepção ampliada e interdisciplinar de história da arte. Focaliza-se a dimensão pública e política das artes e formas expressivas em geral, sua imagética e suas indústrias, seja nas artes visuais e performáticas, na arquitetura, na fotografia, no grafite, no cinema ou nas novas mídias, bem como nas exposições e em outras formas de visibilidade e legitimação das artes e dos bens simbólicos. Em síntese, o projeto de pesquisa visa ao estudo das imagens, objetos, processos artísticos e cidades, a partir de seus contextos de produção, dos agenciamentos e hierarquizações que os constituem, das apropriações que deles se fazem e de seus modos de recepção, sempre enfatizando as interfaces entre a criação artística e os vetores extra estéticos, bem como a riqueza das reflexões interdisciplinares. Diferentes referenciais históricos, geográficos e teóricos são contemplados, e pretende-se abranger memórias, saberes e dispositivos, tanto hegemônicos, como não hegemônicos. Bibliografia básica: Bleichmar, Daniela. Visible empire: botanical expeditions and visual culture in the Hispanic Enlightenment. Chicago: Chicago University Press, 2012. Brownlee; Piccoli; Uhlyarik (orgs.). Paisagem nas Américas: pinturas da Terra do Fogo ao Ártico. Toronto, Ontario, Canada : São Paulo, Brasil : [Chicago] : New Haven ; London:Art Gallery of Ontario ; Pinacoteca do Estado de São Paulo ; Terra Foundation for American Art ; In association with Yale University Press, 2016. GELL, Alfred. Arte e Agência. São Paulo: Ubu, 2018. GEERTZ, Clifford. Arte como sistema cultural. In: O Saber Local: novos ensaios em Antropologia Interpretativa. Petrópolis, Vozes, 1997. GOLDSTEIN, Ilana S. Da representação das sobras à ?Reantropofagia?. MODOS: Revista de História da Arte. Campinas, SP, v. 3, n. 3, 2019. MCROBBIE, Angela. The Aftermath of feminism - gender, culture and social change. London: SAGE, 2011. PRICE, Sally. Arte primitiva em centros civilizados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000. KRAU

      Autores: Virginia Gil Araujo, ANA MARIA HOFFMANN, PEDRO FIORI ARANTES, Marina Soler, GOLDSTEIN, Ilana, Yanet Ajiguera de Mattos, JARDIM, Marta Denise, SQUEFF, LETICIA COELHO

      Desde 2021

    • I Simpósio Brasil - América Latina de Arte e Cultura I SIMBRALAC

      O evento discutiu o tema ESPAÇOS DISCURSIVOS DA MEMÓRIA a partir das palestras de curadores e professores convidados, assim como das pesquisas dos alunos de Mestrado da Pós-Graduação em História da Arte da UNIFESP, no Museu Lasar Segall durante três dias.

      Autores: Virginia Gil Araujo, Joana Rodrigues, Edy Carlos Leite, Carolina de Oliveira Patta, Adriana Felden, Renata Cordeiro dos Santos, ALCANTARA, ANDREA

      2016 a 2019

    Fundação Ema Klabin

    Outras atividades técnico científicas

    Atualização Lattes em 2023-02

    Processado em 2023-03-10