Virginia Gil Araujo
Universidade Federal de São Paulo
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA
DEPARTAMENTO DE HISTORIA DA ARTE
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
Resumo
Docente no Programa de Pós-Graduação em História da Arte, atua na Linha de Pesquisa Instituições, Discursos e Alteridades, e no curso de Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Guarulhos. Doutora em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP (2007), Mestre em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995); Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Foi líder do Grupo de Pesquisa Arte & Política do CNPq. Atualmente é organizadora do Simpósio de Arte e Cultura Brasil - América Latina - SIMBRALAC. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história da fotografia, modernidade, políticas da memória, acervos e coleções, antropologia da imagem, micropolíticas da arte, arte fotográfica, filme de artista, ações urbanas e exposições fotográficas.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
ARAUJO, Virgínia Gil
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Formação
Doutorado em Artes
Uma parada - Antonio Manuel e a imagem fotográfica do corpo. Brasil anos 67/77
Historia da Arte
HISTÓRIA DA ARTE
Orientação: Annateresa Fabris
Universidade de São Paulo
Mestrado em História
Monumentos Públicos: a Escultura de Vasco Prado e Carlos Tenius. RS/Anos 70
Historia da Arte
HISTÓRIA DA ARTE
Orientação: Maria Lúcia Bastos Kern
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
1993 a 1995
Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em História
A escultura de Vasco Prado no período do "milagre brasileiro"
Orientação: Arnoldo Walter Doberstein
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
1989 a 1992
Produção
2022
2019
2018
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2009
2008
2007
2006
2005
2004
2003
2002
2000
1998
1997
1996
1995
1994
Atuações
Fundação Armando Álvares Penteado
-
Professora na Pós-Graduação
Professor Horista
2002 a 2009
Escola Superior de Propaganda e Marketing
-
Professor Adjunto
Celetista formal
2004 a 2008
Escola Superior de Propaganda e Marketing/ Comunicação Social
-
Professora de Ensino Superior
Celetista formal
2001 a 2004
Universidade Feevale
-
Professora do Ensino Superior
Celetista formal
1998 a 2001
FAMECOS - PUC/RS
-
Professor de Graduação
Professor horista
1995 a 1995
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
-
Professor de Graduação em Letras (Lic. Plena)
Celetista formal
1997 a 1998
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
-
Estagiária
Estagiária
1990 a 1991
-
Estagiária
Estagiária
1991 a 1992
-
Instrutor de Artes Plásticas História da Arte
2000 a 2001
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
Desde 2010
-
Professor Adjunto
Desde 2013
-
Vice-chefe do Departamento História da Arte
Desde 2019
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2013
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2013
Fundação Ema Klabin
NUEVO MUNDO MUNDOS NUEVOS (CNRS-EHESS)
-
Revisor de periódico
2020 a 2020
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
O valor do opaco - Como as imagens iluminam uma interpretaçãopossível à arquitetura contemporânea.
Programa de Pós-graduação em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Daniela Calvo Rodrigues DIONIZIO
Entre murais e manifestos, arte e política: conexões entre a América Latina e avanguarda soviética
Programa de Pós-graduação em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
Alteridades em debate - a série Parahereges de León Ferrari na Pinacoteca do Estado de São Paulo
Pós-Graduação em História da Arte
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
O grupo de fotógrafos Blow Up no período da ditadura civil-miltar no Brasil
Pós-Graduação em História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
A IMAGEM FOTOGRÁFICA COMO POÉTICA CRÍTICA NO PERÍODO DE ESTADO DE EXCEÇÃO - SÃO PAULO SÉC.XXI
História da Arte
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
As fotomontagens de John Heartfield e Tina Modoti na imprensa
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
IMAGENS INSURGENTES, mulheres e negros no acervo fotográfico de Antonio Candido e Gilda de Mello e Souza
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
IMAGENS INSURGENTES, mulheres e negros no acervo fotográfico de Antonio Candido e Gilda de Mello e Souza
Pós-Graduação em História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Imagens fotográficas de linchamentos na arte contemporânea
História da Arte
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
GERAÇÃO BLOW UP DE FOTÓGRAFOS NO BRASIL DOS ANOS 60/70
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
VICE-CHEFE DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARTE
Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Federal de São Paulo
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Fotografia e Mitos de Origem - a desconstrução dos motivos edênicos a partir dos anos 70
Estudar as teorias da fotografia a partir dos retratos fotográficos produzidos nos experimentalismos na arte dos anos 60 e 70 para evidenciar a desconstrução dos motivos edênicos pela arte contemporânea fotográfica e os problemas da construção da imagem como ficção na História da Fotografia (o tableau vivant ou a fotografia encenada).
2011 a 2015
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A imagem fotográfica do corpo na arte e na história.
Estuda a integração entre ARTE E TECNOLOGIA em análises fundamentadas na nova historiografia da arte, cujo eixo encontra-se na fotografia. A pesquisa desenvolve o diálogo com outras pesquisas que estudam, as relações entre arte e documentação como a antropologia e a história, suas discussões epistemológicas sobre a inter-relação entre as áreas de tratamento de documentos e obras, em âmbito artístico, metodológico e teórico. Desde 2014, o projeto foi renovado e entrou na sua segunda fase em que direitos humanos, questões de gênero, biopolíticas e enfermidades serão analisadas a partir da arte fotográfica.
Autores: Virginia Gil Araujo, Edy Carlos Leite, Rafael Rudolf Chiarelli, Adriana Felden, Diego César da Silva
2010 a 2014
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Filme de Artista - a política da arte nos anos 60 e 70
A pesquisa trata da arte experimental, das relações entre o fotográfico e outras linguagens da expressão visual como a fotografia e o cinema experimental a partir da análise das micro-narrativas nos filmes de artistas e fotógrafos. A pesquisa destaca a política da arte a partir do estudo da fotografia no Dadaísmo e no Surrealismo, bem como a arte entre o fotográfico e o cinematográfico do Segundo Pós-Guerra na vertente autorreferenciada, do cinema militante da Geração de 68; da "antropologia de nós mesmos" nos anos 70; assim como do cinema fantástico e a geração super-oitista no Brasil dos anos 60 e 70. PALAVRAS-CHAVE: Artes Visuais; Fotografia; Imagem em Movimento; Retrato.
Autores: Virginia Gil Araujo, Alcita Graciano de Carvalho, Amanda Vasconcelos
2011 a 2016
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As imagens fotográficas do corpo na Arte e na História
Estuda a integração entre arte e tecnologia em análises fundamentadas na nova historiografia da arte, cujo eixo encontra-se na fotografia. A pesquisa desenvolve o diálogo com outras pesquisas que estudam, as relações entre arte e documentação como a antropologia e a história, suas discussões epistemológicas sobre a transversalidade entre as áreas de tratamento de documentos e obras, em âmbito artístico, metodológico e teórico. Desde 2015, o projeto aborda os temas atuais para a história da arte, bem como para as curadorias de exposições, em que o corpo, os direitos humanos e gênero são tensionados a partir da imagem fotográfica.
2015 a 2018
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As políticas da memória através da poética fotográfica na América Latina
Estuda as políticas da memória a partir da relação interdisciplinar entre fotografia e literatura. Analisa a palavra fotográfica em trabalhos artísticos e literários presentes nas edições de artistas, nas instituições de arte, nos discursos críticos, bem como em manifestações da alteridade.
Autores: Virginia Gil Araujo, Joana Rodrigues, Edy Carlos Leite, Renata Cordeiro dos Santos, Diego César da Silva, GABRIEL FERREIRA GOMES
2015 a 2018
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A imagem fotográfica do corpo na história da arte
1- Estuda a integração entre arte e tecnologia em análises fundamentadas na nova historiografia da arte, cujo eixo encontra-se na fotografia. A pesquisa desenvolve o diálogo com outras pesquisas que estudam, as relações entre arte e documentação como a antropologia e a história, suas discussões epistemológicas sobre a transversalidade entre as áreas de tratamento de documentos e obras, em âmbito artístico, metodológico e teórico. Desde 2015, o projeto aborda os temas atuais para a história da arte, bem como para as curadorias de exposições, em que o corpo, os direitos humanos e gênero são tensionados a partir da imagem fotográfica. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado: (3)
Autores: Virginia Gil Araujo, Adriana Felden, Diego César da Silva, GABRIEL FERREIRA GOMES
Desde 2018
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PESQUISAS E PRÁTICAS EM HISTÓRIA DA ARTE
O GRUPO DE PESQUISA E ESTUDO EM POÉTICAS FOTOGRÁFICAS PROMOVE COORDENADO PELA PROFA. DRA. VIRGINIA GIL ARAUJO PRODUZ PALESTRAS JUNTO A PROEC. EVENTO - Palestra da Dra. Daniela Maura, pós-doutoranda no Instituto de Artes da UNESP. TÍTULO: REGINA SILVEIRA E A FOTOGRAFIA: MIDDLE CLASS & CO. AS ANAMORFAS.
Autores: Virginia Gil Araujo, Ribeiro, Daniela Maura, ANA MARIA PIMENTA HOFFMANN
2020 a 2020
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IDENTIDADE E ALTERIDADE NIPO-LATINA
Evento interdepartamental organizado junto ao Departamento de História da Arte e o Departamento de Letras (Espanhol) com a palestra da Profa. Dra. Michiko Okano.
Autores: Virginia Gil Araujo, MICHIKO OKANO, JOANA DE FÁTIMA RODRIGUES
2020 a 2020
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GRUPO DE ESTUDOS A FOTOGRAFIA NAS POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS
Desde junho de 2020 o GEFOTO se encontra quinzenalmente para conversas com artistas convidados. Antes dos encontros é enviado ao GE indicação de textos acadêmicos sobre a produção das artistas.
Autores: Virginia Gil Araujo, GABRIEL FERREIRA GOMES, Isabelle Moura, Bruna Andrade, Nívia Araujo, Giulia Panzetti, Laila Pereira de Siqueira, Laís Xavier, Marcella Batista, Fernanda Suzuki, Kezi Santos de Oliveira, Isabella Monteiro, Isabella Mendes, Leandro Santana
Desde 2020
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As políticas da memória através da poética fotográfica na América Latina
Estuda as políticas da memória a partir da relação interdisciplinar entre a mestiçagem das poéticas visuais com a fotografia. Analisa as combinações entre imagens e textos presentes nas edições de artistas, nas instituições de arte, nos discursos críticos, bem como em manifestações da alteridade.
Autores: Virginia Gil Araujo, FELDEN, Adriana, Edy Carlos Leite, Renata Cordeiro dos Santos, JOANA DE FÁTIMA RODRIGUES, PALOMA DE ARAUJO OLIVEIRA
Desde 2019
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Relações de mão dupla entre arte, filosofia, institucionalidade e diversidade.
Título Relações de mão dupla entre arte, filosofia, institucionalidade e diversidade. Esta pesquisa coletiva tem como objetivo discutir e analisar imagens, objetos e práticas artísticas modernas e contemporâneas a partir dos conceitos de institucionalidade, discurso e alteridade. Os processos (e as dificuldades) de inserção dos bens e práticas culturais nas instituições revelam hierarquias explícitas ou implícitas entre estilos, épocas, técnicas, autores, posições sociais e visões de mundo e, nesse sentido, permitem análises férteis acerca das relações entre as produções artístico-culturais e seus contextos de circulação e recepção. Os discursos e narrativas que se constroem em torno das obras de arte e das expressões culturais também são partes constitutivas de sua valorização e interpretação. Assim, pensar sobre produções e produtores artístico culturais em relação às instituições que os acolhem (ou não), atravessados e constituídos pelas narrativas que sobre eles se constroem, permite uma compreensão filosófica, social e historicamente ancorada desses fenômenos. Por outro lado, quando se leva em conta que formas e expressões culturais fazem parte de processos de construções identitárias, e que as diferenças e desigualdades da sociedade nelas se refletem, mas também por elas podem ser subvertidas, fica claro que as ideias de identidade e alteridade são chaves analíticas interessantes no estudo da produção simbólica e material. Assim, na contramão das análises pautadas em uma suposta autonomia da obra de arte e em análises exclusivamente formais, aqui são propostas abordagens voltadas à contextualização histórica, social, cultural, étnica, institucional e discursiva das obras e de seus seus criadores. São valorizados também objetos não convencionais e sujeitos subalternizados, numa concepção ampliada e interdisciplinar de história da arte. Focaliza-se a dimensão pública e política das artes e formas expressivas em geral, sua imagética e suas indústrias, seja nas artes visuais e performáticas, na arquitetura, na fotografia, no grafite, no cinema ou nas novas mídias, bem como nas exposições e em outras formas de visibilidade e legitimação das artes e dos bens simbólicos. Em síntese, o projeto de pesquisa visa ao estudo das imagens, objetos, processos artísticos e cidades, a partir de seus contextos de produção, dos agenciamentos e hierarquizações que os constituem, das apropriações que deles se fazem e de seus modos de recepção, sempre enfatizando as interfaces entre a criação artística e os vetores extra estéticos, bem como a riqueza das reflexões interdisciplinares. Diferentes referenciais históricos, geográficos e teóricos são contemplados, e pretende-se abranger memórias, saberes e dispositivos, tanto hegemônicos, como não hegemônicos. Bibliografia básica: Bleichmar, Daniela. Visible empire: botanical expeditions and visual culture in the Hispanic Enlightenment. Chicago: Chicago University Press, 2012. Brownlee; Piccoli; Uhlyarik (orgs.). Paisagem nas Américas: pinturas da Terra do Fogo ao Ártico. Toronto, Ontario, Canada : São Paulo, Brasil : [Chicago] : New Haven ; London:Art Gallery of Ontario ; Pinacoteca do Estado de São Paulo ; Terra Foundation for American Art ; In association with Yale University Press, 2016. GELL, Alfred. Arte e Agência. São Paulo: Ubu, 2018. GEERTZ, Clifford. Arte como sistema cultural. In: O Saber Local: novos ensaios em Antropologia Interpretativa. Petrópolis, Vozes, 1997. GOLDSTEIN, Ilana S. Da representação das sobras à ?Reantropofagia?. MODOS: Revista de História da Arte. Campinas, SP, v. 3, n. 3, 2019. MCROBBIE, Angela. The Aftermath of feminism - gender, culture and social change. London: SAGE, 2011. PRICE, Sally. Arte primitiva em centros civilizados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000. KRAU
Autores: Virginia Gil Araujo, ANA MARIA HOFFMANN, PEDRO FIORI ARANTES, Marina Soler, GOLDSTEIN, Ilana, Yanet Ajiguera de Mattos, JARDIM, Marta Denise, SQUEFF, LETICIA COELHO
Desde 2021
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I Simpósio Brasil - América Latina de Arte e Cultura I SIMBRALAC
O evento discutiu o tema ESPAÇOS DISCURSIVOS DA MEMÓRIA a partir das palestras de curadores e professores convidados, assim como das pesquisas dos alunos de Mestrado da Pós-Graduação em História da Arte da UNIFESP, no Museu Lasar Segall durante três dias.
Autores: Virginia Gil Araujo, Joana Rodrigues, Edy Carlos Leite, Carolina de Oliveira Patta, Adriana Felden, Renata Cordeiro dos Santos, ALCANTARA, ANDREA
2016 a 2019
Fundação Ema Klabin
Outras atividades técnico científicas
Atualização Lattes em 2023-02
Processado em 2023-03-10