Lucia Sano
Universidade Federal de São Paulo
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
Programa de Pós-Graduação: Letras
Resumo
Desde 2009 é docente de Língua e Literatura Gregas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui mestrado (2008) e doutorado (2013) pelo programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo, tendo desenvolvido pesquisa sobre o romance grego antigo. Atualmente se dedica ao estudo e tradução da obra historiográfica de Xenofonte de Atenas, investigando-a também no âmbito dos estudos de recepção. É membro dos grupos de pesquisa (CNPq) Democracia Grega: Discursos Gregos, Desafios Atuais; Tradução e Recepção da Literatura Clássica e Gêneros Poéticos na Grécia Antiga.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
SANO, L.;SANO, LUCIA
Perfis na web
Tags mais usadas
Idiomas
Inglês
Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem
Francês
Compreende bem , Fala razoavelmente , Lê bem , Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende bem , Fala razoavelmente , Lê bem , Escreve razoavelmente
Grego
Compreende nao_informado , Fala nao_informado , Lê bem , Escreve nao_informado
Italiano
Compreende nao_informado , Fala nao_informado , Lê bem , Escreve nao_informado
Alemão
Compreende razoavelmente , Fala razoavelmente , Lê razoavelmente , Escreve razoavelmente
Formação
Doutorado em Letras Clássicas — 2009 - 2013
Sendo Homem: A Guerra no Romance Grego
Orientador(a): Adriane da Silva Duarte, Universidade de São Paulo
Mestrado em Letras (Letras Clássicas) — 2005 - 2008
"Das Narrativas Verdadeiras", de Luciano de Samósata: tradução, notas e estudo
Orientador(a): Adriane da Silva Duarte, Universidade de São Paulo
Graduação em Letras — 2000 - 2004
Universidade de São Paulo
Orientador(a): Adriane da Silva Duarte
Produção Intelecual
2021
Terâmenes nas Helênicas de Xenofonte — Artigo publicado
Autores: Lucia Sano
Fonte: ÁGORA (AVEIRO), v.23, p.63
Três Vidas Felizes na Ciropédia (tradução) — Artigo publicado
Autores: Lucia Sano; Lucia Sano
Fonte: CALÍOPE - PRESENÇA CLÁSSICA, v.41, p.4
Ciropédia de Xenofonte — Livro publicado ou organizado
Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano
Fonte:
2020
O Mundo dos Mortos em Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata — Capítulo de livro publicado
Autores: Lucia Sano
Fonte: A Escrita Grega no Império Romano: Recepção e Transmissão, p.111
2019
Homero e Xenofonte: Panteia, Abradatas e a Guerra de Ciro — Artigo publicado
Autores: Lucia Sano
Fonte: CLASSICA - REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, v.32, p.131
Apresentação - Recepção Antiga e Moderna da Ilíada — Artigo publicado
Autores: Lucia Sano; WERNER, CHRISTIAN; SEBASTIANI, BRENO BATTISTIN; Lucia Sano
Fonte: CLASSICA - REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, v.32, p.95
2018
Criaturas antropofágicas e a astúcia e glória de Odisseu — Artigo publicado
Autores: Thais Portansky; Lucia Sano
Fonte: CODEX: Revista Discente de Estudos Clássicos, v.6, p.1
A Poiesis da Democracia — Livro publicado ou organizado
Autores: Thais Portansky; Lucia Sano; Breno Sebastiani; Delfim Leão; Lucia Sano; Christian Werner; Martinho Soares
Fonte:
O povo arrependido: Xenofonte e o julgamento dos generais da Batalha de Arginusas — Capítulo de livro publicado
Autores: Thais Portansky; Lucia Sano; Breno Sebastiani; Delfim Leão; Lucia Sano; Christian Werner; Martinho Soares; Lucia Sano
Fonte: A Poiesis da Democracia, p.127
2017
Geloia kai Spoudaia: O primeiro simpósio da Ciropedia — Artigo publicado
Autores: Lucia Sano
Fonte: TRANSLATIO, v.1, p.264
Esporte e Guerra na Atenas Democrática — Tradução
Autores: Lucia Sano; Pritchard, David; Lucia Sano; Camila Diogo de Souza
Fonte:
2015
História e Ficção no Romance Grego e o Caso de Siracusa em Cáriton de Afrodísias — Artigo publicado
Autores: Lucia Sano
Fonte: Eutomia (Recife), v.1, p.69
Sendo Homem: A Guerra no Romance Grego — Livro publicado ou organizado
Autores: Lucia Sano; Lucia Sano
Fonte:
Narrativas Verdadeiras — Capítulo de livro publicado
Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano
Fonte: Luciano de Samósata - Biografia Literária, p.10
Os mitos embutidos e o episódio bélico em Dáfnis e Cloé — Capítulo de livro publicado
Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano
Fonte: Tecendo Narrativas: Unidade e Episódio na Literatura Grega Antiga, p.321
2013
Transformando a Bomolochia: o Prazer da Ficção nas Historias Verdadeiras — Artigo publicado
Autores: Lucia Sano
Fonte: Nuntius Antiquus, v.IX, p.87
Prazer e Utilidade na Leitura do Romance Grego — Capítulo de livro publicado
Autores: Lucia Sano; Lucia Sano
Fonte: Oralidade, Escrita e Performance na Antiguidade, p.106
Luciano de Samósata: Uma introdução — Capítulo de livro publicado
Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano
Fonte: Hellenistica, p.37
2009
A Guerra em — Trabalhos em eventos
Autores: Lucia Sano
Fonte: Programa/Resumos
Ciência: 100 Cientistas que Mudaram o Mundo — Tradução
Autores: Lucia Sano; Lucia Sano
Fonte:
Jejuns e Festivais Hindus — Tradução
Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano
Fonte:
Magia no Mundo Grego Antigo — Tradução
Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano
Fonte:
Filosofia: Um Guia Para Iniciantes — Tradução
Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano
Fonte:
2008
From the Pillars of Herakles to the Moon: the narrative of Lucian's voyage — Trabalhos em eventos
Autores: Lucia Sano
Fonte: Crossroads in the ancient novel: Spaces, frontiers, intesections, p.81
2007
Luciano e a defesa da ficção — Trabalhos em eventos
Autores: Lucia Sano
Fonte: Programação/Resumos
2006
?Os heróis homéricos nos Diálogos dos Mortos de Luciano de Samósata? — Trabalhos em eventos
Autores: Lucia Sano
Fonte: Actas do Cuarto Coloquio Internacional de Estudios Clásicos: Lenguaje, Discurso y Civilización.
2004
?Tradução de Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata? — Trabalhos em eventos
Autores: Lucia Sano
Fonte: XII Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo
A tradição homérica em — Trabalhos em eventos
Autores: Lucia Sano; Lucia Sano
Fonte: Programa
Atuações profissionais
Universidade de São Paulo
Estagiário Estágio 2007 - 2007
Estagiário Estágio 2008 - 2008
Professor Colaborador 2016 - 2016
Universidade Federal de São Paulo
professor assistente Formal labor contract 2009 - 2013
professor adjunto Formal labor contract 2014 -
professor adjunto 2017 -
Translatio
Membro de corpo editorial — 2015 -
Ensino
Aqui vão as atividades de ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Vitor Sousa Pereira — 2021 - Em andamento
A recepção da mitologia clássica no heavy metal
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Emerson Santos Bezerra — 2021 - Em andamento
A recepção da mitologia clássica em Cavaleiros do Zodíaco
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Dissertação de mestrado concluídas
-
Thais Portansky de Lima — 2018
Uma Mulher sem Lugar: a Recepção da Medeia de Eurípides na Literatura Latina
Letras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
-
Nayra Dias Kikuchi — 2018
Entre a Antiguidade e a Modernidade: a recepção da Antígona de Sófocles no teatro espanhol do período da Ditadura Franquista
Letras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Atividades de gestão
Universidade Federal de São Paulo
Vice-chefe do Departamento de Letras — 2017 - 2019
Campus Guarulhos
— 2019 -
Campus Guarulhos
Vice-chefe do Departamento de Letras — 2017 - 2019
Campus Guarulhos
— 2019 -
Campus Guarulhos
Vice-chefe do Departamento de Letras — 2017 - 2019
Campus Guarulhos
— 2019 -
Campus Guarulhos
Projetos de pesquisa
Guerra e andreia no Romance Grego — 2009 - 2013
Episódios bélicos são convencionais na estrutura do romance grego. Por se tratar de um tema fundamental da cultura grega, a guerra permite, por um lado, que seja explorada a relação entre esse novo gênero e a tradição literária (em especial a épica e a historiografia), e, por outro lado, que se estabeleçam diversos ideais de masculinidade. Assim, nesta tese investigam-se os episódios bélicos dos romances de Cáriton de Afrodísias ("Quéreas e Calírroe"), de Longo ("Dáfnis e Cloé") e de Heliodoro ("As Etiópicas") tendo em vista a representação de aspectos como andreia (?coragem?, ?masculinidade?), autocontrole (sophrosyne) e violência dos personagens masculinos. Sugere-se que é possível observar nessas narrativas uma valorização do controle da raiva e da violência em detrimento da habilidade marcial e do uso da força como manifestação de andreia, o que revela uma concepção de heroísmo mais afim com o contexto cultural em que eles foram produzidos.
Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata: Tradução, Notas e Estudo — 2005 - 2008
Os resultados desse projeto foram uma tradução anotada das Histórias Verdadeiras de Luciano de Samósata, bem como um comentário dos aspectos programáticos do proêmio do texto e uma investigação de como o autor desenvolve alguns temas narrativos principais (heroísmo, viagem, guerra, o mundo dos mortos) aludindo a gêneros literários tradicionais, especialmente à poesia épica e à historiografia. Meu objetivo era discutir a produção de narrativas de ficção em prosa no contexto da Segunda Sofística
Integrantes: Lucia Sano
Guerra e andreia no Romance Grego — 2009 - 2013
Episódios bélicos são convencionais na estrutura do romance grego. Por se tratar de um tema fundamental da cultura grega, a guerra permite, por um lado, que seja explorada a relação entre esse novo gênero e a tradição literária (em especial a épica e a historiografia), e, por outro lado, que se estabeleçam diversos ideais de masculinidade. Assim, nesta tese investigam-se os episódios bélicos dos romances de Cáriton de Afrodísias ("Quéreas e Calírroe"), de Longo ("Dáfnis e Cloé") e de Heliodoro ("As Etiópicas") tendo em vista a representação de aspectos como andreia (?coragem?, ?masculinidade?), autocontrole (sophrosyne) e violência dos personagens masculinos. Sugere-se que é possível observar nessas narrativas uma valorização do controle da raiva e da violência em detrimento da habilidade marcial e do uso da força como manifestação de andreia, o que revela uma concepção de heroísmo mais afim com o contexto cultural em que eles foram produzidos.
Integrantes: Lucia Sano
Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata: Tradução, Notas e Estudo — 2005 - 2008
Os resultados desse projeto foram uma tradução anotada das Histórias Verdadeiras de Luciano de Samósata, bem como um comentário dos aspectos programáticos do proêmio do texto e uma investigação de como o autor desenvolve alguns temas narrativos principais (heroísmo, viagem, guerra, o mundo dos mortos) aludindo a gêneros literários tradicionais, especialmente à poesia épica e à historiografia. Meu objetivo era discutir a produção de narrativas de ficção em prosa no contexto da Segunda Sofística
Integrantes: Lucia Sano
Guerra e andreia no Romance Grego — 2009 - 2013
Episódios bélicos são convencionais na estrutura do romance grego. Por se tratar de um tema fundamental da cultura grega, a guerra permite, por um lado, que seja explorada a relação entre esse novo gênero e a tradição literária (em especial a épica e a historiografia), e, por outro lado, que se estabeleçam diversos ideais de masculinidade. Assim, nesta tese investigam-se os episódios bélicos dos romances de Cáriton de Afrodísias ("Quéreas e Calírroe"), de Longo ("Dáfnis e Cloé") e de Heliodoro ("As Etiópicas") tendo em vista a representação de aspectos como andreia (?coragem?, ?masculinidade?), autocontrole (sophrosyne) e violência dos personagens masculinos. Sugere-se que é possível observar nessas narrativas uma valorização do controle da raiva e da violência em detrimento da habilidade marcial e do uso da força como manifestação de andreia, o que revela uma concepção de heroísmo mais afim com o contexto cultural em que eles foram produzidos.
Integrantes: Lucia Sano
Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata: Tradução, Notas e Estudo — 2005 - 2008
Os resultados desse projeto foram uma tradução anotada das Histórias Verdadeiras de Luciano de Samósata, bem como um comentário dos aspectos programáticos do proêmio do texto e uma investigação de como o autor desenvolve alguns temas narrativos principais (heroísmo, viagem, guerra, o mundo dos mortos) aludindo a gêneros literários tradicionais, especialmente à poesia épica e à historiografia. Meu objetivo era discutir a produção de narrativas de ficção em prosa no contexto da Segunda Sofística
Integrantes: Lucia Sano
A Ciropédia, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2014 - 2016
Para esse projeto, realizou-se estágio de pesquisa na Universidade Humboldt em Berlim (2014). O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Ciropédia (c. 360 a.C.), de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os propósitos possíveis e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro e eu acredito que o resultado deste projeto será de interesse de um público mais amplo, uma vez que a recepção dessa obra de Xenofonte em particular foi rica e diversa ao longo de diferentes momentos históricos e porque a abordagem do autor ao tema da liderança serve a discussões atuais sobre o assunto. A publicação em livro está prevista para o ano de 2021.
Integrantes: Lucia Sano
Interlúdios Clássicos — 2018 -
O projeto tem por objetivo apresentar ao público em geral o conhecimento produzido pelas pesquisas em Estudos Clássicos sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo um público amplo e plural e fornecendo subsídios para que se reflita de forma crítica sobre diversos aspectos fundadores da nossa cultura, não só do ponto de vista artístico e histórico, mas também no que concerne às nossas bases políticas e éticas, atendendo assim, de forma transversal, demandas variadas da nossa sociedade como um todo
Integrantes: Lucia Sano
Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade — 2019 -
Projeto binacional coordenado por Breno Battistin Sebastiani (USP/CAPES) e Delfim Ferreira Leão (UC/FCT). Tem por objetivo discutir o conceito e a experiência fundadora de democracia na Atenas do período clássico e a sua receção literária e política até à atualidade. Estudar criticamente a democracia ateniense, encarada como problema e prática quotidianos, a partir de suas 'staseis' (crises) e 'metabolai' (mudanças)..
Integrantes: Lucia Sano, Martinez, Josiane, Morganti, Bianca
Recepção da Literatura Clássica — 2019 -
Este projeto engloba discussões acerca da recepção do clássico greco-latino em diversos contextos, seja na própria Antiguidade ou em outros períodos históricos, abrangendo ainda sua permanência em obras literárias, no cinema, na música e em outras manifestações culturais que lhe dão novos sentidos. Em comum, a percepção de que o clássico está em constantes construção e disputa, o que levou nas últimas décadas a abordagens distintas daquelas praticadas nos estudos de ?tradição clássica? - desafios e meios para analisar a permanência e a mutabilidade da obra clássica têm ainda sido acrescidos à reflexão de Martindale (Redeeming the text, 1993), marco fundador dos estudos de recepção clássica, como Hardwick (Receptions studies, 2003), Martindale e Thomas (Classics and the uses of reception, 2006), Porter (?Future prospects?, 2008), Greenwood (?Omni-local classical receptions?, 2013). Em especial, interessa-nos pensar a recepção na tensão entre local e universal, mas o projeto pretende abarcar ainda outras perspectivas críticas associadas à recepção clássica.
Integrantes: Lucia Sano, Chrstian Werner, Breno Sebastiani, Daniel Rossi Nunes Lopes, Camila Zanon, Delfim Leão, Martinho Soares, Flavia Fernandes Benini, Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho, Teresa Alexandrina Alves Nunes, Miguel Filipe Marques Mano Monteiro de Sena
A Anábase, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2019 -
O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Anábase, de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os possíveis propósitos e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro.
Integrantes: Lucia Sano, Thais Portansky, Nayra Mikie Dias Kikuchi, Vitor Sousa Pereira, Emerson Santos Bezerra, Carlos Eduardo Oliveira Gonçalves
A Ciropédia, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2014 - 2016
Para esse projeto, realizou-se estágio de pesquisa na Universidade Humboldt em Berlim (2014). O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Ciropédia (c. 360 a.C.), de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os propósitos possíveis e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro e eu acredito que o resultado deste projeto será de interesse de um público mais amplo, uma vez que a recepção dessa obra de Xenofonte em particular foi rica e diversa ao longo de diferentes momentos históricos e porque a abordagem do autor ao tema da liderança serve a discussões atuais sobre o assunto. A publicação em livro está prevista para o ano de 2021.
Integrantes: Lucia Sano
Interlúdios Clássicos — 2018 -
O projeto tem por objetivo apresentar ao público em geral o conhecimento produzido pelas pesquisas em Estudos Clássicos sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo um público amplo e plural e fornecendo subsídios para que se reflita de forma crítica sobre diversos aspectos fundadores da nossa cultura, não só do ponto de vista artístico e histórico, mas também no que concerne às nossas bases políticas e éticas, atendendo assim, de forma transversal, demandas variadas da nossa sociedade como um todo
Integrantes: Lucia Sano
Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade — 2019 -
Projeto binacional coordenado por Breno Battistin Sebastiani (USP/CAPES) e Delfim Ferreira Leão (UC/FCT). Tem por objetivo discutir o conceito e a experiência fundadora de democracia na Atenas do período clássico e a sua receção literária e política até à atualidade. Estudar criticamente a democracia ateniense, encarada como problema e prática quotidianos, a partir de suas 'staseis' (crises) e 'metabolai' (mudanças)..
Integrantes: Lucia Sano, Martinez, Josiane, Morganti, Bianca
Recepção da Literatura Clássica — 2019 -
Este projeto engloba discussões acerca da recepção do clássico greco-latino em diversos contextos, seja na própria Antiguidade ou em outros períodos históricos, abrangendo ainda sua permanência em obras literárias, no cinema, na música e em outras manifestações culturais que lhe dão novos sentidos. Em comum, a percepção de que o clássico está em constantes construção e disputa, o que levou nas últimas décadas a abordagens distintas daquelas praticadas nos estudos de ?tradição clássica? - desafios e meios para analisar a permanência e a mutabilidade da obra clássica têm ainda sido acrescidos à reflexão de Martindale (Redeeming the text, 1993), marco fundador dos estudos de recepção clássica, como Hardwick (Receptions studies, 2003), Martindale e Thomas (Classics and the uses of reception, 2006), Porter (?Future prospects?, 2008), Greenwood (?Omni-local classical receptions?, 2013). Em especial, interessa-nos pensar a recepção na tensão entre local e universal, mas o projeto pretende abarcar ainda outras perspectivas críticas associadas à recepção clássica.
Integrantes: Lucia Sano, Chrstian Werner, Breno Sebastiani, Daniel Rossi Nunes Lopes, Camila Zanon, Delfim Leão, Martinho Soares, Flavia Fernandes Benini, Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho, Teresa Alexandrina Alves Nunes, Miguel Filipe Marques Mano Monteiro de Sena
A Anábase, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2019 -
O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Anábase, de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os possíveis propósitos e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro.
Integrantes: Lucia Sano, Thais Portansky, Nayra Mikie Dias Kikuchi, Vitor Sousa Pereira, Emerson Santos Bezerra, Carlos Eduardo Oliveira Gonçalves
A Ciropédia, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2014 - 2016
Para esse projeto, realizou-se estágio de pesquisa na Universidade Humboldt em Berlim (2014). O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Ciropédia (c. 360 a.C.), de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os propósitos possíveis e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro e eu acredito que o resultado deste projeto será de interesse de um público mais amplo, uma vez que a recepção dessa obra de Xenofonte em particular foi rica e diversa ao longo de diferentes momentos históricos e porque a abordagem do autor ao tema da liderança serve a discussões atuais sobre o assunto. A publicação em livro está prevista para o ano de 2021.
Integrantes: Lucia Sano
Interlúdios Clássicos — 2018 -
O projeto tem por objetivo apresentar ao público em geral o conhecimento produzido pelas pesquisas em Estudos Clássicos sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo um público amplo e plural e fornecendo subsídios para que se reflita de forma crítica sobre diversos aspectos fundadores da nossa cultura, não só do ponto de vista artístico e histórico, mas também no que concerne às nossas bases políticas e éticas, atendendo assim, de forma transversal, demandas variadas da nossa sociedade como um todo
Integrantes: Lucia Sano
Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade — 2019 -
Projeto binacional coordenado por Breno Battistin Sebastiani (USP/CAPES) e Delfim Ferreira Leão (UC/FCT). Tem por objetivo discutir o conceito e a experiência fundadora de democracia na Atenas do período clássico e a sua receção literária e política até à atualidade. Estudar criticamente a democracia ateniense, encarada como problema e prática quotidianos, a partir de suas 'staseis' (crises) e 'metabolai' (mudanças)..
Integrantes: Lucia Sano, Martinez, Josiane, Morganti, Bianca
Recepção da Literatura Clássica — 2019 -
Este projeto engloba discussões acerca da recepção do clássico greco-latino em diversos contextos, seja na própria Antiguidade ou em outros períodos históricos, abrangendo ainda sua permanência em obras literárias, no cinema, na música e em outras manifestações culturais que lhe dão novos sentidos. Em comum, a percepção de que o clássico está em constantes construção e disputa, o que levou nas últimas décadas a abordagens distintas daquelas praticadas nos estudos de ?tradição clássica? - desafios e meios para analisar a permanência e a mutabilidade da obra clássica têm ainda sido acrescidos à reflexão de Martindale (Redeeming the text, 1993), marco fundador dos estudos de recepção clássica, como Hardwick (Receptions studies, 2003), Martindale e Thomas (Classics and the uses of reception, 2006), Porter (?Future prospects?, 2008), Greenwood (?Omni-local classical receptions?, 2013). Em especial, interessa-nos pensar a recepção na tensão entre local e universal, mas o projeto pretende abarcar ainda outras perspectivas críticas associadas à recepção clássica.
Integrantes: Lucia Sano, Chrstian Werner, Breno Sebastiani, Daniel Rossi Nunes Lopes, Camila Zanon, Delfim Leão, Martinho Soares, Flavia Fernandes Benini, Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho, Teresa Alexandrina Alves Nunes, Miguel Filipe Marques Mano Monteiro de Sena
A Anábase, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2019 -
O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Anábase, de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os possíveis propósitos e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro.
Integrantes: Lucia Sano, Thais Portansky, Nayra Mikie Dias Kikuchi, Vitor Sousa Pereira, Emerson Santos Bezerra, Carlos Eduardo Oliveira Gonçalves
Outras atividades técnico científicas
Atuações profissionais
Universidade de São Paulo
Estagiário Estágio — 2007 - 2007
Projetos de pesquisa
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas — 2009 - 2013
Guerra e andreia no Romance Grego — 2009 - 2013
Episódios bélicos são convencionais na estrutura do romance grego. Por se tratar de um tema fundamental da cultura grega, a guerra permite, por um lado, que seja explorada a relação entre esse novo gênero e a tradição literária (em especial a épica e a historiografia), e, por outro lado, que se estabeleçam diversos ideais de masculinidade. Assim, nesta tese investigam-se os episódios bélicos dos romances de Cáriton de Afrodísias ("Quéreas e Calírroe"), de Longo ("Dáfnis e Cloé") e de Heliodoro ("As Etiópicas") tendo em vista a representação de aspectos como andreia (?coragem?, ?masculinidade?), autocontrole (sophrosyne) e violência dos personagens masculinos. Sugere-se que é possível observar nessas narrativas uma valorização do controle da raiva e da violência em detrimento da habilidade marcial e do uso da força como manifestação de andreia, o que revela uma concepção de heroísmo mais afim com o contexto cultural em que eles foram produzidos.
Integrantes: Lucia Sano
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas — 2005 - 2008
Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata: Tradução, Notas e Estudo — 2005 - 2008
Os resultados desse projeto foram uma tradução anotada das Histórias Verdadeiras de Luciano de Samósata, bem como um comentário dos aspectos programáticos do proêmio do texto e uma investigação de como o autor desenvolve alguns temas narrativos principais (heroísmo, viagem, guerra, o mundo dos mortos) aludindo a gêneros literários tradicionais, especialmente à poesia épica e à historiografia. Meu objetivo era discutir a produção de narrativas de ficção em prosa no contexto da Segunda Sofística
Integrantes: Lucia Sano
Estagiário Estágio — 2008 - 2008
Projetos de pesquisa
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas — 2009 - 2013
Guerra e andreia no Romance Grego — 2009 - 2013
Episódios bélicos são convencionais na estrutura do romance grego. Por se tratar de um tema fundamental da cultura grega, a guerra permite, por um lado, que seja explorada a relação entre esse novo gênero e a tradição literária (em especial a épica e a historiografia), e, por outro lado, que se estabeleçam diversos ideais de masculinidade. Assim, nesta tese investigam-se os episódios bélicos dos romances de Cáriton de Afrodísias ("Quéreas e Calírroe"), de Longo ("Dáfnis e Cloé") e de Heliodoro ("As Etiópicas") tendo em vista a representação de aspectos como andreia (?coragem?, ?masculinidade?), autocontrole (sophrosyne) e violência dos personagens masculinos. Sugere-se que é possível observar nessas narrativas uma valorização do controle da raiva e da violência em detrimento da habilidade marcial e do uso da força como manifestação de andreia, o que revela uma concepção de heroísmo mais afim com o contexto cultural em que eles foram produzidos.
Integrantes: Lucia Sano
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas — 2005 - 2008
Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata: Tradução, Notas e Estudo — 2005 - 2008
Os resultados desse projeto foram uma tradução anotada das Histórias Verdadeiras de Luciano de Samósata, bem como um comentário dos aspectos programáticos do proêmio do texto e uma investigação de como o autor desenvolve alguns temas narrativos principais (heroísmo, viagem, guerra, o mundo dos mortos) aludindo a gêneros literários tradicionais, especialmente à poesia épica e à historiografia. Meu objetivo era discutir a produção de narrativas de ficção em prosa no contexto da Segunda Sofística
Integrantes: Lucia Sano
Professor Colaborador — 2016 - 2016
Projetos de pesquisa
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas — 2009 - 2013
Guerra e andreia no Romance Grego — 2009 - 2013
Episódios bélicos são convencionais na estrutura do romance grego. Por se tratar de um tema fundamental da cultura grega, a guerra permite, por um lado, que seja explorada a relação entre esse novo gênero e a tradição literária (em especial a épica e a historiografia), e, por outro lado, que se estabeleçam diversos ideais de masculinidade. Assim, nesta tese investigam-se os episódios bélicos dos romances de Cáriton de Afrodísias ("Quéreas e Calírroe"), de Longo ("Dáfnis e Cloé") e de Heliodoro ("As Etiópicas") tendo em vista a representação de aspectos como andreia (?coragem?, ?masculinidade?), autocontrole (sophrosyne) e violência dos personagens masculinos. Sugere-se que é possível observar nessas narrativas uma valorização do controle da raiva e da violência em detrimento da habilidade marcial e do uso da força como manifestação de andreia, o que revela uma concepção de heroísmo mais afim com o contexto cultural em que eles foram produzidos.
Integrantes: Lucia Sano
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas — 2005 - 2008
Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata: Tradução, Notas e Estudo — 2005 - 2008
Os resultados desse projeto foram uma tradução anotada das Histórias Verdadeiras de Luciano de Samósata, bem como um comentário dos aspectos programáticos do proêmio do texto e uma investigação de como o autor desenvolve alguns temas narrativos principais (heroísmo, viagem, guerra, o mundo dos mortos) aludindo a gêneros literários tradicionais, especialmente à poesia épica e à historiografia. Meu objetivo era discutir a produção de narrativas de ficção em prosa no contexto da Segunda Sofística
Integrantes: Lucia Sano
Universidade Federal de São Paulo
professor assistente Formal labor contract — 2009 - 2013
Atividades de gestão
Vice-chefe do Departamento de Letras — 2017 - 2019
Órgão: Campus Guarulhos
— 2019 -
Órgão: Campus Guarulhos
Projetos de pesquisa
Campus Guarulhos — 2014 - 2016
A Ciropédia, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2014 - 2016
Para esse projeto, realizou-se estágio de pesquisa na Universidade Humboldt em Berlim (2014). O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Ciropédia (c. 360 a.C.), de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os propósitos possíveis e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro e eu acredito que o resultado deste projeto será de interesse de um público mais amplo, uma vez que a recepção dessa obra de Xenofonte em particular foi rica e diversa ao longo de diferentes momentos históricos e porque a abordagem do autor ao tema da liderança serve a discussões atuais sobre o assunto. A publicação em livro está prevista para o ano de 2021.
Integrantes: Lucia Sano
Campus Guarulhos — 2018 -
Interlúdios Clássicos — 2018 -
O projeto tem por objetivo apresentar ao público em geral o conhecimento produzido pelas pesquisas em Estudos Clássicos sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo um público amplo e plural e fornecendo subsídios para que se reflita de forma crítica sobre diversos aspectos fundadores da nossa cultura, não só do ponto de vista artístico e histórico, mas também no que concerne às nossas bases políticas e éticas, atendendo assim, de forma transversal, demandas variadas da nossa sociedade como um todo
Integrantes: Lucia Sano
Campus Guarulhos — 2019 -
Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade — 2019 -
Projeto binacional coordenado por Breno Battistin Sebastiani (USP/CAPES) e Delfim Ferreira Leão (UC/FCT). Tem por objetivo discutir o conceito e a experiência fundadora de democracia na Atenas do período clássico e a sua receção literária e política até à atualidade. Estudar criticamente a democracia ateniense, encarada como problema e prática quotidianos, a partir de suas 'staseis' (crises) e 'metabolai' (mudanças)..
Integrantes: Lucia Sano, Martinez, Josiane, Morganti, Bianca
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2019 -
Recepção da Literatura Clássica — 2019 -
Este projeto engloba discussões acerca da recepção do clássico greco-latino em diversos contextos, seja na própria Antiguidade ou em outros períodos históricos, abrangendo ainda sua permanência em obras literárias, no cinema, na música e em outras manifestações culturais que lhe dão novos sentidos. Em comum, a percepção de que o clássico está em constantes construção e disputa, o que levou nas últimas décadas a abordagens distintas daquelas praticadas nos estudos de ?tradição clássica? - desafios e meios para analisar a permanência e a mutabilidade da obra clássica têm ainda sido acrescidos à reflexão de Martindale (Redeeming the text, 1993), marco fundador dos estudos de recepção clássica, como Hardwick (Receptions studies, 2003), Martindale e Thomas (Classics and the uses of reception, 2006), Porter (?Future prospects?, 2008), Greenwood (?Omni-local classical receptions?, 2013). Em especial, interessa-nos pensar a recepção na tensão entre local e universal, mas o projeto pretende abarcar ainda outras perspectivas críticas associadas à recepção clássica.
Integrantes: Lucia Sano, Chrstian Werner, Breno Sebastiani, Daniel Rossi Nunes Lopes, Camila Zanon, Delfim Leão, Martinho Soares, Flavia Fernandes Benini, Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho, Teresa Alexandrina Alves Nunes, Miguel Filipe Marques Mano Monteiro de Sena
Campus Guarulhos — 2019 -
A Anábase, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2019 -
O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Anábase, de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os possíveis propósitos e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro.
Integrantes: Lucia Sano, Thais Portansky, Nayra Mikie Dias Kikuchi, Vitor Sousa Pereira, Emerson Santos Bezerra, Carlos Eduardo Oliveira Gonçalves
professor adjunto Formal labor contract — 2014 -
Atividades de gestão
Vice-chefe do Departamento de Letras — 2017 - 2019
Órgão: Campus Guarulhos
— 2019 -
Órgão: Campus Guarulhos
Projetos de pesquisa
Campus Guarulhos — 2014 - 2016
A Ciropédia, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2014 - 2016
Para esse projeto, realizou-se estágio de pesquisa na Universidade Humboldt em Berlim (2014). O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Ciropédia (c. 360 a.C.), de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os propósitos possíveis e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro e eu acredito que o resultado deste projeto será de interesse de um público mais amplo, uma vez que a recepção dessa obra de Xenofonte em particular foi rica e diversa ao longo de diferentes momentos históricos e porque a abordagem do autor ao tema da liderança serve a discussões atuais sobre o assunto. A publicação em livro está prevista para o ano de 2021.
Integrantes: Lucia Sano
Campus Guarulhos — 2018 -
Interlúdios Clássicos — 2018 -
O projeto tem por objetivo apresentar ao público em geral o conhecimento produzido pelas pesquisas em Estudos Clássicos sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo um público amplo e plural e fornecendo subsídios para que se reflita de forma crítica sobre diversos aspectos fundadores da nossa cultura, não só do ponto de vista artístico e histórico, mas também no que concerne às nossas bases políticas e éticas, atendendo assim, de forma transversal, demandas variadas da nossa sociedade como um todo
Integrantes: Lucia Sano
Campus Guarulhos — 2019 -
Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade — 2019 -
Projeto binacional coordenado por Breno Battistin Sebastiani (USP/CAPES) e Delfim Ferreira Leão (UC/FCT). Tem por objetivo discutir o conceito e a experiência fundadora de democracia na Atenas do período clássico e a sua receção literária e política até à atualidade. Estudar criticamente a democracia ateniense, encarada como problema e prática quotidianos, a partir de suas 'staseis' (crises) e 'metabolai' (mudanças)..
Integrantes: Lucia Sano, Martinez, Josiane, Morganti, Bianca
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2019 -
Recepção da Literatura Clássica — 2019 -
Este projeto engloba discussões acerca da recepção do clássico greco-latino em diversos contextos, seja na própria Antiguidade ou em outros períodos históricos, abrangendo ainda sua permanência em obras literárias, no cinema, na música e em outras manifestações culturais que lhe dão novos sentidos. Em comum, a percepção de que o clássico está em constantes construção e disputa, o que levou nas últimas décadas a abordagens distintas daquelas praticadas nos estudos de ?tradição clássica? - desafios e meios para analisar a permanência e a mutabilidade da obra clássica têm ainda sido acrescidos à reflexão de Martindale (Redeeming the text, 1993), marco fundador dos estudos de recepção clássica, como Hardwick (Receptions studies, 2003), Martindale e Thomas (Classics and the uses of reception, 2006), Porter (?Future prospects?, 2008), Greenwood (?Omni-local classical receptions?, 2013). Em especial, interessa-nos pensar a recepção na tensão entre local e universal, mas o projeto pretende abarcar ainda outras perspectivas críticas associadas à recepção clássica.
Integrantes: Lucia Sano, Chrstian Werner, Breno Sebastiani, Daniel Rossi Nunes Lopes, Camila Zanon, Delfim Leão, Martinho Soares, Flavia Fernandes Benini, Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho, Teresa Alexandrina Alves Nunes, Miguel Filipe Marques Mano Monteiro de Sena
Campus Guarulhos — 2019 -
A Anábase, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2019 -
O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Anábase, de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os possíveis propósitos e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro.
Integrantes: Lucia Sano, Thais Portansky, Nayra Mikie Dias Kikuchi, Vitor Sousa Pereira, Emerson Santos Bezerra, Carlos Eduardo Oliveira Gonçalves
professor adjunto — 2017 -
Atividades de gestão
Vice-chefe do Departamento de Letras — 2017 - 2019
Órgão: Campus Guarulhos
— 2019 -
Órgão: Campus Guarulhos
Projetos de pesquisa
Campus Guarulhos — 2014 - 2016
A Ciropédia, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2014 - 2016
Para esse projeto, realizou-se estágio de pesquisa na Universidade Humboldt em Berlim (2014). O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Ciropédia (c. 360 a.C.), de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os propósitos possíveis e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro e eu acredito que o resultado deste projeto será de interesse de um público mais amplo, uma vez que a recepção dessa obra de Xenofonte em particular foi rica e diversa ao longo de diferentes momentos históricos e porque a abordagem do autor ao tema da liderança serve a discussões atuais sobre o assunto. A publicação em livro está prevista para o ano de 2021.
Integrantes: Lucia Sano
Campus Guarulhos — 2018 -
Interlúdios Clássicos — 2018 -
O projeto tem por objetivo apresentar ao público em geral o conhecimento produzido pelas pesquisas em Estudos Clássicos sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo um público amplo e plural e fornecendo subsídios para que se reflita de forma crítica sobre diversos aspectos fundadores da nossa cultura, não só do ponto de vista artístico e histórico, mas também no que concerne às nossas bases políticas e éticas, atendendo assim, de forma transversal, demandas variadas da nossa sociedade como um todo
Integrantes: Lucia Sano
Campus Guarulhos — 2019 -
Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade — 2019 -
Projeto binacional coordenado por Breno Battistin Sebastiani (USP/CAPES) e Delfim Ferreira Leão (UC/FCT). Tem por objetivo discutir o conceito e a experiência fundadora de democracia na Atenas do período clássico e a sua receção literária e política até à atualidade. Estudar criticamente a democracia ateniense, encarada como problema e prática quotidianos, a partir de suas 'staseis' (crises) e 'metabolai' (mudanças)..
Integrantes: Lucia Sano, Martinez, Josiane, Morganti, Bianca
Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2019 -
Recepção da Literatura Clássica — 2019 -
Este projeto engloba discussões acerca da recepção do clássico greco-latino em diversos contextos, seja na própria Antiguidade ou em outros períodos históricos, abrangendo ainda sua permanência em obras literárias, no cinema, na música e em outras manifestações culturais que lhe dão novos sentidos. Em comum, a percepção de que o clássico está em constantes construção e disputa, o que levou nas últimas décadas a abordagens distintas daquelas praticadas nos estudos de ?tradição clássica? - desafios e meios para analisar a permanência e a mutabilidade da obra clássica têm ainda sido acrescidos à reflexão de Martindale (Redeeming the text, 1993), marco fundador dos estudos de recepção clássica, como Hardwick (Receptions studies, 2003), Martindale e Thomas (Classics and the uses of reception, 2006), Porter (?Future prospects?, 2008), Greenwood (?Omni-local classical receptions?, 2013). Em especial, interessa-nos pensar a recepção na tensão entre local e universal, mas o projeto pretende abarcar ainda outras perspectivas críticas associadas à recepção clássica.
Integrantes: Lucia Sano, Chrstian Werner, Breno Sebastiani, Daniel Rossi Nunes Lopes, Camila Zanon, Delfim Leão, Martinho Soares, Flavia Fernandes Benini, Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho, Teresa Alexandrina Alves Nunes, Miguel Filipe Marques Mano Monteiro de Sena
Campus Guarulhos — 2019 -
A Anábase, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2019 -
O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Anábase, de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os possíveis propósitos e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro.
Integrantes: Lucia Sano, Thais Portansky, Nayra Mikie Dias Kikuchi, Vitor Sousa Pereira, Emerson Santos Bezerra, Carlos Eduardo Oliveira Gonçalves
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Processado em 2022-06-16