Lucia Sano nacionalidade brasileira

Universidade Federal de São Paulo

ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA

DEPARTAMENTO DE LETRAS

Programa de Pós-Graduação: Letras


Trabalhos publicados 28 Orientações 4

Resumo

Desde 2009 é docente de Língua e Literatura Gregas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui mestrado (2008) e doutorado (2013) pelo programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo, tendo desenvolvido pesquisa sobre o romance grego antigo. Atualmente se dedica ao estudo e tradução da obra historiográfica de Xenofonte de Atenas, investigando-a também no âmbito dos estudos de recepção. É membro dos grupos de pesquisa (CNPq) Democracia Grega: Discursos Gregos, Desafios Atuais; Tradução e Recepção da Literatura Clássica e Gêneros Poéticos na Grécia Antiga.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

SANO, L.;SANO, LUCIA


Perfis na web


Tags mais usadas


Idiomas

Inglês

Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem

Francês

Compreende bem , Fala razoavelmente , Lê bem , Escreve razoavelmente

Espanhol

Compreende bem , Fala razoavelmente , Lê bem , Escreve razoavelmente

Grego

Compreende nao_informado , Fala nao_informado , Lê bem , Escreve nao_informado

Italiano

Compreende nao_informado , Fala nao_informado , Lê bem , Escreve nao_informado

Alemão

Compreende razoavelmente , Fala razoavelmente , Lê razoavelmente , Escreve razoavelmente


Formação

Doutorado em Letras Clássicas — 2009 - 2013

Sendo Homem: A Guerra no Romance Grego

Orientador(a): Adriane da Silva Duarte, Universidade de São Paulo

Mestrado em Letras (Letras Clássicas) — 2005 - 2008

"Das Narrativas Verdadeiras", de Luciano de Samósata: tradução, notas e estudo

Orientador(a): Adriane da Silva Duarte, Universidade de São Paulo

Graduação em Letras — 2000 - 2004

Universidade de São Paulo

Orientador(a): Adriane da Silva Duarte

Produção Intelecual


2021


Terâmenes nas Helênicas de Xenofonte — Artigo publicado

Autores: Lucia Sano

Fonte: ÁGORA (AVEIRO), v.23, p.63

Três Vidas Felizes na Ciropédia (tradução) — Artigo publicado

Autores: Lucia Sano; Lucia Sano

Fonte: CALÍOPE - PRESENÇA CLÁSSICA, v.41, p.4

Ciropédia de Xenofonte — Livro publicado ou organizado

Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano

Fonte:


2020


O Mundo dos Mortos em Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata — Capítulo de livro publicado

Autores: Lucia Sano

Fonte: A Escrita Grega no Império Romano: Recepção e Transmissão, p.111


2019


Homero e Xenofonte: Panteia, Abradatas e a Guerra de Ciro — Artigo publicado

Autores: Lucia Sano

Fonte: CLASSICA - REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, v.32, p.131

Apresentação - Recepção Antiga e Moderna da Ilíada — Artigo publicado

Autores: Lucia Sano; WERNER, CHRISTIAN; SEBASTIANI, BRENO BATTISTIN; Lucia Sano

Fonte: CLASSICA - REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, v.32, p.95


2018


Criaturas antropofágicas e a astúcia e glória de Odisseu — Artigo publicado

Autores: Thais Portansky; Lucia Sano

Fonte: CODEX: Revista Discente de Estudos Clássicos, v.6, p.1

A Poiesis da Democracia — Livro publicado ou organizado

Autores: Thais Portansky; Lucia Sano; Breno Sebastiani; Delfim Leão; Lucia Sano; Christian Werner; Martinho Soares

Fonte:

O povo arrependido: Xenofonte e o julgamento dos generais da Batalha de Arginusas — Capítulo de livro publicado

Autores: Thais Portansky; Lucia Sano; Breno Sebastiani; Delfim Leão; Lucia Sano; Christian Werner; Martinho Soares; Lucia Sano

Fonte: A Poiesis da Democracia, p.127


2017


Geloia kai Spoudaia: O primeiro simpósio da Ciropedia — Artigo publicado

Autores: Lucia Sano

Fonte: TRANSLATIO, v.1, p.264

Esporte e Guerra na Atenas Democrática — Tradução

Autores: Lucia Sano; Pritchard, David; Lucia Sano; Camila Diogo de Souza

Fonte:


2015


História e Ficção no Romance Grego e o Caso de Siracusa em Cáriton de Afrodísias — Artigo publicado

Autores: Lucia Sano

Fonte: Eutomia (Recife), v.1, p.69

Sendo Homem: A Guerra no Romance Grego — Livro publicado ou organizado

Autores: Lucia Sano; Lucia Sano

Fonte:

Narrativas Verdadeiras — Capítulo de livro publicado

Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano

Fonte: Luciano de Samósata - Biografia Literária, p.10

Os mitos embutidos e o episódio bélico em Dáfnis e Cloé — Capítulo de livro publicado

Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano

Fonte: Tecendo Narrativas: Unidade e Episódio na Literatura Grega Antiga, p.321


2013


Transformando a Bomolochia: o Prazer da Ficção nas Historias Verdadeiras — Artigo publicado

Autores: Lucia Sano

Fonte: Nuntius Antiquus, v.IX, p.87

Prazer e Utilidade na Leitura do Romance Grego — Capítulo de livro publicado

Autores: Lucia Sano; Lucia Sano

Fonte: Oralidade, Escrita e Performance na Antiguidade, p.106

Luciano de Samósata: Uma introdução — Capítulo de livro publicado

Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano

Fonte: Hellenistica, p.37


2009


A Guerra em — Trabalhos em eventos

Autores: Lucia Sano

Fonte: Programa/Resumos

Ciência: 100 Cientistas que Mudaram o Mundo — Tradução

Autores: Lucia Sano; Lucia Sano

Fonte:

Jejuns e Festivais Hindus — Tradução

Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano

Fonte:

Magia no Mundo Grego Antigo — Tradução

Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano

Fonte:

Filosofia: Um Guia Para Iniciantes — Tradução

Autores: Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano; Lucia Sano

Fonte:


2008


From the Pillars of Herakles to the Moon: the narrative of Lucian's voyage — Trabalhos em eventos

Autores: Lucia Sano

Fonte: Crossroads in the ancient novel: Spaces, frontiers, intesections, p.81


2007


Luciano e a defesa da ficção — Trabalhos em eventos

Autores: Lucia Sano

Fonte: Programação/Resumos


2006


?Os heróis homéricos nos Diálogos dos Mortos de Luciano de Samósata? — Trabalhos em eventos

Autores: Lucia Sano

Fonte: Actas do Cuarto Coloquio Internacional de Estudios Clásicos: Lenguaje, Discurso y Civilización.


2004


?Tradução de Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata? — Trabalhos em eventos

Autores: Lucia Sano

Fonte: XII Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo

A tradição homérica em — Trabalhos em eventos

Autores: Lucia Sano; Lucia Sano

Fonte: Programa

Atuações profissionais

Universidade de São Paulo

Estagiário Estágio 2007 - 2007

Estagiário Estágio 2008 - 2008

Professor Colaborador 2016 - 2016


Universidade Federal de São Paulo

professor assistente Formal labor contract 2009 - 2013

professor adjunto Formal labor contract 2014 -

professor adjunto 2017 -


Translatio

Membro de corpo editorial — 2015 -


Ensino

Aqui vão as atividades de ensino

Orientações e supervisões

Dissertação de mestrado em andamento

  • Vitor Sousa Pereira — 2021 - Em andamento

    A recepção da mitologia clássica no heavy metal

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

  • Emerson Santos Bezerra — 2021 - Em andamento

    A recepção da mitologia clássica em Cavaleiros do Zodíaco

    Letras

    Universidade Federal de São Paulo

Dissertação de mestrado concluídas

  • Thais Portansky de Lima — 2018

    Uma Mulher sem Lugar: a Recepção da Medeia de Eurípides na Literatura Latina

    Letras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo

  • Nayra Dias Kikuchi — 2018

    Entre a Antiguidade e a Modernidade: a recepção da Antígona de Sófocles no teatro espanhol do período da Ditadura Franquista

    Letras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo

Atividades de gestão

Universidade Federal de São Paulo

Vice-chefe do Departamento de Letras — 2017 - 2019

Campus Guarulhos

— 2019 -

Campus Guarulhos

Vice-chefe do Departamento de Letras — 2017 - 2019

Campus Guarulhos

— 2019 -

Campus Guarulhos

Vice-chefe do Departamento de Letras — 2017 - 2019

Campus Guarulhos

— 2019 -

Campus Guarulhos

Projetos de pesquisa

Guerra e andreia no Romance Grego — 2009 - 2013

Episódios bélicos são convencionais na estrutura do romance grego. Por se tratar de um tema fundamental da cultura grega, a guerra permite, por um lado, que seja explorada a relação entre esse novo gênero e a tradição literária (em especial a épica e a historiografia), e, por outro lado, que se estabeleçam diversos ideais de masculinidade. Assim, nesta tese investigam-se os episódios bélicos dos romances de Cáriton de Afrodísias ("Quéreas e Calírroe"), de Longo ("Dáfnis e Cloé") e de Heliodoro ("As Etiópicas") tendo em vista a representação de aspectos como andreia (?coragem?, ?masculinidade?), autocontrole (sophrosyne) e violência dos personagens masculinos. Sugere-se que é possível observar nessas narrativas uma valorização do controle da raiva e da violência em detrimento da habilidade marcial e do uso da força como manifestação de andreia, o que revela uma concepção de heroísmo mais afim com o contexto cultural em que eles foram produzidos.

Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata: Tradução, Notas e Estudo — 2005 - 2008

Os resultados desse projeto foram uma tradução anotada das Histórias Verdadeiras de Luciano de Samósata, bem como um comentário dos aspectos programáticos do proêmio do texto e uma investigação de como o autor desenvolve alguns temas narrativos principais (heroísmo, viagem, guerra, o mundo dos mortos) aludindo a gêneros literários tradicionais, especialmente à poesia épica e à historiografia. Meu objetivo era discutir a produção de narrativas de ficção em prosa no contexto da Segunda Sofística

Integrantes: Lucia Sano

Guerra e andreia no Romance Grego — 2009 - 2013

Episódios bélicos são convencionais na estrutura do romance grego. Por se tratar de um tema fundamental da cultura grega, a guerra permite, por um lado, que seja explorada a relação entre esse novo gênero e a tradição literária (em especial a épica e a historiografia), e, por outro lado, que se estabeleçam diversos ideais de masculinidade. Assim, nesta tese investigam-se os episódios bélicos dos romances de Cáriton de Afrodísias ("Quéreas e Calírroe"), de Longo ("Dáfnis e Cloé") e de Heliodoro ("As Etiópicas") tendo em vista a representação de aspectos como andreia (?coragem?, ?masculinidade?), autocontrole (sophrosyne) e violência dos personagens masculinos. Sugere-se que é possível observar nessas narrativas uma valorização do controle da raiva e da violência em detrimento da habilidade marcial e do uso da força como manifestação de andreia, o que revela uma concepção de heroísmo mais afim com o contexto cultural em que eles foram produzidos.

Integrantes: Lucia Sano

Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata: Tradução, Notas e Estudo — 2005 - 2008

Os resultados desse projeto foram uma tradução anotada das Histórias Verdadeiras de Luciano de Samósata, bem como um comentário dos aspectos programáticos do proêmio do texto e uma investigação de como o autor desenvolve alguns temas narrativos principais (heroísmo, viagem, guerra, o mundo dos mortos) aludindo a gêneros literários tradicionais, especialmente à poesia épica e à historiografia. Meu objetivo era discutir a produção de narrativas de ficção em prosa no contexto da Segunda Sofística

Integrantes: Lucia Sano

Guerra e andreia no Romance Grego — 2009 - 2013

Episódios bélicos são convencionais na estrutura do romance grego. Por se tratar de um tema fundamental da cultura grega, a guerra permite, por um lado, que seja explorada a relação entre esse novo gênero e a tradição literária (em especial a épica e a historiografia), e, por outro lado, que se estabeleçam diversos ideais de masculinidade. Assim, nesta tese investigam-se os episódios bélicos dos romances de Cáriton de Afrodísias ("Quéreas e Calírroe"), de Longo ("Dáfnis e Cloé") e de Heliodoro ("As Etiópicas") tendo em vista a representação de aspectos como andreia (?coragem?, ?masculinidade?), autocontrole (sophrosyne) e violência dos personagens masculinos. Sugere-se que é possível observar nessas narrativas uma valorização do controle da raiva e da violência em detrimento da habilidade marcial e do uso da força como manifestação de andreia, o que revela uma concepção de heroísmo mais afim com o contexto cultural em que eles foram produzidos.

Integrantes: Lucia Sano

Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata: Tradução, Notas e Estudo — 2005 - 2008

Os resultados desse projeto foram uma tradução anotada das Histórias Verdadeiras de Luciano de Samósata, bem como um comentário dos aspectos programáticos do proêmio do texto e uma investigação de como o autor desenvolve alguns temas narrativos principais (heroísmo, viagem, guerra, o mundo dos mortos) aludindo a gêneros literários tradicionais, especialmente à poesia épica e à historiografia. Meu objetivo era discutir a produção de narrativas de ficção em prosa no contexto da Segunda Sofística

Integrantes: Lucia Sano

A Ciropédia, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2014 - 2016

Para esse projeto, realizou-se estágio de pesquisa na Universidade Humboldt em Berlim (2014). O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Ciropédia (c. 360 a.C.), de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os propósitos possíveis e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro e eu acredito que o resultado deste projeto será de interesse de um público mais amplo, uma vez que a recepção dessa obra de Xenofonte em particular foi rica e diversa ao longo de diferentes momentos históricos e porque a abordagem do autor ao tema da liderança serve a discussões atuais sobre o assunto. A publicação em livro está prevista para o ano de 2021.

Integrantes: Lucia Sano

Interlúdios Clássicos — 2018 -

O projeto tem por objetivo apresentar ao público em geral o conhecimento produzido pelas pesquisas em Estudos Clássicos sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo um público amplo e plural e fornecendo subsídios para que se reflita de forma crítica sobre diversos aspectos fundadores da nossa cultura, não só do ponto de vista artístico e histórico, mas também no que concerne às nossas bases políticas e éticas, atendendo assim, de forma transversal, demandas variadas da nossa sociedade como um todo

Integrantes: Lucia Sano

Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade — 2019 -

Projeto binacional coordenado por Breno Battistin Sebastiani (USP/CAPES) e Delfim Ferreira Leão (UC/FCT). Tem por objetivo discutir o conceito e a experiência fundadora de democracia na Atenas do período clássico e a sua receção literária e política até à atualidade. Estudar criticamente a democracia ateniense, encarada como problema e prática quotidianos, a partir de suas 'staseis' (crises) e 'metabolai' (mudanças)..

Integrantes: Lucia Sano, Martinez, Josiane, Morganti, Bianca

Recepção da Literatura Clássica — 2019 -

Este projeto engloba discussões acerca da recepção do clássico greco-latino em diversos contextos, seja na própria Antiguidade ou em outros períodos históricos, abrangendo ainda sua permanência em obras literárias, no cinema, na música e em outras manifestações culturais que lhe dão novos sentidos. Em comum, a percepção de que o clássico está em constantes construção e disputa, o que levou nas últimas décadas a abordagens distintas daquelas praticadas nos estudos de ?tradição clássica? - desafios e meios para analisar a permanência e a mutabilidade da obra clássica têm ainda sido acrescidos à reflexão de Martindale (Redeeming the text, 1993), marco fundador dos estudos de recepção clássica, como Hardwick (Receptions studies, 2003), Martindale e Thomas (Classics and the uses of reception, 2006), Porter (?Future prospects?, 2008), Greenwood (?Omni-local classical receptions?, 2013). Em especial, interessa-nos pensar a recepção na tensão entre local e universal, mas o projeto pretende abarcar ainda outras perspectivas críticas associadas à recepção clássica.

Integrantes: Lucia Sano, Chrstian Werner, Breno Sebastiani, Daniel Rossi Nunes Lopes, Camila Zanon, Delfim Leão, Martinho Soares, Flavia Fernandes Benini, Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho, Teresa Alexandrina Alves Nunes, Miguel Filipe Marques Mano Monteiro de Sena

A Anábase, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2019 -

O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Anábase, de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os possíveis propósitos e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro.

Integrantes: Lucia Sano, Thais Portansky, Nayra Mikie Dias Kikuchi, Vitor Sousa Pereira, Emerson Santos Bezerra, Carlos Eduardo Oliveira Gonçalves

A Ciropédia, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2014 - 2016

Para esse projeto, realizou-se estágio de pesquisa na Universidade Humboldt em Berlim (2014). O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Ciropédia (c. 360 a.C.), de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os propósitos possíveis e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro e eu acredito que o resultado deste projeto será de interesse de um público mais amplo, uma vez que a recepção dessa obra de Xenofonte em particular foi rica e diversa ao longo de diferentes momentos históricos e porque a abordagem do autor ao tema da liderança serve a discussões atuais sobre o assunto. A publicação em livro está prevista para o ano de 2021.

Integrantes: Lucia Sano

Interlúdios Clássicos — 2018 -

O projeto tem por objetivo apresentar ao público em geral o conhecimento produzido pelas pesquisas em Estudos Clássicos sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo um público amplo e plural e fornecendo subsídios para que se reflita de forma crítica sobre diversos aspectos fundadores da nossa cultura, não só do ponto de vista artístico e histórico, mas também no que concerne às nossas bases políticas e éticas, atendendo assim, de forma transversal, demandas variadas da nossa sociedade como um todo

Integrantes: Lucia Sano

Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade — 2019 -

Projeto binacional coordenado por Breno Battistin Sebastiani (USP/CAPES) e Delfim Ferreira Leão (UC/FCT). Tem por objetivo discutir o conceito e a experiência fundadora de democracia na Atenas do período clássico e a sua receção literária e política até à atualidade. Estudar criticamente a democracia ateniense, encarada como problema e prática quotidianos, a partir de suas 'staseis' (crises) e 'metabolai' (mudanças)..

Integrantes: Lucia Sano, Martinez, Josiane, Morganti, Bianca

Recepção da Literatura Clássica — 2019 -

Este projeto engloba discussões acerca da recepção do clássico greco-latino em diversos contextos, seja na própria Antiguidade ou em outros períodos históricos, abrangendo ainda sua permanência em obras literárias, no cinema, na música e em outras manifestações culturais que lhe dão novos sentidos. Em comum, a percepção de que o clássico está em constantes construção e disputa, o que levou nas últimas décadas a abordagens distintas daquelas praticadas nos estudos de ?tradição clássica? - desafios e meios para analisar a permanência e a mutabilidade da obra clássica têm ainda sido acrescidos à reflexão de Martindale (Redeeming the text, 1993), marco fundador dos estudos de recepção clássica, como Hardwick (Receptions studies, 2003), Martindale e Thomas (Classics and the uses of reception, 2006), Porter (?Future prospects?, 2008), Greenwood (?Omni-local classical receptions?, 2013). Em especial, interessa-nos pensar a recepção na tensão entre local e universal, mas o projeto pretende abarcar ainda outras perspectivas críticas associadas à recepção clássica.

Integrantes: Lucia Sano, Chrstian Werner, Breno Sebastiani, Daniel Rossi Nunes Lopes, Camila Zanon, Delfim Leão, Martinho Soares, Flavia Fernandes Benini, Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho, Teresa Alexandrina Alves Nunes, Miguel Filipe Marques Mano Monteiro de Sena

A Anábase, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2019 -

O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Anábase, de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os possíveis propósitos e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro.

Integrantes: Lucia Sano, Thais Portansky, Nayra Mikie Dias Kikuchi, Vitor Sousa Pereira, Emerson Santos Bezerra, Carlos Eduardo Oliveira Gonçalves

A Ciropédia, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2014 - 2016

Para esse projeto, realizou-se estágio de pesquisa na Universidade Humboldt em Berlim (2014). O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Ciropédia (c. 360 a.C.), de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os propósitos possíveis e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro e eu acredito que o resultado deste projeto será de interesse de um público mais amplo, uma vez que a recepção dessa obra de Xenofonte em particular foi rica e diversa ao longo de diferentes momentos históricos e porque a abordagem do autor ao tema da liderança serve a discussões atuais sobre o assunto. A publicação em livro está prevista para o ano de 2021.

Integrantes: Lucia Sano

Interlúdios Clássicos — 2018 -

O projeto tem por objetivo apresentar ao público em geral o conhecimento produzido pelas pesquisas em Estudos Clássicos sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo um público amplo e plural e fornecendo subsídios para que se reflita de forma crítica sobre diversos aspectos fundadores da nossa cultura, não só do ponto de vista artístico e histórico, mas também no que concerne às nossas bases políticas e éticas, atendendo assim, de forma transversal, demandas variadas da nossa sociedade como um todo

Integrantes: Lucia Sano

Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade — 2019 -

Projeto binacional coordenado por Breno Battistin Sebastiani (USP/CAPES) e Delfim Ferreira Leão (UC/FCT). Tem por objetivo discutir o conceito e a experiência fundadora de democracia na Atenas do período clássico e a sua receção literária e política até à atualidade. Estudar criticamente a democracia ateniense, encarada como problema e prática quotidianos, a partir de suas 'staseis' (crises) e 'metabolai' (mudanças)..

Integrantes: Lucia Sano, Martinez, Josiane, Morganti, Bianca

Recepção da Literatura Clássica — 2019 -

Este projeto engloba discussões acerca da recepção do clássico greco-latino em diversos contextos, seja na própria Antiguidade ou em outros períodos históricos, abrangendo ainda sua permanência em obras literárias, no cinema, na música e em outras manifestações culturais que lhe dão novos sentidos. Em comum, a percepção de que o clássico está em constantes construção e disputa, o que levou nas últimas décadas a abordagens distintas daquelas praticadas nos estudos de ?tradição clássica? - desafios e meios para analisar a permanência e a mutabilidade da obra clássica têm ainda sido acrescidos à reflexão de Martindale (Redeeming the text, 1993), marco fundador dos estudos de recepção clássica, como Hardwick (Receptions studies, 2003), Martindale e Thomas (Classics and the uses of reception, 2006), Porter (?Future prospects?, 2008), Greenwood (?Omni-local classical receptions?, 2013). Em especial, interessa-nos pensar a recepção na tensão entre local e universal, mas o projeto pretende abarcar ainda outras perspectivas críticas associadas à recepção clássica.

Integrantes: Lucia Sano, Chrstian Werner, Breno Sebastiani, Daniel Rossi Nunes Lopes, Camila Zanon, Delfim Leão, Martinho Soares, Flavia Fernandes Benini, Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho, Teresa Alexandrina Alves Nunes, Miguel Filipe Marques Mano Monteiro de Sena

A Anábase, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2019 -

O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Anábase, de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os possíveis propósitos e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro.

Integrantes: Lucia Sano, Thais Portansky, Nayra Mikie Dias Kikuchi, Vitor Sousa Pereira, Emerson Santos Bezerra, Carlos Eduardo Oliveira Gonçalves

Outras atividades técnico científicas

Atuações profissionais

Universidade de São Paulo

Estagiário Estágio — 2007 - 2007

Projetos de pesquisa

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas — 2009 - 2013

Guerra e andreia no Romance Grego — 2009 - 2013

Episódios bélicos são convencionais na estrutura do romance grego. Por se tratar de um tema fundamental da cultura grega, a guerra permite, por um lado, que seja explorada a relação entre esse novo gênero e a tradição literária (em especial a épica e a historiografia), e, por outro lado, que se estabeleçam diversos ideais de masculinidade. Assim, nesta tese investigam-se os episódios bélicos dos romances de Cáriton de Afrodísias ("Quéreas e Calírroe"), de Longo ("Dáfnis e Cloé") e de Heliodoro ("As Etiópicas") tendo em vista a representação de aspectos como andreia (?coragem?, ?masculinidade?), autocontrole (sophrosyne) e violência dos personagens masculinos. Sugere-se que é possível observar nessas narrativas uma valorização do controle da raiva e da violência em detrimento da habilidade marcial e do uso da força como manifestação de andreia, o que revela uma concepção de heroísmo mais afim com o contexto cultural em que eles foram produzidos.

Integrantes: Lucia Sano

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas — 2005 - 2008

Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata: Tradução, Notas e Estudo — 2005 - 2008

Os resultados desse projeto foram uma tradução anotada das Histórias Verdadeiras de Luciano de Samósata, bem como um comentário dos aspectos programáticos do proêmio do texto e uma investigação de como o autor desenvolve alguns temas narrativos principais (heroísmo, viagem, guerra, o mundo dos mortos) aludindo a gêneros literários tradicionais, especialmente à poesia épica e à historiografia. Meu objetivo era discutir a produção de narrativas de ficção em prosa no contexto da Segunda Sofística

Integrantes: Lucia Sano

Estagiário Estágio — 2008 - 2008

Projetos de pesquisa

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas — 2009 - 2013

Guerra e andreia no Romance Grego — 2009 - 2013

Episódios bélicos são convencionais na estrutura do romance grego. Por se tratar de um tema fundamental da cultura grega, a guerra permite, por um lado, que seja explorada a relação entre esse novo gênero e a tradição literária (em especial a épica e a historiografia), e, por outro lado, que se estabeleçam diversos ideais de masculinidade. Assim, nesta tese investigam-se os episódios bélicos dos romances de Cáriton de Afrodísias ("Quéreas e Calírroe"), de Longo ("Dáfnis e Cloé") e de Heliodoro ("As Etiópicas") tendo em vista a representação de aspectos como andreia (?coragem?, ?masculinidade?), autocontrole (sophrosyne) e violência dos personagens masculinos. Sugere-se que é possível observar nessas narrativas uma valorização do controle da raiva e da violência em detrimento da habilidade marcial e do uso da força como manifestação de andreia, o que revela uma concepção de heroísmo mais afim com o contexto cultural em que eles foram produzidos.

Integrantes: Lucia Sano

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas — 2005 - 2008

Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata: Tradução, Notas e Estudo — 2005 - 2008

Os resultados desse projeto foram uma tradução anotada das Histórias Verdadeiras de Luciano de Samósata, bem como um comentário dos aspectos programáticos do proêmio do texto e uma investigação de como o autor desenvolve alguns temas narrativos principais (heroísmo, viagem, guerra, o mundo dos mortos) aludindo a gêneros literários tradicionais, especialmente à poesia épica e à historiografia. Meu objetivo era discutir a produção de narrativas de ficção em prosa no contexto da Segunda Sofística

Integrantes: Lucia Sano

Professor Colaborador — 2016 - 2016

Projetos de pesquisa

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas — 2009 - 2013

Guerra e andreia no Romance Grego — 2009 - 2013

Episódios bélicos são convencionais na estrutura do romance grego. Por se tratar de um tema fundamental da cultura grega, a guerra permite, por um lado, que seja explorada a relação entre esse novo gênero e a tradição literária (em especial a épica e a historiografia), e, por outro lado, que se estabeleçam diversos ideais de masculinidade. Assim, nesta tese investigam-se os episódios bélicos dos romances de Cáriton de Afrodísias ("Quéreas e Calírroe"), de Longo ("Dáfnis e Cloé") e de Heliodoro ("As Etiópicas") tendo em vista a representação de aspectos como andreia (?coragem?, ?masculinidade?), autocontrole (sophrosyne) e violência dos personagens masculinos. Sugere-se que é possível observar nessas narrativas uma valorização do controle da raiva e da violência em detrimento da habilidade marcial e do uso da força como manifestação de andreia, o que revela uma concepção de heroísmo mais afim com o contexto cultural em que eles foram produzidos.

Integrantes: Lucia Sano

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas — 2005 - 2008

Das Narrativas Verdadeiras, de Luciano de Samósata: Tradução, Notas e Estudo — 2005 - 2008

Os resultados desse projeto foram uma tradução anotada das Histórias Verdadeiras de Luciano de Samósata, bem como um comentário dos aspectos programáticos do proêmio do texto e uma investigação de como o autor desenvolve alguns temas narrativos principais (heroísmo, viagem, guerra, o mundo dos mortos) aludindo a gêneros literários tradicionais, especialmente à poesia épica e à historiografia. Meu objetivo era discutir a produção de narrativas de ficção em prosa no contexto da Segunda Sofística

Integrantes: Lucia Sano

Universidade Federal de São Paulo

professor assistente Formal labor contract — 2009 - 2013

Atividades de gestão

Vice-chefe do Departamento de Letras — 2017 - 2019

Órgão: Campus Guarulhos

— 2019 -

Órgão: Campus Guarulhos

Projetos de pesquisa

Campus Guarulhos — 2014 - 2016

A Ciropédia, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2014 - 2016

Para esse projeto, realizou-se estágio de pesquisa na Universidade Humboldt em Berlim (2014). O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Ciropédia (c. 360 a.C.), de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os propósitos possíveis e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro e eu acredito que o resultado deste projeto será de interesse de um público mais amplo, uma vez que a recepção dessa obra de Xenofonte em particular foi rica e diversa ao longo de diferentes momentos históricos e porque a abordagem do autor ao tema da liderança serve a discussões atuais sobre o assunto. A publicação em livro está prevista para o ano de 2021.

Integrantes: Lucia Sano

Campus Guarulhos — 2018 -

Interlúdios Clássicos — 2018 -

O projeto tem por objetivo apresentar ao público em geral o conhecimento produzido pelas pesquisas em Estudos Clássicos sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo um público amplo e plural e fornecendo subsídios para que se reflita de forma crítica sobre diversos aspectos fundadores da nossa cultura, não só do ponto de vista artístico e histórico, mas também no que concerne às nossas bases políticas e éticas, atendendo assim, de forma transversal, demandas variadas da nossa sociedade como um todo

Integrantes: Lucia Sano

Campus Guarulhos — 2019 -

Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade — 2019 -

Projeto binacional coordenado por Breno Battistin Sebastiani (USP/CAPES) e Delfim Ferreira Leão (UC/FCT). Tem por objetivo discutir o conceito e a experiência fundadora de democracia na Atenas do período clássico e a sua receção literária e política até à atualidade. Estudar criticamente a democracia ateniense, encarada como problema e prática quotidianos, a partir de suas 'staseis' (crises) e 'metabolai' (mudanças)..

Integrantes: Lucia Sano, Martinez, Josiane, Morganti, Bianca

Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2019 -

Recepção da Literatura Clássica — 2019 -

Este projeto engloba discussões acerca da recepção do clássico greco-latino em diversos contextos, seja na própria Antiguidade ou em outros períodos históricos, abrangendo ainda sua permanência em obras literárias, no cinema, na música e em outras manifestações culturais que lhe dão novos sentidos. Em comum, a percepção de que o clássico está em constantes construção e disputa, o que levou nas últimas décadas a abordagens distintas daquelas praticadas nos estudos de ?tradição clássica? - desafios e meios para analisar a permanência e a mutabilidade da obra clássica têm ainda sido acrescidos à reflexão de Martindale (Redeeming the text, 1993), marco fundador dos estudos de recepção clássica, como Hardwick (Receptions studies, 2003), Martindale e Thomas (Classics and the uses of reception, 2006), Porter (?Future prospects?, 2008), Greenwood (?Omni-local classical receptions?, 2013). Em especial, interessa-nos pensar a recepção na tensão entre local e universal, mas o projeto pretende abarcar ainda outras perspectivas críticas associadas à recepção clássica.

Integrantes: Lucia Sano, Chrstian Werner, Breno Sebastiani, Daniel Rossi Nunes Lopes, Camila Zanon, Delfim Leão, Martinho Soares, Flavia Fernandes Benini, Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho, Teresa Alexandrina Alves Nunes, Miguel Filipe Marques Mano Monteiro de Sena

Campus Guarulhos — 2019 -

A Anábase, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2019 -

O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Anábase, de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os possíveis propósitos e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro.

Integrantes: Lucia Sano, Thais Portansky, Nayra Mikie Dias Kikuchi, Vitor Sousa Pereira, Emerson Santos Bezerra, Carlos Eduardo Oliveira Gonçalves

professor adjunto Formal labor contract — 2014 -

Atividades de gestão

Vice-chefe do Departamento de Letras — 2017 - 2019

Órgão: Campus Guarulhos

— 2019 -

Órgão: Campus Guarulhos

Projetos de pesquisa

Campus Guarulhos — 2014 - 2016

A Ciropédia, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2014 - 2016

Para esse projeto, realizou-se estágio de pesquisa na Universidade Humboldt em Berlim (2014). O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Ciropédia (c. 360 a.C.), de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os propósitos possíveis e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro e eu acredito que o resultado deste projeto será de interesse de um público mais amplo, uma vez que a recepção dessa obra de Xenofonte em particular foi rica e diversa ao longo de diferentes momentos históricos e porque a abordagem do autor ao tema da liderança serve a discussões atuais sobre o assunto. A publicação em livro está prevista para o ano de 2021.

Integrantes: Lucia Sano

Campus Guarulhos — 2018 -

Interlúdios Clássicos — 2018 -

O projeto tem por objetivo apresentar ao público em geral o conhecimento produzido pelas pesquisas em Estudos Clássicos sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo um público amplo e plural e fornecendo subsídios para que se reflita de forma crítica sobre diversos aspectos fundadores da nossa cultura, não só do ponto de vista artístico e histórico, mas também no que concerne às nossas bases políticas e éticas, atendendo assim, de forma transversal, demandas variadas da nossa sociedade como um todo

Integrantes: Lucia Sano

Campus Guarulhos — 2019 -

Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade — 2019 -

Projeto binacional coordenado por Breno Battistin Sebastiani (USP/CAPES) e Delfim Ferreira Leão (UC/FCT). Tem por objetivo discutir o conceito e a experiência fundadora de democracia na Atenas do período clássico e a sua receção literária e política até à atualidade. Estudar criticamente a democracia ateniense, encarada como problema e prática quotidianos, a partir de suas 'staseis' (crises) e 'metabolai' (mudanças)..

Integrantes: Lucia Sano, Martinez, Josiane, Morganti, Bianca

Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2019 -

Recepção da Literatura Clássica — 2019 -

Este projeto engloba discussões acerca da recepção do clássico greco-latino em diversos contextos, seja na própria Antiguidade ou em outros períodos históricos, abrangendo ainda sua permanência em obras literárias, no cinema, na música e em outras manifestações culturais que lhe dão novos sentidos. Em comum, a percepção de que o clássico está em constantes construção e disputa, o que levou nas últimas décadas a abordagens distintas daquelas praticadas nos estudos de ?tradição clássica? - desafios e meios para analisar a permanência e a mutabilidade da obra clássica têm ainda sido acrescidos à reflexão de Martindale (Redeeming the text, 1993), marco fundador dos estudos de recepção clássica, como Hardwick (Receptions studies, 2003), Martindale e Thomas (Classics and the uses of reception, 2006), Porter (?Future prospects?, 2008), Greenwood (?Omni-local classical receptions?, 2013). Em especial, interessa-nos pensar a recepção na tensão entre local e universal, mas o projeto pretende abarcar ainda outras perspectivas críticas associadas à recepção clássica.

Integrantes: Lucia Sano, Chrstian Werner, Breno Sebastiani, Daniel Rossi Nunes Lopes, Camila Zanon, Delfim Leão, Martinho Soares, Flavia Fernandes Benini, Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho, Teresa Alexandrina Alves Nunes, Miguel Filipe Marques Mano Monteiro de Sena

Campus Guarulhos — 2019 -

A Anábase, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2019 -

O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Anábase, de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os possíveis propósitos e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro.

Integrantes: Lucia Sano, Thais Portansky, Nayra Mikie Dias Kikuchi, Vitor Sousa Pereira, Emerson Santos Bezerra, Carlos Eduardo Oliveira Gonçalves

professor adjunto — 2017 -

Atividades de gestão

Vice-chefe do Departamento de Letras — 2017 - 2019

Órgão: Campus Guarulhos

— 2019 -

Órgão: Campus Guarulhos

Projetos de pesquisa

Campus Guarulhos — 2014 - 2016

A Ciropédia, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2014 - 2016

Para esse projeto, realizou-se estágio de pesquisa na Universidade Humboldt em Berlim (2014). O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Ciropédia (c. 360 a.C.), de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os propósitos possíveis e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro e eu acredito que o resultado deste projeto será de interesse de um público mais amplo, uma vez que a recepção dessa obra de Xenofonte em particular foi rica e diversa ao longo de diferentes momentos históricos e porque a abordagem do autor ao tema da liderança serve a discussões atuais sobre o assunto. A publicação em livro está prevista para o ano de 2021.

Integrantes: Lucia Sano

Campus Guarulhos — 2018 -

Interlúdios Clássicos — 2018 -

O projeto tem por objetivo apresentar ao público em geral o conhecimento produzido pelas pesquisas em Estudos Clássicos sob uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo um público amplo e plural e fornecendo subsídios para que se reflita de forma crítica sobre diversos aspectos fundadores da nossa cultura, não só do ponto de vista artístico e histórico, mas também no que concerne às nossas bases políticas e éticas, atendendo assim, de forma transversal, demandas variadas da nossa sociedade como um todo

Integrantes: Lucia Sano

Campus Guarulhos — 2019 -

Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade — 2019 -

Projeto binacional coordenado por Breno Battistin Sebastiani (USP/CAPES) e Delfim Ferreira Leão (UC/FCT). Tem por objetivo discutir o conceito e a experiência fundadora de democracia na Atenas do período clássico e a sua receção literária e política até à atualidade. Estudar criticamente a democracia ateniense, encarada como problema e prática quotidianos, a partir de suas 'staseis' (crises) e 'metabolai' (mudanças)..

Integrantes: Lucia Sano, Martinez, Josiane, Morganti, Bianca

Campus Guarulhos — Departamento de Letras — 2019 -

Recepção da Literatura Clássica — 2019 -

Este projeto engloba discussões acerca da recepção do clássico greco-latino em diversos contextos, seja na própria Antiguidade ou em outros períodos históricos, abrangendo ainda sua permanência em obras literárias, no cinema, na música e em outras manifestações culturais que lhe dão novos sentidos. Em comum, a percepção de que o clássico está em constantes construção e disputa, o que levou nas últimas décadas a abordagens distintas daquelas praticadas nos estudos de ?tradição clássica? - desafios e meios para analisar a permanência e a mutabilidade da obra clássica têm ainda sido acrescidos à reflexão de Martindale (Redeeming the text, 1993), marco fundador dos estudos de recepção clássica, como Hardwick (Receptions studies, 2003), Martindale e Thomas (Classics and the uses of reception, 2006), Porter (?Future prospects?, 2008), Greenwood (?Omni-local classical receptions?, 2013). Em especial, interessa-nos pensar a recepção na tensão entre local e universal, mas o projeto pretende abarcar ainda outras perspectivas críticas associadas à recepção clássica.

Integrantes: Lucia Sano, Chrstian Werner, Breno Sebastiani, Daniel Rossi Nunes Lopes, Camila Zanon, Delfim Leão, Martinho Soares, Flavia Fernandes Benini, Maria do Céu Grácio Zambujo Fialho, Teresa Alexandrina Alves Nunes, Miguel Filipe Marques Mano Monteiro de Sena

Campus Guarulhos — 2019 -

A Anábase, de Xenofonte: Tradução, Notas e Estudo Introdutório — 2019 -

O objetivo do projeto é produzir uma tradução anotada da Anábase, de Xenofonte de Atenas. O ensaio introdutório não apenas pretende informar um público menos familiarizado com a literatura clássica e seu contexto histórico-cultural, mas também lidará com questões de interesse do público especializado, como o gênero, os possíveis propósitos e as técnicas narrativas do texto. No presente momento, não há tradução da obra disponível no mercado brasileiro.

Integrantes: Lucia Sano, Thais Portansky, Nayra Mikie Dias Kikuchi, Vitor Sousa Pereira, Emerson Santos Bezerra, Carlos Eduardo Oliveira Gonçalves

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Atualização Lattes em 2022-06

Processado em 2022-06-16