Davisson Charles Cangussu de Souza
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ciências Sociais
E-Mail: davisson.souza@unifesp.br
Resumo
Professor Associado III do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/Guarulhos). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Classes e Conflitos Sociais (Gepecso). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestre (2005) e doutor (2010) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios de doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA) e na Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (França), e pós-doutorado em Sociologia pela École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-França).Pesquisador-colaborador do Programa de Investigación sobre el Movimiento de la Sociedad Argentina (Pimsa). Temas de interesse: movimento sindical, lutas sociais, educação e trabalho docente.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
SOUZA, D. C. C.;SOUZA, DAVISSON CHARLES CANGUSSU
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Formação
Doutorado em Sociologia
Sindicalismo e desempregados no Brasil e na Argentina de 1990 e 2002: unidade e fratura entre o exército de operários ativo e de reserva
Orientação: Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins
Universidade de São Paulo
Mestrado em Sociologia
Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região diante do desemprego no período de 1990 a 2002
Orientação: Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins
Universidade de São Paulo
2003 a 2005
Graduação em Ciências Sociais
Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região diante do desemprego no Período de 1994 a 1999
Orientação: Marcio Pochmann
Universidade Estadual de Campinas
1998 a 2001
Produção
2023
2022
2019
2018
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O Pibid e a Sociologia no ensino médio: um diálogo sobre seus avanços, limites e desafios (2018)
Capítulo de livro publicado
Autores: Davisson Charles Cangussu de Souza; Débora Christina Goulart; Mário Bispo dos Santos
Fonte: Pibic Unifesp em diálogo: trajetórias e indagações sobre práticas de formação inicial de professores , p. 117
2017
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Práticas de ensino de Sociologia: o uso de tecnologias digitais de comunicação e do cinema pelo subprojeto do Pibid ? Ciênciais Sociais ? Unifesp (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: Davisson Charles Cangussu de Souza; Débora Christina Goulart; Henrique Zoqui Parra
Fonte: Desafios da formação inicial docente no contexto do Pibid , p. 13
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2016
2015
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Expectativas de jovens do ensino médio público em relação ao estudo e ao trabalho (2015)
Artigo publicado
Autores: Davisson Charles Cangussu de Souza; Daniel Arias Vazquez
Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 41 , p. 409 - Extrato QUALIS: A1
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2014
2013
2012
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Considerações sobre o caráter de classe da estrutura universitária brasileira: desigualdade escolar e condições de acesso (2012)
Artigo publicado
Autores: Davisson Charles Cangussu de Souza
Fonte: Pensata: Revista dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP , v. 2 , p. 55 - Extrato QUALIS: B4
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2011
2010
2009
2008
2007
2005
2003
2001
Atuações
Universidade Estadual de Campinas
-
Professor convidado
Contrato temporário
2005 a 2007
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Pesquisador do Cemarx
2006 a 2011
-
Pesquisador do Cesit
2000 a 2001
-
Pesquisador do IFCH
2003 a 2003
Escola do Sítio
-
Professor de História
2002 a 2003
-
Professor de História
2010 a 2010
Colégio Politécnico Bento Quirino
-
Professor de Geografia
2002 a 2002
Escola Estadual Wadih Jorge Maluf
-
Professor de Sociologia e Filosofia
2002 a 2002
Temáticas (UNICAMP)
-
Revisor de periódico
2006 a 2006
Conselho Nacional de Pesquisa
-
Pesquisador de Iniciação Científica
Bolsista
2000 a 2001
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Pesquisador de Mestrado
Bolsista
2003 a 2005
Centro Universitário Herminio Ometto de Araras
-
Professor
Celetista formal
2010 a 2010
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Associado II
Desde 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Bolsista de Doutorado
Bolsista
2006 a 2010
Crítica Marxista (São Paulo)
-
Membro de corpo editorial
Desde 2010
Cadernos Cemarx
-
Membro de corpo editorial
Desde 2010
Caderno CRH (UFBA. Impresso)
-
Revisor de periódico
2012 a 2012
Cadernos CEDES (Impresso)
-
Revisor de periódico
2011 a 2011
Revista Pensata
-
Revisor de periódico
2012 a 2012
Pró-Reitoria de Graduação/ Unifesp
-
Revisor de projeto de fomento
2012 a 2012
Blog marxismo21.org
-
Membro de corpo editorial
Desde 2012
ETD. Educação Temática Digital
-
Revisor de periódico
2016 a 2016
CRÍTICA E SOCIEDADE: revista de cultura política
-
Revisor de periódico
2016 a 2016
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Crítica da campanha soviética pela legalidade (1922-1936)
Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
Raça, gênero e classe na reprodução das desigualdades em São Paulo (2013 ? 2021).
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
As contradições da classe média brasileira: rearticulação das frações de classe e de suas formas de luta no Brasil recente?
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
Lutty Guilherme Fortes
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
O MTST em perspectiva de raça e classe: como o racismo estrutura as relações sociais dentro dos movimentos sociais?
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
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João Guilherme Alvares de Farias
O direito e o Estado soviéticos: um estudo sobre Andrei Vychinsky
CIÊNCIAS SOCIAIS
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Trajetória social de estudantes militantes das universidades federais paulistas (2007-2012)
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Greves e fragmentação do movimento sindical nos governos do PT (2003-2016)
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
O movimento sindical brasileiro nos anos 2000: uma análise do recente revigoramento do sindicalismo e suas contradições
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
-
Thais Cristina Lima dos Santos
Reformas no neoliberalismo e protestos sociais nos governos do PT (2003-2016)
CIÊNCIAS SOCIAIS
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Classe, raça e políticas públicas de expansão do Ensino Superior no Brasil (2003-2016)
Mestrado em Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
Educação e luta política na trajetória do Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra
Mestrado em Ciências Sociais
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
O conceito de sobredeterminação em Louis Althusser: análise crítica de uma abordagem sobre a questão do método no marxismo
CIÊNCIAS SOCIAIS
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2014
-
LEI DA APRENDIZAGEM E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: uma análise da contribuição das entidades formadoras na qualificação de jovens aprendizes
CIÊNCIAS SOCIAIS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2013
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenador do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)
Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Federal de São Paulo
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Estrutura de classes e conflitos sociais no capitalismo dependente brasileiro
O objeto deste projeto é reunir as investigações que têm sido desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Classe e Conflitos Sociais (Gepecso/Unifesp) a partir de três grandes temáticas: 1- estrutura social: debate sobre questões teóricas e empíricas a partir do conceito de classes sociais, reprodução e transição de modos de produção, intersecção raça-classe-gênero, fases do capitalismo, poder político e Estado capitalista; 2- conflitos sociais: pesquisas sobre lutas e movimentos sociais, especialmente no Brasil (sindicalismo, sem-teto etc.), crises políticas no Brasil, ciclos de greves e ciclos de luta no Brasil recente; 3- capitalismo dependente: debate teórico sobre a teoria marxista da dependência, bem como acerca das especificidades do Estado capitalista dependente.
Desde 2021
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Ciclo de lutas no Brasil recente
O projeto busca analisar os ciclos de lutas no Brasil nos últimos anos com foco nos governos petistas (2003-2016). Para tanto, propõe-se a realizar um levantamento quantitativo de protestos sociais, que atualmente conta com o registro de mais de 5 mil ações coletados em notícias de jornal. Com base nesses dados, que permitem observar uma amostra do conjunto das lutas sociais, tem sido possível captar determinadas tendências no movimento social brasileiro, bem como relacioná-las com as forças econômicas, políticas e ideológicas em disputa na conjuntura recente. Ademais, permite problematizar certas teses sociológicas em voga desde os anos 1970, especialmente a teoria dos novos movimentos, para a qual estaríamos diante do fim do protagonismo das lutas econômicas em prol da ascensão de lutas simbólicas e identitárias. Ao contrário, a pesquisa vem mostrando a centralidade dos assalariados como sujeitos e do sindicalismo como tipo de organização, que juntamente com outros, por meio de manifestações de rua, greves e ocupações, mobilizam-se especialmente por questões materiais como trabalho, terra e moradia.
Autores: Davisson Charles Cangussu de Souza, Gisele Vilalta, João Guilherme Alvares de Farias, Renata Falavina de Cardoso Oliveira, Yanka Greco Guimarães, Alex Viana Ramos Monte, Lutty Guilherme Fortes, Letícia Faustino, Lucas Borges Carvente, Conrado Augusto Masiero Casimiro, Davisson Charles Cangussu de Souza, Layla Yumi de Sousa, Gisele Vilalta, Thaís Cristina Lima dos Santos
2013 a 2021
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Educação, Classes e Conflitos Sociais
O projeto abarca as pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Classe e Conflitos Sociais (Gepecso/Unifesp), fundado em 2011 e que reúne pesquisadores e estudantes de graduação e pós graduação interessados no estudo da educação e dos conflitos sociais, tendo como referência da análise o conceito de classes. Desenvolveu pesquisa ?Condições de trabalho e relações de classe dos docentes do ensino básico de Guarulhos-SP?, que está realizando a aplicação de uma enquete com amostra representativa com os professores que atuam no município. Conta com três linhas com pesquisas em curso: 1. Educação, política e sociedade; 2. Trabalho e profissão docente; 3. Lutas sociais no Brasil.
Autores: Davisson Charles Cangussu de Souza, Patrícia Vieira Trópia, Marieta Penna Gouvea, Anita Handfas, Selma Borghi Venco, Débora Christina Goulart
2011 a 2021
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Condições de trabalho e relações de classe dos docentes da rede básica de ensino no município de Guarulhos-SP
Este projeto tem como principal objetivo analisar a posição e as relações de classe dos docentes na cidade de Guarulhos-SP. Para tanto, buscará articular a discussão teórica sobre o tema com uma pesquisa empírica que possibilite aplicar os principais critérios utilizados para a definição das classes e para a estratificação dos grupos sócio-profissionais. Primeiramente, será feito um levantamento bibliográfico da literatura que trata o conceito, localizando como as diferentes interpretações inserem os professores. Em seguida, será feita um levantamento de dados sobre as lutas do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Por fim, será aplicado um questionário com uma amostra representativa aos docentes das escolas estaduais da cidade de Guarulhos. O objetivo desta enquete é problematizar a posição e as relações de classe dos professores, tomando como principais indicadores suas condições de vida e trabalho, sua atuação política e suas representações ideológicas. Com base em uma discussão sobre as transformações no trabalho e na profissão que a categoria vivenciou nas últimas décadas, pretende-se debater as teses da precarização, desqualificação, desprofissionalização e proletarização. Nesse sentido, o projeto pretende contribuir para o debate sobre a problemática das classes sociais na categoria docente a partir do aprimoramento dos recursos metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas quantitativas sobre o tema.
Autores: Davisson Charles Cangussu de Souza, Patrícia Vieira Trópia, Marieta Penna Gouvea, Anita Handfas
2013 a 2017
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Subprojeto Ciências - Pibid: O uso do cinema na sala de aula de Sociologia
O subprojeto de Ciências Sociais do Programa de Iniciação à Docência tem como principal objetivo instrumentalizar futuros professores para o uso do cinema na sala de aula. Entre as ações do projeto destacamos a ampliação do repertório cinematográfico dos estudantes a partir de um levantamento de curtas, documentários e animações úteis para a aprendizagem de temas, teorias e conceitos das Ciências Sociais no Ensino Médio, bem como a elaboração de planos de aula e de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula.
2013 a 2018
Atualização Lattes em 2023-04
Processado em 2024-07-22