Renata Marcílio Cândido
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Educação
E-Mail: renata.candido@unifesp.br
Resumo
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2003), Mestrado em Educação (2007) de Doutorado em Educação (2012) pela mesma universidade. Coordenou o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp entre os anos de 2019 e 2023. Participou dos projetos institucionais PIBID e RP-Capes entre os anos de 2018 até 2023. Integra o Grupo de Pesquisa 'História da Educação: Intelectuais, Instituições, Impressos" (Unifesp).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Tópicos Específicos da Educação.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
CÂNDIDO, R. M.;CÂNDIDO, RENATA MARCÍLIO;CANDIDO, RENATA MARCILIO;CÂNDIDO, RENATA MARCILIO
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Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
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Compreende pouco, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Formação
Doutorado em Educação
A máquina de festejar: os usos e funções das festas escolares no Brasil e Portugal (1870-1960)
Orientação: Denice Barbara Catani
Universidade de São Paulo
Mestrado em Educação
Culturas da escola: as festas nas escolas públicas paulistas (1890-1930)
História da Educação
Orientação: Denice Barbara Catani
Universidade de São Paulo
2004 a 2007
Graduação em Pedagogia
Universidade de São Paulo
2000 a 2003
Produção
2023
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ENTRE ENGENHOS E CIDADES MORTAS: infância e escola em cenas literárias (1919-1932) (2023)
Artigo publicado
Autores: Renata Marcílio Cândido; Maurina Lima Silva; Eudes Marciel Barros Guimarães
Fonte: OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP , v. 11 , p. 1 - Extrato QUALIS: A4
2022
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O romance de formação da professora: contribuições da literatura para pensar a História da Educação (2022)
Artigo publicado
Autores: AMPARO, PATRÍCIA APARECIDA DO; Renata Marcílio Cândido; LIMA, ANA LAURA GODINHO
Fonte: CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 21 , p. e076 - Extrato QUALIS: A2
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AS FESTAS E AS CRIANÇAS: ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A ORGANIZAÇÃO DAS COMEMORAÇÕES ESCOLARES NOS PARQUES INFANTIS DE SÃO PAULO (1960 - 1972) (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Renata Marcílio Cândido; Carriel, Priscila
Fonte: MEMÓRIAS ARQUIVADAS E O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , p. 192
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OBJETOS DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A CULTURA MATERIAL ESCOLAR DO MEMORIAL DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL ? MEM DE SÃO PAULO (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Renata Marcílio Cândido; Eduardo Bezerra de Souza; Gabriel Meneses Barros
Fonte: MEMÓRIAS ARQUIVADAS E O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , p. 158
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2021
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O que elas dizem sobre mim, o que eu digo sobre elas: a constituição da biblioteca pessoal e a formação do professor (2021)
Artigo publicado
Autores: Renata Marcílio Cândido
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA , v. 6 , p. 101 - Extrato QUALIS: A4
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Garantir o interesse e a atividade da criança: as festas escolares e o ideário renovado de ensino (finais do século XIX e primeiras décadas do século XX) (2021)
Artigo publicado
Autores: Renata Marcílio Cândido
Fonte: Horizontes , v. 39 , p. e021016 - Extrato QUALIS: A2
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UM MENINO FALA DE AFETOS, FALA DA ESCOLA, DOS PROFESSORES, DOS MÉDICOS E DOS PSICÓLOGOS, REFLETIR COM O LIVRO QUANDO TINHA CINCO ANOS EU ME MATEI, DE HOWARD BUTEN (2021)
Artigo publicado
Autores: Denice Barbara Catani; AMPARO, PATRÍCIA APARECIDA DO; Renata Marcílio Cândido
Fonte: CADERNOS DE PESQUISA (UFMA) , v. 28 , p. 509 - Extrato QUALIS: A3
2020
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Patriotas, mãese esposas: um estudo da representação das mulheres nos periódicos estudantis em São Paulo (1889-1930) (2020)
Artigo publicado
Autores: Renata Marcílio Cândido; CARVALHO, Milena Cacau
Fonte: CADERNOS DE HISTÓRIA , v. 23 , p. 92 - Extrato QUALIS: A3
2019
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Residência pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores. (2019)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins; Maria de Fátima Carvalho; Renata Marcílio Candido
Fonte: EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 44 , p. 30 - Extrato QUALIS: A2
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Reunir, festejar e comunicar: as relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica (2019)
Artigo publicado
Autores: Renata Marcílio Candido; Edna Martins
Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE) , v. 42 , p. 44 - Extrato QUALIS: A1
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2018
2017
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Inculcar a seriedade mediante a alegria: um estudo das comemorações escolares no campo educacional (finais do século XIX e início do XX) (2017)
Artigo publicado
Autores: Renata Marcílio Cândido; Denice Barbara Catani
Fonte: Revista de História e Historiografia da Educação , v. 1 , p. 30 - Extrato QUALIS: B1
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2016
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As relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Renata Marcílio Cândido; MARTINS, Edna
Fonte: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE): ?Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas? , p. 1
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Práticas educativas de famílias negras e relações étnico-raciais: uma experiência em formação de professores (2016)
Artigo publicado
Autores: Edna Martins; Renata Marcílio Candido
Fonte: ETD: Educação Temática Digital , v. 18 , p. 690 - Extrato QUALIS: A1
2015
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UMA DISCUSSÃO SOBRE OS SENTIDOS DA INTEGRAÇÃO DE FERIADOS, FESTAS E COMEMORAÇÕES CÍVICAS NO CALENDÁRIO DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS PAULISTAS (1890-1930) (2015)
Artigo publicado
Autores: Rita de Cassia Gallego; Renata Marcílio Cândido
Fonte: Educação em Revista , v. 31 , p. 17 - Extrato QUALIS: A1
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2014
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Itinerários de avaliação: da verificação da aprendizagem às intenções formativas em cursos da Universidade de São Paulo (2014)
Capítulo de livro publicado
Autores: Renata Marcílio Cândido; Denice Barbara Catani; Rita de Cassia Gallego; SILVA, Vivian Batista da; Katiene Nogueira da Silva; Moraes, Dislane Zerbinatti
Fonte: Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: perspectivas e realidades. , p. 673
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Construções curriculares e experiências didáticas no ensino superior: percepções de estudantes e professores nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (2014)
Capítulo de livro publicado
Autores: Renata Marcílio Cândido; Moraes, Dislane Zerbinatti; Katiene Nogueira da Silva
Fonte: Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: perspectivas e realidades. , p. 563
2013
2012
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DANS L´ATTENTE D´UN ?MIRACLE?: L´ORGANISATION DU TEMPS AUTONOME ET MODERNE DES ÉCOLES PRIMAIRES DE SÃO PAULO ET LE RÔLE DES FÊTES DANS LA CÉLÉBRATION DE LEURS «PROGRÈS», SUR LE MODÈLE DES PAYS «CIVILISÉS» (1870-1920) (2012)
Trabalhos em eventos
Autores: Renata Marcílio Cândido; Rita de Cassia Gallego; SILVA, Vivian Batista da
Fonte: Internationalisation dans le champ éducatif (18e ? 20e siècles) , p. 215
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2011
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The engendering of times and parties: new knowledge and new schemes in the organization of the work of teachers at elementary schools (Brazil - 19th century and early 20th century) (2011)
Trabalhos em eventos
Autores: Renata Marcílio Cândido; Rita de Cassia Gallego
Fonte: State, education and society new perspectives on an old debate , p. 1
2009
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Fotografias festivas: as possibilidades e uso(s) das fotos para o estudo histórico acerca da cultura escolar (1890-1930) (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Renata Marcílio Cândido
Fonte: Livro de Resumos do IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI , p. 205
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Fotografias festivas: as possibilidades e uso(s) das fotos para o estudo histórico acerca da cultura escolar (1890-1930) (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Renata Marcílio Cândido
Fonte: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI , p. 1
2008
2007
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A criação de práticas pedagógicas no quadro de uma educação para a convivência com as multiplicidades - Prefácio (2007)
Capítulo de livro publicado
Autores: Renata Marcílio Cândido; Denice Barbara Catani; Cynthia Pereira de Sousa
Fonte: Multiplicidades Culturais: Projetos de Formação e Trabalho Escolar , p. 7
2006
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A integração dos feriados, festas e comemorações cívicas no calendário das escolas primárias paulistas - uma discussão sobre seus sentidos (2006)
Trabalhos em eventos
Autores: Renata Marcílio Cândido; Rita de Cassia Gallego
Fonte: Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação , p. 1
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A integração dos feriados, festas e comemorações cívicas no calendário das escolas primárias paulistas - uma discussão sobre seus sentidos (1890-1930) (2006)
Trabalhos em eventos
Autores: Renata Marcílio Cândido; Rita de Cassia Gallego
Fonte: Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação , p. 1
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Dualidade e ambigüidade no debate educacional: um estudo dos discursos veiculados na Revista de Ensino de São Paulo (1902-1918) (2006)
Trabalhos em eventos
Autores: Renata Marcílio Cândido; Marcia Regina Cardoso Schaeffner
Fonte: Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação , p. 1
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Dualidade e ambigüidade no debate educacional: um estudo dos discursos veiculados na Revista de Ensino de São Paulo (1902-1918) (2006)
Trabalhos em eventos
Autores: Renata Marcílio Cândido; Marcia Regina Cardoso Schaeffner
Fonte: Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação , p. 1
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2005
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Tempos de comemorar: dos modos de festejar nas escolas primárias paulistas e a questão da identidade dos professores (1890-1930) (2005)
Trabalhos em eventos
Autores: Renata Marcílio Cândido; Rita de Cassia Gallego
Fonte: VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Modos de ser educador: artes e técnicas - ciências e políticas , p. 188
2004
2003
2002
2001
Atuações
Universidade de São Paulo
-
Monitora
Monitoria
2004 a 2011
Prefeitura Municipal de São Paulo
-
QPE14A
2004 a 2005
Universidade Bandeirante de São Paulo
-
Professor
2007 a 2014
-
Coordenador do SAE
2012 a 2012
-
Coordenador do Curso de Pedagogia
2012 a 2014
-
Membro da Comissão Permanente de Avaliação
2012 a 2014
Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo
-
Professor Tutor do Curso de Especialização
Bolsista
2010 a 2012
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto A-I
Desde 2014
-
Adjunto C 1
Desde 2017
-
Professor Adjunto CIII
2021 a 2023
-
Professor Adjunto C 4
Desde 2023
Revista Olhares
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Membro de corpo editorial
Desde 2016
Educação e Pesquisa
-
Membro de corpo editorial
Desde 2022
Faculdade de Educação
-
Desde 2020
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
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UMA HISTÓRIA MARGINAL DA EDUCAÇÃO NA LITERATURA BRASILEIRA
Doutorado em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
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O título do projeto é: O COLÉGIO JOÃO PAULO II E A FORMAÇÃO SECUNDÁRIA PROFISSIONALIZANTE PARA O MAGISTÉRIO (1984-2000).
Doutorado em Educação
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
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?História da profissão docente nas escolas de educação infantil do munícipio de Guarulhos (1958 ? dias atuais)
Educação
CNPq
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
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Uma vitrine para a política educacional: o Ministério da Educação e Saúde na Exposição Nacional do Estado Novo (1938-1939)
Educação
CNPq
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
Dissertação de mestrado concluídas
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GREICE APARECIDA MARTINS SANTOS
A docência enquanto missão e profissão: um estudo histórico da função do professor (1988 ? dias atuais)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
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A experiência das Escolas Modernas de São Paulo (1912 - 1919) e o Ensino Republicano
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
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INOVADORA E PERSEGUIDA: MARIA NILDE MASCELLANI ? a trajetória profissional e intelectual de uma educadora obstinada (1931-1999).
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
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DITADURA MILITAR NO BRASIL: NARRATIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA EM PERSPECTIVA COMPARADA
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
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As festas escolares nos Parques Infantis Sorocabanos: memórias e imagens das práticas pedagógicas (1954 - 1988)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
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A LUZ DISSIPA AS TREVAS A RAZÃO EMANCIPA AS CONSCIÊNCIAS ? Apropriações das ideias pedagógicas libertárias na Escola Moderna N.1 de São Paulo (1913-1919)
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
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CENAS INÉDITAS DA VIDA DAS PROFESSORAS DE APOIO PEDAGÓGICO: Um estudo da emersão da coordenação em São Bernardo do Campo: 1998 a 2009
Educação
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2018
Gestão
Universidade Bandeirante de São Paulo
-
Coordenadora do Curso de Pedagogia
Academia Paulista Anchieta
Universidade Federal de São Paulo
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Coordenação do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia
Campus Guarulhos
Departamento de Educação
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Vice coordenação do Curso de Pedagogia - Unifesp
Campus Guarulhos
Departamento de Educação
Pesquisa
Universidade de São Paulo
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SABERES E PRÁTICAS EM FRONTEIRAS: por uma história transnacional da educação (1810-...)
Este Projeto Temático se inscreve no que a literatura educacional contemporânea vem denominando história transnacional da educação. Por cruzar fronteiras, essa referência historiográfica redefine territórios e dispõe as histórias nacionais no interior de contextos internacionais, apresentando relações transnacionais, conexões, interdependências. Mais especificamente, o projeto foca na circulação de sujeitos, de artefatos, de saberes e de práticas entre o Brasil e demais países do mundo, no período que se estende do princípio do século XIX aos dias atuais. Tem como marco inicial a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, momento de implantação da primeira imprensa régia em terras brasileiras e de iniciativas que levariam à primeira lei geral do ensino primário, de 1827, à criação de cursos superiores e secundários e de escolas normais. Desfolha as apropriações, intercâmbios, partilhas e trocas de conhecimentos e de ações em nível internacional que desde então se processaram, procurando compreender como esse universo simbólico inscreveu marcas de inovação nas diferentes tradições que compunham e compõem os saberes e as práticas educacionais ainda na atualidade. De modo a viabilizar essa proposta, o Projeto constitui-se em torno de quatro eixos temáticos, assim denominados: 1) arquivos digitais e bibliotecas: história do livro e da leitura; 2) sujeitos e artefatos: movimentos e vestígios; 3) inovação e tradição: fugas e contrapontos; 4) material didático para o ensino público e formação docente. Cada um desses eixos é coordenado por dois pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições paulistas e estrangeiras.
Desde 2019
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Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas
O Projeto Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas (FCT- PTDC/114318/2009) sob Coordenação Geral do Prof. Domingos Fernandes, da Universidade de Lisboa, tem como objetivo central de investigação descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas em diferentes cursos de universidades portuguesas e brasileira. Espera-se compreender as relações entre tais práticas, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso acadêmico. Conforme o texto do Projeto, a importância e natureza inovadora deste estudo decorrem da ausência de investigações sobre este tema nos dois países participantes e do facto de se prever uma investigação extensiva, intensiva e integrada em cursos de Ciências Sociais, Artes e Humanidades, Ciências e Tecnologias e Ciências da Saúde . (p. 3). A investigação conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal e integra quatro Universidades portuguesas (Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora) e três universidades brasileiras (Universidade do Estado do Pará, Universidade da Amazônia e Universidade de São Paulo).
Autores: Renata Marcílio Cândido, Rita de Cassia Gallego, SILVA, Vivian Batista da, Rosário Genta Lugli, Vicentini, Paula Perin, Diana Gonçalves Vidal, André Luiz Paulilo, Rosa Fátima de Souza, Kazumi Munakata, Circe Bittencourt, Heloisa Helena Pimenta Rocha, Rachel Duarte Abdala, Bruno Bomtempi Junior, Maria Rita Toledo, Vera Valdemarin, Wiara Rosa Rios, Rafaela Silva Rabelo, Alessandra Arce Hai, Carlota Boto, Ana laura Godinho Lima, Alexsandro do Nascimento Santos, Raquel Lazzarini Barbosa
2011 a 2013
Universidade Bandeirante de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
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Jornadas de Estudos Históricos
O projeto da Jornada de Estudos contribui para a divulgação dos trabalhos acadêmicos , desenvolvidos no âmbito do programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp, para a comunidade universitária e professores e professoras da rede pública de ensino de Guarulhos e demais localidades.
Autores: Renata Marcílio Cândido, Katiene Nogueira da Silva, Denice Barbara Catani, Rita de Cassia Gallego, SILVA, Vivian Batista da, Moraes, Dislane Zerbinatti, Fernandes, Domingos
Desde 2018
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Residência Pedagógica Unifesp-CAPES
O projeto de Residência Pedagógica UNIFESP-CAPES constitui-se como uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo aperfeiçoar a formação prática nos cursos de Licenciaturas, promovendo a inserção do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso. Considera-se que a formação de professores é questão central nas políticas de melhoria da educação básica para a garantia do direito à Educação Para Todos e a formação de professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de 2006, com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia (CNE/CP n.º 5/2005 e CNE/CP n.º 1/2006), ganha centralidade nesses cursos, que também preparam para as funções de gestão educacional. No âmbito da UNIFESP, o projeto de Residência Pedagógica pretende dar continuidade às ações didático-pedagógico-educacionais desenvolvidas no PIBID nos núcleos de Pedagogia, Ciências e Matemática . O subprojeto da Pedagogia destina-se à formação de graduandos/as da Pedagogia e de professores/as da Educação Infantil e alfabetizadores/as de escolas públicas, de modo a articular conhecimento teórico e prática, a partir do cotidiano vivenciado nas escolas-campo. Seu foco concentra-se no plano metodológico e na didática de ensino inicial da leitura e da escrita (alfabetização), com base nos novos Estudos do Letramento, no Interacionismo em articulação com a Linguística Textual, nos Conhecimentos Linguísticos (fonêmico e fonológico), e Sistema Ortográfico e também naqueles que digam respeito ao ensino de português como segunda língua para alunos surdos, tendo o/a professor/a como ator responsável por instanciar um sistema didático voltado ao processo de ensino e aprendizagem das crianças. Dar-se-à ênfase às ações que discutam teorias e práticas da alfabetização de crianças e de adultos em intervenções nas turmas de Eeducação Iinfantil e de educação de jovens e adultosanos iniciais do Ensino Fundamental. No subprojeto de Ciências e Matemática pretende-se contribuir para a formação dos residentes, juntamente com os professores da escola básica, de tal maneira, que promova o melhor entendimento dos conteúdos e das competências específicas de Ciências da Natureza e da Matemática para o Ensino Fundamental, assim como das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de reflexões e planejamento de atividades que promovam a aprendizagem significativa dos conceitos presentes nas diretrizes oficiais. Os subprojetos se organizaram de tal forma, que os três módulos que compõem o projeto de Residência Pedagógica da CAPES sejam cumpridos, a saber: 1) ambientação como possibilidade de vivenciar a rotina escolar para conhecer o funcionamento da escola e a cultura escolar, acompanhar as atividades de planejamento pedagógico, identificar como é feita a articulação da escola com as famílias e a comunidade, dentre outros aspectos; 2) observação semi-estruturada em sala de aula a partir de um roteiro definido pelo residente juntamente com o docente orientador; 3) planejamento dos projetos de intervenções (regência) sob a orientação de docentes da Unifesp e preceptores das escolas-campo; e 43) regência concebida nos processos de elaboração de planos de aula e desenvolvimento de conteúdos em sala de aula, projetos de intervenção ou oficinas temáticas na escola, com acompanhamento do professor preceptor; 5) avaliação das intervenções, buscando identificar aprendizagens construídas e redirecionamentos que se mostrarem necessários na continuidade do percurso de imersão (observação e regência) nas escolas-campo.
Autores: Renata Marcílio Cândido, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Oliveira, Fernando Rodrigues, Claudia Panizzolo, Mirian Warde, Renata Marcílio Cândido, Oliveira, Fernando Rodrigues, Érica Aparecida Garrutti de Lourenço, VÓVIO, Cláudia Lemos
Desde 2020
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Residência Pedagógica Unifesp-CAPES
O projeto de Residência Pedagógica UNIFESP-CAPES constitui-se como uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo aperfeiçoar a formação prática nos cursos de Licenciaturas, promovendo a inserção do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso. Considera-se que a formação de professores é questão central nas políticas de melhoria da educação básica para a garantia do direito à Educação Para Todos e a formação de professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de 2006, com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia (CNE/CP n.º 5/2005 e CNE/CP n.º 1/2006), ganha centralidade nesses cursos, que também preparam para as funções de gestão educacional. No âmbito da UNIFESP, o projeto de Residência Pedagógica pretende dar continuidade às ações didático-pedagógico-educacionais desenvolvidas no PIBID nos núcleos de Pedagogia, Ciências e Matemática . O subprojeto da Pedagogia destina-se à formação de graduandos/as da Pedagogia e de professores/as da Educação Infantil e alfabetizadores/as de escolas públicas, de modo a articular conhecimento teórico e prática, a partir do cotidiano vivenciado nas escolas-campo. Seu foco concentra-se no plano metodológico e na didática de ensino inicial da leitura e da escrita (alfabetização), com base nos novos Estudos do Letramento, no Interacionismo em articulação com a Linguística Textual, nos Conhecimentos Linguísticos (fonêmico e fonológico), e Sistema Ortográfico e também naqueles que digam respeito ao ensino de português como segunda língua para alunos surdos, tendo o/a professor/a como ator responsável por instanciar um sistema didático voltado ao processo de ensino e aprendizagem das crianças. Dar-se-à ênfase às ações que discutam teorias e práticas da alfabetização de crianças e de adultos em intervenções nas turmas de Eeducação Iinfantil e de educação de jovens e adultosanos iniciais do Ensino Fundamental. No subprojeto de Ciências e Matemática pretende-se contribuir para a formação dos residentes, juntamente com os professores da escola básica, de tal maneira, que promova o melhor entendimento dos conteúdos e das competências específicas de Ciências da Natureza e da Matemática para o Ensino Fundamental, assim como das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de reflexões e planejamento de atividades que promovam a aprendizagem significativa dos conceitos presentes nas diretrizes oficiais. Os subprojetos se organizaram de tal forma, que os três módulos que compõem o projeto de Residência Pedagógica da CAPES sejam cumpridos, a saber: 1) ambientação como possibilidade de vivenciar a rotina escolar para conhecer o funcionamento da escola e a cultura escolar, acompanhar as atividades de planejamento pedagógico, identificar como é feita a articulação da escola com as famílias e a comunidade, dentre outros aspectos; 2) observação semi-estruturada em sala de aula a partir de um roteiro definido pelo residente juntamente com o docente orientador; 3) planejamento dos projetos de intervenções (regência) sob a orientação de docentes da Unifesp e preceptores das escolas-campo; e 43) regência concebida nos processos de elaboração de planos de aula e desenvolvimento de conteúdos em sala de aula, projetos de intervenção ou oficinas temáticas na escola, com acompanhamento do professor preceptor; 5) avaliação das intervenções, buscando identificar aprendizagens construídas e redirecionamentos que se mostrarem necessários na continuidade do percurso de imersão (observação e regência) nas escolas-campo.
Autores: Renata Marcílio Cândido, Oliveira, Fernando Rodrigues, Érica Aparecida Garrutti de Lourenço, VÓVIO, Cláudia Lemos
Desde 2020
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PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
O Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência PIBID é uma iniciativa do governo federal que visa ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Possui como objetivo principal desenvolver ações voltadas à formação inicial de licenciandos e formação continuada de professores em local de exercício da docência, vinculado à política de formação de professores da Educação Básica da CAPES. Nessa direção e tendo como princípio o compromisso que a UNIFESP possui, em seus cursos de licenciatura, de formar professores para a escola pública, o campus Guarulhos, representado por docentes que compõem o curso de História e Pedagogia, em parceria com o campus Diadema, representado por professores que compõem curso de Ciências, é responsável pelo PIBID/UNIFESP 2018. Projeto composto por subprojetos promove a inserção de estudantes no contexto da escola pública, nos municípios de Guarulhos e Diadema, durante sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, com a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola pública, denominado supervisor. Este projeto visa a um trabalho integrado entre escola básica e universidade, tanto nas séries iniciais como nos anos finais dessa modalidade de ensino. A ação conjunta entre os docentes supervisores das escolas e os professores da Universidade ocorre no sentido de propor temas para a discussão e trabalho dos alunos envolvidos nas iniciativas previstas nos subprojetos. Nesse sentido, pretende-se que haja uma troca entre os saberes práticos dos professores em sala de aula, que constituem um repertório didático construído ao longo de anos de escolarização e de vivência do lugar de professor, e os conhecimentos teóricos da universidade, que permitem o distanciamento com relação às demandas e urgências da prática.
Autores: Renata Marcílio Cândido, Emerson Izidoro dos Santos, Adriana Regina Braga, Érika Dias Soares, Érica Aparecida Garrutti de Lourenço
2018 a 2020
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Os periódicos de ensino e suas potencialidades para o estudo da cultura escolar - séculos XIX e XX
O presente projeto pretende investigar elementos da cultura escolar tomando como fonte de estudo os periódicos de ensino publicados no campo educacional paulista entre os séculos XIX e XX. Almeja-se investigar a genealogia dos objetos escolares e das teorias pedagógicas e as suas distintas configurações nos contextos escolares (grupos escolares, escolas reunidas e escolas isoladas), assim como a constituição da profissão docente no Brasil. Entende-se como elementos da cultura escolar os programas de ensino e os currículos escolares, as avaliações e os exames, bem como as comemorações escolares. No âmbito das teorias pedagógicas, intenta-se investigar a difusão e os modos de apropriação de autores europeus e norte-americanos no campo educacional paulista.
Autores: Renata Marcílio Cândido, Rubia Armelini de Freitas, Renan Leocadio de Souza
Desde 2018
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As reminiscências das festas escolares: suas potencialidades educativas e configuração da cultura das escolas públicas atuais
O presente projeto propõe-se a investigar as configurações atuais das comemorações escolares, especialmente nas escolas públicas paulistas, e o papel deste objeto na composição da cultura escolar, bem como suas potencialidades no ensino de conteúdos escolares e comportamentos sociais. As últimas décadas, especialmente a partir dos anos 90 e início de 2000, registraram uma profusão de reformas no âmbito escolar, desde a implementação dos Ciclos e da Progressão Continuada até as últimas diretrizes sobre a organização dos currículos escolares de forma interdisciplinar, medidas que visam a garantia de elementos fundamentais da legislação brasileira como o acesso e a permanência dos alunos nas escolas e a qualidade do processo educativo. Considerando tal panorama a ideia é investigar as relações entre as mudanças nas formas de representar e organizar as festas escolares e as possibilidades educativas que essas ações possibilitam aos alunos e aos professores. Historicamente constituídas como elemento divulgador das ações políticas relacionadas ao ensino e as práticas pedagógicas do sistema público, laico e democrático de ensino, as comemorações escolares tiveram seus sentidos reconfigurados para servirem a distintos propósitos sociais, educativos e políticos na viragem do século XIX para o XX. Na proposta atual de pesquisa, as questões que se apresentam são: como se comemora nas escolas públicas nos dias de hoje? Quais seus usos e configurações? Qual seu potencial metodológico para educar as crianças? Quais conteúdos escolares ela referencia? Qual representação de escola, professor e alunos ela pretende veicular? As festas escolares ainda podem ser consideradas educativas? Tais questões serão investigadas mediante o exame dos documentos legais que organizam o ensino no Estado de São Paulo, dos Regimentos Escolares, de Projetos Pedagógicos e Planos Diretores, bem como de entrevistas com gestores, professores e alunos de diferentes escolas públicas.
Autores: Renata Marcílio Cândido, Carriel, Priscila
Desde 2017
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O ethos da escola seletiva numa perspectiva histórica (1930-1960)
Análise de publicações voltadas para organização escolar e formação docente entre os anos 1930 e 1960, período em que diferentes teorias explicativas e com fundamentos variados (biológicos, psicológicos, psicanalíticos e sociológicos) para o insucesso escolar ganharam nitidez e contribuíram para consolidar determinado ethos. Especificamente, a fonte documental é a Revista de Educação, editada desde o final dos anos 1920, no Estado de São Paulo, sob título Educação que, com algumas interrupções e mudanças de nome, se manteve até 1961.
Autores: Renata Marcílio Cândido, Regina Cândida Ellero Gualtieri
2017 a 2020
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O Programa de Residência Pedagógica em Educação da Unifesp: uma análise histórico-cultural?
A presente pesquisa tem como foco de análise o Programa de Residência Pedagógica (PRP) na modalidade de Educação infantil e Ensino Fundamental desenvolvido pelo curso de Graduação em Pedagogia da Unifesp, Campus Guarulhos. A investigação busca caracterizar os elementos e fundamentos que constituem essa experiência educativa a partir da imersão de estudantes residentes em escolas públicas municipais. A metodologia de caráter qualitativo tem como meta explicitar, caracterizar e discutir as problemáticas emergentes no estágio de Residência, observando relações com temáticas que perpassam o campo da educação. A análise dos dados terá como fundamento a perspectiva histórico-cultural que enfatiza o caráter social, histórico e cultural presentes nos discursos e processos de formação de professores, situando estagiários/graduandos e preceptores no âmago de demandas e prescrições que na atualidade atravessam a educação buscando, desta forma, contribuir para as discussões sobre o papel do estágio e sobre o que aí se potencializa como possibilidade de reflexão, conhecimento e formação
Desde 2016
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Laboratório Interdisciplinar para Formação de Educadores da UNIFESP
O projeto tem como objeto a criação de laboratórios interdisciplinares de formação docente a serem compartilhados por todas as licenciaturas dos campi Diadema e Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tais laboratórios constituir-se-ão em ambientes voltados à idealização, implementação e avaliação de práticas pedagógicas adequadas para as licenciaturas, a formação continuada de professores e o ensino básico, sempre calcados em investigações das múltiplas dimensões e manifestações da linguagem e de seu desenvolvimento. Nesse contexto, a articulação entre conhecimentos, práticas e tecnologias educacionais nas diferentes licenciaturas será privilegiada. Trata-se, dessa forma, de espaço interdisciplinar para formação de educadores e para a formação continuada de professores onde pesquisa, prática, ensino e aprendizagem são considerados indissociáveis e onde as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são vistas como recurso para a interação, instrumentos do docente-pesquisador e do aluno-pesquisador (em suas primeiras experiências com a pesquisa) e, ao mesmo tempo, como possíveis recursos didáticos. Observa-se, pela descrição acima, que o mencionado ambiente e seus recursos representarão contribuição relevante no fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão
Autores: Renata Marcílio Cândido, Edna Martins, Maria de Fátima Carvalho, Vanessa Dias Moretti
2012 a 2019
Faculdade de Educação
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22