Equipe DCI

Ana Carolina Fagundes de Oliveira Alves

Programadora Visual

dcidesign@unifesp.br

É mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Design Editorial pelo Centro Universitário Senac e possui graduação em Desenho Industrial pela UEL. Iniciou sua carreira no serviço público em 2010, como docente do curso de Design Gráfico na mesma instituição de formação. Faz parte da equipe do Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp) desde 2013, onde atua na área de design para web, institucional e editorial.

 

Ana Cristina Cocolo

Jornalista

imprensa@unifesp.br

É bacharel em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM-FAAM). Foi redatora do setor de Projetos Especiais e repórter da extinta revista IstoÉ Gente, da Editora Três, empresa na qual trabalhou por nove anos. Ingressou no Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp) em 2001, como repórter do Jornal da Paulista e da revista Saúde Paulista. Em 2013 assumiu a coordenação da revista Entreteses, publicação de divulgação científica da universidade, e ingressou na equipe de Assessoria de Imprensa da instituição pela agência CDN Comunicação, do grupo ABC.

 

Ângela Lacerda Cardoso Braga

Desenhista de artes gráficas

dcidesign@unifesp.br

É mestre em Ciência da Informação pela IBICT/MCT/UFRJ. Especialista em Comunicação e Imagem pela PUC/RIO e bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade da Cidade (RJ). Ingressou no serviço público no ano de 1994 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra o quadro do Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp) desde janeiro de 2009, onde desenvolve a atividade de designer gráfico. Trabalha com criação de marcas, identidade visual e projetos gráficos de impressos institucionais.

 

Arlete Eni Granero

Docente

dci@unifesp.br

Obteve o título de doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) em 2006. Doutora em Administración de Empresas y Comercio Internacional pela Universidad de Extremadura - España desde 2005. Mestre em Administração pelo Centro Universitário de Franca desde 2000. Especialista em Marketing pela ESPM/SP. Graduou-se em Comunicação Social pela Faculdade Anhembi Morumbi em 1985. Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense de 2009 a 2016. Atualmente é professora adjunta IV da Escola Paulista de Política Economia e Negócios (EPPEN/Unifesp) e diretora do Departamento de Comunicação Institucional da Universidade Federal de São Paulo (DCI/Unifesp). Pesquisadora com expertise em Comunicação Integrada. Linhas de pesquisa: comunicação institucional, comportamento e consumo consciente.

 

Celina Maria Brunieri

Técnica em Assuntos Educacionais

Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), em 1974, concluiu as disciplinas do curso de mestrado (área: Didática) pela Faculdade de Educação (FE/USP), especializando-se em Didática e Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Ibero-Americano. É professora aposentada de Língua Portuguesa no ensino fundamental II, tendo exercido paralelamente, desde 1975, as atividades de revisora, copy-desk e preparadora de originais em diversas editoras. Em 2000, trabalhou no jornal Folha de S. Paulo como consultora de Português, após aprovação em processo seletivo. Ingressou na Unifesp em 2006, no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, assumindo as funções de revisora e copy-desk de parte dos textos produzidos pelo Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp). Periodicamente ministra ou coordena cursos de capacitação para servidores técnico-administrativos, por solicitação da Divisão de Treinamento e Capacitação.

 

Daniel Patini

Jornalista

imprensa@unifesp.br

Jornalista na Unifesp desde 2010.

 

Felipe Costa

Secretário Executivo

É bacharel em Língua Portuguesa pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi coordenador pedagógico da franquia Instituto Brasileiro de Línguas (IBL) entre os anos 2011 e 2013. Iniciou sua carreira no serviço público em 2013 na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Integra o quadro do Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp) desde fevereiro de 2014, onde desenvolve a atividade de revisor textual.

 

Jean Silva

Técnico Audiovisual

Radialista e Jornalista. Iniciou a carreira no rádio em 1995. Trabalhou em emissoras de rádio e TV (Rádio Globo/CBN, SBT, Band, TV Globo,  Rede Record, National Geografic Channel), produtoras audiovisuais, universidades (Faap, Unip, Anhembi Morumbi e Uninove), terceiro setor (Sesc, Instituto Sou da Paz, LBV) e órgãos públicos (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo). Servidor público na Universidade Federal de São Paulo desde 2016. Integra o quadro do Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp), onde desenvolve atividades de produção audiovisual.

 

José Arbex Júnior

Jornalista/editor

equipe.entreteses@unifesp.br

Graduou-se em Jornalismo pela USP (1982), obtendo o título de doutor em História Social pela mesma instituição (2002). Foi correspondente do jornal Folha de S. Paulo em Nova York (1987) e Moscou (1988-1991), tendo realizado a cobertura de importantes eventos internacionais como a queda do Muro de Berlim e a Primavera de Pequim.

Pertence ao corpo editorial da revista Caros Amigos e do boletim Mundo: geografia e política internacional, para os quais também redige matérias jornalísticas. Em 2001 tornou-se professor do curso de graduação em Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo assumido – a partir de 2006 – a coordenação do curso de especialização lato sensu na mesma área.

Além de artigos veiculados em periódicos e de capítulos que integram obras coletivas, é autor de 11 livros, cada um dos quais voltado a temas como as relações entre mídia e poder, guerra fria, colapso do bloco socialista, crise e decadência dos EUA, nacionalismo e narcotráfico. Em parceria com jornalistas investigativos e especialistas em História e Geografia, publicou outros 14 livros, que incluem coleções didáticas (O Brasil em regiões, Panorama do mundo e Visões do mundo) e volumes de estudos sobre questões contemporâneas.

Recebeu várias distinções por sua produção jornalística, entre as quais o Prêmio Jabuti de melhor livro-reportagem (1997), concedido pela Câmara Brasileira do Livro, e o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (1999), instituído pelo Sindicato de Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, em associação com outras entidades.

Como pesquisador, desenvolve estudos críticos sobre jornalismo hegemônico e contra-hegemônico e sobre jornalismo na América Latina. Paralelamente, coordena e edita o jornal-laboratório Contraponto, elaborado pelos estudantes de Jornalismo da PUC-SP.

Indicado para assessorar a Reitoria (gestão 2013-2017), reformulou a política editorial do Departamento de Comunicação Institucional – DCI/Unifesp, tendo apresentado as linhas básicas para o projeto de reestruturação das atividades desse órgão. Liderou as ações para a criação do jornal Entrementes, da revista Entreteses e da WebTV, principais veículos de informação do DCI, nos quais atua como editor.

 

José Luiz Guerra

Assistente em Administração

imprensa@unifesp.br

É graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e especialista em Comunicação Empresarial pela mesma instituição. Ingressou na Unifesp em 2004 e desde 2009 integra o quadro da Assessoria de Imprensa do Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp) onde desenvolve a função de jornalista.

 

Juliana Narimatsu

Jornalista

imprensa@unifesp.br

É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2011 e especialista em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero desde 2013. Premiada na categoria Jornalismo Informativo no Expocom Sudeste 2012 e Intercom 2012. Iniciou sua carreira em assessoria de imprensa na SPTrans, seguindo para clientes de setores distintos nas agências Linhas Comunicação (2012), CDN Comunicação (2012) e Hospital das Clínicas (2015). Integrou o quadro da equipe da Assessoria de Imprensa do Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp) entre os anos de 2012 e 2014, retornando em julho de 2016 , pela agência CDN Comunicação, do grupo ABC.

 

Loiane Vilefort

Técnica em Cinematografia

É formada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integra o quadro do Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp) desde 2016, onde desenvolve produções audiovisuais.

 

Luciana Leão Borges

Docente

dci@unifesp.br

Doutora em Educaçāo pela Universidade de Siegen - Alemanha. Mestre em Ciências da Comunicaçāo pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP). Graduada em Comunicaçāo Social - Publicidade e Propaganda pelo Instituto Unificado Paulista. Professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do curso de Comunicaçāo Social. Experiências nas áreas de Planejamento de Marketing e Comunicaçāo integrada. Área de pesquisa : comunicaçāo , juventude, infāncia e consumo. Atualmente é professora colaboradora junto ao Nuau/Unifesp e, por meio de acordo de cooperaçāo técnica entre a UFMT e a Unifesp, coordena projetos em audiovisual, WebTV Podcast, campanhas de educaçāo e humanizaçāo junto ao Departemento de Comunicaçāo Institucional (DCI/Unifesp).

 

Luis Mo

Assistente em Administração

dci@unifesp.br

É bacharel em Ciência & Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e graduando em Engenharia de Energia na mesma instituição. 
Integra o quadro do Departamento de Comunicação Institucional(DCI/Unifesp) desde 2016, onde desenvolve atividades administrativas e de apoio à equipe.

 

Mariane dos Santos Tescaro

Jornalista

imprensa@unifesp.br

É bacharel em Jornalismo – Comunicação Social pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e especialista em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Iniciou sua carreira em assessoria de imprensa com passagens no Grupo Trade (2004 - 2005) e CDN Comunicação (2005 até o momento). Está desde 2011 como jornalista do Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp) pela agência CDN Comunicação, do grupo ABC.

 

Reinaldo Gimenez

Técnico em Tecnologia da Informação

É tecnólogo em Processamento de Dados com MBA em E-business pelo SENAC-SP. Iniciou a carreira no serviço público em 1989 na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Integra o quadro do Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp) desde 2010, onde desenvolve as atividades de coordenação técnica da WebTV, edição e criação de imagens, locução de notícias e gerenciamento de sistemas de informação.

 

Valquíria Carnaúba

Jornalista

imprensa@unifesp.br

Jornalista especializada em Comunicação Organizacional, possui experiência em redes sociais, mídia indoor, grande imprensa e eventos. Iniciou sua carreira no serviço público em 2011 na Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). Integra o quadro do Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp) desde fevereiro de 2015, onde desenvolve as atividades de jornalismo e assessoria de imprensa.

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse