Humaniza Unifesp

Humaniza Unifesp é um programa de ação permanente criado para acompanhar e divulgar as ações da instituição com a comunidade interna e externa, sobretudo, aquelas que envolvem jovens estudantes inseridos nos mais diversos projetos de extensão. Por meio de uma página do facebook e outros canais midiáticos da universidade, o Humaniza Unifesp desenvolve e divulga campanhas sociais e outras ações de comunicação, educação e humanização.

Sobre as ações dos alunos extensionistas, a preocupação com a formação da consciência do jovem para uma cultura colaborativa e humanizada representa a possibilidade de garantir mudanças socioeducativas importantes que venham fortalecer as relações entre universidade e diferentes comunidades. Fomentar o sentido de cidadania junto aos jovens universitários por meio da realização de práticas educativas e colaborativas diz respeito à aproximação de estudantes e comunidades e, com isso, contribuir para troca de experiências e visão de mundo. A preocupação social, sobretudo com a juventude, suas relações e seu futuro é uma temática que chama a atenção das universidades e canais midiáticos.

A razão da divulgação das ações dos jovens estudantes atende a dois princípios básicos: o rompimento do muro que separa a universidade da sociedade, em especial da comunidade de seu entorno, dos problemas regionais onde a universidade está inserida, e a ampliação dos mecanismos de aprendizagem e de geração de conhecimento para os estudantes envolvidos. Assim pensando, todo o acervo de conhecimento gerado no interior da instituição universitária tanto pode ser compartilhado por meio de diferentes projetos, nos quais alunos e professores tornam-se igualmente, ao lado dos sujeitos das comunidades envolvidas, construtores de conhecimento, como a experiência de envolvimento com a população valoriza a formação humanista, recicla e estimula o aprendizado dos estudantes.

É importante usar de forma efetiva os canais de comunicação que permitem a circulação de informações. Estar na comunidade é tanto trocar conhecimentos científicos quanto apreender saberes populares. Fomentar o sentido de cidadania, de preservação e conservação ambiental, de saúde e de humanização, principalmente, significa se envolver com a população. Nesse ínterim, a preocupação com os problemas sociais, as necessidades e prioridades da comunidade constituem temas relevantes. É preciso estimular o pensamento holístico e sustentável, o que favorece um olhar mais sistêmico sobre a realidade. Ações de Comunicação e de intervenção são caminhos já trilhados pela Universidade.