Apresentação
O Departamento de Comunicação Institucional - DCI é um órgão de serviços diretamente subordinado à Reitoria da Universidade Federal de São Paulo. Tem como atribuição estabelecer as diretrizes de uma política global de comunicação para a universidade.
Missão
Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão.
Visão
Ser referência entre as instituições de ensino e para comunidade interna e externa na utilização das tecnologias de informação e comunicação para a integração da comunidade acadêmica, apoio à gestão, metodologias de ensino, desenvolvimento da pesquisa, exercício da assistência à saúde e com forte compromisso com a inovação tecnológica e a sustentabilidade.
Atributos de Valor
• Ética
• Equidade
• Profissionalismo
• Colaboração
• Resiliência
• Excelência
• Inovação
• Sustentabilidade
• Transparência
Setores
Diretoria de Comunicação Institucional
Cabe à Diretoria de Comunicação Institucional elaborar planos estratégicos para a instituição. Está no seu escopo definir e supervisionar a criação e desenvolvimento de produtos midiáticos selecionando assuntos prioritários, visando à transmissão eficaz de mensagens específicas ao público externo e interno. Ela define e implementa estratégias; planeja e supervisiona os trabalhos que envolvem comunicação visual; organiza e planeja visitas de pessoas externas à Unifesp, promovendo à divulgação e projeção de uma imagem favorável da instituição junto aos setores da comunidade de interesse; controla o orçamento destinado ao departamento, otimizando os resultados; fica à frente de todas as comunicações internas e de relacionamento com a imprensa, além de ações pontuais de comunicação externa.
Editor Chefe e Executivo
Atua junto ao Conselho Editorial e equipe de jornalismo na escolha do que vai ser publicado, na linha editorial e na escolha das pautas.
Jornalismo
Faz parte das atribuições da equipe de jornalismo: elaboração de pautas - orientação na escolha de assuntos que o veículo vai cobrir e designar os repórteres para a cobertura, realização de entrevistas, análise de documentos, redação e ou gravação, dar títulos às reportagens, artigos e colunas; fazer legendas para fotos ou ilustrações; fotojornalismo.
Assessoria de Imprensa
O assessor de imprensa providencia contatos com meios de comunicação para divulgar a Unifesp, orientá-los sobre como proceder nas entrevistas e atender a jornalistas para responder questões sobre a instituição. Divulga e promove junto à imprensa, produzindo textos informativos sobre suas atividades.
Canal
Setor responsável pela produção audiovisual, combinando áudio, vídeo e imagem.
Comunicação Visual
Criação e design de material de divulgação on-line e off-line institucional da Unifesp, como: diagramação de relatórios e documentos internos; design da revista Entreteses e do jornal Entrementes; manutenção do portal da instituição, dentre outros.
Redação e Revisão de Textos
O setor é responsável pela Redação de textos, artigos, conteúdo para mídias on-line e off-line. Bem como revisar textos, material de divulgação institucional e publicações, eliminando erros de linguagem ou de informação.
Administração
É a área responsável pelo planejamento, coordenação controle e gerenciamento das rotinas administrativas, como controle de faturamento, Gestão com pessoas, orçamentos, compras e pregões on-line. Também responde pelo Fale Conosco Saúde.
Criação, Tratamento de Imagens Digitais
O setor compreende a criação, o tratamento e a manipulação digital de imagens e ilustrações, atuando desde a fase de planejamento até a finalização de produtos comunicacionais e de arte. Atua na captura, manipulação e tratamento, tendo em vista a classificação e o armazenamento de dados para publicações digitais.
Comunicação Integrada
O setor planeja, elabora e implementa as estratégias de comunicação visando o alcance dos diversos públicos, fomentando a interação e o engajamento entre a Unifesp e a sociedade.
Cabe ao setor às funções de: planejar e desenvolver campanhas publicitárias, definindo seu conteúdo e público-alvo, visando à transmissão de mensagens específicas, envolvendo a divulgação de produtos midiáticos ou mensagens institucionais da Unifesp; realizar ações e campanhas de Marketing Interno, campanhas de marketing social e de causas entre outras atividades.