Analisador de Óxido Nítrico Modelo 280i (NOATM)

Analisador de Óxido Nítrico Modelo 280i.jpg

EM BREVE 
mais informações entre em contato através do email: hugo.monteiro@unifesp.br
 
DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO:
O Analisador de Óxido Nítrico Modelo 280i (NOATM) da Sievers Instruments é um detector de alta sensibilidade para a medição de óxido nítrico com base em uma reação quimioluminescente em fase gasosa entre o óxido nítrico e o ozônio:

NO + O3 → NO2* → NO2* + O2

NO2* → NO2 + hʋ

A emissão do dióxido de nitrogênio eletronicamente excitado está na região do espectro vermelho e infravermelho próximo, e é detectada por um tubo fotomultiplicador sensível a vermelho termoeletricamente resfriado. O limite de detecção do NOA para medição de NO na fase gasosa é ~ 0,5 parte por bilhão por volume. O limite de detecção para medição de NO e seus produtos de reação em amostras líquidas é de ~ 1 picomol. Em sistemas biológicos, o óxido nítrico é produzido a partir da oxidação enzimática da arginina. Três isoformas da enzima óxido nítrico sintase (NOS) foram identificadas em muitos tipos de células: NOS endotelial, NOS neuronal e NOS induzível. As funções biológicas do NO incluem ação como vasodilatador, neurotransmissor, agente citotóxico, inibição da agregação plaquetária e ativador da proliferação do músculo liso.
O óxido nítrico também está presente na respiração exalada e pode ser um útil gerador de inflamação das vias aéreas. Em solução, o óxido nítrico reage com o oxigênio molecular para formar nitrito (NO2-), e com oxi-hemoglobina e ânion superóxido (O2-) para formar nitrato (NO-). O NO reage também com tióis para formar compostos S-nitroso, aminas para formar nitrosaminas e metais para formar complexos de metal-nitrosilo. Na fase gasosa, o NO reage com altas concentrações de oxigênio para formar dióxido de nitrogênio. O equipamento poderá ser utilizado por pesquisadores da UNIFESP e de outras universidades ou centros de pesquisa. Não será necessária a experiência prévia na utilização do equipamento pelo usuário, uma vez que o mesmo será acompanhado pelo técnico responsável. Vale lembrar que a interpretação de dados será atribuída como responsabilidade de cada usuário.
 
Texto traduzido de: Sievers nitric oxide analyser NOATM 280i: operation and maintenance manual. DLM 14291 Revision C. Boulder: GE Analytical Instruments, 2010.
 
PROCESSO Nº: 2018/15038-7 (FAPESP)
 
 
SITE DO EQUIPAMENTO:
 
 
LOCALIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO: 
Centro de Terapia Celular e Molecular Unifesp campus São Paulo (CTCMol - UNIFESP)
Rua Mirassol, nº 207 - Vila Clementino - SP CEP: 04044-010
Laboratório de Sinalização Celular; telefone: (11) 5089-9218
 
PROFESSOR RESPONSÁVEL:
 
Prof. Dr. Hugo Pequeno Monteiro
 
TÉCNICOS RESPONSÁVEIS: 
 
Alex Sandro Felisberto Oliveira, técnico de laboratório, Centro de Terapia Celular e Molecular (CTCMol), Departamento de Bioquímica, UNIFESP campus São Paulo.
Ronaldo José Carneiro, técnico de laboratório/área, Centro de Terapia Celular e Molecular (CTCMol), UNIFESP campus São Paulo.
 
FORMAS DE AGENDAMENTO PARA PESQUISA: 
 
agendamento do equipamento deverá ser enviada por email (lab.lscel@gmail.com, assunto: AGENDAMENTO DO NOA).
 
DIAS DISPONÍVEIS PARA PESQUISA:
 
De segunda a quinta-feira das 8 h às 17 hs (exceto feriado)