Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD)
O SSCD é um serviço criado para receber estudantes de todos os campi que necessitem de atendimento especializado e que não seja coberto pelos serviços de saúde do município no qual se encontra o campus do(a) estudante. São atendimentos em diversas áreas: odontologia, enfermagem, ginecologia, ortopedia, psiquiatria, nefrologia, cirurgia vascular, urologia, otorrinolaringologia e endocrinologia.
Importante: Para utilizar este serviço pela primeira vez o(a) estudante deverá procurar o NAE do seu campus, que é o responsável pelo encaminhamento e agendamento junto ao SSCD.
Observação: Este serviço não pode ser considerado um substituto para os serviços de seu município e nem pode ser tratado como um “plano de saúde” da Unifesp.
HISTÓRICO
O Serviço de Saúde dos Alunos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) foi criado em 1963, pelo Prof. Dr. Walter Leser, chefe do Departamento de Medicina Preventiva, sendo vinculado a esse Departamento desde então. O Serviço contava com duas áreas de atendimento: clínica e saúde mental.
A partir de outubro de 1992, houve uma mudança significativa, quando o Serviço de Saúde dos Alunos passou a ser chefiado pelo Dr. Benjamim Lebensztajn, do Departamento de Medicina Preventiva, que ampliou o quadro de profissionais. Com esta reestruturação, no início da década de 1990, foi-se reafirmando a inserção do Setor de Saúde Mental e serviço de Ginecologia dentro do Serviço de Saúde dos Alunos, que era inicialmente formado por Clínicos Gerais.
Tais modificações desencadearam um processo de desenvolvimento e reconhecimento do Serviço pela comunidade da UNIFESP que culminaram, em 1996 na transferência do Serviço para uma nova Sede, bem mais ampla que a anterior. A partir de 1996 o Serviço passou a ser denominado Serviço de Saúde do Corpo Discente.
O Corpo Clínico é composto, desde essa época, por profissionais de diversas especialidades clínicas, cirúrgicas e de saúde mental.
O SSCD conta, ainda, com o apoio dos Serviços Especializados de Diagnóstico e Propedêutica e dos Serviços de Internação Clínica e Cirúrgica do Hospital Universitário São Paulo e dos diversos Departamentos da Universidade Federal de São Paulo.
A partir de mudança para nova sede, o Serviço passou a fazer atendimento de clínicos gerais durante todos os horários, atendendo a demanda dos estudantes, além do atendimento das especialidades com horários agendados.
O SSCD era vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) até a criação da PRAE em 2010. Em 2011 ocorre a mudança do vínculo do SSCD da Prograd para a PRAE e este modelo de atendimento foi reestruturado, passando o SSCD a ser um serviço de Especialidades Médicas.
Em 2014, o Regimento do SSCD foi aprovado pelo Conselho de Assuntos Estudantis (CAE).