CANDIDATURAS PDSE - PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE CAPES - EDITAL 019/2016 - Orientações e calendário

Cada PPG fará jus a 01 (uma) cota para o ano de 2017 de doze meses de mensalidade, desde que o aluno de Doutorado selecionado tenha 12 (doze) meses de matrícula no Programa no momento da inscrição na CAPES ou ter sido aprovado no exame de qualificação; não ultrapassar o período total do Doutorado de acordo com o prazo regulamentar do Curso para a defesa de teses (48 meses), para este item, a sugestão é que o aluno retorne entre 6 e 12 meses antes da defesa de tese e que o mesmo já tenha cumprido um número de créditos suficientes e compatíveis com a perspectiva de conclusão do Curso em tempo hábil após a realização do estágio no exterior.

A duração da bolsa será de 04 (quatro) meses no mínimo e de no máximo de 12 (doze) meses, sendo possível que o PPG atenda de 01 até 03 bolsistas no ano, usufruindo assim cada um dos bolsistas o período total ou parcial das mensalidades, desde que estas não se sobreponham.

 

CANDIDATURAS

1. Seleção Interna dos alunos de Doutorado no Programa de Pós- Graduação:

A Coordenação do PPG deverá formar uma Comissão para seleção de candidatos formada por:

o Coordenador do PPG;

o Representante discente Doutorando do PPG e

o Avaliador / Professor Externo com título de Doutor que não tenha vínculo com a UNIFESP ou que faça parte do quadro de orientadores vinculados a outros PPG´s diferente do Curso de origem do candidato.

Deverá ser assinado o Termo de Seleção de Candidatura: Disponível em:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/14072016-Termo-Selecao-Candidaturas-PDSE-2016.doc

Caso o Coordenador do PPG seja também o orientador do aluno, o Termo deverá ser assinado pelo Vice- Coordenador e na falta dos dois, por seu substituto legal.

Caso tenha mais de um aluno candidato no PPG, elencar os candidatos em forma classificatória e justificar a escolha do primeiro colocado.

Este mesmo parecer poderá ser usado caso haja mais de um chamado se houver cota disponível ou indeferimento de pedido e contanto que seja descrito a justificativa do segundo, terceiro candidatos e assim por diante.

Quando o Avaliador Externo for de outra IES ou de outro Campi poderá manifestar-se por meio de parecer encaminhado em papel timbrado da IES/Campi de origem, datado e assinado e anexado ao Termo de Seleção.

2. Candidatura dos alunos de Doutorado

Os candidatos deverão encaminhar aos respectivos PPG´s a seguinte documentação:

1. Atestado de matrícula;

2. Histórico Escolar;

3. CV Lattes atualizado

4. Carta do orientador brasileiro em papel timbrado, datada e assinada justificando a necessidade do estágio e demonstrando interação técnico – científica com o co orientador no exterior para o desenvolvimento das atividades propostas, contendo o início (entre março e outubro/2017) e término do estágio em mês e ano, informando também que o prazo regulamentar do aluno para a defesa de tese (prazo final do Doutorado), bem como os créditos já obtidos no Doutorado são compatíveis com a perspectiva de conclusão em tempo hábil após a realização do estágio no exterior;

5. Carta do co orientador estrangeiro em papel timbrado, datada e assinada aprovando o plano de pesquisa no exterior, contendo o início (entre março e outubro/2017) e término do estágio em mês e ano, compatibilizando o período informado pelo orientador no Brasil;

6. Teste de Proficiência ou declaração do co orientador no exterior afirmando que o nível de proficiência em língua estrangeira que o aluno possui é adequado para desenvolver suas atividades previstas. OBS.: considera- se a fim de comprovação os Testes de Proficiência emitidos via TOEFL, TOEIC e IELTS (Inglês), DELE (Espanhol), DELF e DALF (Francês), Goethe (Alemão). Por orientação da CAPES a pontuação destes testes devem estar em consonância e se for o caso, com a pontuação e qual tipo de teste é exigido pelo co orientador no exterior ou pela Instituição de destino, ou por meio de outra comprovação exigida para o candidato;

7. Currículo resumido do co orientador estrangeiro, com titulação mínima de Doutorado e produção científica e/ou tecnológica compatível;

8. Cópia de RG e CPF. Se o RG possuir CPF exclui- se o CPF;

9. Termo de Seleção de acordo com o item Seleção Interna dos alunos;

10. Plano de estudos em português, com no máximo 15 páginas, contendo PLANO DE ATIVIDADES – CRONOGRAMA pelo mesmo período de solicitação da bolsa. Acessar Edital no endereço:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/12072016-edital-n-19-PDSE.pdf - item 5.4.3 – IX;

11. Termo de Aprovação de Responsabilidade do orientador. Disponível em:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Termo_AprovacaoResponsabilidade.doc

Após a seleção, o PPG deverá encaminhar conforme cronograma abaixo via malote ou o candidato comparecer a esta PRPG ou via correio e entregar toda documentação IMPRESSA em envelope lacrado e uma CÓPIA EM PDF EM MÍDIA DIGITAL, direcionado à:

 

Pró- Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa

DAC - Divisão de Acompanhamento de Concessões

Marcelo Vasconcellos ou Wellington Falcão

Rua Sena Madureira, 1.500 – 2º andar.

04021-001

São Paulo – SP

 

Não serão analisados momentaneamente os documentos entregues, mesmo que pessoalmente pelo aluno. Na falta de alguma documentação, entraremos em contato com o aluno via e-mail em tempo hábil e posteriormente antes da divulgação do primeiro resultado.

Caso o candidato não entregue em tempo hábil o documento faltante, terá automaticamente indeferido seu pedido, podendo o PPG encaminhar o segundo colocado, se houver, em substituição ao primeiro colocado da cota do PPG e podendo ainda concorrer ao saldo remanescente para o terceiro e quarto colocados e assim por diante.

 

CRONOGRAMA

 

CALENDÁRIO PDSE CAPES 2016
Até 30/09/2016 Encaminhamento de UM candidato da cota
05/10/2016 Divulgação do resultado e se houve saldo de bolsa. Inscrição dos aprovados na CAPES
06/10/2016 a 17/10/2016 Encaminhamento de novos candidatos  pelo PPG do saldo remanescente
18/10/2016 Divulgação dos resultados e se houve saldo remanescente. Inscrição dos aprovados na CAPES
19/10/2016 a 27/10/2016 Encaminhamento de novos candidatos pelo PPG do saldo remanescente. Último chamado.
28 a 31/10/2016 Divulgação dos resultados e finalização das inscrições dos aprovados no último chamado na CAPES
01/11/2016 a 30/11/2016 Homologação das candidaturas pela PRPG

 

Verificada divergência de datas para início e fim dos estudos nos documentos apresentados – cronograma de atividades, manifestações das Instituições envolvidas ou quaisquer outros documentos e independente da análise documental e homologação desta Pró- Reitoria, a CAPES poderá indeferir a candidatura fundamentada na inconsistência documental.

Para esta modalidade de bolsa, a CAPES e nem a UNIFESP se responsabilizam por despesas relacionadas a cobrança de taxas acadêmicas e de pesquisa pela Instituição receptora, devendo o candidato arcar estes custos, se houver, por meios próprios.

O resultado final será divulgado pela CAPES em Diário Oficial da União e posteriormente por esta Pró-Reitoria para os candidatos e para os Coordenadores de PPG, solicitando que os alunos contemplados compareçam para retirar as cartas de concessão e demais orientações futuras para implementação da bolsa na CAPES.

 

Dúvidas somente por e-mail: propgpq.dac@unifesp.br

Demais informações acesse o endereço na CAPES: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse