Como me inscrever para um intercâmbio?
A inscrição é feita através de Editais divulgados anualmente. O aluno deverá submeter seus documentos à análise de acordo com os requisitos estabelecidos em Editais específicos.
Em qual período do ano os editais estão disponíveis?
Em situações normais os Editais são lançados no mês de março e setembro.
Quais são os documentos obrigatórios para inscrição?
Histórico escolar, carta de motivação e curriculum vitae (lattes). Outros documentos serão solicitados de acordo com as circunstâncias do Edital.
Para quais Universidades posso me inscrever?
A mobilidade internacional deve ser feita nas Universidades Parceiras. Considerar somente os acordos vigentes (Acordo de Cooperação em Mobilidade discente e Acordo Geral de Cooperação). Lista de universidades conveniadas: https://www.unifesp.br/reitoria/sri/acordos-de-cooperacao-com-instituicoes-estrangeiras/parceiras-internacionais
Posso ir para uma universidade não conveniada?
Não.
Como me inscrever na Universidade de Destino? É a SRI que faz isso?
Quando selecionado através do Edital Conjunto, é de responsabilidade do aluno realizar sua candidatura. Ele deverá acessar o site da universidade estrangeira, criar um login e submeter sua candidatura à análise, através do upload de alguns documentos. A Secretaria de Relações Internacionais, a qualquer momento, poderá ser requisitada a confirmar a elegibilidade da candidatura do aluno, seja através de e-mails ou formulários emitidos pela própria universidade de destino.
Quanto tempo dura a mobilidade?
O aluno poderá permanecer matriculado na Universidade estrangeira no mínimo por um semestre acadêmico e no máximo por dois semestres acadêmicos.
Preciso apresentar Proficiência em Língua Estrangeira?
Não é obrigatório. No entanto, ao decorrer do processo seletivo a proficiência na língua estrangeira para qual o aluno está se inscrevendo será avaliada através de entrevistas e outros documentos comprobatórios.
Quais são os requisitos mínimos para inscrição nesses editais?
Estar regularmente matriculado em curso de Graduação da UNIFESP (nas áreas prioritárias) durante todo o processo de seleção e, obrigatoriamente, também durante todo o período de realização do programa; Ter integralizado todas as disciplinas previstas para o 1° e 2° semestres letivos do curso; Não ter integralizado 90 % do curso; Possuir histórico escolar de bom a excelente, sendo admitido o máximo uma (1) pendência por reprovação; Estar envolvido em atividades de pesquisa e/ou extensão
Há alguma bolsa de estudo?
Não. O aluno deverá arcar com os custos relativos à emissão de visto e passaporte, às passagens de ida e volta, seguro-saúde internacional, moradia, alimentação, entre outros.
Posso solicitar transferência do meu curso para uma universidade parceira?
Os acordos firmados com as universidades parceiras preveem somente a realização de intercâmbios acadêmicos e não a transferência de curso ou equivalência automática de diplomas.
Como fazer o aproveitamento/equivalência de disciplinas cursadas na Universidade estrangeira aqui na Unifesp?
Ao término do intercâmbio, o discente deverá apresentar à Coordenação do Curso o histórico escolar e relatório das disciplinas cursadas com as respectivas ementas, para que seja avaliada a equivalência pela Comissão do Curso.
Posso concluir meu curso na Universidade onde estou fazendo a mobilidade?
Não. Após o término da mobilidade acadêmica internacional o aluno deverá permanecer matriculado por um semestre letivo na Unifesp, mesmo que seja em uma única UC.