Marcio Hollosi nacionalidade brasileira

Escola Paulista de Enfermagem

Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência

Programa de Pós-Graduação: Educação Inclusiva

E-Mail: hollosi@unifesp.br


36
15
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

Professor Adjunto II da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - EFLCH - Campus Guarulhos -Departamento de Letras, Docente do Programa de Pós graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da UNIFESP e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI/ UNIFESP, Pesquisador na área de, Formação de Professores e Educação Bilíngue para Surdos.. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na UNIFESP, com a tese Professor Surdo: Desafios na construção de uma prática bilíngue na Universidade Federal de São Paulo, Mestre em Ciências (Inclusão Social), Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Auditiva, Graduado em Pedagogia. Aprovado no exame de Proficiência em Libras pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador e Líder do grupo GEICS - Grupo de estudos e pesquisas Identidade e Cultura Surda na UNIFESP e cadastrado no CNPq também na UNIFESP. Pesquisador no Grupo ILCAE - Inclusão Linguística em cenários de atividades educacionais da PUC-SP. Membro da International Collaboratory for Leadership in Universally Designed Education (INCLUDE).Coordenador da CTAI - Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão - PRAEPA /UNIFESP desde 2021, Coordenador do Curso de Letras Português Bacharelado ( gestão 2021 - 2023 ), Membro do Conselho Editorial da Revista Scias Línguas de Sinais da UEMG e da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

HOLLOSI, M.;HOLLOSI, MARCIO


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende pouco, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco

Espanhol

Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco

Libras

Compreende bem, Fala bem, Lê nao_informado, Escreve nao_informado


Formação

  • Doutorado em Educação e Saúde

    Professor Surdo: desafios na construção das práticas bilíngues

    Orientação: Sueli Salles Fidalgo

    Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2019

  • Graduação em PEDAGOGIA

    SURDEZ: CARACTERIZAÇÃO, LEGISLAÇÃO E INCLUSÃO EDUCACIONAL

    Orientação: ROSELI MARTINS DOS SANTOS

    INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR ANDREENSE

    2005 a 2007

  • Produção


    2024


    • Relatos de experiências: a dislexia na vida real (2024)

      Artigo publicado

      Autores: Ana Beatriz Franklin Verardi; Wenis Vargas de Carvalho; Marcio Hollosi

      Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 24 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1

    • O mercado de trabalho para profissionais surdos egressos do curso Técnico Integrado em Comunicação Visual (2024)

      Artigo publicado

      Autores: Felipe Araujo de Miranda Gomes; Wenis Vargas de Carvalho; Marcio Hollosi

      Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 1 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1

    • ENTREVISTAS COM ALUNOS, PROFESSORES E FAMILIARES SURDOS (2024)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Kate Mamhy Oliveira Kumada; Ivani Rodrigues Silva; Marcio Hollosi; Francielle Cantarelli Martins; Karina Vaneska Pereira de Carvalho; Talita Manzano Marçola; Erik Honorato Nunes

      Fonte: Que EaD nos é (im)possível em tempos de (pós)COVID-19? , p. 254

    • PEDAGOGIA HOSPITALAR E ENSINO REGULAR: CONSTRUINDO PONTES (2024)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jéssica Daniele Alegria Arca; Marcio Hollosi

      Fonte: Educação especial na perspectiva inclusiva : pesquisas, vivências, possibilidades e recursos , p. 7

    • Libras como língua adicional para estudantes universitários ouvintes (2024)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Adriana Di Donato; Marcio Hollosi; Sandra Regina Leite de Campos

      Fonte: Libras e Surdos: Políticas, Linguagem e Inclusão , p. 67


    2023


    • Análise do processo de inclusão do surdo nas escolas regulares de Lucas do Rio Verde/MT (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Erasmo Soares Santos; Wenis Vargas de Carvalho; Marcio Hollosi

      Fonte: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 23 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1

    • EDUCAÇÃO GÊNEROS MULTISSEMIÓTICOS E A BNCC: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA DA ZONA LESTE DE MANAUS (2023)

      Artigo publicado

      Autores: Lucimar Cabral Ferreira; Wenis Vargas de Carvalho; Marcio Hollosi

      Fonte: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 02 , p. 05 - Extrato QUALIS: B1

    • REFLEXÕES ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO BRASIL (2023)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Wenis Vargas de Carvalho; Marcio Hollosi; Lourival José Martins Filho

      Fonte: REFLEXÕES PROPOSIÇÕES E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO E CIENTÍFICO NO BRASIL: 2022 , p. 100

    • DISLEXIA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS INTERVENTIVAS SOB A PERSPECTIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DISLÉXICOS (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Beatriz Franklin Verardi; Marcio Hollosi

      Fonte: Educação Inclusiva : Por uma caminho Humanístico e Planetário , p. 46

    • O CONTEXTO E SUA RELEVÂNCIA PARA AS INTERAÇÕES ENTRE DISLÉXICOS E NÃO-DISLÉXICOS DENTRO DA SALA DE AULA (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Ana Beatriz Franklin Verardi; Marcio Hollosi

      Fonte: Educação Inclusiva : Por uma caminho Humanístico e Planetário , p. 47

    • Aprendizagem da Língua Portuguesa como 2a. língua para surdos (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Wenis Vargas de Carvalho; Marcio Hollosi

      Fonte: ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADES E INCLUSÃO - IV CONBALF

    • Libras além da surdez, uma língua como um dispositivo de desenvolvimento e aprendizagem a indivíduos que não fazem uso do aparelho fonador (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Fabiana Silva de Oliveira; Marcio Hollosi

      Fonte: Caderno de resumos do XXVII SETA e do XIX SePeG , p. 89

    • Andragogia: A formação e as práticas de ensino dos professores atuantes com estudantes surdos em escolas públicas do Estado de São Paulo - SP (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Suelen Maria da Silva; Marcio Hollosi

      Fonte: Caderno de resumos do XXVII SETA e do XIX SePeG , p. 81

    • ENSINO DE LIBRAS: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE PROFESSORES SURDOS EM UMA ESCOLA BILÍNGUE: (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcio Hollosi; Wenis Vargas de Carvalho

      Fonte: Catálogo Online da UFSB: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE PESSOAS SURDAS , p. 41


    2022


    • Representatividade da Língua de Sinais em Animações Infantis: A Construção Subjetiva da Pessoa Com Deficiência (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Marcio Hollosi; Keven Cristian dos Santos Belo da Silva; Wenis Vargas de Carvalho

      Fonte: Revista Scias Língua de Sinais , v. 1 , p. 52

    • Estudos Surdos em destaque: Práticas e pesquisas (2022)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcio Hollosi; Claudia Regina Vieira

      Conteúdo completo

      Fonte:

    • Profile of servers responsible for management and supervision administrative contracts of the federal institute of Santa Catarina - IFSC (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Pont, Tatiane Lussani Dal; de Carvalho, Wenis Vargas; Marcio Hollosi

      Conteúdo completo

      Fonte: Principles and concepts for development in nowadays society , p. 1378

    • A Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas plataformas de videoconferencias no contexto da pandemia - os registros das interações que reforçaram as desigualdades sociais (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Claudia Regina Vieira; Marcio Hollosi; Sandra Regina Leite de Campos

      Fonte: Estudos Surdos em destaque: Práticas e pesquisas , p. 53

    • Alfabetização e letramento visual na educação de surdos: um olhar sobre o uso das imagens nas práticas pedagógicas embasadas na iconografia (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Denis Pereira dos Santos; Marcio Hollosi

      Fonte: Estudos Surdos em destaque: Práticas e pesquisas , p. 85

    • Reflexões sobre as práticas pedagógicas de professores de língua portuguesa na educação bilíngues para surdos (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Wenis Vargas de Carvalho; Marcio Hollosi

      Fonte: Estudos Surdos em destaque: Práticas e pesquisas , p. 197

    • Atuação do tradutor intérprete de Libras em tempos de pandemia: um relato de experiência em uma escola municipal de Florianópolis - SC (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Jonas Bento de Godoi; Wenis Vargas de Carvalho; Marcio Hollosi

      Conteúdo completo

      Fonte: Educação Contemporânea , p. 199

    • ATUAÇÃO DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS - SC (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: GODOI, JONAS BENTO DE; CARVALHO, WENIS VARGAS DE; Marcio Hollosi

      Conteúdo completo

      Fonte: Anais do(a) Anais do Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão , p. 1

    • UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO COMO METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: CARVALHO, WENIS VARGAS DE; FORTUNATO, MARCOS PAULO; Marcio Hollosi

      Conteúdo completo

      Fonte: Anais do(a) Anais do Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão , p. 1


    2021


    • Educação de surdos, linguagens e experiências (2021)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Rosane Aparecida Favoreto da Silva; Marcio Hollosi

      Conteúdo completo

      Fonte:

    • PROFESSORES SURDOS DIANTE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BILINGUES (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcio Hollosi

      Conteúdo completo

      Fonte: Educação de surdos, linguagens e experiências , p. 247

    • O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS SOB A ÓTICA DE UM PROFESSOR SURDO E DE UMA PROFESSORA OUVINTE: O LUGAR DA LIBRAS NO CURRÍCULO (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcio Hollosi; Claudia Regina Vieira

      Fonte: ACCESO A UNA EDUCACIÓN BÁSICA INCLUSIVA, EQUITATIVA Y DE CALIDAD


    2020


    • ENEM EM LIBRAS: A VISÃO DOS ESTUDANTES SURDOS SOBRE OS SINAIS ABORDADOS EM UMA QUESTÃO DE QUÍMICA. (2020)

      Trabalhos em eventos

      Autores: GABRIELA ARAUJO FLORENTINO; CARLA PATRICIA ARAUJO FLORENTINO; SOLANGE WAGNER LOCATELLI; Marcio Hollosi

      Fonte:


    2017


    • A Libras na formação do professor (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Marcio Hollosi

      Fonte: Caderno de Residência Pedagógica: Educação Bilíngue para Surdos , p. 33

    • Contação de histórias para crianças ouvintes e surda s (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Erica Aparecida Garrutti; Daniela Finco; Marcio Hollosi; Maria Cecilia Sanches

      Fonte: Educação bilíngue para surdos , p. 73


    2016


    • Reflexões sobre a formação de professores exigida em escolas públicas de SP para a atuação com alunos surdos (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Marcio Hollosi; Isabela Zanoni Morgado

      Fonte: Anais do congresso educadores , v. 3 , p. unica

    • HISTÓRIAS INFANTIS NO ESTUDO DA LIBRAS (2016)

      Artigo publicado

      Autores: GARRUTTI-LOURENÇO, ERICA APARECIDA; Marcio Hollosi

      Conteúdo completo

      Fonte: JOURNAL OF RESEARCH IN SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS , v. 16 , p. 578 - Extrato QUALIS: A1

    • PRÁTICAS BILÍNGUES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ATUAÇÃO COM ALUNOS SURDOS (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Marcio Hollosi

      Fonte: Revista Forum , v. 34 , p. 31

    • Reflexões sobre a formação de professores exigida em escolas públicas de SP para a atuação com alunos surdos (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcio Hollosi; Isabela Zanoni Morgado

      Fonte: Anais [do] III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma revolução no campo da formação de professores

    • Práticas bilingues: Formação de professores para a atuação com alunos surdos (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcio Hollosi

      Fonte: Congresso Internacional Seminário de Educação Bilíngue para Surdos , p. 171


    2013


    • Educação Matemática em Libras: como fazer? (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Marcio Hollosi; Claudio de Assis

      Fonte: XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES Educação de Surdos em Países de Língua Portuguesa ?Há línguas em português? , p. 473


    2007


    • Arte e Inclusão Educacional (2007)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Marcio Hollosi; Louro, Viviane

      Fonte:

    Atuações

    Universidade Bandeirante de São Paulo

    • Professor

      Professor vistante

      2008 a 2008

    • Professor Assistente

      Celetista formal

      2009 a 2013

    EEB ANNE SULLIVAN

    • Professor de LIBRAS

      1995 a 2014

    LBRS CURSOS E TREINAMENTOS LTDA

    • Consultor e Coordenador

      2006 a 2010

    Universidade Nove de Julho

    • Professor

      Professor vistante

      2010 a 2010

    Escola Superior de Propaganda e Marketing

    • Professor de Libras

      Celetista formal

      2010 a 2014

    Universidade do Grande ABC

    • professor

      Celetista formal

      2009 a 2010

    Rede Gonzaga de Ensino Superior

    • convidado

      2013 a 2013

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenador do Curso de Letras Português Bach

      2021 a 2023

    • Coord CTAI - Câmara Téc Acessib e Inclusão

      2021 a 2023

    • Professor Adjunto I

      Desde 2020

    • Professor

      Desde 2014

    • Professor Adjunto II

      Desde 2022

    Universidade Federal do ABC

    • Desde 2020

    SCIAS Arte/Educação

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2022

    Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2023

    OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP

    • Revisor de periódico

      Desde 2020

    REVISTA OLHARES E TRILHAS

    • Revisor de periódico

      2023 a 2023

    Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento

    • Revisor de periódico

      Desde 2023

    DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

    • Revisor de periódico

      Desde 2023

    Universidade do Estado de Minas Gerais

    • Desde 2023

    Universidade do Estado de Santa Catarina

    • Desde 2022

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Wenis Vargas de Carvalho

      A Docência e o ensino de portuguÊs como L2 para surdos

      Educação

      Universidade do Estado de Santa Catarina

      Desde 2024

    Dissertação de mestrado em andamento

    • Ione Viana Pereira Sanders

      :A Prática Pedagógica e o Ensino Colaborativo: Reflexões Sobre Os Pressupostos Da Formação Docente Numa Perspectiva Inclusiva

      Profei - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Jéssica Daniele Alegria Arca

      A QUALIFICAÇÃO DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA CRONICAMENTE ENFERMO PÓS ? EDUCAÇÃO HOSPITALAR

      Profei - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2024

    • Adriana Venancino

      A vulnerabilidade na formação do interprete de libras na area juridica

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Fabiana Silva de Oliveira

      Libras além da surdez, uma língua como um dispositivo de desenvolvimento e aprendizagem a indivíduos que não fazem uso do aparelho fonador

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Suelen Maria da Silva

      Andragogia: A Formação e as práticas de ensino dos professores atuantes com estudantes surdos em escolas públicas do Estado de São Paulo ? SP

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Sumara Fernandes Barros

      FORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSÃO ESCOLAR: um estudo qualitativo com professores da Rede Municipal de Ipatinga/MG

      Profei - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Aline Montoia Santos Duarte

      ADAPTAÇÕES E FLEXIBILIZAÇÕES CURRICULARES NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

      Profei

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Ana Beatriz Franklin Verardi

      Relatos de experiências: a dislexia na vida real

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Mikaely Ribeiro

      Formação de professores em educação especial para trabalhar com estudantes TEA

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Adriana Horta

      O intérprete de Libras na escola estadual

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Daniel Resende dos Santos

      Associação dos Surdos de São Bernardo do Campo: sua história e a interligação com a Educação Bilíngue de Surdos

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Mariangela Alves de Lima

      Currículo de Libras como L1

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Daniel de Resende Santos

      Associação de Surdos de SBCampo: Trajetorias e Histórias

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    • Denis Pereira dos Santos

      Alfabetização e Letramento Visual na educação de surdos

      Educação e Saúde na Infância e Adolescência

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2021

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenador da Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão - PRAE

      Campus Guarulhos

    Pesquisa

    Universidade Bandeirante de São Paulo

    Universidade Federal de São Paulo

    • Formação Práticas Pedagógicas em Educação Bilíngue de Surdos

      Promover formação de professores da educação básica sobre educação bilíngue de/para surdos com ênfase nas práticas pedagógicas, permitindo que os mesmos se instrumentalizam para que possam assistir pedagogicamente este grupo respeitando a primeira língua que é a Libras e sistematizando a segunda língua o português escrito, dando aos surdos a possibilidade de acessar o conhecimento e se desenvolver pedagogicamente, com foco principal nos anos iniciais

      Autores: Marcio Hollosi, Sandra Regina Leite de Campos, Claudia Regina Vieira, Teresa Cristiana Leanca

      Desde 2024

    • A QUALIFICAÇÃO DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA CRONICAMENTE ENFERMO PÓS EDUCAÇÃO HOSPITALAR

      O tema A Qualificação da Atuação do Professor como Facilitador do Processo de Inclusão Escolar do Estudante com Deficiência Cronicamente Enfermo pós - Educação Hospitalar, relacionado a linha de pesquisa III Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva, tem como objetivo estudar e formular a necessidade formativa do professor para a atuação como mediador na reintegração ao ambiente educacional regular do educando com deficiência que permanece um longo período no hospital, sofrendo com a fragilização emocional e com a privação de socialização e trocas com os pares, condição primordial para novas aprendizagens e descobertas. Como elucidam Covic e Oliveira (2017), a aceitação do papel educacional da instituição escola, coloca, atualmente, o ambiente escolar como ideal e privilegiado para o desenvolvimento das potencialidades de crianças e adolescentes. Neste sentido, torna-se muito pertinente o preparo e o acompanhamento qualificado do professor no retorno do educando ao ensino regular para que a transição aconteça de forma tranquila e inclusiva

      Autores: Marcio Hollosi, Sandra Regina Leite de Campos, Claudia Regina Vieira, Teresa Cristiana Leanca, Marcio Hollosi, Jéssica Daniele Alegria Arca

      Desde 2024

    • A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O ENSINO COLABORATIVO: REFLEXÕES SOBRE OS PRESSUPOSTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA.

      objetivo geral deste trabalho é compreender como ocorre aprática pedagógica na perspectiva do trabalho colaborativo entre os professores que atuamnas Salas de Recurso Multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado/AEE e osprofessores da sala regular do município da cidade de Sorocaba /SP, e as políticas públicasdestinadas à implementação da proposta do coensino e o trabalho colaborativo entre osprofessores da educação básica e educação especial.

      Autores: Marcio Hollosi, Ione Viana Pereira Sanders

      Desde 2024

    • Inclusão no Contexto Escolar: Formação de Professores em Educação Especial Para Trabalhar com Estudantes e as Demandas do TEA- Transtorno Espectro Autista

      O presente estudo pretende investigar A formação de professores para o trabalho com estudantes publico alvo da educação inclusiva - TEA.dos professores para trabalhar com estudantes publico alvo da educação especial que estejam dentro do TEA- Transtorno Espectro Autista e de que maneira as Matrizes curriculares dos cursos de pedagogia e demais licenciaturas contribuem para a formação. O modelo teórico metodológico será de natureza qualitativa. Os participantes selecionados para investigação serão professores (a) de escolas estaduais ou municipais. A pesquisa se configura Se configura na PCCOL - pesquisa critica de colaboração Para análise de dados tomando com base as contribuições discutidas por Bronckart, J.-P.

      Autores: Marcio Hollosi, Mikaelly Ribeiro dos Santos

      Desde 2022

    • RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: A DISLEXIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

      A Dislexia atinge grande parte da população mundial e dificulta atividades básicas ensinadas no início do período escolar e úteis pelo resto da vida, além de ser o transtorno de aprendizagem com maior incidência em sala de aula. A invisibilidade deste distúrbio, assim como a falta de recursos inclusivos em ambientes escolares, impede o pleno exercício dos cidadãos disléxicos de seus direitos civis quanto à educação de qualidade. Partindo do pressuposto com base em pesquisas já realizadas de que há uma carência de propostas pedagógicas que incluem alunos com transtornos de Dislexia e que essa carência impacta negativamente suas vidas após o período escolar, essa pesquisa pretende, apoiada em relatos de vivências que serão coletados com base em entrevistas semiestruturadas com alunos disléxicos matriculados em escolas públicas, conhecer esse transtorno sob a perspectiva dessas crianças e refletir, junto a elas, sobre os métodos de ensino-aprendizagem adaptados ou não-adaptados mas utilizados por seus docentes, que garantem e possibilitem sua plena inserção ou assegurem sua não inclusão no processo de escolarização, além de levar mais informações e conhecimento sobre a Dislexia para a sociedade escolar e seus entornos, usando como fundamentação teórica as contribuições de Lev Vygotsky e Silvia Ester Orrú sobre a importância da relação discente-docente, das interações sociais e da inclusão na construção de conhecimento e na efetivação da aprendizagem.

      Autores: Marcio Hollosi, Ana Beatriz Franklin Verardi

      Desde 2022

    • Andragogia: A formação e as práticas de ensino dos professores atuantes com estudantes surdos em escolas públicas do Estado de São Paulo - SP

      Este projeto visa explorar e aprimorar de maneira crítica aspectos acerca da formaçãodos professores que atuam com estudantes surdos, utilizando para isso a teoria daandragogia. O objetivo geral do presente trabalho, não é esmiuçar o conteúdo que aandragogia abrange, entretanto, almeja-se promover os estudos no campo de ensinoaprendizagem pensando no educador que atua com estudantes surdos. Considerandoque a ciência que estuda a aprendizagem das crianças é a Pedagogia, a Andragogia,em contraponto, é a ciência que do estudo para os adultos.O projeto seguirá uma abordagem qualitativa com metodologia de pesquisa exploratóriadescritiva. O referencial bibliográfico segue a linha de ensinamentos de importantesacadêmicos e especialistas, no campo da surdez, como: Ronice Muller de quadros,Karin Lilian Strobel; no campo da teoria andragógica, as contribuições de MalcolmKnowles e Eduard Lindeman, serão utilizadas para embasar teoricamente o trabalhoacrescidos da vertente Vygotskyana, sobre ensino-aprendizagem. Realizar coleta dedados através da pesquisa Survey (questionário) com professores de uma escola públicado Estado de São Paulo - SP, Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos(EMEBS).Espera-se que os resultados obtidos com esse projeto levantem informações quecorroborem com os futuros professores da educação de surdos, para, dessa forma,garantir um ensino e aprendizagem de qualidade para ambos os públicos

      Autores: Marcio Hollosi, Suelen Maria da Silva

      Desde 2023

    • Libras além da surdez, uma língua como um dispositivo de desenvolvimento e aprendizagem a indivíduos que não fazem uso do aparelho fonador

      O presente projeto de pesquisa visa romper com o estereótipo criado pelasociedade de que a Libras tende a ser utilizada somente pela comunidade surda,mas poderá ser uma língua de apoio aos indivíduos ouvintes, com limitações emâmbito do aparelho fonador. Logo, busca-se fundamentar questões de língua e suaestrutura visuoespacial que difere das línguas oro-auditivas e das possíveiscomorbidades que delimitam permanentemente o uso da fala. Neste sentido, seráaplicada a metodologia qualitativa e de estudo de caso referente àMielomeningoncele (CID-10-Q05), que acarreta uma série de complicaçõespatológicas, como a incapacidade de falar. Assim sendo, busca-se contribuir comestudos voltados às pessoas com delimitação de fala, promovendo umacomunicação efetiva, independente, expressiva, capaz de impulsionar a equidade einclusão social.

      Autores: Marcio Hollosi, Fabiana Silva de Oliveira

      Desde 2023

    • ADEQUAÇÕES CURRICULARES NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM O ENSINO COLABORATIVO

      Na Educação Inclusiva as Adequações Curriculares são uma forma de atender às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência respeitando suas especificidades e estimulando suas potencialidades dentro da escola de ensino comum. Todavia, no cenário educacional a temática de inclusão é sempre tema de discussão, reflexão e mudanças de paradigmas. Assim, o tema se justifica pois, a pesquisadora está envolvida com a Educação Especial desde 2009 atuando em Escola Especial e desde 2010 a atual trabalha na sala de Atendimento Educacional Especializado em escola de Ensino Fundamental de 1 ao 9 ano. Portanto, este projeto busca discutir sobre a adequação curricular (flexibilizações ou ajustes) na prática dentro da escola regular modalidade comum, para inclusão dos alunos com deficiência, prática esta que será desenvolvida em uma escola regular do Município de Barueri pertencente à grande São Paulo. Será um trabalho na perspectiva do ensino colaborativo sendo eu como professora do Atendimento Educacional Especializado junto a professora do 1 ano do ensino fundamental I que leciona para uma aluna com necessidades educacionais específicas com laudo de baixa visão (toxoplasmose congênita), epilepsia, transtorno específico da articulação da fala, paralisia cerebral, transtorno hipercinético de conduta associada a deficiência intelectual, estrabismo, microcefalia e autismo. Espera-se com esse trabalho que a professora do ensino regular venha a ter condições de futuramente realizar as adequações curriculares individuais necessárias a cada educando, utilizando-se de materiais elaborados em folhas, recursos concretos, tecnologia, modificações significativas e não significativas no currículo, adequações de recursos, métodos pedagógicos e de procedimentos, entre outros, visando as possibilidades de atender às diversas necessidades, respeitando os alunos e contribuindo para seu processo de desenvolvimento global e individual. Com isso, também trabalharemos em cima da construção de Planos Educacionais Individualizados.

      Autores: Marcio Hollosi, Aline Montoia Santos Duarte

      Desde 2023

    • Bate papo em Libras

      Bate papo em Libras - encontros virtuais para discussão de diversos temas

      Autores: Marcio Hollosi, Sandra Regina Leite de Campos

      Desde 2020

    • Associação dos Surdos de São Bernardo do Campo: sua história e a interligação com a Educação Bilíngue de Surdos

      Este projeto tem como objetivo analisar as narrativas de 6 (seis) pessoas surdas no município de São Bernardo do Campo, a fim de coletar suas trajetórias escolares e na Associação de Surdos de São Bernardo do Campo - ASSBC com o intuito de a partir dos relatos narrados criar um material de registro para ser compartilhado com a escola de Surdos do município para que os jovens conheçam suas histórias e entendam os processos pelos quais a Educação de Surdos passou. A metodologia empregada é de natureza qualitativa com o uso de entrevistas realizadas presencialmente. Como resultados, devo apresentar os relatos dos entrevistados levando em consideração o fator geracional e de identidade que nos mostram surdos mais velhos preocupados com a nova geração.

      Autores: Marcio Hollosi, Daniel de Resende Santos

      2021 a 2023

    • Formação de Instrutores Surdos de Libras: Currículo e o fazer pedagógico.

      Estudar o problema curricular e o fazer pedagógico da formação dos instrutores de Libras que é uma situação da adaptação a vida acadêmica e as obrigações que ela impõe conduzem muitas vezes ao fracasso e a desmotivação pelo trabalho.

      Autores: Marcio Hollosi

      2020 a 2022

    • GEICS

      Líder do Grupo de estudos sobre Identidade de Cultura Surda (GEICS),

      Autores: Marcio Hollosi, Sandra Regina Leite de Campos

      Desde 2016

    • PROLIE-LIBRAS

      Desenvolvimento de contação de historias infantis em Libras para as crianças surdas.

      Autores: Marcio Hollosi, ERICA APARECIDA GARRUTTI DE LOURENÇO

      2014 a 2020

    • GEICS

      Grupo de Estudos sobre Identidade e Cultura Surda

      Autores: Marcio Hollosi, Sandra Regina Leite

      Desde 2015

    • PROLIE-LIBRAS

      A literatura infantil no ensino da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa na Educação dos Surdos em Perspectiva Inclusiva.

      Autores: Marcio Hollosi, ERICA APARECIDA GARRUTTI DE LOURENÇO

      2014 a 2014

    Universidade Federal do ABC

    Universidade do Estado de Minas Gerais

    Universidade do Estado de Santa Catarina

    Atualização Lattes em 2024-07

    Processado em 2024-07-22