Marcio Hollosi
Escola Paulista de Enfermagem
Programa de Pós-Graduação: Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Programa de Pós-Graduação: Educação Inclusiva
E-Mail: hollosi@unifesp.br
Resumo
Professor Adjunto II da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - EFLCH - Campus Guarulhos -Departamento de Letras, Docente do Programa de Pós graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da UNIFESP e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI/ UNIFESP, Pesquisador na área de, Formação de Professores e Educação Bilíngue para Surdos.. Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na UNIFESP, com a tese Professor Surdo: Desafios na construção de uma prática bilíngue na Universidade Federal de São Paulo, Mestre em Ciências (Inclusão Social), Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Auditiva, Graduado em Pedagogia. Aprovado no exame de Proficiência em Libras pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador e Líder do grupo GEICS - Grupo de estudos e pesquisas Identidade e Cultura Surda na UNIFESP e cadastrado no CNPq também na UNIFESP. Pesquisador no Grupo ILCAE - Inclusão Linguística em cenários de atividades educacionais da PUC-SP. Membro da International Collaboratory for Leadership in Universally Designed Education (INCLUDE).Coordenador da CTAI - Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão - PRAEPA /UNIFESP desde 2021, Coordenador do Curso de Letras Português Bacharelado ( gestão 2021 - 2023 ), Membro do Conselho Editorial da Revista Scias Línguas de Sinais da UEMG e da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
HOLLOSI, M.;HOLLOSI, MARCIO
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende pouco, Fala pouco, Lê razoavelmente, Escreve pouco
Espanhol
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Libras
Compreende bem, Fala bem, Lê nao_informado, Escreve nao_informado
Formação
Doutorado em Educação e Saúde
Professor Surdo: desafios na construção das práticas bilíngues
Orientação: Sueli Salles Fidalgo
Universidade Federal de São Paulo
Graduação em PEDAGOGIA
SURDEZ: CARACTERIZAÇÃO, LEGISLAÇÃO E INCLUSÃO EDUCACIONAL
Orientação: ROSELI MARTINS DOS SANTOS
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR ANDREENSE
2005 a 2007
Produção
2024
-
-
-
ENTREVISTAS COM ALUNOS, PROFESSORES E FAMILIARES SURDOS (2024)
Capítulo de livro publicado
Autores: Kate Mamhy Oliveira Kumada; Ivani Rodrigues Silva; Marcio Hollosi; Francielle Cantarelli Martins; Karina Vaneska Pereira de Carvalho; Talita Manzano Marçola; Erik Honorato Nunes
Fonte: Que EaD nos é (im)possível em tempos de (pós)COVID-19? , p. 254
-
-
2023
-
-
EDUCAÇÃO GÊNEROS MULTISSEMIÓTICOS E A BNCC: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA DA ZONA LESTE DE MANAUS (2023)
Artigo publicado
Autores: Lucimar Cabral Ferreira; Wenis Vargas de Carvalho; Marcio Hollosi
Fonte: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento , v. 02 , p. 05 - Extrato QUALIS: B1
-
REFLEXÕES ACERCA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO BRASIL (2023)
Capítulo de livro publicado
Autores: Wenis Vargas de Carvalho; Marcio Hollosi; Lourival José Martins Filho
Fonte: REFLEXÕES PROPOSIÇÕES E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO E CIENTÍFICO NO BRASIL: 2022 , p. 100
-
-
-
-
-
-
2022
-
-
Estudos Surdos em destaque: Práticas e pesquisas (2022)
Livro publicado ou organizado
Autores: Marcio Hollosi; Claudia Regina Vieira
Fonte:
-
Profile of servers responsible for management and supervision administrative contracts of the federal institute of Santa Catarina - IFSC (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Pont, Tatiane Lussani Dal; de Carvalho, Wenis Vargas; Marcio Hollosi
Fonte: Principles and concepts for development in nowadays society , p. 1378
-
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas plataformas de videoconferencias no contexto da pandemia - os registros das interações que reforçaram as desigualdades sociais (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Claudia Regina Vieira; Marcio Hollosi; Sandra Regina Leite de Campos
Fonte: Estudos Surdos em destaque: Práticas e pesquisas , p. 53
-
-
-
Atuação do tradutor intérprete de Libras em tempos de pandemia: um relato de experiência em uma escola municipal de Florianópolis - SC (2022)
Capítulo de livro publicado
Autores: Jonas Bento de Godoi; Wenis Vargas de Carvalho; Marcio Hollosi
Fonte: Educação Contemporânea , p. 199
-
ATUAÇÃO DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS - SC (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: GODOI, JONAS BENTO DE; CARVALHO, WENIS VARGAS DE; Marcio Hollosi
Fonte: Anais do(a) Anais do Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão , p. 1
-
UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO COMO METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: CARVALHO, WENIS VARGAS DE; FORTUNATO, MARCOS PAULO; Marcio Hollosi
Fonte: Anais do(a) Anais do Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão , p. 1
2021
-
Educação de surdos, linguagens e experiências (2021)
Livro publicado ou organizado
Autores: Rosane Aparecida Favoreto da Silva; Marcio Hollosi
Fonte:
-
PROFESSORES SURDOS DIANTE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BILINGUES (2021)
Capítulo de livro publicado
Autores: Marcio Hollosi
Fonte: Educação de surdos, linguagens e experiências , p. 247
-
2020
2017
2016
-
-
HISTÓRIAS INFANTIS NO ESTUDO DA LIBRAS (2016)
Artigo publicado
Autores: GARRUTTI-LOURENÇO, ERICA APARECIDA; Marcio Hollosi
Fonte: JOURNAL OF RESEARCH IN SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS , v. 16 , p. 578 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Reflexões sobre a formação de professores exigida em escolas públicas de SP para a atuação com alunos surdos (2016)
Trabalhos em eventos
Autores: Marcio Hollosi; Isabela Zanoni Morgado
Fonte: Anais [do] III Congresso Nacional de Formação de Professores e do XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: por uma revolução no campo da formação de professores
-
2013
2007
Atuações
Universidade Bandeirante de São Paulo
-
Professor
Professor vistante
2008 a 2008
-
Professor Assistente
Celetista formal
2009 a 2013
EEB ANNE SULLIVAN
-
Professor de LIBRAS
1995 a 2014
LBRS CURSOS E TREINAMENTOS LTDA
-
Consultor e Coordenador
2006 a 2010
Universidade Nove de Julho
-
Professor
Professor vistante
2010 a 2010
Escola Superior de Propaganda e Marketing
-
Professor de Libras
Celetista formal
2010 a 2014
Universidade do Grande ABC
-
professor
Celetista formal
2009 a 2010
Rede Gonzaga de Ensino Superior
-
convidado
2013 a 2013
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenador do Curso de Letras Português Bach
2021 a 2023
-
Coord CTAI - Câmara Téc Acessib e Inclusão
2021 a 2023
-
Professor Adjunto I
Desde 2020
-
Professor
Desde 2014
-
Professor Adjunto II
Desde 2022
Universidade Federal do ABC
-
Desde 2020
SCIAS Arte/Educação
-
Membro de corpo editorial
Desde 2022
Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento
-
Membro de corpo editorial
Desde 2023
OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP
-
Revisor de periódico
Desde 2020
REVISTA OLHARES E TRILHAS
-
Revisor de periódico
2023 a 2023
Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento
-
Revisor de periódico
Desde 2023
DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
-
Revisor de periódico
Desde 2023
Universidade do Estado de Minas Gerais
-
Desde 2023
Universidade do Estado de Santa Catarina
-
Desde 2022
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
A Docência e o ensino de portuguÊs como L2 para surdos
Educação
Universidade do Estado de Santa Catarina
Desde 2024
Dissertação de mestrado em andamento
-
:A Prática Pedagógica e o Ensino Colaborativo: Reflexões Sobre Os Pressupostos Da Formação Docente Numa Perspectiva Inclusiva
Profei - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
A QUALIFICAÇÃO DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA CRONICAMENTE ENFERMO PÓS ? EDUCAÇÃO HOSPITALAR
Profei - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
A vulnerabilidade na formação do interprete de libras na area juridica
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Libras além da surdez, uma língua como um dispositivo de desenvolvimento e aprendizagem a indivíduos que não fazem uso do aparelho fonador
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Andragogia: A Formação e as práticas de ensino dos professores atuantes com estudantes surdos em escolas públicas do Estado de São Paulo ? SP
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
FORMAÇÃO CONTINUADA E INCLUSÃO ESCOLAR: um estudo qualitativo com professores da Rede Municipal de Ipatinga/MG
Profei - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
ADAPTAÇÕES E FLEXIBILIZAÇÕES CURRICULARES NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Profei
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Relatos de experiências: a dislexia na vida real
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Formação de professores em educação especial para trabalhar com estudantes TEA
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
O intérprete de Libras na escola estadual
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
Associação dos Surdos de São Bernardo do Campo: sua história e a interligação com a Educação Bilíngue de Surdos
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Currículo de Libras como L1
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
Associação de Surdos de SBCampo: Trajetorias e Histórias
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Alfabetização e Letramento Visual na educação de surdos
Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenador da Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão - PRAE
Campus Guarulhos
Pesquisa
Universidade Bandeirante de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
-
Formação Práticas Pedagógicas em Educação Bilíngue de Surdos
Promover formação de professores da educação básica sobre educação bilíngue de/para surdos com ênfase nas práticas pedagógicas, permitindo que os mesmos se instrumentalizam para que possam assistir pedagogicamente este grupo respeitando a primeira língua que é a Libras e sistematizando a segunda língua o português escrito, dando aos surdos a possibilidade de acessar o conhecimento e se desenvolver pedagogicamente, com foco principal nos anos iniciais
Autores: Marcio Hollosi, Sandra Regina Leite de Campos, Claudia Regina Vieira, Teresa Cristiana Leanca
Desde 2024
-
A QUALIFICAÇÃO DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA CRONICAMENTE ENFERMO PÓS EDUCAÇÃO HOSPITALAR
O tema A Qualificação da Atuação do Professor como Facilitador do Processo de Inclusão Escolar do Estudante com Deficiência Cronicamente Enfermo pós - Educação Hospitalar, relacionado a linha de pesquisa III Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva, tem como objetivo estudar e formular a necessidade formativa do professor para a atuação como mediador na reintegração ao ambiente educacional regular do educando com deficiência que permanece um longo período no hospital, sofrendo com a fragilização emocional e com a privação de socialização e trocas com os pares, condição primordial para novas aprendizagens e descobertas. Como elucidam Covic e Oliveira (2017), a aceitação do papel educacional da instituição escola, coloca, atualmente, o ambiente escolar como ideal e privilegiado para o desenvolvimento das potencialidades de crianças e adolescentes. Neste sentido, torna-se muito pertinente o preparo e o acompanhamento qualificado do professor no retorno do educando ao ensino regular para que a transição aconteça de forma tranquila e inclusiva
Autores: Marcio Hollosi, Sandra Regina Leite de Campos, Claudia Regina Vieira, Teresa Cristiana Leanca, Marcio Hollosi, Jéssica Daniele Alegria Arca
Desde 2024
-
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O ENSINO COLABORATIVO: REFLEXÕES SOBRE OS PRESSUPOSTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA.
objetivo geral deste trabalho é compreender como ocorre aprática pedagógica na perspectiva do trabalho colaborativo entre os professores que atuamnas Salas de Recurso Multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado/AEE e osprofessores da sala regular do município da cidade de Sorocaba /SP, e as políticas públicasdestinadas à implementação da proposta do coensino e o trabalho colaborativo entre osprofessores da educação básica e educação especial.
Autores: Marcio Hollosi, Ione Viana Pereira Sanders
Desde 2024
-
Inclusão no Contexto Escolar: Formação de Professores em Educação Especial Para Trabalhar com Estudantes e as Demandas do TEA- Transtorno Espectro Autista
O presente estudo pretende investigar A formação de professores para o trabalho com estudantes publico alvo da educação inclusiva - TEA.dos professores para trabalhar com estudantes publico alvo da educação especial que estejam dentro do TEA- Transtorno Espectro Autista e de que maneira as Matrizes curriculares dos cursos de pedagogia e demais licenciaturas contribuem para a formação. O modelo teórico metodológico será de natureza qualitativa. Os participantes selecionados para investigação serão professores (a) de escolas estaduais ou municipais. A pesquisa se configura Se configura na PCCOL - pesquisa critica de colaboração Para análise de dados tomando com base as contribuições discutidas por Bronckart, J.-P.
Autores: Marcio Hollosi, Mikaelly Ribeiro dos Santos
Desde 2022
-
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: A DISLEXIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
A Dislexia atinge grande parte da população mundial e dificulta atividades básicas ensinadas no início do período escolar e úteis pelo resto da vida, além de ser o transtorno de aprendizagem com maior incidência em sala de aula. A invisibilidade deste distúrbio, assim como a falta de recursos inclusivos em ambientes escolares, impede o pleno exercício dos cidadãos disléxicos de seus direitos civis quanto à educação de qualidade. Partindo do pressuposto com base em pesquisas já realizadas de que há uma carência de propostas pedagógicas que incluem alunos com transtornos de Dislexia e que essa carência impacta negativamente suas vidas após o período escolar, essa pesquisa pretende, apoiada em relatos de vivências que serão coletados com base em entrevistas semiestruturadas com alunos disléxicos matriculados em escolas públicas, conhecer esse transtorno sob a perspectiva dessas crianças e refletir, junto a elas, sobre os métodos de ensino-aprendizagem adaptados ou não-adaptados mas utilizados por seus docentes, que garantem e possibilitem sua plena inserção ou assegurem sua não inclusão no processo de escolarização, além de levar mais informações e conhecimento sobre a Dislexia para a sociedade escolar e seus entornos, usando como fundamentação teórica as contribuições de Lev Vygotsky e Silvia Ester Orrú sobre a importância da relação discente-docente, das interações sociais e da inclusão na construção de conhecimento e na efetivação da aprendizagem.
Autores: Marcio Hollosi, Ana Beatriz Franklin Verardi
Desde 2022
-
Andragogia: A formação e as práticas de ensino dos professores atuantes com estudantes surdos em escolas públicas do Estado de São Paulo - SP
Este projeto visa explorar e aprimorar de maneira crítica aspectos acerca da formaçãodos professores que atuam com estudantes surdos, utilizando para isso a teoria daandragogia. O objetivo geral do presente trabalho, não é esmiuçar o conteúdo que aandragogia abrange, entretanto, almeja-se promover os estudos no campo de ensinoaprendizagem pensando no educador que atua com estudantes surdos. Considerandoque a ciência que estuda a aprendizagem das crianças é a Pedagogia, a Andragogia,em contraponto, é a ciência que do estudo para os adultos.O projeto seguirá uma abordagem qualitativa com metodologia de pesquisa exploratóriadescritiva. O referencial bibliográfico segue a linha de ensinamentos de importantesacadêmicos e especialistas, no campo da surdez, como: Ronice Muller de quadros,Karin Lilian Strobel; no campo da teoria andragógica, as contribuições de MalcolmKnowles e Eduard Lindeman, serão utilizadas para embasar teoricamente o trabalhoacrescidos da vertente Vygotskyana, sobre ensino-aprendizagem. Realizar coleta dedados através da pesquisa Survey (questionário) com professores de uma escola públicado Estado de São Paulo - SP, Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos(EMEBS).Espera-se que os resultados obtidos com esse projeto levantem informações quecorroborem com os futuros professores da educação de surdos, para, dessa forma,garantir um ensino e aprendizagem de qualidade para ambos os públicos
Autores: Marcio Hollosi, Suelen Maria da Silva
Desde 2023
-
Libras além da surdez, uma língua como um dispositivo de desenvolvimento e aprendizagem a indivíduos que não fazem uso do aparelho fonador
O presente projeto de pesquisa visa romper com o estereótipo criado pelasociedade de que a Libras tende a ser utilizada somente pela comunidade surda,mas poderá ser uma língua de apoio aos indivíduos ouvintes, com limitações emâmbito do aparelho fonador. Logo, busca-se fundamentar questões de língua e suaestrutura visuoespacial que difere das línguas oro-auditivas e das possíveiscomorbidades que delimitam permanentemente o uso da fala. Neste sentido, seráaplicada a metodologia qualitativa e de estudo de caso referente àMielomeningoncele (CID-10-Q05), que acarreta uma série de complicaçõespatológicas, como a incapacidade de falar. Assim sendo, busca-se contribuir comestudos voltados às pessoas com delimitação de fala, promovendo umacomunicação efetiva, independente, expressiva, capaz de impulsionar a equidade einclusão social.
Autores: Marcio Hollosi, Fabiana Silva de Oliveira
Desde 2023
-
ADEQUAÇÕES CURRICULARES NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM O ENSINO COLABORATIVO
Na Educação Inclusiva as Adequações Curriculares são uma forma de atender às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência respeitando suas especificidades e estimulando suas potencialidades dentro da escola de ensino comum. Todavia, no cenário educacional a temática de inclusão é sempre tema de discussão, reflexão e mudanças de paradigmas. Assim, o tema se justifica pois, a pesquisadora está envolvida com a Educação Especial desde 2009 atuando em Escola Especial e desde 2010 a atual trabalha na sala de Atendimento Educacional Especializado em escola de Ensino Fundamental de 1 ao 9 ano. Portanto, este projeto busca discutir sobre a adequação curricular (flexibilizações ou ajustes) na prática dentro da escola regular modalidade comum, para inclusão dos alunos com deficiência, prática esta que será desenvolvida em uma escola regular do Município de Barueri pertencente à grande São Paulo. Será um trabalho na perspectiva do ensino colaborativo sendo eu como professora do Atendimento Educacional Especializado junto a professora do 1 ano do ensino fundamental I que leciona para uma aluna com necessidades educacionais específicas com laudo de baixa visão (toxoplasmose congênita), epilepsia, transtorno específico da articulação da fala, paralisia cerebral, transtorno hipercinético de conduta associada a deficiência intelectual, estrabismo, microcefalia e autismo. Espera-se com esse trabalho que a professora do ensino regular venha a ter condições de futuramente realizar as adequações curriculares individuais necessárias a cada educando, utilizando-se de materiais elaborados em folhas, recursos concretos, tecnologia, modificações significativas e não significativas no currículo, adequações de recursos, métodos pedagógicos e de procedimentos, entre outros, visando as possibilidades de atender às diversas necessidades, respeitando os alunos e contribuindo para seu processo de desenvolvimento global e individual. Com isso, também trabalharemos em cima da construção de Planos Educacionais Individualizados.
Autores: Marcio Hollosi, Aline Montoia Santos Duarte
Desde 2023
-
Bate papo em Libras
Bate papo em Libras - encontros virtuais para discussão de diversos temas
Autores: Marcio Hollosi, Sandra Regina Leite de Campos
Desde 2020
-
Associação dos Surdos de São Bernardo do Campo: sua história e a interligação com a Educação Bilíngue de Surdos
Este projeto tem como objetivo analisar as narrativas de 6 (seis) pessoas surdas no município de São Bernardo do Campo, a fim de coletar suas trajetórias escolares e na Associação de Surdos de São Bernardo do Campo - ASSBC com o intuito de a partir dos relatos narrados criar um material de registro para ser compartilhado com a escola de Surdos do município para que os jovens conheçam suas histórias e entendam os processos pelos quais a Educação de Surdos passou. A metodologia empregada é de natureza qualitativa com o uso de entrevistas realizadas presencialmente. Como resultados, devo apresentar os relatos dos entrevistados levando em consideração o fator geracional e de identidade que nos mostram surdos mais velhos preocupados com a nova geração.
Autores: Marcio Hollosi, Daniel de Resende Santos
2021 a 2023
-
Formação de Instrutores Surdos de Libras: Currículo e o fazer pedagógico.
Estudar o problema curricular e o fazer pedagógico da formação dos instrutores de Libras que é uma situação da adaptação a vida acadêmica e as obrigações que ela impõe conduzem muitas vezes ao fracasso e a desmotivação pelo trabalho.
Autores: Marcio Hollosi
2020 a 2022
-
GEICS
Líder do Grupo de estudos sobre Identidade de Cultura Surda (GEICS),
Autores: Marcio Hollosi, Sandra Regina Leite de Campos
Desde 2016
-
PROLIE-LIBRAS
Desenvolvimento de contação de historias infantis em Libras para as crianças surdas.
Autores: Marcio Hollosi, ERICA APARECIDA GARRUTTI DE LOURENÇO
2014 a 2020
-
GEICS
Grupo de Estudos sobre Identidade e Cultura Surda
Autores: Marcio Hollosi, Sandra Regina Leite
Desde 2015
-
PROLIE-LIBRAS
A literatura infantil no ensino da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa na Educação dos Surdos em Perspectiva Inclusiva.
Autores: Marcio Hollosi, ERICA APARECIDA GARRUTTI DE LOURENÇO
2014 a 2014
Universidade Federal do ABC
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Atualização Lattes em 2024-07
Processado em 2024-07-22