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  • Léxico e Gramática na Linguística Cognitiva

    Descrição do projeto: Este projeto explora a integração entre o léxico e a gramática das línguas naturais nos termos da Linguística Cognitiva. A abrangência pretendida em relação ao projeto anterior, intitulado Morfologia construcional e semântica cognitiva, é motivada pela demanda por estudos voltados (i) à estruturação dos componentes da gramática; (ii) aos métodos compatíveis com os fundamentos da Linguística Cognitiva, com ênfase nas abordagens baseadas em corpora e na consequente interdisciplinaridade com a Linguística de Corpus; (iii) a questões ligadas ao ensino formal; e (iv) à continuidade entre língua e discurso.

    Integrantes:

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CUIDADO COM USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

    Descrição do projeto:

    Integrantes: Denise De Micheli, Eroy Aparecida da Silva, Ana Regina Noto

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Ciências forenses e direitos humanos: estratégias e tecnologias políticas na redemocratização brasileira

    Descrição do projeto: O projeto de pesquisa tem por objeto o modo como o processo de redemocratização brasileira se conectou com os trabalhos forenses de análise e identificação de desaparecidos políticos vítimas da ditadura (1964-1988). O objetivo do projeto é investigar, por meio da filosofia política contemporânea e, particularmente, dos conceitos de governamentalidade e tecnologias políticas (Foucault) e conexões, redes e tradução (Latour), as possibilidades da política se efetivar por meio do encontro com as ciências forenses, momento no qual os aspectos discursivos e de representação parecem se fundir com características funcionais e técnicas. Nossa hipótese é a de que essas ferramentas conceituais auxiliam a entender como as conexões entre as ciências, os saberes de movimentos de direitos humanos e as políticas públicas de memória e verdade fizeram emergir estratégias de controle e de resistência perante as experiências de reconciliação e superação do passado de violência. A pesquisa se fundamenta no contexto em que as tentativas do Estado brasileiro de efetivar o desvelar da história de desaparecimento forçado por meio das ciências forenses apontam para a efetivação de uma política democrática impulsionada por técnicas de governo, mecanismos funcionais e práticas sociais de resistência com impactos importantes nos processos de reconciliação nacional e de elaboração das memórias sobre o passado de violência. Acreditamos que tal abordagem pode colaborar com a produção de análises que invistam nos valores da democracia e dos direitos humanos.

    Integrantes:

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Relíquias e santidade na cidade de Roma. Séculos VI a VIII.

    Descrição do projeto: Essa pesquisa busca por meio de fontes narrativas, imagéticas e da cultura material compreender a circulação de relíquias e a construção da santidade ao longo dos séculos VI a VIII. A cidade de Roma vivia um contexto recorrente de crises em que as religiosidades ocuparam um lugar central na resiliência das populações.. O projeto é integrante da rede internacional de pesquisa RELICÁRIO - REDE DE PESQUISA SOBRE ARTE E HISTÓRIA DAS RELÍQUIAS CRISTÃS IBÉRICAS..

    Integrantes:

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Control, Automation and Intelligent Systems Research Group (CAIS)

    Descrição do projeto: Desenvolvimento de pesquisa envolvendo sistemas de controle e automação, robótica e sistemas inteligentes, com foco em desenvolvimento de aplicações e obtenção de novos resultados teóricos: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3361252439203678

    Integrantes: André Marcorin de Oliveira, Sergio Ronaldo Barros dos Santos, Fernanda Quelho Rossi

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Contributions to Control and Filter Design for Networked Cyber-Physical Systems: Theory and Applications.

    Descrição do projeto: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de novos projetos de controle de sistemas em rede sujeitos a ataques cyber-físicos no que tange os sistemas com variação de parâmetros, sistemas com saltos markovianos e sistemas híbridos..

    Integrantes: André Marcorin de Oliveira, Jonathan M. Palma, LEONARDO DE PAULA CARVALHO, GABRIEL, GABRIELA W., Marcio Júnior Lacerda, Karina Barbosa, Hicham El Aiss, Cecilia de Freitas Morais, Daniel Bustos, Erix W. Hernandez, Hugo O Garces, Patricio Ulloa-Rogríguez

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • IV Curso de versão em Biotecnologia

    Descrição do projeto: O curso abordou diferentes aspectos da Biotecnologia, enfatizando as linhas de pesquisa dos docentes do grupo. Os temas apresentados foram: Engenharia Ambiental, Biotecnologia Vegetal, Biotecnologia aplicada a microorganismos, Biotecnologia Tecidual, Biotecnologia Bioquímica, Bioinformática e Proteômica. O evento também foi uma oportunidade dos estudantes estagiarem em laboratórios nas diferentes áreas do conhecimento.O público-alvo foram estudantes de graduação de áreas correlatas ou recém-formados de instituições de fora da cidade de São José dos Campos. Com isto, pretendeu-se atrair alunos de outras partes do Brasil com potencial para integrar ao curso de pós-graduação. Considera-se, além disso, que os estudantes locais tem maior possibilidade de conhecer o programa ao longo do ano, seja em conversas com os orientadores, seja participando de outras atividades no ICT.

    Integrantes:

    Situação: CONCLUIDO

    2024 - 2024

  • CARDC-IA: Um aplicativo para investigação criativa auxiliada por Inteligência Artificial

    Descrição do projeto: O projeto estende uma proposta anterior de Iniciação Científica, que propôs uma ferramenta gratuita para auxílio à investigação de processos criativos baseados no conceito de dupla checagem, provendo um auxílio ao pesquisador em áreas (e.g. Música) em que o desenvolvimento da interpretação criativa é necessário. A proposta será desenvolvida a partir de protótipo já implementado e avaliado como prova de conceito, a intenção é que a ferramenta desenvolvida possa ser utilizada por estudantes, especialmente em níveis de Graduação e Pós-graduação, de modo amplo, como mecanismo auxiliar de estudo sistematizado do processo criativo e com aprendizado automático de roteiros auxiliares a partir do uso de técnicas de IA.

    Integrantes: Carlos Henrique Costa Ribeiro, Leonardo Vieira Feichas, Narayane Ribeiro Medeiros

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Rede de Laboratórios de Pesquisa em Saúde 5.0 da UNIFESP para Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia Assistiva

    Descrição do projeto: Dados oficiais indicam haver uma demanda importante de centros de tecnologia assistiva paraatendimento público de deficientes físicos e idosos. Para atender a esse tipo de demanda, esteprojeto propõe consolidar uma Rede de Pesquisa em Saúde 5.0 envolvendo 6 grupos de pesquisaem 5 laboratórios distintos da UNIFESP, em três cidades: São Paulo, Santos e São José dosCampos. A ideia é que a Rede desenvolva soluções que, centradas no indivíduo, melhorem aautonomia cotidiana e laboral de pessoas com deficiência e idosos. Metodologicamente, oslaboratórios trabalharão harmonicamente integrados para ajudar a ampliar o desenvolvimento dediferentes recursos e serviços inovadores de tecnologia assistiva que já desenvolvemindividualmente, bem como para a formação de recursos humanos. O resultado esperado é aobtenção de uma rede de laboratórios de caráter multiusuário na UNIFESP - com facilidade deacesso aos usuários públicos e privados - na qual seja desenvolvida pesquisa científicotecnológica,formação de recursos humanos qualificados e incentivo ao empreendedorismo,contribuindo, assim, com a estruturação do Sistema Nacional de Laboratórios de TecnologiaAssistiva(SisAssistiva-MCTI)

    Integrantes: Carlos Marcelo Gurjão de Godoy, Regina Célia Coelho, Eliana Chaves Ferretti, Maria Elizete Kunkel, Tiago Silva da Silva, Vagner Rogério dos Santos

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Divulga +Estatística: ciência de dados nas pesquisas científicas e no dia a dia da sociedade

    Descrição do projeto: O projeto extensionista Divulga +Estatística tem por objetivo divulgar, em mídias sociais, pesquisas científicas e saberes populares relacionados à Ciência de Dados (CD) para tornar o conhecimento estatístico mais acessível e compreensível para o público em geral. Serão realizados webinários sobre aplicações práticas que utilizam técnicas estatísticas em suas soluções, ministrados por Profissionais da área, Professores, Pesquisadores ou Pós-Graduandos em áreas correlatas a Ciência de Dados. Além dos seminários, também compõe este projeto a produção de conteúdo digital que mostre onde e como os métodos estatísticos se fazem presente no nosso dia a dia. Estes conteúdos podem incluir a produção de resumos, infográficos, vídeos explicativos ou postagens em blog, que destaquem os principais conceitos, métodos e aplicações em situações reais do cotidiano. Espera-se que as ações propostas neste projeto motivem o público em geral - desde estudantes até profissionais e entusiastas de ciência de dados - a cultivar um interesse contínuo no avanço da área de estatística. Além disso, deseja-se que os participantes se sintam incentivados a contribuir com o desenvolvimento e uso correto de métodos estatísticos em situações do cotidiano da população.

    Integrantes: Flávia Cristina Martins Queiroz Mariano, Camila Bertini Martins, Emerson Gomes dos Santos

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Papel da resposta pró-inflamatória e da disfunção da resposta antiviral como alvo do butirato em murinos e macrófagos humanos expostos à fumaça de cigarro e infectados com SARS-CoV-2: Relevância para a exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica

    Descrição do projeto: Os indivíduos infectados pelo vírus SARS-CoV-2 e acometidos de COVID-19, apresentam sintomas que variam desde uma gripe com febre, até a sua forma mais grave, a síndrome respiratória aguda severa (SARS). A SARS tem elevado a taxa de mortalidade em todo mundo, principalmente no grupo de indivíduos portadores de doença inflamatória crônica, tal como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Além de ser uma das principais causas de morte no mundo, a DPOC afeta a qualidade de vida e progressivamente causa incapacidade física, gerando um grande impacto econômico e social. A exacerbação da DPOC em indivíduos com COVID-19 é facilitada devido à afinidade do vírus SARS-CoV-2 pelas células epiteliais pulmonares. Além disso, os indivíduos com DPOC apresentam expressão aumentada de ECA2, enzima que é utilizada pelo vírus para infectar a célula hospedeira, e por isso há um aumento da virulência. A resposta inflamatória pulmonar é exacerbada pois tanto a DPOC quanto a COVID-19 são capazes de induzir uma sinalização inflamatória que resulta em intensa secreção de citocinas e quimiocinas pró-inflamatórias no microambiente pulmonar. Por outro lado, a disfunção da resposta antiviral na DPOC se deve ao fato de que os receptores proteicos responsáveis pelo reconhecimento do vírus nas células da imunidade inata, tais como macrófagos, apresentam um comprometimento na sinalização responsável pela produção de IFN antiviral. Dessa forma, indivíduos com DPOC apresentam um microambiente pulmonar com resposta pró-inflamatória exagerada e redução da capacidade de controlar a infecção viral. Por essa razão, a infecção viral exacerba a DPOC com consequente agravamento dos sintomas, e assim torna esses indivíduos um grupo de risco para a COVID-19. A exacerbação da DPOC induzida pelo SARS-CoV-2 não apresenta tratamento específico, e mesmo o uso de corticóides para o controle da tempestade de mediadores pró-inflamatórios possui restrições e apresenta importantes efeitos colaterais. Além disso, a corticoterapia é pouco eficaz em pacientes com DPOC. Nesse cenário, novas terapias vêm ganhando destaque no controle da inflamação pulmonar induzida pela DPOC ou COVID-19. Dentre elas, os ácidos graxos de cadeia curta, com destaque para o butirato, presentes na dieta alimentar com frutas (maracujá, tâmara e frutas vermelhas), aveia, grãos integrais, e leguminosas, apresentam atividade anti-inflamatória nas asma e DPOC, e evidências apontam o efeito do butirato contra infecções do SARS-CoV-2. Alguns efeitos imumodulatórios do butirato são atribuídos à ativação do receptor de membrana FFAR2, conhecido como GPR43, em células da imunidade inata. De fato, alguns autores mostram que a inibição deste receptor reduz o efeito anti-inflamatório e imune do butirato em diversas condições de inflamação crônica. Nesse sentido, é razoável sugerir que o receptor GPR43 pode estar envolvido no suposto efeito do butirato benéfico do butirato sobre a exacerbação da DPOC induzida pela infecção com SARS-CoV-2. Assim, é plausível que o butirato inserido na dieta alimentar seja capaz de atenuar a resposta inflamatória exagerada e a disfunção da resposta antiviral em animais com DPOC e infectados com SARS-CoV-2. Nesse cenário, investigaremos o efeito do butirato sobre a resposta pró-inflamatória e a disfunção da resposta antiviral de murinos e macrófagos humanos expostos à fumaça de cigarro e infectados com SARS-CoV-2.

    Integrantes: Flávio Aimbire Soares de Carvalho, Hugo caire castro faria neto, Alexandre Castro keller

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Associação de antifúngicos com mecanismos inibitórios da imunossupressão na Paracoccidioidomicose: depleção de Células Mieloides Supressoras (MDSCs) e inibição dos receptores de checkpoint PD-1 e CTLA-4.

    Descrição do projeto: Na paracoccidioidomicose (PCM), a micose sistêmica mais prevalente na América Latina, estudo prévios revelaram que a imunidade dos hospedeiros é regulada por diversos mecanismos supressores mediados por células dendríticas plasmocitoides, células T reguladoras, células mieloides supressoras (MDSCs), assim como, por moléculas inibitórias como CTLA-4 e PD-1. A imunoterapia com anticorpos monoclonais tem se destacado como uma abordagem terapêutica eficaz no tratamento de alguns tipos de tumores, distúrbios imunológicos, e mais recentemente, também têm mostrado potencial no combate às doenças infecciosas, ampliando a eficácia das drogas antimicrobianas existentes. Estudos têm demonstrado que inibidores de checkpoints imunológicos, como os direcionados aos receptores PD-1 ou CTLA-4, podem modificar o curso de infecções fúngicas, promovendo uma resposta imune mais efetiva e reduzindo a gravidade da infecção. Em estudo prévio, pudemos demonstrar que o bloqueio do CTLA-4 e do PD-1 reduziu a carga fúngica de órgãos afetados, limitou a extensão as lesões pulmonares e aumentou a sobrevida dos animais tratados através do fortalecimento de respostas imunológicas protetoras. Em relação às MDSCs, a administração de 5-Fluorouracil (5-FU), um medicamento quimioterápico, promoveu depleção parcial, porém seletiva de MDSCs em camundongos infectados pelo fungo, o que resultou em uma doença controlada, com reduzida carga fúngica em órgãos-alvo e maior tempo de sobrevida dos animais. A melhora da doença esteve associada com aumento de repostas imunológicas do tipo Th1 e Th17. Agora, pretendemos estabelecer um processo imunoterapêutico na PCM envolvendo a inibição das MDSCs ou das moléculas CTLA-4 e PD-1, em associação com antifúngicos, com o intuito de reverter a imunossupressão característica desta infecção crônica e promover a cura de hospedeiros. Para tanto, camundongos C57BL/6 serão inoculados com 1x106 leveduras do Paracoccidioides brasiliensis, e primeiramente serão testadas diferentes concentrações de anfotericina B, fluconozol ou itraconazol a fim de estabelecer o melhor antifúngico em nosso modelo murino. A seguir, o antifúngico será usado em associação ou não com anti-CTLA-4, ou com anti-PD1, ou ainda com 5-FU. Após 8 semanas de infecção, sendo as últimas duas semanas em tratamento, os animais serão avaliados quanto à gravidade da doença por UFC, histopatologia e morbidade. Adicionalmente, serão empregados ensaios de ELISA, para a caracterização de citocinas, e citometria de fluxo, para a fenotipagem dos leucócitos que migram para os pulmões, a fim de verificar a resposta imunológica decorrente da utilização desse novo processo imunoterápico. Em protocolo adicional, os animais serão também avaliados quatro semanas após o término dos tratamentos. Desta forma, pretendemos desenvolver um protocolo que visa interromper a progressão da doença através do controle do crescimento fúngico associado à restauração da resposta imunológica que, em conjunto, poderão resultar em melhora significativa ou mesmo cura desta infecção crônica.

    Integrantes: Flávio Vieira Loures, Vera Lucia Garcia Calich, PREITE, NYCOLAS W., DOS SANTOS, BIANCA VIEIRA, Filipe Nigueira Franco

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Métodos Computacionais de Otimização (Temático FAPESP)

    Descrição do projeto:

    Integrantes: Gabriel Haeser, Martínez, J. M., Ernesto G. Birgin, Roberto Andreani, SILVA, P. J. S., carlile lavor

    Situação: CONCLUIDO

    2024 - 2029

  • Efeitos da cooperação e políticas públicas na inovação: uma análise pelo patenteamento das empresas (Edital Universal 2023)

    Descrição do projeto: Para inovar em um cenário complexo e incerto, as empresas têm buscado novos conhecimentos em redes colaborações e contado com o apoio de políticas públicas. De fato, empresas inovadoras realizam habitualmente colaboração técnica e científica com outros atores, com destaque para a cooperação empresa-empresa e universidade-empresa. Elas permitem combinar novos conhecimentos com competências atuais viabilizando novos produtos ou processos e reforçando posições tecnológicas, permitindo inovar com rapidez e gerar conhecimento complexo. Ao mesmo tempo, os resultados do processo inovativo transcendem a própria empresa gerando externalidades positivas, mas costuma envolver elevados investimentos e riscos. Por isso, há diversos instrumentos públicos de apoio à PD como concessões de recursos não-reembolsáveis, financiamento subsidiado e incentivos fiscais. Nesse sentido, tanto a colaboração para PD como as políticas de incentivo tem sido tópico de crescente interesse dos pesquisadores da inovação que buscam mensurar os efeitos destes arranjos sobre a inovação e sob que circunstâncias elas são mais proveitosas. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é analisar empiricamente e mensurar os efeitos dessa colaboração e de políticas públicas de apoio à PD na inovação das empresas. Em concreto, busca-se avaliar a inovação sob forma de patentes que é um indicador universal, comparável e disponível para diversos setores e campos tecnológicos. Os resultados desta pesquisa, são de interesse da literatura internacional de inovação e fornecem importantes subsídios para os formuladores de políticas. A base de dados inclui as patentes das firmas (BADEPI-INPI) de 1998 a 2020, dados da firma, dos programas de apoio, da colaboração e do contexto local e setorial. Serão usados diferentes métodos econométricos com foco em avaliação de políticas públicas como estimação de Diferença em Diferenças com pareamento como Propensity Score Matching, entre outros.

    Integrantes: Veneziano de Castro Araújo, Renato de Castro Garcia, Suelene Mascarini, Paulo Costacurta de Sá Porto, Sarah Cristina Ribeiro Ferreira, Amanda Dedino Silva, Nelson de Souza Coelho, Liliane Melo de Lima

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Geografia da inovação e a formação de sistemas de inovação localizados no Brasil: fundamentos conceituais, análise empírica e implicações de políticas - FAPESP 2021/02261-2

    Descrição do projeto: Nos últimos 40 anos, o mundo testemunhou profundas transformações no cenário global de inovação. Muito embora estejam cada vez mais concentradas em algumas áreas metropolitanas nos países centrais, como nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e no Japão, as atividades de inovação estão se espalhando gradualmente para regiões fora dos centros tradicionais. Nesse período, algumas regiões de países desenvolvidos, como São Francisco, Nova York, Frankfurt e Tóquio, consolidaram sua posição como principais hotspots globais de inovação. Em adição, regiões em países em desenvolvimento, como a área da Baía de Shenzhen-Hong Kong, Cingapura e Bangalore, tornaram-se centros emergentes de importantes atividades inovadoras. No resto do mundo, outros centros emergiram em regiões isoladas, mesmo que sejam caracterizados por uma menor densidade de inovação encontrada ao seu redor. Este é o caso de alguns polos de inovação, ou hotspots, no Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro. Enquanto isso, a produção de conhecimento em todos esses hotspots localizados tornou-se cada vez mais interligada, formando complexas redes de inovação global, cuja conectividade às vezes desafia a distância geográfica. As trajetórias tecnológicas desses centros de inovação em ascensão podem oferecer percepções para outros países e outras regiões. Desse ponto emergem questões de pesquisa relacionadas com o papel desses centros de inovação no processo de geração e de difusão de novos conhecimentos sobre todo o sistema econômico. Em particular, quais são os principais fatores que explicam essas transformações industriais e tecnológicas? Quais são os principais canais pelos quais a inovação foi capaz de florescer nessas experiências bem sucedidas? Quais são as principais lições aprendidas para os países em desenvolvimento? Como o desenvolvimento dessas experiências pode fornecer novos insights para as políticas de desenvolvimento regional baseadas na inovação? Para responder a estas questões, este projeto de pesquisa tem como principal objetivo analisar as trajetórias tecnológicas dos principais hotspots de inovação selecionados no Brasil e seus efeitos sobre o desenvolvimento regional baseado na inovação. Assim, este projeto de pesquisa pretende lançar luz sobre três elementos principais que caracterizam os hotspots de inovação no Brasil. Estes três elementos conformam três módulos analíticos de desenvolvimento do projeto. O primeiro módulo fornecerá uma descrição estatística detalhada da trajetória, produtiva e tecnológica, dos sistemas de inovação local a partir de dados secundários de insumos e produtos da inovação. Para isso, serão aplicadas metodologias já utilizadas em trabalhos prévios, no Brasil e em outros países. O segundo módulo fornecerá uma caracterização geral da trajetória recente e da situação atual do sistema de inovação local das regiões selecionadas. A caracterização das regiões selecionadas envolve um levantamento das principais ações de políticas que já vem sendo adotadas no Brasil para o desenvolvimento regional baseado na inovação. Por fim, o terceiro módulo será desenvolvido a partir dos resultados dos módulos anteriores. Ele vai focalizar questões específicas de pesquisa concernentes à inovação localizada, relacionada com a evolução e com as principais possibilidades de diversificação produtiva e tecnológica das regiões brasileiras. Neste ponto, serão tratados os principais fatores que determinam a capacidade das regiões em elevar o nível geral de capacitações locais e da sua capacidade de inovação, com efeitos importantes no seu processo de evolução dinâmica e na incorporação de novas e diferenciadas capacitações tecnológicas e produtivas. Para o desenvolvimento destes elementos, serão utilizadas algumas das principais metodologias de análise regional, que serão adaptadas e aplicadas ao contexto brasileiro.

    Integrantes: Veneziano de Castro Araújo, Renato de Castro Garcia, Camila Ventura Silva

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Projeto ForestEyes - Cidadãos Monitorando desmatamento em Florestas

    Descrição do projeto: Neste projeto de pesquisa é apresentada uma proposta para expandir um sistema de monitoramento de áreas florestais chamado ForestEyes, o qual visa aliar ciência cidadã e aprendizado de máquina na detecção de desmatamento. A Ciência Cidadã permite que voluntários comuns possam colaborar com a inspeção de segmentos de imagens de sensoriamento remoto sobre uma região florestal, buscando detectar regiões desmatadas ou degradadas, participando, assim, de um experimento cientifico visando a melhoria da sustentabilidade do planeta, adquirindo também mais conhecimento e envolvimento com o importante tema. Técnicas de Aprendizado de Máquina serão utilizadas a partir de bases de dados com amostras rotuladas pelos voluntários na fase anterior, permitindo ampliar a área de cobertura de detecção.

    Integrantes: Álvaro Luiz Fazenda, Fabio A.M. Cappabianco, Hugo Resende, FARIA, FABIO A., FERNANDA B. J. R., DALLAQUA, Eduardo Bohid Neto, Amanda de Almeida Sales de Oliveira, Juan Guerra Blas

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Requalificando resíduos têxteis em novos materiais e produtos funcionais e com estética e simbologia sustentáveis e acessíveis

    Descrição do projeto:

    Integrantes: Cristiane Reis Martins, Renata Garcia Wanderley

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Formação Práticas Pedagógicas em Educação Bilíngue de Surdos

    Descrição do projeto: Promover formação de professores da educação básica sobre educação bilíngue de/para surdos com ênfase nas práticas pedagógicas, permitindo que os mesmos se instrumentalizam para que possam assistir pedagogicamente este grupo respeitando a primeira língua que é a Libras e sistematizando a segunda língua o português escrito, dando aos surdos a possibilidade de acessar o conhecimento e se desenvolver pedagogicamente, com foco principal nos anos iniciais

    Integrantes: Marcio Hollosi, Sandra Regina Leite de Campos, Claudia Regina Vieira, Teresa Cristiana Leanca

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Dúvidas Frequentes na Saúde da Criança e do Adolescente

    Descrição do projeto: Coordenadores: Lucila Camargo Lopes de Oliveira e Silvio Kazuo OgataOrganizadores: Adriana Siviero-Miachon, Gustavo Falbo Wandalsen, Lucila Camargo Lopes de Oliveira, Maria Sylvia de Souza Vitalle, Maria Teresa de Sande e Lemos Ramos Ascensão Terreri, Silvio Kazuo OgataExistem muitas dúvidas em relação à saúde da criança e do adolescente por parte da comunidade leiga (sejam pais ou cuidadores ou o próprio paciente) e a ausência de informações ou informações equivocadas são frequentemente detectadas, o que induz ao comprometimento do desenvolvimento biopsicossocial. A falta de consciência sobre sinais e sintomas induz à demora na procura por cuidados de saúde, atraso no diagnóstico e predisposição a doenças. Estes aspectos podem ser minimizados com a divulgação de informações simples e claras contando com embasamento científico.Justificativa: Devido à falta de informações necessárias para a promoção da saúde de crianças e adolescentes dirigidas ao público leigo, optamos por elaborar um manual sobre as principais dúvidas. Além disso, ao encontro dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), são de extrema importância ações que visem a saúde e bem-estar" e redução das desigualdades. Alinhados a estes dois pilares, achamos relevante a realização deste projeto.Objetivos: Desenvolver nos alunos as seguintes habilidades:-Reconhecimento das necessidades da população geral quanto a dúvidas frequentes na saúde da criança e do adolescente;-Aquisição de conhecimento científico sobre sinais, sintomas, desenvolvimento biopsicossocial e promoção de saúde;-Capacidade de comunicação escrita com a população leiga sobre questões de saúde;-Capacidade de comunicação oral para os seus pares e professores.Assegurar à comunidade a divulgação e acesso à informação de qualidade e de fácil compreensão sobre o tema Dúvidas Frequentes na Saúde da Criança e do Adolescente.Metodologia: Será criado um manual intitulado Dúvidas Frequentes na Saúde da Criança e do Adolescente a ser desenvolvido pelos alunos do 3 ano de Medicina da Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina no ano de 2022 na UC Semiologia da Criança e do Adolescente.O manual contemplará 15 temas (selecionados previamente pelos coordenadores da UC) que abordam sinais e sintomas relacionados à saúde de crianças e adolescentes, temas sobre o desenvolvimento biopsicossocial e promoção de saúde.Os alunos serão divididos em 15 grupos (8 alunos em cada grupo), de acordo com os temas, e terão 12 horas para execução do projeto.Etapas: 1 etapa: Discussão inicial em reunião com o preceptor responsável pelo tema para elaborar 5 ou 6 perguntas (2 horas)2 etapa: Preparo em grupo das respostas das questões com pesquisa em livros texto e artigos científicos. As respostas serão desenvolvidas em linguagem simples e clara para entendimento pela população geral, será permitido o uso de ilustrações (6 horas) 3 etapa: Finalização em reunião com o preceptor responsável para conclusão e correção das respostas (2 horas)4 etapa: Apresentação do conteúdo elaborado para os seus pares e coordenadores da UC (2 horas) Plágio não será tolerado. Alunos que tiverem o trabalho aprovado concederão os direitos autorais para a Unifesp, sem remuneração. Os alunos terão carga horária nesta atividade anotada na Pasta Verde no item Extensão. Todos os Professores desta UC também serão beneficiados com a participação na atividade extensionista.O manual desenvolvido será disponibilizado pelos coordenadores da UC para a população no formato PDF a ser publicado na página oficial da Unifesp. Cronograma:De fevereiro a abril: aulas teóricas (48 horas)Maio (1. Quinzena): Curricularização (12 horas)Maio (2. Quinzena), junho e julho: aulas práticas (48 horas)

    Integrantes: Maria Sylvia de Souza Vitalle, Lucila Camargo Lopes de Oliveira, Silvio Kazuo Ogata, Adriana Siviero-Miachon, Gustavo Falbo Wandalsen, Maria Teresa de Sande e Lemos Ramos Ascensão Terreri

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Título: PROEXT UNIFESP - Projeto Educação Pública em debate: fundamentos, políticas e práticas

    Descrição do projeto: Objetivo geral do Projeto: articular a pesquisa, o ensino e a extensão, com foco nas políticas educacionais e processos educativos em espaços formais e não-formais no estado de São Paulo, e em várias temporalidades, com o objetivo de fortalecer a formação acadêmico-científica e contribuir para o desenvolvimento sustentável, a convivência cidadã e a melhoria da qualidade de vida;

    Integrantes: Marian Avila de Lima e Dias, Marcia Jacomini, Maria Angelica Minhoto, Regina Cândida Ellero Gualtieri, Edna Martins, Daniela Finco, Fernando Rodrigues de Oliveira

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Cátedra Said

    Descrição do projeto: A Cátedra Edward Said é um órgão vinculado à Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, destinado a atividades de ensino, investigação e difusão do conhecimento nas áreas de Humanidades.

    Integrantes: Marina Soler Jorge, Javier Amadeo

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • GEOPOLÍTICAS INSTITUCIONAIS: ARTE EM DISPUTA NAS MOSTRAS INTERNACIONAIS CIRCULANTES NO BRASIL (1948- 1978)

    Descrição do projeto: Este projeto tem como propósito cartografar e analisar as mostras internacionais de artes visuais que circularam pelo Brasil e por outros países da América do Sul entre os anos de 1948 e 1978. Busca-se compreender as conexões entre as instituições brasileiras e os museus e órgãos oficiais estrangeiros e a formação de redes continentais que se estabeleceram a partir desses eventos. Visa-se ainda analisar os textos dos catálogos como práticas discursivas propagadoras de cânones artísticos. Parte-se da hipótese de que esse inventário e sua análise possibilitarão identificar os debates estético-artísticos imbricados nesse conjunto de mostras itinerantes, bem como revelar suas dimensões políticas e diplomáticas. Embora as exposições sejam um objeto de estudo recorrente na área das artes visuais, são ainda poucas as pesquisas que analisam sua atuação no cenário artístico internacional/nacional a partir das relações estabelecidas com instituições, agências de fomento cultural e agentes diplomáticos. Ao situar essa pesquisa no imbricamento de interesses artísticos/culturais e geopolíticos, esse projeto contribuirá para a construção de perspectivas historiográficas na arte brasileira com ênfase na dimensão cultural e política presente nas dinâmicas institucionais.

    Integrantes: Michiko Okano Ishiki, Maria de Fátima Morethy Couto, Dária Jaremtchuk, Emerson Dionísio de Oliveira, Maria Luisa Luz Távora, Moema de Bacelar Alves, Patrícia Leal Azevedo Corrêa, Renata C. de Oliveira Maia Zago, Renata Gomes Cardoso, Vera Beatriz Siqueira

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Cidades, Cultura e Política - Grupo CNPq

    Descrição do projeto: Atuamos na pesquisa-ação na articulação entre cultura, política e territórios, nos centros urbanos e assentamentos rurais, locais privilegiados onde se enfrentam e se interconectam várias visões e interpretações da realidade, com impacto decisivo na cidadania, identidade, participação e equidade. Pretendermos reconhecer e discutir as implicações entre cultura e política no Brasil e na América Latina, como formação teórico-prática, ampliação de repertórios e construção de horizontes de ação no presente, em colaboração com movimentos populares, coletivos culturais e gestores de políticas públicas. Para tanto, compreendemos a cultura tanto como campo das manifestações artísticas e simbólicas, quanto como arena de conflitos, inclusive na disputa pela hegemonia em seus territórios e pelo sentido da transformação histórica, da curta à longa duração. O entendimento ampliado da cultura no tempo-espaço permite a abordagem crítica de seu papel na construção e contestação das estruturas de poder.

    Integrantes: Pedro Fiori Arantes, SÍGOLO, VANESSA MOREIRA, PERCASSI, JADE, Bruno Konder Comparato

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Projeto PRONERA/INCRA/MST/Unifep de curso de especialização em Estudos Culturais e Políticos na América Latina

    Descrição do projeto: O Curso de Especialização em Estudos Culturais e Políticos na América Latina representa a retomada de um longo processo de estudos e práticas realizados pelos movimentos sociais ao longo das últimas décadas. Desde o final dos anos 90, o Coletivo Nacional de Cultura do MST vem consolidando a organização de trabalhos e processos formativos e produtivos no campo da cultura e das linguagens artísticas. Desde sua origem, a cultura e a arte se constituem como aspecto central de sua concepção de organização popular e de seu projeto de sociedade.A recente Conjuntura nacional, marcada por uma ofensiva da extrema direita, colocou a questão cultural em outro patamar. Destaca-se também a atuação cada vez mais intensa de setores do agronegócio no campo cultural, como forma de legitimação deste projeto produtivo, camuflando seus impactos negativos nos âmbitos ambiental e social.A cultura assume uma dimensão mais nítida nas dinâmicas da disputa de projetos de sociedade em nosso país e mesmo no âmbito internacional. A nova história política (e a própria forma de narrar a história e a memória) passa pelas lutas de representações, simbologias, (in)visibilidades, silenciamentos e formas de manifestação do poder e da insurgência. Os sentidos e significados da cultura, suas formas, sujeitos e territórios, também estão em disputa e devem ser reconhecidos nas tensões críticas específicas da formação ou fratura brasileira no mundo. É nesse cenário que se inscreve o projeto do curso que estamos nos propondo a construir.

    Integrantes:

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • O acolhimento institucional de crianças e adolescentes com vivência no mercado do sexo

    Descrição do projeto: A pesquisa tem como objetivo principal compreender como é que os serviços de acolhimentotrabalham com crianças e adolescentes que estiveram envolvidos com o mercado do sexo em termos legais, que foram vítimas de exploração sexual ou tráfico de pessoas para fins de exploração. O objetivo secundário, mas não menos importante, é coletar as justificativas e circunstâncias em que se deram o encaminhamento dessas crianças e adolescentes para acolhimento.Um dos desafios do acolhimento institucional é trabalhar com um público heterogêneo e que requer cuidados diversos, desde crianças pequenas órfãs ou filhos de pais e mães em dependência química até adolescentes vítimas de crimes e violências ou que se encontravam em situação de rua. Crianças e, principalmente, adolescentes envolvidos com o mercado do sexo comumente rejeitam o rótulo de vítimas de violência, entendendo-se como agentes ativos e responsáveis por suas escolhas de vida.Nesse sentido, constituem um desafio suplementar aos serviços de acolhimento, sendo recorrentes as fugas e não adaptação do ou da adolescente aos serviços oferecidos.A pesquisa será realizada no município de Guarulhos, onde localiza-se a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo e integrará os trabalhos do Observatório da Democracia e dos Direitos. A equipe é formada por docentes e discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da EFLCH-Unifesp.O desenho de pesquisa será de metodologia mista, incluindo o levantamento e mapeamento de dados estatísticos secundários sobre os serviços de acolhimento institucional em funcionamento no município, e entrevistas com coordenadores(as) desses serviços, bem como de outros serviços municipais que atendem crianças e adolescentes em situação de exploração sexual.

    Integrantes: Tatiana Savoia Landini, Liana de Paula, Bruno Konder Comparato, Cláudia Mota, Giovana Lemes Campos

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Ação Saberes Indígenas na Escola

    Descrição do projeto: Programa da SECADI-MEC para produção de materiais didáticos para as escolas indígenas por meio de parceria entre professores indígenas e universidade.

    Integrantes: Valéria Mendonça de Macedo, Gustavo Prieto, Alan Carneiro, Claudia Lemos Vovio, Vinicius Terra, Rosilda Moraes, Giovanna Milano, Cristine Matias Takua, Saulo Ramires Kuaray Xunun

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Modelagem e Previsão Econométrica em Modelos de Alta Dimensão

    Descrição do projeto: Este projeto tem por objetivo apresentar novas metodologia para modelagem e previsão econométrica para modelos de alta dimensão e ou frequência, assim como para modelos de frequências mistas. Pretende também desenvolver metodologias para análise econométrica num mundo complexo, inclusive com mudanças estruturais, usando modelos esparsos ou densos (fatores). As aplicações destas metodologias serão feitas em: estimação de matriz de covariância inclusive usando métodos robustos e de aprendizado estatístico ; modelo geral de fatores dinâmicos; apreçamento de ativos usando aprendizado estatístico ; previsão de séries econômicas e financeiras usando modelos de frequências mistas e regularização; construção de vintage para séries econômicas e financeiras; modelagem de criptomoedas; explorar informações transversais para melhorar as previsões de retornos de índices de ações e volatilidade em alta frequência; empregar dados textuais dos principais jornais brasileiros para prever a volatilidade das ações na B3; avaliar o desempenho ajustado ao risco de carteiras gerenciadas por semivariância para um conjunto muito amplo de carteiras de anomalias; análise estatística de séries temporais funcionais em alta dimensão; usar modelos não paramétricos fatoriais para identificar clusters em vetores de alta dimensão; estimação de fronteiras de produção para incluir variáveis ambientais, aumentar a dimensão do vetor de covariáveis sem sofrer da "maldição da dimensionalidade "e incorporar estruturas temporais nestes modelos. Os resultados serão publicados em periódicos de circulação internacional com seletivas políticas editoriais e apresentados em eventos científicos. A formação de recursos humanos dar-se-á pela supervisão de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutoramentos. Seminários serão uma forma de disseminação de resultados, trocas de ideias iniciais, intercâmbio e captação de novos talentos, motivada pelo potencial de aplicação das metodologias. Pretendemos, para um novo salto qualitativo e quantitativo da área, constituir Escolas de Verão ou Inverno que, anualmente, reunirão estudantes avançados de graduação e de pós-graduação com pesquisadores do projeto e convidados nacionais e internacionais para a apresentação de dois minicursos, do estado da arte, problemas em aberto, proposta de soluções e avanço e/ou início de parcerias.

    Integrantes: Diogo de Prince Mendonça, Emerson Fernandes Marçal, Pedro Valls Pereira, Andreza Aparecida Palma, Marcelo Fernandes, Luiz Koodi Hotta, JEFFERSON AUGUSTO COLOMBO, Pedro Luiz Paolino Chaim, Bruno Tebaldi, Alexandre Rubesam, André Barbosa Oliveira, Carlos Cesar Trucios Maza, Eduardo Fonseca Mendes, Mauricio Enrique Zevallos Herencia, Vitor Borges Monteiro

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão em História: metodologias para a análise de fontes escritas, visuais e orais.

    Descrição do projeto: Este projeto de extensão versa sobre a análise de fontes em diferentes suportes e linguagens, com o objetivo de desenvolver o olhar crítico sobre os documentos históricos, de modo a identificar sua historicidade, bem como as temáticas e debates pertinentes a sua interpretação. O projeto visa introduzir os participantes no universo das fontes históricas e na reflexão sobre as mesmas, possibilitando o contato com documentos escritos, visuais, sonoros, audiovisuais, orais e cultura material, no âmbito das unidades curriculares Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História I, II e III, dos cursos de Graduação em História. Os Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão em História compõem três unidades curriculares creditadoras de extensão. Cada unidade curricular possui 109 horas dedicadas a extensão e 71 horas dedicadas a atividades teórico-práticas. Logo, os três laboratórios possuem em seu conjunto 540 horas de carga horária. Os cursistas serão estimulados a construir percursos pedagógicos, em constante interação com os estudantes da UNIFESP e com os professores das unidades curriculares creditadoras de extensão que integram o projeto. Nesses percursos, a intenção é organizar eixos de discussão, a partir dos conteúdos curriculares dos vários níveis de ensino, produzindo material didático a ser disponibilizado para uso dos participantes em sala de aula. Serão também organizadas visitas a instituições e lugares de guarda e memória, de modo a ampliar o contato dos participantes com diferentes tipos de documentos e seus respectivos processos de preservação, guarda, catalogação e difusão. Além disso, pretende-se propiciar uma educação sobre informação histórica, com a proposta de que discentes da graduação em História pensem junto com cursistas sobre como lidar com informações históricas falsas na Contemporaneidade.

    Integrantes: Mariana Martins Villaça, SLEMIAN, Andréa, Ana Lúcia Lana Nemi, Clifford Andrew Welch, Bruno Feitler, Claudia Regina Plens, Patricia Teixeira Santos

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Classificação de Imagens e Dados via Redes Neurais Profundas para Múltiplos Domínios

    Descrição do projeto: O enorme sucesso atual da inteligência artificial (IA), impulsionado pelo aprendizado profundo (AP), faz com que a quantidade de técnicas/modelos de redes neurais profundas (RNPs) que são propostos seja extremamente elevada. Institutos tal como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o qual tem usado IA/AP para projetos e pesquisas que analisam o uso e cobertura da terra no Brasil, assim como diversas outras organizações públicas e privadas, demandam de recomendações de técnicas/modelos de RNPs para que os mesmos possam ser usados nos seus projetos. Isso economiza tempo pois os modelos que serão usados na prática já tiveram evidências de serem os melhores para resolver uma certa tarefa. Propor tais recomendações necessita de um processo de experimentação amplo, considerando diferentes modelos de RNPs assim como um conjunto considerável de bases de dados. O projeto IDeepS tinha esse objetivo geral de recomendar modelos de RNPs, tendo como foco principal a tarefa de classificação de imagens. Este projeto estende o projeto IDeepS das seguintes formas: i) além do domínio de sensoriamento remoto (que inclui imagens aéreas obtidas por veículos aéreos não tripulados (VANTs), aviões, assim como imagens obtidas por satélite), o projeto atual pretende investigar os domínios de astrofísica e de saúde. Isso ampliará o leque de recomendações propostas para essas outras comunidades; ii) os dados serão principalmente imagens, tal como no projeto IDeepS, mas vídeos e séries temporais também poderão ser investigados; iii) classificação será a principal tarefa considerada, mas outras tarefas serão avaliadas, considerando, também, a maior diversidade de dados distintos; iv) modelos mais recentes baseados no mecanismo de atenção, principalmente transformers visuais, serão avaliados e comparados com modelos mais tradicionais, tais como redes neurais convolucionais. Os aspectos transformadores se relacionam a melhoria dos processos e produtos que usam IA em instituições tal como o INPE, mas também em outras organizações relacionadas aos múltiplos domínios que serão investigados. Os impactos científicos esperados se relacionam a um conjunto de recomendações sugeridas para as três comunidades que estão relacionadas ao projeto. Esse projeto tem como principais aplicações os projetos TerraClass Cerrado (INPE), o projeto ForestEyes (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP), e projetos que usam IA para as áreas de astrofísica e de saúde.

    Integrantes: Jurandy Gomes de Almeida Junior, João Paulo Papa, Thales Sehn Körting, Valdivino Alexandre de Santiago Júnior, Elcio Hideiti Shiguemori, Reinaldo Roberto Rosa, Álvaro Luiz Fazenda

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Incorporação de bioativos em filmes biopoliméricos para o tratamento de doenças de pele

    Descrição do projeto: Bolsa produtividade em pesquisa - PQ2 (Chamada CNPq n. 09/2023)

    Integrantes:

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Desenvolvimento e otimização de formulação de amido de mandioca para fabricação de embalagens biodegradáveis

    Descrição do projeto:

    Integrantes: Mariana Agostini de Moraes, Laura Oliveira Péres, Fabiana Perrechil

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Meliponicultura e Agricultura Familiar: um caminho para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida

    Descrição do projeto: A meliponicultura, prática de criação de abelhas sem ferrão (ASF), em conjunto com a agricultura familiar, emerge como uma estratégia poderosa para impulsionar o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida em comunidades desfavorecidas. Além de fornecer segurança alimentar e gerar renda, as ASF desempenham um papel ecológico crucial na polinização de plantas, incluindo culturas agrícolas, promovendo assim a biodiversidade e a sustentabilidade dos ecossistemas. No entanto, enfrentam ameaças como degradação ambiental e uso excessivo de agrotóxicos, o que reduz sua disponibilidade de recursos. Investir em práticas sustentáveis, como meliponicultura e agrofloresta, é fundamental. Além disso, a parceria entre universidades e comunidades locais, com transferência de tecnologia e capacitação, é essencial para promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida. Essas iniciativas não apenas beneficiam as comunidades, mas também contribuem para a conservação ambiental, a sustentabilidade dos ecossistemas e o desenvolvimento cidadão e científico de todos os envolvidos.

    Integrantes: Michelle Manfrini Morais Vatimo, Tiago Maurício Francoy, Juliana Pereira Lisboa M. Paiva, Elisa Esposito, Fabiana Elaine Casarin dos Santos, YURI RIBEIRO DIOGO, LEANDRO BARROS DE SOUZA

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Abordagem híbrida em multiestágio para análise de decisão na gestão integrada de recursos hídricos

    Descrição do projeto: Projeto aprovado na Chamada CNPq/MCTI N 10/2023 UNIVERSAL Faixa A Grupos Emergentes

    Integrantes: Mischel Carmen Neyra Belderrain, BERGIANTE, NÍSSIA CARVALHO ROSA, DE ALMEIDA, JÔNATAS ARAÚJO, Juliana Mariano Alves

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Sistemas Cognitivos Artificiais e Robótica Social

    Descrição do projeto: Desenvolvimento de Sistemas Cognitivos Artificiais no campo da Robótica Social: O escopo científico está estruturado nas áreas da Engenharia, Ciência da Computação, Neurociência, Neurologia, Psicobiologia e Ciências Cognitivas. O foco é criar agentes cognitivos autônomos embarcados, visando à criação de conhecimento interdisciplinar, a partir de emulações de funções executivas/cognitivas humanas, com a finalidade de estabelecer relacionamento entre ser humano e máquina computacional, de forma multimodal, por meio de interação síncrona simbiótica (Man-computer Symbiosis).Para isso, são conduzidos projetos experimentais utilizando o Design Cognitive Systems (DCS) , via Human Robot Interaction (HRI) e Human-Centered AI, instanciados em robôs sociais para atuarem numa ampla gama de aplicações humanas, como saúde, educação e indústria, utilizando modelagem tecnológica baseada em Artificial Cognitive Architectures, Large Language Model (LLM) e Retrievel Augmented Generation (RAG).

    Integrantes: Walter Teixeira Lima Junior, Vinicius Antonio Pedro, André Coutinho de Macedo Silva, Yves de Almeida Alvim, Talita Silva Belo, Rodrigo Ferreira de Souza, Rudinei André Welter

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Desenvolvimento e validação de modelo de diagnóstico remoto e tratamento das oftalmo-helioses na cidade de Barcelos, Amazonas: Impacto na acuidade visual e na qualidade de vida relacionada à visão

    Descrição do projeto:

    Integrantes: Adriana Berezovsky, Solange Rios Salomão, Arthur Gustavo Fernandes, Mauro Silveira de Queiroz Campos, Nívea Nunes Ferraz, Rubens Belfort Mattos Junior

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Pesquisa Biópsia líquida (foco em Células Tumorais Circulantes e Microêmbolos Tumorais Circulantes) no monitoramento de pacientes com câncer de mama estágios iniciais

    Descrição do projeto:

    Integrantes: Afonso Celso Pinto Nazário, Vanessa Monteiro Sanvido, ludmilla chinen

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Territórios de atuação do PET Educação Popular na Baixada Santista: sujeitos em diálogo

    Descrição do projeto: O presente projeto de pesquisa intitulado Territórios de atuação do PET Educação Popular na Baixada Santista: sujeitos em diálogo buscará responder a seguinte indagação A práxis da educação popular na Universidade considera os saberes da população envolvida na construção das ações e assegura a intersecção de classe, gênero, gerações, pessoa com deficiência e raça/etnia com vistas a promoção de uma sociedade sustentável?. A nossa hipótese se ancora nos estudos referentes à educação popular (Brandão, 2006) e a teoria do conhecimento de Paulo Freire (1987), os quais enfatizam a importância da participação dos sujeitos no processo educativo, assegurando seus saberes e suas experiências de vida, considerando as ações desenvolvidas pelos discentes do Grupo PET Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social, da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista afirmamos que a práxis da educação popular integra os saberes da população envolvida na construção das ações, assim como também promove a intersecção de classe, gênero, gerações, pessoa com deficiência e raça/etnia na construção do desenvolvimento sustentável e na promoção dos direitos humanos.

    Integrantes: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini, Bruna Marques Santos, Isadora campanha Pelai, Juliane da Silva Jesus

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Clínica Aberta do Comum

    Descrição do projeto: Este projeto é fruto da parceria entre a UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (Unifesp - Campus Baixada Santista) e o Instituto PROCOMUM, cujas atividades estão em vigência desde Março de 2023. Ele tem como objetivo oferecer atendimentos psicanalíticos gratuitos para os trabalhadores e frequentadores do Instituto, como também para as pessoas que vivem em seu entorno. Esta iniciativa está em diálogo com outras propostas de clínicas públicas e gratuitas que existem em várias cidades e capitais do Brasil. Trata-se de um modo de popularizar a abordagem teórica em psicanálise, como também, de espraiar sua visão de mundo e perspectiva política para todos que se interessarem. Neste sentido, é uma proposta democrática que visa produzir o comum em uma rede de afetos que tende a se ampliar em modos de bem viver em comunidade e construir o comum.

    Integrantes: Jaquelina Maria Imbrizi, Letícia Cruz Cerqueira, Manuella de Azevedo Janoni Hernandes, ANA LUISA ESPOSITO MAFRA E SILVA, FABIANA TAMIRES RODRIGUES SANTOS, Beatriz Amarante, Isabele Araújo da Fonseca, Maria Clara Martin de Freitas, victoria Maria da Cunha, Livia Souza

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    2024 -

  • O Serviço Social brasileiro: fundamentos e críticas

    Descrição do projeto: O projeto de pesqusia denominado O Serviço Social brasileiro: fundamentos e críticas, é produto de muitos anos de estudo e de pesquisa individual/coletiva. Trata-se de projeto original preocupado em estudar os grupos progressistas do Serviço Social brasileiro a partir dos anos 2000, ressaltando a produção de quadros intelectuais mais jovens que têm assumido a formação e a pesquisa na área nos últimos anos. É preciso reconhecer a diversidade contida em um amplo grupo genericamente caracterizado como progressista, defensor de direitos, anticapitalista, diversamente comprometido com níveis crescentes de emancipação social (política e humana). Ainda que os fundamentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-instrumentais sejam referenciados nestas orientações, inseridas na citada direção social estratégica do Serviço Social brasileiro da segunda metade dos anos 1990, o entendimento e o manuseio destas bases têm sido amplamente heterogêneos. Quais suas teses centrais? Os desafios atuais têm impactado essa direção social? Quais suas bases teórico-metodológicas e ético-políticas? Como elas dialogam e informam a dimensão técnico-instrumental? Quais suas potencialidades e limitações? Como tais orientações têm lidado com o que genericamente é caracterizados como ?afirmação de direitos?, no processo de reprodução ampliada do capital, no atual estágio de acumulação capitalista, nas condições particulares da América Latina? Considerando a trajetória intelectual do docente, seu acúmulo teórico e sua experiência com pesquisa, o estudo pretende perquirir um tema atual e relevante para o Serviço Social, oferecendo aporte particular e relevante para a produção de conhecimentos na área. Necessário destacar a importância deste estudo no campo dos fundamentos do Serviço Social tão necessário para reafirmar a dimensão científica desta profissão. Situa-se, neste nível, a contribuição científica, intelectual, tecnológica e/ou social, que pode resultar deste projeto, ou seja, sua pertinência para esta área de conhecimento que historicamente lida com a questão social, suas inúmeras refrações, e a estuda.

    Integrantes:

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Co planejamento para justiça climática no município de São Vicente: desenvolvimento de ferramentas para tomada de decisão baseada no território com evidências científicas e comunitárias

    Descrição do projeto: A proposta diz respeito a uma política pública em idealização considerando o desenho da Política de Ação Climática do município de São Vicente e possui os gestores, técnicos, colaboradores da administração pública, munícipes e demais usuários dos serviços públicos e do território do município como público-alvo desta proposta. Dessa maneira, o projeto visa desenhar as Políticas Públicas de Ação Climática de São Vicente, através de evidências científicas e de forma co-criada com os atores do território. A principal característica do componente de gestão pública diz respeito à idealização de uma política pública de Ação Climática e a do componente científico diz respeito ao desenvolvimento de ferramentas para apoiar as tomadas de decisão no desenho dessa política. A elaboração de uma Política de Ação Climática que inclua a Justiça Climática possibilita que a gestão local desenvolva estruturas de governança e de capacidade de respostas aos eventos climáticos extremos, considerando a prevenção de riscos e o enfrentamento das vulnerabilidades biofísicas e sociais que potencializam a magnitude dos impactos no território.

    Integrantes: Eduardo Dellosso Penteado, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias, Pedro Jacobi, Tania Pereira Christopoulos, Fernando De Souza Coelho, Amanda Cseh, Natalia Molina Cetrulo, Erico Luciano Pagotto, Alexander Turra, Letícia Stevanato Rodrigues, Isabella de Carvalho Vallin, Flavio de Miranda Ribeiro, Monica Yoshizato Bierwagen, TOMÁS AUGUSTO BARROS RAMOS, Jutta Gutberlet, Adalberto Mantovani Martiniano de Azevedo, Marcelo Nolasco, Jeferson Cristiano Tavares, Gisele da Silva Craveiro, Gabriel Pires de Araújo, Nelson da Cruz Gouveia, Fabiana Barbi Seleguim, Thais Mauad, Leandra Regina Gonçalves, Susanne Boerner, Alessandra da Silva Augusto, Débora Martins de Freitas, Fernando Ramos Martins, Cynthia Harumy Watanabe Corrêa, Igor Dias Medeiros, Marcelo Vilela de Almeida, Márcia Akemi Yamasoe, Rita Yuri Ynoue, Tercio Ambrizzi

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Rua e Movimento: Intervenção social a partir de metodologias artísticas e educação popular

    Descrição do projeto: Este projeto de extensão universitária compõe as atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo grupo de Educação Popular em Paulo Freire (GAPAF), da UNESP-Franca, SP. Trata-se particularmente de desenvolver atividades sócio educativas junto às pessoas atendidas pelo Abrigo Provisório Giuseppe Moscati, que atende pessoas em situação de rua em Franca, SP. O projeto ora proposto é uma proposta de trabalho sócio educativo, que visa construir estratégias, alternativas e ações criativas que possibilitem novas respostas às demandas e expressões da questão social que se apresentam na contemporaneidade, especialmente, pelo segmento de pessoas em situação de rua. Desse modo, a dimensão da educação popular associada à arte, pode contribuir com o empoderamento dos sujeitos bem como possibilitar espaços de trabalho alicerçados na promoção, emancipação e formação crítica e reflexiva dos envolvidos.

    Integrantes: Edvânia Ângela de Souza, Leonardo Rodrigues Nascimento, Leandro Ricardo Ferreira Junior, Thamires Moreira Estavarengo

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Planejamento de um sistema de pagamento por serviços ambientais marinhos: a ciência buscando transformar a trajetória de raias em sinergia com pescadores artesanais e mergulhadores recreativos no litoral de São Paulo

    Descrição do projeto: As raias são mesopredadores importantes do ecossistema marinho. Ao controlar a população das suas presas, asseguram a qualidade genética da biodiversidade e a saúde dos oceanos. As raias também são fonte de proteína e renda para comunidades de pescadores, assim como estão entre os animais marinhos preferidos de serem observados por mergulhadores recreativos. Embora sejam capturadas por diversos tipos de pescarias, as raias são particularmente susceptíveis à sobrepesca devido às suas características biológicas intrínsecas. Frente a este cenário, as raias estão entre os grupos de vertebrados mais ameaçados de extinção no planeta (36 das espécies), sendo alvos prioritários para ações de pesquisa e conservação na américa latina e no mundo. Considerando que as áreas costeiras funcionam como berçários para muitas espécies de raias e que elas costumam apresentar uma maior sobrevivência pós-captura, especialmente devido a seu modo de ventilação das brânquias, acreditamos que um programa de incentivo financeiro às boas práticas de pesca, incluindo a soltura de espécies ameaçadas capturadas incidentalmente possa contribuir para a conservação dos elasmobrânquios e mitigar conflitos entre pescadores e políticas conservacionistas. Diante deste cenário, a presente proposta tem como objetivo gerar subsídios fundamentais para o desenvolvimento de um programa de pagamento por serviço ambiental (PSA) tendo como foco a conservação de raias e a gestão da pesca. O projeto está estruturado em três frentes, a saber: i. teste da ciência cidadã como método para avaliar a eficácia do sistema de PSA; ii. valoração econômica por meio da disposição a pagar dos mergulhadores recreativos e disposição a receber dos pescadores de arrasto de praia; iii. desenho do modelo conceitual do sistema de PSA, considerando aspectos críticos como condicionalidade, mecanismo financeiro, arranjo institucional, governança, implementação, monitoramento e avaliação. Esperamos produzir de forma participativa as bases empíricas e operacionais para um arranjo de PSA inédito no Brasil bem como estabelecer um diálogo transparente com os pescadores, ajustando expectativas e fortalecendo o engajamento deste setor em processos de co-construção para a gestão da biodiversidade.

    Integrantes: Fabio dos Santos Motta, Otto Bismarck Fazzano Gadig, Leandra Regina Gonçalves, Guilherme Henrique Pereira Filho, Kelen Luciana Leite, Luiza de David Chelotti, Henrique C. Kefalás, Rafael Romero Munhoz, Ronaldo Seroa da Motta, Gustave G. Lopes, Laís Coutinho Zayas Jimenez, Maria de Carvalho Tereza Lanza, José Edmilson de Araújo Mello Júnior, Ana Clara de Sá Athayde

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Vilegiaturas em paisagens litorâneas: uma história das práticas terapêuticas, recreativas e esportivas na orla de Santos (1890-1940)

    Descrição do projeto: A pesquisa tem por objetivo analisar a invenção e afirmação da paisagem litorânea de Santos como fonte de cura, repouso e divertimento entre as décadas de 1890 e 1940. O recorte temporal se inicia na década de 1890, quando foram inaugurados os primeiros hotéis e clubes na orla santista, e se encerra da década de 1940, quando estimulado o início do turismo de massa na cidade. Empregará conjunto de fontes escritas, constituídas por literatura médica e imprensa, assim como de fontes imagéticas, constituídas por fotografias, desenhos, cartões-postais e pinturas.

    Integrantes:

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Caracterização de cristais obtidos a partir de resíduos químicos

    Descrição do projeto:

    Integrantes:

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • Dinâmica Molecular de dispositivos de armazenamento de energia

    Descrição do projeto:

    Integrantes: Leonardo José Amaral de Siqueira, PEREIRA, GUILHERME FERREIRA LEMOS, PEREIRA, RAFAEL GUIMARÃES, SAMPAIO, ABNER M., SILVA, ISABEL AMARAL

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

  • IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE LEVEDURAS PRODUTORAS DE MICOSPORINAS: UMAABORDAGEM BIOTECNOLÓGICA PARA NOVOS BLOQUEADORES DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA

    Descrição do projeto:

    Integrantes: Lívia Soman de Medeiros, Renata Castiglioni Pascon, Claudia Barros Monteiro Vitorello

    Situação: EM_ANDAMENTO

    2024 -

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