Maria Rita de Almeida Toledo
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Ensino de História
Programa de Pós-Graduação: História
E-Mail: mra.toledo@unifesp.br
Resumo
Professora de Hiistória da Educação e Ensino de História no Brasil. Possui graduação licenciatura e bacharelado - em História pela Universidade de São Paulo (1991); Mestrado e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) (2001); é Livre Docente em História /História da Educação e Ensino de História, pela Universidade Federal de São Paulo (2013). É professora Associada da Universidade Federal de São Paulo -Departamento de História. É Docente do Bacharelado e da Licenciatura em História; do PPG História e do PPG Mestrado Profissional em Ensino de História/ProfHistória (Núcleo Unifesp). É Coordenadora do Centro de Memória e Pesquisa Histórica do Departamento de História. Desenvolve projetos de pesquisa sobre a História do Impresso e da Leitura; História dos Intelectuais ; e Formação Docente. Organiza o Acervo Histórico da Companhia Editora Nacional.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
TOLEDO, M. R. A.;TOLEDO, MARIA RITA DE ALMEIDA
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Francês
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve razoavelmente
Espanhol
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Inglês
Compreende razoavelmente, Fala pouco, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Livre Docência
Coleções autorais, traduções e circulação: ensaios sobre geografia cultural da edição (1930-1980)
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2013
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade
Coleção Atualidades Pedagógicas: do projeto político ao projeto editorial
História da Educação
Fundamentos da Educação
Orientação: Marta Maria Chagas de Carvalho
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade
Fernando de Azevedo e "A Cultura Brasileira" ou as aventuras e desventuras do criador e da criatura
Fundamentos da Educação
Orientação: Mirian Jorge Warde
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
1993 a 1995
Graduação em História
Universidade de São Paulo
1986 a 1991
Graduação em Licenciatura
Universidade de São Paulo
1990 a 1991
Produção
2023
-
A Revista Escolar como espaço de disputa e legitimação do discurso (2023)
Artigo publicado
Autores: SILVA, RODRIGO PEREIRA DOS ANJOS DA; Maria Rita de Almeida Toledo
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 23 , p. e275 - Extrato QUALIS: A1
-
2021
-
-
A geografia cultural da Coleção Cultura, Sociedade e Educação e as traduções de Raymond Williams e Jacques Lambert (2021)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo
Fonte: Caderno de resumos do 31° Simpósio Nacional de História [livro eletrônico] : história, verdade e tecnologia , p. 1091
-
Fontes para o estudo da cultura escolar: o caso da imprensa periódica educacional paulista e suas estratégias textuais de ordenamento da profissão docente (1893-1927) (2021)
Artigo publicado
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo; CARVALHO, MARTA
Fonte: REVISTA DE FONTES , v. 8 , p. 11 - Extrato QUALIS: B1
-
2020
2018
-
Política editorial de traduções: John Dewey na Coleção Cultura, Sociedade e Educação, dirigida por Anísio Teixeira (2018)
Artigo publicado
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo
Fonte: EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 44 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
2017
-
-
-
A TRADUÇÃO DE JOHN DEWEY NA COLEÇÃO AUTORAL BIBLIOTECA DA EDUCAÇÃO (2017)
Artigo publicado
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo; CARVALHO, MARTA
Fonte: Educação & Sociedade (Impresso) , v. 38 , p. 999 - Extrato QUALIS: A1
-
-
-
Introdução [da coletânea Golpes na história e na escola: o Brasil e a América Latina nos Séculos XX e XXI] (2017)
Capítulo de livro publicado
Autores: André Roberto de A. Machado; Maria Rita de Almeida Toledo
Fonte: Golpes na história e na escola: o Brasil e a América Latina nos Séculos XX e XXI , p. 7
2016
-
-
-
Educação Hoje: uma revista para o ensino secundário no Brasil da década de 1960 (2016)
Artigo publicado
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo; REVAH, DANIEL
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 16 , p. 51 - Extrato QUALIS: A1
-
-
2015
2014
-
Discurso pedagógico e forma material do impresso: o caso dos periódicos educacionais brasileiros sob a injunção da forma jornalística (2014)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo; Daniel Revah
Fonte: Anais do XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN LATINOAMERICANA , p. 120
-
-
2013
-
-
A Revista Educação como estratégia de implementação das políticas educacionais do regime militar na década de 1970 (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo; Daniel Revah
Fonte: VII Congresso Brasileiro de História da Educação: circuitos e fronteiras da História da Educação no Brasil , p. 1
-
-
Lugares de poder, produção e circulação de saberes pedagógicos (2013)
Artigo publicado
Autores: REVAH, DANIEL; Maria Rita de Almeida Toledo
Fonte: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 17 , p. 7 - Extrato QUALIS: A1
-
Traduções culturais do livro Como Pensamos, da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1981) (2013)
Artigo publicado
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo
Fonte: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 17 , p. 57 - Extrato QUALIS: A1
2012
2011
-
-
-
-
Print Capitalism, New School and circulation of reading models: a brazilian collection at the Primary Education Museum-Library in Portugal (1931-1950) (2011)
Artigo publicado
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo; Marta Maria Chagas de Carvalho
Fonte: PAEDAGOGICA HISTORICA , v. 47 , p. 639 - Extrato QUALIS: A4
-
-
2010
-
A indústria cultural e a política educacional do regime militar: o caso da revista Escola (2010)
Artigo publicado
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo; Daniel Revah
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (IMPRESSO) , v. 30 , p. 77 - Extrato QUALIS: A1
-
-
Circulação e apropriação de modelos de leitura para professores no Brasil e em Portugal: edições pedagógicas da Companhia Editora Nacional nas bibliotecas portuguesas (2010)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo; Maria João Mogarro
Fonte: Modelos culturais, saberes pedagógicos e instituições educacionais: Portugal e Brasil, histórias conectadas , p. 1
2009
-
-
-
-
-
-
Movimento associativo, circulação do impresso e apropriação de modelos pedagógicos em Portugal e no Brasil na primeira metade do século XX: uma contribuição para estudos de história da educação comparada (2009)
Capítulo de livro publicado
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo; Marta Maria Chagas de Carvalho; Joaquim Antonio Pintassilgo; Ana Clara Bortoleto Nery; Maria João Mogarro
Fonte: História(s) Comparada(s) da Educação , p. 285
-
2008
-
-
-
Dispositivos de leitura e formação de professores: a adaptação de Sociologia e Educação, de Émile Durkheim, na Biblioteca de Educação (2008)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo
Fonte: Livro de Resumos do VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Cultura Escolar, Migrações e Cidaddania , p. 223
-
-
2007
-
-
Biblioteca para professores e modelização das práticas de leitura: análise das coleções Atualidades Pedagógicas e Biblioteca de Educação (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo; Marta Maria Chagas de Carvalho
Fonte: Caderno de resumos do XXIV Simpósio Nacional de História:Hilstória e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos , p. 461
-
-
-
-
Estratégia editorial e configuração de modelos pedagógicos: análise material de Bibliotecas para professores (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Marta Maria Chagas de Carvalho; Maria Rita de Almeida Toledo
Fonte: Libro de resúmenes de VIIICongreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana , p. 171
-
-
-
2006
2005
2004
-
-
A Biblioteca de Educação de Lourenço Filho: uma coleção a serviço de um projeto de inovação pedagógica (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo; Marta Maria Chagas de Carvalho
Fonte: Livro de resumos do V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação- Igreja, Estado, sociedade civil , p. 298
-
A indústria do livro, a materialidade do impresso e o campo educacional: reflexões sobre a organização do Acervo Histórico da Companhia Editora Nacional (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo
Fonte: Anais do Congresso Brasileiro de História da Educação: A Educação Escolar em Perspectiva Histórica , p. 40
-
A Coleção como estratégia editorial de difusão de modelos pedagógicos: o caso da Biblioteca de Educação organizada por Lourenço Filho (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo; Marta Maria Chagas de Carvalho
Fonte: Anais do Congresso Brasileiro de História da educação: a educação escolar em perspectiva histórica , p. 169
-
A coleção como estratégia editorial de difusão de modelos pedagógicos: o caso da Biblioteca de Educação organizada por Lourenço Filho (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo; Marta Maria Chagas de Carvalho
Fonte: III Congresso Brasilero de História da Educação: a educação escolar em perspectiva histórica
-
A indústria de livros, a materialidade do impresso e o campo educacional; reflexões sobre a organização do Acervo Histórico da Companhia Editora Nacional (2004)
Trabalhos em eventos
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo
Fonte: Anais do III Congresso de História da Educação: a educação escolar em perspectiva
-
2003
2002
2001
2000
-
Resenha: A Cultura Brasileira de Fernando de Azevedo (2000)
Artigo publicado
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo
Fonte: Revista Brasileira de Educação , v. 14 , p. 165 - Extrato QUALIS: A1
-
1999
1998
1996
1994
1993
Atuações
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
professor assistente doutor
2001 a 2009
Universidade São Marcos
-
1996 a 1998
-
1997 a 1997
Universidade Sant Anna
-
1999 a 1999
Universidade Bandeirante de São Paulo
-
1997 a 1999
Universidade de São Paulo
-
1995 a 1997
Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas Companhia Editora Nacional
-
Consultoria
2004 a 2006
Centro de Estudos Educacionais Vera Cruz
-
docente
docente terceirizado
1998 a 1998
Sociedade Brasileira de História da Educação
-
associada
associado
Desde 2002
Universidade Federal de São Paulo
-
Professara Adjunta
2009 a 2017
-
Professora Associada
Desde 2017
Revista Brasileira de História da Educação
-
Membro de corpo editorial
2010 a 2012
Revista Brasileira de História da Educação
-
Revisor de periódico
Desde 2009
Revista de Educação PUC-Campinas
-
Revisor de periódico
Desde 2012
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2009
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
-
Revisor de projeto de fomento
Desde 2014
Olh@res - Revista Eletrônica do Departamento de Educação da UNIFESP
-
Revisor de periódico
Desde 2013
HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA
-
Revisor de periódico
Desde 2016
Revista Nordestina de História do Brasil
-
Membro de corpo editorial
Desde 2018
Ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
O conceito de ciência nas "teses de Fernando de Azevedo" (1930-1960)
História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
O papel do Centro de Memória da EMEF. Profª Maria Alice Borges Ghion, no ensino de História e na cultura escolar
Mestrado Profissional em Rede ProfHistória
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
O GRITO DA ARARA semanário crítico, humorístico e de caricatura
História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
O Ginásio Vocacional de Rio Claro: História e Memória (1963-1970)
História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
Jornais para ?curtir?: International Times, Presença e Flor do Mal ? diálogos entre a imprensa underground britânica e brasileira na década de 1970
História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
-
A reinvenção de Fúlvio Abramo: relações entre história e literatura em Vita de Benvenuto Cellini e sua tradução na Era Vargas (1934-1937)
História
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Tese de doutorado concluídas
-
A Bibliotheca do Espírito Moderno: um projeto para alimentar espíritos d Companhia Editora Nacional (1938-1977)
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2010
-
A educação jesuítica e os conflitos de uma missão: um estudo sobre o lugar do jesuíta na sociedade colonial (1580-1640)
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
Educação e civilização no sertão: práticas de constituição do modelo escolar no Triângulo Mineiro (1906-1920)
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2008
-
Imagens da África, dos africanos e seus descendentes em coleções de didáticos de História aprovados no PNLD de 2004
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2008
-
A estratégia da produção e circulação católica do projeto editorial das coleções de Theobaldo Miranda Santos
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2008
-
A circulação de modelos pedagógicos e as reformas da instrução pública: a atuação de Herculano Marcos Inglês de Sousa no final do Segundo Império
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2007
-
As práticas de intervenção de João José Coutinho na educação pública de Santa Catarina - 1850-1859
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2006
Dissertação de mestrado concluídas
-
Páginas Libertárias: a representação do anarquismo nos livros didáticos de História (1990-2020)
Mestrado Profissional em Rede ProfHistória
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
?Velha roupa colorida?: A crítica musical da ?Ilustrada? (1979-1985)
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Giovanna Tainah Pugas dos Santos
A produção historiográfica sobre livros didáticos de História no campo da história: a representação de negros e negras (1980-2019)
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2022
-
Nas disputas de representação, a manutenção de uma tradição: brasilidade e pan-americanismo nos livros didáticos de História do Brasil e História da América de Antônio José Borges Hermidas e Joaquim silva (1951-1971)
História
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Rodrigo Pereira dos Anjos da Silva
As propostas educacionais de higienização veiculadas pela Revista Escolar (1925-1927)
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
Impresso, escola e ensino de história no estudo da coleção de livros Fundadores da América Latina
Mestrado Profissional em Rede ProfHistória
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O Telecurso 2o grau: as apropriações do currículo para a formação do estudante cliente (1978 e 1985)
História
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Práticas da leitura e os usos do livro didático de história: a cultura da EMEF Jardim Guarani
Mestrado Profissional em Rede ProfHistória
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O combate das ideias: estratégias culturais dos intelectuais baianos na produção de um novo conhecimento sobre o Brasil (1910-1937)
História
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Vera Rozane Araújo Aguiar Filha
A trajetória de Raimundo Cela e a cultura escolar da ENBA (1910-1930)
História
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2017
-
Da Academia de Altos Estudos à Faculdade de Filosofia e Letras do IHGB: projetos para o ensino superior (1915-1922)
História
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Lícia Maria Pedreira de Almeida
Discurso sobre o livro infantil (1968-1978)
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
Um estudo sobre o ciclo de vida do periódico Psicopedagogia - Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia(1982-2006)
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2009
-
De moças (1926-1960) a ex-moças (1983-1987). Representações e práticas de leitura instituídas na coleção Biblioteca das Moças
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2008
-
Christiane Grace Guimarães da Silva
A laicização do ensino: um debate na imprensa de Taubaté - SP acerca de novo modelo republicano de educação (1891 -1905)
Educação: História, Política, Sociedade
Secretaria de Educação do estado de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2008
-
O Departamento Municipal de Cultura de São Paulo (1935-1938): políticas de criação de bibliotecas e democratização da leitura
Educação: História, Política, Sociedade
Secretaria de Educação do estado de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2008
-
A infância desvalida na trajetória do Instituto Dona Placidina em Mogi das Cruzes (1931-1966): análise da dinâmica de atendimento de meninas órfãs e pobres em uma instituição de esino católica
Educação: História, Política, Sociedade
Secretaria de Educação do estado de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2008
-
O subsídio Recordando e Renovando da rede municipal de São Bernardo: análise material de um impresso de formação e normatização das práticas docentes na escola para a infância
Educação: História, Política, Sociedade
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2007
-
Professora Leolinda Daltro: uma proposta de catequese laica para indígenas do Brasil 1895-1911
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2007
-
Útil e agradável: a revista de Educação (1934-1937): remodelização das práticas de ensino e divulgação da política reformista do governo João Punaro Bley no Espírito Santo
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2007
-
As práticas das festas escolares na Escola Normal de Pirassununga (1930-1950)
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2007
-
Ver-Agir-Julgar: análise das práticas da Juventude Estudantil Católica Feminina (entre as décadas 1950 e 1960)
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2007
-
O parlamento paulista e os debates sobre educação: uma análise do discurso de Chiquinha Rodrigues (1934-1937)
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2006
-
A Escola Nona e as prescrições destinadas ao ensino da disciplina de Geografia da escola primária em São Paulo no início do século XX
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2006
-
Os Cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): dispositivos textuais e materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém -PA
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2005
-
As representações de escola, ensino e aluno nas cartas de Manuel da Nóbrega, José de Anchieta e António Bláquez (1549-1584)
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2005
-
Comissão de seleção dos livros didáticos (1935-1951): guardiã e censora da produção didática
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2005
-
A formação da profissional de creche: discurso acadêmico e políticas de formação
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2004
-
A inspeção das escolas isoladas de São Paulo nas décadas de 1930 e 1940
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2004
-
Memória de professores do ensino secundário (1950-1970)
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2004
-
A Coleção Iniciação Científica: do projeto a coleção editada
Educação: História, Política, Sociedade
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2003
-
A Associação Paulista de Professores de Educação Física 1936-1950
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2003
-
A Revista Educação Physica(1932-1945): Estratégias editoriais e prescrições educacionais
Educação: História, Política, Sociedade
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído em 2003
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Vice-Coordenador de Curso
Campus Guarulhos
Curso de História
-
Campus Guarulhos
Departamento de História
-
Coordenação do Centro de Memória e Pesquisa Histórica do Departamento de História
Campus Guarulhos
-
Vice- Coordenadora do Centro de Memória e Pesquisa História do Depto de História
Campus Guarulhos
-
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória
Campus Guarulhos
Departamento de História
-
Coordenadora do Centro de Memória e Pesquisa Histórica (CMPH)
Campus Guarulhos
Departamento de História
-
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História
Campus Guarulhos
Departamento de História
Pesquisa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
-
Os livros didáticos da Biblioteca Histórica da Companhia Editora Nacional
Este projeto faz parte do Projeto MANES, cujo objetivo é constituir uma série de investigações sobre os manuais escolares, tanto em Espanha, quanto de países latinoamericanos que se associaram ao projeto. O Projeto MANES objetiva a construção de um banco de dados que recenseia manuais escolares nos diversos países associados ao projeto. Dentro desta perspectiva, o projeto Livros didáticos da Biblioteca Histórica da Companhia Editora Nacional se propõe a: colaborar com o banco de dados do MANES recenseando os livros desta editora; analisar a produção destes material, à luz da História Cultural.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Marta Maria Chagas de Carvalho
2006 a 2009
-
Livros para professores:levantamento e análise de dados para o mapeamento de sua produção e circulação
O projeto ora apresentado reúne esforços de uma equipe de pesquisadores vinculado ao Grupo de Pesquisa ?Escola, impressos e modelos pedagógicos: história cultural da escola e dos saberes pedagógicos no Brasil?, cadastrado no CNPq, com o objetivo de construir bancos de dados e intercambiar informações sobre a circulação de livros dirigidos aos professores, em São Paulo, no período de 1850-1950. Estudos sobre impressos de destinação pedagógica e seus usos escolares vêm-se constituindo em importante campo de investigação historiográfica. Pondo ênfase nos suportes materiais de produção, circulação e apropriação dos saberes pedagógicos, a maior parte desses estudos adota, no entanto, uma concepção estrita de materialidade, deixando de analisar a configuração material do impresso como forma produtora de sentido.Valendo-se de modelos de configuração material do impresso como recurso de descrição, caracterização e comparação de livros destinados ao uso do professor, o projeto propõe-se a investigar a abrangência e os limites desses modelos, considerando-os como estratégias concorrentes de regulação das práticas escolares e de constituição e organização do campo dos saberes pedagógicos representados como necessários à prática docente.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Marta Maria Chagas de Carvalho, Omar Schneider, Denise Guilherme da Silva, Sílvia Assam da Fonseca, Maria Lúcia Hilsdorf, Fátima Aparecida dos Santos, Rita de Cássia Gonçalvez, Rogéria Moreira rezende Isobe
2004 a 2005
-
A história da escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos pedagógicos
Este projeto desenvolvido no âmbito de convênio CAPES/GRICES, investiga a história da escola em Portugal e no Brasil, transitando pelo território cultural constituído pelas relações entre o processo de escolarização das práticas culturais e usos sociais dos saberes transmitidos pela escola. Investiga os processos de produção, circulação, apropriação e institucionalização de modelos pedagógicos.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Marta Maria Chagas de Carvalho, Marcos Cezar Freitas, Luiz Carlos Barreira, Carlota Boto, Maria Cristina Meneses, Maria Lúcia Hilsdorf, Maria Helena Granjo, Célia Benedicto Giglio, Joaquim Antonio Pintassilgo, Fernando Catroga
2003 a 2007
-
A constituição da forma escolar: produção, circulação e apropriação de modelos pedagógicos
O projeto inscreve-se no campo de uma História Cultural da escola e dos saberes pedagógicos. Ele prevê uma pluralidade de investigações tematicamente diversificadas, mas nucleadas em torno de um campo de questões relativas ao processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Faz uso dos conceitos de forma escolar e de modelo escolar bastante livre, com intutito de dar visibilidade à especificidade dos dispositivos de conformação de um modo historicamente datado de orientação das práticas de ensino-aprendizagem: a escola. Analisa dispositivo que, na sua materialidade, dão a ver modelos de conformação escolar das práticas educativas e busca determinar a especificidade das apropriações de tais modelos no processo de constituição da escola primária no Brasil. Articulando pesquisas historiográficas desenvolvidas por professores e alunos de Pós-Graduação, o Projeto agrega investigações sobre temas diversos, objetivando compreender o processo da gradativa transformação das escolas de primairas letras em escolas seriadas e organizadas por classes de alunos dotados de um mesmo nível de adiantamento e competência. Estimula, assim, estudos que visem a determinar as práticas, os processos e os dispositivos constituintes da especificidade "escolar" da modalidade de intervenção social que chamamos de escola moderna. Desse modo, propõe-se a aglutinar, em torno de um questionários comum, pesquisas que percorrem o campo institucional híbrido em que se configura, no Brasil do século XIX, uma multiplicidade de instituições de governo dos homens. Recorta nesse campo questões da partilha de atribuições e de finalidades que se efetua no próprio movimentode institucionalização do Estado, pondo em evidência o processo de gradativa especificação de uma forma escolar de intervenção social, distinguindo-a de outras modalidades institucionais de governo dos homens.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Marta Maria Chagas de Carvalho
2002 a 2009
-
A constituição do campo pedagógico: impressos, autores, editores
Inscrevendo-se no campo de uma história cultural dos saberes pedagógicos e de suas apropriações nas práticas escolares, o projeto se interessa pela determinação das estratégias de difusão e imposição dos modelos pedagógicos e pelas práticas de apropriação desses modelos. Pondo ênfase nos suportes materiais de produção, circulção e apropriação dos saberes pedagógicos, interessa-se pela multiplicidade dos dispositivos materiais em que tais saberes se inscrevem, comoprodutos culturais determinados e para práticas diferenciadas de apropriação deles.Articulando pesquisas historiográficas desenvolvidas por professores e alunos de Pós-Graduação, em torno de problemas relativos à constituição do modelo escolar e do campo pedagógico no Brasil, um dos objetivos centrais do Projeto é identificar os modelos pedagógicos que a partir de meados do século XIX, põem em circulação desenhos institucionais de um modelo escolar de ensino-aprendizagem. Para tanto, centra-se no estudo do impresso como dispositivo que, na sua materialidade, dá a ver modelos de ordenação escolar das práticas educacionais. Interessando-se pelos atores sociais que põem esses modelos em circulação e pela materialidade da situação institucional de uso destes modelos, o projeto abrange estudos sobre itinerários de formação e sobre trajetórias de agentes mediadores no processo histórico de institucionalização do modelo escolar no Brasil, interessando-se pelas tensões que marcaram esse processo. Com essa perspectiva, as investigações propostas pelo projeto inserem-se nas atividades do Grupo de pesquisa Escola, Impressos e Modelos pedagógicos: História Cultural da escola e dos Saberes pedagógicos no Brasil, cadastrado no CNPq
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Marta Maria Chagas de Carvalho
2000 a 2007
-
Americanismo e educação: a fabricação do
Ao apanhar o processo de construção do americanismo desde o século XIX, esta pesquisa pretende flagrar as práticas, os processos, as tecnologias, as estratégias, as táticas....que entraram na construção e na hegemonia do americanismo antes mesmo de ele se configurar como um projeto político e ganhar a dimensão geopolítica que assumiu a partir da segunda guerra mundial. Por isso, o campo prioritário de análise desta investigação é o da cultura. O Americanismo e Educação: a fabricação do ?homem novo? é o tema central desta pesquisa, por meio do qual pretende-se examinar o longo e tortuoso itinerário de produção da hegemonia norte-americana no Brasil, isto é, de difusão e apropriação de padrões culturais norte-americanos em relação a outros padrões, quaisquer tenham sido a sua origem.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Bruno Bontempi Júnior, Mirian Jorge Warde, Odair Sass, Lucia Maria Franca Rocha
2001 a 2002
Universidade de São Paulo
Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas Companhia Editora Nacional
Universidade Federal de São Paulo
-
Divulgação do conhecimento e da memória nas Redes Sociais: o CMPH e seus objetos.
O projeto tem como escopo a produção de conteúdo, por parte dos alunos da graduação vinculados ao CMPH, para divulgação de conhecimentos históricos para o grande público. São usados para tal o youtubr e o instagram.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Maria Luiza Ferreira de Oliveira, Bruno Maslim
Desde 2021
-
Práticas editoriais e geografia cultural do impresso: lugares de poder, estratégias de produção. materialidade dos impressos e modelos de leitura
O Projeto inscreve-se no campo da História Cultural dos impressos, dos modelos de leitura e da formação do público leitor. Com isso, prevê uma pluralidade de investigações tematicamente diversificadas, mas articuladas pelas questões que historicizam as práticas editoriais e suas estratégias de produção e circulação de diferentes modalidades de impresso que, por sua vez, engendram a cultura impressa no Brasil e suas articulações com o capitalismo editorial. As investigações articuladas sob o escopo do projeto problematizam o lugar de poder de editores, editoras e suas práticas editoriais, analisando suas estratégias articuladas às representações de leitores, à seleção dos saberes e de assuntos, dos autores e dos textos que põem em circulação, enfocando as lutas políticas instituídas por essas estratégias. Com isso, pretende-se constituir e descrever uma geografia cultural configurada pelas estratégias editoriais que delimitam fronteiras entre campos de saberes; operam a inclusão e a exclusão de autores e obras nos territórios delimitados; prescrevem a localização de títulos em diferentes campos de conhecimento; e situam o seu público no espaço de leitura que desenham, em diferentes momentos históricos. Entende que é possível descrever essa geografia por meio de uma topografia: a constituição de um campo (simbólico, econômico, político) em que se constituem lugares de emissão, circulação e recepção do que foi produzido, em diferentes situações históricas. As conexões entre a história dos impressos e a organização da cultura são enfatizadas, assim como as relações entre forma material do impresso, a organização da leitura, a transmissão de saberes e suas apropriações. Sob essas perspectiva, as investigações enfatizam: a análise dos dispositivos que, na sua materialidade, dão a ver modelos de conformação das práticas de leitura do público destinatários; e busca determinar a especificidade da circulação (transnacional) e a apropriações de tais modelos no processo de constituição da cultura imprenssa no Brasil.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo
Desde 2022
-
A Coleção Cultura, Sociedade e Educação: práticas editoriais e resistência (1966-1971)
Esse projeto de pesquisa tem como objetivo central analisar e descrever o regime de tradução de diferentes autores editados na Coleção, dirigida por Anísio Teixeira, Cultura, Sociedade e Educação (CCSE), entre eles, Raymond Williams, Jacques Lambert, Johh Dewey e Alex Tocqueville. Essa coleção, capitaneada por Anísio Teixeira, nasce no momento em que os intelectuais brasileiros denunciam o ?terrorismo cultural? que o regime civil-militar havia instalado no Brasil com seus atos de censura. A hipótese que se levanta é a de que o regime de tradução instaurado na CCSE foi o de transformar o conjunto dos textos vertidos para o português em uma ordem discursiva da resistência, já que Anísio Teixeira foi um dos intelectuais marcados pela perseguição política do regime civil-militar. Para análise dessa hipótese a investigação objetiva, de um lado, reconstruir os critérios de seleção, ordenação dos textos editados nessa coleção e os sentidos a eles atribuídos por seu editor/tradutor; e, de outro, reconstruir as regras culturais próprias do campo da tradução que presidiram as práticas de domestificação dos textos dos diferentes autores selecionados para a sua conversão para o português, no território cultural estabelecida pela coleção de Anísio Teixeira.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Tânia Regina de Luca
2019 a 2022
-
Políticas de configuração da escola de 1o Grau no regime militar: prescrições e práticas de apropriação
Com este projeto, objetiva-se investigar as mudanças normativas que reorganizam os níveis de ensino no Brasil (primário e secundário), com a lei 5692/71, convertendo-os em um novo modelo de escola - a de 1o Grau ? para problematizar as estratégias de imposição, regulação e difusão desse modelo escolar; mas também para problematizar as apropriações dessa política educacional no processo de reorganização das insituições escolares (primário e ginásio), transformadas em escolas de 1o Grau, e o modo peculiar com que os agentes escolares se apropriaram e praticaram essa nova ordem educacional para implantar uma outra ordem cultural na escola. Toma-se como referente teórico metodológico a Página 1 de 5 História Cultural da Escola e os conceitosde cultura escolar, práticas e apropriações que permitem recortar três âmbitos de investigação: as prescrições para a implantação da reforma e suas estratégias de difusão, sobretudo, aquelas que mobilizaram nos impressos educacionais oficiais ; os processo peculiares com que as políticas educacionais chegam às escolas, reordenando sua cultura e prática, por meio da análise de seus arquivos; e por fim, as práticas docentes e as apropriações que fazem das políticas educacionais e de suas prescrições.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Antonio Simplício de Almeida Neto, Elaine Lourenço
2015 a 2018
-
Traduções culturais da obra de John Dewey nas coleções autorais da Companhia Editora Nacional (1933- 1981)
Esse projeto de pesquisa tem como questão central a problematização do lugar de poder de editores, editoras e suas práticas editoriais, analisando suas estratégias articuladas às representações de leitores, à seleção dos saberes, dos autores e dos textos que põem em circulação. Com isso, pretende constituir e descrever uma geografia cultural configurada por essas estratégias editoriais que delimitam fronteiras entre campos de saberes; operam a inclusão e a exclusão de autores e obras nos territórios delimitados; prescrevem a localização de títulos em diferentes campos de conhecimento; e situam o seu público no espaço de leitura que desenham. A investigação proposta, para dar conta da questão mais geral, toma centralmente as práticas da Companhia Editora Nacional, e seus editores. Essa editora paulista foi uma das maiores editoras do Brasil entre as décadas de 1930 e 1980. Como lugar de poder, seja por sua situação econômica, seja pelo seu catálogo, foi capaz de produzir uma geografia cultural para o mercado de livros no Brasil, no período citado. Entre as estratégias editoriais adotadas por essa empresa privada, elegeu-se como objeto de estudo um gênero editorial que, ao fim e ao cabo, marcou o seu estilo de atuação no mercado brasileiro (e internacional): as coleções autorais de livros. Para a problematização do lugar de poder dos editores-diretores de coleção, o segundo recorte operado nas investigações foi o de eleger a educação como um território de marcadas disputas - para o qual inúmeras coleções foram editadas, desde o final da década de 1920. Com essa escolha, interroga-se o modo peculiar pelo qual são combinados: nome do diretor da coleção, a seleção de autores, conteúdos e gêneros textuais; aparelho crítico; identidade visual da coleção; e a descrição do público destinatário. Com o terceiro recorte, optou-se por tomar as traduções de textos e autores inseridos em coleções como importante prática de intervenção cultural. Essa escolha permite problematizar um processo coadunado com a produção dos repertórios de leitura em coleção para a constituição de uma geografia cultural mediada pelo mundo da edição. As traduções são tomadas como traduções culturais: ?um duplo processo de descontextualização e recontextualização que primeiro busca se apropriar de algo estranho e em seguida o domestica?, na perspectiva de Burke. Sob essa chave analítica são colocadas em foco as traduções de John Dewey editadas nas coleções da Companhia Editora Nacional, sobretudo as coleções Atualidades Pedagógicas (dirigida por Fernando de Azevedo e posteriormente João BatistaDamasco Penna); Cultura, Sociedade e Educação (dirigida por Anísio Teixeira) e Biblioteca Universitária, série de Filosofia (dirigida por Cruz Costa). A análise tomará como fontes principais os livros das coleções, documentos internos da Editora e outros documentos, sobretudo dos editores-diretores e tradutores, ligados aos processos de produção e circulação dos títulos em questão.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo
2014 a 2017
-
Forma material da cultura pedagógica: análise de periódicos educacionais editados no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980
O presente projeto de pesquisa toma como objeto periódicos educacionais editados no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980, em particular os periódicos cuja materialidade é tributária da forma jornalística que caracteriza revistas de banca de jornal. Pretende-se investigar a relação entre essa modalidade de impresso e os discursos e modelos pedagógicos que produz e veicula, sobretudo com o objetivo de analisar as transformações que a cultura pedagógica sofreu sob a injunção da forma material e jornalística que caracteriza esses periódicos. A investigação da relação entre essa modalidade de impresso e os discursos e modelos pedagógicos que veicula é particularmente relevante em face da crescente presença de periódicos educacionais que incorporam os recursos do jornalismo e que incidem na formação de professores e outros profissionais da educação, de forma notável desde a década de 1980. A pesquisa, no entanto, pretende recuar a um período anterior, de modo a abranger e assim flagrar as primeiras tentativas de mudança no padrão dos periódicos educacionais dirigidos ao professor. Com esse objetivo, serão pesquisados, analisados e comparados quatro periódicos, três deles com um padrão que incorpora recursos do jornalismo da época e um que se aproxima do padrão material predominante até então. Trata-se das revistas da editora Abril ESCOLA (1971-1974) e Nova Escola (1986 aos dias de hoje); a revista Educação, lançada pelo MEC em 1972 e interrompida em 1984; e a revista Educação Hoje, da editora Brasiliense (entre 1969 e 1971). A perspectiva teórica que deverá orientar a análise desses impressos educacionais nutre-se dos pressupostos da História Cultural, que sempre considera a sua configuração material ao tratar dos discursos pedagógicos e dos saberes que os impressos produzem e veiculam, neste caso envolvendo dispositivos textuais e tipográficos sob a injunção da forma jornalística.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Daniel Revah, Juliana Filgueiras
2011 a 2013
-
Traduções culturais da obra de John Dewey na coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1981)
Com esse projeto objetiva-se analisar os deslocamentos de sentido que são atribuídos às traduções dos textos de John Dewey, em cada uma de suas versões, publicadas na Coleção Atualidades Pedagógicas, pela Companhia Editora Nacional, ao longo do século XX. Essa escolha deve-se a continuidade e ampliação do projeto de pesquisa que venho desenvolvendo, intitulado ?História Cultural da escola e dos saberes pedagógicos: impressos e modelos culturais?. As análises desenvolvidas no âmbito desse projeto integram o esforço de construir uma espécie de ?geografia do conhecimento?, no sentido proposto por P. Burke, interessada, no caso, no mapeamento de redes de relações intelectuais e de lugares de confluência de ações editoriais e educacionais. Dá especial destaque a um desses lugares, a coleção de livros, compreendida como espaço de circulação de textos e autores especificamente selecionados para um público destinatário específico, mas também como lugar de memória; e explora a articulação entre processos de expansão da escola, da formação docente e da constituição da indústria livreira. O foco das investigações até o momento foi o de trabalhar como as fórmulas editoriais adotadas em diferentes coleções de livros, cujo público destinatário é o dos docentes, investindo sobretudo na reconstrução dos modelos de leitura e formação propostos em cada uma das coleções analisadas e as representações dos editores sobre as competências de leitura do destinatário e as formas materiais mobilizadas para formá-lo. Para dar constinuidade essa perspectiva, analisa-se especificamente, para esse projeto, a seleção dos textos estrangeiros operadas pelos editores para determinadas coleções e suas tradução como importantes práticas culturais constitutivas da geografia cultural produzida pelo editores dessas coleções.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo
2011 a 2013
-
ESCOLA, PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS-SP - Formação Continuada de Profissionais da educaçã0
Este projeto tem como objetivos centrais a construção de um Inventário do Patrimônio Histórico Material Industrial do Município de Guarulhos-SP, edificado entre 1915 e 1970, bem como, a partir desse inventário, a elaboração de um Guia com Propostas de Estudos do Meio, focado em Educação Patrimonial e endereçado aos professores e alunos da rede pública de Ensino Fundamental e Médio. O guia será construído em conjunto com os docentes das redes públicas durante curso de extensão oferecido pelos docentes vinculados ao projeto.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Alexandre Pianelli Godoy
2011 a 2012
-
Organização do Acervo Histórico da Companhia Editora Nacional no Centro de Documentação da Unifesp
A mediação editorial tem ganhado relevância na pesquisa do historiador, com a ampliação do campo da História do Livro e da Leitura no Brasil, que passa a perguntar pelos dispositivos de escrita que permitem o entendimento do texto; pelos processos de publicação dos textos que, por sua vez, implicam sempre numa pluralidade de espaços, técnicas, de máquinas e indivíduos; ou seja, o historiador pergunta, então, sobre as diferentes decisões e intervenções que deram aos textos suas diferentes formas materiais. Essa mediação editorial também se faz pela escolha de repertórios de textos e autores publicados, de gêneros, de formas de impressos para determinados públicos. Daí a importância, nessa perspectiva, dos arquivos históricos de editoras privadas ou públicas. Pouco explorados, seja pela dificuldade de acesso, seja pela recente valorização de seus conteúdos, a entrada nesses arquivos tem possibilitado diversas pesquisas que tratam dos impressos, enfocam seus processos materiais de produção, circulação e usos. É com o duplo objetivo de conhecer e explorar a fertilidade dos arquivos de uma das maiores editoras do Brasil, entre as décadas de 1930 e 1970, e de disponibiliza-lo de forma organizada que se propõe esse projeto.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Marta Maria Chagas de Carvalho, Daniel Revah, Alexandre Pianelli Godoy, Jaime Rodrigues, Bruno Guilherme Feitler, Luigi Biondi, Edilene Teresinha Toledo, Wilma Peres Costa, Fábio Franzini, Luis Antônio Coelho Ferla
Desde 2009
-
História Cultural da escola e dos saberes pedagógicos: impressos e modelos culturais.
O Grupo de Pesquisa é desdobramenro do Grupo de Pesquisa: "Escola Impressos e modelos pedagógicos:história cultural da escola e dos saberes pedagógicos no Brasil",sediado na PUC-SP (2003-2009).Investiga questões de história cultural da escola e dos saberes pedagógicos no Brasil, com ênfase em estudos sobre as escolas fundamental e média (antigas escolas primária e média) e sobre o papel do impresso destinado a professores e gestores da escola. Em sua nova configuração as pesquisas do Grupo têm se dedicado a analisar a circulação de modelos culturais, tomando os impressos e os intelectuais como meios e gentes dessa circulação. Preocupa-se, neste sentido, em decifrar e analisar a cultura docente e de outras agentes educacionais em diferentes espaços e períodos da história. No âmbito dessas temáticas, foram produzidas dissertações de mestrado e teses de doutoramento, além de capítulos de livros e artigos para periódicos especializados. As pesquisas realizadas deram também origem a trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, além de conferências em cursos de pós-graduação e em seminários. O desenvolvimento das pesquisas tem sido apoiado por bolsas de mestrado da CAPES. A circulação dos produtos do Grupo tem garantido a interlocução com pesquisadores de outras instituições, nacionais e internacionais, produzindo vínculos com as mesmas e outros grupos de pesquisa. Esses vínculos têm sido alimentados por iniciativas de intercâmbio institucional como convênios de pesquisa - projeto MANES - seminários de pesquisa, mesas coordenadas em congressos, entre outros.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Marta Maria Chagas de Carvalho, Célia Benedicto Giglio, Daniel Revah, Alexandre Pianelli Godoy
Desde 2009
-
Os livros didáticos da Biblioteca Histórica da Companhia Editora Nacional
O projeto é a continuidade do que vinha sendo desenvolvido na PUC/SP, por isso o mesmo nome. Ele faz parte do Projeto MANES, cujo objetivo é constituir uma série de investigações sobre os manuais escolares, tanto em Espanha, quanto de países latinoamericanos que se associaram ao projeto. O Projeto MANES objetiva a construção de um banco de dados que recenseia manuais escolares nos diversos países associados ao projeto. Dentro desta perspectiva, o projeto Livros didáticos da Biblioteca Histórica da Companhia Editora Nacional se propõe a: colaborar com o banco de dados do MANES recenseando os livros desta editora; analisar a produção destes material, à luz da História Cultural.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Marta Maria Chagas de Carvalho
2006 a 2010
-
Biblioteca Histórica da Escola Normal de Piracicaba: cultura pedagógica e circulação de impressos
O Projeto de Pesquisa apresentado tem por finalidade propor a realização de um estudo sobre o acervo histórico presente na biblioteca da antiga Escola Normal de Piracicaba, constituído principalmente entre os anos de 1911 e 1980. As bibliotecas de escolas de formação profissional podem ser tomadas como estratégias específicas de produção e circulação de impressos de formação na medida em que constituem repertórios, selecionam, classificam e dispõem diferente materiais para a realização da formação de novos leitores especializados. Desdobramento de dois projetos desenvolvidos pelos pesquisadores que compõem a equipe, a atual proposta deinvestigação se propõe a tomar o repertório material dos impressos de formação constituído em uma instituição deformação de professores para dar prosseguimento às análises empreendidas nas duas investigações. O estudo dos impressos presentes na biblioteca da Escola Normal de Piracicaba objetiva verificar, nos termos explicitados, o processo pelo qual o acervo se constitui e as políticas de formação de determinadas práticas de leitura dos novos leitores- professores contidas nesse processo. Pretende também analisar os modelos de leitura e formação materializados em seu acervo, tanto nos repertórios de títulos e autores, no repertório das modalidades de impressos que o constituem. Tomando a proposição de Chartier sobre a definição de história cultural, Marta Carvalho entende que a história cultural dos saberes pedagógicos deve ser uma arqueologia dos objetos em sua materialidade o que implica tratar o livro objeto cultural que, constitutivamente, guarda as marcas de sua produção, circulação e usos. Empreender a arqueologia dos objetos em sua materialidade, nos termos de Chartier e Carvalho, é procedimento que pretende discernir, na materialidade dos impressos analisados, as marcas de sua produção, circulação e usos.
Autores: Maria Rita de Almeida Toledo, Marta Maria Chagas de Carvalho, Ana Clara Bortoleto Nery
2007 a 2011
Atualização Lattes em 2024-01
Processado em 2024-07-22