Markus Volker Lasch
Escola de Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Letras
E-Mail: mlasch@unifesp.br
Resumo
graduou-se em Letras (1994) e Linguística (1993) pela Universidade Estadual de Campinas e obteve mestrado em Teoria e História Literária pela mesma instituição (1997). É doutor em Literatura Geral e Comparada pela Universidade Livre de Berlim (2005) e fez estágio de pós-doutorado novamente pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo. É membro fundador do Centro de pesquisa Outrarte, cujas atividades coordenou nos biênios 2018/2019 e 2020/2021. Atua predominantemente nos campos de Teoria Literária e Literatura Comparada. Seus enfoques de pesquisa envolvem a relação entre literatura e psicanálise, tragédia e trágico, questões de sujeito e de subjetividade, a literatura de internato, a representação da violência e do outsider na literatura, bem como a literatura e(m) fontes primárias (manuscritos autógrafos e demais documentos encontráveis em arquivos, espólios etc.).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
LASCH, M.;LASCH, MARKUS
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Compreende nao_informado, Fala nao_informado, Lê razoavelmente, Escreve nao_informado
Formação
Doutorado em Allgemeine und Vergleichende Litaraturwissenschaft
Pessoas Faust. Fragmente einer subjektiven Tragödie (O Fausto de Fernando Pessoa. Fragmentos de uma tragédia subjetiva)
Orientação: Gert Mattenklott
Freie Universität Berlin
Mestrado em Teoria e História Literária
Poemas Sem Pátria: Considerações Sobre o Jogo de Palvra Sério na Lírica de Erich Fried
Orientação: Jeanne Marie Gagnebin
Universidade Estadual de Campinas
1995 a 1997
Graduação em Letras
Universidade Estadual de Campinas
1990 a 1994
Graduação em Lingüística
Universidade Estadual de Campinas
1990 a 1993
Produção
2024
-
Filoctetes, de Sófocles a Heiner Müller (2024)
Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 27 , p. 95 - Extrato QUALIS: A1
2023
2022
-
-
Do diário ao romance: abordagens crítico-genéticas de ?Armadilha para Lamartine?, de Carlos Sussekind (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: Anais do 15o Congresso internacional da Associação dos pesquisadores em crítica genética - APCG: A crítica genética em portunhol: escrituras e processos criativos na América Latina , p. 23
2021
-
-
Sobre a atualidade de uma categoria estética: considerações a partir do estatuto de tragédia e trágico em Adorno (2021)
Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: REMATE DE MALES (ONLINE) , v. 41 , p. 60 - Extrato QUALIS: A3
2020
2019
2018
-
Filologia e hermenêutica como conhecimento científico? (2018)
Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: FRONTEIRAZ , v. 1 , p. 240 - Extrato QUALIS: A3
-
2016
2015
2013
2012
2011
2010
2009
2007
2006
2004
2003
1998
1997
1996
Atuações
Universidade Estadual de Campinas
-
Professor Pesquisador
2006 a 2009
Humboldt Universität Berlin
-
Professor de Língua Estrangeira
Livre
2005 a 2006
Freie Universität Berlin
-
Docente
livre
2004 a 2005
Representaciones (Córdoba)
-
Revisor de periódico
2005 a 2012
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Associado
Desde 2009
REMATE DE MALES
-
Revisor de periódico
2009 a 2009
PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE)
-
Revisor de periódico
2011 a 2013
REVISTA DA ANPOLL (ONLINE)
-
Revisor de periódico
2016 a 2016
FRONTEIRAZ
-
Revisor de periódico
2017 a 2018
BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO
-
Revisor de periódico
2019 a 2019
REVISTA LIMIAR
-
Revisor de periódico
2021 a 2021
ABUSÕES
-
Revisor de periódico
2020 a 2020
REVISTA CRIAÇÃO & CRÍTICA
-
Revisor de periódico
2017 a 2017
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Entre travessias e palavras: experiências limiares na 'Trilogia dos gêmeos' de Agota Kristof
Letras (33009015089P5)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Memórias de si, jocosas, fabulosas e outras.A autobiografia de Zora Neale Hurston: tradução e análise de uma escrita de si e dos outros
Letras (33009015089P5)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
-
Nathan dos Reis Penteado da Cunha Melo
O controle e a crítica
Letras (33009015089P5)
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2024
Dissertação de mestrado concluídas
-
Nathan dos Reis Penteado da Cunha Melo
Põr no meu livro um navio que se afunda: um estudo de Caetés
Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2021
-
Há vinte anos, Luz: personagens entre identidade e trauma
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
'Quem é que sempre costumava dizer...?' Uma (re)leitura de The Boys in the Band
Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
Rubem Fonseca: violência e dualidade nas vozes narrativas
Letras
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
Travessia e transgressão em O amante, de Marguerite Duras
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2016
-
?A intimidade era teatro?: tensões entre autobiografia e ficção nas poéticas de Ana Cristina César e Sylvia Plath
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2015
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Departamento de Letras
-
Coordenador da Câmara de Pós-Graduação
Campus de Guarulhos
Pesquisa
Universidade Estadual de Campinas
-
O jogo de palavra sério na lírica do poeta austríaco Erich Fried
A pesquisa abordou o jogo de palavra sério na lírica do poeta vienense Erich Fried a partir de três perspectivas: um inventário com análise linguística e estilística dos tipos de jogos de palavra ocorrentes na obra do poeta, a poesia de Fried em sua interface com a psicanálise, e o jogo de palavra e seu papel no que concerne à poesia engajada do autor.
1995 a 1997
-
Representações do sujeito nos romances Moravagine de Blaise Cendrars e Armadilha para Lamartine de Carlos Sussekind
O projeto propôs-se estudar as representações do sujeito, enquanto noção central de pensamento e cultura ocidentais, nos romances Moravagine de Blaise Cendrars e Armadilha para Lamartine de Carlos Sussekind. A hipótese inicial das reflexões era que a questão do sujeito continuava relevante para a ficção e a sua análise, por mais precário que o sujeito se possa ter mostrado no século XX, por mais esforços que se tenha feito para abstraí-lo. A aproximação de Moravagine e Armadilha para Lamartine partia, para além disso, da constatação de que as respectivas obras, afora pertencerem ao gênero do romance e enfocarem a questão do sujeito, dialogam com um mesmo alter texto: o discurso da psicanálise.
Autores: Markus Volker Lasch
2007 a 2007
-
Representações do Sujeito nos Romances de Robert Menasse e Carlos Sussekind
A pesquisa visou as diversas representações do sujeito nos romances do escritor vienense Robert Menasse e do autor carioca Carlos Sussekind. Especial atenção mereceram as representações ? ou as dificuldades de representação ? da violência, sofrida ou perpetrada pelo e constitutiva do sujeito. 'Romance' e 'sujeito' tiveram seus destinos sempre estreitamente ligados. Mas enquanto o romance moderno pode ser descrito como prosa que narra o caminho de desilusão e, ao mesmo tempo, de conscientização do sujeito, como narrativa sobre o embate de um ?indivíduo problemático? com um ?mundo contingente? (Lukács), a segunda metade do século XX revela, no âmbito da ficção, uma sensível desvalorização do sujeito e do subjetivo: do ponto de vista de algumas correntes importantes da criação bem como no que diz respeito à sua teorização. No caso dos romances de Menasse e Sussekind, porém, essa era a tese inicial do estudo, a questão do sujeito continua crucial. E a relação que rege as instâncias, isso foi a tese subsequente, é (ainda) uma relação dialética. O terceiro pressuposto do projeto foi que a dialética descrita teria como substrato uma dialética inerente ao próprio sujeito: o ?outro?, que nos últimos cem anos vem ganhando papel cada vez mais relevante nas representações do sujeito, foi sempre parte constitutiva do mesmo. Se a dialética de romance e sujeito aproxima as obras de Menasse e Sussekind, os seus pontos de partida são distintos. O escritor vienense dialoga com a filosofia, mais precisamente com a filosofia da história. A obra de Carlos Sussekind, por sua vez, tem seu grande alter discurso na psicanálise. Dada essa filiação, o projeto também se situava, embora sendo essencialmente de literatura comparada, na confluência dos estudos literários com as áreas de filosofia e psicanálise.
Autores: Markus Volker Lasch
2007 a 2010
Freie Universität Berlin
Universidade Federal de São Paulo
-
Atualidade de tragédia e trágico? Sobre a fortuna de uma categoria estética
Baseado em pensamentos de autores como Sigmund Freud, Theodor W. Adorno, Peter Szondi e Christoph Menke, o projeto de pesquisa interroga as atualidades de tragédia e trágico, considerando a aparente hibernação da práxis literária trágica, uma possível continuidade na perspectiva teórico-crítica, assim como a correlação entre esses dois aspectos.
Autores: Markus Volker Lasch
Desde 2022
-
Literatura e limiares: escritas e zonas de interstício, transição e transformação
Em fragmento da obra Passagens, Walter Benjamin diferencia o 'limiar' (Schwelle) do conceito de 'fronteira' (Grenze) e o vincula a experiências, ou falta delas, cruciais na modernidade. Comparecem no trecho as dificuldades e a pobreza no que concerne à distinção e à vivência nos umbrais de vida e morte, bem como a incorporação de e a fuga para espaços oníricos, do fantástico, de delírio ou diversão no mundo administrado (não apenas) das grandes metrópoles. O projeto congrega estudos que se debrucem sobre a literatura e as transformações do período moderno e seus desdobramentos na contemporaneidade. Interessam reflexões acerca das transições entre campos (por exemplo entre literatura e psicanálise, com os limiares entre realidade, fantasia, sonho, devaneio, delírio, o psíquico e o somático etc.), entre espaços geográficos e socioculturais (trânsitos entre culturas, lugares, línguas, envolvendo também questões de tradução) ou entre gêneros (gêneros literários - ensaio, autobiografia, testemunho, relato - e gêneros artísticos híbridos, como a performance), assim como acerca dos registros da (im)potência ante a violência e a obtusidade excepcionais e cotidianas ou ante um mundo em acelerada transformação.
Autores: Markus Volker Lasch
Desde 2019
-
Leituras da tragédia, visões do trágico
A pesquisa visa ler e estudar, por um lado, tragédias dos três momentos históricos de produção cruciais (o séc. V a.C. grego, o tempo de Shakespeare e o classicismo francês), assim como reverberações nos séculos XVIII, XIX e XX, e, por outro, abordagens da tragédia e do trágico no século XX germanófono (Adorno, Benjamin, Freud, Menke, Simmel, Szondi). Ligada em sua origem ao culto de Dionísio e tendo recebido sua primeira teorização abrangente na Poética de Aristóteles, a tragédia foi até o século XVIII sem dúvida o principal gênero literário da cultura ocidental. A sua definição sucinta, no capítulo seis do estudo de Aristóteles, talvez represente a passagem de texto mais comentada da história da poética. Se depois a forma literária entrou em declínio, tendo sido declarada morta por diversos autores (Nietzsche, Benjamin, Steiner), a trajetória de seu ocaso deixou igualmente numerosos e importantes vestígios. Do ponto de vista da práxis, a tragédia continua ponto de referência, ainda que ex negativo. Por outro lado, surgem no pensamento idealista e pós-idealista, principalmente da tradição alemã, uma série de filosofias do trágico. Foi Peter Szondi quem aventou se estas definições do fenômeno, de Schelling a Scheler, não poderiam ter tomado o lugar da tragédia na modernidade. Para o século XX em geral, e também para Freud e Adorno, é decisiva a noção que se encontra condensada em uma afirmação de Georg Simmel: a fatalidade trágica consiste no fato de que as forças aniquiladoras, que se dirigem a um ser, têm origem nas camadas mais profundas deste mesmo ser; que a destruição é desenvolvimento lógico de uma estrutura com a qual o ser erigiu a própria positividade.
Autores: Markus Volker Lasch, Paloma Vidal, Francine Fernandes Weiss Ricieri, Renata Philippov
Desde 2013
-
Crítica 'genética' do romance Armadilha para Lamartine a partir de digitalização e transcrição do diário de Carlos Sussekind de Mendonça
A pesquisa visa a crítica 'genética' do principal romance do escritor carioca Carlos Sussekind, Armadilha para Lamartine, a partir da digitalização, transcrição e análise comparativa de parte do diário do pai do ficcionista, Carlos Sussekind de Mendonça.Neste sentido, o projeto insere-se, em primeira instância, nos campos da Teoria Literária, da Literatura Brasileira e do trabalho (em Estudos Literários) com fontes primárias. Ao mesmo tempo, porém, fornecerá subsídios para possíveis pesquisas posteriores, inclusive no âmbito de outras áreas das Ciências Humanas, representadas no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo, nomeadamente os cursos de História e de Ciências Sociais.
Autores: Markus Volker Lasch
2010 a 2021
Atualização Lattes em 2024-06
Processado em 2024-07-22