Markus Volker Lasch
Universidade Federal de São Paulo
ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS - EFLCH - GUA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
Resumo
graduou-se em Letras (1994) e Linguística (1993) pela Universidade Estadual de Campinas e obteve mestrado em Teoria e História Literária pela mesma instituição (1997). É doutor em Literatura Geral e Comparada pela Universidade Livre de Berlim (2005) e fez estágio de pós-doutorado novamente pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo. É membro fundador do Centro de pesquisa Outrarte, cujas atividades coordenou e coordena nos biênios 2018/2019 e 2020/2021. Atua predominantemente nos campos de Teoria Literária e Literatura Comparada, notadamente das literaturas em língua alemã e portuguesa. Seus enfoques de pesquisa envolvem a relação entre literatura e psicanálise, questões de sujeito e de subjetividade, tragédia e trágico, a literatura de internato, a representação da violência e do outsider na literatura, bem como a literatura e(m) fontes primárias (manuscritos autógrafos e demais documentos encontráveis em arquivos, espólios etc.).
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
LASCH, M.;LASCH, MARKUS
Perfis na web
Tags mais usadas
Idiomas
Alemão
Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem
Espanhol
Compreende bem , Fala bem , Lê bem , Escreve bem
Francês
Compreende bem , Fala razoavelmente , Lê bem , Escreve razoavelmente
Inglês
Compreende bem , Fala razoavelmente , Lê bem , Escreve pouco
Italiano
Compreende pouco , Fala nao_informado , Lê razoavelmente , Escreve nao_informado
Formação
Doutorado em Allgemeine und Vergleichende Litaraturwissenschaft — 1999 - 2005
Pessoas Faust. Fragmente einer subjektiven Tragödie (O Fausto de Fernando Pessoa. Fragmentos de uma tragédia subjetiva)
Orientador(a): Gert Mattenklott, Freie Universität Berlin
Mestrado em Teoria e História Literária — 1995 - 1997
Poemas Sem Pátria: Considerações Sobre o Jogo de Palvra Sério na Lírica de Erich Fried
Orientador(a): Jeanne Marie Gagnebin, Universidade Estadual de Campinas
Graduação em Letras — 1990 - 1994
Universidade Estadual de Campinas
Graduação em Lingüística — 1990 - 1993
Universidade Estadual de Campinas
Produção Intelecual
2021
À luz de uma revolta: a festa e o after de The boys in the band — Artigo publicado
Autores: Renato Barreto Pereira; Markus Volker Lasch
Fonte: ILHA DO DESTERRO, v.74, p.675
Sobre a atualidade de uma categoria estética: considerações a partir do estatuto de tragédia e trágico em Adorno — Artigo publicado
Autores: Renato Barreto Pereira; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: REMATE DE MALES (ONLINE), v.41, p.60
2020
Da sublimação à invenção — Livro publicado ou organizado
Autores: Markus Volker Lasch; Nina Virginia de Araujo Leite; Flávia Trocoli Xavier da Silva
Fonte:
Noite dentro da noite: algumas reflexões sobre a sublimação e o romance de Joca Reiners Terron — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Nina Virginia de Araujo Leite; Flávia Trocoli Xavier da Silva; Markus Volker Lasch
Fonte: Da sublimação à invenção, p.201
2019
Anatomia destino liberdade — Livro publicado ou organizado
Autores: Markus Volker Lasch; Nina Virginia de Araujo Leite
Fonte:
Sobre a algo inusitada justaposição de anatomia, destino e liberdade — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Nina Virginia de Araujo Leite; Markus Volker Lasch; Nina Virginia de Araujo Leite
Fonte: Anatomia destino liberdade, p.9
Anatomia e destino de Antígona: (re)montando (re)cortes — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Nina Virginia de Araujo Leite; Markus Volker Lasch; Nina Virginia de Araujo Leite; Markus Volker Lasch
Fonte: Anatomia destino liberdade, p.223
Da "inoculação do destino inevitável" (Antígona 2) — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Nina Virginia de Araujo Leite; Markus Volker Lasch; Nina Virginia de Araujo Leite; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Anatomia destino liberdade, p.239
2018
Filologia e hermenêutica como conhecimento científico? — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: FRONTEIRAZ, v.1, p.240
A análise de Freud. Os protocolos de sessão de Ernst Blum — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: O caso. Entre exceção e transmissão, p.189
2016
Algumas considerações preliminares sobre o trágico na obra de Sigmund Freud — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: O trágico o sublime e a melancolia, p.71
"Chaque personne d'honneur choit de perdre sa conscience que de son honneur" ou sobre O arrebatamento de Lol V. Stein — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Prática da Letra, uso do inconsciente, p.87
2015
De voltas e pontas, ou: sobre o trágico em literatura e psicanálise — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: Giros da Interpretação: o enigma na literatura e na psicanálise, p.27
2013
Os escritores e a psicanálise: facetas diversas da resistência. Ou sobre as relações entre literatura, psicanálise e ciências humanas — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: Psicanálise e Mal-estar na universidade, p.175
Peter Szondi e as visões do trágico na modernidade — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Terceira Margem, v.27, p.213
2012
De pater a pátria: sobre a violência nas obras de Carlos Sussekind, Raduan Nassar e Milton Hatoum — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: Escritas da violência. Representações da violência na história e na cultura contemporâneas da América Latina, p.96
A obra de Fernando Pessoa de Caeiro a Fausto. Um discurso sem palavras? — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: De um discurso sem palavras, p.227
'As suas obras o abandonam, como os pássaros o ninho em que foram chocados': sobre arte, renúncia e morte em As afinidades eletivas — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v.19, p.109
2011
A cultura no sanatório. Alguns apontamentos sobre os romances de Knut Hamsun, Thomas Mann e Italo Svevo — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: Knut Hamsun no Brasil, p.71
Auf Humboldts Spuren? Anmerkungen zu Robert Menasses Triologie der Entgeisterung, aus "brasilianischer" Perspektive — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Ibero-amerikanisches Jahrbuch für germanistik, v.4, p.179
2010
"Saudando abstratamente o infinito". O Fausto de Fernando Pessoa e a busca de um mundo outro — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: Fausto e a América Latina, p.203
Pessoa traducteur: entre Éros et Antéros — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Loxias (Online Edition), v.29, p.1
Em câmara lenta: representações do trauma no romance de Renato Tapajós — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Remate de Males, v.30, p.151
2009
Sonhos de androides: Representaçoes antropomorficas de seres artificiais em Blade Runner — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: Crossing and Contaminations: Studies in Comparative Literature, p.349
De como Erich Fried chegou entre os alemães: alguns apontamentos acerca de um livro de poemas de 1977 — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Cadernos de Letras (UFRJ), v.25, p.6
Manicômios, pseudo-(auto)biografias e narradores pouco confiáveis: de Machado de Assis a Carlos Sussekind — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v.34, p.233
Representaciones del outsider en la literatura — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Representaciones (Córdoba), v.5, p.3
Alienación múltiple: representación y auto-representación del outsider en Diário do hospício y Cemitério dos vivos de Lima Barreto — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Representaciones (Córdoba), v.5, p.51
Festa sob as bombas — Tradução
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte:
2007
O Fausto de Goethe, por Jenny Klabin Segall — Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: Revista 18, p.48
Acerca de Texto e Interpretação do Cancioneiro da Ajuda — Tradução
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte:
A Edição do Cancioneiro da Ajuda, de Carolina Michaelis de Vasconcelos — Tradução
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte:
Emendas e Aditamentos à Secção Portuguesa do Lateinisch-romanisches Wörterbuch de Körting — Tradução
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte:
Português do Brasil deixe eu ver — Tradução
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte:
Quadras do Estado Brasileiro São Paulo — Tradução
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte:
Reflexos da metrópole: Representações do sujeito no filme Blade Runner, de Ridley Scott, e nos romances A Certeza Sensível e Espelho Cego, de Robert Menasse — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Representaciones (Córdoba), v.III, p.83
Acerca da Interpretação do Cancioneiro de D. Dinis — Tradução
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte:
2006
Pessoas Faust. Fragmente einer subjektiven Tragödie — Livro publicado ou organizado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte:
Pessoas Faust: Fragmente einer subjektiven Tragödie — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Varietas litterarum lusitanicarum: Studien zu den Literaturen Angolas, Brasiliens, Mosambiks und Portugals, p.121
Boal, Augusto — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Metzler Lexikon Weltliteratur, p.169
Cabral de Melo Neto, João — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Metzler Lexikon Weltliteratur, p.236
Ferreira, António — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Metzler Lexikon Weltliteratur, p.464
Melo, Francisco Manuel de — Capítulo de livro publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Metzler Lexikon Weltliteratur, p.432
Reinvenções do Fausto: Aspiração e Renúncia — Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Entre Clássicos, p.38
2004
Neue alte Quental-Sonette: 19 Übersetzungen aus dem Nachlass von Wilhelm Storck — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: Lusorama, v.57-58, p.62
Os sonetos de Antero: 19 traduções inéditas — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Estudos Anterianos, v.13-14, p.23
2003
Entre o ser e as coisas: no centenário do poeta Carlos Drummond de Andrade — Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: Brazine Berlim
1998
Poemas sem pátria: considerações sobre o jogo de palavra sério na lírica de Erich Fried — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: Sínteses (UNICAMP), v.3, p.181
Dois horrores ? do além da Tragédia Subjectiva — Artigo publicado
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch
Fonte: Estudos Portugueses e Africanos, v.32, p.85
1997
Fernando Pessoa em alemão e espanhol: problemas distintos de tradução — Tradução
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte:
1996
Dois horrores. O além de uma Tragédia Subjectiva — Trabalhos em eventos
Autores: Markus Volker Lasch
Fonte: Anaiis do 5° Congresso Internacional ABRALIC
Num mar espumante de notas. Iluminismo e antiiluminismo nas notas de rodapé do romance do Século das Luzes — Tradução
Autores: Markus Volker Lasch; Markus Volker Lasch; Frungillo, Mário
Fonte:
Atuações profissionais
Universidade Estadual de Campinas
Professor Pesquisador — 2006 - 2009
Humboldt Universität Berlin
Professor de Língua Estrangeira Livre — 2005 - 2006
Freie Universität Berlin
Docente livre — 2004 - 2005
Representaciones (Córdoba)
Revisor de periódico — 2005 -
Universidade Federal de São Paulo
Professor Associado — 2009 -
Ensino
Aqui vão as atividades de ensino
Orientações e supervisões
Dissertação de mestrado em andamento
-
Ana Taciane Maia Filgueira — 2021 - Em andamento
Epistolografia e diário na obra de Franz Kafka: as relações com Felice Bauer, Milena Jesenská e Dora Diamant
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Valéria Carneiro da Silva — 2020 - Em andamento
Há vinte anos, Luz: personagens entre identidade e trauma
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Nathan dos Reis Penteado da Cunha Melo — 2021 - Em andamento
Põr no meu livro um navio que se afunda: um estudo de Caetés
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Dissertação de mestrado concluídas
-
Fernandes, Juliana Pires — 2016
Rubem Fonseca: violência e dualidade nas vozes narrativas
Letras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
-
Fabiana Fanganiello — 2016
Travessia e transgressão em O amante, de Marguerite Duras
Letras
Universidade Federal de São Paulo
-
Renato Barreto Pereira — 2019
'Quem é que sempre costumava dizer...?' Uma (re)leitura de The Boys in the Band
Letras, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
-
Caspon, Vanessa — 2015
?A intimidade era teatro?: tensões entre autobiografia e ficção nas poéticas de Ana Cristina César e Sylvia Plath
Letras
Universidade Federal de São Paulo
Atividades de gestão
Universidade Federal de São Paulo
— 2011 - 2014
Departamento de Letras
Coordenador da Câmara de Pós-Graduação — 2016 - 2017
Campus de Guarulhos
Projetos de pesquisa
Representações do Sujeito nos Romances de Robert Menasse e Carlos Sussekind — 2007 - 2010
A pesquisa visou as diversas representações do sujeito nos romances do escritor vienense Robert Menasse e do autor carioca Carlos Sussekind. Especial atenção mereceram as representações ? ou as dificuldades de representação ? da violência, sofrida ou perpetrada pelo e constitutiva do sujeito. 'Romance' e 'sujeito' tiveram seus destinos sempre estreitamente ligados. Mas enquanto o romance moderno pode ser descrito como prosa que narra o caminho de desilusão e, ao mesmo tempo, de conscientização do sujeito, como narrativa sobre o embate de um ?indivíduo problemático? com um ?mundo contingente? (Lukács), a segunda metade do século XX revela, no âmbito da ficção, uma sensível desvalorização do sujeito e do subjetivo: do ponto de vista de algumas correntes importantes da criação bem como no que diz respeito à sua teorização. No caso dos romances de Menasse e Sussekind, porém, essa era a tese inicial do estudo, a questão do sujeito continua crucial. E a relação que rege as instâncias, isso foi a tese subsequente, é (ainda) uma relação dialética. O terceiro pressuposto do projeto foi que a dialética descrita teria como substrato uma dialética inerente ao próprio sujeito: o ?outro?, que nos últimos cem anos vem ganhando papel cada vez mais relevante nas representações do sujeito, foi sempre parte constitutiva do mesmo. Se a dialética de romance e sujeito aproxima as obras de Menasse e Sussekind, os seus pontos de partida são distintos. O escritor vienense dialoga com a filosofia, mais precisamente com a filosofia da história. A obra de Carlos Sussekind, por sua vez, tem seu grande alter discurso na psicanálise. Dada essa filiação, o projeto também se situava, embora sendo essencialmente de literatura comparada, na confluência dos estudos literários com as áreas de filosofia e psicanálise.
O jogo de palavra sério na lírica do poeta austríaco Erich Fried — 1995 - 1997
A pesquisa abordou o jogo de palavra sério na lírica do poeta vienense Erich Fried a partir de três perspectivas: um inventário com análise linguística e estilística dos tipos de jogos de palavra ocorrentes na obra do poeta, a poesia de Fried em sua interface com a psicanálise, e o jogo de palavra e seu papel no que concerne à poesia engajada do autor.
Integrantes: Markus Volker Lasch
Representações do sujeito nos romances Moravagine de Blaise Cendrars e Armadilha para Lamartine de Carlos Sussekind — 2007 - 2007
O projeto propôs-se estudar as representações do sujeito, enquanto noção central de pensamento e cultura ocidentais, nos romances Moravagine de Blaise Cendrars e Armadilha para Lamartine de Carlos Sussekind. A hipótese inicial das reflexões era que a questão do sujeito continuava relevante para a ficção e a sua análise, por mais precário que o sujeito se possa ter mostrado no século XX, por mais esforços que se tenha feito para abstraí-lo. A aproximação de Moravagine e Armadilha para Lamartine partia, para além disso, da constatação de que as respectivas obras, afora pertencerem ao gênero do romance e enfocarem a questão do sujeito, dialogam com um mesmo alter texto: o discurso da psicanálise.
Integrantes: Markus Volker Lasch
Crítica 'genética' do romance Armadilha para Lamartine a partir de digitalização e transcrição do diário de Carlos Sussekind de Mendonça — 2010 - 2021
A pesquisa visa a crítica 'genética' do principal romance do escritor carioca Carlos Sussekind, Armadilha para Lamartine, a partir da digitalização, transcrição e análise comparativa de parte do diário do pai do ficcionista, Carlos Sussekind de Mendonça. Neste sentido, o projeto insere-se, em primeira instância, nos campos da Teoria Literária, da Literatura Brasileira e do trabalho (em Estudos Literários) com fontes primárias. Ao mesmo tempo, porém, fornecerá subsídios para possíveis pesquisas posteriores, inclusive no âmbito de outras áreas das Ciências Humanas, representadas no Campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo, nomeadamente os cursos de História e de Ciências Sociais.
Integrantes: Markus Volker Lasch
Leituras da tragédia, visões do trágico — 2013 -
A pesquisa visa ler e estudar, por um lado, tragédias dos três momentos históricos de produção cruciais (o séc. V a.C. grego, o tempo de Shakespeare e o classicismo francês), assim como reverberações nos séculos XVIII, XIX e XX, e, por outro, abordagens da tragédia e do trágico no século XX germanófono (Adorno, Benjamin, Freud, Menke, Simmel, Szondi). Ligada em sua origem ao culto de Dionísio e tendo recebido sua primeira teorização abrangente na Poética de Aristóteles, a tragédia foi até o século XVIII sem dúvida o principal gênero literário da cultura ocidental. A sua definição sucinta, no capítulo seis do estudo de Aristóteles, talvez represente a passagem de texto mais comentada da história da poética. Se depois a forma literária entrou em declínio, tendo sido declarada morta por diversos autores (Nietzsche, Benjamin, Steiner), a trajetória de seu ocaso deixou igualmente numerosos e importantes vestígios. Do ponto de vista da práxis, a tragédia continua ponto de referência, ainda que ex negativo. Por outro lado, surgem no pensamento idealista e pós-idealista, principalmente da tradição alemã, uma série de filosofias do trágico. Foi Peter Szondi quem aventou se estas definições do fenômeno, de Schelling a Scheler, não poderiam ter tomado o lugar da tragédia na modernidade. Para o século XX em geral, e também para Freud e Adorno, é decisiva a noção que se encontra condensada em uma afirmação de Georg Simmel: a fatalidade trágica consiste no fato de que as forças aniquiladoras, que se dirigem a um ser, têm origem nas camadas mais profundas deste mesmo ser; que a destruição é desenvolvimento lógico de uma estrutura com a qual o ser erigiu a própria positividade.
Integrantes: Markus Volker Lasch, Fabiana Moreira Cortizo, Mayara Cristina Bignani Silva, Caroline Barbosa Alves, Thaysa Roberta Pereira Audujas, Mariana Augusto de Menezes, Maria Ferreira da Conceição, Gustavo Santana de Sena, Karen Klein Nascimento
Atualidade de tragédia e trágico? Sobre a fortuna de uma categoria estética — 2022 -
Baseado em pensamentos de autores como Sigmund Freud, Theodor W. Adorno, Peter Szondi e Christoph Menke, o projeto de pesquisa interroga as atualidades de tragédia e trágico, considerando a aparente hibernação da práxis literária trágica, uma possível continuidade na perspectiva teórico-crítica, assim como a correlação entre esses dois aspectos.
Integrantes: Markus Volker Lasch, Renato Barreto Pereira
Literatura e limiares: escritas e zonas de interstício, transição e transformação — 2019 -
Em fragmento da obra Passagens, Walter Benjamin diferencia o 'limiar' (Schwelle) do conceito de 'fronteira' (Grenze) e o vincula a experiências, ou falta delas, cruciais na modernidade. Comparecem no trecho as dificuldades e a pobreza no que concerne à distinção e à vivência nos umbrais de vida e morte, bem como a incorporação de e a fuga para espaços oníricos, do fantástico, de delírio ou diversão no mundo administrado (não apenas) das grandes metrópoles. O projeto congrega estudos que se debrucem sobre a literatura e as transformações do período moderno e seus desdobramentos na contemporaneidade. Interessam reflexões acerca das transições entre campos (por exemplo entre literatura e psicanálise, com os limiares entre realidade, fantasia, sonho, devaneio, delírio, o psíquico e o somático etc.), entre espaços geográficos e socioculturais (trânsitos entre culturas, lugares, línguas, envolvendo também questões de tradução) ou entre gêneros (gêneros literários - ensaio, autobiografia, testemunho, relato - e gêneros artísticos híbridos, como a performance), assim como acerca dos registros da (im)potência ante a violência e a obtusidade excepcionais e cotidianas ou ante um mundo em acelerada transformação.
Integrantes: Markus Volker Lasch
Outras atividades técnico científicas
Atuações profissionais
Universidade Estadual de Campinas
Professor Pesquisador — 2006 - 2009
Humboldt Universität Berlin
Professor de Língua Estrangeira Livre — 2005 - 2006
Freie Universität Berlin
Docente livre — 2004 - 2005
Representaciones (Córdoba)
Revisor de periódico — 2005 -
Universidade Federal de São Paulo
Professor Associado — 2009 -
Atualização Lattes em 2022-03
Processado em 2022-06-16