Flavia Galli Tatsch nacionalidade brasileira

Escola Paulista de Enfermagem

Programa de Pós-Graduação: História da Arte

Programa de Pós-Graduação: Enfermagem

E-Mail: galli.tatsch@unifesp.br


82
9
Pular gráfico
De 2015 a 2024
Trabalhos publicados
Participações em projetos

Resumo

É Professora Associada de História da Arte Medieval do Programa de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de História da Arte, da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, campus Guarulhos. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Scuola Normale Superiore di Pisa (2016). Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Mestre em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo (2001). Graduada (1985) e licenciada (1985) em História pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Arte/UNIFESP(2020-2023). Responsável pelo Núcleo de Pesquisa História da Arte UNIFESP no Laboratório de Estudos Medievais - LEME. Pesquisadora Associada do Projeto Temático FAPESP "Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo" (2023-2028).Tem como principais temas de pesquisa: arte medieval; transferências e circulações artísticas na Idade Média e na Primeira Modernidade; gravuras; mobilidade (pessoas e objetos portáteis) e suas intersecções com o imóvel (afrescos, arquitetura, etc). É membro do Laboratório de Estudos Medievais/LEME, da Associação Brasileira de Estudos Medievais/ABREM, da Red Latinoanericana de Estudios Medievales/REDe, do Comitê Brasileiro de História da Arte/CBHA, do Grupo de Pesquisa CNPq Relicário-Rede de Pesquisa sobre Arte e História das Relíquias Cristãs Ibéricas e do Grupo TEI Texto e Imagen da Universidad de Oviedo.

Fonte: Lattes CNPq

Nomes em citações bibliográficas

TATSCH, F. G.;TATSCH, Flavia Galli;Flavia Galli Tatsch - Universidade Federal de São Paulo;Galli Tatsch, Flavia;Galli, Flavia;Flavia Galli Tatsch;TATSCH, F.G.


Exportar dados

Exportar produção no formato BIBTEX


Perfis na web


Tags mais usadas

Pular nuvens de palavras

Idiomas

Inglês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Francês

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Italiano

Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem

Espanhol

Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco


Formação

  • Doutorado em História

    A construção da imagem visual da América: gravuras dos séculos XV e XVI

    Orientação: Leandro Karnal

    Universidade Estadual de Campinas

      Desde 2011

  • Mestrado em Ciencia da Informacao e Documentacao

    Gestores e Mediadores: profissionais da cultura. Agentes de transformação

    ação cultural

    Orientação: Luíz Augusto Milanesi

    Universidade de São Paulo

    1999 a 2001

  • Graduação em Licenciatura em História

    Universidade de São Paulo

    1984 a 1985

  • Graduação em História

    Universidade de São Paulo

    1982 a 1985

  • Produção


    2024


    • Narrativas do Passado Medieval: entre Textos e Imagens (2024)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch; Renata Cristina de Sousa Nascimento

      Fonte: Revista de História da UEG , v. 13 , p. 1 - Extrato QUALIS: B1


    2023


    • As recriações da Idade Média no espaço doméstico de duas coleções particulares paulistanas (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: XV Encontro Internacional da Associação Brasileira de Estudos Medievais & V Seminário Internacional Mundos Ibéricos, 15 / 5, 2023, Goiânia (GO, Brasil). Caderno de Resumos.Goiânia - ABREM, UFG, UEG, PUC Goiás, 01 de agosto de 2023, , p. 35

    • Resistência e materialidade: a complexidade dos objetos asiáticos, séculos XVI-XVIII (2023)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Anais do 42 Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte-Futuros da História da Arte:50 anos do CBHA. Rio de Janiero, 7-12 nov 2022 , p. 569


    2022


    • Resistência e materialidade: a complexidade dos objetos asiáticos, séculos XVI-XVIII (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Caderno de Resumos do 42º Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Futuros da História da Arte - 50 Anos do CBHA , p. 158

    • A exposição Thomas Becket: Murder and teh Making of a Saint. Possibilidades de aproximação da arte medieval (2022)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: I Congresso Internacional e II Encontro de Pesquisa Sacralidades Medievais, 1 / 2, 2022, Goiânia (GO, Brasil). Caderno de Resumos.Goiânia - Grupo de Pesquisa Sacralidades Medievais, 25 de agosto de 2022 , p. 22

    • Relíquas e Relicários na Idade Média: Arte e História (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch; Renata Cristina de Sousa Nascimento

      Conteúdo completo

      Fonte: MOSAICO (GOIÂNIA) , v. 15 , p. 57 - Extrato QUALIS: A4

    • Apresentação do Dossiê: Medievos e Medievalidades a partir de uma História da Arte Global (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch; Tamara Quírico

      Fonte: SIGNUM - REVISTA DA ABREM , v. 23 , p. 6 - Extrato QUALIS: A3

    • Apontamentos a respeito das conexões entre os sentidos da visão e da audição nas representações de grivos na Tapeçaria de Bayeux (c. 1077) (2022)

      Artigo publicado

      Autores: Paulo Christian Martins Marques da Cruz; Flavia Galli Tatsch

      Fonte: SIGNUM - REVISTA DA ABREM , v. 23 , p. 105 - Extrato QUALIS: A3

    • A Brief Essay on Bone-Carved Objects in The Ema Klabin Collection and the Ivani and Jorge Yunes Collection (2022)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch; Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Arts and diplomacy , p. 24


    2021


    • Uma Teodolinda para chamar de minha: dos Visconti para a imagem pan-europeia (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Caderno de Resumos. 41° Colóquio Brasileiro do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em tempos sombrios , p. 321

    • O Sudário de São Lázaro em Autun: Um Artefato em Contexto Transcultural (2021)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Caderno de Resumos do IV Seminário Internacional Mundos Ibéricos: conexões atlânticas , p. 19

    • The Global Turn as a Disciplinay Future for Art History (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch; FARAGO, CLAIRE

      Fonte: MODOS: REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE , v. 5 , p. 109 - Extrato QUALIS: A2

    • A Virgem Abrideira dos Gozos de Maria da Coleção Ivani e Jorge Yunes (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Conteúdo completo

      Fonte: MODOS: Revista de História da Arte , v. 5 , p. 313 - Extrato QUALIS: A2

    • A "virada global" como um futuro disciplinar para a História da Arte (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch; FARAGO, CLAIRE

      Conteúdo completo

      Fonte: MODOS: Revista de História da Arte , v. 5 , p. 97 - Extrato QUALIS: A2

    • As Virgens Abrideiras Tríptico de Allariz e Évora: algumas observações sobre a materialidade, os ciclos narrativos e a visibilidade (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Revista Círculo Cromático. Notas de Historia del Arte y Piintura , v. 4 , p. 11

    • The Vierge Ouvrante with the Joys of Mary in the Ivani and Jorge Yunes Collection: transculturality and in-between spaces (2021)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: MODOS: REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE , v. 5 , p. 343 - Extrato QUALIS: A2

    • O Medievalismo de Alexandre Lenoir: do depósito temporário do Convento dos Petits-Augustin ao Musée des Monuments Français (2021)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Medievalismo. A Idade Média nos imaginários moderno e contemporâneo , p. 53


    2020


    • Mobilidades, conexões, novos contornos. A circulação de artefatos em marfim nos séculos X-XIII (2020)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Conteúdo completo

      Fonte: REVISTA DE HISTÓRIA , v. 179 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1

    • De selvagens canibais a pacíficos comerciantes: a invenção da iconografia dos ameríndios na Europa renascente, 1492-1555 (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch; René Lommez Gomes

      Fonte: As Américas na Primeira Modernidade (1492 - 1750) , p. 313

    • Giotto di Bondone (2020)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Dicionário: Cem Fragmentos Biográficos. A Idade Média em Trajetórias , p. 485


    2019


    • Erotismo na arte medieval: consideração sobre alguns códigos visuais (2019)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Anais do XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte e Erotismo> prazer e transgressão na história da arte , p. 383

    • As Transferências Artísticas na Europa Gótica (2019)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Ensaios de História Medieval: temas que se renovam , p. 107


    2018


    • Virgens Abrideiras: algumas observações sobre a materialidade, os ciclos narrativos e a visibilidade (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Caderno de Resumos do III Seminário Internacional Mundos Ibéricos: História, Poder e Cultura , p. 18

    • Erotismo na arte medieval: consideração sobre alguns códigos visuais (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte ARTE E EROTISMO: PRAZER E TRANSGRESSÃO NA HISTÓRIA DA ARTE. Caderno de Resumos , p. 66

    • Apresentação. Anais do I Encontro Internacional LEME/UNIFESP (2018)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch; Carolina Gual da Silva; Fabiano Fernandes

      Fonte: Encontro Internacional LEME/UNIFESP. Modos de Circulação e Transferências Culturais e Artísticas na Europa do Medievo , p. 2

    • Objetos e suas narrativas visuais: algumas considerações sobre o mito de Píramo e Tisbe nos cofres de amor do tardo-medievo (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Revista Modos , v. 2, n. 2 , p. 193 - Extrato QUALIS: A2

    • Caixas de espelho e pentes da Itália Setentrional do Trecento e do Quattrocento: Cópias ou variações? (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: FIGURA. STUDI SULL`IMMAGINE NELLA TRADIZIONE CLASSICA , v. v.6 n.1 , p. 93 - Extrato QUALIS: B2

    • Marfins góticos: novos estudos Gothic ivories: new studies (2018)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: VISUALIDADES (UFG) , v. 16 , p. 377 - Extrato QUALIS: A1

    • Anais do I Encontro Internacional LEME/UNIFESP. Modos de Circulação e Transferências Culturais e Artísticas na Europa do Medievo (2018)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Flavia Galli Tatsch; Carolina Gual da Silva; Fabiano Fernandes

      Fonte:


    2017


    • Píramo e Tisbe: narrativa de um amor trágico nos cofres de amor do tardo-medievo (2017)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Caderno de Resumos. XII Encontro Internacional de Estudos Medievais e III Seminário Internacional sobre Hagiografia Medieval , p. 44

    • Política(s) na História da Arte: Redes, contextos e discursos de mudança (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ângela Brandão; Flavia Galli Tatsch; Marcela Drien

      Fonte:

    • Política(s) na História da Arte: Redes, contextos e discursos de mudança (2017)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Ângela Brandão; Flavia Galli Tatsch; Marcela Drien

      Fonte:

    • As Tapeçarias de Pastrana: imagem de poder e glória de Afonso V, o Africano (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Mundos Ibéricos: territórios, gênero e religiosidade , p. 131

    • Apresentação (2017)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Ângela Brandão; Flavia Galli Tatsch; Marcela Drien

      Fonte: Política(s) na História da Arte: Redes, contextos e discursos de mudança , p. 10


    2016


    • As Tapeçarias de Pastrana: imagem de poder e glória de Afonso V (2016)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: II Seminário Internacional de História Medieval e Moderna (UFG-UEG-PUC-Go): mundos ibéricos em debate. Caderno de Resumos , p. 8

    • Apresentação ao Dossiê Imagens e História na Arte Antiga e Medieval (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch; José Geraldo da Costa Grillo

      Fonte: Revista Diálogos Mediterrânicos , v. 10 (2016) , p. 10 - Extrato QUALIS: A3

    • As Tapeçarias de Pastrana e a Expansão Portuguesa: A Construção de uma Narrativa Épica (2016)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch; Renata Cristina de Sousa Nascimento

      Fonte: Revista Diálogos Mediterrânicos , v. 10 , p. 92 - Extrato QUALIS: A3

    • Imagens e História na Arte Antiga e Medieval (Dossiê) (2016)

      Livro publicado ou organizado

      Autores: Flavia Galli Tatsch; José Geraldo da Costa Grillo

      Fonte:

    • O acervo do Masp como possibilidade de ensino, pesquisa e análise de formação da coleção. Pinturas italianas séculos XIII-XV (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: História da Arte: Coleções, arquivos e narrativas , p. 115

    • Gravuras do Festival de Relíquias de Nuremberg: deslocamento do tempo, do espaço e a peregrinação em âmbito privado (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: La historia del arte en diálogo con otras disciplinas , p. 110

    • Pitture infamante:imagens difamatórias em espaços públicos, séculos XIV-XV (2016)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Cultura Visual & História , p. 71


    2015


    • Single_Leaf Woodcuts of the Relics: a New Practice and a Renewal of Devotion (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: International Medieval Congress

    • O acervo do Masp como possibilidade de ensino, pesquisa e análise de formação da coleção. Pinturas italianas séculos XIII-XV (2015)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Caderno de resumos VIII Jornadas de História da Arte: coleções, arquivos e narrativas , p. 23

    • A circulação de gravuras flamengas no Vice-Reino do Peru: transferência de modelos e inventividade (2015)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Conteúdo completo

      Fonte: DOMÍNIOS DA IMAGEM , v. 9 , p. 7 - Extrato QUALIS: A3

    • O acervo do MASP como possibilidade de ensino, pesquisa e análise de formação da coleção. Pinturas italianas, séculos XIII-XV (2015)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: História da arte: coleções, arquivos e narrativas , p. 113


    2014


    • Medievalismo no cinema: narrativa fílmica e tensões em Cruzada de Ridley Scott (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Caderno de Resumos , p. 37

    • Pitture infamanti: imagens difamatórias em espaços públicos, séculos XIV-XV (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Resumo II Seminário Cultura Visual e História , p. 8

    • O Unicórnio e a Mulher Selvagem: uma metáfora do amor profano (2014)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Colóquio Interdisciplinar Animais: Espelho da Sociedade Medieval? , p. 9

    • CENAS DE AMOR CORTÊS ENTALHADAS EM MARFIM: CAIXAS, PENTES E CAIXAS DE ESPELHO DO MEDIEVO (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Conteúdo completo

      Fonte: SIGNUM - REVISTA DA ABREM , v. 15 , p. 66 - Extrato QUALIS: A3

    • Mito e Imagem do Homem Selvagem no Medievo (2014)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Veredas da História , v. Ano VII , p. 137 - Extrato QUALIS: B1

    • Retratos imaginários. Ilustradores do século XVI misturavam elementos de povos distintos para retratar o Novo Mundo sob olhar europeu (2014)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional , p. 70


    2013


    • O ataque ao Castelo do Amor na cultura visual no Medievo (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo nacional. Caderno de resumos , p. 210

    • A mobilidade dos artistas e a transferência de modelos e de obras como enfoque de estudos sobre a arte medieval (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: IX Encontro de História da Arte - Circulação e Trânsito de Imagens e Ideias na História da Arte

    • A imagem visual do Homem Selvagem. Aversão ou admiração? (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Caderno de Resumos. olhares sobre a Antiguidade e o Medievo.

    • O ataque ao Castelo do Amor na cultura visual no Medievo (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Anais Eletrônicos do XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo nacional

    • Gravuras no cotidiano europeu: séculos XV e XVI (2013)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Mouseion (UniLasalle) , v. 15 , p. 10 - Extrato QUALIS: B2

    • ?Virgem com Menino Jesus? do acervo do Masp e a possibilidade de estabelecer conexões com as imagens de devoção (2013)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Caderno de Resumos do X Encontro Internacional de Estudos Medievais (EIEM) da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) ? Diálogos Ibero-americanos , p. 58


    2012


    • A Iconografia Política do Bem Comum. Os Afrescos de Ambrogio Lorenzetti e Orcagna (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte 2012. Direções e sentidos da História da Arte

    • As imagens de camponeses em dois manuscritos medievais: o Queen Mary Psalter e Les Très Riches Heures du duc de Berry (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Anais do XXI Encontro Estadual de História ANPUH-SP ? Campinas, setembro 2012

    • A Iconografia Política do Bem Comum. Os Afrescos de Ambrogio Lorenzetti e Orcagna (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Anais do XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte Direções e Sentidos da História da Arte , p. 1637

    • O frontispício da carta de Colombo e o início da associação do Homem Selvagem com o indígena (2012)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: História da América: historiografia e interpretações , p. 40

    • As imagens de camponeses em dois manuscritos medievais: o Queen Mary Psalter e Les Très Riches Heures du duc de Berry (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: XXI Encontro Estadual de História. Trabalho, Cultura e Memória , p. 147

    • A influência das gravuras flamengas na arte colonial do Vice-Reino do Peru (2012)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Seminário Mindlin 2012 _ Plantin & Craesbeeck. Um mundo sobre papel: livros, gravuras e mapas na era dos descobrimentos , p. 28


    2011


    • A construção visual da América em gravuras: códigos de percepção e suas transformações (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Anais [do] III Encontro Nacional de Estudos da Imagem

    • A imagem como fixação da Experiência. Uma análise da obra de GonzaloFernández de Oviedo Y Valdéz (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH , p. 1

    • A construção visual da América em gravuras: códigos de percepção e suas transformações (2011)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Domínios da Imagem , p. 78


    2010


    • Cesare Vecellios Book of Costumes (2010)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Omslag. Bulletin van de Universiteitsbibliotheek Leiden en Het Scaliger Instituut , v. 2010-2 , p. 8

    • O diálogo entre as imagens literárias e iconográficas na construção do mito das guerras de fronteira contra os índios do (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: ANPHLAC (org.). IX Encontro Internacional da ANPHLAC. Programação e Caderno de Resumos. Goiânia - GO , p. 98

    • O diálogo entre as imagens literárias e iconográficas na construção do mito das guerras de fronteira contra os índios do ?deserto (2010)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Anais Eletrônicos do 9° Encontro Internacional da ANPHLAC, 26 a 29 de julho 2010


    2009


    • Persas (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Religiões que o mundo esqueceu:como egípcios, gregos, celtas, astecas e outros povos cultuavam seus deuses. , p. 103

    • A memória evanescente (2009)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch; Leandro Karnal

      Fonte: O historiador e suas fontes , p. 09

    • Resenha: FERES JR, João. A história do conceito de Latin America nos Estados Unidos. Bauru, SP: EDUSC, 2005 (2009)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Boletim da ANPHLAC ? Informativo da Associação Nacional dos Pesquisadores e Professores de História das Américas , p. 1

    • Alegorias da América. Possibilidades de expressão, comunicação e difusão dos encontros/desencontros culturais entre o Novo e o Velho Mundo (2009)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: 53° Congreso Internacional de Americanistas. Los pueblos americanos: cambios y continuidades. La construccion de lo proprio en un mundo globalizado


    2008


    • O "malón" e a "cautiva". Uma proposta de análise da construção e representação do imaginário rioplatense (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: IV Simpósio Nacional de História Cultural. Sensibilidades e Sociabilidades.Anais Eletrônicos

    • O "malón" e a "cautiva". Uma proposta de análise da construção e representação do imaginário rioplatense (2008)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: IV Simpósio Nacional de História Cultural. Sensibilidades e Sociabilidades. , p. 298


    2007


    • Vespúcio descobre a América!, de Jan Van der Straet, dito Giovanni Stradano. Representação da modernidade ou do corpo do mundo? (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.

    • Vespúcio descobre a América!, de Jan Van der Straet, dito Giovanni Stradano. Representação da modernidade ou do corpo do mundo? (2007)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. Caderno de Resumos , p. 24


    2006


    • Da Palavra à Imagem: a Alegoria da América no Imaginário Europeu. Uma análise da obra da Coleção Brasiliana da Fundação Estudar (2006)

      Artigo publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Ideias (UNICAMP) , v. 13 (2) , p. 43 - Extrato QUALIS: B3

    • A Alegoria da América no Imaginário Europeu (2006)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: VII Encontro Internacional da ANPHLAC , p. 67


    2004


    • A Memória Evanescente: Documento e História (2004)

      Capítulo de livro publicado

      Autores: Flavia Galli Tatsch; Leandro Karnal

      Fonte: A escrita da memória: interpretações e análises documentais , p. 41


    2003


    • Mediação e Ciência (2003)

      Textos em jornais de notícias/revistas

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Scientific American Brasil , p. 27

    • ?The writing of memory?. Exhibitions: ways of capturing the collective memory and regarding oneself as historic subject (2003)

      Trabalhos em eventos

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      Fonte: Congreso Internacional de Educación en Museos. ICOM CECA

    Atuações

    Instituto Itaú Cultural

    • coordenadora cultural

      1993 a 1998

    Coleção Brasiliana Fundação Estudar

    • coordenadora ação educativa

      2005 a 2005

    Instituto Cultural Banco Santos

    • Coordenadora História e Ação Educativa

      2002 a 2004

    Universidade Estadual de Campinas

    • Estágio docente _ PED C

      2008 a 2008

    • Estágio docente _ PED C

      2010 a 2010

    • Estágio docente _ PED B

      2011 a 2011

    Universidade Federal de São Paulo

    • Professor Adjunto

      Desde 2012

    • Professor Adjunto

      2015 a 2017

    • Professora Associada

      Desde 2021

    Signum

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2016

    Laboratório de Estudos Medievais

    • Coordenadora do Núcleo História da Arte

      Conselho Científico

      Desde 2014

    Signum

    • Membro de corpo editorial

      Desde 2016

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    • Membro de comitê assessor

      2018 a 2018

    Leiden University

    • Pesquisa

      Pesquisa Coleções Especiais

      2009 a 2009

    Universidade de São Paulo

    • Desde 2023

    Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    • Desde 2023

    Ensino

    Orientações e supervisões

    Tese de doutorado em andamento

    • Paulo Christian Martins Marques da Cruz

      As circulações de um ideário bélico entre a Inglaterra e a Sicília normanda: uma cultura visual compartilhada a partir da Tapeçaria de Bayeux e dos capitéis do claustro de Monreale (séculos XI e XII)

      HIstória da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado em andamento

    • João Paulo da Silva

      As imagens da Commedia dell'arte: a presença dos cômicos italianos na França entre 1571 e 1697

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Camila Palaio Martorelli

      Gostos Compartilhados: O Grifo de Pisa e a circulação de motivos Islâmicos no Mediterrâneo Medieval

      História da Arte

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2023

    • Júlia Beatriz Fernandes Leite

      O manuscrito ilustrado Tacuinum Sanitatis: suas relações artísticas, culturais e científicas

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2022

    • Magalli Santos Souza

      O Poder das Iluminuras: A chamada Bíblia da Cruzada (MS M. 638) na propagação da Guerra Santa no Ocidente Medieval

      História da Arte

      Universidade Federal de São Paulo

      Desde 2021

    Dissertação de mestrado concluídas

    • Liniane Diniz da Silveira

      O processo de criação de ilustrações: um percurso entre ilustração e narrativa exemplificado na amizade de James Skene e Walter Scott

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2023

    • Beatriz Faria Santos

      For Whiterum! O neomedievalismo na capital de Skyrim

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2020

    • Grasiela Prado Duarte

      A representação da figura do Diabo no tríptico ?Juízo Final? (1482) de Hieronymus Bosch.

      História da Arte

      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    • Ligia Balestra Vasconcelos

      O tarô Viscotni-Sforza como espaço de relações e transferências no século XV italiano

      História da Arte

      Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

      Universidade Federal de São Paulo

      Concluído em 2019

    Gestão

    Universidade Federal de São Paulo

    • Coordenadora substituta do curso de graduação em História da Arte

      Departamento de História da Arte

        Desde 2014

    • Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Arte

      Departamento de História da Arte

        Desde 2018

    • Coordenadora do curso de Pós-Graduação em História da Arte

      Campus Guarulhos

    • Vice-coordenadora da graduação

      Campus Guarulhos

      Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

        Desde 2015

    Pesquisa

    Universidade Federal de São Paulo

    • A mobilidade e suas interseções nas Sociedades Pré-Modernas e na Primeira Modernidade

      Esta pesquisa parte da ideia da mobilidade dos objetos portáteis e as conectividades que estabelecem entre si, com as pessoas e com o imóvel (afrescos, arquitetura) nas Sociedades Pré-Modernas de da Primeira Modernidade. Por objetos, entendemos uma ampla gama de artefatos, de caráter secular ou religioso, sejam eles da cultura material, têxteis, relicários, insígnias de peregrinos, entre outros. A pesquisa sobre os objetos, elaborados em série ou para serem únicos e luxuosos, desafia as antigas metodologias e se insere em um campo de análise pouco explorado no Brasil. Nosso desafio é perceber como esses artefatos, que hoje se encontram enraizados em coleções públicas ou particulares, engendravam complexas relações entre distintas geografias e culturas. Para isso, buscaremos o diálogo entre as reflexões teóricas transdisciplinares, as relações entre o local e o global, assim como a possibilidade de traçar histórias conectadas.

      Autores: Flavia Galli Tatsch, Júlia Beatriz Fernandes Leite, Camila Palaio Martorelli, Paulo Christian Martins Marques da Cruz, Letícia Rocha de Medeiros

      Desde 2021

    • @ver.o.medieval

      O Grupo de Estudos LEME/UNIFESP - Núcleo História da Arte criou uma página no Instagram @ver.o.medieval, cujo objetivo é o de produzir posts com conteúdo de qualidade capazes de divulgar a arte medieval e os medievalismos. A ideia é oferecer um espaço para a difusão da pesquisa dos membros do grupo de estudo e dos alunos das disciplinas sobre arte medieval da Unifesp.

      Autores: Flavia Galli Tatsch, Beatriz Faria Santos, Eduarda Casal de Rey Chaves, Júlia Beatriz Fernandes Leite, Roger Luiz Gaspar da Mata, Melissa Karoline Tavares de Almeida, Marcella Stefany Batista Pereira, Fernanda Gomes Trotti, Camila Palaio Martorelli

      Desde 2019

    • Curso de extensão - Medievalismo e Neomedievalismo: as retraduções da Idade Média

      Estudo das imagens pseudo-medievais enquanto sobreviventes de um processo social e político sob a história social da arte. Apresentação de diferentes abordagens teórico-metodológicas de pesquisa sobre a permanência das imagens medievais na sociedade contemporânea e suas significações modernas. Apresentação das discussões acerca do medievalismo e neomedievalismo enquanto campo de estudo sistemático das ciências humanas.

      Autores: Flavia Galli Tatsch, Beatriz Faria Santos, Sarah Felisberto Pereira

      2019 a 2019

    • Diplomacia e as Artes: Recepção Clássica como Encontro Civilizacional

      Projeto de Colaboração Internacional de Pesquisa em Rede entre a Universidade Federal de São Paulo e a Universidade de Durham, Inglaterra, por meio do Edital Sprint da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um quadro colaborativo para estudar a recepção clássica como um encontro civilizacional transnacional. Pretendemos enquadrar nossa análise civilizatória no campo da história da arte e da arquitetura, focalizando principalmente a produção cultural da Grã-Bretanha e do Brasil ao longo dos séculos XVIII e XIX. Durante este período, novas matrizes de natureza cultural, social, política, científica e econômica forjaram novas imagens simbólicas do mundo, fomentadas pelo surgimento da modernidade, o aumento da secularização da sociedade, o surgimento do liberalismo, o progresso da tecnologia e o sucesso do modelo capitalista. As artes visuais tornaram-se o campo em que essas imagens simbólicas encontraram sua expressão mais emblemática. Nosso ponto de partida será a reavaliação de categorias historiográficas de referência, como como o gótico, o renascimento, o classicismo, o barroco, o romantismo e como os estudiosos das tradições subentendem seu estudo, prestando atenção especial aos fenômenos culturais, como imitação, adaptação, emulação, exploração, recepção e avivamento como práticas artísticas. Nossas discussões serão sempre informadas por um minucioso exame de fontes materiais. Será dada especial atenção às práticas de transferência cultural e eclética. Nosso objetivo final é refletir sobre as formas em que as implicações transnacionais desses encontros civilizatórios poderiam nos ajudar a revisar as narrativas nacionalistas ainda apresentadas, predominante e estereotipadamente, nas trocas diplomáticas culturais atuais.

      Autores: Flavia Galli Tatsch, José Geraldo da Costa Grillo, Cássio da Silva Fernandes, André Luiz Tavares Pereira, Ângela Brandão, Elaine Cristina Dias, Stefano Cracolici

      2018 a 2020

    • O acervo do MASP como possibilidade de ensino, pesquisa e análise de formação da coleção. Pinturas italianas séculos XIII-XIV

      A pesquisa procura analisar parte da coleção do Museu de Arte de São Paulo/MASP, mais precisamente as obras elaboradas na Itália entre os séculos XIII a XV. Os objetivos que a movem são: 1) o incentivo à pesquisa e o ensino da arte medieval no Brasil. O Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo conta, em sua grade regular, com a disciplina específica sobre arte medieval. Um de seus desafios constantes é o de despertar o interesse dos alunos para esse tipo de arte, o outro é driblar a dificuldade do contato direto dos medievalistas com seus objetos de pesquisa. A intenção de aproximação não se circunscreve somente a isso, como pretende abordar a fortuna crítica das pinturas e analisar a própria história da história da arte do recorte temporal assinalado, estudando as revisões das atribuições de autoria em momentos posteriores à entrada da obra no museu. 2) compreender quais foram os critérios para a composição da coleção do Masp, tão rica e incomum no Brasil. Para isso, procurar-se-á: abordar a ligação entre o acervo do museu e o colecionismo particular e como marchand de Pietro Maria Bardi; estudar as exposições de arte medieval, as influências e os jogos do mercado de arte italiano nas primeiras décadas do século XX que influenciaram a escolha de Bardi; estudar as atividades do Studio d'Arte Palma em seu breve histórico (1944-48); analisar a importância do connoisseurship para aquisição das obras.

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      2015 a 2017

    • Circulação de imagens e inventividade

      O presente projeto pretende analisar a circulação de imagens e a inventividade com destaque para os períodos que se convencionou chamar de Idade Média e início da Era Moderna. O estudo será desenvolvido por eixos de reflexão, que propõem outras formas de abordagem e apresentam novos instrumentos para sua percepção. São eles: 1. Revisão da historiografia; 2. Identificação das formas de circulação e transferência dos modelos, procurando vislumbrar as permanências e inventividades; 3. As formas de difusão, impacto e significado dessa circulação; 4. Circulação de imagens e materialidade; 5. Medievalismos e inventividade.

      Autores: Flavia Galli Tatsch, Ligia Balestra Vasconcelos, Beatriz Faria Santos, João Paulo da Silva, Grasiela Prado Duarte, Júlia Beatriz Fernandes Leite, Liniane Diniz da Silveira, Luana Aparecida dos Santos Bento

      Desde 2014

    • New Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World - Parte 2: Global Baroque - Transcultural and Transhistorical Approaches to Latin America

      A segunda parte do projeto Novas Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latinoamericano mantém como questão central os desafios para a pesquisa e o ensino de história da arte em um mundo global. O programa deste biênio inclui atividades acadêmicas e didáticas, confrontando e conectando dois contextos acadêmicos e historiográficos distintos. A atividades desenvolvidas levarão estudantes e professores a se engajarem na exploração conjunta dos temas, a questionar cânones estéticos e hábitos intelectuais, e a cruzar as fronteiras da história da arte novamente

      Autores: Flavia Galli Tatsch, Cássio da Silva Fernandes, Jens Michael Baumgarten, André Luiz Tavares Pereira, Leticia Coelho Squeff, Yanet Aguilera Viruez Franklin de Mattos, Tristan Weddigen, Ângela Brandão

      2013 a 2015

    • O Homem Selvagem em caixas de marfim do século XIV

      Criatura imaginária, o Homem Selvagem marcou presença em textos e imagens, movendo-se de um território para outro ou de época em época. A pesquisa busca entender como essa criatura foi representada entre as cenas de amor cortês em caixas de marfim do século XIV. A presença do Homem Selvagem nessas cenas não se configurava somente como forma de ironizar seu papel erótico, mas também questionar o limite entre os instintos básicos e os códigos de performatividade sociais e religiosos. Outro aspecto da pesquisa é a apreensão da mobilidade das representações a partir de manuscritos, esculturas em fachadas de igrejas, pinturas e tapeçarias. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa Integrantes: Flavia Galli Tatsch - Coordenador

      Autores: Flavia Galli Tatsch

      2013 a 2014

    Universidade de São Paulo

    Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Atualização Lattes em 2024-05

    Processado em 2024-07-22