Flavia Galli Tatsch
Escola Paulista de Enfermagem
Programa de Pós-Graduação: História da Arte
Programa de Pós-Graduação: Enfermagem
E-Mail: galli.tatsch@unifesp.br
Resumo
É Professora Associada de História da Arte Medieval do Programa de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de História da Arte, da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, campus Guarulhos. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Scuola Normale Superiore di Pisa (2016). Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Mestre em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo (2001). Graduada (1985) e licenciada (1985) em História pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Arte/UNIFESP(2020-2023). Responsável pelo Núcleo de Pesquisa História da Arte UNIFESP no Laboratório de Estudos Medievais - LEME. Pesquisadora Associada do Projeto Temático FAPESP "Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo" (2023-2028).Tem como principais temas de pesquisa: arte medieval; transferências e circulações artísticas na Idade Média e na Primeira Modernidade; gravuras; mobilidade (pessoas e objetos portáteis) e suas intersecções com o imóvel (afrescos, arquitetura, etc). É membro do Laboratório de Estudos Medievais/LEME, da Associação Brasileira de Estudos Medievais/ABREM, da Red Latinoanericana de Estudios Medievales/REDe, do Comitê Brasileiro de História da Arte/CBHA, do Grupo de Pesquisa CNPq Relicário-Rede de Pesquisa sobre Arte e História das Relíquias Cristãs Ibéricas e do Grupo TEI Texto e Imagen da Universidad de Oviedo.
Fonte: Lattes CNPq
Nomes em citações bibliográficas
TATSCH, F. G.;TATSCH, Flavia Galli;Flavia Galli Tatsch - Universidade Federal de São Paulo;Galli Tatsch, Flavia;Galli, Flavia;Flavia Galli Tatsch;TATSCH, F.G.
Exportar dados
Exportar produção no formato BIBTEX
Perfis na web
Tags mais usadas
Pular nuvens de palavrasIdiomas
Inglês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Francês
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Italiano
Compreende bem, Fala bem, Lê bem, Escreve bem
Espanhol
Compreende bem, Fala razoavelmente, Lê bem, Escreve pouco
Formação
Doutorado em História
A construção da imagem visual da América: gravuras dos séculos XV e XVI
Orientação: Leandro Karnal
Universidade Estadual de Campinas
Mestrado em Ciencia da Informacao e Documentacao
Gestores e Mediadores: profissionais da cultura. Agentes de transformação
ação cultural
Orientação: Luíz Augusto Milanesi
Universidade de São Paulo
1999 a 2001
Graduação em Licenciatura em História
Universidade de São Paulo
1984 a 1985
Graduação em História
Universidade de São Paulo
1982 a 1985
Produção
2024
2023
-
As recriações da Idade Média no espaço doméstico de duas coleções particulares paulistanas (2023)
Trabalhos em eventos
Autores: Flavia Galli Tatsch
Fonte: XV Encontro Internacional da Associação Brasileira de Estudos Medievais & V Seminário Internacional Mundos Ibéricos, 15 / 5, 2023, Goiânia (GO, Brasil). Caderno de Resumos.Goiânia - ABREM, UFG, UEG, PUC Goiás, 01 de agosto de 2023, , p. 35
-
2022
-
-
A exposição Thomas Becket: Murder and teh Making of a Saint. Possibilidades de aproximação da arte medieval (2022)
Trabalhos em eventos
Autores: Flavia Galli Tatsch
Fonte: I Congresso Internacional e II Encontro de Pesquisa Sacralidades Medievais, 1 / 2, 2022, Goiânia (GO, Brasil). Caderno de Resumos.Goiânia - Grupo de Pesquisa Sacralidades Medievais, 25 de agosto de 2022 , p. 22
-
Relíquas e Relicários na Idade Média: Arte e História (2022)
Artigo publicado
Autores: Flavia Galli Tatsch; Renata Cristina de Sousa Nascimento
Fonte: MOSAICO (GOIÂNIA) , v. 15 , p. 57 - Extrato QUALIS: A4
-
-
Apontamentos a respeito das conexões entre os sentidos da visão e da audição nas representações de grivos na Tapeçaria de Bayeux (c. 1077) (2022)
Artigo publicado
Autores: Paulo Christian Martins Marques da Cruz; Flavia Galli Tatsch
Fonte: SIGNUM - REVISTA DA ABREM , v. 23 , p. 105 - Extrato QUALIS: A3
-
2021
-
-
-
-
A Virgem Abrideira dos Gozos de Maria da Coleção Ivani e Jorge Yunes (2021)
Artigo publicado
Autores: Flavia Galli Tatsch
Fonte: MODOS: Revista de História da Arte , v. 5 , p. 313 - Extrato QUALIS: A2
-
A "virada global" como um futuro disciplinar para a História da Arte (2021)
Artigo publicado
Autores: Flavia Galli Tatsch; FARAGO, CLAIRE
Fonte: MODOS: Revista de História da Arte , v. 5 , p. 97 - Extrato QUALIS: A2
-
-
-
2020
-
Mobilidades, conexões, novos contornos. A circulação de artefatos em marfim nos séculos X-XIII (2020)
Artigo publicado
Autores: Flavia Galli Tatsch
Fonte: REVISTA DE HISTÓRIA , v. 179 , p. 1 - Extrato QUALIS: A1
-
-
2019
2018
2017
2016
2015
-
-
-
A circulação de gravuras flamengas no Vice-Reino do Peru: transferência de modelos e inventividade (2015)
Artigo publicado
Autores: Flavia Galli Tatsch
Fonte: DOMÍNIOS DA IMAGEM , v. 9 , p. 7 - Extrato QUALIS: A3
-
2014
-
-
-
-
CENAS DE AMOR CORTÊS ENTALHADAS EM MARFIM: CAIXAS, PENTES E CAIXAS DE ESPELHO DO MEDIEVO (2014)
Artigo publicado
Autores: Flavia Galli Tatsch
Fonte: SIGNUM - REVISTA DA ABREM , v. 15 , p. 66 - Extrato QUALIS: A3
-
-
2013
-
-
-
-
-
-
?Virgem com Menino Jesus? do acervo do Masp e a possibilidade de estabelecer conexões com as imagens de devoção (2013)
Trabalhos em eventos
Autores: Flavia Galli Tatsch
Fonte: Caderno de Resumos do X Encontro Internacional de Estudos Medievais (EIEM) da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) ? Diálogos Ibero-americanos , p. 58
2012
2011
2010
2009
-
-
-
Resenha: FERES JR, João. A história do conceito de Latin America nos Estados Unidos. Bauru, SP: EDUSC, 2005 (2009)
Textos em jornais de notícias/revistas
Autores: Flavia Galli Tatsch
Fonte: Boletim da ANPHLAC ? Informativo da Associação Nacional dos Pesquisadores e Professores de História das Américas , p. 1
-
Alegorias da América. Possibilidades de expressão, comunicação e difusão dos encontros/desencontros culturais entre o Novo e o Velho Mundo (2009)
Trabalhos em eventos
Autores: Flavia Galli Tatsch
Fonte: 53° Congreso Internacional de Americanistas. Los pueblos americanos: cambios y continuidades. La construccion de lo proprio en un mundo globalizado
2008
2007
-
-
Vespúcio descobre a América!, de Jan Van der Straet, dito Giovanni Stradano. Representação da modernidade ou do corpo do mundo? (2007)
Trabalhos em eventos
Autores: Flavia Galli Tatsch
Fonte: XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. Caderno de Resumos , p. 24
2006
2004
2003
Atuações
Instituto Itaú Cultural
-
coordenadora cultural
1993 a 1998
Coleção Brasiliana Fundação Estudar
-
coordenadora ação educativa
2005 a 2005
Instituto Cultural Banco Santos
-
Coordenadora História e Ação Educativa
2002 a 2004
Universidade Estadual de Campinas
-
Estágio docente _ PED C
2008 a 2008
-
Estágio docente _ PED C
2010 a 2010
-
Estágio docente _ PED B
2011 a 2011
Universidade Federal de São Paulo
-
Professor Adjunto
Desde 2012
-
Professor Adjunto
2015 a 2017
-
Professora Associada
Desde 2021
Signum
-
Membro de corpo editorial
Desde 2016
Laboratório de Estudos Medievais
-
Coordenadora do Núcleo História da Arte
Conselho Científico
Desde 2014
Signum
-
Membro de corpo editorial
Desde 2016
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Membro de comitê assessor
2018 a 2018
Leiden University
-
Pesquisa
Pesquisa Coleções Especiais
2009 a 2009
Universidade de São Paulo
-
Desde 2023
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
-
Desde 2023
Ensino
Orientações e supervisões
Tese de doutorado em andamento
-
Paulo Christian Martins Marques da Cruz
As circulações de um ideário bélico entre a Inglaterra e a Sicília normanda: uma cultura visual compartilhada a partir da Tapeçaria de Bayeux e dos capitéis do claustro de Monreale (séculos XI e XII)
HIstória da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado em andamento
-
As imagens da Commedia dell'arte: a presença dos cômicos italianos na França entre 1571 e 1697
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
Gostos Compartilhados: O Grifo de Pisa e a circulação de motivos Islâmicos no Mediterrâneo Medieval
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2023
-
O manuscrito ilustrado Tacuinum Sanitatis: suas relações artísticas, culturais e científicas
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2022
-
O Poder das Iluminuras: A chamada Bíblia da Cruzada (MS M. 638) na propagação da Guerra Santa no Ocidente Medieval
História da Arte
Universidade Federal de São Paulo
Desde 2021
Dissertação de mestrado concluídas
-
O processo de criação de ilustrações: um percurso entre ilustração e narrativa exemplificado na amizade de James Skene e Walter Scott
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2023
-
For Whiterum! O neomedievalismo na capital de Skyrim
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2020
-
A representação da figura do Diabo no tríptico ?Juízo Final? (1482) de Hieronymus Bosch.
História da Arte
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
-
O tarô Viscotni-Sforza como espaço de relações e transferências no século XV italiano
História da Arte
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Concluído em 2019
Gestão
Universidade Federal de São Paulo
-
Coordenadora substituta do curso de graduação em História da Arte
Departamento de História da Arte
-
Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Departamento de História da Arte
-
Coordenadora do curso de Pós-Graduação em História da Arte
Campus Guarulhos
-
Vice-coordenadora da graduação
Campus Guarulhos
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Pesquisa
Universidade Federal de São Paulo
-
A mobilidade e suas interseções nas Sociedades Pré-Modernas e na Primeira Modernidade
Esta pesquisa parte da ideia da mobilidade dos objetos portáteis e as conectividades que estabelecem entre si, com as pessoas e com o imóvel (afrescos, arquitetura) nas Sociedades Pré-Modernas de da Primeira Modernidade. Por objetos, entendemos uma ampla gama de artefatos, de caráter secular ou religioso, sejam eles da cultura material, têxteis, relicários, insígnias de peregrinos, entre outros. A pesquisa sobre os objetos, elaborados em série ou para serem únicos e luxuosos, desafia as antigas metodologias e se insere em um campo de análise pouco explorado no Brasil. Nosso desafio é perceber como esses artefatos, que hoje se encontram enraizados em coleções públicas ou particulares, engendravam complexas relações entre distintas geografias e culturas. Para isso, buscaremos o diálogo entre as reflexões teóricas transdisciplinares, as relações entre o local e o global, assim como a possibilidade de traçar histórias conectadas.
Autores: Flavia Galli Tatsch, Júlia Beatriz Fernandes Leite, Camila Palaio Martorelli, Paulo Christian Martins Marques da Cruz, Letícia Rocha de Medeiros
Desde 2021
-
@ver.o.medieval
O Grupo de Estudos LEME/UNIFESP - Núcleo História da Arte criou uma página no Instagram @ver.o.medieval, cujo objetivo é o de produzir posts com conteúdo de qualidade capazes de divulgar a arte medieval e os medievalismos. A ideia é oferecer um espaço para a difusão da pesquisa dos membros do grupo de estudo e dos alunos das disciplinas sobre arte medieval da Unifesp.
Autores: Flavia Galli Tatsch, Beatriz Faria Santos, Eduarda Casal de Rey Chaves, Júlia Beatriz Fernandes Leite, Roger Luiz Gaspar da Mata, Melissa Karoline Tavares de Almeida, Marcella Stefany Batista Pereira, Fernanda Gomes Trotti, Camila Palaio Martorelli
Desde 2019
-
Curso de extensão - Medievalismo e Neomedievalismo: as retraduções da Idade Média
Estudo das imagens pseudo-medievais enquanto sobreviventes de um processo social e político sob a história social da arte. Apresentação de diferentes abordagens teórico-metodológicas de pesquisa sobre a permanência das imagens medievais na sociedade contemporânea e suas significações modernas. Apresentação das discussões acerca do medievalismo e neomedievalismo enquanto campo de estudo sistemático das ciências humanas.
Autores: Flavia Galli Tatsch, Beatriz Faria Santos, Sarah Felisberto Pereira
2019 a 2019
-
Diplomacia e as Artes: Recepção Clássica como Encontro Civilizacional
Projeto de Colaboração Internacional de Pesquisa em Rede entre a Universidade Federal de São Paulo e a Universidade de Durham, Inglaterra, por meio do Edital Sprint da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. O objetivo principal do projeto é o desenvolvimento de um quadro colaborativo para estudar a recepção clássica como um encontro civilizacional transnacional. Pretendemos enquadrar nossa análise civilizatória no campo da história da arte e da arquitetura, focalizando principalmente a produção cultural da Grã-Bretanha e do Brasil ao longo dos séculos XVIII e XIX. Durante este período, novas matrizes de natureza cultural, social, política, científica e econômica forjaram novas imagens simbólicas do mundo, fomentadas pelo surgimento da modernidade, o aumento da secularização da sociedade, o surgimento do liberalismo, o progresso da tecnologia e o sucesso do modelo capitalista. As artes visuais tornaram-se o campo em que essas imagens simbólicas encontraram sua expressão mais emblemática. Nosso ponto de partida será a reavaliação de categorias historiográficas de referência, como como o gótico, o renascimento, o classicismo, o barroco, o romantismo e como os estudiosos das tradições subentendem seu estudo, prestando atenção especial aos fenômenos culturais, como imitação, adaptação, emulação, exploração, recepção e avivamento como práticas artísticas. Nossas discussões serão sempre informadas por um minucioso exame de fontes materiais. Será dada especial atenção às práticas de transferência cultural e eclética. Nosso objetivo final é refletir sobre as formas em que as implicações transnacionais desses encontros civilizatórios poderiam nos ajudar a revisar as narrativas nacionalistas ainda apresentadas, predominante e estereotipadamente, nas trocas diplomáticas culturais atuais.
Autores: Flavia Galli Tatsch, José Geraldo da Costa Grillo, Cássio da Silva Fernandes, André Luiz Tavares Pereira, Ângela Brandão, Elaine Cristina Dias, Stefano Cracolici
2018 a 2020
-
O acervo do MASP como possibilidade de ensino, pesquisa e análise de formação da coleção. Pinturas italianas séculos XIII-XIV
A pesquisa procura analisar parte da coleção do Museu de Arte de São Paulo/MASP, mais precisamente as obras elaboradas na Itália entre os séculos XIII a XV. Os objetivos que a movem são: 1) o incentivo à pesquisa e o ensino da arte medieval no Brasil. O Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo conta, em sua grade regular, com a disciplina específica sobre arte medieval. Um de seus desafios constantes é o de despertar o interesse dos alunos para esse tipo de arte, o outro é driblar a dificuldade do contato direto dos medievalistas com seus objetos de pesquisa. A intenção de aproximação não se circunscreve somente a isso, como pretende abordar a fortuna crítica das pinturas e analisar a própria história da história da arte do recorte temporal assinalado, estudando as revisões das atribuições de autoria em momentos posteriores à entrada da obra no museu. 2) compreender quais foram os critérios para a composição da coleção do Masp, tão rica e incomum no Brasil. Para isso, procurar-se-á: abordar a ligação entre o acervo do museu e o colecionismo particular e como marchand de Pietro Maria Bardi; estudar as exposições de arte medieval, as influências e os jogos do mercado de arte italiano nas primeiras décadas do século XX que influenciaram a escolha de Bardi; estudar as atividades do Studio d'Arte Palma em seu breve histórico (1944-48); analisar a importância do connoisseurship para aquisição das obras.
Autores: Flavia Galli Tatsch
2015 a 2017
-
Circulação de imagens e inventividade
O presente projeto pretende analisar a circulação de imagens e a inventividade com destaque para os períodos que se convencionou chamar de Idade Média e início da Era Moderna. O estudo será desenvolvido por eixos de reflexão, que propõem outras formas de abordagem e apresentam novos instrumentos para sua percepção. São eles: 1. Revisão da historiografia; 2. Identificação das formas de circulação e transferência dos modelos, procurando vislumbrar as permanências e inventividades; 3. As formas de difusão, impacto e significado dessa circulação; 4. Circulação de imagens e materialidade; 5. Medievalismos e inventividade.
Autores: Flavia Galli Tatsch, Ligia Balestra Vasconcelos, Beatriz Faria Santos, João Paulo da Silva, Grasiela Prado Duarte, Júlia Beatriz Fernandes Leite, Liniane Diniz da Silveira, Luana Aparecida dos Santos Bento
Desde 2014
-
New Art Histories: Relating Ideas, Objects and Institutions in the Latin American World - Parte 2: Global Baroque - Transcultural and Transhistorical Approaches to Latin America
A segunda parte do projeto Novas Histórias da Arte: Relatando ideias, objetos e Instituições no Mundo Latinoamericano mantém como questão central os desafios para a pesquisa e o ensino de história da arte em um mundo global. O programa deste biênio inclui atividades acadêmicas e didáticas, confrontando e conectando dois contextos acadêmicos e historiográficos distintos. A atividades desenvolvidas levarão estudantes e professores a se engajarem na exploração conjunta dos temas, a questionar cânones estéticos e hábitos intelectuais, e a cruzar as fronteiras da história da arte novamente
Autores: Flavia Galli Tatsch, Cássio da Silva Fernandes, Jens Michael Baumgarten, André Luiz Tavares Pereira, Leticia Coelho Squeff, Yanet Aguilera Viruez Franklin de Mattos, Tristan Weddigen, Ângela Brandão
2013 a 2015
-
O Homem Selvagem em caixas de marfim do século XIV
Criatura imaginária, o Homem Selvagem marcou presença em textos e imagens, movendo-se de um território para outro ou de época em época. A pesquisa busca entender como essa criatura foi representada entre as cenas de amor cortês em caixas de marfim do século XIV. A presença do Homem Selvagem nessas cenas não se configurava somente como forma de ironizar seu papel erótico, mas também questionar o limite entre os instintos básicos e os códigos de performatividade sociais e religiosos. Outro aspecto da pesquisa é a apreensão da mobilidade das representações a partir de manuscritos, esculturas em fachadas de igrejas, pinturas e tapeçarias. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa Integrantes: Flavia Galli Tatsch - Coordenador
Autores: Flavia Galli Tatsch
2013 a 2014
Universidade de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Atualização Lattes em 2024-05
Processado em 2024-07-22